Mais de 200 premiados em Olimpíadas de Conhecimento
05/01/2024

Mais de 200 premiados em Olimpíadas de Conhecimento

Mais de 200 premiados em Olimpíadas de Conhecimento

O ano de 2023 foi marcado por diversas conquistas para os(as) estudantes do Colégio Salesiano Carpina, em Pernambuco. A escola obteve mais de 240 medalhas em Olimpíadas de Conhecimento realizadas durante todo o período letivo, além de menções honrosas, com destaque para a Olimpíada Brasileira de Raciocínio Lógico (OBRL), a Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras (OIMSF) e a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). O colégio, que tem metodologia baseada nos ensinamentos de Dom Bosco e Madre Mazzarello, atende alunos desde a Educação Infantil ao Ensino Médio e tem tradição nestas olimpíadas, com foco no preparo dentro da sala de aula, através de aulas específicas e materiais que auxiliam para cada avaliação. Ao todo, o colégio obteve premiações em 9 competições:

 

Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) - 85 medalhas;

Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras (OIMSF) - 46 medalhas;

Olimpíada Brasileira de Raciocínio Lógico (OBRL) - 44 medalhas;

Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Particulares (OBMEP-Mirim) - 34 medalhas;

Canguru de Matemática - 25 premiações entre medalhas e menções honrosas;

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) - 7 medalhas;

Mandacaru de Matemática - 6 prêmios entre medalhas e menções honrosas;

Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) - 2 medalhas e 4 menções honrosas;

Olimpíada Brasileira de Biologia - 2 menções honrosas.


Os resultados são intensamente comemorados pela escola, como relata o Coordenador do Ensino Médio, Dornelys Vanuster: “É motivo de muita alegria e grande satisfação conquistar tantos feitos. Participamos de diversas olimpíadas de conhecimento, as quais têm como objetivo proporcionar aos alunos uma aprendizagem mais profunda, preparando-os para o futuro, permitindo que testem seus conhecimentos e desenvolvimento em áreas como linguagens, astronomia, física e matemática. Graças a Deus e aos esforços dos nossos alunos e corpo pedagógico, temos alcançado excelentes resultados nas principais Olimpíadas do Brasil. No Salesiano de Carpina, conquistamos mais de 200 medalhas. Temos até alunos concorrendo diretamente a vagas em universidades públicas de renome no Brasil, sem precisar fazer o ENEM. Por isso, é com grande alegria e satisfação que incentivamos a participação dos nossos alunos nessas Olimpíadas Científicas”, declarou.

Em dezembro do ano passado, o Colégio Salesiano Carpina sediou a premiação da OBRL, realizada no Teatro Dom Bosco da unidade. Foram premiados(as) estudantes da casa e de outras instituições de ensino em uma ação de união, valorizando os méritos alcançados pela educação pernambucana nesta Olimpíada. “Foi uma imensa satisfação termos recebido na nossa escola os representantes da OBRL para premiar nossos alunos e os estudantes de outras instituições. Dedicamos nossa máxima contribuição no incentivo ao conhecimento e na preparação dos jovens da nossa região, que representam o nosso futuro. Foi um momento muito gratificante para todos os envolvidos”, destacou a Gestora Pedagógica, Amanda Melo.

Fonte: Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga

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O Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do Ensino Fundamental Anos Finais da Rede Salesiana Brasil (RSB) realizou, no dia 22 de outubro, o seu 4º encontro on-line, reunindo cerca de 20 acessos simultâneos de coordenadores de todo o país. O tema desta edição, “Avaliação na prática: pensando, experimentando, repensando e vivenciando”, convidou os participantes a revisitar suas concepções e experiências sobre a avaliação, com foco em práticas formativas e reflexivas. A formação foi conduzida pela Profª Leoneide Rodrigues, Assessora Pedagógica da RSB, que tem acompanhado o percurso formativo das coordenações ao longo do ano. Em sua condução, Leoneide enfatizou a importância de compreender a avaliação como parte integrante do processo de aprendizagem, e não apenas como um instrumento de mensuração. “Avaliar é um ato de cuidado e de compromisso com o desenvolvimento integral dos estudantes. É preciso criar espaços para o diálogo, a escuta e o feedback construtivo, de modo que cada estudante se perceba em constante crescimento”, destacou a formadora durante o encontro.   Avaliação formativa e feedbacks significativos O encontro foi marcado pela vivência prática e pela troca de experiências entre as coordenações. Em grupos, os participantes refletiram sobre situações do cotidiano escolar, analisando desafios e estratégias para aprimorar os processos avaliativos. Os participantes destacaram, no formulário de feedback, a riqueza dos momentos de partilha e prática, especialmente as reflexões sobre a Avaliação Formativa e sua relação com o Currículo da Rede Salesiana Brasil, o uso ético e pedagógico da Inteligência Artificial na elaboração de rubricas, a relevância dos feedbacks construtivos no desenvolvimento dos estudantes e a análise dos desafios dos enunciados avaliativos na construção de atividades alinhadas às habilidades previstas. Também destacaram o uso da ferramenta ChatGPT em atividades de reflexão e produção pedagógica, demonstrando como a IA pode ser integrada de forma contextualizada e intencional ao planejamento educativo.   Um caminho de formação contínua O Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do EF Anos Finais integra o conjunto de ações formativas promovidas pela RSB para fortalecer o papel das lideranças educacionais na consolidação do Projeto Educativo Pastoral Salesiano. Desde o primeiro encontro, o programa vem abordando temas fundamentais para a prática pedagógica, como Neurociências da Aprendizagem, com a Drª Leonor Guerra, a personalização da aprendizagem e as potencialidades da avaliação formativa. “Cada encontro é uma oportunidade de repensar a nossa missão educativa à luz do carisma salesiano, buscando sempre o desenvolvimento integral dos nossos estudantes e a construção de comunidades educativas que aprendem juntas”, destacou Leoneide Rodrigues. Veja também algumas matérias anteriores desta série de formações: 1º Encontro: Início do percurso formativo das coordenações pedagógicas 3º Encontro: A avaliação como prática potencializadora da aprendizagem   Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Rede Salesiana Brasil promove 4º encontro do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas da Educação Infantil

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Lideranças Salesianas refletem sobre os desafios e oportunidades da Inteligência Artificial na Educação

O 4º Encontro on-line do Programa de Formação de Lideranças da Rede Salesiana Brasil (RSB) foi realizado no dia 21 de outubro, das 15h às 17h, reunindo 63 pontos de acesso simultâneos em todo o país. A formação teve como tema central “Inteligência Artificial na Educação: desafios e oportunidades para as lideranças”, conduzida pelo Prof. Frank Ned, que proporcionou uma reflexão profunda sobre o papel das lideranças salesianas diante das transformações tecnológicas e educacionais da atualidade. Durante o encontro, os participantes foram convidados a refletir sobre como a Inteligência Artificial (IA) pode ser uma aliada no processo educativo, favorecendo a personalização do ensino, o apoio ao trabalho docente e a inovação nas práticas pedagógicas. Mais do que uma abordagem técnica e um alinhamento conceitual, a formação destacou a necessidade de compreender onde estamos, como gerenciamos o presente e quais caminhos desejamos trilhar para o futuro, sempre preservando o olhar humano e cristão que orienta a missão educativa salesiana. A partir dos depoimentos registrados no formulário de feedback, emergiram reflexões significativas sobre o conteúdo do encontro: “Foi muito significativa a reflexão sobre a importância de identificar onde estamos e gerenciar o presente, compreendendo que só assim é possível planejar ações concretas e coerentes com o que desejamos alcançar. Também marcou a ideia de que precisamos nos desprender do passado para criar o futuro, utilizando as ferramentas disponíveis de forma estratégica e facilitadora, para transformar desafios em oportunidades de inovação e crescimento.” “A personalização do ensino, com o apoio da IA, pode favorecer a adaptação do aprendizado às necessidades de cada estudante, além de facilitar o trabalho docente e estimular práticas mais criativas e inovadoras.” “A abordagem desenvolvida foi de suma importância para quem exerce a liderança como serviço que constrói e transforma relações no ambiente de trabalho e na missão.” Essas contribuições revelam o quanto a temática da Inteligência Artificial desperta interesse, esperança e compromisso ético entre as lideranças das escolas da Rede Salesiana Brasil. O encontro reforçou a convicção de que, com discernimento, espírito de serviço e fidelidade ao carisma de Dom Bosco e de Madre Mazzarello, é possível integrar tecnologia e humanismo, razão e fé, a serviço da formação integral dos jovens. Confira também as edições anteriores do Programa de Formação de Lideranças: 1º Encontro — Planejamento e identidade da liderança salesiana 2º Encontro — Cenários econômicos e gestão estratégica  3º Encontro — Análise de indicadores e processos de decisão   Comunicação da Rede Salesiana Brasil

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