20/08/2024

Metodologias Ativas nas Escolas da Rede Salesiana Brasil

Metodologias Ativas nas Escolas da Rede Salesiana Brasil
Foto: Rede Salesiana Brasil

Nas Escolas da Rede Salesiana Brasil, as Metodologias Ativas de Ensino são adotadas como parte integrante da busca pela excelência na formação dos estudantes, alinhadas aos princípios pedagógicos de São João Bosco e Madre Mazzarello de formar "bons cristãos e honestos cidadãos". Na ótica Salesiana, estas Metodologias incentivam a participação ativa dos estudantes em seu processo de aprendizagem, promovendo a autonomia, a criatividade e o pensamento crítico. Através de abordagens como aprendizagem cooperativa, aprendizagem baseada em problemas e sala de aula invertida, os educadores Salesianos buscam criar ambientes educacionais dinâmicos e colaborativos, onde os estudantes sejam incentivados a explorar, descobrir e construir conhecimento de forma significativa.

Um dos diferenciais das Metodologias Ativas na ótica Salesiana é o foco na formação integral dos estudantes, que vai além do desenvolvimento puramente acadêmico, integrando também os aspectos socioemocionais e espirituais. Os educadores Salesianos buscam incorporar valores humanos e cristãos em suas práticas pedagógicas, incentivando as crianças, adolescentes e jovens a refletir sobre suas identidades e propósitos de vida, e a desenvolver uma consciência crítica e comprometida com o bem comum.

Em paralelo à abordagem Salesiana, existem diversas metodologias modernas que têm ganhado destaque no mercado educacional, como a gamificação, a aprendizagem baseada em projetos e a tecnologia educacional. Embora essas abordagens possam parecer diferentes em sua concepção, muitos dos princípios subjacentes se alinham com os valores Salesianos de inclusão, participação e formação integral. Por exemplo, a gamificação, que utiliza elementos de jogos para engajar os estudantes em seu aprendizado, pode ser vista como uma forma de promover a colaboração e a criatividade. Da mesma forma, a aprendizagem baseada em projetos, que enfatiza a aplicação prática do conhecimento em contextos reais, está alinhada com a abordagem Salesiana de aprendizado contextualizado e relevante. A tecnologia educacional, quando utilizada de forma responsável e ética, pode ser uma ferramenta poderosa para promover a participação ativa dos estudantes e ampliar suas oportunidades de aprendizagem. Os educadores Salesianos são incentivados a integrar as tecnologias de maneira crítica e reflexiva em suas práticas pedagógicas, garantindo que elas estejam alinhadas com os valores Salesianos de solidariedade, justiça e promoção do bem.

Em resumo, as Metodologias Ativas de ensino buscam fomentar ainda mais a educação de excelência promovida pela Escolas Salesianas, centrada no estudante e comprometida com sua formação integral. Ao agregar abordagens modernas e inovadoras, os educadores Salesianos buscam criar ambientes de aprendizagem dinâmicos e estimulantes, onde os estudantes possam se tornar cidadãos críticos, criativos e comprometidos com o bem comum, em conformidade com os valores do Evangelho e o exemplo de Dom Bosco e Madre Mazzarello.

Escrito por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Mais Recentes

Alunos do Salesiano Campos fazem podcasts para refletir sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Os alunos da 2ª série do Ensino Médio participaram de uma iniciativa inovadora nas aulas de Redação: a criação de podcasts com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). O projeto foi proposto pela professora Natália Lisboa e teve como principal objetivo despertar o senso crítico, a empatia e o compromisso social dos estudantes por meio da produção textual e da comunicação oral. Durante o processo, os alunos realizaram entrevistas com pessoas da comunidade escolar e local, investigando os principais desafios enfrentados para o cumprimento dos ODS — como a erradicação da pobreza, educação de qualidade, igualdade de gênero, entre outros temas. Com base nas entrevistas e pesquisas, os estudantes redigiram roteiros e gravaram episódios de podcast em que discutiram, de forma clara e engajada, as dificuldades e possíveis soluções para esses problemas. A atividade uniu habilidades de escuta ativa, argumentação, linguagem oral e escrita, além de estimular o trabalho em equipe e a consciência cidadã. O resultado foi uma série de podcasts criativos, informativos e comprometidos com um futuro mais justo e sustentável. O projeto evidencia o papel transformador da escola na formação de jovens protagonistas e conscientes do seu papel na sociedade. Fonte: Inspetoria São João Bosco

Colégio Salesiano participa de ação ecológica na II Regata Cabanga do Meio Ambiente e reforça compromisso com a educação integral

A Rede Salesiana Brasil marcou presença na II Regata Cabanga do Meio Ambiente, realizada no dia 8 de junho, no Recife (PE), por meio da participação ativa dos estudantes do Colégio Mazzarello. Com protagonismo juvenil e espírito de solidariedade, os jovens uniram esporte, cuidado com a Casa Comum e consciência ambiental, recolhendo 47,3 kg de resíduos sólidos durante a ação. Promovida pelo Cabanga Iate Clube de Pernambuco, em parceria com o Instituto Cabanga de Responsabilidade Social, a regata reuniu 31 velejadores em 12 embarcações e resultou na retirada de 382 kg de resíduos da Bacia do Pina, superando em mais de 270% os resultados da edição anterior. O diferencial da competição é claro: vence quem recolher mais lixo das águas e do entorno, promovendo um modelo esportivo ambientalmente responsável. Alunos do Ensino Médio do Colégio Mazzarello participaram sob orientação do professor Ary Júnior, da disciplina de Geografia. Divididos em equipes, eles conquistaram posições de destaque na categoria Snipe, ocupando os três primeiros lugares no pódio e demonstrando que a educação salesiana vai além da sala de aula: forma cidadãos conscientes e comprometidos com o bem comum. “Essa experiência reforça a missão da Rede Salesiana de promover uma educação integral que articula conhecimento acadêmico, valores cristãos e ações concretas em favor da sustentabilidade”, destacou o professor Ary Júnior. A presença dos estudantes também fortalece os compromissos da Rede com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente os ODS 4 (Educação de Qualidade), 13 (Ação contra a mudança global do clima) e 14 (Vida na água). A participação na regata integra a proposta pedagógica de incentivar o protagonismo juvenil e o cuidado com a Criação, em sintonia com a Encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco. O evento ainda contou com a participação da ONG Recapibaribe, do Projeto Mão no Mangue — que completa 10 anos em 2025 com mais de 340 toneladas de resíduos retirados do ecossistema — e com apoio de entidades públicas e privadas. A ação reforça uma certeza de que a educação salesiana, ancorada na espiritualidade, no cuidado e na cidadania, é também uma resposta concreta aos desafios ambientais do nosso tempo. Comunicação da Rede Salesiana Brasil com informações do site do Cabanga Iate Clube de Pernambuco e professor Ari Júnior

Estudante do 1º ano do Ensino Médio do Salesiano Bandeirante se destaca na Olimpíada Brasileira de Biologia

Com apenas 15 anos, o estudante Artur Cecílio, do Colégio Salesiano Núcleo Bandeirante, alcançou um feito notável ao avançar até a 3ª fase da Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB) — uma das mais desafiadoras competições acadêmicas do país. A prova reúne anualmente milhares de alunos do Ensino Médio, sendo majoritariamente dominada por estudantes da 3ª série. A participação de Artur se destaca justamente por ele estar no início dessa etapa escolar. Ainda cursando o 1º ano, ele demonstrou um nível de preparo, maturidade e dedicação incomuns para sua faixa etária, superando desafios que exigem amplo domínio de conteúdos geralmente estudados apenas nos anos finais do Ensino Médio. A OBB é promovida pelo Instituto Butantan e tem como objetivo estimular o interesse pela Biologia, identificar jovens talentos e fomentar o desenvolvimento científico entre os estudantes brasileiros. Avançar para a terceira fase já é, por si só, um feito para poucos — e mais raro ainda entre alunos tão jovens. O desempenho de Artur Cecílio é motivo de orgulho para toda a comunidade escolar do Salesiano Bandeirante, e serve como inspiração para outros jovens que sonham em trilhar caminhos de excelência acadêmica desde cedo.

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil