Parceria entre Escola Dom Bosco e prefeitura anuncia Programa Jovem Aprendiz, pioneiro no município
20/02/2025

Parceria entre Escola Dom Bosco e prefeitura anuncia Programa Jovem Aprendiz, pioneiro no município

É a primeira vez que o município de Belo Jardim, em Pernambuco, abraça um programa desse porte, que é uma política pública nacional para oferecer qualificação profissional e a primeira oportunidade de emprego para jovens de 14 a 24 anos, por meio de parcerias entre empresas e escolas.

Um passo importante foi dado pela Prefeitura de Belo Jardim em prol da juventude nesta quinta-feira (13): o anúncio do Programa Jovem Aprendiz, em parceria com a Rede Salesiana Escola Dom Bosco. É a primeira vez que o município abraça um programa desse porte, que é uma política pública nacional para oferecer qualificação profissional e a primeira oportunidade de emprego para jovens de 14 a 24 anos, por meio de parcerias entre empresas e escolas.

Por lei, as empresas precisam contratar jovens aprendizes e escolhem escolas de formação para realizar o processo seletivo e ministrar as aulas teóricas para esses jovens. Nesse trâmite entre o setor público e o privado, a Secretaria de Políticas Públicas para a Mulher e Juventude ficará responsável por disponibilizar o espaço para que as aulas teóricas dos jovens aprendizes sejam realizadas.

“É importante enfatizar que o processo seletivo não pode ser aberto para inscrições, visto que os pré-requisitos envolvem renda e situação de vulnerabilidade social. Inclusive, neste primeiro momento, nossa secretaria e a de Assistência Social selecionaram alguns jovens que participam de programas sociais oferecidos pela prefeitura e elaboramos uma lista prévia com 30 nomes. Eles passaram por entrevista com os psicólogos da Dom Bosco, e 13 deles foram selecionados”, explicou a secretária de Políticas Públicas para a Mulher e Juventude, Letícia Severo.

O prefeito de Belo Jardim, Gilvandro Estrela, comemorou a formalização dessa parceria inédita no município e destacou sua importância: “É motivo de muita alegria! A juventude é quem vai construir o futuro da cidade, e eles estão na fase de aprendizagem, então precisamos investir e oferecer suporte enquanto gestão para o desenvolvimento deles. Nossos jovens receberam fardamento, assinaram seus contratos, e eu desejo sorte e muito sucesso nessa trajetória”, finalizou.

Fonte: Blog do Fábio Kamoto

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Colégio Castelo e Editora Edebê realizam plantão pedagógico e apresentam novo material didático

“Identidade” reforça protagonismo juvenil, alinhado as diretrizes do Ensino Médio   O Instituto Nossa Senhora da Glória - INSG/Castelo recebeu nesta semana a visita da especialista educacional da Editora Edebê Brasil, Laiana Rosendo Oliveira, para uma série de encontros com docentes da Educação Infantil ao Ensino Médio. A visita fez parte do Plantão Pedagógico, ação de mentoria e acompanhamento, que tem como objetivo promover o diálogo entre a equipe pedagógica e a editora.   Durante dois dias, Laiana conduziu momentos de conversa individual e em pequenos grupos, ouvindo as vivências em sala de aula e recolhendo sugestões para aprimorar as coleções Girolhar, Nautas e Rotas, que integram o portfólio pedagógico da Edebê adotado pelo Colégio Castelo.   De acordo com a especialista, o Plantão Pedagógico é um espaço de escuta e construção coletiva, no qual os professores compartilham desafios, boas práticas e percepções sobre o material utilizado. “Eles têm a oportunidade de sugerir melhorias, que são repassadas ao nosso editorial, enquanto nós também compartilhamos sugestões de práticas que possam enriquecer o processo de ensino e aprendizagem”, explica Laiana.   A visita também incluiu a apresentação da nova coleção ‘Identidade’, que será implantada no Ensino Médio a partir de 2026. No encontro com o grupo de docentes, a especialista destacou que o material passou por uma reformulação significativa, baseada em dois eixos principais: a atualização em consonância com os documentos oficiais que orientam o Ensino Médio e a aproximação com o perfil dos jovens contemporâneos. “Tivemos uma grande preocupação em alinhar os materiais às diretrizes educacionais atuais. A nova coleção traz uma linguagem mais próxima dos estudantes de hoje, conectada ao universo deles e às suas formas de aprender”, explicou.   Laiana ressaltou ainda o potencial formativo do novo material, que visa estimular o pensamento crítico, o protagonismo juvenil e a autonomia intelectual. “O material busca preparar o aluno tanto para os vestibulares, o Enem quanto para a vida, para que saibam fazer boas escolhas e trilhar seus próprios caminhos com segurança.”   O sucesso desse trabalho depende diretamente da parceria com escolas que valorizam o diálogo e o desenvolvimento contínuo dos seus profissionais, requisitos que a profissional fez questão de destacar. “As trocas foram riquíssimas e eu também aprendi muito. A equipe do Castelo demonstra profundo conhecimento pedagógico, estuda, reflete e domina o material, trazendo contribuições muito pertinentes”, finaliza.   Alysson Nogueira do Instituto Nossa Senhora da Glória - INSG/Castelo

Estudantes vivenciam rotina universitária em visita à Centro Universitário

Os estudantes da 3ª série do Ensino Médio do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, de Macaé (RJ) tiveram a oportunidade de vivenciar um dia no Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), em Teresópolis. A experiência, acompanhada pelos professores Sandra Matsumura, Alexandre Rabello e Ismael Souza, permitiu que eles conhecessem de perto a rotina dos cursos de Medicina e Veterinária, além de outras áreas como Arquitetura, Engenharia e Ciência da Computação.   O foco da visita foi a área de Medicina. Os estudantes participaram de oficinas práticas, como sutura, massagem cardíaca e anatomia, além de visitarem o hospital de clínicas da cidade, onde observaram atendimentos realizados tanto pelo SUS quanto por convênios privados. Para muitos, foi a primeira oportunidade de perceber a prática da Medicina de forma realista, podendo avaliar se a profissão corresponde às suas expectativas. “Essa experiência foi um divisor de águas. Eles puderam vivenciar na prática aquilo que projetam para o futuro e avaliar se é realmente o que desejam seguir”, destacou Sandra Matsumura, coordenadora da área de Linguagens do Colégio Castelo.   A estudante Maria Vitória Dutra viveu a visita como um marco em sua trajetória escolar. Sonhando em cursar Medicina, ela descreveu o dia na universidade como uma experiência transformadora. “Foi um mergulho no que é viver a faculdade. Eu consegui me ver ali, como estudante e como futura médica. Participar das oficinas, conhecer os laboratórios e o hospital-escola me fez acreditar que esse sonho é possível”, conta.   Encantada com a estrutura e com o acolhimento, a estudante destacou que o contato direto com a rotina médica reforçou ainda mais sua vocação. “O que mais me marcou foi perceber que a Medicina vai além dos livros, é sobre cuidar de pessoas, ter empatia e responsabilidade. Voltei para casa com o coração cheio e ainda mais decidida sobre o caminho que quero seguir”, pontua.   Além da Medicina, os estudantes tiveram contato com cursos de Veterinária, Arquitetura e Tecnologias da Informação, explorando laboratórios de última geração e estruturas modernas. A visita oportunizou experiências práticas e um olhar mais amplo sobre as possibilidades de carreira. “Foi muito bom para que eles percebam que a escolha profissional vai além da teoria, envolvendo prática, desafios e experiências reais. Muitos já têm mais clareza sobre os caminhos que desejam seguir”, acrescentou Sandra.   A visita também se conecta aos encontros de orientação vocacional oferecidas aos estudantes do Ensino Médio, principalmente aos que estão prestes a tomar decisões importantes com a proximidade do Enem.   Texto: Alysson Nogueira do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo

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