Salesiano Aracaju celebra 113 anos de história
22/03/2024

Salesiano Aracaju celebra 113 anos de história

Salesiano Aracaju celebra 113 anos de história
Fotos: Colégio Salesiano Aracaju, Aracaju (SE)

Na manhã da terça-feira (19), dia em que a Igreja Católica e devotos do mundo inteiro celebram a Solenidade de São José, os Salesianos de Dom Bosco, educadores, alunos, ex-alunos e familiares de Sergipe renderam graças a Deus pelos 113 anos do Colégio Salesiano Aracaju. O Diretor Geral do Colégio, Pe. Arlan Braga, presidiu a santa missa de São José, acompanhado dos padres Cézar Teixeira e Cesar Casetta, além dos salesianos Fabrício Lima e Nathanael de Mendonça.

A liturgia da palavra contou com a participação de alunos, ex-alunos e educadores. Inclusive, o aluno da 1ª série do Ensino Médio, Davi César Soares, leu a 2ª leitura da missa em inglês. O Pe. Cézar leu o evangelho de Mateus (1, 16. 18-21. 24) sobre a origem de Jesus e da Sagrada Família.

Durante a homilia, o Pe. Arlan Braga destacou a proximidade de Deus com a humanidade. "Deus é um pedagogo, é um mestre que nos ensina a viver com sabedoria. Assim, o nosso Pai celestial ensinou São José a proteger e cuidar da Sagrada Família. São José abraçou o sonho de Deus de salvar a humanidade. Nós, Salesianos, recordamos o sonho de Dom Bosco de salvar a juventude. Finalizo a partilha da palavra, louvando a Deus pelos 113 anos de presença salesiana em Sergipe, que representam a realização deste sonho", concluiu.

O missionário da Comunidade Canção Nova, Messias Faria, pai dos alunos Daniel Antônio, Lucas José e Maria Teresa, é devoto fiel de São José. "A virtude que mais me chama a atenção em São José é a sua dedicação à Sagrada Família. Eu me inspiro nele e me dedico inteiramente à minha família também. São José se colocou em prontidão para servir a Jesus e a Maria", afirmou.

​​"Eu tão simples, tão pequeno, um carpinteiro e nada mais. Mas meu Deus olhou para mim e me escolheu para ser pai do filho Seu. Eis-me aqui, faça-se em mim o teu querer! Sou Teu José". Trecho da música “Simplesmente José” do Pe. Fábio de Melo, que emocionou a todos os presentes durante a celebração.

 

INVESTIDURA DOS NOVOS COROINHAS

Na ocasião, um grupo de 16 coroinhas e acólitos receberam as túnicas e a cruz durante o rito de investidura (Admissão de Coroinhas) na presença de seus familiares. Agora, o grupo de coroinhas do Salesiano Aracaju possui 32 integrantes, para o serviço fiel no altar do Senhor Jesus Cristo.

 

APRESENTAÇÃO DA UNIDADE INFANTIL EM HONRA A SÃO JOSÉ

Após a comunhão, as crianças e educadoras da Unidade Infantil realizaram uma apresentação artística em homenagem a São José. Eles cantaram o Hino do Patrono da Igreja Universal e realizaram uma linda procissão de entrada no Ginásio de Esportes Dom Bosco.

 

60 ANOS DE SACERDÓCIO DO PE. CESAR CASETTA

Os familiares do Pe. Cesar Casetta, Maria, Rita e Lina Casetta, estiveram presentes na celebração do Aniversário do Salesiano Aracaju. Na oportunidade, toda a comunidade educativa celebrou mais uma vez a graça dos 60 anos de vida sacerdotal de Pe. Cesar.

 

DESTAQUES DO ESPORTE

Ao final da missa, o Pe. Arlan Braga convidou o Coordenador dos Esportes, José Carlos, e os alunos-atletas, para celebrar as conquistas nas competições de xadrez, natação e karatê. Só neste primeiro trimestre, o Salesiano Aracaju já conquistou mais de 50 medalhas em diversas modalidades de competições estaduais e nacionais. Além disso, toda a comunidade educativa participou do intervalo festivo com música, dança e picolé.

      

Fonte: Assessoria de Comunicação do Colégio Salesiano, Aracaju (SE)

Mais Recentes

4º Encontro do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do EF Anos Finais aprofunda a reflexão sobre avaliação na prática

O Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do Ensino Fundamental Anos Finais da Rede Salesiana Brasil (RSB) realizou, no dia 22 de outubro, o seu 4º encontro on-line, reunindo cerca de 20 acessos simultâneos de coordenadores de todo o país. O tema desta edição, “Avaliação na prática: pensando, experimentando, repensando e vivenciando”, convidou os participantes a revisitar suas concepções e experiências sobre a avaliação, com foco em práticas formativas e reflexivas. A formação foi conduzida pela Profª Leoneide Rodrigues, Assessora Pedagógica da RSB, que tem acompanhado o percurso formativo das coordenações ao longo do ano. Em sua condução, Leoneide enfatizou a importância de compreender a avaliação como parte integrante do processo de aprendizagem, e não apenas como um instrumento de mensuração. “Avaliar é um ato de cuidado e de compromisso com o desenvolvimento integral dos estudantes. É preciso criar espaços para o diálogo, a escuta e o feedback construtivo, de modo que cada estudante se perceba em constante crescimento”, destacou a formadora durante o encontro.   Avaliação formativa e feedbacks significativos O encontro foi marcado pela vivência prática e pela troca de experiências entre as coordenações. Em grupos, os participantes refletiram sobre situações do cotidiano escolar, analisando desafios e estratégias para aprimorar os processos avaliativos. Os participantes destacaram, no formulário de feedback, a riqueza dos momentos de partilha e prática, especialmente as reflexões sobre a Avaliação Formativa e sua relação com o Currículo da Rede Salesiana Brasil, o uso ético e pedagógico da Inteligência Artificial na elaboração de rubricas, a relevância dos feedbacks construtivos no desenvolvimento dos estudantes e a análise dos desafios dos enunciados avaliativos na construção de atividades alinhadas às habilidades previstas. Também destacaram o uso da ferramenta ChatGPT em atividades de reflexão e produção pedagógica, demonstrando como a IA pode ser integrada de forma contextualizada e intencional ao planejamento educativo.   Um caminho de formação contínua O Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do EF Anos Finais integra o conjunto de ações formativas promovidas pela RSB para fortalecer o papel das lideranças educacionais na consolidação do Projeto Educativo Pastoral Salesiano. Desde o primeiro encontro, o programa vem abordando temas fundamentais para a prática pedagógica, como Neurociências da Aprendizagem, com a Drª Leonor Guerra, a personalização da aprendizagem e as potencialidades da avaliação formativa. “Cada encontro é uma oportunidade de repensar a nossa missão educativa à luz do carisma salesiano, buscando sempre o desenvolvimento integral dos nossos estudantes e a construção de comunidades educativas que aprendem juntas”, destacou Leoneide Rodrigues. Veja também algumas matérias anteriores desta série de formações: 1º Encontro: Início do percurso formativo das coordenações pedagógicas 3º Encontro: A avaliação como prática potencializadora da aprendizagem   Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Rede Salesiana Brasil promove 4º encontro do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas da Educação Infantil

Formação colaborativa possibilita avanços na construção da Rubrica da RSB para a Educação Infantil, em alinhamento com o Currículo, e reafirma a identidade salesiana nas práticas docentes No dia 23 de outubro, a Rede Salesiana Brasil (RSB) realizou o 4º encontro on-line do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas da Educação Infantil, conduzido pela formadora Caroline Cardoso. O encontro, que contou com acessos simultâneos de todo o Brasil, teve como tema “Rubrica da RSB para a Educação Infantil: construção colaborativa pelo fortalecimento da identidade salesiana”, reafirmando o compromisso coletivo com a formação integral e o acompanhamento pedagógico das práticas docentes. Desdobramento direto da Jornada Formativa para as Coordenações Pedagógicas da Educação Infantil, realizada em Aparecida/SP, o programa é uma iniciativa da RSB em parceria com a Editora Edebê, voltada à consolidação de referenciais formativos que orientem o trabalho das coordenações em todas as escolas da Rede. Escuta, diálogo e corresponsabilidade Inspirada na pedagogia de Dom Bosco e de Madre Mazzarello, a formação destacou a escuta sensível como eixo central do acompanhamento formativo. A partir das reflexões de autoras como Carla Rinaldi e Paulo Freire, as participantes foram convidadas a refletir sobre o papel da coordenação pedagógica como mediadora do processo de aprendizagem e como parceira ativa na construção de práticas educativas mais conscientes, criativas e integradoras. Durante a partilha de experiências, as narrativas das coordenações evidenciaram o impacto da escuta e do diálogo colaborativo na transformação das práticas docentes e no fortalecimento da cultura formativa da Educação Infantil. “Reconhecemo-nos como parceiras em um mesmo propósito, sustenta a prática pedagógica e a torna viva, coerente e em constante movimento”, destacou uma das participantes, sintetizando o espírito do encontro. Construção coletiva da rubrica A parte prática da formação foi dedicada à construção colaborativa dos critérios da Rubrica da RSB, instrumento que orientará o acompanhamento das práticas pedagógicas nas escolas salesianas. Em pequenos grupos, as participantes refletiram sobre questões-chave: Quais ações representam as práticas que desejamos observar em nossas escolas? Quais são contrárias a essa intencionalidade? Quais indicadores nos ajudarão a compreender a consolidação de uma proposta educativa salesiana na Educação Infantil? A rubrica, alinhada ao Currículo da RSB e à BNC Formação, contempla dimensões essenciais da ação docente, como intencionalidade pedagógica, estratégias de ensino, documentação, mediação e vivência dos valores salesianos, reforçando o compromisso com a formação integral das crianças e com a coerência entre fé, razão e amor educativo. Caminho formativo contínuo Ao final do encontro, Caroline Cardoso ressaltou que o processo de construção da rubrica é mais que um produto: “é um percurso formativo que traduz o jeito salesiano de educar, com escuta ativa, colaboração e busca constante por práticas inovadoras que respondam às realidades das escolas e das infâncias, disse a formadora”. A RSB reforça, assim, sua missão de promover uma formação continuada que articula teoria e prática, impulsionando cada coordenação pedagógica a ser presença animadora e transformadora no cotidiano educativo.

Lideranças Salesianas refletem sobre os desafios e oportunidades da Inteligência Artificial na Educação

O 4º Encontro on-line do Programa de Formação de Lideranças da Rede Salesiana Brasil (RSB) foi realizado no dia 21 de outubro, das 15h às 17h, reunindo 63 pontos de acesso simultâneos em todo o país. A formação teve como tema central “Inteligência Artificial na Educação: desafios e oportunidades para as lideranças”, conduzida pelo Prof. Frank Ned, que proporcionou uma reflexão profunda sobre o papel das lideranças salesianas diante das transformações tecnológicas e educacionais da atualidade. Durante o encontro, os participantes foram convidados a refletir sobre como a Inteligência Artificial (IA) pode ser uma aliada no processo educativo, favorecendo a personalização do ensino, o apoio ao trabalho docente e a inovação nas práticas pedagógicas. Mais do que uma abordagem técnica e um alinhamento conceitual, a formação destacou a necessidade de compreender onde estamos, como gerenciamos o presente e quais caminhos desejamos trilhar para o futuro, sempre preservando o olhar humano e cristão que orienta a missão educativa salesiana. A partir dos depoimentos registrados no formulário de feedback, emergiram reflexões significativas sobre o conteúdo do encontro: “Foi muito significativa a reflexão sobre a importância de identificar onde estamos e gerenciar o presente, compreendendo que só assim é possível planejar ações concretas e coerentes com o que desejamos alcançar. Também marcou a ideia de que precisamos nos desprender do passado para criar o futuro, utilizando as ferramentas disponíveis de forma estratégica e facilitadora, para transformar desafios em oportunidades de inovação e crescimento.” “A personalização do ensino, com o apoio da IA, pode favorecer a adaptação do aprendizado às necessidades de cada estudante, além de facilitar o trabalho docente e estimular práticas mais criativas e inovadoras.” “A abordagem desenvolvida foi de suma importância para quem exerce a liderança como serviço que constrói e transforma relações no ambiente de trabalho e na missão.” Essas contribuições revelam o quanto a temática da Inteligência Artificial desperta interesse, esperança e compromisso ético entre as lideranças das escolas da Rede Salesiana Brasil. O encontro reforçou a convicção de que, com discernimento, espírito de serviço e fidelidade ao carisma de Dom Bosco e de Madre Mazzarello, é possível integrar tecnologia e humanismo, razão e fé, a serviço da formação integral dos jovens. Confira também as edições anteriores do Programa de Formação de Lideranças: 1º Encontro — Planejamento e identidade da liderança salesiana 2º Encontro — Cenários econômicos e gestão estratégica  3º Encontro — Análise de indicadores e processos de decisão   Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede
Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil