20/02/2025

Parceria entre Escola Dom Bosco e prefeitura anuncia Programa Jovem Aprendiz, pioneiro no município

É a primeira vez que o município de Belo Jardim, em Pernambuco, abraça um programa desse porte, que é uma política pública nacional para oferecer qualificação profissional e a primeira oportunidade de emprego para jovens de 14 a 24 anos, por meio de parcerias entre empresas e escolas.

Um passo importante foi dado pela Prefeitura de Belo Jardim em prol da juventude nesta quinta-feira (13): o anúncio do Programa Jovem Aprendiz, em parceria com a Rede Salesiana Escola Dom Bosco. É a primeira vez que o município abraça um programa desse porte, que é uma política pública nacional para oferecer qualificação profissional e a primeira oportunidade de emprego para jovens de 14 a 24 anos, por meio de parcerias entre empresas e escolas.

Por lei, as empresas precisam contratar jovens aprendizes e escolhem escolas de formação para realizar o processo seletivo e ministrar as aulas teóricas para esses jovens. Nesse trâmite entre o setor público e o privado, a Secretaria de Políticas Públicas para a Mulher e Juventude ficará responsável por disponibilizar o espaço para que as aulas teóricas dos jovens aprendizes sejam realizadas.

“É importante enfatizar que o processo seletivo não pode ser aberto para inscrições, visto que os pré-requisitos envolvem renda e situação de vulnerabilidade social. Inclusive, neste primeiro momento, nossa secretaria e a de Assistência Social selecionaram alguns jovens que participam de programas sociais oferecidos pela prefeitura e elaboramos uma lista prévia com 30 nomes. Eles passaram por entrevista com os psicólogos da Dom Bosco, e 13 deles foram selecionados”, explicou a secretária de Políticas Públicas para a Mulher e Juventude, Letícia Severo.

O prefeito de Belo Jardim, Gilvandro Estrela, comemorou a formalização dessa parceria inédita no município e destacou sua importância: “É motivo de muita alegria! A juventude é quem vai construir o futuro da cidade, e eles estão na fase de aprendizagem, então precisamos investir e oferecer suporte enquanto gestão para o desenvolvimento deles. Nossos jovens receberam fardamento, assinaram seus contratos, e eu desejo sorte e muito sucesso nessa trajetória”, finalizou.

Fonte: Blog do Fábio Kamoto

Mais Recentes

Conselho Nacional dos Ex-Alunos Salesianos em Belo Horizonte

O Conselho Nacional dos Ex-Alunos Salesianos realizou neste domingo (16/03) a reunião presencial programada para o ano de 2025, em Belo Horizonte. O encontro teve a participação de membros do conselho e de seis Jovens Ex-Alunos (JEXs), vindos de Minas Gerais, São Paulo e Bahia. O encontro teve momentos de formação, planejamento e integração entre os participantes. Durante a programação, houve um momento formativo conduzido pelo P. Rafael Galvão Barbosa, salesiano da Inspetoria de São Paulo. A palestra abordou o tema “A Arte de Acompanhar: Lições dos Mestres de Dom Bosco para os Mentores das Juventudes de Hoje”, destacando a importância do acompanhamento dos jovens no movimento. Os JEXs lideraram equipes na realização de desafios propostos ao grupo. Os participantes produziram um vídeo de até um minuto para as redes sociais, incentivando a participação dos Ex-Alunos no movimento. Também elaboraram um plano de ação em quatro passos para fortalecer a presença dos Ex-Alunos Jovens, na Federação. Além das atividades internas, os participantes realizaram uma visita cultural por Belo Horizonte. O encontro terminou na Concelebração da Santa Missa. Fonte: Agência Info Salesiana - ANS

Liceu Salesiano Salvador comemora 125 anos transformando a vida de milhares de jovens

O Colégio Salesiano Salvador comemorou um marco histórico no dia 11 de março: 125 anos de empenho pela educação e o desenvolvimento humano. A comemoração reuniu a comunidade educativa, alunos e ex-alunos em Santa Missa de Ação de Graças, presidida pelo Diretor Geral dos Salesianos da Bahia, P. Ilmário Pinheiro, e contou com a presença do Diretor do Dom Bosco Camaçari, P. Maurício Lima, e do P. Enéas Araújo, Coordenador de Pastoral do Salesiano Liceu Salvador. A Santa Missa foi um momento de profunda reflexão e sobretudo de gratidão. Em sua homilia, o P. Ilmário destacou a importância da continuidade da missão de Dom Bosco e o legado deixado pelo Liceu ao longo de mais de um século. A Gestora Educacional do Liceu, Graça Macêdo, também ressaltou o papel fundamental da escola na formação de diversas gerações e a responsabilidade de manter vivo esse legado. Num momento especial da cerimônia, o Departamento de Artes e Cultura do Salesiano (DACS) emocionou a todos com uma belíssima apresentação remetendo-os ao nosso Patrono, Dom Bosco, e Àquela que tudo fez: Nossa Senhora Auxiliadora. Fonte: Agência Info Salesiana - ANS

