27/05/2024

Jovens Gênios premia estudantes do Laura Vicuña

Jovens Gênios premia estudantes do Laura Vicuña
Foto: Divulgação

Na sexta-feira (17), em parceria com a startup Jovens Gênios, os estudantes e educadores do Instituto Laura Vicuña, de Porto Velho (RO), participaram da Premiação das Olimpíadas Jovens Gênios 2024, a nível local.

O estudante Lucas Gabriel Oliveira de S. Lima, do 8° ano A, foi destaque do ranking de maior pontuação da escola Laura Vicuña.

Os(as) Educadores(as) Daniela Mendonça (Língua Portugues), Mauriane Azevedo (Matemátiaca) e Marcelo Souza (Inglês) também foram premiados no ranking das Olimpíadas dos Professores Geniais 2024. A premiação se estendeu aos estudantes que mais pontuaram nos reinos da plataforma.

 

JOVENS GÊNIOS

Fundada em 2018 pelo encontro de dois estudantes universitários e professores com um sonho e propósito em comum: Transformar a Educação no Brasil com democratização de acesso à tecnologia e inovação. Assim, nasce a Jovens Gênios!

Da sala de aula para revolucionar a educação básica brasileira e mundial, é uma empresa de Educação e Tecnologia, completamente comprometida em fazer a transformação digital do ensino e da aprendizagem utilizando a Inteligência Artificial (IA) e a Gamificação para tornar a experiência de aprendizado única, inteligente e divertida.

      

Fonte: Portal Rondônia

 

 

Mais Recentes

Rede Salesiana Brasil parabeniza as Religiosas da Assunção

No dia 16 de julho, Irmã Rekha Chennattu foi reeleita Superiora Geral para o período de 2024-2030 durante o 30º Capítulo Geral que acontece em Paris (França) de 29 de junho a 29 de julho. O tema que reúne as Capitulares é «Movidas pelo Espírito, em diálogo com nossas realidades, discernimos novos caminhos de sinodalidade para o nosso tempo: Metanoia, Missão profética, Cultura do encontro». Dom Laurent Ulrich, Arcebispo de Paris, celebrou a Eucaristia e presidiu a eleição. Foi uma celebração internacional, fraterna e alegre, que foi compartilhada com muitas pessoas que, conectadas ao vivo, transmitiram suas mensagens de alegria, oração e proximidade. Após a eleição, os presentes puderam dizer uma breve palavra e dar um abraço à Irmã Rekha no tradicional gesto de obediência. Irmã Rekha nasceu na Índia, em 1963, fez os primeiros votos em 1984 e a Profissão perpétua em 1992. Cursou Teologia, fez especialização em Sagrada Escritura e exerceu a docência em nível universitário. Desempenhou diversos serviços em sua Província e pode colaborar com diferentes Instituições eclesiásticas asiáticas e internacionais e outros espaços acadêmicos. Em espírito de intercongregacionalidade e de fraternidade, a RSB permanece em sintonia com as Religiosas da Assunção, especialmente com Irmã Mercedes Méndez Siliuto, responsável pela Comunicação do referido Instituto, que esteve presente no II ENAC – Encontro Nacional de Comunicação da RSB – e brindou os participantes com a palestra: «O continente digital, um jogo em que se ganha amigos com gentileza e caridade». Em sua palestra, Irmã Mercedes trouxe aspectos referentes ao Sistema Preventivo e ao estilo de educar e evangelizar de Dom Bosco. Ressaltou expressões do Sonho dos 9 anos e comentou a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações (2024), associando-a ao tema da sabedoria do coração. Indicou também a beleza-bondade-verdade como critérios para ser presença de qualidade nas redes sociais e para que a educomunicação seja eficaz. Concluiu sua palestra com um convite: “Fundemos casas no continente digital, não presenças isoladas, mas um ‘nós salesiano’. Educadores e educandos, juntos, isso é realmente ser presença salesiana no continente digital”. A RSB deseja às Religiosas da Assunção um feliz encerramento do 30º Capítulo Geral e votos de uma missão pautada sempre mais na sinodalidade e na cultura do encontro. Escrito por Irmã Maike Loes com informações do Portal Religiosas de la Asunción

Novo Ensino Médio; entenda as alterações no projeto

O que é o novo ensino médio?  O Novo Ensino Médio é a nova proposta para reestruturar o atual Ensino Médio, as mudanças buscam sintonizar as escolas de Ensino Médio – pública e privada – com as exigências da sociedade contemporânea e com as expectativas dessa geração do século XXI. Para isso, a proposta é oferecer um Ensino Médio que possibilite não só melhorar a qualidade de aprendizagem dos estudantes, como também proporcionar maior autonomia, protagonismo e engajamento dos adolescentes e jovens na construção do seu projeto de vida, de maneira que possam levar para a vida, o que aprenderam na escola e assim contribuírem mais e melhor com a construção de uma sociedade mais humana, solidária e cidadã. O que as famílias podem esperar de mudanças a partir do processo de implantação?  As famílias podem esperar, principalmente, uma mudança na organização do trabalho pedagógico e na metodologia de ensino, pois o foco principal, agora, não é mais o cumprimento da enorme lista de conteúdos das treze ou mais disciplinas trabalhadas no ensino médio, e sim o desenvolvimento de competências e habilidades para se alcançar uma formação integral dos estudantes. Na prática, os estudantes devem aprender de forma mais ativa, com metodologias que possibilitem o envolvimento deles com situações de aprendizagem diversificadas que os levem a trabalhar, com mais interação e não de forma predominantemente expositiva, os “objetos de conhecimento”, denominação dada pela BNCC aos conteúdos, conceitos e processos. Como a Rede Salesiana Brasil está apoiando suas instituições neste processo? Desde 2019, a RSB-Escolas tem acompanhado as escolas no processo de conhecimento dos documentos oficiais para melhor apropriação das mudanças estabelecidas. Por meio do Centro Salesiano de Formação (CSF), ao longo desses últimos anos, os educadores de Ensino Fundamental – Anos Finais – e os de Ensino Médio da RSB-Escolas participaram de encontros formativos, nos quais não só foram trabalhadas as mudanças definidas por lei, como também esses educadores vivenciaram pequenas oficinas de metodologias ativas e participativas com o propósito de incentivá-los a focar na centralidade dessas mudanças, que pode ser “traduzida” assim: na sociedade contemporânea, a forma de os estudantes aprenderem é diferente da forma como se pratica o ensino no atual ensino médio. Por essa razão, a partir de 2020, na modalidade virtual, várias formações sobre temáticas bem diversas, por exemplo, metodologias ativas, tecnologias e soluções educacionais, Comunicação Não-Violenta, Comunicação e Interação entre professor e aluno, pensamento computacional, robótica, entre outras, foram oferecidas aos educadores salesianos. Assim, com um programa consistente de Formação Continuada e contínua, a RSB tem contribuído para que as escolas realizem essas mudanças com segurança, eficiência e eficácia e, sobretudo, preservando a essência da educação salesiana, a serenidade e a tranquilidade em todo o processo. Novo Ensino Médio; entenda as alterações no projeto Texto voltou à Câmara após mudanças no Senado. Deputados rejeitaram parte das alterações, como a restrição da ampliação da carga horária anual apenas ao Ensino Médio. A Câmara dos Deputados finalizou nesta terça-feira (9) a votação da lei que cria o Novo Ensino Médio. O texto segue para a sanção presidencial. Para o ensino médio regular, a carga horária mínima prevista é de 2,4 mil horas para os três anos, além de 600 horas de matérias optativas, totalizando 3 mil horas no total; Para o ensino médio técnico, será possível escolher entre 600 e 1,2 mil horas de aulas técnicas e o restante de disciplinas tradicionais, totalizando 3 mil horas no total. O texto já havia sido aprovado pela Câmara em março, mas foi alterado no Senado, o que obrigou o projeto a passar por nova análise dos deputados. No início do mandato, em março de 2023, o governo Lula enviou uma revisão do ensino médio para o Congresso. Um modelo de ensino médio havia sido aprovado no governo Michel Temer em 2017 e implementado em 2021, no governo Jair Bolsonaro. Lula decidiu modificar o modelo após críticas de que a carga horária das disciplinas tradicionais havia sido diminuída para dar lugar a matérias optativas conforme o interesse do estudante. No entanto, escolas sem infraestrutura suficiente, a falta de formação adequada dos professores e menos espaço para as disciplinas convencionais foram pontos que, na visão de alguns setores, poderiam ampliar ainda mais a desigualdade no acesso ao ensino superior entre os alunos da rede pública e os da rede particular. Na votação desta terça, relator da proposta, deputado Mendonça Filho (União-PE), rejeitou mudanças feitas no Senado, entre elas a obrigatoriedade do ensino de espanhol. A disciplina será optativa. Também foi inserida na Câmara a obrigatoriedade de que os Estados mantenham, em todas as cidades, ao menos uma escola da rede pública com ensino médio no período noturno "quando houver demanda manifesta". Os Estados manterão, na sede de cada um de seus municípios, pelo menos uma escola de sua rede pública com oferta de ensino médio regular no turno noturno. Isso quando houver demanda manifesta e comprovada para matricula de alunos nesse turno, na forma da regulamentação a ser estabelecida pelo respectivo sistema de ensino. Como é agora e como fica com a proposta Veja mais abaixo o que muda com a aprovação do novo ensino médio. Aumento da Carga Horária Obrigatória Como é atualmente: 800 horas para disciplinas obrigatórias (previstas na Base Nacional Comum Curricular - BNCC). 200 horas para disciplinas optativas (itinerários formativos escolhidos pelo aluno ou curso técnico). Como ficará com a proposta aprovada: 400 horas para disciplinas obrigatórias. 600 horas para disciplinas optativas. Disciplinas obrigatórias Como é atualmente: Apenas português e matemática são obrigatórias em todos os anos do ensino médio, além de educação física, arte, sociologia e filosofia. Como fica com a proposta aprovada: Disciplinas obrigatórias em todos os anos: português, inglês, artes, educação física, matemática, ciências da natureza (biologia, física, química) e ciências humanas (filosofia, geografia, história, sociologia). Espanhol será facultativo. Itinerários formativos Os itinerários formativos são conjuntos de disciplinas, projetos, oficinas e outras atividades oferecidas aos alunos do Ensino Médio, além das disciplinas obrigatórias, que permitem aprofundar seus conhecimentos em áreas específicas de interesse. Itinerários devem focar em uma área do conhecimento (ciências da natureza, ciências humanas, linguagens e matemática) ou em formação técnica e profissional. Como é atualmente: As redes de ensino definem a quantidade e o tipo de itinerários formativos ofertados. Como fica com a proposta aprovada: Cada escola deve ofertar no mínimo dois itinerários (exceto aquelas que oferecem ensino técnico). Ensino técnico Como é atualmente: 800 horas de disciplinas obrigatórias e 1.200 horas para o ensino técnico. Pela proposta aprovada: 100 horas de disciplinas obrigatórias, com 300 horas podendo ser destinadas a conteúdos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) relacionados à formação técnica. Até 1.200 horas para o curso técnico. Ensino à distância Como é atualmente: A legislação permite atividades online e convênios com instituições de educação à distância. Como ficou com a proposta aprovada: A carga horária da formação geral básica deve ser oferecida presencialmente, com ensino mediado por tecnologia permitido em casos excepcionais. Perguntas e respostas dentro do portal do MEC   Fonte: Assessoria de comunicação da Rede Salesiana Brasil com pesquisa no site do G1 política

