Primeiro dia do XXI ENARSE e XIV ENEL
24/08/2023

Primeiro dia do XXI ENARSE e XIV ENEL

Primeiro dia do XXI ENARSE e XIV ENEL

Na tarde da última quarta-feira (23), a Rede Salesiana Brasil (RSB) deu início ao primeiro dia do XXI Encontro Nacional das Escolas da Rede Salesiana Brasil (ENARSE) e XIV Encontro Nacional dos Ecônomos Locais (ENEL). Com o tema “Identidade e inovação no currículo: a centralidade da pessoa e a excelência da escola salesiana”, o evento aconteceu em formato totalmente on-line, pela plataforma ZOOM, tendo como objetivo principal promover a formação continuada nas dimensões gerencial, pedagógico-pastoral e administrativo-financeira para o fortalecimento da Missão Educativa Salesiana em Rede no Brasil.

A organização do Encontro ficou por conta da Coordenadora Nacional das Escolas da Rede Salesiana Brasil, Ir. Lucia Jacinta Finassi, juntamente com o Comitê Nacional das Escolas Salesianas e a Gestora de Projetos Formativos da RSB, Ana Paula Costa e Silva. Para o primeiro dia do evento, toda a mediação foi realizada pela Coordenadora das Escolas da Inspetoria Maria Auxiliadora, Valéria Rodrigues.

  

A frente da Oração Inicial estava o Coordenador das Escolas da Inspetoria Santo Afonso Maria de Ligório, Pe. Hermenegildo da Silva, que, em vídeo, realizou um momento especial de oração e partilha, levando os participantes a um contato íntimo com Deus. 

Concedendo a abertura oficial do evento, a Presidente da RSB e Inspetora Referente das Escolas, Ir. Teresinha Ambrosim, lembrou a importância da missão salesiana na educação no Brasil. “Nós já sabemos que o objetivo principal do ENARSE e ENEL é promover a formação continuada, pois, todos os anos, nos debruçamos sobre a formação de que queremos também fortalecer a formação educativa Salesiana no Brasil. Esse é o nosso foco, pois é muito importante que neste Encontro vamos aprofundar a nossa missão educativa e também fortalecer a implementação do currículo das Escolas da Rede Salesiana Brasil que têm como esses a centralidade da pessoa e tem como meta a excelência da escola Salesiana”, comentou a religiosa.

Em total comunhão com o pensamento da Ir. Teresinha, o Diretor Executivo da RSB, Pe. Nivaldo Luiz Pessinatti, compartilhou um pouco sobre a importância da formação. “Nós nos formamos para alimentar a nossa alma, o nosso projeto, de tal forma que, como a Ir. Teresinha mencionou, a missão seja bem mais qualificada. Este ano, nosso grande mutirão, a Rede, se torna um grande mutirão em benefício dos jovens. E trago também a perspectiva já antecipada que o nosso Reitor-Mor colocou para o próximo ano, celebrando os 200 anos do sonho [profético de Dom Bosco] dos 9 anos. É um apelo tão simbólico, mas ao mesmo tempo tão verdadeiro [...] mesmo depois de 200 anos, eles [os sonhos] continuam muito eficazes e eficientes”, comentou o Pe. Nivaldo Pessinatti.

“É um grande momento de formação e animação. Diante dos desafios e das incertezas que a nossa atualidade nos traz, nós temos uma grande certeza: temos a força carismática da nossa proposta educativa pastoral. Ser uma escola em excelência acadêmica [...], mas com grande foco da pessoa. Nós sabemos a grande frase de Dom Bosco ‘A educação é obra do coração’, e essa é uma convicção que nos move a viver a nossa missão educativa como educadora e educador, com o coração”, disse a Diretora Executiva da RSB, Ir. Silvia Aparecida da Silva.

  

Em seguida, Ir. Lucia Jacinta compartilha a felicidade que teve em relação ao grande número de inscritos no XXI ENARSE e XIV ENEL. “Essa tarde, vamos nos debruçar um pouco sobre o cuidado e a humanização. Retomar aí, juntos, como Escola Salesiana América, que no próximo ano estaremos celebrando 30 anos, esse modelo de significatividade das nossas escolas salesianas. E, também, uma partilha de experiências da implantação do nosso currículo por uma das nossas Inspetorias. É uma grande alegria contar com a presença de mais de mais 550 participantes. Agradecemos a essa adesão e por toda a parceria”, comenta Ir. Lucia Jacinta.

Na primeira palestra do evento, o Consultor e Formador nas Dimensões Espiritual e Humana, Gustavo Balbinot, abordou o tema "O cuidado e a humanização no cotidiano da escola em pastoral". Gustavo trouxe um pouco sobre a importância do cuidado e da abordagem humanizada no ambiente escolar, promovendo uma reflexão sobre práticas que visam aprimorar a experiência educacional.

Já sob o título "De Cumbayá I ao ESA V: Juntos como Escola Salesiana na América", a segunda palestra do dia foi ministrada pela Referente do Âmbito para a Pastoral Juvenil e Referente da Escola Salesiana América (ESA)/Ensino Superior, Ir. Ivone Goulart, que proporcionou, diretamente de Roma, uma análise profunda da jornada da Escola Salesiana na América, destacando o momento histórico. A religiosa lembrou da Presença Salesiana nos 23 países, sendo o trabalho como Família Salesiana há quase 30 anos, destacando o espírito colaborativo que une essa comunidade educacional.

Após o intervalo, a Referente da Comissão Central ESA – Chile, Ir. Patrícia Parraguez, compartilhou um pouco sobre a temática “Modelo de Significatividade das Escolas Salesianas”. A religiosa salesiana compartilhou o documento que faz parte da comissão central e que está dirigido aos líderes escolares das escolas na América.

  

Já como reflexão final do primeiro dia do XXI ENARSE e XIV ENEL, trazendo o tema “Rotinas e intencionalidades: a leveza e a práxis dos caminhos curriculares”, a Gestora Pedagógica, Ana Cristina Sofiati, e o Coordenador das Escolas da Inspetoria Salesiana São Pio X, Pe. Leandro Brum, partilharam um pouco sobre a implementação do currículo nas escolas salesianas da Inspetoria.

 

O Encontro chegou ao seu término com algumas palavras da Coordenadora Nacional das Escolas da RSB, Ir. Lucia Jacinta Finassi, que expressou seus agradecimentos a todos os que estavam presentes no primeiro dia do evento.

O XXI ENARSE e XIV ENEL se encaminha para o seu último dia amanhã (25), a partir das 14h30, horário de Brasília. Confira todos os detalhes do segundo dia clicando aqui.

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Mais Recentes

Instituto Laura Vicuña leva estudantes do 4º ano a expedição inédita no Uruguai, ampliando horizontes da aprendizagem

No Instituto Laura Vicuña (ILV), de Uruguaiana (RS), a proposta pedagógica vai além dos muros da escola: as expedições de estudo são experiências de aprendizagem que transportam as crianças para um contato direto com o mundo real. Essa metodologia permite que as curiosidades e perguntas surgidas em sala de aula ganhem vida por meio da vivência prática e da investigação em ambientes externos, fortalecendo o aprendizado integral. Com um planejamento cuidadoso, o ILV seleciona locais que despertam o entusiasmo e o desejo de conhecer, oferecendo às crianças a chance de experimentar, formular novas questões e se encantar com a diversidade do mundo ao redor. O retorno à escola é sempre marcado por um olhar ampliado, rico em conexões e possibilidades. Explorar territórios desconhecidos tem um valor imenso não só pelo conhecimento adquirido, mas também pela construção da consciência de que o mundo é vasto e plural. O ILV se compromete em ser o espaço que estimula essa visão abrangente. No dia 11 de novembro, 56 crianças que estudam nas turmas do 4º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais, acompanhadas pelas professoras Fabiana, Andréa e Laisa, e pela coordenadora Caroline, participaram de uma expedição ao Uruguai, país vizinho que faz fronteira com Uruguaiana. Guiados pelos conteúdos da Coleção Nautas, da Editora EDEBÊ da Rede Salesiana Brasil (RSB), os estudantes vivenciaram temas que vão desde o processo imigratório até uma enriquecedora visita à mina da cidade de Artigas (Uruguai). Essa experiência fortaleceu nos estudantes o entusiasmo natural da infância: o desejo de explorar, aprender e se relacionar com o mundo.   Inspetora Nossa Senhora Aparecida

Estudantes do Colégio Salesiano Dom Bosco, no Centro de Manaus, brilham na Olimpíada Brasileira de Robótica e na Mostra Nacional de Robótica

O Colégio Salesiano Dom Bosco, do Centro de Manaus, marcou presença mais uma vez nas finais brasileiras da Mostra Nacional de Robótica (MNR) e da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), considerada a maior competição de robótica da América Latina, participando na modalidade Robótica Artística, com os estudantes Ana Clara Vieira, Davi Augusto, Guilherme Andrade e Júlia Evaristo, da 8º Ano do Ensino Fundamental. Neste ano, a escola apresentou seis iniciativas que evidenciam o compromisso dos estudantes com a ciência, a inovação e o impacto social, dentre elas, foram selecionadas quatro. Entre as selecionadas, destacou-se a iniciativa que desenvolveu um bracelete para auxiliar pessoas com Mal de Parkinson, desenvolvido pelos alunos: Miriam Soares, Ravi Leite, Ana Francisca do Valle, Joshua Chagas, Jordan dos Anjos, Yuri Borges, do 1º ano do Ensino Médio, que receberam Menção Honrosa nacional e foi reconhecido como um dos melhores projetos do Brasil.  Também integrou a mostra o projeto “Missão Clean Space”, criado pelo aluno André Luiz Sena do 6º ano, que propôs uma sonda que faz a limpeza de lixo espacial e conquistou duas Menções Honrosas: uma na etapa estadual do Espírito Santo e outra na etapa do Amazonas. Outra iniciativa apresentada foi o “Tambakicks”, um barco autônomo movido a energia solar, premiado com Menção Honrosa na etapa estadual do Espírito Santo. O protótipo oferece soluções sustentáveis para os desafios das secas e cheias dos rios amazônicos, auxiliando no transporte de mantimentos e em pesquisas científicas com sensores ambientais e foi desenvolvido pelos alunos Kenedy Ajala, Yasmin Andrade e Isabela Duarte. O projeto recebeu menção honrosa na etapa estadual do Amazonas e na etapa do Espirito Santo.  Por fim, a equipe também levou ao evento o Robô Focus, criado para apoiar alunos com TDAH, da Aluna Angelina Sena, do 2º Série do Ensino Médio, e a ex -estudante salesiana Clara Tereza, que estuda Design na UFAM. Teve também o projeto Meninas Amazonas, uma iniciativa 100% feminina que incentiva a participação de meninas na robótica, ciência e tecnologia, incluindo a produção de um eBook exclusivo com atividades formativas e inspiradoras, realizado pelas alunas Mariana Sena e Samilly Sthefany. Vozes que revelam transformação A participação na OBR e na MNR foi acompanhada de muita emoção, crescimento e superação. O estudante Ravi, do 1º ano do Ensino Médio e integrante da equipe premiada, resumiu o sentimento vivido: “Apesar de todas as dificuldades pelo caminho, fomos resilientes e ganhamos muitos conhecimentos. Quero continuar na robótica e ser campeão junto da minha equipe em João Pessoa no ano que vem!” Sua colega, Yasmin Andrade, também do 1º ano do Ensino Médio e membro da equipe Tambakicks, expressou sua gratidão pela experiência e pelo acompanhamento pedagógico: “Essa experiência mudou tudo o que eu pensava e me ajudará a ser uma aluna melhor. Obrigada, professora, por acreditar no meu potencial. A robótica me abriu portas para uma área incrível da tecnologia.” Os depoimentos dos estudantes revelam aquilo que a educadora responsável, professora Joana Ramos, reforça há anos: a robótica vai muito além da competição. Ao falar sobre o evento com a RSB, ela destacou o impacto profundo do processo formativo: “Foram dias intensos, cheios de aprendizados, ajustes, erros e acertos. A robótica é um instrumento de transformação pessoal, social e educacional. Eles voltam mais maduros, confiantes e apaixonados pela ciência. A robótica se transforma e, eu continuo acreditando que, através da educação, mudamos o mundo, disse a professora Joana Ramos.” Famílias vivem a experiência junto A emoção também foi compartilhada pelas famílias. A mãe Alessandra Sena, que teve dois filhos participando do evento (André Luiz, do 6º ano, e Angelina, da 2º série do Ensino Médio), relatou a grandiosidade do encontro nacional e sua importância formativa: “Para quem vive a robótica, participar desse evento é um sonho. É um encontro grandioso, que reúne equipes de vários estados, do Ensino Fundamental ao universitário. A troca de ideias, o contato com outras pesquisas e culturas… tudo isso transforma os jovens. É maravilhoso para cada estudante e, para nós, pais, é motivo de muito orgulho.” Robótica como missão educativa A participação na OBR reforça a missão salesiana de promover uma educação integral, que conecta ciência, criatividade, valores humanos e protagonismo juvenil. Em cada projeto apresentado, os alunos demonstram não apenas domínio tecnológico, mas também sensibilidade social, responsabilidade e espírito de equipe. Conheça as iniciativas e ações desenvolvidas pelos alunos do Colégio Salesiano Dom Bosco Participação na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) e Mostra Nacional de Robótica (MNR): o Colégio Dom Bosco tem participado das finais nacionais na modalidade Robótica Artística e da MNR, levando projetos desenvolvidos pelos alunos e conquistando menções e premiações nacionais.  Representação em eventos internacionais (RoboCup): projetos premiados na MNR garantiram vagas para representar o Amazonas e o Brasil em etapas internacionais como a RoboCup.  Projetos sociais e de impacto (ex.: Mão Biônica, Bracelete para Mal de Parkinson, Cidade Inteligente, Missão Clean Space): ao longo do ano as equipes apresentam projetos de impacto social e ambiental desenvolvidos com tecnologias de baixo custo (Arduino, prototipagem), que chamaram atenção nos eventos nacionais.  Laboratório / Sala Maker e Espaço STEM: a escola mantém espaços Maker/Laboratório de Robótica onde são ministradas aulas práticas de programação, eletrônica e prototipagem para diferentes séries. Esses ambientes apoiam a formação contínua dos alunos em STEAM - acrônimo em inglês para Ciências (Science), Tecnologia (Technology), Engenharia (Engineering), Artes (Arts) e Matemática (Mathematics) - metodologia educacional que busca integrar essas áreas do conhecimento em projetos e atividades práticas, promovendo o aprendizado interdisciplinar e o desenvolvimento de habilidades como criatividade, pensamento crítico e resolução de problemas.  Torneios e seletivas internas (Torneio Brasil de Robótica - TBR):  Realização de etapas internas e seletivas para preparar equipes rumo a competições regionais e nacionais (TBR, etapas estaduais da OBR), estimulando participação ampla dos estudantes. Equipes e identidades (ex.: Tambakicks, Amazon Tech): existência de equipes com identidade própria que participam das competições e mostras; também há times que se destacaram em outras competições de tecnologia (como a Olimpíada Nacional de Aplicativos — ONDA). O Colégio Salesiano Dom Bosco celebra mais esta vitória na robótica, conquistas que vão muito além de prêmios e classificações. São histórias de vida transformadas, vocações despertadas e jovens que descobrem na ciência um caminho para construir um futuro melhor.

4º Encontro On-line do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas aprofunda discussão sobre como utilizar ferramentas de design para tornar a formação de professores mais visível

No dia 12 de novembro, a Rede Salesiana Brasil realizou o 4º encontro on-line do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do Ensino Fundamental - Anos Iniciais, encerrando o ciclo formativo de 2025 com um momento marcado pela criatividade, colaboração e aprofundamento metodológico. Coordenações Pedagógicas de todo o Brasil acompanharam a formação conduzida pela formadora Caroline Cardoso. A partir da fundamentação desenvolvida, as coordenações foram convidadas a refletir sobre o papel das linguagens visuais como estratégia pedagógica, especialmente no contexto da formação continuada dos educadores. Com uma abordagem dinâmica, Caroline apresentou princípios de design aplicáveis ao cotidiano das coordenações, reforçando como a visualidade potencializa a clareza das orientações, a comunicação pedagógica e a devolutiva das práticas docentes. Atividade “mão na massa”: criatividade para expressar processos formativos Em sintonia com o tema, o encontro contou com uma proposta prática. Antecipadamente, as participantes foram orientadas a preparar um pequeno kit de materiais para a atividade. Durante a formação, cada coordenação produziu uma peça criativa, utilizando elementos simples, mas alinhados ao conteúdo apresentado. As produções foram compartilhadas no grupo de WhatsApp do Programa de Formação das Coordenações , criando um ambiente de inspiração mútua e troca entre as coordenações, fortalecendo a rede colaborativa que sustenta o Programa. Narrativas formativas e construção coletiva Outro momento significativo foi a partilha em pequenos grupos. As coordenações trocaram experiências, narrativas e percursos formativos desenvolvidos em suas escolas ao longo de 2025, especialmente com as(os) educadoras(es) dos Anos Iniciais. Esses registros foram reunidos em um mural colaborativo no Padlet, que permanecerá como memória afetiva e pedagógica do trabalho realizado. Avaliação do percurso formativo e continuidade em 2026 Para encerrar a edição 2025 do Programa, foi disponibilizado um formulário de avaliação do percurso, no qual as coordenações podem registrar percepções, sugestões e encaminhamentos. As contribuições serão fundamentais para a organização da continuidade da jornada formativa de 2026, a ser desenvolvida por meio de três encontros on-line ao longo do ano, dando continuidade ao compromisso com a qualificação e o fortalecimento da prática pedagógica nas escolas da RSB. O encerramento do ciclo formativo de 2025 reafirma o compromisso da Rede Salesiana Brasil com processos pedagógicos de qualidade, colaborativos e alinhados às demandas contemporâneas da educação. Em 2026, seguimos juntas(os), fortalecendo o trabalho das coordenações e promovendo uma formação integral e humanizadora para nossas comunidades educativas. Saiba mais sobre sobre o terceiro encontro deste ciclo de formações clicando aqui. Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil