Rede Salesiana Brasil promove 4º encontro do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas da Educação Infantil
29/10/2025

Rede Salesiana Brasil promove 4º encontro do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas da Educação Infantil

Rede Salesiana Brasil promove 4º encontro do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas da Educação Infantil

Formação colaborativa possibilita avanços na construção da Rubrica da RSB para a Educação Infantil, em alinhamento com o Currículo, e reafirma a identidade salesiana nas práticas docentes

No dia 23 de outubro, a Rede Salesiana Brasil (RSB) realizou o 4º encontro on-line do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas da Educação Infantil, conduzido pela formadora Caroline Cardoso. O encontro, que contou com acessos simultâneos de todo o Brasil, teve como tema “Rubrica da RSB para a Educação Infantil: construção colaborativa pelo fortalecimento da identidade salesiana”, reafirmando o compromisso coletivo com a formação integral e o acompanhamento pedagógico das práticas docentes.

Desdobramento direto da Jornada Formativa para as Coordenações Pedagógicas da Educação Infantil, realizada em Aparecida/SP, o programa é uma iniciativa da RSB em parceria com a Editora Edebê, voltada à consolidação de referenciais formativos que orientem o trabalho das coordenações em todas as escolas da Rede.

Escuta, diálogo e corresponsabilidade

Inspirada na pedagogia de Dom Bosco e de Madre Mazzarello, a formação destacou a escuta sensível como eixo central do acompanhamento formativo. A partir das reflexões de autoras como Carla Rinaldi e Paulo Freire, as participantes foram convidadas a refletir sobre o papel da coordenação pedagógica como mediadora do processo de aprendizagem e como parceira ativa na construção de práticas educativas mais conscientes, criativas e integradoras.

Durante a partilha de experiências, as narrativas das coordenações evidenciaram o impacto da escuta e do diálogo colaborativo na transformação das práticas docentes e no fortalecimento da cultura formativa da Educação Infantil.

“Reconhecemo-nos como parceiras em um mesmo propósito, sustenta a prática pedagógica e a torna viva, coerente e em constante movimento”, destacou uma das participantes, sintetizando o espírito do encontro.

Construção coletiva da rubrica

A parte prática da formação foi dedicada à construção colaborativa dos critérios da Rubrica da RSB, instrumento que orientará o acompanhamento das práticas pedagógicas nas escolas salesianas. Em pequenos grupos, as participantes refletiram sobre questões-chave:

  • Quais ações representam as práticas que desejamos observar em nossas escolas?
  • Quais são contrárias a essa intencionalidade?
  • Quais indicadores nos ajudarão a compreender a consolidação de uma proposta educativa salesiana na Educação Infantil?

A rubrica, alinhada ao Currículo da RSB e à BNC Formação, contempla dimensões essenciais da ação docente, como intencionalidade pedagógica, estratégias de ensino, documentação, mediação e vivência dos valores salesianos, reforçando o compromisso com a formação integral das crianças e com a coerência entre fé, razão e amor educativo.

Caminho formativo contínuo

Ao final do encontro, Caroline Cardoso ressaltou que o processo de construção da rubrica é mais que um produto: “é um percurso formativo que traduz o jeito salesiano de educar, com escuta ativa, colaboração e busca constante por práticas inovadoras que respondam às realidades das escolas e das infâncias, disse a formadora”.

A RSB reforça, assim, sua missão de promover uma formação continuada que articula teoria e prática, impulsionando cada coordenação pedagógica a ser presença animadora e transformadora no cotidiano educativo.

Mais Recentes

Equipes diretivas das Escolas Salesianas de SP realizam reunião anual de fechamento

Momento de integração e planejamento fortaleceu a unidade das equipes diretivas e renovou o compromisso com a missão educativa salesiana Entre os dias 4 e 5 de dezembro, foi realizada a reunião de fechamento anual das escolas da Inspetoria Salesiana de São Paulo. O encontro contou com a presença do Inspetor Salesiano, Padre Alexandre Luís de Oliveira, do Ecônomo Inspetorial, Padre André Luiz Simões, e da Coordenadora Estratégica das Escolas, Évila Souza, além dos Diretores Gerais, Diretores de Pastoral, Diretores Pedagógicos e Gerentes Financeiros das unidades escolares. No dia 5, no Instituto Nossa Senhora Auxiliadora, em Cruzeiro – SP, foram avaliados, durante a reunião, os dados das escolas, os projetos em andamento e as ações junto à RSB Escolas, em conjunto com as equipes diretivas. O objetivo foi analisar as realidades locais e projetar ações futuras, garantindo o aprimoramento contínuo da qualidade educacional. O encontro é fundamental para reforçar o compromisso com a formação integral dos alunos e para garantir que as nossas escolas continuem sendo ambientes de excelência no ensino e na vivência do carisma salesiano. Um momento de união, gratidão e bênçãos, para que todos possam seguir em frente e com a energia renovada para 2026. Inspetoria Salesiana de São Paulo  

Salesianas de Belém (PA) realizam Open House e apresentam nova fase da educação Salesiana na capital

Evento de portas abertas marca o início do reposicionamento institucional e o fortalecimento da presença Salesiana na Região Norte A Escola Salesiana de Belém (PA) está prestes a viver um dos momentos mais significativos de sua história recente. No próximo dia 06 de dezembro de 2025, será realizado o Open House Salesianas, um grande evento de portas abertas que convida famílias, alunos e a comunidade local a conhecerem de perto os novos projetos pedagógicos, a atualização da marca e o reposicionamento institucional das presenças salesianas na capital belemense. O encontro faz parte do Plano Estratégico de Reposicionamento das Escolas Salesianas do Norte, que vem sendo desenvolvido pela Rede Salesiana Brasil (RSB) com o objetivo de fortalecer a identidade institucional, ampliar o reconhecimento da marca e aproximar ainda mais as escolas de suas comunidades. O projeto propõe uma nova forma de comunicar os valores salesianos, alinhando tradição e inovação em uma proposta educativa transformadora. Durante o Open House, o público poderá vivenciar experiências formativas, participar de momentos culturais e conhecer as novidades pedagógicas que compõem essa nova etapa. A programação prevê acolhida musical, momentos de oração, depoimentos de educadores e estudantes, apresentações culturais de carimbó e boi-bumbá, além da exposição das novidades da Edebê para 2026. Também haverá o lançamento oficial da Campanha de Matrículas 2026, a apresentação da nova identidade visual das Escolas Salesianas de Belém (PA), sorteios de brindes e descontos especiais, e um momento de confraternização com as famílias. Entre os destaques, estão ainda o projeto de internacionalização, apresentado pela Diretora Pedagógica Daniele Aranha, e uma série de vídeos institucionais e depoimentos que reforçam o impacto da educação salesiana na formação integral de crianças e jovens. A iniciativa reforça o compromisso da Rede Salesiana em formar crianças e jovens protagonistas, por meio de uma educação integral que valoriza o conhecimento, a espiritualidade e os valores humanos. Essa nova fase representa um marco de modernização e unidade institucional, consolidando as presenças Salesianas como referência em educação de qualidade, fé e cidadania. O evento reunirá a comunidade da presença Salesianas da cidade, Salesianas Auxilium, em uma manhã de celebração, aprendizado e comunhão, marcando o início de uma etapa de crescimento e fortalecimento da missão educativa Salesiana no Pará. Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Estudantes Salesianos se destacam na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética

O colégio Salesianas Santa Teresinha celebrou com orgulho a participação e o excelente desempenho de seus estudantes na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE), iniciativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) que mobiliza jovens do 8º e 9º ano em uma jornada educativa voltada ao consumo consciente de energia, sustentabilidade e inovação. A estudante Monique do Amaral (9º ano) conquistou medalha de bronze, enquanto Ana Carolina Monteiro Normando (8º ano), Guilherme Coelho de Souza Rodrigues (8º ano) e Rodolfo Gael (8º ano) receberam medalha de prata, todos sob a orientação do professor de Matemática Arnoldo Carvalho. O resultado reafirma o compromisso da instituição com a formação integral e o desenvolvimento de habilidades acadêmicas e socioambientais. A ONEE utiliza elementos de gamificação, desafios interativos e trilhas de aprendizagem que aproximam os estudantes de temas essenciais para o futuro energético do país. Ao longo da competição, os participantes desenvolveram pensamento crítico, autonomia, curiosidade científica e atitudes sustentáveis. O Salesianas Santa Teresinha parabenizam os medalhistas e o professor orientador, reconhecendo o impacto positivo desta iniciativa na construção de uma geração mais consciente, preparada e comprometida com o uso responsável dos recursos naturais. Para a instituição, esta participação reforça a importância de projetos educacionais que conectam o aprendizado à vida real, fortalecendo competências acadêmicas e socioambientais. Saaramar Lahan - Inspetoria Nossa Senhora da Amazônia

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede
Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil