23/10/2024

Maria Caminha com a Juventude na Querida Amazônia

Maria Caminha com a Juventude na Querida Amazônia
Foto: Colégio Nossa Senhora Auxiliadora (CNSA), Manaus (AM)

Falar da presença de Maria Santíssima para o Carisma Salesiano é o mesmo que contemplar o mais belo dos tesouros. Neste sentido, no ano de 1869, mais precisamente no dia 18 de abril, foi fundada, no Santuário de Maria Auxiliadora, na cidade de Turim, na Itália, a Associação dos Devotos de Maria Auxiliadora (ADMA), com o objetivo de congregar leigos na espiritualidade e na Missão da Família Salesiana.

Em 5 de julho de 1989, o Reitor-Mor, com o seu Conselho, reconheceu oficialmente a Associação dos Devotos de Maria Auxiliadora como parte da Família Salesiana e, em julho de 1997, foi publicado em Turim o novo regulamento da Associação.

Na Amazônia, a ADMA está presente com sua força espiritual, levando, através da devoção à Nossa Senhora Auxiliadora e ao Santíssimo Sacramento, os sonhos de Dom Bosco e Madre Mazzarello de fazer o Cristo conhecido e amado em todos os lugares. Este ramo, o 4º Grupo da Família Salesiana, é um dos que mais cresce em todo Brasil.

Assim, sob a inspiração das Celebrações do sesquicentenário (150 anos) de fundação do instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (2022) e do centenário da presença na Amazônia (2023), Ir. Maria Frassinetti Soares, FMA, desejou convidar jovens estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental - anos finais e da 1ª à 3ª série do Ensino Médio do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, de Manau (AM), para formar o grupo dos Filhos de Nossa Senhora Auxiliadora (ADMA Jovem). Este convite aconteceu de forma serena ao longo do ano de 2022 sob a máxima de: "Nossa Senhora quer você junto dela como seu filho (a)". O caminho foi percorrido com o apoio da Equipe Pedagógica, Professores e Comunidade das Irmãs Salesianas Filhas de Maria Auxiliadora. 

Com alegria maternal e salesiana, Ir. Maria Frassinetti passava pelas salas apresentando a importância de ser devoto de Nossa Senhora e o valor da oração, o que fez muitos jovens se entusiasmarem com a novidade e o convite. Assim, muitos foram se inscrevendo para iniciar este novo Grupo

Com a oração “Oh! Maria Virgem Poderosa” e alguns encontros, formava-se o grupo com 86 jovens inscritos, felizes pelo chamado, rezando a oração a Nossa Senhora Auxiliadora e se preparando para a consagração. Assim, no dia 24/05/2023, na santa missa, 73 jovens se consagraram à Nossa Senhora Auxiliadora com a presença dos pais, colegas e demais devotos, tentando assim, vivenciar o que Dom Bosco disse a Dom João Cagliero: "Nossa Senhora quer que A honremos sob o título de Auxiliadora (...) Precisamos que a Virgem Santa nos ajude a conservar e defender a fé cristã no coração dos nossos jovens".

Hoje ressoa nos quatro cantos do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora (CNSA) a oração “Oh! Maria virgem Poderosa” que, acima de tudo, mostra a devoção salesiana e a proteção recebida do manto da querida mãe Auxiliadora.

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA AUXILIADORA

Ó Maria, Virgem poderosa!

Tu, grande e ilustre defensora da Igreja,
Tu, Auxílio maravilhoso dos cristãos,
Tu, terrível como exército ordenado em batalha,
Tu que só, destruíste toda heresia em todo o mundo.
Ah! nas nossas angústias, nas nossas lutas, nas nossas aflições.
Defende-nos do inimigo, e na hora da morte, acolhe a nossa alma no Paraíso. 
Amém!


Escrito por Marcelo Bezerra de Oliveira, Professor do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora (CNSA)

Mais Recentes

Educação Transformadora: Rede Salesiana, Edebê e Trieduc Juntas para Garantir o Sucesso dos Alunos