O encanto do Projeto Identità e o carisma salesiano

O Projeto Identità é uma proposta educativo-pastoral, pensada para os anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), para anunciar Jesus Cristo como o caminho, a verdade e a vida a partir da tradição salesiana, trazendo às crianças das presenças da Rede Salesiana Brasil (RSB), de forma lúdica, efetiva e afetiva, o que é próprio da identidade institucional. Daí o nome “Identità”, que significa “identidade” na língua materna salesiana, o italiano, em homenagem aos fundadores da Congregação: Dom Bosco e Madre Mazzarello. O Projeto é um itinerário de evangelização que tem o jeito das crianças, do encantamento, do lúdico e da afetividade. Assim, é uma proposta que parte da biografia dos santos salesianos, em diálogo com o material de Ensino Religioso da Coleção Nautas da editora salesiana, a Edebê Brasil, constituindo um arsenal teórico e prático que contribua para que as crianças conheçam mais a identidade salesiana e os amigos que fazem parte desta família, apoiando-as assim a serem “bons cristãos e honestos cidadãos”.  Aplicado em caráter piloto, no ano de 2021, nas escolas e obras sociais da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida e da Inspetoria São Pio X, o Projeto Identità teve seus resultados observados por meio do acompanhamento sistemático e das avaliações junto aos participantes. Ao comprovar a relevância do Projeto e sua contribuição para o fortalecimento da identidade carismática, logo houve a decisão de ampliação para as demais presenças da RSB. Trata-se, portanto, de um projeto vivo e dinâmico, tecido a muitas mãos, mentes e corações que, a cada ano, a partir das vivências das crianças, educadores, famílias e equipes gestoras, é aprimorado, consolidando-se como um relevante instrumento da ação educativo-pastoral. Na experiência piloto, participaram 13 escolas da Região Sul, sendo 5 escolas e 3 obras sociais da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida e 8 escolas e 2 obras sociais da Inspetoria São Pio X, todas comprometidas a dar continuidade ao Projeto. Coordenado pela Ir. Lúcia Jacinta Finassi, atual Coordenadora Nacional das Escolas Salesianas, com a colaboração do Assessor de Ensino Religioso da RSB, Professor Dr. Sérgio Junqueira, e das equipes pedagógico-pastorais das escolas, o Projeto Identità teve início em 2021. Para 2023, a movimento de expansão buscou possibilitar que cada Inspetoria possa envolver até 50% de suas unidades. E, em 2024, a RSB trabalha a expansão da implementação do Projeto Identità para as escolas interessadas, conforme orientações dos Coordenadores Inspetoriais das Escolas Salesianas. Além disso, o Projeto Identità também foi aplicado na Obra Social Centro de Estudos do Menor e Integração da Comunidade (CEMIC), situado na cidade de Lins (SP), com o objetivo de analisar as necessidades de adequações nos planos de encontros e nas atividades propostas, adaptando-as ao contexto das obras sociais, com a perspectiva de posterior ampliação para todas as Obras. “A Coleção Identità foi sonhada por uma Equipe de Pastoral e ela é o resultado do trabalho de muitas mãos, mentes e corações, ela foi idealizada e o seu início de construção da escrita do material foi em 2017 a partir do anseio de atualizar o mandato salesiano de ‘tornar Jesus Cristo mais conhecido e amado’, especialmente pelas crianças. Acreditando que o processo de educação à fé e na fé perpassa todas as fases da vida humana, mas que ele tem na infância o momento privilegiado do embasamento e da descoberta que alicerçará o itinerário de amadurecimento a ser vivido por cada pessoa, este material quer ser uma ferramenta de potencialização deste processo”, diz Ir. Jacinta.  Confira alguns depoimentos de quem já aplica o Projeto clicando aqui. OS RECURSOS DO PROJETO IDENTITÀ SUBSIDIADOS PELA RSBÀs instituições participantes do Projeto Identità, a Rede Salesiana Brasil envia o kit completo com todos os subsídios necessários para o início das atividades em suas localidades, pensados exclusivamente para o modelo de aprendizagem das crianças. As equipes recebem Revistas impressas de registro para as crianças realizarem as atividades com a proposta de que, a cada encontro, elas ampliem seus repertórios de leitura e de escrita, registrando suas ideias, o que foi significativo do encontro, fazendo desenhos e atividades vivenciais relacionadas aos temas explorados. A RSB também envia uma Bolsa Baú personalizada com os sete bonecos que representam a história e a identidade institucional (Jesus Cristo, Nossa Senhora Auxiliadora, Dom Bosco, Madre Mazarello, Domingos Sávio, Laura Vicuña e Grígio), além de cinco fantoches da “Turminha Salesiana”, que interagem com os estudantes pelos vídeos e ao vivo durante os encontros. As equipes podem utilizar a Bolsa Baú, como símbolo do tesouro, para guardar os bonecos, os fantoches da “Turminha Salesiana”, as Revistas de registro das crianças e outros recursos que subsidiam a realização do Projeto. Para as presenças, são disponibilizados também o Livro do Professor, em formato PDF, com as orientações didáticas para a realização de cada encontro; os vídeos da “Turminha Salesiana”, que são pequenas histórias para motivar o trabalho de cada encontro; arquivos com as imagens de Santos, Beatos e Veneráveis Salesianos trabalhados no Projeto, criadas pela Ir. Carolina Castellano e a Ir. Laura Melara, de El Salvador; disponibilizados para as equipes produzirem adesivos, totens e/ou outras peças, com o intuito de despertar ainda mais o interesse e o engajamento das crianças. Escrito por Janaína Lima

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