Na última terça-feira (28), o Ministério da Educação (MEC) anunciou medidas para enfrentar o desempenho abaixo do esperado dos cursos de licenciatura nos processos avaliativos conduzidos pelo Instituto Nacional de Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Durante a cerimônia de apresentação do resultado dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior, o Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, anunciou e assinou a portaria que institui um Grupo de Trabalho para propor políticas de melhoria da formação inicial de professores. Outra medida será a ampliação de 31 mil bolsas para formação de iniciação à docência e residência pedagógica, em 2023, e outras 100 mil em 2024.
Estiveram presentes na cerimônia a Gerente Executiva da Edebê, Editora da Rede Salesiana Brasil, Ir. Adair Aparecida Sberga; bem como o presidente do Inep, Manuel Palacios; o presidente do Conselho Nacional de Educação, Luiz Cury; o vice-presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Alessio Costa Lima; representantes do legislativo, e os secretários do MEC, entre eles a secretária-executiva, Izolda Cela.
“O Ministro se mostrou bem articulado, muito empenhado e comprometido com a qualidade da educação brasileira, a equidade social e, especialmente, com a formação de professores”, diz Ir. Adair. “Apresentei-me para o Ministro, dizendo que era Irmã Salesiana, e perguntei: ‘O Senhor foi aluno salesiano?’ Ele disse: ‘Sim, fui aluno salesiano’. Então eu disse: ‘É um orgulho para nós da Família Salesiana tê-lo nesta missão. Deus o abençoe para que o senhor atinja todos os seus propósitos’, completa Ir. Adair.
A Gerente Executiva da Editora Salesiana também conversou com a secretária do MEC, Izolda Cela, “na conversa disse para ela que, como Rede Salesiana Brasil, tínhamos elaborado um Currículo da Educação Básica. Ela me disse que queria conhecer. Imediatamente chamou a secretária dela e disse para agendar logo uma reunião nossa com ela”.
Durante a cerimônia, citando os esforços do Ministério da Educação, que trabalha na formatação de uma política nacional de alfabetização, Camilo Santana reforçou a necessidade de cuidar dos professores. “Quando uma criança aprende a ler e a escrever na idade certa o efeito desse aprendizado aparece em toda a sua formação. É preciso avançar e essa mudança só se constrói a várias mãos. Para alfabetizar melhor precisamos melhorar a qualidade da formação dos nossos professores”, defendeu.
O GT anunciado pelo ministro da Educação visa propor políticas de melhoria da formação inicial de professores. De acordo com Camilo, é importante que exista uma união entre instituições públicas e privadas para alcançar um resultado positivo na formação dos docentes brasileiros. “É impressionante você imaginar que apenas 15% dos alunos de licenciatura de matemática terminam o curso. Precisamos identificar o motivo disso”, pontuou o ministro, comentando os resultados dos Indicadores de Qualidade da Educação apresentados pelo Inep, que, juntamente com os do Censo da Educação Superior, revelam alto índice de evasão nos cursos de licenciaturas.
Além do GT, o Ministro da Educação anunciou a ampliação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), iniciativa que integra a Política Nacional de Formação de Professores do MEC e tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria de qualidade da educação básica pública brasileira.
Todos os resultados do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) de 2021 estão disponíveis no portal do Inep.
Confira, na íntegra, a cerimônia do MEC clicando aqui.
Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil, com informações do MEC