A Editora da Rede Salesiana Brasil (Edebê) estabeleceu uma parceria estratégica com a TRIEduc Inteligência Educacional, empresa especialista em soluções tecnológicas de avaliação educacional, para oferecer uma plataforma de avaliação adaptativa voltada aos estudantes do Ensino Médio das escolas salesianas que utilizam o kit didático da Edebê. O Instituto Maria Auxiliadora, unidade de ensino da Rede Salesiana Brasil em Santa Catarina (SC), já utiliza a plataforma e recentemente realizou um simulado com os alunos do Ensino Médio. Entre os participantes, 15 alunos foram destacados por seu desempenho de excelência, figurando como os TOP 5 de cada série. Entre eles, o aluno Arthur Ouriques Demarchi conquistou destaque ao alcançar a 12ª colocação entre todos os estudantes da primeira série da Rede Salesiana Brasil. A parceria entre a Rede Salesiana Brasil, a Edebê e a Trieduc representa mais do que uma união de forças; ela é uma verdadeira aliança em prol da educação de qualidade, do desenvolvimento integral e do futuro dos nossos alunos. Essa conexão estratégica não só fortalece nossas práticas pedagógicas, mas também potencializa os resultados dos estudantes, proporcionando-lhes as melhores ferramentas e recursos para que cada um possa trilhar um caminho de sucesso. Com cada conquista de nossos alunos, reafirmamos a importância desta união que transcende o âmbito profissional e se torna um compromisso genuíno com o aprendizado e o crescimento de cada jovem. Juntos, continuaremos a transformar vidas e a construir um futuro repleto de possibilidades. TRIEduc - A TRIEduc, fundada em 2015, é reconhecida pelo desenvolvimento de métodos sofisticados de análise de dados educacionais, que auxiliam instituições de ensino a monitorar o progresso de aprendizagem e a tomar decisões informadas para aprimorar o processo educacional. A empresa utiliza parâmetros das Matrizes de Referência do SAEB e do Enem, além de conteúdos recorrentes dos principais vestibulares do país, para elaborar avaliações que identifiquem o nível de conhecimento dos alunos e apontem áreas que precisam de reforço. As avaliações são elaboradas para serem específicas de cada série e medirem a aprendizagem nas áreas já trabalhadas em sala de aula. Entre os recursos oferecidos pela plataforma estão simulados para o Enem e vestibulares paulistas (como Fuvest, Unesp e Unicamp), que incluem questões inéditas elaboradas com base em competências e habilidades mais frequentemente exigidas nessas provas.

Projeto de Colégio Salesiano que enfatiza a importância da preservação do Bioma no Sertão de Pernambuco foi pauta no Jornal Hoje

Em uma matéria exibida no Jornal Hoje, foi destacado um importante projeto educacional, do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, de Petrolina - PE, que faz parte da Rede Salesiana Brasil. O projeto visa sensibilizar as novas gerações sobre os desafios ambientais que a região enfrenta, especialmente com relação aos longos períodos de seca que têm afetado a vazão do rio ao longo das últimas três décadas e a relevância da preservação do bioma local. A principal preocupação são os impactos das mudanças climáticas sobre o Rio São Francisco, um dos maiores rios do Brasil. A reportagem apontou que, nos últimos 30 anos, a vazão do Rio São Francisco diminuiu significativamente devido à sequência de secas severas e à falta de políticas públicas eficazes para mitigar os efeitos da escassez de água. A diminuição do fluxo de água não apenas afeta a fauna e flora locais, mas também compromete a vida das comunidades ribeirinhas, que dependem do rio para abastecimento de água, pesca e agricultura. O projeto educacional tem como objetivo principal envolver os estudantes no processo de conscientização ambiental, fazendo com que compreendam a importância da preservação da água e do bioma do Sertão para o futuro da região. Através de palestras, atividades práticas e visitas ao campo, os alunos são estimulados a pensar sobre soluções sustentáveis que possam contribuir para a recuperação e preservação do meio ambiente, ajudando a garantir a qualidade de vida das futuras gerações. O projeto também ressalta a importância de ações coletivas em prol da gestão responsável dos recursos hídricos e da preservação da biodiversidade local, elementos essenciais para a resiliência das comunidades sertanejas diante dos desafios climáticos. A educação ambiental, como demonstrado na reportagem, é vista como uma ferramenta poderosa para a mudança de mentalidade e o fortalecimento do compromisso das escolas Salesianas com o meio ambiente. Em um cenário em que a preservação do Rio São Francisco e de outros recursos naturais torna-se cada vez mais urgente, a conscientização dos estudantes sobre a importância de proteger o bioma do Sertão de Pernambuco é uma ação fundamental para garantir a sustentabilidade ambiental e o bem-estar das futuras gerações. Escrito por Angélica Novais - Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Chega ao fim a Jornada Formativa da Coleção ROTAS E PASSAPORTE

