Primeiro encontro do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas da Educação Infantil da RSB promove reflexão sobre currículo e práticas
18/03/2025

Primeiro encontro do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas da Educação Infantil da RSB promove reflexão sobre currículo e práticas

Na última quarta-feira, 12 de março, ocorreu o primeiro encontro do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas da Educação Infantil, iniciativa da Rede Salesiana Brasil (RSB) em parceria com a Edebê. O evento online reuniu coordenadoras pedagógicas de escolas salesianas de todo o país, marcando o início de um ciclo formativo anual voltado ao fortalecimento da liderança pedagógica na Educação Infantil.

O encontro foi aberto por Ir. Lucia Jacinta Finassi, Coordenadora das Escolas da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida, que acolheu as participantes com um trecho da escritora Clarice Lispector e da Carta Pedagógica nº 1 da RSB. Em sua fala, ao falar do papel do público presente, destacou que o “coordenador pedagógico precisa ser guardião dos valores explícitos no nosso currículo, garantindo que eles se traduzam no cotidiano escolar.” A religiosa encerrou sua participação com uma oração para São José, reforçando a espiritualidade como pilar da ação educativa salesiana.

Pe. Sérgio Baldin, Diretor Executivo da RSB e da Edebê, ressaltou a relevância do programa como parte de um projeto contínuo: “Este caminho é uma construção coletiva, em sintonia com nossa missão pastoral e educativa. A Jornada de Aparecida foi o início; agora, seguimos firmes na qualificação das práticas que impactam diretamente as infâncias.”

Caroline Cardoso, Coordenadora Pedagógica do Instituto Laura Vicuña (Uruguaiana/RS), reforçou a importância da formação: “Nós, da coordenação, precisamos estar em constante formação para formar os professores, que são os agentes diretos do processo educativo. Esta jornada de quatro encontros será um espaço de troca essencial.”

Sobre a formação: O programa, fruto das reflexões da Jornada Formativa realizada em Aparecida (SP), em abril de 2024, visa potencializar a ação formadora das Coordenações Pedagógicas, capacitando-as para desenvolver pautas formativas alinhadas ao Currículo da RSB e às necessidades identificadas nas escolas. Ao longo de 2025, serão realizados quatro encontros online, com temas sobre currículo, documentação pedagógica e construção colaborativa de rubricas avaliativas.

O programa tem como público alvo as Coordenações Pedagógicas das escolas que adotam a Coleção Girolhar, que como metodologia, combina problematização de desafios, tematização de práticas, recursos multimídia e construção coletiva de conhecimento.O objetivo é que, ao final deste ciclo, seja construído um "currículo ilustrado" com registros das práticas escolares, vinculando teoria e realidade.

O tema central deste primeiro encontro foi “Currículo da RSB: que Educação Infantil temos e queremos? (A)colher, Girolhar, sentir e agir”. As formadoras apresentaram o Caderno 2 do Currículo da RSB, que orienta a Educação Infantil salesiana. Fabiana Sarlo, especialista em Educação Infantil da Edebê, complementou com exemplos a partir da Coleção Girolhar, destacando como a documentação pedagógica e a observação sensível podem revelar as múltiplas linguagens infantis, alinhando-se à BNCC e aos valores salesianos.

As participantes foram orientadas a promover momentos formativos locais com as educadoras das escolas, com o intuito de realizar partilhas, reflexões e construções, à luz do Currículo da RSB. A cada encontro, serão propostas atividades, viabilizando também a socialização de saberes e o envolvimento de todas as educadoras no processo, com indicações de leituras, vídeos e outros subsídios de formação para o aprimoramento constante das práticas com a coleção Girolhar. A respeito desse aprimoramento, a gestora de projetos de formação da RSB, Ana Paula Costa e Silva, cita as Diretrizes Pedagógicas da Educação Infantil da RSB, lembrando que “o trabalho na Educação Infantil das comunidades educativas salesianas deve ser planejado intencionalmente e processualmente desenvolvido com qualidade e respeito à infância”. 

Até outubro de 2025, o programa seguirá com debates sobre:

  1. Ateliê de pautas formativas (maio/2025).
  2. Documentação pedagógica (agosto/2025).
  3. Rubricas avaliativas salesianas (outubro/2025).

A iniciativa reafirma o compromisso da RSB com uma Educação Infantil que prioriza a formação humana integral e sensível, alicerçada em vivências significativas e na escuta ativa das múltiplas linguagens da infância.

Angélica Novais da Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Mais Recentes

Rede Salesiana Brasil inicia o 2º ciclo do Projeto Escola [h(i²)a²q] em Campo Grande/MS

Nos dias 16 e 17 de outubro, o Colégio Salesiano Dom Bosco, em Campo Grande/MS, recebeu o início do 2º ciclo do Projeto Escola [h(i²)a²q], uma iniciativa da Rede Salesiana Brasil (RSB) que visa o aprimoramento contínuo da gestão e da qualidade educativa nas escolas salesianas de todo o país. Esta nova etapa representa um momento de reflexão e aprofundamento das práticas já implementadas, reforçando o compromisso da Rede com uma educação que une excelência acadêmica, inovação pedagógica e fidelidade ao carisma salesiano. Durante os dois dias de trabalho, a equipe gestora do colégio analisou de forma detalhada os relatórios diagnósticos elaborados a partir da primeira fase do projeto. A partir desses dados, serão construídos planos de ação estratégicos que irão nortear as dimensões pedagógicas, pastorais e administrativas da unidade para o próximo ano. A condução das atividades está sob a coordenação de Anderson Leal, gestor de projetos educacionais da RSB, que acompanha o desenvolvimento do projeto em todas as regiões do Brasil. Segundo ele, este momento é essencial para consolidar a cultura da autoavaliação e da melhoria contínua, pilares que sustentam a proposta do [h(i²)a²q]. “O projeto tem nos ajudado a olhar com mais profundidade para nossos processos e resultados, sempre em sintonia com a missão salesiana de formar bons cristãos e honestos cidadãos. Cada ciclo é uma oportunidade de crescer como comunidade educativa e como obra evangelizadora”, destacou Anderson Leal. Além de fortalecer a gestão educacional, o encontro também reforça o espírito de comunhão e corresponsabilidade que caracteriza as obras salesianas, em que cada educador é chamado a ser protagonista da missão. Com essa nova fase, a RSB reafirma seu compromisso com uma educação de qualidade, integral e transformadora, fiel à visão de Dom Bosco e Madre Mazzarello, que sonharam com escolas capazes de unir razão, religião e amor educativo em favor da juventude. Sobre o Projeto Escola [h(i²)a²q]O Projeto Escola [h(i²)a²q] é uma iniciativa da Rede Salesiana Brasil de Escolas voltada à autoavaliação institucional e aprimoramento da gestão educacional, buscando integrar dimensões humanas, inovadoras, afetivas e qualitativas no cotidiano das escolas salesianas. O nome simbólico do projeto traduz a proposta de unir ciência, fé e amor educativo, promovendo uma educação cada vez mais significativa e alinhada ao carisma salesiano.

Aluna Salesiana recebe premiação do concurso de redação 13 Fliaraxa

No dia 04 de outubro, o Colégio Salesiano Dom Bosco Araxá teve a alegria de celebrar a conquista da estudante Valentina Vitória Oliveira de Miranda, do 7º ano, que alcançou o 3º lugar no Concurso de Redação da 13ª Fliaraxá.Sob a orientação da professora de Língua Portuguesa Daiane dos Reis Teodoro, Valentina destacou-se ao escrever sobre o tema “Literatura na Encruzilhada: a importância dos livros e escritores na vida de um país”, demonstrando sensibilidade, reflexão e amor pelas palavras. A Fliaraxá (Feira Literária de Araxá) é um dos maiores eventos literários do país, reunindo autores consagrados, novos talentos, leitores e educadores em uma grande celebração da literatura, da cultura e da educação. O concurso de redação promovido pelo evento estimula jovens a desenvolverem o gosto pela escrita e pela leitura, valorizando o poder transformador das palavras.Parabéns, Valentina! Seu talento e dedicação são motivo de orgulho para toda a comunidade salesiana, que celebra com alegria mais essa conquista inspiradora.Seu talento e dedicação são motivo de orgulho para toda a comunidade salesiana. Fonte: Inspetoria São João Bosco

Estudante Salesiano conquista 3º lugar em corrida de rua em Macaé (RJ)

João Ferreira Nazareth, estudante da 1ª série do Ensino Médio do Instituto Nossa Senhora da Glória - INSG/Castelo, em Macaé (RJ) conquistou o 3º lugar após disputar uma prova de corrida de 4,5 km, realizada no último fim de semana.   Com o tempo total de 16m 9s, com média parcial de 3m e 37s a cada quilômetro percorrido, o estudante teve um excelente resultado e celebrou a volta às competições. “Foi um marco de superação mesmo, porque você não pensa que é capaz daquilo até você fazer. Tanto o tempo quanto a colocação que eu tive, foram muito importantes para mim”, contou João, que vibrou com o retorno aos treinos intensos.   Além do espírito competitivo, João enxerga no esporte uma dimensão formativa e humana que dialoga com os valores da educação salesiana. Para ele, a prática esportiva vai muito além dos pódios. “O esporte é fundamental. Acho que na vida de qualquer pessoa deveria ser um pilar, tanto pela funcionalidade quanto por ser um momento de desestressar, de se libertar das coisas que nos afligem. É também sobre superação, de todo dia”, reflete.   Na corrida, que contou com percursos de diferentes distâncias, João competiu na categoria geral e garantiu um lugar no pódio entre os melhores tempos. O resultado foi fruto de uma dedicação pessoal, e a importância de integrar o esporte à rotina escolar, incentivando hábitos saudáveis, disciplina e resiliência, valores que fazem parte do carisma salesiano.   Fonte: Alysson Nogueira do Colegio Castelo Niterói

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil