03/04/2024

Segundo dia da Jornada Formativa tem visita à Basílica

Segundo dia da Jornada Formativa tem visita à Basílica
Fotos: Rede Salesiana Brasil

O segundo dia da Jornada Formativa GIROLHAR começou com uma programação recheada de atividades e reflexões para as Coordenações Pedagógicas da Educação Infantil das escolas salesianas. O evento, que acontece em Aparecida (SP), de 02 a 05 de abril, por meio da parceria entre a Rede Salesiana Brasil e sua Editora Edebê, conta com um tema geral para nortear as ações de cada dia e o tema escolhido para o segundo dia foi “Olhar e cultivar a Pedagogia Salesiana Contemporânea, planejando, avaliando e documentando…”. No decorrer dos dias da Jornada, serão abordados temas identificados como prioritários nas escutas às Coordenações Pedagógicas, os participantes terão a oportunidade de conhecer as atualizações da Coleção GIROLHAR e de ampliar os debates, as reflexões, as partilhas e as construções colaborativas.

As ações do dia tiveram início com uma Acolhida protagonizada pelo Coordenador das Escolas Salesianas da Inspetoria Salesiana São João Bosco, Paulo Rogedo. Logo em seguida, os participantes contaram com um momento de ricas reflexões à luz do tema: “Referenciais institucionais da Educação Infantil da RSB: Currículo e Diretrizes”, comandado pelo Coordenador das Escolas Salesianas da Inspetoria São Pio X, Pe. Leandro Brum Pinheiro, juntamente com a Gestora Pedagógica da mesma Inspetoria, Ana Cristina Sofiati.

Para fazer uma partilha sobre a implantação e a aplicabilidade do currículo na escola, foram convidadas a Coordenadora Pedagógica do Colégio Salesiano Santa Teresinha, de São Paulo (SP), Cybele Roncato Zancarli; e a Coordenadora Pedagógica do Liceu Leão XIII, de Rio Grande (RS), Eduarda de Mello Porciuncula.

Ainda na manhã do segundo dia, todos os participantes da Jornada Formativa GIROLHAR foram convidados a fazer uma visita em grupo à Basílica de Nossa Senhora Aparecida, o maior Santuário no mundo dedicado a Maria. A visita representa um momento muito especial para os integrantes da missão salesiana, uma vez que a figura de Maria sempre esteve presente, desde o início das ações de Dom Bosco e Madre Mazzarello em prol das juventudes.

No período da tarde, a Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), Bruna Ribeiro, comandou a palestra “A escuta como fundamento do planejamento e da documentação pedagógica”.

                

Confira alguns depoimentos de participantes do segundo dia da Jornada Formativa GIROLHAR:

“Estou bem animada de estar aqui e poder compartilhas algumas reflexões sobre, primeiro, o que são essas abordagens participativas, o papel e a importância da escuta para dar sustento para essas abordagens, o que é o currículo contemporâneo de bebês e crianças e como isso pode se reverter em uma documentação pedagogia mais qualificada”

Bruna Ribeiro, Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP)

 

“Para esse encontro, eu venho com muitas expectativas em compartilhar algumas dores da Coordenação Pedagógica, mas também buscarmos soluções para que possamos melhorar as nossas práticas e levar daqui ensinamentos e muita troca para contribuir, de uma maneira geral, para o grupo de educadores, consequentemente trazendo benefícios para as nossas crianças e a família, nessa parceria de escola, família e comunidade”

Cybele Roncato Zancarli, Coordenadora Pedagógica do Colégio Salesiano Santa Teresinha, de São Paulo (SP)

 

“Nessa Jornada Formativa do Girolhar, as minhas expectativas eram gigantes, mas nesses dois primeiros dias já vivenciados, o evento já superou minhas expectativas e eu pretendo levar para casa muita informação, conhecimento e teoria para que eu possa conseguir implementar com meu grupo de professores um currículo que respeite cada vez mais as infâncias, que considere a criança como um sujeito ativo, capaz e produtor de cultura, então hoje eu pretendo sair desse evento abastecida com bastante material pra compartilhar com minha equipe”

Eduarda de Mello Porciuncula, Coordenadora Pedagógica do Liceu Leão XIII, de Rio Grande (RS)

 

