04/01/2023

Professor Salesiano Toma Posse na Academia Assuense de Letras

Professor Salesiano Toma Posse na Academia Assuense de Letras

Na noite do dia 03 de dezembro de 2022, a Academia Assuense de Letras (AAL) realizou a Sessão Solene de Posse dos novos sócios (efetivos, benemérito e correspondentes). A cerimônia aconteceu nas dependências do Cine Teatro Dr. Pedro Amorim, contando com a presença de familiares e amigos dos novos empossados, além de autoridades civis e religiosas. Nesta Solenidade tomou posse o professor e pesquisador Tállison Ferreira da Silva, docente do Colégio Salesiano Dom Bosco, em Parnamirim, e do Colégio São José, em Natal, ambos localizados no estado do Rio Grande do Norte. “Senti-me feliz e honrado quando soube que havia sido eleito para Academia Assuense de Letras, sobretudo para ocupar a Cadeira N.º 20, do musicista e imortal patrono Samuel Sandoval da Fonseca, que, em números de manuscritos musicais (2.697), chegou a superar Leonardo Da Vinci (1.750). Fazer parte desta egrégia instituição só aumenta a minha responsabilidade com a causa da educação, da cultura e da arte em suas diversas manifestações, bem como entusiasma a zelar e a cultivar cada vez mais a língua portuguesa e a literatura brasileira – tão vasta e profícua”, diz Tállison Ferreira.

 

 SOBRE TÁLLISON FERREIRA DA SILVA 

Natural de Assu, o professor, escritor,  poeta e compositor é graduado em Filosofia pela Faculdade Dom Heitor Sales (FAHS), Especialista em História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER), Especialista em Salesianidade pela Faculdade Católica Dom Bosco (UCDB), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Pesquisador no Grupo de Estudos da Complexidade Edgar Morin (GRECOM/UFRN-Natal), Terapeuta Reiki pelo Sistema Usui Reiki Ryoho, Membro da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do Rio Grande do Norte (SPVA) e Colaborador do Observatório da Várzea – Assu/RN. É autor dos livros: O catequista Globalizado do Século XXI (2011), Padre Francisco Canindé dos Santos: Pastor Incansável do Vale do Açu (2014), Padre José Freitas Campos: Das mãos de ouro à uma voz que encanta (2015), Poemas Di-Versos (2016), Maria Lúcia da Fé: A Mãe de uma Santa (2018), Diálogo com o Mestre: Educação, Política, Religião e outros aprendizados (2020) e Poemas Contos e Aforismos (2022), além dos poemas e contos publicados pela Câmara Brasileira de Jovens Escritores - Rio de Janeiro, CBJE/RJ. Das suas composições musicais destacam-se os hinos dedicados aos 60 anos da CRB – Regional Recife/PE, a Santa Dulce, Santa Rita de Cássia e a Beata Lindalva Justo de Oliveira. Possui uma vasta produção científica (artigos). É Acadêmico da Academia Assuense de Letras – AAL. Cadeira Nº 20, do Patrono Samuel Sandoval da Fonseca (musicista). Atualmente reside em Parnamirim/RN.

 CAMINHADA NAS ESCOLAS SALESIANAS DO RN 

O professor Tállison Ferreira integra o quadro de professores da Rede Salesiana Brasil de Escolas (RSB-Escolas), desde 2015, quando passou a trabalhar com as Irmãs Salesianas Filhas de Maria Auxiliadora (FMA). Nos anos de 2015 a 2018, esteve coordenador de Pastoral no Instituto Maria Auxiliadora, em Natal (RN), onde também lecionou filosofia e ensino religioso no Ensino Fundamental e Médio. Em 2019, até os dias de hoje, é professor de filosofia do Ensino Médio no Colégio Salesiano Dom Bosco, em Parnamirim (RN), e do Colégio São José, em Natal (RN). Dedica-se ao estudo da Filosofia, do Pensamento Complexo e de Projeto de Vida.

 SOBRE A ACADEMIA 

A Academia Assuense de Letras (AAL) tem por finalidade o cultivo, a preservação e a divulgação do vernáculo, da literatura, da história e da atividade cultural em seus múltiplos aspectos científico, histórico, artístico e literário, podendo participar de iniciativas úteis ao desenvolvimento cultural do município do Assu, do estado do Rio Grande do Norte e do Brasil.

Fonte: Assessoria de Comunicação - Colégio Salesianos RN

Fotos: tokk.com.br/academia-assuense

Mais Recentes

Currículo da Rede Salesiana Brasil e o Ecossistema Edebê foram tema de Jornada Formativa, em Recife/PE

No dia 21 de janeiro, aconteceu em Recife/PE a Jornada Formativa sobre o Currículo da Rede Salesiana Brasil e o Ecossistema Edebê, reunindo mais de 300 educadores das Escolas Salesianas de Pernambuco. O evento foi uma oportunidade para aprofundar o conhecimento sobre o currículo pedagógico da Rede Salesiana e explorar as ferramentas do Ecossistema Edebê, reforçando o compromisso com a excelência no ensino e a formação integral dos alunos. A jornada proporcionou um espaço de aprendizado e troca de experiências entre educadores das inspetorias das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) e dos Salesianos de Dom Bosco (SDB), visando aprimorar práticas pedagógicas e fortalecer o trabalho em rede, com foco na inovação e na qualidade educacional. O gestor de projetores da RSB, Anderson Leal nos disse que o evento tem o objetivo de “fortalecer a nossa ação em Rede, aprofundando as diretrizes essenciais, aquilo que é único em nós e que faz com que o nosso trabalho educativo-pastoral siga uma linha única em qualquer uma das nossas unidades no Brasil. Os educadores que estiveram em Recife deram um show de alegria, entusiasmo, vontade de aprender, interação e sintonia com a nossa proposta Salesiana”. Com a participação ativa dos educadores, a formação foi um momento significativo para o fortalecimento da missão salesiana na educação, reafirmando a importância do trabalho colaborativo e da atualização contínua no contexto educacional atual. Angélica Novais da Comunicação da RSB

Sancionada lei que restringe uso de celulares nas escolas

Lei nº 15.100/2025 busca equilibrar o uso de tecnologias digitais na educação básica. Legislação foi sancionada nesta segunda-feira, 13 de janeiro, pelo presidente da República O projeto de lei que regulamenta a utilização de aparelhos eletrônicos portáteis, incluindo celulares, por estudantes nos estabelecimentos de ensino público e privado da educação básica foi sancionado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, nesta segunda-feira, 13 de janeiro. A medida visa salvaguardar a saúde mental, física e psíquica de crianças e adolescentes, promovendo um ambiente escolar mais saudável e equilibrado. O ministro da Educação, Camilo Santana, participou da cerimônia.  De acordo com a Lei nº 15.100/2025, é vedado o uso de aparelhos eletrônicos portáteis pessoais durante aulas, recreios e intervalos em todas as etapas da educação básica. A vedação não se aplica ao uso pedagógico desses dispositivos. As exceções são permitidas apenas para casos de necessidade, perigo ou força maior. A lei também assegura o uso desses dispositivos para fins de acessibilidade, inclusão, condições de saúde ou garantia de direitos fundamentais.   O objetivo da lei não é proibir o uso de celulares, mas proteger nossas crianças e adolescentes por meio da restrição a esses aparelhos.” Camilo Santana, ministro da Educação  “O objetivo da lei não é proibir o uso de celulares, mas proteger nossas crianças e adolescentes por meio da restrição a esses aparelhos”, disse Santana. “O celular só poderá ser utilizado nas salas de aula para fins pedagógicos e com orientação dos professores. Também não será permitido durante os intervalos, com a finalidade de estimular e fortalecer a integração entre os alunos. Nossos jovens têm muito acesso à internet e a aparelhos próprios, o que atrapalha no sono, na interação social e na concentração, por isso essa lei é tão importante”, completou.  Uso pedagógico – A norma determina que o uso dos celulares e de qualquer tecnologia em sala de aula deve ser pautado por uma intencionalidade pedagógica clara. Primeiramente, exige um planejamento consciente e direcionado do professor para que a tecnologia atenda a objetivos educacionais específicos. Em seguida, a tecnologia deve ser utilizada como meio, e não como fim, servindo para potencializar a aprendizagem e não como distração ou elemento isolado. Outro ponto essencial é a necessidade de promover uma reflexão crítica sobre o uso das tecnologias, ajudando estudantes e professores a compreenderem seu papel e impacto no processo educativo.   “O CNE vai fazer uma resolução que oriente as redes e escolas como fazer todo esse processo, sem parecer uma opressão contra os estudantes”, informou a presidente da Câmara de Educação Básica (CEB) do Conselho Nacional de Educação (CNE), Maria do Pilar Lacerda. “A escola é um ambiente de interação social, que deve criar espaços para que as crianças aprendam e se desenvolvam em comunidade. Além disso, também é fundamental que as famílias estejam engajadas nesse projeto e auxiliem crianças e adolescentes a se adaptarem a essa nova realidade.”  Na visão da secretária de Educação Básica, Kátia Schweickardt, a medida reforça a necessidade de promover uma educação digital crítica, que incentive o uso equilibrado, seguro e responsável das tecnologias. “A nova lei vem para restringir o uso desequilibrado — que prejudica a atenção dos estudantes, além de reduzir momentos valiosos de brincadeiras e conversas entre eles”, considerou.   A legislação estabelece, ainda, que as redes de ensino e escolas implementem estratégias para tratar da saúde mental dos estudantes, oferecendo treinamentos periódicos para prevenção e detecção de sinais de sofrimento psíquico e mental relacionados ao uso excessivo de dispositivos digitais. Também devem ser criados espaços de escuta e acolhimento para estudantes e funcionários.   Os estados e municípios, em parceria com as comunidades escolares, serão responsáveis por definir os formatos mais adequados para a implementação da lei, considerando as particularidades locais. O Ministério da Educação (MEC) garantirá o apoio técnico às redes de ensino para que a adaptação às novas normas seja tranquila e eficiente. Em breve, também vai lançar materiais de orientação, ações de comunicação e formação às redes.   Fonte: Ministério da Educação - MEC

Estudantes da Rede Salesiana alcançam excelência na redação do Enem 2024

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram nesta segunda-feira, 13 de janeiro, os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Entre os participantes, apenas 12 estudantes em todo o país alcançaram a nota máxima de 1.000 pontos na redação. Mais de 200 alunos das escolas salesianas de todo o país obtiveram excelentes resultados, com notas entre 800 e 980 na prova de redação, demonstrando a qualidade do ensino e a dedicação dos estudantes.  Parabenizamos todos os alunos pelo empenho e pelas conquistas alcançadas, reafirmando nosso compromisso com a excelência educacional e a formação integral dos jovens. Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil