Medalhistas Salesianos da Olimpíada Brasileira de Biologia
15/05/2024

Medalhistas Salesianos da Olimpíada Brasileira de Biologia

Medalhistas Salesianos da Olimpíada Brasileira de Biologia
Foto: Carlos Santos

Pernambuco brilhou na Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB) 2024 com a equipe do Salesiano Carpina, conquistando três medalhas: uma de ouro, uma de bronze e uma menção honrosa. Esse resultado impressionante ressalta a dedicação e o talento dos estudantes da instituição e reforça a importância do ensino de ciências na região. Foram 14 medalhas para o estado, sendo duas para o Salesiano Carpina que foi a única escola no Interior a conquistar um ouro, sendo a segunda melhor unidade de ensino em Pernambuco na OBB. Agora, o colégio se prepara para outras olimpíadas que virão no decorrer do ano.

 

AS CONQUISTAS

A preparação dos alunos começou desde o início do ano, com aulas preparatórias e intensas para que estivessem prontos para a disputa na OBB 2024. Na ocasião, após três etapas realizadas, o aluno Higor Gabriel conquistou um dos três ouros que vieram para o estado pernambucano. Muito feliz, ele comentou o feito: "Para mim, foi uma satisfação imensa ter conquistado essa medalha, porque a gente sabe todo o esforço que a gente faz. Todo o estudo, toda a dedicação, tanto da minha parte quanto da escola, meus pais também que sempre me apoiaram nos estudos, então, sempre que vem uma conquista dessa, é sempre muito gratificante para todos nós enquanto escola, enquanto família, porque a gente sabe que a dificuldade dessa olimpíada e a quantidade de medalhistas que tem no Brasil, então receber um ouro nessa Olimpíada de Biologia é realmente muito gratificante, muito importante para mim e é uma conquista que eu não esquecerei", destacou.

Vale destacar que Higor é estudante do Salesiano Carpina desde o 6º Ano e já conquistou anteriormente outras premiações em olimpíadas, sendo 3 medalhas de ouro na Olimpíada Brasileia de Matemática (OBMEP) e Certificado de Honra ao Mérito; uma de prata na Canguru de Matemática; ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, além de Certificado na Olimpíada Nacional de História.

O aluno Júlio César conquistou medalha de bronze na OBB 2024 e também ressaltou a alegria do feito: "Eu fiquei muito feliz por se tratar de uma olimpíada nacional, pelo nível de dificuldade que foi a prova e por passar por várias etapas. Foi muito gratificante chegar na fase final e conseguir uma medalha. E entendendo que não foi só um esforço meu, foi um esforço dos professores, da instituição. Então, isso é muito gratificante ter esse resultado, receber esse resultado", concluiu.

A aluna Júlia Rodrigues, que quer ser Bióloga, também mostrou muita felicidade após a realização na OBB 2024, onde conquistou certificado de Menção Honrosa. "Eu fico muito feliz, muito orgulhosa de mim mesma por essa conquista que eu consegui, sabe? Porque é muito importante para mim essa Olimpíada de Biologia, que além de ser nacional, ela é muito importante pelo fato que é o caminho onde eu quero seguir. E tirar a Menção Honrosa pra mim foi muito gratificante, trouxe orgulho para os meus pais e para mim mesma. Eu senti que meus esforços valeram a pena e eu estou muito feliz e que próximo ano eu consiga de novo", comentou.

O professor de Biologia, Luiz Phillipe, comemorou com entusiasmo o resultado dos alunos: "É com bastante alegria que recebemos a notícia da conquista das medalhas de ouro, bronze e menção honrosa na Olimpíada Nacional de Biologia. Essa conquista é fruto de um trabalho a longo prazo que fazemos com os estudantes. Ensinar e aprender é relevante, desafiador e complexo. A família, o estudante e a escola são a tríade necessária para conquistar excelentes resultados. As olimpíadas organizadas pelo Instituto Butantan contribuem para promover e disseminar conhecimentos diversos nas áreas de ciências biológicas", relatou. O educador ainda ressaltou a importância destas olimpíadas na trajetória dos estudantes: "Para nosso projeto pedagógico e pastoral, aproximar os alunos destes eventos nacionais e internacionais possibilita aos nossos estudantes a possibilidade de evoluir continuamente em suas capacidades técnicas e atitudinais, uma vez que para estes exames são necessários muita disciplina, foco, concentração, gestão de tempo e resiliência", completou.

 

OBB 2024

A Olimpíada Brasileira de Biologia é uma competição de alto nível que envolve estudantes de todo o Brasil. Ela tem como objetivo estimular o interesse pela biologia, promover a excelência no ensino da disciplina e identificar talentos que possam representar o país em competições internacionais. A competição inclui provas teóricas e práticas que testam conhecimentos em diversos campos da biologia, como genética, zoologia, botânica, fisiologia, ecologia e evolução.

Das 14 medalhas conquistadas por estudantes de Pernambuco na edição de 2024, três foram para a equipe da Escola Salesiana Padre Rinaldi, sendo a única fora da Região Metropolitana do Recife a obter uma medalha de ouro. Com esse desempenho, a equipe da Escola Salesiana Padre Rinaldi ficou classificada como a segunda melhor de Pernambuco, reforçando a qualidade do ensino e a dedicação dos estudantes da região. Este resultado não é apenas um reconhecimento, mas também uma inspiração para estudantes de todo o estado que desejam seguir uma carreira na área de ciências biológicas.

O próximo passo para os medalhistas é se preparar para desafios futuros e continuar sua busca pelo conhecimento. A equipe espera que esse resultado inspire outros jovens a se dedicarem ao estudo da biologia e a participarem de competições científicas.

Fonte: Salesiano Carpina / Foto e texto: Carlos Santos

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4º Encontro On-line do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas aprofunda discussão sobre como utilizar ferramentas de design para tornar a formação de professores mais visível

No dia 12 de novembro, a Rede Salesiana Brasil realizou o 4º encontro on-line do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do Ensino Fundamental - Anos Iniciais, encerrando o ciclo formativo de 2025 com um momento marcado pela criatividade, colaboração e aprofundamento metodológico. Coordenações Pedagógicas de todo o Brasil acompanharam a formação conduzida pela formadora Caroline Cardoso. A partir da fundamentação desenvolvida, as coordenações foram convidadas a refletir sobre o papel das linguagens visuais como estratégia pedagógica, especialmente no contexto da formação continuada dos educadores. Com uma abordagem dinâmica, Caroline apresentou princípios de design aplicáveis ao cotidiano das coordenações, reforçando como a visualidade potencializa a clareza das orientações, a comunicação pedagógica e a devolutiva das práticas docentes. Atividade “mão na massa”: criatividade para expressar processos formativos Em sintonia com o tema, o encontro contou com uma proposta prática. Antecipadamente, as participantes foram orientadas a preparar um pequeno kit de materiais para a atividade. Durante a formação, cada coordenação produziu uma peça criativa, utilizando elementos simples, mas alinhados ao conteúdo apresentado. As produções foram compartilhadas no grupo de WhatsApp do Programa de Formação das Coordenações , criando um ambiente de inspiração mútua e troca entre as coordenações, fortalecendo a rede colaborativa que sustenta o Programa. Narrativas formativas e construção coletiva Outro momento significativo foi a partilha em pequenos grupos. As coordenações trocaram experiências, narrativas e percursos formativos desenvolvidos em suas escolas ao longo de 2025, especialmente com as(os) educadoras(es) dos Anos Iniciais. Esses registros foram reunidos em um mural colaborativo no Padlet, que permanecerá como memória afetiva e pedagógica do trabalho realizado. Avaliação do percurso formativo e continuidade em 2026 Para encerrar a edição 2025 do Programa, foi disponibilizado um formulário de avaliação do percurso, no qual as coordenações podem registrar percepções, sugestões e encaminhamentos. As contribuições serão fundamentais para a organização da continuidade da jornada formativa de 2026, a ser desenvolvida por meio de três encontros on-line ao longo do ano, dando continuidade ao compromisso com a qualificação e o fortalecimento da prática pedagógica nas escolas da RSB. O encerramento do ciclo formativo de 2025 reafirma o compromisso da Rede Salesiana Brasil com processos pedagógicos de qualidade, colaborativos e alinhados às demandas contemporâneas da educação. Em 2026, seguimos juntas(os), fortalecendo o trabalho das coordenações e promovendo uma formação integral e humanizadora para nossas comunidades educativas. Saiba mais sobre sobre o terceiro encontro deste ciclo de formações clicando aqui. Comunicação da Rede Salesiana Brasil

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