Primeiro encontro do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas da Educação Infantil da RSB promove reflexão sobre currículo e práticas

Na última quarta-feira, 12 de março, ocorreu o primeiro encontro do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas da Educação Infantil, iniciativa da Rede Salesiana Brasil (RSB) em parceria com a Edebê. O evento online reuniu coordenadoras pedagógicas de escolas salesianas de todo o país, marcando o início de um ciclo formativo anual voltado ao fortalecimento da liderança pedagógica na Educação Infantil. O encontro foi aberto por Ir. Lucia Jacinta Finassi, Coordenadora das Escolas da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida, que acolheu as participantes com um trecho da escritora Clarice Lispector e da Carta Pedagógica nº 1 da RSB. Em sua fala, ao falar do papel do público presente, destacou que o “coordenador pedagógico precisa ser guardião dos valores explícitos no nosso currículo, garantindo que eles se traduzam no cotidiano escolar.” A religiosa encerrou sua participação com uma oração para São José, reforçando a espiritualidade como pilar da ação educativa salesiana. Pe. Sérgio Baldin, Diretor Executivo da RSB e da Edebê, ressaltou a relevância do programa como parte de um projeto contínuo: “Este caminho é uma construção coletiva, em sintonia com nossa missão pastoral e educativa. A Jornada de Aparecida foi o início; agora, seguimos firmes na qualificação das práticas que impactam diretamente as infâncias.” Caroline Cardoso, Coordenadora Pedagógica do Instituto Laura Vicuña (Uruguaiana/RS), reforçou a importância da formação: “Nós, da coordenação, precisamos estar em constante formação para formar os professores, que são os agentes diretos do processo educativo. Esta jornada de quatro encontros será um espaço de troca essencial.” Sobre a formação: O programa, fruto das reflexões da Jornada Formativa realizada em Aparecida (SP), em abril de 2024, visa potencializar a ação formadora das Coordenações Pedagógicas, capacitando-as para desenvolver pautas formativas alinhadas ao Currículo da RSB e às necessidades identificadas nas escolas. Ao longo de 2025, serão realizados quatro encontros online, com temas sobre currículo, documentação pedagógica e construção colaborativa de rubricas avaliativas. O programa tem como público alvo as Coordenações Pedagógicas das escolas que adotam a Coleção Girolhar, que como metodologia, combina problematização de desafios, tematização de práticas, recursos multimídia e construção coletiva de conhecimento.O objetivo é que, ao final deste ciclo, seja construído um "currículo ilustrado" com registros das práticas escolares, vinculando teoria e realidade. O tema central deste primeiro encontro foi “Currículo da RSB: que Educação Infantil temos e queremos? (A)colher, Girolhar, sentir e agir”. As formadoras apresentaram o Caderno 2 do Currículo da RSB, que orienta a Educação Infantil salesiana. Fabiana Sarlo, especialista em Educação Infantil da Edebê, complementou com exemplos a partir da Coleção Girolhar, destacando como a documentação pedagógica e a observação sensível podem revelar as múltiplas linguagens infantis, alinhando-se à BNCC e aos valores salesianos. As participantes foram orientadas a promover momentos formativos locais com as educadoras das escolas, com o intuito de realizar partilhas, reflexões e construções, à luz do Currículo da RSB. A cada encontro, serão propostas atividades, viabilizando também a socialização de saberes e o envolvimento de todas as educadoras no processo, com indicações de leituras, vídeos e outros subsídios de formação para o aprimoramento constante das práticas com a coleção Girolhar. A respeito desse aprimoramento, a gestora de projetos de formação da RSB, Ana Paula Costa e Silva, cita as Diretrizes Pedagógicas da Educação Infantil da RSB, lembrando que “o trabalho na Educação Infantil das comunidades educativas salesianas deve ser planejado intencionalmente e processualmente desenvolvido com qualidade e respeito à infância”.  Até outubro de 2025, o programa seguirá com debates sobre: Ateliê de pautas formativas (maio/2025). Documentação pedagógica (agosto/2025). Rubricas avaliativas salesianas (outubro/2025). A iniciativa reafirma o compromisso da RSB com uma Educação Infantil que prioriza a formação humana integral e sensível, alicerçada em vivências significativas e na escuta ativa das múltiplas linguagens da infância. Angélica Novais da Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil