15/05/2024

Medalhistas Salesianos da Olimpíada Brasileira de Biologia

Medalhistas Salesianos da Olimpíada Brasileira de Biologia
Foto: Carlos Santos

Pernambuco brilhou na Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB) 2024 com a equipe do Salesiano Carpina, conquistando três medalhas: uma de ouro, uma de bronze e uma menção honrosa. Esse resultado impressionante ressalta a dedicação e o talento dos estudantes da instituição e reforça a importância do ensino de ciências na região. Foram 14 medalhas para o estado, sendo duas para o Salesiano Carpina que foi a única escola no Interior a conquistar um ouro, sendo a segunda melhor unidade de ensino em Pernambuco na OBB. Agora, o colégio se prepara para outras olimpíadas que virão no decorrer do ano.

 

AS CONQUISTAS

A preparação dos alunos começou desde o início do ano, com aulas preparatórias e intensas para que estivessem prontos para a disputa na OBB 2024. Na ocasião, após três etapas realizadas, o aluno Higor Gabriel conquistou um dos três ouros que vieram para o estado pernambucano. Muito feliz, ele comentou o feito: "Para mim, foi uma satisfação imensa ter conquistado essa medalha, porque a gente sabe todo o esforço que a gente faz. Todo o estudo, toda a dedicação, tanto da minha parte quanto da escola, meus pais também que sempre me apoiaram nos estudos, então, sempre que vem uma conquista dessa, é sempre muito gratificante para todos nós enquanto escola, enquanto família, porque a gente sabe que a dificuldade dessa olimpíada e a quantidade de medalhistas que tem no Brasil, então receber um ouro nessa Olimpíada de Biologia é realmente muito gratificante, muito importante para mim e é uma conquista que eu não esquecerei", destacou.

Vale destacar que Higor é estudante do Salesiano Carpina desde o 6º Ano e já conquistou anteriormente outras premiações em olimpíadas, sendo 3 medalhas de ouro na Olimpíada Brasileia de Matemática (OBMEP) e Certificado de Honra ao Mérito; uma de prata na Canguru de Matemática; ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, além de Certificado na Olimpíada Nacional de História.

O aluno Júlio César conquistou medalha de bronze na OBB 2024 e também ressaltou a alegria do feito: "Eu fiquei muito feliz por se tratar de uma olimpíada nacional, pelo nível de dificuldade que foi a prova e por passar por várias etapas. Foi muito gratificante chegar na fase final e conseguir uma medalha. E entendendo que não foi só um esforço meu, foi um esforço dos professores, da instituição. Então, isso é muito gratificante ter esse resultado, receber esse resultado", concluiu.

A aluna Júlia Rodrigues, que quer ser Bióloga, também mostrou muita felicidade após a realização na OBB 2024, onde conquistou certificado de Menção Honrosa. "Eu fico muito feliz, muito orgulhosa de mim mesma por essa conquista que eu consegui, sabe? Porque é muito importante para mim essa Olimpíada de Biologia, que além de ser nacional, ela é muito importante pelo fato que é o caminho onde eu quero seguir. E tirar a Menção Honrosa pra mim foi muito gratificante, trouxe orgulho para os meus pais e para mim mesma. Eu senti que meus esforços valeram a pena e eu estou muito feliz e que próximo ano eu consiga de novo", comentou.

O professor de Biologia, Luiz Phillipe, comemorou com entusiasmo o resultado dos alunos: "É com bastante alegria que recebemos a notícia da conquista das medalhas de ouro, bronze e menção honrosa na Olimpíada Nacional de Biologia. Essa conquista é fruto de um trabalho a longo prazo que fazemos com os estudantes. Ensinar e aprender é relevante, desafiador e complexo. A família, o estudante e a escola são a tríade necessária para conquistar excelentes resultados. As olimpíadas organizadas pelo Instituto Butantan contribuem para promover e disseminar conhecimentos diversos nas áreas de ciências biológicas", relatou. O educador ainda ressaltou a importância destas olimpíadas na trajetória dos estudantes: "Para nosso projeto pedagógico e pastoral, aproximar os alunos destes eventos nacionais e internacionais possibilita aos nossos estudantes a possibilidade de evoluir continuamente em suas capacidades técnicas e atitudinais, uma vez que para estes exames são necessários muita disciplina, foco, concentração, gestão de tempo e resiliência", completou.

