Preservação das abelhas para a salvação do planeta
20/05/2022

Preservação das abelhas para a salvação do planeta

Preservação das abelhas para a salvação do planeta

O Colégio Dom Bosco, em Americana, interior de São Paulo, é uma das muitas instituições de ensino que fazem parte da Don Bosco Green Alliance (Aliança Verde Dom Bosco), uma iniciativa salesiana internacional de promoção da sustentabilidade no mundo. Nesse contexto, os alunos salesianos de Americana criaram um grande projeto para a preservação de abelhas, uma vez que compreenderam a importância desses insetos e a interdependência entre as demais espécies, incluindo a espécie humanos. Os alunos, vendo a necessidade de preservação das abelhas, ameaçadas de extinção pelo modo de vida atual da humanidade, decidiram criar e manter um projeto a longo prazo de proteção e criação de meliponários (coleção de colmeias).

 

A proposta surgiu a partir da observação da natureza local e da percepção da existência de enxames perdidos. Notou-se que, no Colégio, as abelhas fazem suas colmeias em pilares, muros, canos e painéis de energia elétrica. Foi então que se perguntaram como poderiam ajudar as abelhas com “casas mais apropriadas” e descobriram a “meliponicultura” – criação de abelhas sem ferrão em ambientes urbanos – como uma das formas de preservar algumas espécies de abelhas.

 

Com a descoberta de que o meliponário urbano é eficiente na preservação da espécie, iniciou-se o trabalho que contempla a grade curricular do segundo ano do ensino fundamental formada, também, por estudos de setores da economia, habitats e tipos de seres vivos.

 

 PROATIVISMO 

 

Mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia de COVID-19, foi possível dar continuidade às ações, uma vez que os alunos Théo Cardoso Lusvordes, do 6º ano do Ensino Fundamental II, e Pedro Henrique Buzinaro, do 2º ano do Ensino Médio, que já possuíam pequenos meliponários em suas residências, aceitaram colaborar com as pesquisas.

 

No dia 21 de junho, os estudantes Théo e Pedro, acompanhados de suas mães, Vania Buzinaro e Mariana Lusvordes, levaram ao Colégio algumas espécies de abelhas sem ferrão, como a Jataí e a Mandaçaia. O encontro proporcionou uma troca de aprendizagem e conscientização sobre a preservação das abelhas para o ciclo da cadeia alimentar.

 

 PROJETO PREMIADO 

 

Em dezembro de 2021, o projeto “Vamos Polinizar Essa Ideia?”, do Colégio Salesiano Dom Bosco de Americana (SP) foi reconhecido na premiação global Rainforest Kids Challenge por este trabalho de proteção das abelhas que constituem uma parte muito importante no balanceamento da cadeia alimentar e da vida no planeta Terra.

 

 SEGMENTO DO PROJETO 

 

Dando continuidade ao projeto, no dia 29 de abril, o Colégio Salesiano Dom Bosco recebeu 5 colmeias de abelhas sem ferrão. Para o ato da entrega, foi inaugurado a "Vila do Mel Mamãe Margarida". Além de todo o trabalho de preservação da espécie, o Colégio ensina a importância da preservação do meio ambiente, de se contribuir para o equilíbrio através da polinização local e ainda com o privilégio de ser moradia destes importantes insetos tão necessários à natureza. O próximo passo é fazer com que cada turma da unidade possa conhecer um pouco mais do trabalho diário das abelhas.

 

    

 

Fonte: Assessoria de Comunicação - Colégio Dom Bosco Americana (SP)

Mais Recentes

Seminário de Boas Práticas da Coleção Nautas fortalece a missão educativa e o protagonismo infantil nas escolas da Inspetoria São Pio X

Educadoras das escolas salesianas do Sul do Brasil compartilharam experiências pedagógicas inspiradoras que evidenciam a criatividade, o protagonismo e a vivência do carisma salesiano nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Na última terça-feira, 7 de outubro, educadoras de toda a Inspetoria São Pio X (BPA) participaram de um Seminário de Boas Práticas da Coleção Nautas, em formato online, reunindo diretoras, coordenadoras, orientadoras e professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O encontro foi promovido em sintonia com a Rede Salesiana Brasil - RSB e teve como objetivo fortalecer a comunhão e a partilha de experiências pedagógicas inspiradas na metodologia e nos valores salesianos. Mais do que um espaço de apresentações, o Seminário se configurou como um momento de comunhão, aprendizado e espiritualidade educativa, refletindo o compromisso conjunto de oferecer uma educação integral, criativa e transformadora. Cada escola apresentou uma prática pedagógica significativa, cuidadosamente escolhida para representar o trabalho desenvolvido com os estudantes a partir da Coleção Nautas. As experiências revelaram o entusiasmo das educadoras e o protagonismo infantil que permeiam as atividades cotidianas das comunidades educativas. Entre as práticas apresentadas, destacaram-se experiências que integraram leitura, ciências, matemática e sustentabilidade, sempre em diálogo com o Currículo da RSB e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Práticas que inspiram e transformam O Colégio São Paulo, de Ascurra (SC) apresentou o projeto “Desvendando a Poesia: Uma Aventura Literária”, que convidou os estudantes do 2º ano a criar e ilustrar seus próprios poemas, culminando na produção de um livro coletivo. Do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, de Bagé (RS), veio a prática “Os ODS e a vida no planeta”, na qual os alunos do 5º ano refletiram sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o papel de cada um na construção de um mundo mais justo e sustentável. O Colégio Salesiano, de Balneário Camboriú (SC) apresentou o projeto “Navegando entre histórias”, que transformou a leitura em uma jornada prazerosa e colaborativa, com atividades criativas como podcasts e releituras literárias. De Itajaí (SC), o Colégio Salesiano compartilhou a prática “No passo a passo das operações matemáticas”, que, com base na abordagem maker da Coleção Nautas, incentivou a experimentação e o raciocínio lógico nas aulas de Matemática. O Colégio Salesiano Dom Bosco, de Porto Alegre (RS), apresentou “Viajando pelo corpo humano”, uma experiência investigativa e colaborativa que ampliou o conhecimento científico e o interesse dos estudantes. Já o Colégio Salesiano Leão XIII, de Rio Grande/RS trouxe “Do livro ao jornal: o olhar curioso que transforma vivências em notícias”, no qual alunos do 1º ano mergulharam no universo das notícias, desenvolvendo leitura, escrita e oralidade de forma lúdica. De Rio do Sul (SC), o Colégio Salesiano Dom Bosco apresentou “Planeta azul em boas mãos!”, projeto que envolveu as crianças em vivências de cuidado com a natureza e incentivo à preservação da casa comum. Encerrando a sequência, o Colégio Salesiano Dom Bosco, de Santa Rosa (RS) encantou com o “Clubinho da Leitura”, uma iniciativa que une escola e família em torno do prazer de ler, com crianças levando para casa o “Carrinho da Leitura” e tornando-se contadoras de histórias. Um espaço de comunhão e missão compartilhada Todas as práticas seguiram os critérios e orientações da RSB para a partilha de Boas Práticas, de forma coerente com a proposta pedagógica e o carisma salesiano. Uma das práticas será escolhida para representar a Inspetoria São Pio X no IV Seminário Nacional de Boas Práticas com a Coleção Nautas, que acontecerá nos dias 18 e 19 de novembro de 2025. Para Maria Elvira Menegassi, coordenadora das Escolas da Inspetoria São Pio X, o Seminário foi um momento de fortalecimento da missão educativa: “O Seminário de Boas Práticas foi um momento profundamente significativo para a Inspetoria São Pio X, pois fortaleceu nossa identidade e o sentido de coletividade na construção de práticas pedagógicas inovadoras. Ao compartilhar experiências, ampliamos horizontes, inspiramos novas ações e reafirmamos o compromisso com uma educação integral, criativa e transformadora. Cada boa prática, fundamentada na Coleção Nautas, evidencia o protagonismo dos estudantes e a dedicação das educadoras, lembrando-nos de que aprender juntos é o caminho mais fecundo para renovar e fortalecer nossa missão educativa.” Com o olhar voltado para o futuro e o coração enraizado no carisma de Dom Bosco e de Madre Mazzarello, o Seminário de Boas Práticas reafirmou a força da rede de educadoras(es) salesianas(os) que, dia após dia, conduzem suas “naus” com esperança, criatividade e amor educativo, rumo a novos horizontes de aprendizagem e evangelização. Comunicação da Rede Salesiana Brasil  

Orgulho Salesiano: Luiza Teixeira conquista quatro medalhas nos Jogos da Juventude 2025

A estudante e atleta Luiza Teixeira Araújo, de 16 anos, aluna do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, se destacou nos Jogos da Juventude 2025, ocorrido em Brasília, durante setembro, e organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). Representando o Estado do Rio de Janeiro, Luiza conquistou Ouro, Prata e dois Bronzes, reafirmando seu talento, dedicação e amor pelo esporte.Nossa aluna garantiu Ouro no revezamento 4x100 metros rasos, Prata no pentatlo, prova que reúne 100 metros com barreiras, salto em altura, arremesso de peso, salto em distância e 800 metros, e Bronze em duas provas: 100 metros com barreiras e revezamento 4x400 metros rasos misto. As conquistas reforçam sua posição entre os principais nomes da nova geração do atletismo nacional.   “Eu fico muito feliz por todo o apoio que o Castelo me dá, por sempre estar torcendo por mim e de representar e levar o nome da escola para todo o Brasil”, declarou Luiza, emocionada. Segundo ela, o amor pelo esporte é o que a impulsiona diariamente: “Praticar esporte me deixa muito feliz”.   O Colégio Castelo celebrou com orgulho o desempenho da aluna, destacando o compromisso da instituição com a formação integral dos estudantes. A escola acredita que o esporte é um caminho essencial para o desenvolvimento da disciplina, do equilíbrio emocional e do espírito de equipe, valores que caminham junto com o aprendizado acadêmico.   A trajetória de Luiza inspira toda a comunidade escolar. Seu exemplo de determinação, alegria e gratidão reflete o espírito do Castelo: uma escola que acredita no potencial dos jovens e incentiva cada um a alcançar seus sonhos, com felicidade, dentro e fora das pistas.   Texto: Paolla Itagiba do INSG Castelo

Jornada Formativa em Fortaleza fortalece a missão educativa e a identidade salesiana

Hoje, 7 de outubro, o Colégio Salesiano de Fortaleza (CE) é palco de um importante momento de formação e integração: a Jornada Formativa para Gestores, promovida pela Rede Salesiana Brasil (RSB). O encontro reune cerca de 25 representantes das unidades salesianas de Fortaleza (CE), Aracati (CE), Juazeiro do Norte (CE) e Petrolina (PE), em um espaço dedicado ao estudo, à reflexão e ao fortalecimento da missão educativa salesiana. A formação teve como foco o Caderno 6 do Currículo da Rede Salesiana Brasil, que apresenta os Parâmetros de Qualidade Institucional, um referencial essencial para consolidar processos de gestão pedagógica, pastoral e administrativa em sintonia com a identidade salesiana. Coordenada pelo gestor educacional nacional, Anderson Leal, com o apoio dos gestores educacionais inspetoriais, Jonathas Sacramento e Valéria Rodrigues, a jornada tem sido conduzida pelo Pe. Leandro Brum Pinheiro, da Inspetoria São Pio X. Em sua condução, o sacerdote provocou reflexões profundas sobre a coerência entre teoria e prática, convidando os participantes a repensarem suas realidades locais à luz dos princípios que orientam a educação integral e transformadora. Durante o encontro, os gestores puderam dialogar, trocar experiências e identificar caminhos comuns para fortalecer o compromisso com a qualidade educativa, sempre inspirados pelo carisma de Dom Bosco. Mais do que um momento formativo, a jornada se revela como um espaço de comunhão, aprendizado e renovação da missão, reafirmando o compromisso das presenças salesianas do Nordeste com uma educação que evangeliza, transforma e promove a vida.Angélica Novais com informações de Anderson Leal

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil