Jornada Formativa em Fortaleza fortalece a missão educativa e a identidade salesiana
07/10/2025

Jornada Formativa em Fortaleza fortalece a missão educativa e a identidade salesiana

Jornada Formativa em Fortaleza fortalece a missão educativa e a identidade salesiana
Foto: Divulgação

Hoje, 7 de outubro, o Colégio Salesiano de Fortaleza (CE) é palco de um importante momento de formação e integração: a Jornada Formativa para Gestores, promovida pela Rede Salesiana Brasil (RSB). O encontro reune cerca de 25 representantes das unidades salesianas de Fortaleza (CE), Aracati (CE), Juazeiro do Norte (CE) e Petrolina (PE), em um espaço dedicado ao estudo, à reflexão e ao fortalecimento da missão educativa salesiana.

A formação teve como foco o Caderno 6 do Currículo da Rede Salesiana Brasil, que apresenta os Parâmetros de Qualidade Institucional, um referencial essencial para consolidar processos de gestão pedagógica, pastoral e administrativa em sintonia com a identidade salesiana.

Coordenada pelo gestor educacional nacional, Anderson Leal, com o apoio dos gestores educacionais inspetoriais, Jonathas Sacramento e Valéria Rodrigues, a jornada tem sido conduzida pelo Pe. Leandro Brum Pinheiro, da Inspetoria São Pio X. Em sua condução, o sacerdote provocou reflexões profundas sobre a coerência entre teoria e prática, convidando os participantes a repensarem suas realidades locais à luz dos princípios que orientam a educação integral e transformadora.

Durante o encontro, os gestores puderam dialogar, trocar experiências e identificar caminhos comuns para fortalecer o compromisso com a qualidade educativa, sempre inspirados pelo carisma de Dom Bosco.

Mais do que um momento formativo, a jornada se revela como um espaço de comunhão, aprendizado e renovação da missão, reafirmando o compromisso das presenças salesianas do Nordeste com uma educação que evangeliza, transforma e promove a vida.

Angélica Novais com informações de Anderson Leal

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Jornada Formativa da Rede Salesiana Brasil reúne gestores em Salvador (BA)

Nesta segunda-feira, 06 de outubro de 2025, o Colégio Salesiano de Salvador (BA) sedia a Jornada Formativa da Rede Salesiana Brasil (RSB), reunindo representantes das três unidades salesianas da Bahia e da unidade de Aracaju (SE). O encontro tem como tema central o Caderno 6 do Currículo da RSB, que apresenta os Parâmetros de Qualidade Institucional, um instrumento essencial para fortalecer a identidade salesiana, orientar o planejamento estratégico e promover a excelência educativa em todas as escolas da Rede. A formação para gestores salesianos está sendo conduzida pelo P. Leandro Brum Pinheiro, da Inspetoria São Pio X, e coordenada pelo gestor educacional nacional da RSB, Anderson Leal, com o apoio do gestor educacional inspetorial, Jonathas Sacramento. Ao todo, 49 gestores educacionais participam da jornada, refletindo, dialogando e partilhando experiências sobre práticas que fortalecem o compromisso da Rede com a missão de “formar bons cristãos e honestos cidadãos”, segundo o carisma de Dom Bosco e Madre Mazzarello. Mais do que um momento de estudo, a Jornada Formativa da Rede Salesiana Brasil representa um espaço de crescimento conjunto, integração e partilha, reafirmando o compromisso das presenças salesianas da região com uma educação humanizadora, significativa e transformadora. Angélica Novais com informações de Anderson Leal da Rede Salesiana Brasil

3º Encontro do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas destaca a Avaliação Formativa no Ensino Médio

Na última quarta-feira, 24 de setembro, a Rede Salesiana Brasil (RSB) realizou o 3º Encontro on-line do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do Ensino Médio, reunindo 52 participantes entre diretores e coordenadores de escolas salesianas de todo o país. O tema central foi “Avaliação formativa como estratégia de potencialização do processo ensino-aprendizagem no Ensino Médio”, conduzido pela professora Leoneide Rodrigues, Assessora Pedagógica da RSB. O encontro teve início com a acolhida do Pe. Sérgio, que motivou os educadores a viverem o momento de formação como uma oportunidade de comunhão e fortalecimento da missão salesiana na educação. Objetivos do encontro A formação buscou oferecer aos participantes um aprofundamento sobre os fundamentos e práticas da avaliação no Ensino Médio, com os seguintes objetivos: Compreender os princípios da avaliação formativa, à luz da literatura e do currículo da RSB, e sua função como potencializadora de aprendizagens na perspectiva da formação integral do estudante; Refletir sobre o papel do coordenador pedagógico na mediação de práticas avaliativas com função formativa, partindo das práticas somativas já presentes nas escolas; Conhecer estratégias práticas de avaliação, compreendendo como utilizá-las para potencializar a aprendizagem; Vivenciar momentos de interatividade e troca de experiências; Oportunizar aos coordenadores pedagógicos o aprimoramento da sua função de formador, para que possam potencializar esse trabalho com os professores nas unidades educativas. Conteúdos abordados Durante sua exposição, a Profª Leoneide destacou pontos essenciais para compreender a avaliação como instrumento pedagógico e pastoral. Entre os tópicos trabalhados destacam-se: As gerações e os desafios da prática pedagógica. BNCC e Avaliação. Pressupostos e fundamentos da avaliação no Currículo da RSB. Funções da avaliação. Benefícios da avaliação formativa. Missão das Coordenações Pedagógicas nos processos de avaliação. A formadora destacou que, no cenário atual da escola, convivem diferentes gerações: professores pertencentes à geração Y e estudantes das gerações Z e Alfa. “As características manifestadas pelas novas gerações configuram o desafio para os educadores na contemporaneidade.”, afirmou. Em sua fala, Leoneide também sublinhou a importância de ir além da identificação de dificuldades, olhando para as necessidades reais dos estudantes: “Para que a avaliação sirva à aprendizagem é essencial conhecer os sujeitos aprendentes e suas necessidades. Assim, o professor poderá pensar em caminhos para que todos alcancem os objetivos. Mais importante que identificar problemas ou dificuldades de aprendizagem, é identificar necessidades de aprendizagens”, reforçou. Dinâmica de grupos e encaminhamentos Após a exposição, os participantes realizaram uma atividade em grupos, para refletirem sobre situações-problema reais relacionadas aos processos avaliativos, identificando desafios e apontando soluções possíveis em suas realidades escolares. Esse momento de partilha reforçou a importância da corresponsabilidade e da criatividade na missão educativa. Ao final do encontro, os coordenadores pedagógicos foram convidados a ampliar a formação junto aos professores, organizando encontros locais que possibilitem o estudo do Caderno 5 do Currículo da RSB – “Metodologias e Avaliação”. A proposta é que as equipes aprofundem os fundamentos, compartilhem práticas e consolidem uma visão de avaliação voltada para a aprendizagem e para a vida. Angélica Novais da Rede Salesiana Brasil

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