18/03/2025

Primeiro encontro do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas da Educação Infantil da RSB promove reflexão sobre currículo e práticas

Na última quarta-feira, 12 de março, ocorreu o primeiro encontro do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas da Educação Infantil, iniciativa da Rede Salesiana Brasil (RSB) em parceria com a Edebê. O evento online reuniu coordenadoras pedagógicas de escolas salesianas de todo o país, marcando o início de um ciclo formativo anual voltado ao fortalecimento da liderança pedagógica na Educação Infantil.

O encontro foi aberto por Ir. Lucia Jacinta Finassi, Coordenadora das Escolas da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida, que acolheu as participantes com um trecho da escritora Clarice Lispector e da Carta Pedagógica nº 1 da RSB. Em sua fala, ao falar do papel do público presente, destacou que o “coordenador pedagógico precisa ser guardião dos valores explícitos no nosso currículo, garantindo que eles se traduzam no cotidiano escolar.” A religiosa encerrou sua participação com uma oração para São José, reforçando a espiritualidade como pilar da ação educativa salesiana.

Pe. Sérgio Baldin, Diretor Executivo da RSB e da Edebê, ressaltou a relevância do programa como parte de um projeto contínuo: “Este caminho é uma construção coletiva, em sintonia com nossa missão pastoral e educativa. A Jornada de Aparecida foi o início; agora, seguimos firmes na qualificação das práticas que impactam diretamente as infâncias.”

Caroline Cardoso, Coordenadora Pedagógica do Instituto Laura Vicuña (Uruguaiana/RS), reforçou a importância da formação: “Nós, da coordenação, precisamos estar em constante formação para formar os professores, que são os agentes diretos do processo educativo. Esta jornada de quatro encontros será um espaço de troca essencial.”

Sobre a formação: O programa, fruto das reflexões da Jornada Formativa realizada em Aparecida (SP), em abril de 2024, visa potencializar a ação formadora das Coordenações Pedagógicas, capacitando-as para desenvolver pautas formativas alinhadas ao Currículo da RSB e às necessidades identificadas nas escolas. Ao longo de 2025, serão realizados quatro encontros online, com temas sobre currículo, documentação pedagógica e construção colaborativa de rubricas avaliativas.

O programa tem como público alvo as Coordenações Pedagógicas das escolas que adotam a Coleção Girolhar, que como metodologia, combina problematização de desafios, tematização de práticas, recursos multimídia e construção coletiva de conhecimento.O objetivo é que, ao final deste ciclo, seja construído um "currículo ilustrado" com registros das práticas escolares, vinculando teoria e realidade.

O tema central deste primeiro encontro foi “Currículo da RSB: que Educação Infantil temos e queremos? (A)colher, Girolhar, sentir e agir”. As formadoras apresentaram o Caderno 2 do Currículo da RSB, que orienta a Educação Infantil salesiana. Fabiana Sarlo, especialista em Educação Infantil da Edebê, complementou com exemplos a partir da Coleção Girolhar, destacando como a documentação pedagógica e a observação sensível podem revelar as múltiplas linguagens infantis, alinhando-se à BNCC e aos valores salesianos.

As participantes foram orientadas a promover momentos formativos locais com as educadoras das escolas, com o intuito de realizar partilhas, reflexões e construções, à luz do Currículo da RSB. A cada encontro, serão propostas atividades, viabilizando também a socialização de saberes e o envolvimento de todas as educadoras no processo, com indicações de leituras, vídeos e outros subsídios de formação para o aprimoramento constante das práticas com a coleção Girolhar. A respeito desse aprimoramento, a gestora de projetos de formação da RSB, Ana Paula Costa e Silva, cita as Diretrizes Pedagógicas da Educação Infantil da RSB, lembrando que “o trabalho na Educação Infantil das comunidades educativas salesianas deve ser planejado intencionalmente e processualmente desenvolvido com qualidade e respeito à infância”. 

Até outubro de 2025, o programa seguirá com debates sobre:

  1. Ateliê de pautas formativas (maio/2025).
  2. Documentação pedagógica (agosto/2025).
  3. Rubricas avaliativas salesianas (outubro/2025).

A iniciativa reafirma o compromisso da RSB com uma Educação Infantil que prioriza a formação humana integral e sensível, alicerçada em vivências significativas e na escuta ativa das múltiplas linguagens da infância.

Angélica Novais da Comunicação da Rede Salesiana Brasil

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3º Encontro do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do EF Anos Finais aprofunda reflexão sobre a avaliação como prática potencializadora da aprendizagem

No dia 27 de agosto, a Rede Salesiana Brasil (RSB) promoveu o 3º Encontro on-line do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do Ensino Fundamental - Anos Finais, reunindo 44 Coordenadores Pedagógicos de todo o país. O tema central foi “Avaliação como prática potencializadora da aprendizagem”, conduzido pela Profª Leoneide Rodrigues, Assessora Pedagógica da RSB. Durante o encontro, os participantes foram convidados a refletir sobre a avaliação para a aprendizagem como um processo que vai além da verificação de resultados, tornando-se um recurso formativo capaz de orientar a prática docente, apoiar os estudantes e fortalecer a missão educativa salesiana. “A avaliação precisa ser compreendida como uma aliada do processo formativo, favorecendo a construção de conhecimentos e o desenvolvimento integral dos estudantes. Ela não se limita a mensurar resultados, mas potencializa a aprendizagem ao oferecer caminhos para o crescimento pessoal e acadêmico”, destacou a Profª Leoneide Rodrigues. Ao final do encontro, os coordenadores pedagógicos foram motivados a ampliar a formação junto às suas equipes locais, promovendo momentos de estudo e reflexão com os professores sobre o tema da avaliação, especialmente a partir do Caderno 5 do Currículo da RSB – Metodologias e Avaliação. A proposta é que cada comunidade educativa aprofunde os fundamentos, realize partilhas e desenvolva práticas concretas voltadas à avaliação formativa, em sintonia com o carisma salesiano. A iniciativa reforça o compromisso da RSB em formar educadores protagonistas, capazes de transformar suas práticas pedagógicas e oferecer uma educação que, à luz do projeto de Dom Bosco e Madre Mazzarello, favoreça o protagonismo dos jovens e a vivência de uma aprendizagem significativa. Angélica Novais da Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Assembleia Legislativa homenageia 25 anos do Centro Educacional Dom Bosco em Joinville

O auditório do Centro Educacional Dom Bosco viveu uma noite histórica no dia 29 de agosto de 2025. A Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) realizou uma Sessão Solene em homenagem aos 25 anos de atuação da instituição salesiana na cidade, reconhecendo o papel fundamental que a obra desempenha na transformação de vidas de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa partiu do deputado Padre Pedro Baldissera (PT), que apresentou o pedido de homenagem na Alesc. A proposta foi prontamente acolhida e, em gesto simbólico, a Casa Legislativa transferiu sua sessão para o auditório do Dom Bosco, em Joinville, aproximando o poder público da comunidade atendida. 25 anos de impacto social Fundado em 2000, o Centro Educacional Dom Bosco se consolidou como referência no atendimento de adolescentes e jovens em situação de risco e vulnerabilidade. Ao longo de sua trajetória, a instituição já acolheu mais de 20 mil educandos e, atualmente, acompanha cerca de 650 jovens por ano, oferecendo formação educacional, profissional e social em sintonia com o carisma salesiano. “Celebrar 25 anos do Centro Educacional Dom Bosco é celebrar histórias de superação, oportunidades e transformação. É reconhecer uma obra que não mede esforços para garantir dignidade e futuro para nossa juventude”, destacou um dos organizadores do evento. Parceiros que transformam Durante a solenidade, benfeitores, amigos e empresas parceiras também foram lembradas pela contribuição ao longo da trajetória da instituição. Entre elas, a Döhler, que desde 2003 mantém parceria com o programa Jovem Aprendiz. O impacto dessa colaboração foi personificado no depoimento do Daniel de Moraes Boegershausen, 27 anos, hoje sales account na empresa e ex-educando do Dom Bosco: “A Döhler me deu a oportunidade de iniciar minha jornada profissional e transformar meu futuro. Recebi apoio em meu desenvolvimento educacional como cursos, imersões, minha graduação, e isso tudo vem me impulsionando a patamares que eu não poderia imaginar. Sou muito grato, pois hoje tenho minha vida transformada”, afirmou. Reconhecimento coletivo A solenidade reuniu autoridades locais, lideranças comunitárias, educadores, ex-alunos, famílias e jovens atualmente atendidos pela instituição. O clima foi de gratidão e celebração. Para os presentes, o momento representou não apenas o reconhecimento de uma trajetória, mas também o compromisso de continuar investindo na educação, na profissionalização e na inclusão social de centenas de jovens. Para abrilhantar ainda mais essa noite a Banda Marcial Dom Bosco da Obra Social Paque Dom Bosco de Itajaí–SC fez uma belíssima apresentação e encantou a todos que estiveram no evento, sem dúvidas, foi um momento impar para essa data tão importante para o Centro Educacional Dom Bosco. Olhar para o futuro Ao completar 25 anos, o Centro Educacional Dom Bosco reafirma seu propósito: ser um espaço de esperança, oportunidades e transformação de vidas. Com raízes sólidas no carisma salesiano e com o apoio de parceiros, empresas e da sociedade civil, a instituição segue firme no desafio de preparar jovens para o mercado de trabalho e para a vida cidadã, combatendo desigualdades e oferecendo perspectivas de futuro. “Mais do que uma homenagem, este é um convite para que a sociedade continue acreditando e apoiando o trabalho do Dom Bosco, pois cada jovem atendido é uma vida transformada e uma nova possibilidade para nossa cidade”, reforçou a direção da instituição. Inspetoria São Pio X  

Estudantes do Colégio Castelo arrecadam mais de 700 quilos de alimentos e beneficiam instituições

O Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, em Macaé (RJ), celebrou na última semana um gesto de solidariedade que encheu de orgulho toda a comunidade escolar. Durante a Gincana Solidária, parte dos Jogos Internos do Castelo – JIC 2025, os alunos arrecadaram nada menos que 725 quilos de alimentos.   As doações foram entregues a três instituições locais: Fazenda da Esperança, Projeto Pão Nosso, da Paróquia Santo Antônio, e o Recanto dos Idosos. Representantes das entidades estiveram no Castelo para receber, das mãos dos estudantes, colaboradores e Irmãs Salesianas, os alimentos que farão diferença no dia a dia de muitas famílias e pessoas assistidas.   O momento da entrega foi marcado por emoção e gratidão. Para Marina Gabbay, da Fazenda da Esperança, o gesto é reflexo do compromisso do Castelo com a solidariedade. “Imensa gratidão. Que Deus retribua a cada um de vocês, professores e alunos, por esse ato de amor”, afirmou.   No Recanto dos Idosos, a voluntária Josefa Sampaio destacou a força do envolvimento da juventude. “A solidariedade, o sentimento cristão, é que tem nos ajudado a manter a instituição funcionando. É lindo ver crianças e adolescentes protagonizando isso”, disse. Já Marlice Couto, representando a Paróquia Santo Antônio, reforçou o impacto das doações: “Parabéns pelo gesto carinhoso. O amor está crescendo no coração de cada um e isso é o que Jesus nos pede: sermos solidários e felizes.”   A Gincana Solidária é uma oportunidade de despertar nos jovens o senso de responsabilidade com o próximo, mostrando que cada gesto, por menor que pareça, pode transformar realidades. Segundo o professor Ismael Souza, idealizador da gincana, a iniciativa nasceu em 2023, a partir de uma reflexão em sala de aula sobre a fome. “Os estudantes pensaram no formato e, desde então, se dedicam cada vez mais. Este ano, a arrecadação mais que dobrou, com foco nos alimentos essenciais para a cesta básica. É um exercício de solidariedade que se soma ao espírito salesiano de formar bons cristãos e honestos cidadãos”, explicou.   Além dos alimentos, as instituições também foram beneficiadas com os recursos arrecadados no Arraiá Beneficente do Castelo, realizado em julho. Parte da renda do evento já havia sido destinada diretamente às contas das entidades, e a entrega simbólica durante a gincana coroou um ciclo de partilha e união que ultrapassou os muros da escola.   Assessoria de Comunicação do Colégio Castelo

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