18/03/2025

Primeiro encontro do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas da Educação Infantil da RSB promove reflexão sobre currículo e práticas

Na última quarta-feira, 12 de março, ocorreu o primeiro encontro do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas da Educação Infantil, iniciativa da Rede Salesiana Brasil (RSB) em parceria com a Edebê. O evento online reuniu coordenadoras pedagógicas de escolas salesianas de todo o país, marcando o início de um ciclo formativo anual voltado ao fortalecimento da liderança pedagógica na Educação Infantil.

O encontro foi aberto por Ir. Lucia Jacinta Finassi, Coordenadora das Escolas da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida, que acolheu as participantes com um trecho da escritora Clarice Lispector e da Carta Pedagógica nº 1 da RSB. Em sua fala, ao falar do papel do público presente, destacou que o “coordenador pedagógico precisa ser guardião dos valores explícitos no nosso currículo, garantindo que eles se traduzam no cotidiano escolar.” A religiosa encerrou sua participação com uma oração para São José, reforçando a espiritualidade como pilar da ação educativa salesiana.

Pe. Sérgio Baldin, Diretor Executivo da RSB e da Edebê, ressaltou a relevância do programa como parte de um projeto contínuo: “Este caminho é uma construção coletiva, em sintonia com nossa missão pastoral e educativa. A Jornada de Aparecida foi o início; agora, seguimos firmes na qualificação das práticas que impactam diretamente as infâncias.”

Caroline Cardoso, Coordenadora Pedagógica do Instituto Laura Vicuña (Uruguaiana/RS), reforçou a importância da formação: “Nós, da coordenação, precisamos estar em constante formação para formar os professores, que são os agentes diretos do processo educativo. Esta jornada de quatro encontros será um espaço de troca essencial.”

Sobre a formação: O programa, fruto das reflexões da Jornada Formativa realizada em Aparecida (SP), em abril de 2024, visa potencializar a ação formadora das Coordenações Pedagógicas, capacitando-as para desenvolver pautas formativas alinhadas ao Currículo da RSB e às necessidades identificadas nas escolas. Ao longo de 2025, serão realizados quatro encontros online, com temas sobre currículo, documentação pedagógica e construção colaborativa de rubricas avaliativas.

O programa tem como público alvo as Coordenações Pedagógicas das escolas que adotam a Coleção Girolhar, que como metodologia, combina problematização de desafios, tematização de práticas, recursos multimídia e construção coletiva de conhecimento.O objetivo é que, ao final deste ciclo, seja construído um "currículo ilustrado" com registros das práticas escolares, vinculando teoria e realidade.

O tema central deste primeiro encontro foi “Currículo da RSB: que Educação Infantil temos e queremos? (A)colher, Girolhar, sentir e agir”. As formadoras apresentaram o Caderno 2 do Currículo da RSB, que orienta a Educação Infantil salesiana. Fabiana Sarlo, especialista em Educação Infantil da Edebê, complementou com exemplos a partir da Coleção Girolhar, destacando como a documentação pedagógica e a observação sensível podem revelar as múltiplas linguagens infantis, alinhando-se à BNCC e aos valores salesianos.

As participantes foram orientadas a promover momentos formativos locais com as educadoras das escolas, com o intuito de realizar partilhas, reflexões e construções, à luz do Currículo da RSB. A cada encontro, serão propostas atividades, viabilizando também a socialização de saberes e o envolvimento de todas as educadoras no processo, com indicações de leituras, vídeos e outros subsídios de formação para o aprimoramento constante das práticas com a coleção Girolhar. A respeito desse aprimoramento, a gestora de projetos de formação da RSB, Ana Paula Costa e Silva, cita as Diretrizes Pedagógicas da Educação Infantil da RSB, lembrando que “o trabalho na Educação Infantil das comunidades educativas salesianas deve ser planejado intencionalmente e processualmente desenvolvido com qualidade e respeito à infância”. 

Até outubro de 2025, o programa seguirá com debates sobre:

  1. Ateliê de pautas formativas (maio/2025).
  2. Documentação pedagógica (agosto/2025).
  3. Rubricas avaliativas salesianas (outubro/2025).

A iniciativa reafirma o compromisso da RSB com uma Educação Infantil que prioriza a formação humana integral e sensível, alicerçada em vivências significativas e na escuta ativa das múltiplas linguagens da infância.

Angélica Novais da Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Mais Recentes

Estudantes salesianos recebem certificados e medalhas por desempenho nas principais olimpíadas e concursos educacionais no 1º Semestre

Na manhã do dia 08 de Julho, terça-feira, o Colégio Salesiano Dom Bosco viveu um momento especial de reconhecimento e celebração! Em cerimônia organizada pelo Núcleo de Concursos e Olimpíadas Educacionais, sob a condução do Professor Wagner Flores, os estudantes receberam certificados e medalhas, simbolizando toda a dedicação com que representaram nosso Colégio nas principais competições do país ao longo do primeiro semestre de 2025. Olimpíada Brasileira de Geopolítica: O Colégio Dom Bosco contou com 20 participantes, e os estudantes conquistaram – em diferentes categorias – incríveis 7 ouros e uma menção honrosa. Olimpíada Brasileira de Matemática 2025 (OBMEP): O Colégio teve 48 participações, com 8 dos estudantes se classificando para a 2ª Fase. Também foram realizadas as entregas das menções honrosas e medalhas aos estudantes que se destacaram na edição de 2024 da Olimpíada. Dois estudantes receberam a menção honrosa pelo desempenho a nível nacional, e mais dois estudantes conquistaram o bronze estadual. Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB): 30 estudantes do Colégio estiveram presentes, com dois trios chegando na 4ª Fase. Olimpíada de Português: 6 estudantes classificados. Além disso, tivemos mais de 80 participantes no Concurso Internacional de Cartas dos Correios, com dois deles se classificando para a próxima fase estadual, e estudantes participando, também, na Olimpíada Brasileira de Informática e na Olimpíada Brasileira de Astronomia. Cada premiação simbolizou o esforço, o protagonismo e a busca constante por novos aprendizados — valores que fortalecem o compromisso do Colégio Salesiano Dom Bosco com uma educação de excelência. Parabéns ao colégio! Fonte: Colégio Dom Bosco - RS

Monumento de Nossa Senhora Auxiliadora é declarado patrimônio cultural

O tombamento é motivado pela importância histórica, cultural e religiosa do Monumento para a cidade O Monumento de Nossa Senhora Auxiliadora, no bairro de Santa Rosa, em Niterói, foi oficialmente declarado patrimônio cultural imaterial. A Prefeitura sancionou a lei do vereador Allan Lyra com a medida e publicou no Diário Oficial do Município, no dia 19 de junho. O monumento, que fica no Morro do Alarico, é uma estátua com seis metros de altura e pedestal de 28 metros. O acesso a ele é feito pela escada que começa no Colégio Salesiano, ao lado da Basílica Nossa Senhora Auxiliadora. Segundo a publicação no Diário Oficial, o tombamento se dá em razão da importância histórica, cultural e religiosa do Monumento Nossa Senhora Auxiliadora para a cidade. Com a nova lei, o Poder Público Municipal poderá apoiar e promover ações de divulgação e eventos que visem à valorização histórica, cultural e religiosa do Monumento, incentivando a participação da população niteroiense na preservação e no conhecimento do patrimônio. Inaugurado no dia 8 de dezembro de 1900, o Monumento de Nossa Senhora Auxiliadora foi idealizado pelo padre Luis Zanchetta e projetado pelo engenheiro salesiano Domingos Delpiano. A obra tem o estilo Bossan, um misto de gótico e árabe. Com pedestal de 28 metros e uma estátua com 6 metros, totalizando 34 metros de altura. O monumento completará 125 anos, em dezembro deste ano.   Fonte: João Eduardo Dutra - Jornal A Tribuna

Alunos do Salesiano Campos fazem podcasts para refletir sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Os alunos da 2ª série do Ensino Médio participaram de uma iniciativa inovadora nas aulas de Redação: a criação de podcasts com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). O projeto foi proposto pela professora Natália Lisboa e teve como principal objetivo despertar o senso crítico, a empatia e o compromisso social dos estudantes por meio da produção textual e da comunicação oral. Durante o processo, os alunos realizaram entrevistas com pessoas da comunidade escolar e local, investigando os principais desafios enfrentados para o cumprimento dos ODS — como a erradicação da pobreza, educação de qualidade, igualdade de gênero, entre outros temas. Com base nas entrevistas e pesquisas, os estudantes redigiram roteiros e gravaram episódios de podcast em que discutiram, de forma clara e engajada, as dificuldades e possíveis soluções para esses problemas. A atividade uniu habilidades de escuta ativa, argumentação, linguagem oral e escrita, além de estimular o trabalho em equipe e a consciência cidadã. O resultado foi uma série de podcasts criativos, informativos e comprometidos com um futuro mais justo e sustentável. O projeto evidencia o papel transformador da escola na formação de jovens protagonistas e conscientes do seu papel na sociedade. Fonte: Inspetoria São João Bosco

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil