SaléONU debate soluções para erradicar o trabalho escravo
02/09/2024

SaléONU debate soluções para erradicar o trabalho escravo

SaléONU debate soluções para erradicar o trabalho escravo
Foto: Salesianos Bahia

Em um mundo que exige líderes preparados para enfrentar desafios globais, a formação de jovens com uma compreensão crítica das relações internacionais e da defesa dos direitos humanos é essencial. O SaléONU, projeto dos Salesianos Bahia realizado nos dias 16 e 17 de agosto, no Colégio Salesiano Dom Bosco Salvador, reflete esse compromisso ao proporcionar aos estudantes a oportunidade de simular debates da ONU, onde eles representam nações e discutem questões críticas como o trabalho escravo. 

O evento reuniu estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental Anos Finais e das 1ª a 3ª séries do Ensino Médio do Liceu Salesiano do Salvador e do Colégio Salesiano Dom Bosco Salvador. Os estudantes representaram 16 países, entre eles: África do Sul, Alemanha, Argentina, Bangladesh, Bolívia, Camboja, China, Croácia, Etiópia, Haiti, Madagascar, Mauritânia, Nepal, Níger, Paquistão e Rússia.

Com o objetivo de aproximar os estudantes dos desafios enfrentados por diferentes nações e promover a tolerância, a empatia e a valorização cultural, eles assumiram os papéis de delegados e presidentes do comitê. Os 30% dos delegados com maior destaque serão selecionados para participar do MIB Final, em Brasília (DF), onde terão a chance de competir por uma vaga na simulação da ONU em Harvard, nos Estados Unidos. 

Durante dois dias de debates do SaléONU, os jovens se dedicaram a defender os interesses de suas nações e a propor soluções diplomáticas para a erradicação do trabalho escravo, um problema global que ainda afeta milhões de pessoas.

Erla Alecrim, orientadora do Ensino Médio do Dom Bosco, acredita que através dessa abordagem, eles se engajaram mais e serão capazes de contribuir para a construção de um mundo mais justo: “Trabalhar temas tão sensíveis como o trabalho escravo estimula nos estudantes um senso crítico e uma responsabilidade social. Com certeza, eles saem dessa experiência mais conscientes de seu papel como futuros líderes”, afirmou.

A preparação para a simulação exigiu um estudo aprofundado das culturas, políticas e realidades sociais dos países representados. Cláudia Agrícola, orientadora do Ensino Médio do Liceu, destacou a importância dessa iniciativa: “Formar nossos estudantes para serem cidadãos do mundo é um compromisso que levamos a sério”. Ela ainda complementa que o SaléONU é mais do que um espaço para aprendizado sobre geopolítica, “é uma oportunidade para desenvolverem empatia e responsabilidade. Isso vai ajudá-los a entender a complexidade das questões globais que afetam a todos nós”.

Para os estudantes, a experiência foi transformadora. Clarissa de Souza, da 1ª série C do Liceu, contou que o SaléONU a ajudou a superar a timidez e se sentir mais segura: “No decorrer de todas as sessões, eu acho que fui criando uma confiança que eu não tive até hoje. Para pessoas muito tímidas como eu, acho que essa foi uma experiência muito boa”. 

Já João Victor Falcão, estudante da 2ª série B do Dom Bosco, vê a simulação como uma oportunidade de aprendizado e melhoria das relações interpessoais: “Com a simulação da ONU, você consegue desenvolver habilidades como oratória, escrita e relação com outras pessoas. Além disso, você consegue conhecer pessoas novas e novos ciclos que têm o seu objetivo, e o quanto tudo isso agrega para você”. 

É por meio dessa visão de formar líderes que o SaléONU se coloca como uma plataforma de preparação para o futuro. 

Escrito por Equipe de Comunicação e Marketing dos Salesianos Bahia

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RSB realiza 3º Encontro do Programa de Formação de Lideranças com foco na análise de BI

No dia 16 de setembro, das 15h às 17h, a Rede Salesiana Brasil promoveu o 3º Encontro do Programa de Formação de Lideranças das Escolas da RSB, conduzido pela Diretoria Executiva e Coordenadores Inspetoriais das Escolas. O momento, que registrou 90 pontos de acesso simultâneos, teve como tema central a gestão de dados nas escolas por meio da análise de Business Intelligence (BI), reforçando o compromisso da Rede com uma educação pautada em evidências, inovação e na gestão baseada em evidências. A acolhida foi conduzida pelo Pe. Sérgio Augusto Baldin, Diretor Executivo da RSB, que destacou a importância de cultivar, à luz do carisma salesiano, uma liderança que alia espiritualidade, gestão e visão estratégica. “O intuito é avançarmos no trabalho estratégico de análise de dados. Todo o trabalho que as escolas têm realizado, juntamente com a equipe do escritório da rede e inspetoriais, precisa ser transformado em processo de crescimento. Com isso, hoje iniciamos este trabalho de análise de dados conjuntamente, em rede. Análises dos painéis de indicadores Na sequência, os participantes aprofundaram a leitura dos painéis de indicadores estratégicos, com contribuições dos Coordenadores Inspetoriais das Escolas: Quadro Geral dos Concluintes 2023 e 2024 – Análise conduzida por Ir. Leonéia Furtado (Inspetoria Nossa Senhora da Amazônia), Valéria Rodrigues (Inspetoria Maria Auxiliadora) e Évila Borges (Inspetoria Nossa Senhora. Auxiliadora). Resultados ENEM 2024 (dados da Evolucional) – Apresentados por Maria Elvira Menegassi (Inspetoria São Pio X), Jonathas Sacramento (Inspetoria São Luiz Gonzaga) e Sandra Elaine (Inspetoria São Domingos Sávio). Censo Escolar e série histórica 2012-2024 (INEP) – Analisados por Paulo Rogedo (Inspetoria São João Bosco). Essas reflexões ofereceram às lideranças uma visão integrada dos resultados educacionais da Rede, possibilitando identificar desafios, potencialidades e tendências em cada região. Em grupos, por Inspetoria, os(as) gestores(as) tiveram oportunidade de discutir alguns dos dados apresentados nos painéis de BI, lançando questões a partir de suas realidades e apontando aspectos relevantes.  Retomada dos compromissos do ENARSE/ENEL O encontro também retomou os compromissos assumidos pelas lideranças no ENARSE/ENEL, em Aparecida/SP, onde cada Inspetoria havia se engajado, por meio da estratégia do Aquário, em delinear compromissos para o fortalecimento da missão salesiana. Os 144 compromissos assumidos pelas dez Inspetorias foram sistematizados 8 compromissos nacionais, assumidos em rede, distribuídos em dois pilares: Papel estratégico das lideranças na formação integral dos egressos a partir dos referenciais institucionais. Posicionamento das escolas e delineamento de futuro, com foco na inovação, diferenciação e sustentabilidade. A retomada foi conduzida pelo Pe. Sérgio Baldin, Anderson Leal e Ana Paula Costa e Silva, destacando a responsabilidade das lideranças em dar continuidade ao que foi construído no encontro nacional. Encerramento e ressonâncias O encontro foi concluído com um momento de ressonâncias e feedbacks, reforçando a importância de uma liderança inspirada no carisma de Dom Bosco e Madre Mazzarello, capaz de unir gestão eficiente, compromisso com a excelência acadêmica e fidelidade à missão evangelizadora, que fortalece o trabalho em rede. Localmente, com suas equipes, as lideranças das escolas terão oportunidade de ampliar as reflexões, análises e debates a partir dos painéis de BI, para subsidiar a melhoria contínua dos processos e serviços. Angélica Novais da Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Colégio Salesiano do Recife vai abrigar um mini bairro planejado na Boa Vista

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3º encontro on-line da Formação das Coordenações Pedagógicas do EFAI aprofunda a aprendizagem visível e a transformação docente

Na tarde do dia 10 de setembro, foi realizado o 3º encontro on-line do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do Ensino Fundamental Anos Iniciais (EFAI), uma iniciativa da Rede Salesiana Brasil (RSB), em parceria com a Editora Edebê. O programa é fruto da Jornada Formativa para as Coordenações Pedagógicas, realizada em Aparecida/SP, e tem se consolidado como espaço privilegiado de estudo, reflexão e troca de experiências entre coordenadoras(es) pedagógicas(os_ das escolas salesianas em todo o Brasil. Com 40 acessos de todo o Brasil, o encontro teve como tema “A aprendizagem visível e a transformação docente”, conduzido pela formadora Caroline Cardoso. A acolhida inicial foi conduzida pelo Pe. Sérgio, seguida de um momento de oração preparado pela Irmã Lúcia Jacinta, que ajudou a comunidade formativa a colocar o encontro sob a inspiração de Deus e no espírito do carisma salesiano. Percurso formativo e cultura de pensamento Caroline iniciou sua fala retomando o percurso formativo proposto pelo programa e relembrou as oito forças da escola que favorecem o desenvolvimento de uma cultura de pensamento. Em seguida, trouxe reflexões fundamentadas sobre as competências docentes e a importância da documentação pedagógica como instrumento de aprendizagem, acompanhamento e transformação no processo educativo. Durante sua exposição, Caroline Cardoso lançou uma provocação aos grupos de trabalho, convidando-os a refletir sobre quais competências podem ser mais exploradas e desenvolvidas no contexto das escolas salesianas. As competências apresentadas foram: Conhecimento; Pensamento científico, crítico e criativo; Repertório cultural; Comunicação; Cultura digital; Trabalho e projeto de vida; Argumentação; Autoconhecimento e autocuidado; Empatia e cooperação; Responsabilidade e cidadania.  A formadora destacou ainda a importância da flexibilidade intelectual, recordando que, no processo de aprendizagem, “tudo bem mudar de ideia a respeito de algo, e também que é importante ser flexível e ter a mente aberta o suficiente para rever conceitos quando novas, e às vezes conflitantes, informações são apresentadas e as hipóteses originais são refutadas”, fundamentando sua reflexão no livro Aprendizagens Visíveis: Experiências teórico-práticas em sala de aula, de Julia Pinheiro Andrade. Espaços de diálogo e partilha Após a exposição, os participantes foram organizados em grupos para refletir sobre três questões-chave: Que tipos de registros existem no EFAI? Com que intenção registramos o que as crianças fazem na escola? A partir da leitura do Capítulo 3 e das reflexões, como é possível mobilizar e potencializar a documentação pedagógica no EFAI? As contribuições de cada grupo foram registradas em um mural digital, que servirá de base para novas partilhas e aprofundamentos no próximo encontro, já agendado para 12 de novembro de 2025. O encontro foi concluído em clima de entusiasmo e corresponsabilidade. Para motivar ainda mais os estudos e a vivência pedagógica, foram realizados sorteios de banners da Coleção Nautas e de um livro para aprofundamento sobre coordenação pedagógica, formação e inovação. Um caminho de formação contínua O Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do EFAI reafirma o compromisso da RSB e da Editora Edebê em apoiar os educadores salesianos no fortalecimento de uma pedagogia que une excelência acadêmica, espiritualidade e protagonismo juvenil. Mais do que encontros formativos, o programa se propõe a ser um processo de transformação das práticas pedagógicas, em sintonia com o legado de Dom Bosco e Madre Mazzarello. Angélica Novais da comunicação da Rede Salesiana Brasil

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