18/02/2025

Projeto Identità fortalece a identidade carismática nas presenças Salesianas

Nos dias 11 e 12 de fevereiro, a Rede Salesiana Brasil (RSB) promoveu encontros formativos do Projeto Identità, reunindo virtualmente equipes de escolas e obras sociais de todo o país. Com o objetivo de capacitar educadores e gestores, os eventos reforçaram a implementação do Projeto, que busca fortalecer a identidade carismática salesiana por meio de práticas pedagógicas lúdicas e engajadoras, conectando as crianças  aos valores da espiritualidade e  pedagogia salesiana.

Durante a acolhida, conduzida pela Ir. Silvia Aparecida da Silva, P. Sergio Baldin e Ir. Lucia Jacinta Finassi, foi destacado o expressivo alcance do Projeto, que hoje é desenvolvido por 84 escolas e 62 obras sociais, totalizando 146 presenças salesianas. “São mais de 25.034 estudantes nas escolas e 16.068 educandos nas obras sociais, somando 41.102 pessoas atendidas”, explicou a Irmã Lúcia Jacinta, Coordenadora do Projeto.  

Os participantes mergulharam em uma programação dinâmica, que incluiu um tour virtual pela sala do Projeto Identità no ambiente virtual de aprendizagem do Centro Salesiano de Formação (CSF), onde foram apresentadas novidades e recursos pedagógicos pela gestora Ana Paula Costa e Silva. Vídeos orientativos para a realização de encontros locais também foram exibidos, oferecendo diretrizes práticas aos educadores.  

As orientações sobre os relatórios de acompanhamento, apresentadas pela Irmã Lucia Jacinta e pelo Prof. Dr. Sérgio Junqueira, enfatizaram a importância do monitoramento contínuo para assegurar a efetividade do Projeto. Ao final de cada encontro, um espaço foi dedicado ao esclarecimento de dúvidas das equipes participantes, além de partilhas de experiências, destacando estratégias de formação aplicadas nas unidades salesianas.  

O Projeto Identità disponibiliza para as presenças educativas um kit pedagógico manipulável compostos por 8 bonecos graciosos com personagens da santidade salesiana e 5 fantoches da Turminha Salesiana (Cassi, Digo, Isa, Mari e Nando), para aproximar os educandos das histórias e valores salesianos. Para Irmã Jacinta, “o Identità não é apenas uma ferramenta pedagógica, mas uma ponte que une passado, presente e futuro, garantindo que o legado de Dom Bosco e Madre Mazzarello inspire novas gerações”.  

“Tivemos uma expressiva participação das equipes das obras sociais e das escolas nos dois encontros. Além de contribuírem para o alinhamento das orientações em relação ao desenvolvimento do Projeto em rede, os encontros são espaços de formação, escuta qualificada e partilhas, fortalecendo as capacidades educativo-pastorais nas presenças salesianas”, disse Ana Paula Silva, gestora de projetos de formação da RSB. 

Com a conclusão desta etapa formativa, escolas e obras sociais iniciam agora a aplicação prática do projeto, reforçando o compromisso da RSB com uma educação integral, ética e transformadora.  

Para facilitar a comunicação, foram criados dois grupos exclusivos no WhatsApp (um para escolas e outro para obras sociais). Os links de adesão serão enviados por e-mail às instituições participantes. Dúvidas também podem ser direcionadas aos canais oficiais de suporte:  

E-mail do Projeto Identità: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

CSF/Suporte: WhatsApp (61) 99284-5820

Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Mais Recentes

Palestra sobre inteligências múltiplas para alunos do Ensino Médio

A teoria das Inteligências Múltiplas (IM) de Howard Gardner e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) têm pontos em comum, como a valorização do desenvolvimento de habilidades. A Rede Salesiana valoriza as múltiplas habilidades dos estudantes, que são desenvolvidas por meio de metodologias ativas e aprendizagem criativa. Nessa perspectiva a coordenação pedagógica do Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora de Aracaju, realizou a palestra “Neurociência” para alunos da 1ª e 2ª série do Ensino Médio.  A palestra abordou duas temáticas importantes para os estudantes: “Neurociência e múltiplas habilidades” ministrada pelo diretor do Campus de Medicina - UFS Lagarto, Prof. Dr. Makson Oliveira; e “Neurociência e aprendizado eficaz”, apresentada pelo professor e enfermeiro Jorge Costa.  Conforme o Prof. Dr. Makson Oliveira, o estímulo cerebral é uma forma de incentivar o estudante a melhorar o desempenho escolar. “Estimular diferentes áreas do conhecimento como a matemática, música, esportes, cultura e arte faz com que o estudante tenha contato direto com essas atividades, e a partir disso, ele consegue desenvolver habilidades, direcionando o foco e encontrando motivação; quando ele encontra motivação e emoção, ele consegue desenvolver múltiplas habilidades”, explicou o professor. Durante o evento, os especialistas compartilharam seus conhecimentos na área, experiências profissionais, pesquisas universitárias, dados científicos e também responderam aos questionamentos dos estudantes. Além disso, explicaram de forma clara quais são as inteligências múltiplas? linguística; lógico-matemática; musical; espacial; corporal cinestésica; interpessoal e intrapessoal.  Além de resolver as dúvidas dos alunos, os palestrantes apresentaram dicas e exemplos de como melhorar o desempenho escolar, utilizando técnicas de aprendizagem específicas.  Para o estudante Pedro Henrique da 1ª Série do Ensino Médio, a palestra agregou conhecimentos práticos para a rotina de estudos, “A temática apresentada vai me ajudar a lidar com o aprendizado, porque eu  tenho muita dificuldade na área de exatas. E tenho certeza que praticando mais e treinando meu cérebro vou conseguir melhorar nos esstudos'', expressou o estudante.  A teoria das inteligências múltiplas pode ajudar a compreender que cada aluno tem diferentes aptidões, o que contribui para o desenvolvimento do seu projeto de vida. “Havia uma ideia por parte dos alunos de que se nasce com habilidades e poucos conseguem desenvolver habilidades. Mas, os autores e obras que estamos trabalhando em sala de aula demonstram o contrário, ou seja, qualquer pessoa pode desenvolver as habilidades através da prática e dedicação ao longo da vida. Por isso, trouxemos esses dois especialistas que apresentaram com maestria a temática proposta”, ressaltou a professora de língua portuguesa e projeto de vida Gilvanete Barros. Fonte: Jeová Cardoso - Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora de Aracaju.

Ação Social da ISJB realiza 1º Encontro de Formação em Salesianidade para Educadores

Entre os dias 7 e 10 de abril, em Barbacena (MG), aconteceu o 1º Encontro de Formação em Salesianidade para Educadores das obras sociais salesianas da Inspetoria São João Bosco. O evento teve como inspiração o tema da Estreia 2025: “Ancorados na esperança, movidos pela alegria e pelo amor.” O principal objetivo do encontro foi proporcionar uma formação significativa, fortalecendo a vivência da Salesianidade e da Pedagogia Salesiana no cotidiano dos educadores — em suas ações, nas relações com as equipes e no acolhimento dos educandos e suas famílias. A programação foi organizada a partir dos pilares que sustentam a missão salesiana: Casa que acolhe, Paróquia que evangeliza, Escola que encaminha para a vida e Pátio onde se encontra com os amigos. Durante os quatro dias, temas fundamentais foram aprofundados, como o cuidado com quem cuida, a importância do estar inteiro na vida e na missão, o valor do brincar no desenvolvimento humano e da assistência-presença. Foi um tempo de reencontro com a própria vocação educativa e com a alegria de ser presença transformadora. Depoimentos de participantes refletem a profundidade dessa experiência: “Retorno com a bagagem cheia de aprendizados, tanto pessoais quanto profissionais.” — Reinaldo Junio Farias, CESAM GO “O diferencial deste encontro foi que nada nos foi imposto. Tudo aconteceu de forma leve, com muita familiaridade.” — Adriana Pompermayer, CESAM ES “Eu não estava bem antes de vir. Compartilhei aqui dores que nunca dividi nem com amigos. Quero levar essa Vitória falante, participativa, para o Centro Juvenil. Levo vocês no meu coração.” — Vitória Maria da Silva Campos, Centro Juvenil Pará de Minas O encontro não apenas formou, mas também fortaleceu vínculos, despertou esperanças e renovou a missão de ser sinal do amor de Deus na vida de tantos jovens. ‍Por Andressa Lima

Basquete sobre rodas emociona e inspira estudantes do Colégio Castelo de Macaé

O Ginásio Dom Bosco do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, em Macaé (RJ), foi palco de uma vivência rara, tocante e, acima de tudo, transformadora. Dando continuidade a uma série de atividades sobre “Conscientização e Inclusão”, iniciada em março, o time Paralímpico de basquete em cadeira de rodas de Macaé — o Macaé Paralímpico — realizou, no primeiro sábado letivo do ano, uma apresentação especial para os estudantes do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. Na oportunidade, os atletas trouxeram mais do que jogadas e arremessos: deram um ‘show’ de humanidade, força e empatia. Fundado em 2007, o Macaé Paralímpico é um dos principais expoentes do basquete sobre rodas no Estado do Rio, com um legado que ultrapassa as quadras. “Nosso trabalho vai muito além do esporte. A gente transforma vidas”, afirmou o técnico Antônio Gripp, que também é Ex-Aluno do Instituto Salesiano. Durante a atividade, os Alunos e a Equipe pedagógica não só assistiram a uma partida como também puderam experimentar a prática do esporte adaptado. Para João Barcelos, Coordenador do Macaé Paralímpico, o encontro reforça o poder do esporte como ferramenta educativa. 

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil