Pela primeira vez na Bahia, o First Lego League, considerado o maior evento mundial de robótica para jovens, trouxe a Salvador esta competição que é repleta de criatividade e inovação. Os Salesianos Bahia atuaram como operador do evento, na categoria Explore, que foi realizado no dia 14 de julho e reuniu nove equipes de sete escolas da Bahia, com o objetivo de integrar a tecnologia no processo educacional de estudantes de 6 a 10 anos.
O tema “MasterPiece” deste ano convidou os jovens a explorar diversas formas de arte, como cinema, música, esporte e tecnologia, através de modelos construídos com kits LEGO® Education. As atividades estimularam o interesse dos participantes pela metodologia STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). Ofereceu também espaço para o desenvolvimento de habilidades cruciais, como resolução de problemas, colaboração e criatividade.
Entre as escolas participantes estavam o Colégio Salesiano Dom Bosco Salvador, com as equipes ProDera Jr. e ProMakers Jr., o Colégio Salesiano Dom Bosco Camaçari, com a ProSavio Jr. e o Liceu Salesiano do Salvador, com as equipes ProGal Jr. e ProDan Jr., além das equipes convidadas: Lobato que Transforma, do Centro Municipal de Educação Infantil Mario Altenfelder; Arara Techs, da Escola Municipal de Araripe; e a Equipe de Garagem, da MY ROBOT SCHOOL. Cada time apresentou seus projetos em uma estação pública e passou por uma avaliação técnica em um segundo momento.
Ao participarem de desafios de montagem de robôs e sistemas automatizados, em diferentes níveis de complexidade, os estudantes podem estimular aptidões no campo das ciências exatas, assim como desenvolver habilidades como empatia, trabalho em equipe, comprometimento e liderança. É o que afirma o Coordenador do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) dos Salesianos Bahia, Marcus Brandão. “Esses desafios têm um impacto direto no desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais dos jovens. Quando eles trabalham juntos para resolver problemas complexos, eles também aprendem a colaborar, a se comunicar de forma eficaz e a liderar equipes, habilidades essas que serão de grande valor ao longo de suas vidas”, ressaltou.
OS DESAFIOS COM LEGO E AS PREMIAÇÕES
Além das apresentações dos projetos, as equipes participaram de atividades paralelas como o Desafio da Aliança – Ponte, Desafio do Cubo Mágico, LEGO Build Battle, Robô Sumô, Ponte Lego Duplo e Torre Lego Duplo. Por meio dessas dinâmicas, os estudantes tiveram a oportunidade de aplicarem suas habilidades em novos contextos e testarem suas criações de maneira lúdica e interativa.
Cinco categorias de premiação destacaram os core values da competição: inovação, impacto, inclusão, trabalho em equipe e diversão. Entre os prêmios, estavam o Challenge Solution Award, Coding Award, Core Values Award, Show me Poster Award e Team Model Award.
“Estamos muito orgulhosos de sediar este evento e oferecer uma plataforma para que nossos jovens mostrem seu talento e criatividade. É uma experiência que vai além da robótica, é sobre formar futuros inovadores e líderes”, enaltece Marcus.
Por Comunicação e Marketing dos Salesianos Bahia / Foto: Larissa Bispo