Jornada Formativa Coleção NAUTAS: 4 Dias de Inspiração para as Escolas Salesianas
20/09/2024

Jornada Formativa Coleção NAUTAS: 4 Dias de Inspiração para as Escolas Salesianas

Jornada Formativa Coleção NAUTAS: 4 Dias de Inspiração para as Escolas Salesianas
Fotos: Rede Salesiana Brasil 

Entre os dias 16 e 19 de setembro, a Rede Salesiana Brasil (RSB), em parceria com a Editora Edebê, promoveu a Jornada Formativa da Coleção NAUTAS, em Aparecida do Norte (SP). O evento teve como principal objetivo capacitar as Coordenações Pedagógicas das escolas salesianas para atuarem como agentes formadores dos educadores, tornando mais efetivo o uso da Coleção NAUTAS e aprofundando a prática pedagógica com foco na formação integral dos estudantes.

A Jornada se destacou por oferecer uma rica programação dividida em temas diários, todos voltados para fortalecer a liderança pedagógica e compartilhar as atualizações da Coleção NAUTAS. Desde o primeiro dia, a iniciativa reafirmou o compromisso da RSB e da Edebê com uma educação centrada no estudante e no carisma salesiano.

DIA 1: PILOTANDO A IDENTIDADE SALESIANA

No primeiro dia da Jornada, o tema foi “Pilotando pelos caminhos dos documentos basilares da Rede Salesiana Brasil, sentindo e vivenciando o carisma por uma educação centrada nos estudantes”. A abertura contou com a participação de Ir. Silvia Aparecida da Silva, Pe. Sérgio Augusto Baldin Júnior e Lauri Cericato, que acolheram os participantes no Hotel Rainha do Brasil. A programação abordou a importância do “Currículo da RSB: Referencial Institucional para as Práticas Pedagógicas”, tema desenvolvido por Pe. Leandro Brum e Ana Cristina Sofiati, destacando a necessidade de garantir a identidade pedagógica salesiana em cada ação.

Pe. Leandro enfatizou o papel das Coordenações Pedagógicas como "guardiões da identidade", afirmando que, para desempenharem essa função com excelência, é essencial conhecer e amar profundamente a proposta educativa salesiana.

DIA 2: FOCO NO ENSINO FUNDAMENTAL

O segundo dia trouxe reflexões focadas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com o tema “Conduzindo a grandiosa locomotiva da aprendizagem (in)visível”. Renata Araújo, especialista em Educação, destacou o papel das coordenações como mediadores ativos, e Julia Pinheiro Andrade explorou abordagens inovadoras para promover uma cultura de pensamento profundo nas escolas.

Na parte da tarde, Anderson de Jesus Leal e Gabriela Palomo Capila de Melo apresentaram uma palestra sobre a atuação das lideranças na construção de cidadãos protagonistas. A sessão foi finalizada com a atividade prática “3, 2, 1... Ação!”, conduzida por Meily Moany e Caroline Cardoso, proporcionando debates e trocas de experiências sobre os desafios enfrentados pelas coordenações e possíveis soluções.

DIA 3: ESPIRITUALIDADE E INOVAÇÕES

O terceiro dia foi marcado por uma visita ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida e à réplica da Casa de Dom Bosco em Pindamonhangaba, reforçando o vínculo entre a espiritualidade e a missão educativa salesiana. À tarde, os participantes voltaram seu foco para as atualizações da Coleção NAUTAS, com a apresentação de Lauri Cericato, Gabriela Palomo e Rafael Borgate.

A reformulação da Coleção NAUTAS, com um olhar mais atento à Metodologia Maker e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), foi o ponto alto das discussões. “A Coleção vem com uma nova engenharia de produtos, facilitando o planejamento escolar e ajudando a formar cidadãos plenos e preparados para o futuro”, destacou Gabriela.

DIA 4: ENCERRAMENTO E COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO

O último dia da Jornada foi dedicado à metodologia Design for Change, com atividades comandadas por Caroline Cardoso e Meily Cassemiro. Os participantes revisitaram os principais momentos da Jornada e traçaram estratégias para implementar os aprendizados em suas escolas.

Com o encerramento do evento, os coordenadores pedagógicos retornaram às suas presenças com a missão de multiplicar os conhecimentos adquiridos, levando adiante o compromisso com a excelência educativa e a formação integral dos estudantes salesianos.

A Jornada Formativa da Coleção NAUTAS reforçou o espírito colaborativo e a união das escolas salesianas, consolidando-se como um momento de partilha, reflexão e inovação no cenário educacional do Brasil.

Escrito por Janaína Lima, Analista de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Mais Recentes

Rede Salesiana Brasil inicia o 2º ciclo do Projeto Escola [h(i²)a²q] em Campo Grande/MS

Nos dias 16 e 17 de outubro, o Colégio Salesiano Dom Bosco, em Campo Grande/MS, recebeu o início do 2º ciclo do Projeto Escola [h(i²)a²q], uma iniciativa da Rede Salesiana Brasil (RSB) que visa o aprimoramento contínuo da gestão e da qualidade educativa nas escolas salesianas de todo o país. Esta nova etapa representa um momento de reflexão e aprofundamento das práticas já implementadas, reforçando o compromisso da Rede com uma educação que une excelência acadêmica, inovação pedagógica e fidelidade ao carisma salesiano. Durante os dois dias de trabalho, a equipe gestora do colégio analisou de forma detalhada os relatórios diagnósticos elaborados a partir da primeira fase do projeto. A partir desses dados, serão construídos planos de ação estratégicos que irão nortear as dimensões pedagógicas, pastorais e administrativas da unidade para o próximo ano. A condução das atividades está sob a coordenação de Anderson Leal, gestor de projetos educacionais da RSB, que acompanha o desenvolvimento do projeto em todas as regiões do Brasil. Segundo ele, este momento é essencial para consolidar a cultura da autoavaliação e da melhoria contínua, pilares que sustentam a proposta do [h(i²)a²q]. “O projeto tem nos ajudado a olhar com mais profundidade para nossos processos e resultados, sempre em sintonia com a missão salesiana de formar bons cristãos e honestos cidadãos. Cada ciclo é uma oportunidade de crescer como comunidade educativa e como obra evangelizadora”, destacou Anderson Leal. Além de fortalecer a gestão educacional, o encontro também reforça o espírito de comunhão e corresponsabilidade que caracteriza as obras salesianas, em que cada educador é chamado a ser protagonista da missão. Com essa nova fase, a RSB reafirma seu compromisso com uma educação de qualidade, integral e transformadora, fiel à visão de Dom Bosco e Madre Mazzarello, que sonharam com escolas capazes de unir razão, religião e amor educativo em favor da juventude. Sobre o Projeto Escola [h(i²)a²q]O Projeto Escola [h(i²)a²q] é uma iniciativa da Rede Salesiana Brasil de Escolas voltada à autoavaliação institucional e aprimoramento da gestão educacional, buscando integrar dimensões humanas, inovadoras, afetivas e qualitativas no cotidiano das escolas salesianas. O nome simbólico do projeto traduz a proposta de unir ciência, fé e amor educativo, promovendo uma educação cada vez mais significativa e alinhada ao carisma salesiano.

Aluna Salesiana recebe premiação do concurso de redação 13 Fliaraxa

No dia 04 de outubro, o Colégio Salesiano Dom Bosco Araxá teve a alegria de celebrar a conquista da estudante Valentina Vitória Oliveira de Miranda, do 7º ano, que alcançou o 3º lugar no Concurso de Redação da 13ª Fliaraxá.Sob a orientação da professora de Língua Portuguesa Daiane dos Reis Teodoro, Valentina destacou-se ao escrever sobre o tema “Literatura na Encruzilhada: a importância dos livros e escritores na vida de um país”, demonstrando sensibilidade, reflexão e amor pelas palavras. A Fliaraxá (Feira Literária de Araxá) é um dos maiores eventos literários do país, reunindo autores consagrados, novos talentos, leitores e educadores em uma grande celebração da literatura, da cultura e da educação. O concurso de redação promovido pelo evento estimula jovens a desenvolverem o gosto pela escrita e pela leitura, valorizando o poder transformador das palavras.Parabéns, Valentina! Seu talento e dedicação são motivo de orgulho para toda a comunidade salesiana, que celebra com alegria mais essa conquista inspiradora.Seu talento e dedicação são motivo de orgulho para toda a comunidade salesiana. Fonte: Inspetoria São João Bosco

Estudante Salesiano conquista 3º lugar em corrida de rua em Macaé (RJ)

João Ferreira Nazareth, estudante da 1ª série do Ensino Médio do Instituto Nossa Senhora da Glória - INSG/Castelo, em Macaé (RJ) conquistou o 3º lugar após disputar uma prova de corrida de 4,5 km, realizada no último fim de semana.   Com o tempo total de 16m 9s, com média parcial de 3m e 37s a cada quilômetro percorrido, o estudante teve um excelente resultado e celebrou a volta às competições. “Foi um marco de superação mesmo, porque você não pensa que é capaz daquilo até você fazer. Tanto o tempo quanto a colocação que eu tive, foram muito importantes para mim”, contou João, que vibrou com o retorno aos treinos intensos.   Além do espírito competitivo, João enxerga no esporte uma dimensão formativa e humana que dialoga com os valores da educação salesiana. Para ele, a prática esportiva vai muito além dos pódios. “O esporte é fundamental. Acho que na vida de qualquer pessoa deveria ser um pilar, tanto pela funcionalidade quanto por ser um momento de desestressar, de se libertar das coisas que nos afligem. É também sobre superação, de todo dia”, reflete.   Na corrida, que contou com percursos de diferentes distâncias, João competiu na categoria geral e garantiu um lugar no pódio entre os melhores tempos. O resultado foi fruto de uma dedicação pessoal, e a importância de integrar o esporte à rotina escolar, incentivando hábitos saudáveis, disciplina e resiliência, valores que fazem parte do carisma salesiano.   Fonte: Alysson Nogueira do Colegio Castelo Niterói

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil