Com o objetivo de fortalecer os processos de Matrícula e Rematrícula nas Escolas da Rede Salesiana Brasil (RSB), foi realizado, nos dias 21 e 28 de agosto, uma sequência de encontros formativos do Minicurso “Matrículas e Rematrículas: como fortalecer a minha escola em rede”. A formação foi conduzida pela especialista Andréa Tavares e contou com a participação de centenas de profissionais das equipes gestoras, de atendimento, comunicação e marketing, com programação específica para cada público, proporcionando o aprofundamento dos temas.
Participação expressiva e partilhas significativas
A participação foi expressiva e marcada por partilhas significativas. Nos encontros voltados às equipes gestoras e de atendimento, registraram-se quase 300 participações simultâneas nos dois encontros. Já entre as equipes de comunicação e marketing, foram mais de 150 participações simultâneas nos encontros, com interações por meio de enquetes e conexões com as práticas.
Durante os encontros, os participantes compartilharam suas percepções, compreensões e experiências, destacando aprendizados significativos que podem ser aplicados imediatamente no dia a dia escolar. Os vídeos, apresentações e feedbacks coletados estão disponíveis na sala virtual do Minicurso, no ambiente do CSF.
Para a formadora Andréa Tavares, o Minicurso reafirmou a importância do agir em rede e do amadurecimento da consciência sobre o papel do Marketing Educacional no ambiente escolar. Segundo ela, “há muitos desafios ainda no Marketing Educacional, mas em rede as ideias e estratégias se conectam. É isso que eu venho sentindo ao longo dessa jornada recheada de conhecimento e prática. Ao falar sobre sobre o processo de formação, ao longo dos últimos três anos, Andréa ressalta que “ver e acompanhar a evolução de consciência sobre a importância do Marketing é incrível, agora está mais claro para todos a conexão que existe entre o Marketing e os diversos setores da escola para que a conquista e a fidelização seja realizada com maestria e da forma como Dom Bosco ensinou.”
Ao destacar que “tudo comunica”, Andréa lembrou que a comunicação no espaço educativo não pode ser pensada de forma isolada, mas sempre conectada à missão e ao propósito da Rede. “Falar de Marketing é entender que tudo comunica, tudo é ‘em rede’ e nada é isolado. Tendências estão a todo momento acontecendo, cabe a nós nos engajarmos para levar sempre o melhor ao estudante. Para sabermos se estamos no caminho certo, basta compreendermos se o ponto focal da nossa comunicação está direcionado ao nosso propósito como rede de educação, ou seja, nos perguntarmos sempre (antes de qualquer anúncio): por que fazemos o que fazemos? Se a resposta é formar estudantes capazes de mudar o mundo para melhor, o caminho e a estratégia serão conduzidos para esse lado também.”
Conteúdos trabalhados
Para as equipes gestoras e de atendimento foram priorizados temas como o papel de cada setor no Marketing Educacional, a organização de cadastros e fluxos de matrícula, o atendimento encantador com a aplicação dos cinco sentidos no tour escolar, a importância do educador na fidelização das famílias e a força do trabalho em rede para potencializar resultados.
Já para as equipes de comunicação e marketing, o foco esteve em temas como a comunicação integrada e o storytelling institucional, a qualidade no atendimento e a percepção das famílias antes da matrícula, a definição de metas e métricas digitais, as tendências do mercado educacional, incluindo podcasts, TikTok e o uso de influenciadores, além da integração entre o ambiente digital e o presencial na experiência das famílias.
Durante o Minicurso “Matrículas e Rematrículas: como fortalecer minha escola em rede”, os participantes destacaram diferentes aspectos que enriqueceram a formação: no Instituto Nossa Senhora Auxiliadora (Rio de Janeiro - RJ), ressaltou-se a importância das orientações práticas para estar atento aos detalhes que fazem a diferença no acolhimento às famílias; no Colégio de Santa Inês (São Pedro - SP), o ponto forte foi a reflexão sobre o uso das redes sociais como estratégia de divulgação da escola, com atenção especial à segurança dos dados compartilhados; já no Instituto Auxiliadora (São João Del Rei - MG), a partilha enfatizou a clareza, objetividade e riqueza do conteúdo, considerado um verdadeiro laboratório de alta qualidade, capaz de ser adaptado a diferentes realidades e de fazer a diferença no processo educativo.
Preparação para a 4ª edição
O Minicurso vem sendo oferecido pela RSB desde 2022, por iniciativa das Coordenações Inspetoriais de Comunicação, como ação vinculada à campanha de matrículas das escolas da RSB. Em sua 4ª edição, tem como diferencial a maior participação ativa dos envolvidos, organizados em grupos de interesse. A formação busca aprofundar conhecimentos, promover dinâmicas interativas e aproximar as estratégias de comunicação e relacionamento do cotidiano das escolas. Destacam-se como objetivos específicos:
- Aprimorar o entendimento do Marketing Educacional e a responsabilidade de cada setor
- Compreender necessidades reais das equipes, por meio de dinâmicas e interações.
- Fortalecer o agir em rede, valorizando a unidade dentro da escola.
- Assimilar que “tudo comunica”, desde o tom de voz até o posicionamento institucional.
- Explorar tendências digitais e off-line, conectando inovação e tradição.
Com carga horária de 4 horas, a formação reforça que o processo de matrículas e rematrículas não é apenas administrativo, mas um momento estratégico de encantamento e fidelização das famílias, em que a missão salesiana de educar e evangelizar se torna visível em cada detalhe.
Angélica Novais da Comunicação da Rede Salesiana Brasil