 

OBB 2024

A Olimpíada Brasileira de Biologia é uma competição de alto nível que envolve estudantes de todo o Brasil. Ela tem como objetivo estimular o interesse pela biologia, promover a excelência no ensino da disciplina e identificar talentos que possam representar o país em competições internacionais. A competição inclui provas teóricas e práticas que testam conhecimentos em diversos campos da biologia, como genética, zoologia, botânica, fisiologia, ecologia e evolução.

Das 14 medalhas conquistadas por estudantes de Pernambuco na edição de 2024, três foram para a equipe da Escola Salesiana Padre Rinaldi, sendo a única fora da Região Metropolitana do Recife a obter uma medalha de ouro. Com esse desempenho, a equipe da Escola Salesiana Padre Rinaldi ficou classificada como a segunda melhor de Pernambuco, reforçando a qualidade do ensino e a dedicação dos estudantes da região. Este resultado não é apenas um reconhecimento, mas também uma inspiração para estudantes de todo o estado que desejam seguir uma carreira na área de ciências biológicas.

O próximo passo para os medalhistas é se preparar para desafios futuros e continuar sua busca pelo conhecimento. A equipe espera que esse resultado inspire outros jovens a se dedicarem ao estudo da biologia e a participarem de competições científicas.

Fonte: Salesiano Carpina / Foto e texto: Carlos Santos

Mais Recentes

Currículo da Rede Salesiana Brasil e o Ecossistema Edebê foram tema de Jornada Formativa, em Recife/PE

No dia 21 de janeiro, aconteceu em Recife/PE a Jornada Formativa sobre o Currículo da Rede Salesiana Brasil e o Ecossistema Edebê, reunindo mais de 300 educadores das Escolas Salesianas de Pernambuco. O evento foi uma oportunidade para aprofundar o conhecimento sobre o currículo pedagógico da Rede Salesiana e explorar as ferramentas do Ecossistema Edebê, reforçando o compromisso com a excelência no ensino e a formação integral dos alunos. A jornada proporcionou um espaço de aprendizado e troca de experiências entre educadores das inspetorias das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) e dos Salesianos de Dom Bosco (SDB), visando aprimorar práticas pedagógicas e fortalecer o trabalho em rede, com foco na inovação e na qualidade educacional. O gestor de projetores da RSB, Anderson Leal nos disse que o evento tem o objetivo de “fortalecer a nossa ação em Rede, aprofundando as diretrizes essenciais, aquilo que é único em nós e que faz com que o nosso trabalho educativo-pastoral siga uma linha única em qualquer uma das nossas unidades no Brasil. Os educadores que estiveram em Recife deram um show de alegria, entusiasmo, vontade de aprender, interação e sintonia com a nossa proposta Salesiana”. Com a participação ativa dos educadores, a formação foi um momento significativo para o fortalecimento da missão salesiana na educação, reafirmando a importância do trabalho colaborativo e da atualização contínua no contexto educacional atual. Angélica Novais da Comunicação da RSB

Sancionada lei que restringe uso de celulares nas escolas

Lei nº 15.100/2025 busca equilibrar o uso de tecnologias digitais na educação básica. Legislação foi sancionada nesta segunda-feira, 13 de janeiro, pelo presidente da República O projeto de lei que regulamenta a utilização de aparelhos eletrônicos portáteis, incluindo celulares, por estudantes nos estabelecimentos de ensino público e privado da educação básica foi sancionado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, nesta segunda-feira, 13 de janeiro. A medida visa salvaguardar a saúde mental, física e psíquica de crianças e adolescentes, promovendo um ambiente escolar mais saudável e equilibrado. O ministro da Educação, Camilo Santana, participou da cerimônia.  De acordo com a Lei nº 15.100/2025, é vedado o uso de aparelhos eletrônicos portáteis pessoais durante aulas, recreios e intervalos em todas as etapas da educação básica. A vedação não se aplica ao uso pedagógico desses dispositivos. As exceções são permitidas apenas para casos de necessidade, perigo ou força maior. A lei também assegura o uso desses dispositivos para fins de acessibilidade, inclusão, condições de saúde ou garantia de direitos fundamentais.   O objetivo da lei não é proibir o uso de celulares, mas proteger nossas crianças e adolescentes por meio da restrição a esses aparelhos.” Camilo Santana, ministro da Educação  “O objetivo da lei não é proibir o uso de celulares, mas proteger nossas crianças e adolescentes por meio da restrição a esses aparelhos”, disse Santana. “O celular só poderá ser utilizado nas salas de aula para fins pedagógicos e com orientação dos professores. Também não será permitido durante os intervalos, com a finalidade de estimular e fortalecer a integração entre os alunos. Nossos jovens têm muito acesso à internet e a aparelhos próprios, o que atrapalha no sono, na interação social e na concentração, por isso essa lei é tão importante”, completou.  Uso pedagógico – A norma determina que o uso dos celulares e de qualquer tecnologia em sala de aula deve ser pautado por uma intencionalidade pedagógica clara. Primeiramente, exige um planejamento consciente e direcionado do professor para que a tecnologia atenda a objetivos educacionais específicos. Em seguida, a tecnologia deve ser utilizada como meio, e não como fim, servindo para potencializar a aprendizagem e não como distração ou elemento isolado. Outro ponto essencial é a necessidade de promover uma reflexão crítica sobre o uso das tecnologias, ajudando estudantes e professores a compreenderem seu papel e impacto no processo educativo.   “O CNE vai fazer uma resolução que oriente as redes e escolas como fazer todo esse processo, sem parecer uma opressão contra os estudantes”, informou a presidente da Câmara de Educação Básica (CEB) do Conselho Nacional de Educação (CNE), Maria do Pilar Lacerda. “A escola é um ambiente de interação social, que deve criar espaços para que as crianças aprendam e se desenvolvam em comunidade. Além disso, também é fundamental que as famílias estejam engajadas nesse projeto e auxiliem crianças e adolescentes a se adaptarem a essa nova realidade.”  Na visão da secretária de Educação Básica, Kátia Schweickardt, a medida reforça a necessidade de promover uma educação digital crítica, que incentive o uso equilibrado, seguro e responsável das tecnologias. “A nova lei vem para restringir o uso desequilibrado — que prejudica a atenção dos estudantes, além de reduzir momentos valiosos de brincadeiras e conversas entre eles”, considerou.   A legislação estabelece, ainda, que as redes de ensino e escolas implementem estratégias para tratar da saúde mental dos estudantes, oferecendo treinamentos periódicos para prevenção e detecção de sinais de sofrimento psíquico e mental relacionados ao uso excessivo de dispositivos digitais. Também devem ser criados espaços de escuta e acolhimento para estudantes e funcionários.   Os estados e municípios, em parceria com as comunidades escolares, serão responsáveis por definir os formatos mais adequados para a implementação da lei, considerando as particularidades locais. O Ministério da Educação (MEC) garantirá o apoio técnico às redes de ensino para que a adaptação às novas normas seja tranquila e eficiente. Em breve, também vai lançar materiais de orientação, ações de comunicação e formação às redes.   Fonte: Ministério da Educação - MEC

Estudantes da Rede Salesiana alcançam excelência na redação do Enem 2024

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram nesta segunda-feira, 13 de janeiro, os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Entre os participantes, apenas 12 estudantes em todo o país alcançaram a nota máxima de 1.000 pontos na redação. Mais de 200 alunos das escolas salesianas de todo o país obtiveram excelentes resultados, com notas entre 800 e 980 na prova de redação, demonstrando a qualidade do ensino e a dedicação dos estudantes.  Parabenizamos todos os alunos pelo empenho e pelas conquistas alcançadas, reafirmando nosso compromisso com a excelência educacional e a formação integral dos jovens. Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil