Orgulho Salesiano: Luiza Teixeira conquista quatro medalhas nos Jogos da Juventude 2025
08/10/2025

Orgulho Salesiano: Luiza Teixeira conquista quatro medalhas nos Jogos da Juventude 2025

Orgulho Salesiano: Luiza Teixeira conquista quatro medalhas nos Jogos da Juventude 2025
A estudante e atleta Luiza Teixeira Araújo, de 16 anos, aluna do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, se destacou nos Jogos da Juventude 2025, ocorrido em Brasília, durante setembro, e organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). Representando o Estado do Rio de Janeiro, Luiza conquistou Ouro, Prata e dois Bronzes, reafirmando seu talento, dedicação e amor pelo esporte.

Nossa aluna garantiu Ouro no revezamento 4x100 metros rasos, Prata no pentatlo, prova que reúne 100 metros com barreiras, salto em altura, arremesso de peso, salto em distância e 800 metros, e Bronze em duas provas: 100 metros com barreiras e revezamento 4x400 metros rasos misto. As conquistas reforçam sua posição entre os principais nomes da nova geração do atletismo nacional.
 
“Eu fico muito feliz por todo o apoio que o Castelo me dá, por sempre estar torcendo por mim e de representar e levar o nome da escola para todo o Brasil”, declarou Luiza, emocionada. Segundo ela, o amor pelo esporte é o que a impulsiona diariamente: “Praticar esporte me deixa muito feliz”.
 
O Colégio Castelo celebrou com orgulho o desempenho da aluna, destacando o compromisso da instituição com a formação integral dos estudantes. A escola acredita que o esporte é um caminho essencial para o desenvolvimento da disciplina, do equilíbrio emocional e do espírito de equipe, valores que caminham junto com o aprendizado acadêmico.
 
A trajetória de Luiza inspira toda a comunidade escolar. Seu exemplo de determinação, alegria e gratidão reflete o espírito do Castelo: uma escola que acredita no potencial dos jovens e incentiva cada um a alcançar seus sonhos, com felicidade, dentro e fora das pistas.
 
Texto: Paolla Itagiba do INSG Castelo

Mais Recentes

Jornada Formativa em Fortaleza fortalece a missão educativa e a identidade salesiana

Hoje, 7 de outubro, o Colégio Salesiano de Fortaleza (CE) é palco de um importante momento de formação e integração: a Jornada Formativa para Gestores, promovida pela Rede Salesiana Brasil (RSB). O encontro reune cerca de 25 representantes das unidades salesianas de Fortaleza (CE), Aracati (CE), Juazeiro do Norte (CE) e Petrolina (PE), em um espaço dedicado ao estudo, à reflexão e ao fortalecimento da missão educativa salesiana. A formação teve como foco o Caderno 6 do Currículo da Rede Salesiana Brasil, que apresenta os Parâmetros de Qualidade Institucional, um referencial essencial para consolidar processos de gestão pedagógica, pastoral e administrativa em sintonia com a identidade salesiana. Coordenada pelo gestor educacional nacional, Anderson Leal, com o apoio dos gestores educacionais inspetoriais, Jonathas Sacramento e Valéria Rodrigues, a jornada tem sido conduzida pelo Pe. Leandro Brum Pinheiro, da Inspetoria São Pio X. Em sua condução, o sacerdote provocou reflexões profundas sobre a coerência entre teoria e prática, convidando os participantes a repensarem suas realidades locais à luz dos princípios que orientam a educação integral e transformadora. Durante o encontro, os gestores puderam dialogar, trocar experiências e identificar caminhos comuns para fortalecer o compromisso com a qualidade educativa, sempre inspirados pelo carisma de Dom Bosco. Mais do que um momento formativo, a jornada se revela como um espaço de comunhão, aprendizado e renovação da missão, reafirmando o compromisso das presenças salesianas do Nordeste com uma educação que evangeliza, transforma e promove a vida.Angélica Novais com informações de Anderson Leal

Jornada Formativa da Rede Salesiana Brasil reúne gestores em Salvador (BA)

Nesta segunda-feira, 06 de outubro de 2025, o Colégio Salesiano de Salvador (BA) sedia a Jornada Formativa da Rede Salesiana Brasil (RSB), reunindo representantes das três unidades salesianas da Bahia e da unidade de Aracaju (SE). O encontro tem como tema central o Caderno 6 do Currículo da RSB, que apresenta os Parâmetros de Qualidade Institucional, um instrumento essencial para fortalecer a identidade salesiana, orientar o planejamento estratégico e promover a excelência educativa em todas as escolas da Rede. A formação para gestores salesianos está sendo conduzida pelo P. Leandro Brum Pinheiro, da Inspetoria São Pio X, e coordenada pelo gestor educacional nacional da RSB, Anderson Leal, com o apoio do gestor educacional inspetorial, Jonathas Sacramento. Ao todo, 49 gestores educacionais participam da jornada, refletindo, dialogando e partilhando experiências sobre práticas que fortalecem o compromisso da Rede com a missão de “formar bons cristãos e honestos cidadãos”, segundo o carisma de Dom Bosco e Madre Mazzarello. Mais do que um momento de estudo, a Jornada Formativa da Rede Salesiana Brasil representa um espaço de crescimento conjunto, integração e partilha, reafirmando o compromisso das presenças salesianas da região com uma educação humanizadora, significativa e transformadora. Angélica Novais com informações de Anderson Leal da Rede Salesiana Brasil

3º Encontro do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas destaca a Avaliação Formativa no Ensino Médio

Na última quarta-feira, 24 de setembro, a Rede Salesiana Brasil (RSB) realizou o 3º Encontro on-line do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do Ensino Médio, reunindo 52 participantes entre diretores e coordenadores de escolas salesianas de todo o país. O tema central foi “Avaliação formativa como estratégia de potencialização do processo ensino-aprendizagem no Ensino Médio”, conduzido pela professora Leoneide Rodrigues, Assessora Pedagógica da RSB. O encontro teve início com a acolhida do Pe. Sérgio, que motivou os educadores a viverem o momento de formação como uma oportunidade de comunhão e fortalecimento da missão salesiana na educação. Objetivos do encontro A formação buscou oferecer aos participantes um aprofundamento sobre os fundamentos e práticas da avaliação no Ensino Médio, com os seguintes objetivos: Compreender os princípios da avaliação formativa, à luz da literatura e do currículo da RSB, e sua função como potencializadora de aprendizagens na perspectiva da formação integral do estudante; Refletir sobre o papel do coordenador pedagógico na mediação de práticas avaliativas com função formativa, partindo das práticas somativas já presentes nas escolas; Conhecer estratégias práticas de avaliação, compreendendo como utilizá-las para potencializar a aprendizagem; Vivenciar momentos de interatividade e troca de experiências; Oportunizar aos coordenadores pedagógicos o aprimoramento da sua função de formador, para que possam potencializar esse trabalho com os professores nas unidades educativas. Conteúdos abordados Durante sua exposição, a Profª Leoneide destacou pontos essenciais para compreender a avaliação como instrumento pedagógico e pastoral. Entre os tópicos trabalhados destacam-se: As gerações e os desafios da prática pedagógica. BNCC e Avaliação. Pressupostos e fundamentos da avaliação no Currículo da RSB. Funções da avaliação. Benefícios da avaliação formativa. Missão das Coordenações Pedagógicas nos processos de avaliação. A formadora destacou que, no cenário atual da escola, convivem diferentes gerações: professores pertencentes à geração Y e estudantes das gerações Z e Alfa. “As características manifestadas pelas novas gerações configuram o desafio para os educadores na contemporaneidade.”, afirmou. Em sua fala, Leoneide também sublinhou a importância de ir além da identificação de dificuldades, olhando para as necessidades reais dos estudantes: “Para que a avaliação sirva à aprendizagem é essencial conhecer os sujeitos aprendentes e suas necessidades. Assim, o professor poderá pensar em caminhos para que todos alcancem os objetivos. Mais importante que identificar problemas ou dificuldades de aprendizagem, é identificar necessidades de aprendizagens”, reforçou. Dinâmica de grupos e encaminhamentos Após a exposição, os participantes realizaram uma atividade em grupos, para refletirem sobre situações-problema reais relacionadas aos processos avaliativos, identificando desafios e apontando soluções possíveis em suas realidades escolares. Esse momento de partilha reforçou a importância da corresponsabilidade e da criatividade na missão educativa. Ao final do encontro, os coordenadores pedagógicos foram convidados a ampliar a formação junto aos professores, organizando encontros locais que possibilitem o estudo do Caderno 5 do Currículo da RSB – “Metodologias e Avaliação”. A proposta é que as equipes aprofundem os fundamentos, compartilhem práticas e consolidem uma visão de avaliação voltada para a aprendizagem e para a vida. Angélica Novais da Rede Salesiana Brasil

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil