16/05/2022

Rede Salesiana Brasil e Edebê no Bett Brasil 2022

Rede Salesiana Brasil e Edebê no Bett Brasil 2022

De 10 a 13 de maio, no Transamérica Expo Center (SP), aconteceu o Congresso Bett Brasil 2022, o maior encontro de educação, tecnologia e inovação da América Latina. A Rede Salesiana Brasil (RSB), juntamente com sua Editora, a Edebê Brasil, marcaram presença no evento, sendo representadas pelo Diretor Executivo da RSB e Coordenador Geral da Editora Edebê, Pe. Nivaldo Luiz Pessinatti; pela Coordenadora Executiva da RSB-Escola, Ir. Lúcia Jacinta Finassi; e pela Gerente Executiva da Editora Edebê, Ir. Adair Aparecida Sberga.

 

“Ao entrar no Centro de Convenções Transamérica, me transportei para quase 20 anos atrás quando, nos mesmos dias, no mês de maio de 2003, no Pavilhão do Aiembi, nós participamos como então Rede Salesiana de Escolas (RSE), da 10º edição da Bett Educar. Ao entrar nesta nova versão da Bett Brasil, foi realmente uma experiência muito emocionante e, claro, uma experiência totalmente diferente por conta do momento em que vivemos. Em cada stand, a gente saia entusiasmado. As apresentações transmitiam uma grande esperança de que a educação no nosso país, e acreditamos que no mundo, esteja dando passos significativos para apoiar crianças e jovens do nosso tempo nesta importante, difícil, e árdua tarefa de estudar e aprender. Nós, como Rede e Edebê, já estamos nos mobilizando para aprofundar tudo aquilo que vimos e estabelecer uma forma de aproveitar ao máximo todo o conteúdo recebido”, diz Pe. Pessinatti.

 

A edição de 2022 da Bett Brasil contou com mais de 270 marcas expositoras e mais de 260 palestrantes que são referências do setor educacional, os quais receberam um público de mais de 30 mil pessoas durante os 4 dias do evento. Após dois anos sem realizar o encontro presencialmente, este ano, a Bett Brasil reuniu a comunidade educacional com o objetivo de dialogar sobre o papel de cada um no futuro da educação. Com a temática central “Cocriando o Futuro da Educação”, o Congresso foi dividido em quatro eixos: Inclusão e Diversidade, Gestão Educacional para Equidade, Competências Socioemocionais e Saúde Mental e Inovação e Cenários Futuros.

 

“O evento foi uma oportunidade de encontro, de revisão e fortalecimento dos princípios e valores nos quais acreditamos. É o momento de conhecermos o que está sendo pensado e realizado no âmbito da tecnologia e como utilizar tais ferramentas para impulsionar a educação. O Congresso oportunizou realizar experiências, compartilhar, dialogar e conhecer pessoas interessadas e comprometidas com a educação, além de proporcionar boas conversas e ideias para melhorar nossos processos e serviços educacionais”, comenta Ir. Jacinta.

 

Pelo quarto ano consecutivo, Ir. Adair Sberga foi convidada a participar da Bett Brasil e, em 2022, acompanhada da Diretora da Escola Salesiana Brasília (ESB), Neusa Maria Bueno Ribeiro Rosa, comandou a palestra do segundo dia de evento com o tema “Como Criar uma Escola Justa e Respeitosa?”. Além da palestra, Ir. Adair ainda lançou seu último livro “Fundamentos da Antropologia Filosófica e Pedagógica de Edith Stein”, pela Editora Paulus. “A Bett Brasil foi rica! As pessoas estavam muito desejosas de um encontro presencial e tinha muita gente de todos os estados, de escolas públicas e privadas. Este ano contou com uma novidade, porque foi feita uma parceria com o Ministério da Educação (MEC), então também tinha um stand do MEC apresentando suas inovações e a plataforma para avaliação, criada especialmente por causa da pandemia, o que é muito interessante”.

 

A Edebê Brasil levou um time de peso para participar do evento. Estiveram presentes a Coordenadora Editorial, Giovanna dos Santos Farago; o Supervisor de Projetos, Rafael Borgate; a Coordenadora de Relacionamento, Tatiana Kelly Lima e a Supervisora de Comunicação e Marketing, Deyse Castro Alves. Também esteve presente a Especialista de Pesquisa da RSB, Margarete W.S. Pires.

 

   

 

Fonte: RSB-Comunicação, com informações da brasil.bettshow.com

Mais Recentes

Palestra sobre inteligências múltiplas para alunos do Ensino Médio

A teoria das Inteligências Múltiplas (IM) de Howard Gardner e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) têm pontos em comum, como a valorização do desenvolvimento de habilidades. A Rede Salesiana valoriza as múltiplas habilidades dos estudantes, que são desenvolvidas por meio de metodologias ativas e aprendizagem criativa. Nessa perspectiva a coordenação pedagógica do Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora de Aracaju, realizou a palestra “Neurociência” para alunos da 1ª e 2ª série do Ensino Médio.  A palestra abordou duas temáticas importantes para os estudantes: “Neurociência e múltiplas habilidades” ministrada pelo diretor do Campus de Medicina - UFS Lagarto, Prof. Dr. Makson Oliveira; e “Neurociência e aprendizado eficaz”, apresentada pelo professor e enfermeiro Jorge Costa.  Conforme o Prof. Dr. Makson Oliveira, o estímulo cerebral é uma forma de incentivar o estudante a melhorar o desempenho escolar. “Estimular diferentes áreas do conhecimento como a matemática, música, esportes, cultura e arte faz com que o estudante tenha contato direto com essas atividades, e a partir disso, ele consegue desenvolver habilidades, direcionando o foco e encontrando motivação; quando ele encontra motivação e emoção, ele consegue desenvolver múltiplas habilidades”, explicou o professor. Durante o evento, os especialistas compartilharam seus conhecimentos na área, experiências profissionais, pesquisas universitárias, dados científicos e também responderam aos questionamentos dos estudantes. Além disso, explicaram de forma clara quais são as inteligências múltiplas? linguística; lógico-matemática; musical; espacial; corporal cinestésica; interpessoal e intrapessoal.  Além de resolver as dúvidas dos alunos, os palestrantes apresentaram dicas e exemplos de como melhorar o desempenho escolar, utilizando técnicas de aprendizagem específicas.  Para o estudante Pedro Henrique da 1ª Série do Ensino Médio, a palestra agregou conhecimentos práticos para a rotina de estudos, “A temática apresentada vai me ajudar a lidar com o aprendizado, porque eu  tenho muita dificuldade na área de exatas. E tenho certeza que praticando mais e treinando meu cérebro vou conseguir melhorar nos esstudos'', expressou o estudante.  A teoria das inteligências múltiplas pode ajudar a compreender que cada aluno tem diferentes aptidões, o que contribui para o desenvolvimento do seu projeto de vida. “Havia uma ideia por parte dos alunos de que se nasce com habilidades e poucos conseguem desenvolver habilidades. Mas, os autores e obras que estamos trabalhando em sala de aula demonstram o contrário, ou seja, qualquer pessoa pode desenvolver as habilidades através da prática e dedicação ao longo da vida. Por isso, trouxemos esses dois especialistas que apresentaram com maestria a temática proposta”, ressaltou a professora de língua portuguesa e projeto de vida Gilvanete Barros.Fonte: Jeová Cardoso - Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora de Aracaju

Ação Social da ISJB realiza 1º Encontro de Formação em Salesianidade para Educadores

Entre os dias 7 e 10 de abril, em Barbacena (MG), aconteceu o 1º Encontro de Formação em Salesianidade para Educadores das obras sociais salesianas da Inspetoria São João Bosco. O evento teve como inspiração o tema da Estreia 2025: “Ancorados na esperança, movidos pela alegria e pelo amor.” O principal objetivo do encontro foi proporcionar uma formação significativa, fortalecendo a vivência da Salesianidade e da Pedagogia Salesiana no cotidiano dos educadores — em suas ações, nas relações com as equipes e no acolhimento dos educandos e suas famílias. A programação foi organizada a partir dos pilares que sustentam a missão salesiana: Casa que acolhe, Paróquia que evangeliza, Escola que encaminha para a vida e Pátio onde se encontra com os amigos. Durante os quatro dias, temas fundamentais foram aprofundados, como o cuidado com quem cuida, a importância do estar inteiro na vida e na missão, o valor do brincar no desenvolvimento humano e da assistência-presença. Foi um tempo de reencontro com a própria vocação educativa e com a alegria de ser presença transformadora. Depoimentos de participantes refletem a profundidade dessa experiência: “Retorno com a bagagem cheia de aprendizados, tanto pessoais quanto profissionais.” — Reinaldo Junio Farias, CESAM GO “O diferencial deste encontro foi que nada nos foi imposto. Tudo aconteceu de forma leve, com muita familiaridade.” — Adriana Pompermayer, CESAM ES “Eu não estava bem antes de vir. Compartilhei aqui dores que nunca dividi nem com amigos. Quero levar essa Vitória falante, participativa, para o Centro Juvenil. Levo vocês no meu coração.” — Vitória Maria da Silva Campos, Centro Juvenil Pará de Minas O encontro não apenas formou, mas também fortaleceu vínculos, despertou esperanças e renovou a missão de ser sinal do amor de Deus na vida de tantos jovens. ‍Por Andressa Lima

Basquete sobre rodas emociona e inspira estudantes do Colégio Castelo de Macaé

O Ginásio Dom Bosco do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, em Macaé (RJ), foi palco de uma vivência rara, tocante e, acima de tudo, transformadora. Dando continuidade a uma série de atividades sobre “Conscientização e Inclusão”, iniciada em março, o time Paralímpico de basquete em cadeira de rodas de Macaé — o Macaé Paralímpico — realizou, no primeiro sábado letivo do ano, uma apresentação especial para os estudantes do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. Na oportunidade, os atletas trouxeram mais do que jogadas e arremessos: deram um ‘show’ de humanidade, força e empatia. Fundado em 2007, o Macaé Paralímpico é um dos principais expoentes do basquete sobre rodas no Estado do Rio, com um legado que ultrapassa as quadras. “Nosso trabalho vai muito além do esporte. A gente transforma vidas”, afirmou o técnico Antônio Gripp, que também é Ex-Aluno do Instituto Salesiano. Durante a atividade, os Alunos e a Equipe pedagógica não só assistiram a uma partida como também puderam experimentar a prática do esporte adaptado. Para João Barcelos, Coordenador do Macaé Paralímpico, o encontro reforça o poder do esporte como ferramenta educativa. 

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil