O encanto do Projeto Identità e o carisma salesiano
17/07/2024

O encanto do Projeto Identità e o carisma salesiano

O encanto do Projeto Identità e o carisma salesiano
Fotos: Rede Salesiana Brasil (RSB)

O Projeto Identità é uma proposta educativo-pastoral, pensada para os anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), para anunciar Jesus Cristo como o caminho, a verdade e a vida a partir da tradição salesiana, trazendo às crianças das presenças da Rede Salesiana Brasil (RSB), de forma lúdica, efetiva e afetiva, o que é próprio da identidade institucional. Daí o nome “Identità”, que significa “identidade” na língua materna salesiana, o italiano, em homenagem aos fundadores da Congregação: Dom Bosco e Madre Mazzarello. O Projeto é um itinerário de evangelização que tem o jeito das crianças, do encantamento, do lúdico e da afetividade. Assim, é uma proposta que parte da biografia dos santos salesianos, em diálogo com o material de Ensino Religioso da Coleção Nautas da editora salesiana, a Edebê Brasil, constituindo um arsenal teórico e prático que contribua para que as crianças conheçam mais a identidade salesiana e os amigos que fazem parte desta família, apoiando-as assim a serem “bons cristãos e honestos cidadãos”. 

Aplicado em caráter piloto, no ano de 2021, nas escolas e obras sociais da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida e da Inspetoria São Pio X, o Projeto Identità teve seus resultados observados por meio do acompanhamento sistemático e das avaliações junto aos participantes. Ao comprovar a relevância do Projeto e sua contribuição para o fortalecimento da identidade carismática, logo houve a decisão de ampliação para as demais presenças da RSB.

Trata-se, portanto, de um projeto vivo e dinâmico, tecido a muitas mãos, mentes e corações que, a cada ano, a partir das vivências das crianças, educadores, famílias e equipes gestoras, é aprimorado, consolidando-se como um relevante instrumento da ação educativo-pastoral. Na experiência piloto, participaram 13 escolas da Região Sul, sendo 5 escolas e 3 obras sociais da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida e 8 escolas e 2 obras sociais da Inspetoria São Pio X, todas comprometidas a dar continuidade ao Projeto.

Coordenado pela Ir. Lúcia Jacinta Finassi, atual Coordenadora Nacional das Escolas Salesianas, com a colaboração do Assessor de Ensino Religioso da RSB, Professor Dr. Sérgio Junqueira, e das equipes pedagógico-pastorais das escolas, o Projeto Identità teve início em 2021. Para 2023, a movimento de expansão buscou possibilitar que cada Inspetoria possa envolver até 50% de suas unidades. E, em 2024, a RSB trabalha a expansão da implementação do Projeto Identità para as escolas interessadas, conforme orientações dos Coordenadores Inspetoriais das Escolas Salesianas. Além disso, o Projeto Identità também foi aplicado na Obra Social Centro de Estudos do Menor e Integração da Comunidade (CEMIC), situado na cidade de Lins (SP), com o objetivo de analisar as necessidades de adequações nos planos de encontros e nas atividades propostas, adaptando-as ao contexto das obras sociais, com a perspectiva de posterior ampliação para todas as Obras.

“A Coleção Identità foi sonhada por uma Equipe de Pastoral e ela é o resultado do trabalho de muitas mãos, mentes e corações, ela foi idealizada e o seu início de construção da escrita do material foi em 2017 a partir do anseio de atualizar o mandato salesiano de ‘tornar Jesus Cristo mais conhecido e amado’, especialmente pelas crianças. Acreditando que o processo de educação à fé e na fé perpassa todas as fases da vida humana, mas que ele tem na infância o momento privilegiado do embasamento e da descoberta que alicerçará o itinerário de amadurecimento a ser vivido por cada pessoa, este material quer ser uma ferramenta de potencialização deste processo”, diz Ir. Jacinta. 

Confira alguns depoimentos de quem já aplica o Projeto clicando aqui.

OS RECURSOS DO PROJETO IDENTITÀ SUBSIDIADOS PELA RSB
Às instituições participantes do Projeto Identità, a Rede Salesiana Brasil envia o kit completo com todos os subsídios necessários para o início das atividades em suas localidades, pensados exclusivamente para o modelo de aprendizagem das crianças. As equipes recebem Revistas impressas de registro para as crianças realizarem as atividades com a proposta de que, a cada encontro, elas ampliem seus repertórios de leitura e de escrita, registrando suas ideias, o que foi significativo do encontro, fazendo desenhos e atividades vivenciais relacionadas aos temas explorados.

A RSB também envia uma Bolsa Baú personalizada com os sete bonecos que representam a história e a identidade institucional (Jesus Cristo, Nossa Senhora Auxiliadora, Dom Bosco, Madre Mazarello, Domingos Sávio, Laura Vicuña e Grígio), além de cinco fantoches da “Turminha Salesiana”, que interagem com os estudantes pelos vídeos e ao vivo durante os encontros.

As equipes podem utilizar a Bolsa Baú, como símbolo do tesouro, para guardar os bonecos, os fantoches da “Turminha Salesiana”, as Revistas de registro das crianças e outros recursos que subsidiam a realização do Projeto.

Para as presenças, são disponibilizados também o Livro do Professor, em formato PDF, com as orientações didáticas para a realização de cada encontro; os vídeos da “Turminha Salesiana”, que são pequenas histórias para motivar o trabalho de cada encontro; arquivos com as imagens de Santos, Beatos e Veneráveis Salesianos trabalhados no Projeto, criadas pela Ir. Carolina Castellano e a Ir. Laura Melara, de El Salvador; disponibilizados para as equipes produzirem adesivos, totens e/ou outras peças, com o intuito de despertar ainda mais o interesse e o engajamento das crianças.

Escrito por Janaína Lima

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Estudantes do Colégio Salesiano Dom Bosco, no Centro de Manaus, brilham na Olimpíada Brasileira de Robótica e na Mostra Nacional de Robótica

O Colégio Salesiano Dom Bosco, do Centro de Manaus, marcou presença mais uma vez nas finais brasileiras da Mostra Nacional de Robótica (MNR) e da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), considerada a maior competição de robótica da América Latina, participando na modalidade Robótica Artística, com os estudantes Ana Clara Vieira, Davi Augusto, Guilherme Andrade e Júlia Evaristo, da 8º Ano do Ensino Fundamental. Neste ano, a escola apresentou seis iniciativas que evidenciam o compromisso dos estudantes com a ciência, a inovação e o impacto social, dentre elas, foram selecionadas quatro. Entre as selecionadas, destacou-se a iniciativa que desenvolveu um bracelete para auxiliar pessoas com Mal de Parkinson, desenvolvido pelos alunos: Miriam Soares, Ravi Leite, Ana Francisca do Valle, Joshua Chagas, Jordan dos Anjos, Yuri Borges, do 1º ano do Ensino Médio, que receberam Menção Honrosa nacional e foi reconhecido como um dos melhores projetos do Brasil.  Também integrou a mostra o projeto “Missão Clean Space”, criado pelo aluno André Luiz Sena do 6º ano, que propôs uma sonda que faz a limpeza de lixo espacial e conquistou duas Menções Honrosas: uma na etapa estadual do Espírito Santo e outra na etapa do Amazonas. Outra iniciativa apresentada foi o “Tambakicks”, um barco autônomo movido a energia solar, premiado com Menção Honrosa na etapa estadual do Espírito Santo. O protótipo oferece soluções sustentáveis para os desafios das secas e cheias dos rios amazônicos, auxiliando no transporte de mantimentos e em pesquisas científicas com sensores ambientais e foi desenvolvido pelos alunos Kenedy Ajala, Yasmin Andrade e Isabela Duarte. O projeto recebeu menção honrosa na etapa estadual do Amazonas e na etapa do Espirito Santo.  Por fim, a equipe também levou ao evento o Robô Focus, criado para apoiar alunos com TDAH, da Aluna Angelina Sena, do 2º Série do Ensino Médio, e a ex -estudante salesiana Clara Tereza, que estuda Design na UFAM. Teve também o projeto Meninas Amazonas, uma iniciativa 100% feminina que incentiva a participação de meninas na robótica, ciência e tecnologia, incluindo a produção de um eBook exclusivo com atividades formativas e inspiradoras, realizado pelas alunas Mariana Sena e Samilly Sthefany. Vozes que revelam transformação A participação na OBR e na MNR foi acompanhada de muita emoção, crescimento e superação. O estudante Ravi, do 1º ano do Ensino Médio e integrante da equipe premiada, resumiu o sentimento vivido: “Apesar de todas as dificuldades pelo caminho, fomos resilientes e ganhamos muitos conhecimentos. Quero continuar na robótica e ser campeão junto da minha equipe em João Pessoa no ano que vem!” Sua colega, Yasmin Andrade, também do 1º ano do Ensino Médio e membro da equipe Tambakicks, expressou sua gratidão pela experiência e pelo acompanhamento pedagógico: “Essa experiência mudou tudo o que eu pensava e me ajudará a ser uma aluna melhor. Obrigada, professora, por acreditar no meu potencial. A robótica me abriu portas para uma área incrível da tecnologia.” Os depoimentos dos estudantes revelam aquilo que a educadora responsável, professora Joana Ramos, reforça há anos: a robótica vai muito além da competição. Ao falar sobre o evento com a RSB, ela destacou o impacto profundo do processo formativo: “Foram dias intensos, cheios de aprendizados, ajustes, erros e acertos. A robótica é um instrumento de transformação pessoal, social e educacional. Eles voltam mais maduros, confiantes e apaixonados pela ciência. A robótica se transforma e, eu continuo acreditando que, através da educação, mudamos o mundo, disse a professora Joana Ramos.” Famílias vivem a experiência junto A emoção também foi compartilhada pelas famílias. A mãe Alessandra Sena, que teve dois filhos participando do evento (André Luiz, do 6º ano, e Angelina, da 2º série do Ensino Médio), relatou a grandiosidade do encontro nacional e sua importância formativa: “Para quem vive a robótica, participar desse evento é um sonho. É um encontro grandioso, que reúne equipes de vários estados, do Ensino Fundamental ao universitário. A troca de ideias, o contato com outras pesquisas e culturas… tudo isso transforma os jovens. É maravilhoso para cada estudante e, para nós, pais, é motivo de muito orgulho.” Robótica como missão educativa A participação na OBR reforça a missão salesiana de promover uma educação integral, que conecta ciência, criatividade, valores humanos e protagonismo juvenil. Em cada projeto apresentado, os alunos demonstram não apenas domínio tecnológico, mas também sensibilidade social, responsabilidade e espírito de equipe. Conheça as iniciativas e ações desenvolvidas pelos alunos do Colégio Salesiano Dom Bosco Participação na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) e Mostra Nacional de Robótica (MNR): o Colégio Dom Bosco tem participado das finais nacionais na modalidade Robótica Artística e da MNR, levando projetos desenvolvidos pelos alunos e conquistando menções e premiações nacionais.  Representação em eventos internacionais (RoboCup): projetos premiados na MNR garantiram vagas para representar o Amazonas e o Brasil em etapas internacionais como a RoboCup.  Projetos sociais e de impacto (ex.: Mão Biônica, Bracelete para Mal de Parkinson, Cidade Inteligente, Missão Clean Space): ao longo do ano as equipes apresentam projetos de impacto social e ambiental desenvolvidos com tecnologias de baixo custo (Arduino, prototipagem), que chamaram atenção nos eventos nacionais.  Laboratório / Sala Maker e Espaço STEM: a escola mantém espaços Maker/Laboratório de Robótica onde são ministradas aulas práticas de programação, eletrônica e prototipagem para diferentes séries. Esses ambientes apoiam a formação contínua dos alunos em STEAM - acrônimo em inglês para Ciências (Science), Tecnologia (Technology), Engenharia (Engineering), Artes (Arts) e Matemática (Mathematics) - metodologia educacional que busca integrar essas áreas do conhecimento em projetos e atividades práticas, promovendo o aprendizado interdisciplinar e o desenvolvimento de habilidades como criatividade, pensamento crítico e resolução de problemas.  Torneios e seletivas internas (Torneio Brasil de Robótica - TBR):  Realização de etapas internas e seletivas para preparar equipes rumo a competições regionais e nacionais (TBR, etapas estaduais da OBR), estimulando participação ampla dos estudantes. Equipes e identidades (ex.: Tambakicks, Amazon Tech): existência de equipes com identidade própria que participam das competições e mostras; também há times que se destacaram em outras competições de tecnologia (como a Olimpíada Nacional de Aplicativos — ONDA). O Colégio Salesiano Dom Bosco celebra mais esta vitória na robótica, conquistas que vão muito além de prêmios e classificações. São histórias de vida transformadas, vocações despertadas e jovens que descobrem na ciência um caminho para construir um futuro melhor.

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