Primeiro dia do XXI ENARSE e XIV ENEL
24/08/2023

Primeiro dia do XXI ENARSE e XIV ENEL

Primeiro dia do XXI ENARSE e XIV ENEL

Na tarde da última quarta-feira (23), a Rede Salesiana Brasil (RSB) deu início ao primeiro dia do XXI Encontro Nacional das Escolas da Rede Salesiana Brasil (ENARSE) e XIV Encontro Nacional dos Ecônomos Locais (ENEL). Com o tema “Identidade e inovação no currículo: a centralidade da pessoa e a excelência da escola salesiana”, o evento aconteceu em formato totalmente on-line, pela plataforma ZOOM, tendo como objetivo principal promover a formação continuada nas dimensões gerencial, pedagógico-pastoral e administrativo-financeira para o fortalecimento da Missão Educativa Salesiana em Rede no Brasil.

A organização do Encontro ficou por conta da Coordenadora Nacional das Escolas da Rede Salesiana Brasil, Ir. Lucia Jacinta Finassi, juntamente com o Comitê Nacional das Escolas Salesianas e a Gestora de Projetos Formativos da RSB, Ana Paula Costa e Silva. Para o primeiro dia do evento, toda a mediação foi realizada pela Coordenadora das Escolas da Inspetoria Maria Auxiliadora, Valéria Rodrigues.

  

A frente da Oração Inicial estava o Coordenador das Escolas da Inspetoria Santo Afonso Maria de Ligório, Pe. Hermenegildo da Silva, que, em vídeo, realizou um momento especial de oração e partilha, levando os participantes a um contato íntimo com Deus. 

Concedendo a abertura oficial do evento, a Presidente da RSB e Inspetora Referente das Escolas, Ir. Teresinha Ambrosim, lembrou a importância da missão salesiana na educação no Brasil. “Nós já sabemos que o objetivo principal do ENARSE e ENEL é promover a formação continuada, pois, todos os anos, nos debruçamos sobre a formação de que queremos também fortalecer a formação educativa Salesiana no Brasil. Esse é o nosso foco, pois é muito importante que neste Encontro vamos aprofundar a nossa missão educativa e também fortalecer a implementação do currículo das Escolas da Rede Salesiana Brasil que têm como esses a centralidade da pessoa e tem como meta a excelência da escola Salesiana”, comentou a religiosa.

Em total comunhão com o pensamento da Ir. Teresinha, o Diretor Executivo da RSB, Pe. Nivaldo Luiz Pessinatti, compartilhou um pouco sobre a importância da formação. “Nós nos formamos para alimentar a nossa alma, o nosso projeto, de tal forma que, como a Ir. Teresinha mencionou, a missão seja bem mais qualificada. Este ano, nosso grande mutirão, a Rede, se torna um grande mutirão em benefício dos jovens. E trago também a perspectiva já antecipada que o nosso Reitor-Mor colocou para o próximo ano, celebrando os 200 anos do sonho [profético de Dom Bosco] dos 9 anos. É um apelo tão simbólico, mas ao mesmo tempo tão verdadeiro [...] mesmo depois de 200 anos, eles [os sonhos] continuam muito eficazes e eficientes”, comentou o Pe. Nivaldo Pessinatti.

“É um grande momento de formação e animação. Diante dos desafios e das incertezas que a nossa atualidade nos traz, nós temos uma grande certeza: temos a força carismática da nossa proposta educativa pastoral. Ser uma escola em excelência acadêmica [...], mas com grande foco da pessoa. Nós sabemos a grande frase de Dom Bosco ‘A educação é obra do coração’, e essa é uma convicção que nos move a viver a nossa missão educativa como educadora e educador, com o coração”, disse a Diretora Executiva da RSB, Ir. Silvia Aparecida da Silva.

  

Em seguida, Ir. Lucia Jacinta compartilha a felicidade que teve em relação ao grande número de inscritos no XXI ENARSE e XIV ENEL. “Essa tarde, vamos nos debruçar um pouco sobre o cuidado e a humanização. Retomar aí, juntos, como Escola Salesiana América, que no próximo ano estaremos celebrando 30 anos, esse modelo de significatividade das nossas escolas salesianas. E, também, uma partilha de experiências da implantação do nosso currículo por uma das nossas Inspetorias. É uma grande alegria contar com a presença de mais de mais 550 participantes. Agradecemos a essa adesão e por toda a parceria”, comenta Ir. Lucia Jacinta.

Na primeira palestra do evento, o Consultor e Formador nas Dimensões Espiritual e Humana, Gustavo Balbinot, abordou o tema "O cuidado e a humanização no cotidiano da escola em pastoral". Gustavo trouxe um pouco sobre a importância do cuidado e da abordagem humanizada no ambiente escolar, promovendo uma reflexão sobre práticas que visam aprimorar a experiência educacional.

Já sob o título "De Cumbayá I ao ESA V: Juntos como Escola Salesiana na América", a segunda palestra do dia foi ministrada pela Referente do Âmbito para a Pastoral Juvenil e Referente da Escola Salesiana América (ESA)/Ensino Superior, Ir. Ivone Goulart, que proporcionou, diretamente de Roma, uma análise profunda da jornada da Escola Salesiana na América, destacando o momento histórico. A religiosa lembrou da Presença Salesiana nos 23 países, sendo o trabalho como Família Salesiana há quase 30 anos, destacando o espírito colaborativo que une essa comunidade educacional.

Após o intervalo, a Referente da Comissão Central ESA – Chile, Ir. Patrícia Parraguez, compartilhou um pouco sobre a temática “Modelo de Significatividade das Escolas Salesianas”. A religiosa salesiana compartilhou o documento que faz parte da comissão central e que está dirigido aos líderes escolares das escolas na América.

  

Já como reflexão final do primeiro dia do XXI ENARSE e XIV ENEL, trazendo o tema “Rotinas e intencionalidades: a leveza e a práxis dos caminhos curriculares”, a Gestora Pedagógica, Ana Cristina Sofiati, e o Coordenador das Escolas da Inspetoria Salesiana São Pio X, Pe. Leandro Brum, partilharam um pouco sobre a implementação do currículo nas escolas salesianas da Inspetoria.

 

O Encontro chegou ao seu término com algumas palavras da Coordenadora Nacional das Escolas da RSB, Ir. Lucia Jacinta Finassi, que expressou seus agradecimentos a todos os que estavam presentes no primeiro dia do evento.

O XXI ENARSE e XIV ENEL se encaminha para o seu último dia amanhã (25), a partir das 14h30, horário de Brasília. Confira todos os detalhes do segundo dia clicando aqui.

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Mais Recentes

INSA Araras conquista título no Desafio Nacional Acadêmico 2026 e alcança tricampeonato da competição

O Instituto Nossa Senhora Auxiliadora (INSA), de Araras (SP), tem mais um motivo para comemorar. A equipe ARTEMIS VI, formada por estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental, conquistou o título do Desafio Nacional Acadêmico (DNA) 2026, uma das mais tradicionais e desafiadoras competições de conhecimento do Brasil. Com o resultado, a escola alcança o tricampeonato nacional da competição, reafirmando sua trajetória de excelência acadêmica. Reconhecido por estimular a pesquisa, o raciocínio lógico, a criatividade e o trabalho em equipe, o DNA reúne estudantes de todo o país em uma jornada de desafios que vai muito além dos conteúdos escolares. Ao longo das etapas, os participantes são convidados a investigar, analisar informações, resolver problemas e construir estratégias de forma colaborativa. Representando o INSA-Araras, a equipe ARTEMIS VI demonstrou preparo, dedicação e grande capacidade de cooperação. O grupo enfrentou desafios multidisciplinares que exigiram conhecimento, pensamento crítico e agilidade na tomada de decisões, destacando-se entre centenas de equipes participantes de diversas regiões do Brasil. A equipe campeã foi formada pelos estudantes Lina Alves, Tiago Balmer, Thayla Ferreira, Ana Julia Pastre, Elisa Garcia, Rafael Cardoso e Vitor Oliveira, sob a orientação do professor Dr. José Guilherme Licio, que acompanhou e incentivou os alunos durante toda a competição. A conquista representa muito mais do que um título. Ela reflete o compromisso do INSA-Araras com uma educação que valoriza o protagonismo estudantil, a busca pelo conhecimento e o desenvolvimento de competências essenciais para a formação integral dos jovens. Com o tricampeonato, o INSA-Araras consolida sua posição entre as escolas de destaque no cenário das competições acadêmicas nacionais, fortalecendo uma história construída com dedicação, talento e paixão pelo aprendizado. Para toda a comunidade educativa, o resultado é motivo de orgulho e celebração. A vitória da equipe ARTEMIS VI inspira outros estudantes a acreditarem em seu potencial e demonstra que o esforço, a curiosidade e o trabalho em equipe são capazes de transformar desafios em grandes conquistas. A Equipe de Gestão da escola parabeniza os estudantes, o professor orientador e as famílias por mais este capítulo histórico na trajetória do INSA-Araras! Fonte: Inspetoria Nossa Senhora Aparecida

Porto Alegre Sedia Penúltima Etapa Regional do ENARSE/ENEL 2026

Encontro presencial no Rio Grande do Sul reuniu lideranças das Inspetorias Nossa Senhora Aparecida e São Pio X para consolidar o olhar sistêmico sobre a qualidade educativa salesiana. Nos dias 15 e 16 de junho, a cidade de Porto Alegre (RS) foi o ponto de encontro da liderança salesiana ao sediar a oitava e penúltima etapa regional do Encontro Nacional das Escolas Salesianas (ENARSE) e Encontro Nacional dos Ecônomos Locais (ENEL). O evento presencial avançou com as metas do Plano Integrado de Formação 2026 da Rede Salesiana Brasil (RSB), promovendo uma profunda articulação estratégica entre gestão pedagógica e administrativa. Foco no Desenvolvimento e Ciclo de Melhorias Conduzido sob a assessoria metodológica do Dr. Ricardo Mariz, o encontro proporcionou às equipes diretivas um espaço de imersão no Caderno 6 do Currículo da RSB (Parâmetros Institucionais de Qualidade Educacional). No primeiro dia, os gestores participaram de palestras conceituais sobre a necessidade de mudança na educação e painéis técnicos voltados para o uso de indicadores como pontos de observação para a tomada de decisões estratégicas. A partir desse alinhamento, os participantes dividiram-se em grupos focados nas cinco dimensões fundamentais das escolas da Rede: Liderança, Gestão Pedagógica, Pastoral Escolar, Comunicação e Gestão de Recursos/Sustentabilidade. Construção do Olhar Sistêmico em Rede O segundo dia de atividades foi marcado pelo protagonismo das escolas, que apresentaram em plenária suas sínteses, achados e aprendizados de suas respectivas realidades. O ponto alto do trabalho coletivo foi a construção do Olhar Sistêmico, dinâmica responsável por identificar padrões transversais nos indicadores regionais. Esses dados gerados de forma colaborativa na capital gaúcha servirão como insumos fundamentais para a consolidação da Matriz Nacional de Indicadores da RSB, assegurando um crescimento homogêneo, qualificado e fiel à identidade carismática salesiana. A Voz dos Participantes "Estar aqui participando do ENARSE está sendo uma experiência muito gratificante, porque é uma oportunidade de podermos alinhar as propostas da Rede Salesiana com as nossas práticas cotidianas. Então, poder estudar os indicadores, revisá-los, adaptá-los e ver de que forma eles qualificam a nossa ação educativa e pastoral tem sido um momento de grande crescimento, tanto pessoal quanto para a nossa equipe. E, com certeza, vai qualificar ainda mais a nossa missão junto aos jovens e às crianças lá da nossa presença. Obrigada." Ir. Lucia Jacinta Finassi, Coordenadora das Escolas Salesianas da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida A Grande Final: Rumo a Belo Horizonte! Após cruzar o Brasil passando por Campo Grande (MS), Manaus (AM), Goiânia (GO), São Paulo (SP), Jaboatão dos Guararapes (PE), Campos dos Goytacazes (RJ), Niterói (RJ) e, agora, Porto Alegre (RS), o ciclo itinerante do ENARSE/ENEL 2026 se prepara para o seu encerramento. A nona e última etapa nacional acontecerá nos dias 07 e 08 de julho, em Belo Horizonte (MG). Para conferir os bastidores deste encerramento histórico, ver fotos exclusivas de cada encontro regional e não perder nenhum detalhe do futuro da educação salesiana no Brasil, continue acompanhando de perto os perfis oficiais da Rede Salesiana Brasil no Instagram (@redesalesianabr). Conecte-se conosco e celebre a força dessa caminhada em rede! Por Janaina Lima, com apoio da equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Niterói Sedia 7ª Etapa Regional do ENARSE/ENEL 2026

Encontro presencial no Rio de Janeiro reuniu gestores da Inspetoria São João Bosco para consolidar a Síntese Regional dos indicadores de qualidade educacional. Nos dias 11 e 12 de junho, a cidade de Niterói (RJ) acolheu a sétima etapa regional do Encontro Nacional das Escolas Salesianas (ENARSE) e Encontro Nacional de Ecônomos Locais (ENEL). O evento presencial deu continuidade às metas estabelecidas no Plano Integrado de Formação 2026 da Rede Salesiana Brasil (RSB), promovendo uma imersão estratégica na gestão em rede. Transformação Educativa e Foco em Evidências Sob a condução e assessoria metodológica do Dr. Ricardo Mariz, as lideranças escolares aprofundaram o estudo do Caderno 6 do Currículo da RSB (Parâmetros Institucionais de Qualidade Educacional). A formação instigou as equipes a debaterem o contexto social atual e a utilizarem indicadores técnicos como ferramentas fundamentais para desenhar os planos de melhoria das unidades. O primeiro dia foi dedicado ao alinhamento conceitual e ao início dos trabalhos práticos em grupos, onde as escolas partilharam suas realidades locais e iniciaram o mapeamento das convergências. Síntese Regional e Articulação Coletiva Para garantir uma cobertura sistêmica da gestão salesiana, o público do evento dividiu-se entre as cinco dimensões institucionais: Liderança (Diretores Institucionais/Gerais); Gestão Pedagógica (Diretores Pedagógicos); Pastoral Escolar e Acompanhamento Educacional (Coordenadores de Pastoral); Comunicação (Coordenadores/Responsáveis de Comunicação); Gestão de Recursos e Sustentabilidade (Diretores/Coordenadores Administrativos, Financeiros e Ecônomos). O grande destaque do segundo dia foi a construção da Síntese Regional, momento em que os grupos identificaram os padrões transversais dos indicadores de cada dimensão. Esses dados gerados colaborativamente em Niterói servirão como insumos diretos para a Matriz Nacional de Indicadores da RSB, fortalecendo a governança carismática e garantindo a excelência do ensino em rede. A Voz dos Participantes "Foi muito bom participar do ENARSE 2026, poder trocar experiências e trocar a partilha de vida com outros membros da nossa Rede Salesiana. Volto para Resende muito grato e muito motivado para continuar esse trabalho pastoral que Deus e São João Bosco colocaram em nossas mãos." Cley Souza, Coordenador de Pastoral do Colégio Salesiano de Resende "Acredito que esse ENARSE/ENEL em Niterói foi um evento marcante pela presença dos educadores da Rede e da Inspetoria São João Bosco. E a palavra que mais marcou o meu coração foi ‘legado’. Nós estamos diante de um legado que é a construção da Rede Salesiana Brasil, que está fazendo 25 anos. Isso nos traz uma grande responsabilidade para os tempos atuais. E também por estarmos em Niterói, a primeira Casa Salesiana do Brasil, então nós estamos num ambiente sonhado e realizado por Dom Bosco e temos uma grande alegria de trabalhar e viver nesta casa. Que São João Bosco e Nossa Senhora Auxiliadora continuem intercedendo pela nossa missão de educação e evangelização das juventudes em Niterói, Resende e no Jacarezinho." Padre Marcio Marçal, Diretor Institucional da Presença Salesiana de Niterói  "Para mim, foi um momento muito importante de reflexão frente aos desafios que muitas vezes nós não damos conta, mas que influenciam diretamente nas nossas unidades. Fica o legado para trabalharmos com a comunidade educativa, levando essas reflexões, tendo um novo olhar para os nossos alunos e, principalmente, para os nossos professores que precisam entender essa nova geração." Adriana Tiago, Diretora Pedagógica do Colégio Salesiano Jacarezinho Rumo a Porto Alegre Após o sucesso das trocas e dos aprendizados em Niterói, o ciclo itinerante do ENARSE/ENEL 2026 segue sua trajetória. A oitava etapa regional já está com data e local confirmados: 15 e 16 de junho, em Porto Alegre (RS). Este é um momento histórico para a gestão da Rede Salesiana Brasil, que reafirma seu compromisso com a excelência educacional, a transparência e a inovação. Para conferir os bastidores, fotos exclusivas de cada encontro e acompanhar de perto a cobertura completa desta jornada, siga os perfis oficiais da Rede Salesiana Brasil (@redesalesianabr) e faça parte desse grandioso movimento em rede em prol das juventudes.   Por Janaina Lima, com apoio da equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil