06/10/2023

IV Seminário Virtual para Socialização de Boas Práticas com a Coleção GIROLHAR

IV Seminário Virtual para Socialização de Boas Práticas com a Coleção GIROLHAR

Nos dias 04 e 05 de outubro, em formato totalmente on-line pela plataforma Zoom, aconteceu o IV Seminário Virtual para Socialização de Boas Práticas com a Coleção GIROLHAR, promovido pela Rede Salesiana Brasil (RSB), através do Centro Salesiano de Formação (CSF), em parceria com a sua Editora, a Edebê Brasil.

O evento buscou promover a disseminação dos conhecimentos e de práticas criativas e inovadoras que vêm sendo desenvolvidas com a Coleção GIROLHAR pelas(os) educadoras(es) de todo o Brasil e teve como público principal as(os)professoras(es) da Educação Infantil e as equipes gestoras, pedagógicas, pastorais e de comunicação das escolas salesianas.

Para este evento, foram recebidos 57 registros de boas práticas com a Coleção Girolhar praticadas nas Educação Infantil das Escolas Salesianas. Cada boa prática foi analisada por um comitê composto pela Coordenação Nacional das Escolas da RSB, Coordenadores Inspetoriais das Escolas da Inspetoria São João Bosco (ISJB) e Inspetoria Salesian São Pio X, pela Gestora de Projetos de Formação da RSB e a Coordenação Editorial da Edebê.

Como critério de avaliação e seleção das boas práticas, foi levado em consideração a fundamentação das práticas nos referenciais institucionais (Currículo e Diretrizes da Educação Infantil das Escolas da RSB) e nas orientações do Menu Lúdico; o trabalho com a Coleção GIROLHAR; a clareza quanto à finalidade do processo de documentação pedagógica; a ênfase na visibilidade das experiências de aprendizagem das crianças e a pertinência das estratégias e dos instrumentos/ferramentas utilizados. Ao final, foram escolhidas 10 boas práticas a serem apresentadas no Seminário.

O primeiro dia do evento contou com a condução do Diretor Executivo da RSB, Pe. Nivaldo Luiz Pessinatti, e da Coordenadora Nacional das Escolas Salesianas, Ir. Lucia Jacinta Finassi, os quais agradeceram e parabenizaram as educadoras pelas práticas tão bem desenvolvidas, centradas no processo educativo das crianças. O dia também contou com a participação da Coordenadora das Escolas da Inspetoria Maria Auxiliadora, Valéria Rodrigues, e da Coordenadora editorial da Edebê Brasil, Giovanna Farago, responsáveis pela moderação das primeiras apresentações.

As Boas Práticas apresentadas no primeiro dia foram:

 

Cartografias em ação: fontes históricas dos esconderijos dos gigantes (Etapa 2)

Instituto Santa Maria Mazzarello (Recife/PE)

Coord. Carla Vaz M. Calazans

Profª Jackeline Paula dos Santos

 

Como o Girolhar ganha vida no Ateliê (Etapas 3 e 5)

Instituto Laura Vicuña (Uruguaiana/RS)

Coord. Caroline Cardoso Bicca

Profª Julia Greco de Tolla

 

Ó abre alas, que eu quero brincar, pois sou protagonista e tudo posso criar! (Etapa 4)

Colégio Salesiano Dom Bosco (Porto Alegre/RS)

Profª Camila Castro
Profª Claudia Osório de Campos

 

Tempo de observar as andanças das crianças (Etapa 4)

Colégio Salesiano Dom Bosco (Americana/SP)

Profª Caroline de S. Lima Ferreira

Profª Luane Costa Betti

 

O Carro Pintor e o Cubetto viajante! (Etapa 5)

Colégio Salesiano Leão XIII (Rio Grande/RS)

Coord. Eduarda de Mello Porciuncula
Profª Thayani Rocha Alves

 

O segundo dia do evento teve a acolhida conduzida pela Diretora Executiva da RSB, Ir. Silvia Aparecida da Silva, juntamente com a Coordenadora Nacional das Escolas, Ir. Lucia Jacinta Finassi. Já a moderação das apresentações do dia foi comandada pelo Coordenador das Escolas da Inspetoria São João Bosco (ISJB), Paulo Rogedo, e pela Gestora Pedagógica da Associação Irmãs Salesianas de São Paulo, Meily Cassemiro.

As Boas Práticas apresentadas no segundo dia foram:

 

A macaxeira gigante e as investigações (Etapa 2)

Instituto Teresa Valsé (Uberlândia/MG)

Coord. Rose Rodrigues

Profª Jéssica Souza Faria Moreira
Profª Lígia Paula Silva

 

Olhares das Infâncias – Nossa Revista Digital (Etapa 4)

Instituto Santa Maria Mazzarello (Recife/PE)

Coord. Carla Vaz M. Calazans

Profª Jeane Maria do Prado Silva

 

Mini-histórias: os cinco sentidos! (Etapa 4)

Colégio Salesiano Dom Bosco (Santa Rosa/RS)

Coord. Aline Fernanda Brincker
Profª Gabrieli Lunardi Heck

 

Contextos Brincantes Circulantes (Etapa 5)

Instituto Madre Mazzarello (São Paulo/SP)

Profª Gisele Artilha Sventkauskas

Profª Cristiane Jorge A. de Siqueira

 

O portfólio individual da criança (Etapa 5)

Instituto Laura Vicuña (Uruguaiana/RS)

Coord. Caroline Cardoso Bicca

Profª Juliana Mohamad Delgado

 

Ao todo, nos dois dias do evento, foram registrados 496 pontos de conexão on-line acompanhando o Seminário.

Para além dos dois dias de evento, a Rede Salesiana Brasil, juntamente com a Editora Edebê, promoverão um momento de escuta das(os) Professoras(es) e Coordenadoras(es) sobre a Coleção GIROLHAR, com formulário e orientações a serem enviadas na segunda-feira (09). A ideia é que as equipes possam registrar suas percepções e sugestões em relação aos materiais das Etapas 2, 3, 4 e 5.

 

SOBRE A COLEÇÃO GIROLHAR

A Coleção Girolhar conta com conteúdos e recursos adicionais que farão da experiência de aprendizagem um momento envolvente, inclusive para a família. É um material didático que possibilita aos educadores e às crianças serem protagonistas nas decisões para conduzir o processo de aprendizagem. A Etapa 2 Anos é feita para quem ainda é bem pequeno! Para esta Etapa, a Coleção Girolhar conta materiais e recursos adaptados ao momento do desenvolvimento da criança, como lâminas para atividades, no lugar de livros encadernados.

Uma das características mais importantes da Coleção Girolhar é o trabalho com a valorização das marcas e da cultura da infância, lembrando que as crianças são produtoras de cultura e não apenas consumidoras ou receptoras passivas. Quando acreditamos no protagonismo da criança, na sua potência e capacidade, sabemos também da importância de ampliarmos as suas experiências de exploração e descoberta. ​O nome Girolhar tem origem lúdica, aglutinação das palavras giro e olhar, uma brincadeira com conceitos, linguagem e cultura da infância.

Conheça os detalhes desta Coleção clicando aqui.

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil, com informações da Editora Edebê

Mais Recentes

Equipes de Robótica dos Salesianos Bahia brilham na FIRST® LEGO® League Explore

As equipes de robótica dos Salesianos Bahia alcançaram resultados extraordinários na etapa nacional da FIRST® LEGO® League Explore, realizada em Recife no dia 12 de setembro. A competição, voltada para crianças de 6 a 10 anos, é um evento internacional que promove o aprendizado de STEAM (sigla em inglês para ciência, tecnologia, engenharia artes e matemática) através da construção de modelos LEGO® e programação. A competição é reconhecida mundialmente por incentivar o desenvolvimento de habilidades fundamentais como trabalho em equipe, resolução de problemas e pensamento crítico desde cedo, preparando os jovens para os desafios tecnológicos do futuro. Na competição deste ano, a equipe ProMakersJr, do Colégio Salesiano Dom Bosco Salvador, conquistou o primeiro lugar na categoria Coding Award, que reconhece a excelência na programação e na resolução de problemas técnicos. A habilidade da equipe em desenvolver soluções inovadoras e técnicas impressionou os jurados, garantindo-lhes o título. Já a equipe ProSavioJr, do Colégio Salesiano Dom Bosco Camaçari, foi campeã na categoria Core Values, que destaca o espírito de equipe, a colaboração e a inclusão entre os participantes. O destaque da equipe nessa categoria demonstra o compromisso dos estudantes com a cooperação e o trabalho em grupo para alcançar objetivos comuns.  As equipes e seus técnicos estão agora aguardando pela divulgação dos resultados em outubro, que determinarão se representarão a Bahia na etapa mundial em Dallas, Texas, nos Estados Unidos. Este feito inédito é motivo de grande orgulho para toda a comunidade dos Salesianos Bahia, que segue celebrando o sucesso de seus estudantes. Fonte: Equipe de Comunicação e Marketing dos Salesianos Bahia

Por que Matricular seu Filho(a) em uma Escola Salesiana?

Se decidir por uma escola para o seu filho(a) é uma das mais importantes escolhas que as famílias enfrentam, pois é uma decisão que influencia diretamente o seu desenvolvimento acadêmico, pessoal, social e espiritual. Nesse contexto, as Escolas da Rede Salesiana Brasil (RSB) destacam-se como uma escolha que oferece educação de qualidade, valores humanos e uma formação integral baseada nos princípios da pedagogia dos fundadores da Congregação Salesiana, São João Bosco e Santa Maria Domingas Mazzarello, e nos ensinamentos do Evangelho. Assim, conheça alguns motivos pelos quais matricular seu filho(a) em uma escola salesiana: 1. Excelência Acadêmica: As Escolas Salesianas são reconhecidas por oferecerem um ensino de excelência, com programas pedagógicos atualizados e educadores qualificados que se empenham em proporcionar uma educação de qualidade para todos os estudantes. Confira, por exemplo, as mais de 100 medalhas conquistadas pelos estudantes salesianos na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) 2024, ou alguns dos destaques salesianos na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e na Olimpíada Canguru de Matemática. 2. Formação Integral: Além do aspecto acadêmico, as Escolas Salesianas promovem a formação integral dos estudantes, levando em consideração o Projeto de Vida de cada um e suas dimensões socioemocional e espiritual. Os valores humanos e cristãos são incorporados em todas as atividades educativas, preparando os estudantes para serem cidadãos conscientes, responsáveis e comprometidos com o bem comum. Conheça, por exemplo, a Gincana Cultural que agitou os estudantes salesianos do estado da Bahia e ainda promoveu a solidariedade com arrecadação de doações para instituições sociais da região. Ou a aluna salesiana que foi selecionada para tocar no Rock In Rio Lisboa 2024. 3. Ambiente Acolhedor e Seguro: As Escolas Salesianas são conhecidas por serem “casa que acolhe, paróquia que evangeliza, escola que encaminha para a vida e pátio para se encontrarem como amigos e viverem com alegria”, conforme pregava Dom Bosco, oferecendo um ambiente acolhedor e seguro, onde os estudantes se sentem valorizados, respeitados e amados. Os educadores Salesianos trabalham para criar uma cultura escolar baseada no cuidado mútuo, na solidariedade e no respeito pela dignidade de cada pessoa. Conheça, por exemplo, o Projeto Anti-Bullying promovido pelo Instituto Nossa Senhora Auxiliadora (INSA), de Araras (SP), e como sua ação está diretamente ligada ao Sistema Preventivo das presenças salesianas. 4. Infraestrutura Moderna e Recursos Tecnológicos: Sempre investindo em infraestrutura moderna e recursos tecnológicos para proporcionar aos estudantes um ambiente de aprendizagem estimulante e dinâmico, as Escolas Salesianas disponibilizam laboratórios equipados, salas de aula interativas e acesso à tecnologia educacional como alguns dos recursos que apoiam o processo de ensino-aprendizagem. Conheça, por exemplo, o "Ateliê de Experiências" do Colégio Salesiano Jardim Camburi que foi destaque em uma revista internacional de arquitetura. 5. Tradição e Compromisso com a Educação: Com mais de um século de experiência na área educacional, as Escolas da Rede Salesiana Brasil têm uma sólida tradição e um compromisso inabalável com a educação de qualidade. Os valores e princípios Salesianos permeiam todas as atividades escolares, garantindo uma educação baseada na ética, na solidariedade e no respeito pela dignidade humana. Como Rede Salesiana Brasil, são promovidos diversos eventos formativos durante o ano para fortalecer a formação continuada das equipes salesianas que atuam nas escolas do país como, por exemplo, o XXII Encontro Nacional das Escolas da Rede Salesiana Brasil (ENARSE) e XV Encontro Nacional dos Ecônomos Locais (ENEL), e o V Encontro da Escola Salesiana América (ESA). Todos apoiados pelo Centro Salesiano de Formação (CSF), a plataforma da RSB que incentiva e promove cursos e eventos formativos durante todo o ano em prol da melhoria constante das ações salesianas diante dos desafios atuais da educação. Em resumo, matricular seu filho(a) em uma Escola da Rede Salesiana Brasil significa oferecer não apenas uma educação de qualidade, mas também uma formação integral que valoriza o desenvolvimento acadêmico, pessoal e espiritual. É proporcionar um ambiente acolhedor e seguro, onde ele possa crescer e se desenvolver como um cidadão consciente, responsável e comprometido com o bem e o cuidado com a nossa Casa Comum. Escrito por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Orquestra Salesiana prepara apresentação para o Theatro Municipal do RJ

A Orquestra do Instituto Nossa Senhora da Glória (INSG/Castelo), de Macaé (RJ), recebeu, na última segunda-feira (02), a Masterclass de Violino da Prof. Me. Sheyla Yatsugafu, Coordenadora do Architecture of Sound Institute. Divididos em pequenos grupos, os sessenta estudantes puderam aprimorar suas habilidades técnicas, musicais e comportamentais a partir da metodologia japonesa desenvolvida por Shinichi  Suzuki após a Segunda Guerra Mundial, que estabelece o ensino da música sob as mesmas bases de aprendizagem da linguagem materna. Sabe-se que Dom Bosco valorizava profundamente a música como instrumento educativo e tocava vários instrumentos, entre eles o violino. Inspirado por seu exemplo de vida, o Instituto Nossa Senhora da Glória tem observado o crescimento exponencial de sua orquestra de cordas. Segundo a Diretora, Irmã Carmelita Agrizzi, “o sonho de um pequeno grupo formado por apenas três violinos eclodiu superando todas as expectativas”.  Para o estudante da terceira série do ensino médio, André Massena, o contato com a professora contribuiu para o esclarecimento de várias dúvidas, além de motivar seus estudos no instrumento. Os regentes do colégio salesiano, Priscila Sousa e Hélio Júnior, acrescentam que a Masterclass buscou inspirar o protagonismo estudantil em um movimento para certificação de estudantes, capacitação de professores, intercâmbio de arranjos e materiais didáticos. Além disso, o encontro contribuiu para a preparação dos estudantes que participarão de um concerto Suzuki no próximo mês de outubro no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. SOBRE SHEYLA YATSUGAFUA Prof. Me. Yatsugafu, pesquisadora, instrumentista e gestora de projetos culturais, egressa do Colégio Franciscano em São Paulo, é Bacharel em violino pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná,  mestre em ensino das práticas musicais pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, membro fundadora da camerata de Florianópolis e docente do Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga em Juiz de Fora (MG). Destaca-se ainda em sua formação as aulas, no Japão, com o próprio mestre da Metodologia Suzuki. Escrito por Hélio Júnior

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede
Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2024 © Rede Salesiana Brasil