“Esse encontro tem sido muito importante para nós, primeiro porque reforça a nossa identidade curricular, reforça o nosso trabalho enquanto currículo, enquanto documentação, mas, sobretudo, nos dá base para que a gente possa de fato acompanhar as equipes de Coordenação e o trabalho efetivo também das professoras na Educação Infantil. A gente, mais uma vez, alinha na mesma linguagem, na mesma concepção, reforçando aquilo que são valores salesianos, mas também os nossos referenciais pedagógicos e só reforça que a gente continua alinhado com a Rede Salesiana Brasil e caminhando nessa mesma estrada, então esse encontro tem sido importante para que a gente, mas uma vez, reforce a nossa pertença à Rede e, sobretudo, forme com qualidade, com competência e na identidade salesiana, os nossos professores”.

Pe. Leandro Brum Pinheiro, Coordenador das Escolas Salesianas da Inspetoria São Pio X

 

“Com muita ansiedade e muita felicidade, nós viemos para esse encontro e sairemos daqui, com certeza, pensando nos conceitos que foram trabalhados com muita profundidade sobre o que são as infâncias e quem são as crianças, a relevância da intencionalidade e da documentação de todos esses processos de ensino-aprendizagem que acontecem desde os bebês até as nossas crianças maiores que encerram a Educação Infantil”

Ana Cristina Sofiati, Gestora Pedagógica da Inspetoria São Pio X

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Mais Recentes

Primeiro colégio salesiano do Brasil lança memorial online e celebra 141 anos de história

O Colégio Salesiano Santa Rosa, o primeiro colégio salesiano do Brasil, lança um memorial online para celebrar seus 141 anos de presença transformadora em Niterói (RJ). A plataforma reúne registros históricos marcantes, como a chegada dos Salesianos nas Américas, a construção da Basílica e do Monumento de Nossa Senhora Auxiliadora, e eventos como o acidente da Barca Sétima (acidente que ocorreu em 1915, em que uma embarcação que transportava alunos e professores da escola, colidiu com uma pedra, resultando na morte de 27 estudantes e um professor).   Nomeado em homenagem ao querido Padre Josué Francisco da Natividade (Pe. Joso), que dedicou sua vida à preservação da história da instituição, o memorial também traz fotos de turmas desde 1923, festivais culturais, a rica tradição esportiva e a trajetória da Banda Colegial mais antiga do Brasil.   Aberto ao público, o memorial será atualizado periodicamente, proporcionando a alunos, ex-alunos e à comunidade escolar um mergulho na história desse colégio pioneiro da educação salesiana no país.   Descubra mais sobre essa história inspiradora: Acesse o memorial aqui.

Colégio Salesiano Dom Bosco representará o Amazonas na RoboCup 2025  

Projetos premiados na Mostra Nacional de Robótica levam inovação e impacto social ao cenário mundial A equipe de robótica do Colégio Salesiano Dom Bosco, de Manaus, conquistou um marco extraordinário ao ser premiada na Mostra Nacional de Robótica 2024 (MNR), realizada entre 11 e 17 de novembro, em Goiânia. Os projetos que se destacaram pela inovação e impacto social, foram desenvolvidos por alunos do Ensino Fundamental e Médio da instituição.  Os alunos André Luís Sena, do 5º ano, que representou o projeto “Mão Biônica” e Ygor Costa, Caio Gurgel, Luiz Coelho e Clara Tereza, do Ensino Médio, que assinaram o projeto “Cidade Inteligente”, receberam menção honrosa, reforçando a relevância da educação tecnológica no cenário escolar. Eles garantiram a participação da equipe na RoboCup 2025, maior competição internacional de robótica e inteligência artificial.   Além disso, o projeto “Cidade Inteligente” já havia conquistado reconhecimento ao vencer o Amazon Stem Adventure, em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a Samsung, destacando-se como uma solução inovadora para os desafios urbanos.   Para a professora Joana Ramos, que lidera a equipe, a notícia do mundial foi emocionante. “Os meninos ficaram muito felizes e ansiosos. Foi um momento de muita alegria para todos nós, para as famílias presentes no evento em Goiânia e para os pais que estavam em Manaus aguardando o resultado”, afirmou.   A robótica, segundo a professora, vai além do ambiente educacional. “Prepara os alunos para resolução de problemas, trabalho em equipe, liderança, pesquisa e resiliência. Ela utiliza a linguagem do século XXI, preparando-os para profissões do futuro que envolvem tecnologia e inteligência artificial”, destacou.   Envolvimento da Comunidade Escolar  - O sucesso da equipe também reflete o apoio da comunidade escolar. Educadores de diversas disciplinas integram conceitos de robótica às aulas, enquanto a escola oferece espaços culturais e científicos para exibição dos projetos, inspirando outros estudantes. Pais e responsáveis também são convidados a prestigiar apresentações e competições, criando um ambiente de incentivo e celebração das conquistas.   Parceria com a Robô Ciência - Desde 2018, o Colégio Dom Bosco conta com a parceria da empresa Robô Ciência, que aplica a metodologia STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) do maternal ao Ensino Médio. Esse método está alinhado à BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e integra tecnologias a práticas pedagógicas, incentivando a participação dos alunos em competições como olimpíadas de robótica, astronomia e programação.   Sobre a RoboCup 2025 - A RoboCup, considerada a “Copa do Mundo da Robótica”, será realizada entre os dias 15 e 21 de julho de 2025, no Centro de Convenções de Salvador, Bahia. O evento reúne mais de 200 equipes de todo o mundo para competições de alto nível, promovendo a aplicação prática da robótica em desafios do cotidiano, como futebol de robôs e tarefas domésticas automatizadas. Além das competições, o evento é um espaço de troca de conhecimentos com congressos científicos e debates sobre inteligência artificial.   A participação do Colégio Salesiano Dom Bosco reflete o compromisso da educação salesiana em formar alunos preparados para os desafios do futuro, destacando o talento e a criatividade dos jovens amazonenses no cenário mundial.   Para mais informações sobre a RoboCup 2025, acesse o site oficial da CBR.   Angélica Novais da Comunicação da RSB.  

Iniciativa de instituto salesiano promove aprendizado e valorização da música como ferramenta de crescimento pessoal e educacional

Jovens músicos do Colégio Castelo emocionam público no Theatro Municipal do Rio de Janeiro O Theatro Municipal do Rio de Janeiro foi cenário de uma experiência emocionante para os jovens músicos da Orquestra do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, de Macaé (RJ). Com 51 violinistas sob a regência dos professores Hélio Junior e Priscila Sousa, os estudantes apresentaram-se ao lado dos renomados “Os Pequenos Mozart” e de músicos de sete outras instituições, em um evento que reforçou o papel da música na formação integral. Para Priscila, regente da orquestra, “estar com alunos em níveis muito mais avançados proporciona uma troca de saberes inestimável. Durante o ensaio, a postura e o comprometimento das crianças se transformaram completamente,” destacou. O concerto foi resultado de uma preparação intensa, onde a técnica e o comprometimento foram trabalhados sob a orientação da professora Sheila Yatsugafu, baseada na Metodologia Suzuki. Essa metodologia, criada pelo educador Shinichi Suzuki, enfatiza o aprendizado musical de forma semelhante à aquisição da língua materna, promovendo valores como disciplina e sensibilidade musical em um ambiente de incentivo. Esse encontro cultural, idealizado por Suray Soren, violinista da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal, reuniu mais de 200 músicos e 500 violinos de jovens de todo o país. Para alunos como Valentina da Silva dos Santos, tocar no Theatro Municipal foi um momento inesquecível. “Foi muito especial! Minha família estava lá e ficou emocionada,” compartilhou. O evento não apenas fortaleceu o talento dos jovens músicos, mas também reafirmou o compromisso da Rede Salesiana com a educação cultural e o desenvolvimento humano. No final da apresentação, o Theatro Municipal foi tomado por uma calorosa salva de aplausos, marcando uma noite repleta de emoção e aprendizado para os jovens músicos. Essa experiência reforçou o papel da música como uma poderosa ferramenta de transformação e união. Cada nota tocada e cada gesto expressaram a essência da missão salesiana: formar jovens integrados, com habilidades que vão além do acadêmico, desenvolvendo neles valores e propósito. Essa apresentação é um testemunho do compromisso salesiano com a educação que transforma vidas. Angélica Novais, da Comunicação da RSB com contribuições do Boletim Salesiano.

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2024 © Rede Salesiana Brasil