Nesta quinta-feira (31/10), encerrou-se a Jornada Formativa das Coleções ROTAS e PASSAPORTE. O evento, realizado de 28 a 31 de outubro em Aparecida (SP), foi uma iniciativa da Rede Salesiana Brasil (RSB), em parceria com sua editora, a Edebê Brasil. O principal objetivo foi contribuir para a qualificação das Coordenações Pedagógicas nos processos de formação continuada dos professores, com foco em uma educação centrada nos estudantes, e aprimorar o uso dos materiais didáticos das Coleções ROTAS e PASSAPORTE, aprimorando as práticas pedagógicas. A manhã que finalizou as atividades da Jornada começou com a apresentação de Lauri Cericato, Diretor de Produtos e Serviços da Edebê, que trouxe projeções sobre os materiais didáticos para o Ensino Médio: “Temos um currículo que não apenas garante excelência acadêmica, mas também promove a formação integral do ser humano, preparando nossos alunos para a vida.” Na segunda parte da manhã, as atividades foram coordenadas por Maria Leoneide, Assessora Pedagógica da RSB, e Anderson Leal, Gestor Educacional da RSB. A dinâmica utilizou uma metodologia ativa chamada “Aquário”, que promove uma conversa em grupo, plural e democrática, na qual as pessoas se dispõem de forma concêntrica que possibilita uma relação dialógica qualificada pelo equilíbrio entre o falar e o escutar. A temática “Delineando Rotas para a Formação Continuada dos Professores” teve como propósito ser o mote para uma reflexão acerca das possibilidades de ações para superar os desafios dos coordenadores em sua função de formador docente, apresentados, anteriormente, por meio de uma consulta às escolas. A síntese do debate foi registrada em uma atividade prática, com a aplicação da estratégia “3 em 1” (três palavras em 1 minuto), que será convertida em um documento com todas as ideias e sugestões sistematizadas, o qual servirá de referência para desdobramentos práticos em nossas unidades educativas. “Esse momento de formação é uma pausa necessária para as Coordenações Pedagógicas refletirem sobre o trabalho realizado nas nossas escolas, compreendendo as diferentes realidades e, principalmente, identificando as necessidades dos professores que atuam diretamente com nossos jovens e crianças. É por isso que a escola está em constante movimento e formação, visando sempre uma educação humano-cristã, que educa evangelizando e evangeliza educando, para todos os nossos jovens, professores e a comunidades educativas das nossas escolas”, destacou Karina Souza Silva Santos, do Instituto São José, em São José dos Campos, São Paulo. Os participantes tiveram oportunidade de compartilhar suas experiências e discutir os desafios enfrentados pelas Coordenações Pedagógicas no dia a dia escolar, bem como os temas abordados na Jornada. Ao final, foram estabelecidos compromissos para intensificar a formação continuada dos professores em relação ao currículo da RSB, à educação socioemocional, à neurociência da aprendizagem e outros temas relevantes. O encerramento, realizado no Centro de Eventos Pe. Victor Coelho, contou com a presença dos Diretores Executivos da Rede Salesiana Brasil, Ir. Sílvia Aparecida e Pe. Sérgio Badini. Depoimentos dos participantes da Jornada Formativa ROTAS e PASSAPORTE: “Foi uma experiência maravilhosa, cheia de aprendizado, que com certeza fará toda a diferença em 2025”, comentou Ana Carolina, Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio, do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, em Ponte Nova - MG. “O evento trouxe muitas trocas que contribuíram para nosso trabalho, especialmente o diálogo entre coordenadores, que evidenciou a importância da proximidade e da troca de experiências. Essa proposta de apresentar os materiais, tanto o Rotas quanto o do ensino médio, enriquecerá ainda mais nossa prática escolar”, ressaltou Viviane Chitarra Bispo Pereira, Coordenadora do Fundamental II e Médio, do Instituto Auxiliadora, em São João del Rei - MG. “Estou feliz por participar deste evento. Acredito que voltaremos para casa com uma bagagem enriquecida, especialmente pela parte sobre neurociência, um tema que a escola precisa explorar mais profundamente. Foi um encontro muito válido, e as trocas realizadas foram muito significativas”, destacou Zuleide Minatti, do Colégio Salesiano Dom Bosco, em Rio do Sul, Santa Catarina. “O evento trouxe enriquecimento para todos nós. Essa partilha sempre engrandece e nos ajuda no trabalho e planejamento para o ano letivo. A Rede Salesiana está de parabéns pelo evento”, declarou Juliano, Coordenador do Ensino Médio do Colégio Dom Bosco de Piracicaba, Unidade Cidade Alta. “A principal expectativa para as próximas ações é dar continuidade ao que foi iniciado aqui. Estamos saindo com uma formação de coordenação mais robusta, focada na neurociência e no processo de ensino-aprendizagem individual dos estudantes. Recebemos muitas orientações sobre o currículo da Rede Salesiana e como aplicá-lo integralmente nas ações e projetos interdisciplinares. Saímos daqui com a certeza de que podemos fazer mais pela educação, investindo na formação dos educadores, o que, consequentemente, beneficiará o protagonismo dos estudantes e garantirá a formação de bons cristãos e cidadãos honestos”, afirmou Amauri Cunha, coordenador pedagógico do Colégio Dom Bosco Leste, em Manaus - AM. “Este evento é uma oportunidade ímpar, onde pude aprender e levarei boas práticas para minha escola. Ao retornar a Fortaleza, mobilizarei meus professores para implementar novas práticas e metodologias ativas, colocando em prática tudo o que aprendi aqui. Saio com energia e com o desejo de engajar mais, compreendendo que somos uma Rede e que, como tal, podemos fazer a diferença”, compartilhou Leonizia, Coordenadora dos Anos Finais e Ensino Médio do Colégio Juvenal de Carvalho, em Fortaleza - CE.

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2024 © Rede Salesiana Brasil