Rede Salesiana Brasil lança Currículo da RSB-Escolas
27/06/2022

Rede Salesiana Brasil lança Currículo da RSB-Escolas

Rede Salesiana Brasil lança Currículo da RSB-Escolas

As mudanças na estrutura da Educação Básica Brasileira chegaram. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a legislação das Diretrizes Nacionais para o Novo Ensino Médio orientam sobre a necessidade de se renovar a escola para atender às exigências das crianças, jovens, adolescentes e adultos da sociedade contemporânea. Todo o Marco Legal determina uma educação que assegure os direitos de aprendizagem comuns a todos os estudantes brasileiros e lhes dê possibilidades de escolha que favoreçam a sua formação integral e a construção do seu projeto de vida. E é neste contexto que a Rede Salesiana Brasil, cumprindo as determinações oficiais, entrega o seu Documento Curricular, estruturado com a originalidade e a identidade própria da Educação Salesiana, pois além de organizar as orientações legais para a reestrutura das três etapas da Educação Básica – Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio –, inseriu, entre os 6 Cadernos do Currículo, dois cadernos inovadores para melhor subsidiar os educadores salesianos no que se refere às Concepções de Currículo e ao campo da Metodologia e Avaliação; e um caderno inédito com os Parâmetros Institucionais de Qualidade Educacional da Rede Salesiana Brasil de Escolas (RSB-Escolas).

 

Em 18 de maio deste ano, na modalidade virtual, aconteceu o Lançamento do Currículo RSB-Escolas. O evento teve início com a apresentação dos Cadernos que foi comandada pela atual Gerente Executiva da Editora Edebê, Ir. Adair Aparecida Sberga; a Coordenadora do Centro Salesiano de Formação (CSF), Ana Paula Costa e Silva (ambas Diretoras da RSB-Escolas até março de 2022) e a Assessora Pedagógica da RSB, Leoneide Rodrigues. "É uma alegria imensa entregar o Currículo da RSB às escolas salesianas do Brasil, porque este documento foi tecido em um movimento dinâmico, que envolveu gestores e educadores que assumiram um compromisso de conectar saberes, estudos, métodos, filosofias, valores, aprendizagens, proposições, linguagens, culturas, práticas e salesianidade em uma sinfonia dialógica que integra a escola com a vida no contexto contemporâneo. Sou convicta de que este Currículo é um itinerário, com intencionalidade cuidadosa, para formar as futuras gerações em vista de uma humanidade mais solidária, feliz, fraterna e equitativa", diz Ir. Adair. 

 

O lançamento também contou com uma mesa redonda que trouxe a Gerente da Câmara de Educação Básica da ANEC, Roberta Guedes, falando um pouco sobre “A concepção do Currículo no contexto contemporâneo”; a Coordenadora do Fórum Nacional de Educação (FNE), Ester Galvão, que abordou o tema “A gestão do Currículo na escola: aplicação na prática”; finalizando com a então Presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CEB/CNE), Suely Menezes, a qual falou um pouco sobre o tópico “Considerações sobre o Currículo da RSB-Escolas”.

 

"A formalização do Documento Curricular da RSB-Escolas é um feito muito importante, não só por completar os referenciais institucionais salesianos e por ser a primeira Rede a produzir formalmente o seu Currículo com essa estrutura inovadora e robusta, mas, principalmente, pela qualidade das orientações, pela originalidade e uso de uma linguagem acessível ao leitor, assegurando a compreensão da proposta, que está, rigorosamente, de acordo com os marcos regulatórios nacionais", diz Leoneide Rodrigues.

 

Para proporcionar total apoio às equipes das Escolas Salesianas de todo o país na implantação do Currículo, a Rede Salesiana Brasil, por meio do CSF, promoveu um grande Ciclo de Palestras que aconteceu de forma totalmente on-line, de 19 de maio a 21 de junho deste ano. "O Currículo é um dos principais referenciais institucionais para as Escolas da RSB, que ganha vida e se concretiza no cotidiano das práticas educativas. Por isso, no processo de implantação do Currículo, é essencial que a formação dos educadores seja valorizada e priorizada, para que todos os gestores, professores e colaboradores estudem os Cadernos e os conheçam com profundidade, apropriando-se das orientações para o trabalho educativo, pedagógico e pastoral, e assumindo com convicção, em um sentido de corresponsabilidade, o compromisso com o desenvolvimento integral dos estudantes", diz Ana Paula. Confira o cronograma do Ciclo de Palestras:


 1º Encontro: Caderno 6 – Parâmetros Institucionais de Qualidade Educacional 

Palestrante: Ir. Adair Aparecida Sberga
Data: 19/05

 2º Encontro: Educação Infantil 

Palestrante: Aline Pinto
Data: 23/05


 3º Encontro: Metodologias Ativas e Neuroaprendizagem 

Palestrante: Paulo Tomazinho
Data: 02/06

 4º Encontro: Ensino Fundamental 

Palestrante: Roberta Guedes
Data: 08/06

 5º Encontro: Novo Ensino Médio 

Palestrantes: Leoneide Rodrigues e Fernando Wirthmann
Data: 20/06

 6º Encontro: Avaliação 

Palestrante: Erisivelton Lima
Data: 21/06 (3ª feira)

 

Fonte: Rede Salesiana Brasil de Comunicação (RSB-Comunicação)

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No dia 16 de setembro, das 15h às 17h, a Rede Salesiana Brasil promoveu o 3º Encontro do Programa de Formação de Lideranças das Escolas da RSB, conduzido pela Diretoria Executiva e Coordenadores Inspetoriais das Escolas. O momento, que registrou 90 pontos de acesso simultâneos, teve como tema central a gestão de dados nas escolas por meio da análise de Business Intelligence (BI), reforçando o compromisso da Rede com uma educação pautada em evidências, inovação e na gestão baseada em evidências. A acolhida foi conduzida pelo Pe. Sérgio Augusto Baldin, Diretor Executivo da RSB, que destacou a importância de cultivar, à luz do carisma salesiano, uma liderança que alia espiritualidade, gestão e visão estratégica. “O intuito é avançarmos no trabalho estratégico de análise de dados. Todo o trabalho que as escolas têm realizado, juntamente com a equipe do escritório da rede e inspetoriais, precisa ser transformado em processo de crescimento. Com isso, hoje iniciamos este trabalho de análise de dados conjuntamente, em rede. Análises dos painéis de indicadores Na sequência, os participantes aprofundaram a leitura dos painéis de indicadores estratégicos, com contribuições dos Coordenadores Inspetoriais das Escolas: Quadro Geral dos Concluintes 2023 e 2024 – Análise conduzida por Ir. Leonéia Furtado (Inspetoria Nossa Senhora da Amazônia), Valéria Rodrigues (Inspetoria Maria Auxiliadora) e Évila Borges (Inspetoria Nossa Senhora. Auxiliadora). Resultados ENEM 2024 (dados da Evolucional) – Apresentados por Maria Elvira Menegassi (Inspetoria São Pio X), Jonathas Sacramento (Inspetoria São Luiz Gonzaga) e Sandra Elaine (Inspetoria São Domingos Sávio). Censo Escolar e série histórica 2012-2024 (INEP) – Analisados por Paulo Rogedo (Inspetoria São João Bosco). Essas reflexões ofereceram às lideranças uma visão integrada dos resultados educacionais da Rede, possibilitando identificar desafios, potencialidades e tendências em cada região. Em grupos, por Inspetoria, os(as) gestores(as) tiveram oportunidade de discutir alguns dos dados apresentados nos painéis de BI, lançando questões a partir de suas realidades e apontando aspectos relevantes.  Retomada dos compromissos do ENARSE/ENEL O encontro também retomou os compromissos assumidos pelas lideranças no ENARSE/ENEL, em Aparecida/SP, onde cada Inspetoria havia se engajado, por meio da estratégia do Aquário, em delinear compromissos para o fortalecimento da missão salesiana. Os 144 compromissos assumidos pelas dez Inspetorias foram sistematizados 8 compromissos nacionais, assumidos em rede, distribuídos em dois pilares: Papel estratégico das lideranças na formação integral dos egressos a partir dos referenciais institucionais. Posicionamento das escolas e delineamento de futuro, com foco na inovação, diferenciação e sustentabilidade. A retomada foi conduzida pelo Pe. Sérgio Baldin, Anderson Leal e Ana Paula Costa e Silva, destacando a responsabilidade das lideranças em dar continuidade ao que foi construído no encontro nacional. Encerramento e ressonâncias O encontro foi concluído com um momento de ressonâncias e feedbacks, reforçando a importância de uma liderança inspirada no carisma de Dom Bosco e Madre Mazzarello, capaz de unir gestão eficiente, compromisso com a excelência acadêmica e fidelidade à missão evangelizadora, que fortalece o trabalho em rede. Localmente, com suas equipes, as lideranças das escolas terão oportunidade de ampliar as reflexões, análises e debates a partir dos painéis de BI, para subsidiar a melhoria contínua dos processos e serviços. Angélica Novais da Comunicação da Rede Salesiana Brasil

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3º encontro on-line da Formação das Coordenações Pedagógicas do EFAI aprofunda a aprendizagem visível e a transformação docente

Na tarde do dia 10 de setembro, foi realizado o 3º encontro on-line do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do Ensino Fundamental Anos Iniciais (EFAI), uma iniciativa da Rede Salesiana Brasil (RSB), em parceria com a Editora Edebê. O programa é fruto da Jornada Formativa para as Coordenações Pedagógicas, realizada em Aparecida/SP, e tem se consolidado como espaço privilegiado de estudo, reflexão e troca de experiências entre coordenadoras(es) pedagógicas(os_ das escolas salesianas em todo o Brasil. Com 40 acessos de todo o Brasil, o encontro teve como tema “A aprendizagem visível e a transformação docente”, conduzido pela formadora Caroline Cardoso. A acolhida inicial foi conduzida pelo Pe. Sérgio, seguida de um momento de oração preparado pela Irmã Lúcia Jacinta, que ajudou a comunidade formativa a colocar o encontro sob a inspiração de Deus e no espírito do carisma salesiano. Percurso formativo e cultura de pensamento Caroline iniciou sua fala retomando o percurso formativo proposto pelo programa e relembrou as oito forças da escola que favorecem o desenvolvimento de uma cultura de pensamento. Em seguida, trouxe reflexões fundamentadas sobre as competências docentes e a importância da documentação pedagógica como instrumento de aprendizagem, acompanhamento e transformação no processo educativo. Durante sua exposição, Caroline Cardoso lançou uma provocação aos grupos de trabalho, convidando-os a refletir sobre quais competências podem ser mais exploradas e desenvolvidas no contexto das escolas salesianas. As competências apresentadas foram: Conhecimento; Pensamento científico, crítico e criativo; Repertório cultural; Comunicação; Cultura digital; Trabalho e projeto de vida; Argumentação; Autoconhecimento e autocuidado; Empatia e cooperação; Responsabilidade e cidadania.  A formadora destacou ainda a importância da flexibilidade intelectual, recordando que, no processo de aprendizagem, “tudo bem mudar de ideia a respeito de algo, e também que é importante ser flexível e ter a mente aberta o suficiente para rever conceitos quando novas, e às vezes conflitantes, informações são apresentadas e as hipóteses originais são refutadas”, fundamentando sua reflexão no livro Aprendizagens Visíveis: Experiências teórico-práticas em sala de aula, de Julia Pinheiro Andrade. Espaços de diálogo e partilha Após a exposição, os participantes foram organizados em grupos para refletir sobre três questões-chave: Que tipos de registros existem no EFAI? Com que intenção registramos o que as crianças fazem na escola? A partir da leitura do Capítulo 3 e das reflexões, como é possível mobilizar e potencializar a documentação pedagógica no EFAI? As contribuições de cada grupo foram registradas em um mural digital, que servirá de base para novas partilhas e aprofundamentos no próximo encontro, já agendado para 12 de novembro de 2025. O encontro foi concluído em clima de entusiasmo e corresponsabilidade. Para motivar ainda mais os estudos e a vivência pedagógica, foram realizados sorteios de banners da Coleção Nautas e de um livro para aprofundamento sobre coordenação pedagógica, formação e inovação. Um caminho de formação contínua O Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do EFAI reafirma o compromisso da RSB e da Editora Edebê em apoiar os educadores salesianos no fortalecimento de uma pedagogia que une excelência acadêmica, espiritualidade e protagonismo juvenil. Mais do que encontros formativos, o programa se propõe a ser um processo de transformação das práticas pedagógicas, em sintonia com o legado de Dom Bosco e Madre Mazzarello. Angélica Novais da comunicação da Rede Salesiana Brasil

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