13/01/2025

Salesianos recebem moção pelos 130 anos de presença em Cuiabá

Salesianos recebem moção pelos 130 anos de presença em Cuiabá
A Moção de Aplauso à Missão Salesiana de Mato Grosso recebeu o Inspetor Pe. Ricardo Carlos. Deputado Estadual Silvano Amaral, Pe. Tiago Figueiró e Ex-Governador de Mato Grosso Sr. Osvaldo Sobrinho

A Sessão Especial promovida pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso, em comemoração aos 130 anos da presença Salesiana em Cuiabá foi realizada no Auditório Dom Antônio Malan, do Colégio São Gonçalo, no dia 28 de novembro de 2024, às 19:00 horas, e contou com a presença da Família Salesiana, convidados e amigos que aplaudiram os trabalhos desenvolvidos pela presença do carisma de Dom Bosco, desde 1894, em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Oeste de São Paulo

Requerida pela deputada estadual Janaina Riva, ex-aluna do Colégio São Gonçalo, e aprovada em reunião pelo presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso Deputado Eduardo Botelho e por todos os deputados, o evento marcou o ano de 2024 em Cuiabá, capital de Mato Grosso. Presidiu a sessão o deputado estadual Silvano Amaral, em substituição à deputada Janaína Riva que enviou mensagem de congratulações e explicou que estava ausente por motivo de saúde.

Destacaram-se, nessa ocasião, compondo a Mesa de Honra, o Pe. Gabriel Romero, Conselheiro Regional em visita às Inspetorias Salesianas do Cone Sul, na ocasião representando o Reitor-Mor dos Salesianos; o Prof. Osvaldo Roberto Sobrinho, amigo da Família Figueiró (vice-governador de Mato Grosso – 1991/1994 e governador de Mato Grosso – 1993), quando Secretário de Educação do Estado valorizou grandemente a participação da Igreja Católica e dos Salesianos; e o Dr. Fernando Tadeu de Miranda Borges, Professor Titular da Universidade Federal de Mato Grosso, membro da Academia Mato-Grossense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (IHGMT) e da Sociedade de Amigos de Rondon.

Abrilhantou a festividade a presença da Filha de Maria Auxiliadora (Salesiana) Ir. Maria Imaculada da Silva, coordenadora da Associação dos Cultores da História Salesiana (ACSSA - Sessão Brasil - Brasília).

Foram agraciados com Moção de Aplauso instituições, comunidades e pessoas, como enfatizou a Deputada Janaína “pela dedicação à educação de gerações no Estado”: o Arcebispo Diocesano D. Mario Antônio da Silva, sendo representado pelo Pe. Deoni Alexandrino Silva; Pe. Ricardo Carlos, Inspetor e Presidente da Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT); Pe. Hermenegildo Conceição Silva, Diretor do Colégio São Gonçalo; Pe. Idenilson Lemes da Conceição, Pároco da Paróquia São Gonçalo.

A Moção de Aplauso à histórica presença das Filhas de Maria Auxiliadora foi entregue à Ir. Rosângela Maria Clemente (Ir. Rose), Diretora do Colégio Coração de Jesus, que as representou nesta solenidade.

Recebeu a homenagem em nome da Comunidade Salesiana São Gonçalo, Pe. Umberto Pereira, o salesiano mais idoso (97 anos). Os outros membros da comunidade são: Pe. Hermenegildo Conceição Silva (Diretor), Pe. Danilo de Araújo Guedes, Pe. Idenilson Lemes da Conceição, Pe. Tiago Figueiró e Aspirante José Cleudo Matos Cardoso.

A presença salesiana do Coxipó da Ponte: O Pe. José Carlos de Lima representou a Comunidade Santo Antônio e a Diretora Ir. Elicia Almeida Rosa, a Comunidade da Casa Maria Auxiliadora.

A Paroquiana Sra. Maria do Carmo Monteiro da Silva, representada pela Sra. Marlene Zarour, recebeu a homenagem em nome de todos os leigos e famílias devotas de São Gonçalo.

Representando todos os missionários e missionárias que dedicaram e dedicam suas vidas pela qualidade de vida, autonomia cultural e cidadania dos Povos Indígenas Bororo e Xavante em Mato Grosso, receberam moção de Aplauso: Me. Luís Würstle – dedicou sua inteligência, criatividade e trabalho abrindo pontes, construindo estradas, usina hidrelétrica e especialmente furando e mantendo poços artesianos para a garantia da água potável às comunidades indígenas.

Ir. Aurizena Simão do Nascimento – missionária salesiana que dedicou grande parte de sua vida a serviço das comunidades missionárias salesianas com o Povo Xavante e Bororo. Me. Mário Bordignon – historiador e educador dedicado à vida e cultura do Povo Bororo, autor do livro “História Bororo”, representado pelo Dc. José Alves de Oliveira.

Ao som da Banda da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso foram recebidos, alegremente, os agraciados e os convidados. A sessão especial contou com representantes da Escolinha de música do Colégio São Gonçalo, sob a regência do Prof. Paulino Antunes. As fotografias escolhidas para o enriquecimento do livro foram projetadas em um telão, ao som do hino do Centenário da Missão Salesiana, composto pelo Pe. Osmar Augusto Bezutte. 

Nas falas, os agraciados ressaltaram o trabalho realizado pelos salesianos e pelas salesianas na evangelização, na educação e na saúde dos mato-grossenses, e a atenção aos indígenas, lembraram que, em 2025, as Irmãs Salesianas completam 130 anos de dedicação em terras mato-grossenses.

Nessa ocasião foi comunicada a publicação do livro, “Paróquia São Gonçalo: Berço da Ação Missionária da Família Salesiana em Cuiabá-Mato Grosso (1894-2024)”, de autoria do Padre Tiago Figueiró, membro eleito do IHGMT.

Foi uma noite abençoada pelo Senhor Bom Jesus de Cuiabá. A Casa de Dom Bosco, sob a proteção de Nossa Senhora Maria Auxiliadora, irradiou nessa noite a certeza de que o trabalho dos salesianos e das salesianas continua vivo em Mato Grosso.

Fonte: Boletim Salesiano

 

Mais Recentes

Palestra sobre inteligências múltiplas para alunos do Ensino Médio

A teoria das Inteligências Múltiplas (IM) de Howard Gardner e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) têm pontos em comum, como a valorização do desenvolvimento de habilidades. A Rede Salesiana valoriza as múltiplas habilidades dos estudantes, que são desenvolvidas por meio de metodologias ativas e aprendizagem criativa. Nessa perspectiva a coordenação pedagógica do Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora de Aracaju, realizou a palestra “Neurociência” para alunos da 1ª e 2ª série do Ensino Médio.  A palestra abordou duas temáticas importantes para os estudantes: “Neurociência e múltiplas habilidades” ministrada pelo diretor do Campus de Medicina - UFS Lagarto, Prof. Dr. Makson Oliveira; e “Neurociência e aprendizado eficaz”, apresentada pelo professor e enfermeiro Jorge Costa.  Conforme o Prof. Dr. Makson Oliveira, o estímulo cerebral é uma forma de incentivar o estudante a melhorar o desempenho escolar. “Estimular diferentes áreas do conhecimento como a matemática, música, esportes, cultura e arte faz com que o estudante tenha contato direto com essas atividades, e a partir disso, ele consegue desenvolver habilidades, direcionando o foco e encontrando motivação; quando ele encontra motivação e emoção, ele consegue desenvolver múltiplas habilidades”, explicou o professor. Durante o evento, os especialistas compartilharam seus conhecimentos na área, experiências profissionais, pesquisas universitárias, dados científicos e também responderam aos questionamentos dos estudantes. Além disso, explicaram de forma clara quais são as inteligências múltiplas? linguística; lógico-matemática; musical; espacial; corporal cinestésica; interpessoal e intrapessoal.  Além de resolver as dúvidas dos alunos, os palestrantes apresentaram dicas e exemplos de como melhorar o desempenho escolar, utilizando técnicas de aprendizagem específicas.  Para o estudante Pedro Henrique da 1ª Série do Ensino Médio, a palestra agregou conhecimentos práticos para a rotina de estudos, “A temática apresentada vai me ajudar a lidar com o aprendizado, porque eu  tenho muita dificuldade na área de exatas. E tenho certeza que praticando mais e treinando meu cérebro vou conseguir melhorar nos esstudos'', expressou o estudante.  A teoria das inteligências múltiplas pode ajudar a compreender que cada aluno tem diferentes aptidões, o que contribui para o desenvolvimento do seu projeto de vida. “Havia uma ideia por parte dos alunos de que se nasce com habilidades e poucos conseguem desenvolver habilidades. Mas, os autores e obras que estamos trabalhando em sala de aula demonstram o contrário, ou seja, qualquer pessoa pode desenvolver as habilidades através da prática e dedicação ao longo da vida. Por isso, trouxemos esses dois especialistas que apresentaram com maestria a temática proposta”, ressaltou a professora de língua portuguesa e projeto de vida Gilvanete Barros.Fonte: Jeová Cardoso - Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora de Aracaju

Ação Social da ISJB realiza 1º Encontro de Formação em Salesianidade para Educadores

Entre os dias 7 e 10 de abril, em Barbacena (MG), aconteceu o 1º Encontro de Formação em Salesianidade para Educadores das obras sociais salesianas da Inspetoria São João Bosco. O evento teve como inspiração o tema da Estreia 2025: “Ancorados na esperança, movidos pela alegria e pelo amor.” O principal objetivo do encontro foi proporcionar uma formação significativa, fortalecendo a vivência da Salesianidade e da Pedagogia Salesiana no cotidiano dos educadores — em suas ações, nas relações com as equipes e no acolhimento dos educandos e suas famílias. A programação foi organizada a partir dos pilares que sustentam a missão salesiana: Casa que acolhe, Paróquia que evangeliza, Escola que encaminha para a vida e Pátio onde se encontra com os amigos. Durante os quatro dias, temas fundamentais foram aprofundados, como o cuidado com quem cuida, a importância do estar inteiro na vida e na missão, o valor do brincar no desenvolvimento humano e da assistência-presença. Foi um tempo de reencontro com a própria vocação educativa e com a alegria de ser presença transformadora. Depoimentos de participantes refletem a profundidade dessa experiência: “Retorno com a bagagem cheia de aprendizados, tanto pessoais quanto profissionais.” — Reinaldo Junio Farias, CESAM GO “O diferencial deste encontro foi que nada nos foi imposto. Tudo aconteceu de forma leve, com muita familiaridade.” — Adriana Pompermayer, CESAM ES “Eu não estava bem antes de vir. Compartilhei aqui dores que nunca dividi nem com amigos. Quero levar essa Vitória falante, participativa, para o Centro Juvenil. Levo vocês no meu coração.” — Vitória Maria da Silva Campos, Centro Juvenil Pará de Minas O encontro não apenas formou, mas também fortaleceu vínculos, despertou esperanças e renovou a missão de ser sinal do amor de Deus na vida de tantos jovens. ‍Por Andressa Lima

Basquete sobre rodas emociona e inspira estudantes do Colégio Castelo de Macaé

O Ginásio Dom Bosco do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, em Macaé (RJ), foi palco de uma vivência rara, tocante e, acima de tudo, transformadora. Dando continuidade a uma série de atividades sobre “Conscientização e Inclusão”, iniciada em março, o time Paralímpico de basquete em cadeira de rodas de Macaé — o Macaé Paralímpico — realizou, no primeiro sábado letivo do ano, uma apresentação especial para os estudantes do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. Na oportunidade, os atletas trouxeram mais do que jogadas e arremessos: deram um ‘show’ de humanidade, força e empatia. Fundado em 2007, o Macaé Paralímpico é um dos principais expoentes do basquete sobre rodas no Estado do Rio, com um legado que ultrapassa as quadras. “Nosso trabalho vai muito além do esporte. A gente transforma vidas”, afirmou o técnico Antônio Gripp, que também é Ex-Aluno do Instituto Salesiano. Durante a atividade, os Alunos e a Equipe pedagógica não só assistiram a uma partida como também puderam experimentar a prática do esporte adaptado. Para João Barcelos, Coordenador do Macaé Paralímpico, o encontro reforça o poder do esporte como ferramenta educativa. 

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil