Rede Salesiana Brasil lança Currículo da RSB-Escolas
27/06/2022

Rede Salesiana Brasil lança Currículo da RSB-Escolas

Rede Salesiana Brasil lança Currículo da RSB-Escolas

As mudanças na estrutura da Educação Básica Brasileira chegaram. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a legislação das Diretrizes Nacionais para o Novo Ensino Médio orientam sobre a necessidade de se renovar a escola para atender às exigências das crianças, jovens, adolescentes e adultos da sociedade contemporânea. Todo o Marco Legal determina uma educação que assegure os direitos de aprendizagem comuns a todos os estudantes brasileiros e lhes dê possibilidades de escolha que favoreçam a sua formação integral e a construção do seu projeto de vida. E é neste contexto que a Rede Salesiana Brasil, cumprindo as determinações oficiais, entrega o seu Documento Curricular, estruturado com a originalidade e a identidade própria da Educação Salesiana, pois além de organizar as orientações legais para a reestrutura das três etapas da Educação Básica – Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio –, inseriu, entre os 6 Cadernos do Currículo, dois cadernos inovadores para melhor subsidiar os educadores salesianos no que se refere às Concepções de Currículo e ao campo da Metodologia e Avaliação; e um caderno inédito com os Parâmetros Institucionais de Qualidade Educacional da Rede Salesiana Brasil de Escolas (RSB-Escolas).

 

Em 18 de maio deste ano, na modalidade virtual, aconteceu o Lançamento do Currículo RSB-Escolas. O evento teve início com a apresentação dos Cadernos que foi comandada pela atual Gerente Executiva da Editora Edebê, Ir. Adair Aparecida Sberga; a Coordenadora do Centro Salesiano de Formação (CSF), Ana Paula Costa e Silva (ambas Diretoras da RSB-Escolas até março de 2022) e a Assessora Pedagógica da RSB, Leoneide Rodrigues. "É uma alegria imensa entregar o Currículo da RSB às escolas salesianas do Brasil, porque este documento foi tecido em um movimento dinâmico, que envolveu gestores e educadores que assumiram um compromisso de conectar saberes, estudos, métodos, filosofias, valores, aprendizagens, proposições, linguagens, culturas, práticas e salesianidade em uma sinfonia dialógica que integra a escola com a vida no contexto contemporâneo. Sou convicta de que este Currículo é um itinerário, com intencionalidade cuidadosa, para formar as futuras gerações em vista de uma humanidade mais solidária, feliz, fraterna e equitativa", diz Ir. Adair. 

 

O lançamento também contou com uma mesa redonda que trouxe a Gerente da Câmara de Educação Básica da ANEC, Roberta Guedes, falando um pouco sobre “A concepção do Currículo no contexto contemporâneo”; a Coordenadora do Fórum Nacional de Educação (FNE), Ester Galvão, que abordou o tema “A gestão do Currículo na escola: aplicação na prática”; finalizando com a então Presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CEB/CNE), Suely Menezes, a qual falou um pouco sobre o tópico “Considerações sobre o Currículo da RSB-Escolas”.

 

"A formalização do Documento Curricular da RSB-Escolas é um feito muito importante, não só por completar os referenciais institucionais salesianos e por ser a primeira Rede a produzir formalmente o seu Currículo com essa estrutura inovadora e robusta, mas, principalmente, pela qualidade das orientações, pela originalidade e uso de uma linguagem acessível ao leitor, assegurando a compreensão da proposta, que está, rigorosamente, de acordo com os marcos regulatórios nacionais", diz Leoneide Rodrigues.

 

Para proporcionar total apoio às equipes das Escolas Salesianas de todo o país na implantação do Currículo, a Rede Salesiana Brasil, por meio do CSF, promoveu um grande Ciclo de Palestras que aconteceu de forma totalmente on-line, de 19 de maio a 21 de junho deste ano. "O Currículo é um dos principais referenciais institucionais para as Escolas da RSB, que ganha vida e se concretiza no cotidiano das práticas educativas. Por isso, no processo de implantação do Currículo, é essencial que a formação dos educadores seja valorizada e priorizada, para que todos os gestores, professores e colaboradores estudem os Cadernos e os conheçam com profundidade, apropriando-se das orientações para o trabalho educativo, pedagógico e pastoral, e assumindo com convicção, em um sentido de corresponsabilidade, o compromisso com o desenvolvimento integral dos estudantes", diz Ana Paula. Confira o cronograma do Ciclo de Palestras:


 1º Encontro: Caderno 6 – Parâmetros Institucionais de Qualidade Educacional 

Palestrante: Ir. Adair Aparecida Sberga
Data: 19/05

 2º Encontro: Educação Infantil 

Palestrante: Aline Pinto
Data: 23/05


 3º Encontro: Metodologias Ativas e Neuroaprendizagem 

Palestrante: Paulo Tomazinho
Data: 02/06

 4º Encontro: Ensino Fundamental 

Palestrante: Roberta Guedes
Data: 08/06

 5º Encontro: Novo Ensino Médio 

Palestrantes: Leoneide Rodrigues e Fernando Wirthmann
Data: 20/06

 6º Encontro: Avaliação 

Palestrante: Erisivelton Lima
Data: 21/06 (3ª feira)

 

Fonte: Rede Salesiana Brasil de Comunicação (RSB-Comunicação)

Mais Recentes

Salesiano São José de Campinas inicia 2º ciclo do Projeto Escola [h(i²)a²q]

Nos dias 04 e 05 de fevereiro, o Colégio Salesiano São José de Campinas deu início ao 2º ciclo do Projeto Escola [h(i²)a²q], reafirmando seu compromisso com a melhoria contínua da qualidade educativa, a gestão estratégica e a vivência do carisma salesiano no cotidiano escolar. O encontro formativo e estratégico foi conduzido por Anderson Leal, gestor educacional da Rede Salesiana Brasil, que acompanhou de perto os gestores das diferentes áreas da escola ao longo dos dois dias de trabalho. A proposta do ciclo esteve centrada na análise de cenários, no fortalecimento da cultura avaliativa e na construção de planos de ação integrados, alinhados à missão educativo-pastoral salesiana. Durante os dois dias de encontro, as equipes gestoras participaram de momentos de reflexão, diálogo e planejamento colaborativo, com foco em impulsionar a excelência educacional e pastoral, qualificar as práticas pedagógicas e fortalecer as relações educativas, tendo sempre os estudantes como centro do projeto educativo. Segundo Anderson Leal, o Projeto Escola [h(i²)a²q] é um instrumento estratégico que favorece a unidade e a coerência da ação educativa: “Quando a gestão se organiza de forma colaborativa e consciente de sua identidade salesiana, o projeto educativo ganha força, intencionalidade e impacto real na formação integral dos estudantes.” O 2º ciclo do Projeto Escola [h(i²)a²q] marca mais um passo significativo no caminho de uma gestão participativa, estratégica e comprometida com a missão salesiana, reforçando o propósito do Colégio Salesiano São José de educar evangelizando e formar cidadãos éticos, solidários e protagonistas de seu projeto de vida.

Colégio Salesiano Liceu de Campinas inicia o 2º ciclo do Projeto Escola [h(i²)a²q]

Nos dias 02 e 03 de fevereiro, o Colégio Salesiano Liceu de Campinas deu início ao 2º ciclo do Projeto Escola [h(i²)a²q], reafirmando seu compromisso com a melhoria contínua da qualidade educativa, a gestão estratégica e a vivência do carisma salesiano no cotidiano escolar. O encontro formativo e estratégico foi conduzido por Anderson Leal, gestor educacional da Rede Salesiana Brasil, que acompanhou de perto os gestores das diferentes áreas da escola ao longo dos dois dias de trabalho. A proposta do ciclo esteve centrada na análise de cenários, no fortalecimento da cultura avaliativa e na construção de planos de ação integrados, alinhados à missão educativo-pastoral salesiana. Durante os dois dias de encontro, as equipes gestoras participaram de momentos de reflexão, diálogo e planejamento colaborativo, com foco em impulsionar a excelência educacional e pastoral, qualificar as práticas pedagógicas e fortalecer as relações educativas, tendo sempre os estudantes como centro do projeto educativo. Segundo Anderson Leal, o Projeto Escola [h(i²)a²q] é um instrumento estratégico que favorece a unidade e a coerência da ação educativa: “Quando a gestão se organiza de forma colaborativa e consciente de sua identidade salesiana, o projeto educativo ganha força, intencionalidade e impacto real na formação integral dos estudantes.” O 2º ciclo do Projeto Escola [h(i²)a²q] marca mais um passo significativo no caminho de uma gestão participativa, estratégica e comprometida com a missão salesiana, reforçando o propósito do Colégio Salesiano Liceu de Campinas de educar evangelizando e formar cidadãos éticos, solidários e protagonistas de seu projeto de vida. Comunicação da Rede Salesiana Brasil com informações de Anderson Leal  

Escola Salesiana do Trabalho está de volta com cursos profissionalizantes

A Escola Salesiana do Trabalho inaugura, no próximo dia 11 de fevereiro, o novo Complexo de Ensino Profissionalizante, agora localizado em Ananindeua. A data marca o retorno do complexo que antes funcionava no bairro da Pedreira, em Belém. O novo espaço foi projetado para ser um polo de qualificação técnica e cidadania. Segundo a instituição, o objetivo é combater o desemprego juvenil através de uma formação que une técnica e valores humanos, facilitando a inserção imediata no mercado de trabalho. O complexo profissionalizante é historicamente reconhecido pela presença no bairro da Pedreira, em Belém. Os salesianos deixaram o antigo prédio em janeiro de 2024. Hoje, o local abriga uma unidade do Poder Judiciário do Pará.  Em Ananindeua, os cursos ofertados inicialmente serão: refrigeração, mecânica de automóveis e montagem de sistema fotovoltaico. A inauguração contará com a presença de representantes do setor produtivo, para fortalecer parcerias e empregabilidade dos futuros alunos. A Escola Salesiana do Trabalho de Ananindeua informou ao DIÁRIO que as informações sobre as inscrições, taxas de matrícula e início dos cursos profissionalizantes serão divulgadas em breve.  Histórico  Idealizado em 1958 por meio da presença dos Padres Salesianos de Dom Bosco no bairro da Pedreira, o Colégio Salesiano do Trabalho funcionava como uma extensão do Colégio Salesiano Ns. Srª. do Carmo.  No início era um simples Oratório Festivo com catequese, esportes e  recreação dominical para crianças e jovens. Já na década de 60, a Obra avançou e, além do colégio, iniciou as oficinas profissionalizantes aos jovens da comunidade. Até o encerramento das atividades, em 2024, o espaço ofereceu dezenas de cursos, oficinas e programas de aprendizagem voltados aos moradores da Pedreira, Sacramenta e outros bairros.  Após a mudança, a escola funciona atualmente em Ananindeua, nos limites da cidade de Marituba. O novo Complexo de Ensino Profissionalizante é gerido pela Inspetoria Salesiana Missionária na Amazônia (BMA). Fonte: Diário do Pará

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil