Após uma primeira reunião para entender a abrangência educacional da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC), o Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), Manuel Fernando Palacios da Cunha e Melo, pediu especial apoio da Associação quanto à revisão crítica de instrumentos de avaliação, como o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), e quanto a informações sobre o cenário do Novo Ensino Médio nas instituições associadas, com foco em auxiliar o Instituto nas tomadas de decisão.
Assim, na terça-feira (30), aconteceu a reunião para entrega dos resultados por parte da ANEC à equipe do INEP. Estiveram presentes a Gerente Executiva da Editora Salesiana Edebê Brasil e também Vice-Presidente da ANEC, Ir. Adair Aparecida Sberga; o Secretário-Executivo, Guinartt Diniz; e a Gerente da Câmara de Educação Básica, Roberta Guedes. Na ocasião, foram entregues duas pesquisas realizadas com as escolas católicas, sendo uma sobre a implantação do Novo Ensino Médio e outra sobre as temáticas e propostas de Itinerários Formativos que estão sendo aplicados nas escolas católicas desde 2022.
“A reunião foi excelente e houve muita receptividade por parte do INEP em dialogar com as instituições, sendo que o Presidente Palacios já solicitou a sua secretária de Gabinete para articular uma reunião com a ANEC e algumas de suas lideranças para debaterem sobre os novos projetos do Instituto”, comenta Ir. Adair.
O Presidente Palacios também disse comentou o quanto as instituições de educação católica são as mais prestigiadas do país e ainda confirmou que o INEP quer dialogar com elas sobre o futuro das licenciaturas e formação de professores, assim como sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil, com informações da anec.org.br