Minicurso fortalece a atuação das equipes gestoras, de atendimento e comunicação nos processos de matrícula e rematrícula nas escolas da RSB
04/09/2025

Minicurso fortalece a atuação das equipes gestoras, de atendimento e comunicação nos processos de matrícula e rematrícula nas escolas da RSB

Minicurso fortalece a atuação das equipes gestoras, de atendimento e comunicação nos processos de matrícula e rematrícula nas escolas da RSB
Foto: Print de tela durante o curso

Com o objetivo de fortalecer os processos de Matrícula e Rematrícula nas Escolas da Rede Salesiana Brasil (RSB), foi realizado, nos dias 21 e 28 de agosto, uma sequência de  encontros formativos do Minicurso “Matrículas e Rematrículas: como fortalecer a minha escola em rede”. A formação foi conduzida pela especialista Andréa Tavares e contou com a participação de centenas de profissionais das equipes gestoras, de atendimento, comunicação e marketing, com programação específica para cada público, proporcionando o aprofundamento dos temas.

Participação expressiva e partilhas significativas

A participação foi expressiva e marcada por partilhas significativas. Nos encontros voltados às equipes gestoras e de atendimento, registraram-se quase 300 participações simultâneas nos dois encontros. Já entre as equipes de comunicação e marketing, foram mais de 150 participações simultâneas nos encontros, com interações por meio de enquetes e conexões com as práticas.

Durante os encontros, os participantes compartilharam suas percepções, compreensões e experiências, destacando aprendizados significativos que podem ser aplicados imediatamente no dia a dia escolar. Os vídeos, apresentações e feedbacks coletados estão disponíveis na sala virtual do Minicurso, no ambiente do CSF.

Para a formadora Andréa Tavares, o Minicurso reafirmou a importância do agir em rede e do amadurecimento da consciência sobre o papel do Marketing Educacional no ambiente escolar. Segundo ela, “há muitos desafios ainda no Marketing Educacional, mas em rede as ideias e estratégias se conectam. É isso que eu venho sentindo ao longo dessa jornada recheada de conhecimento e prática. Ao falar sobre sobre o processo de formação, ao longo dos últimos três anos, Andréa ressalta que “ver e acompanhar a evolução de consciência sobre a importância do Marketing é incrível, agora está mais claro para todos a conexão que existe entre o Marketing e os diversos setores da escola para que a conquista e a fidelização seja realizada com maestria e da forma como Dom Bosco ensinou.”

Ao destacar que “tudo comunica”, Andréa lembrou que a comunicação no espaço educativo não pode ser pensada de forma isolada, mas sempre conectada à missão e ao propósito da Rede. “Falar de Marketing é entender que tudo comunica, tudo é ‘em rede’ e nada é isolado. Tendências estão a todo momento acontecendo, cabe a nós nos engajarmos para levar sempre o melhor ao estudante. Para sabermos se estamos no caminho certo, basta compreendermos se o ponto focal da nossa comunicação está direcionado ao nosso propósito como rede de educação, ou seja, nos perguntarmos sempre (antes de qualquer anúncio): por que fazemos o que fazemos? Se a resposta é formar estudantes capazes de mudar o mundo para melhor, o caminho e a estratégia serão conduzidos para esse lado também.”

Conteúdos trabalhados

Para as equipes gestoras e de atendimento foram priorizados temas como o papel de cada setor no Marketing Educacional, a organização de cadastros e fluxos de matrícula, o atendimento encantador com a aplicação dos cinco sentidos no tour escolar, a importância do educador na fidelização das famílias e a força do trabalho em rede para potencializar resultados.

Já para as equipes de comunicação e marketing, o foco esteve em temas como a comunicação integrada e o storytelling institucional, a qualidade no atendimento e a percepção das famílias antes da matrícula, a definição de metas e métricas digitais, as tendências do mercado educacional, incluindo podcasts, TikTok e o uso de influenciadores, além da integração entre o ambiente digital e o presencial na experiência das famílias.

Durante o Minicurso “Matrículas e Rematrículas: como fortalecer minha escola em rede”, os participantes destacaram diferentes aspectos que enriqueceram a formação: no Instituto Nossa Senhora Auxiliadora (Rio de Janeiro - RJ), ressaltou-se a importância das orientações práticas para estar atento aos detalhes que fazem a diferença no acolhimento às famílias; no Colégio de Santa Inês (São Pedro - SP), o ponto forte foi a reflexão sobre o uso das redes sociais como estratégia de divulgação da escola, com atenção especial à segurança dos dados compartilhados; já no Instituto Auxiliadora (São João Del Rei - MG), a partilha enfatizou a clareza, objetividade e riqueza do conteúdo, considerado um verdadeiro laboratório de alta qualidade, capaz de ser adaptado a diferentes realidades e de fazer a diferença no processo educativo.

Preparação para a 4ª edição

O Minicurso vem sendo oferecido pela RSB desde 2022, por iniciativa das Coordenações Inspetoriais de Comunicação, como ação vinculada à campanha de matrículas das escolas da RSB. Em sua 4ª edição, tem como diferencial a maior participação ativa dos envolvidos, organizados em grupos de interesse. A formação busca aprofundar conhecimentos, promover dinâmicas interativas e aproximar as estratégias de comunicação e relacionamento do cotidiano das escolas. Destacam-se como objetivos específicos:

  1. Aprimorar o entendimento do Marketing Educacional e a responsabilidade de cada setor
  2. Compreender necessidades reais das equipes, por meio de dinâmicas e interações.
  3. Fortalecer o agir em rede, valorizando a unidade dentro da escola.
  4. Assimilar que “tudo comunica”, desde o tom de voz até o posicionamento institucional.
  5. Explorar tendências digitais e off-line, conectando inovação e tradição.

Com carga horária de 4 horas, a formação reforça que o processo de matrículas e rematrículas não é apenas administrativo, mas um momento estratégico de encantamento e fidelização das famílias, em que a missão salesiana de educar e evangelizar se torna visível em cada detalhe.

Angélica Novais da Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Mais Recentes

Colégio Salesiano é premiado na Feira Científica de Sergipe

O iPhone, o Bluetooth, o GPS, o QR Code, o Wi-Fi, as vacinas, o sistema Braille e o cinema. Antes de mudarem o mundo, todas essas invenções foram apenas rascunhos no papel e ideias criativas. Agora, imagine quantas novas ideias se transformam em patentes? Milhões de pedidos são registrados anualmente em todo o mundo, revelando um fluxo constante de inovações. De acordo com o Índice Global de Inovação (IGI) 2025, divulgado em 16 de setembro pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), o Brasil ocupa a 52ª posição entre 139 economias. Embora ainda distante do topo do ranking, o estudo reforça que o brasileiro é um povo criativo, capaz de encontrar soluções inovadoras para melhorar a vida das pessoas. Nesse cenário, é essencial incentivar crianças e jovens a se interessarem pela pesquisa científica e criação de novas ideias que possam transformar o futuro. Com esse espírito, os estudantes do Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora de Aracaju participaram da CIENART – Feira Científica de Sergipe, conquistando o 1º lugar na modalidade Cienart Virtual (Categoria B), na área de Matemática e Ciências da Natureza, com o projeto Biosorriso. O Projeto Biosorriso teve como objetivo desenvolver produtos naturais e sustentáveis voltados à higiene bucal. A iniciativa resultou na criação de uma pastilha dentária e de um enxaguante bucal natural, produzidos com ingredientes como bicarbonato de sódio, argila branca, xilitol, óleo essencial de hortelã-pimenta e óleo de coco, substituindo o uso de aditivos químicos e flúor. Os alunos realizaram testes microbiológicos que comprovaram a eficácia dos produtos na redução de micro-organismos, apresentando pH seguro e resultados semelhantes aos de produtos comerciais. Unindo ciência, saúde e sustentabilidade, o Biosorriso incentiva o cuidado com o meio ambiente e o pensamento científico desde cedo. Para a estudante do 9º Ano, Antonella Soares, participar do projeto foi uma experiência marcante. “Desenvolver o Biosorriso foi ao mesmo tempo desafiador e empolgante. Estávamos sempre tentando aprimorar o produto. Quando achávamos que havíamos encontrado a fórmula perfeita para as pastilhas, os testes mostravam que ainda precisávamos ajustar, elas ficavam muito moles. Tivemos que refazer várias vezes, acrescentar novos ingredientes e recalcular tudo até chegar ao resultado ideal”, expressou. Ela ainda explica o fascinante que é fazer ciência. “Chegamos a pensar em fazer pastilhas coloridas, para deixá-las mais atrativas, mas como algumas pessoas têm alergias, decidimos não usar corantes, tornando o produto mais acessível a todos. A parte mais difícil foi chegar à formulação exata, e a mais interessante foi descobrir coisas novas no processo. Trabalhamos com materiais incríveis e ficamos muito orgulhosos com o que produzimos juntos.” O projeto, desenvolvido com intencionalidade pedagógica e científica, foi criado pelos alunos do 9º Ano: Letícia Vitória da Silva Santos, Jorge Henrique do Nascimento Chaves, Antonella Soares Batista, Marília Vieira Freire e Myrella Carvalho Costa Menezes, sob a orientação das professoras Mônica Correia Santana Meneses, Ana Carla de Jesus, Ana Isabel Moreira Freitas, Íris Zuleica Souza Ferreira Lima, Kamila Freire Araújo Santana e Jaqueline Rabelo Matos. Fonte: Colégio Salesiano de Aracaju

Estudantes salesianos disputam campeonato de judô em Ouro Preto e ganham medalhas

No último dia 11 de outubro, a cidade histórica de Ouro Preto (MG) recebeu a 3ª Copa Estudantil, evento que reuniu jovens atletas de diferentes cidades mineiras em uma jornada de esporte, convivência e superação. Representando o Centro Juvenil Salesiano São Domingos Sávio, de Pará de Minas, nove educandos da oficina de judô participaram da competição e conquistaram excelentes resultados. Mais do que medalhas, os jovens voltaram para casa com experiências marcantes, vivências transformadoras e a certeza de que cada desafio enfrentado foi uma etapa importante em seu crescimento pessoal. Com coragem e humildade, encararam adversários mais experientes, demonstrando que a disciplina, o foco e a fé, pilares da pedagogia salesiana, são capazes de levá-los além.‍ E os resultados falam por si: - Vitória Lavínia – 1º lugar - João Victor Ribeiro – 1º lugar - Kauan Dione – 2º lugar - Nicolas Emanuel – 2º lugar - Ana Lucia – 2º lugar - Andrelina Silva – 2º lugar - Thiago Luis – 3º lugar - Wendell Junio – 3º lugar - Walisson Junio – 3º lugar Além das conquistas esportivas, a participação na Copa representou uma oportunidade única de socialização, troca de experiências e conhecimento de novas realidades. Para muitos dos educandos, foi a primeira viagem fora de sua cidade, o que reforça o valor pedagógico e cultural da iniciativa. Segundo a equipe pedagógica do Centro Juvenil, ações como essa fortalecem a autoestima dos jovens, incentivam o trabalho em equipe e promovem a formação integral — princípios essenciais da presença salesiana na vida dos adolescentes e jovens. “Cada medalha representa muito mais do que uma vitória no tatame. Representa superação, fé, aprendizado e a vivência concreta dos valores que buscamos transmitir todos os dias em nossas oficinas”, destacou a coordenação do projeto. O evento reafirma o compromisso do Centro Juvenil Salesiano com a educação por meio do esporte, promovendo o desenvolvimento físico, emocional, social e espiritual de seus educandos. Foi, sem dúvida, um momento de grande alegria, orgulho e celebração da caminhada de cada jovem. Maria Eduarda Santos da Inspetoria São João Bosco

Escola Salesiana Brasília conquista ouro na Olimpíada Nacional de Ciências

A Escola Salesiana Brasília celebra mais uma grande conquista! A estudante Letícia Aragão Barbosa de Carvalho, da 1ª série do Ensino Médio, conquistou a medalha de ouro na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), destacando-se entre os melhores do país pela dedicação e excelência acadêmica. A cerimônia de premiação aconteceu no Museu Nacional, em Brasília, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, reunindo os estudantes medalhistas em um momento de reconhecimento e celebração do conhecimento científico. Além da medalha de ouro, alunos do Ensino Fundamental I, II e do Ensino Médio também receberam menções honrosas, reforçando o compromisso da ESB em valorizar o esforço, a curiosidade e o protagonismo de seus estudantes. Na Escola Salesiana Brasília, cada conquista é resultado de um trabalho contínuo que une ensino de qualidade, incentivo à pesquisa e formação integral. O sucesso dos alunos na ONC é reflexo de uma educação que inspira o amor pelo aprendizado e prepara para o futuro. Ricardo Barbosa da ESB  

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil