Rede Salesiana Brasil lança Currículo da RSB-Escolas
27/06/2022

Rede Salesiana Brasil lança Currículo da RSB-Escolas

Rede Salesiana Brasil lança Currículo da RSB-Escolas

As mudanças na estrutura da Educação Básica Brasileira chegaram. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a legislação das Diretrizes Nacionais para o Novo Ensino Médio orientam sobre a necessidade de se renovar a escola para atender às exigências das crianças, jovens, adolescentes e adultos da sociedade contemporânea. Todo o Marco Legal determina uma educação que assegure os direitos de aprendizagem comuns a todos os estudantes brasileiros e lhes dê possibilidades de escolha que favoreçam a sua formação integral e a construção do seu projeto de vida. E é neste contexto que a Rede Salesiana Brasil, cumprindo as determinações oficiais, entrega o seu Documento Curricular, estruturado com a originalidade e a identidade própria da Educação Salesiana, pois além de organizar as orientações legais para a reestrutura das três etapas da Educação Básica – Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio –, inseriu, entre os 6 Cadernos do Currículo, dois cadernos inovadores para melhor subsidiar os educadores salesianos no que se refere às Concepções de Currículo e ao campo da Metodologia e Avaliação; e um caderno inédito com os Parâmetros Institucionais de Qualidade Educacional da Rede Salesiana Brasil de Escolas (RSB-Escolas).

 

Em 18 de maio deste ano, na modalidade virtual, aconteceu o Lançamento do Currículo RSB-Escolas. O evento teve início com a apresentação dos Cadernos que foi comandada pela atual Gerente Executiva da Editora Edebê, Ir. Adair Aparecida Sberga; a Coordenadora do Centro Salesiano de Formação (CSF), Ana Paula Costa e Silva (ambas Diretoras da RSB-Escolas até março de 2022) e a Assessora Pedagógica da RSB, Leoneide Rodrigues. "É uma alegria imensa entregar o Currículo da RSB às escolas salesianas do Brasil, porque este documento foi tecido em um movimento dinâmico, que envolveu gestores e educadores que assumiram um compromisso de conectar saberes, estudos, métodos, filosofias, valores, aprendizagens, proposições, linguagens, culturas, práticas e salesianidade em uma sinfonia dialógica que integra a escola com a vida no contexto contemporâneo. Sou convicta de que este Currículo é um itinerário, com intencionalidade cuidadosa, para formar as futuras gerações em vista de uma humanidade mais solidária, feliz, fraterna e equitativa", diz Ir. Adair. 

 

O lançamento também contou com uma mesa redonda que trouxe a Gerente da Câmara de Educação Básica da ANEC, Roberta Guedes, falando um pouco sobre “A concepção do Currículo no contexto contemporâneo”; a Coordenadora do Fórum Nacional de Educação (FNE), Ester Galvão, que abordou o tema “A gestão do Currículo na escola: aplicação na prática”; finalizando com a então Presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CEB/CNE), Suely Menezes, a qual falou um pouco sobre o tópico “Considerações sobre o Currículo da RSB-Escolas”.

 

"A formalização do Documento Curricular da RSB-Escolas é um feito muito importante, não só por completar os referenciais institucionais salesianos e por ser a primeira Rede a produzir formalmente o seu Currículo com essa estrutura inovadora e robusta, mas, principalmente, pela qualidade das orientações, pela originalidade e uso de uma linguagem acessível ao leitor, assegurando a compreensão da proposta, que está, rigorosamente, de acordo com os marcos regulatórios nacionais", diz Leoneide Rodrigues.

 

Para proporcionar total apoio às equipes das Escolas Salesianas de todo o país na implantação do Currículo, a Rede Salesiana Brasil, por meio do CSF, promoveu um grande Ciclo de Palestras que aconteceu de forma totalmente on-line, de 19 de maio a 21 de junho deste ano. "O Currículo é um dos principais referenciais institucionais para as Escolas da RSB, que ganha vida e se concretiza no cotidiano das práticas educativas. Por isso, no processo de implantação do Currículo, é essencial que a formação dos educadores seja valorizada e priorizada, para que todos os gestores, professores e colaboradores estudem os Cadernos e os conheçam com profundidade, apropriando-se das orientações para o trabalho educativo, pedagógico e pastoral, e assumindo com convicção, em um sentido de corresponsabilidade, o compromisso com o desenvolvimento integral dos estudantes", diz Ana Paula. Confira o cronograma do Ciclo de Palestras:


 1º Encontro: Caderno 6 – Parâmetros Institucionais de Qualidade Educacional 

Palestrante: Ir. Adair Aparecida Sberga
Data: 19/05

 2º Encontro: Educação Infantil 

Palestrante: Aline Pinto
Data: 23/05


 3º Encontro: Metodologias Ativas e Neuroaprendizagem 

Palestrante: Paulo Tomazinho
Data: 02/06

 4º Encontro: Ensino Fundamental 

Palestrante: Roberta Guedes
Data: 08/06

 5º Encontro: Novo Ensino Médio 

Palestrantes: Leoneide Rodrigues e Fernando Wirthmann
Data: 20/06

 6º Encontro: Avaliação 

Palestrante: Erisivelton Lima
Data: 21/06 (3ª feira)

 

Fonte: Rede Salesiana Brasil de Comunicação (RSB-Comunicação)

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4º Encontro On-line do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas aprofunda discussão sobre como utilizar ferramentas de design para tornar a formação de professores mais visível

No dia 12 de novembro, a Rede Salesiana Brasil realizou o 4º encontro on-line do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do Ensino Fundamental - Anos Iniciais, encerrando o ciclo formativo de 2025 com um momento marcado pela criatividade, colaboração e aprofundamento metodológico. Coordenações Pedagógicas de todo o Brasil acompanharam a formação conduzida pela formadora Caroline Cardoso. A partir da fundamentação desenvolvida, as coordenações foram convidadas a refletir sobre o papel das linguagens visuais como estratégia pedagógica, especialmente no contexto da formação continuada dos educadores. Com uma abordagem dinâmica, Caroline apresentou princípios de design aplicáveis ao cotidiano das coordenações, reforçando como a visualidade potencializa a clareza das orientações, a comunicação pedagógica e a devolutiva das práticas docentes. Atividade “mão na massa”: criatividade para expressar processos formativos Em sintonia com o tema, o encontro contou com uma proposta prática. Antecipadamente, as participantes foram orientadas a preparar um pequeno kit de materiais para a atividade. Durante a formação, cada coordenação produziu uma peça criativa, utilizando elementos simples, mas alinhados ao conteúdo apresentado. As produções foram compartilhadas no grupo de WhatsApp do Programa de Formação das Coordenações , criando um ambiente de inspiração mútua e troca entre as coordenações, fortalecendo a rede colaborativa que sustenta o Programa. Narrativas formativas e construção coletiva Outro momento significativo foi a partilha em pequenos grupos. As coordenações trocaram experiências, narrativas e percursos formativos desenvolvidos em suas escolas ao longo de 2025, especialmente com as(os) educadoras(es) dos Anos Iniciais. Esses registros foram reunidos em um mural colaborativo no Padlet, que permanecerá como memória afetiva e pedagógica do trabalho realizado. Avaliação do percurso formativo e continuidade em 2026 Para encerrar a edição 2025 do Programa, foi disponibilizado um formulário de avaliação do percurso, no qual as coordenações podem registrar percepções, sugestões e encaminhamentos. As contribuições serão fundamentais para a organização da continuidade da jornada formativa de 2026, a ser desenvolvida por meio de três encontros on-line ao longo do ano, dando continuidade ao compromisso com a qualificação e o fortalecimento da prática pedagógica nas escolas da RSB. O encerramento do ciclo formativo de 2025 reafirma o compromisso da Rede Salesiana Brasil com processos pedagógicos de qualidade, colaborativos e alinhados às demandas contemporâneas da educação. Em 2026, seguimos juntas(os), fortalecendo o trabalho das coordenações e promovendo uma formação integral e humanizadora para nossas comunidades educativas. Saiba mais sobre sobre o terceiro encontro deste ciclo de formações clicando aqui. Comunicação da Rede Salesiana Brasil

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