Segundo dia da Jornada Formativa tem visita à Basílica
03/04/2024

Segundo dia da Jornada Formativa tem visita à Basílica

Segundo dia da Jornada Formativa tem visita à Basílica
Fotos: Rede Salesiana Brasil

O segundo dia da Jornada Formativa GIROLHAR começou com uma programação recheada de atividades e reflexões para as Coordenações Pedagógicas da Educação Infantil das escolas salesianas. O evento, que acontece em Aparecida (SP), de 02 a 05 de abril, por meio da parceria entre a Rede Salesiana Brasil e sua Editora Edebê, conta com um tema geral para nortear as ações de cada dia e o tema escolhido para o segundo dia foi “Olhar e cultivar a Pedagogia Salesiana Contemporânea, planejando, avaliando e documentando…”. No decorrer dos dias da Jornada, serão abordados temas identificados como prioritários nas escutas às Coordenações Pedagógicas, os participantes terão a oportunidade de conhecer as atualizações da Coleção GIROLHAR e de ampliar os debates, as reflexões, as partilhas e as construções colaborativas.

As ações do dia tiveram início com uma Acolhida protagonizada pelo Coordenador das Escolas Salesianas da Inspetoria Salesiana São João Bosco, Paulo Rogedo. Logo em seguida, os participantes contaram com um momento de ricas reflexões à luz do tema: “Referenciais institucionais da Educação Infantil da RSB: Currículo e Diretrizes”, comandado pelo Coordenador das Escolas Salesianas da Inspetoria São Pio X, Pe. Leandro Brum Pinheiro, juntamente com a Gestora Pedagógica da mesma Inspetoria, Ana Cristina Sofiati.

Para fazer uma partilha sobre a implantação e a aplicabilidade do currículo na escola, foram convidadas a Coordenadora Pedagógica do Colégio Salesiano Santa Teresinha, de São Paulo (SP), Cybele Roncato Zancarli; e a Coordenadora Pedagógica do Liceu Leão XIII, de Rio Grande (RS), Eduarda de Mello Porciuncula.

Ainda na manhã do segundo dia, todos os participantes da Jornada Formativa GIROLHAR foram convidados a fazer uma visita em grupo à Basílica de Nossa Senhora Aparecida, o maior Santuário no mundo dedicado a Maria. A visita representa um momento muito especial para os integrantes da missão salesiana, uma vez que a figura de Maria sempre esteve presente, desde o início das ações de Dom Bosco e Madre Mazzarello em prol das juventudes.

No período da tarde, a Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), Bruna Ribeiro, comandou a palestra “A escuta como fundamento do planejamento e da documentação pedagógica”.

                

Confira alguns depoimentos de participantes do segundo dia da Jornada Formativa GIROLHAR:

“Estou bem animada de estar aqui e poder compartilhas algumas reflexões sobre, primeiro, o que são essas abordagens participativas, o papel e a importância da escuta para dar sustento para essas abordagens, o que é o currículo contemporâneo de bebês e crianças e como isso pode se reverter em uma documentação pedagogia mais qualificada”

Bruna Ribeiro, Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP)

 

“Para esse encontro, eu venho com muitas expectativas em compartilhar algumas dores da Coordenação Pedagógica, mas também buscarmos soluções para que possamos melhorar as nossas práticas e levar daqui ensinamentos e muita troca para contribuir, de uma maneira geral, para o grupo de educadores, consequentemente trazendo benefícios para as nossas crianças e a família, nessa parceria de escola, família e comunidade”

Cybele Roncato Zancarli, Coordenadora Pedagógica do Colégio Salesiano Santa Teresinha, de São Paulo (SP)

 

“Nessa Jornada Formativa do Girolhar, as minhas expectativas eram gigantes, mas nesses dois primeiros dias já vivenciados, o evento já superou minhas expectativas e eu pretendo levar para casa muita informação, conhecimento e teoria para que eu possa conseguir implementar com meu grupo de professores um currículo que respeite cada vez mais as infâncias, que considere a criança como um sujeito ativo, capaz e produtor de cultura, então hoje eu pretendo sair desse evento abastecida com bastante material pra compartilhar com minha equipe”

Eduarda de Mello Porciuncula, Coordenadora Pedagógica do Liceu Leão XIII, de Rio Grande (RS)

 

“Esse encontro tem sido muito importante para nós, primeiro porque reforça a nossa identidade curricular, reforça o nosso trabalho enquanto currículo, enquanto documentação, mas, sobretudo, nos dá base para que a gente possa de fato acompanhar as equipes de Coordenação e o trabalho efetivo também das professoras na Educação Infantil. A gente, mais uma vez, alinha na mesma linguagem, na mesma concepção, reforçando aquilo que são valores salesianos, mas também os nossos referenciais pedagógicos e só reforça que a gente continua alinhado com a Rede Salesiana Brasil e caminhando nessa mesma estrada, então esse encontro tem sido importante para que a gente, mas uma vez, reforce a nossa pertença à Rede e, sobretudo, forme com qualidade, com competência e na identidade salesiana, os nossos professores”.

Pe. Leandro Brum Pinheiro, Coordenador das Escolas Salesianas da Inspetoria São Pio X

 

“Com muita ansiedade e muita felicidade, nós viemos para esse encontro e sairemos daqui, com certeza, pensando nos conceitos que foram trabalhados com muita profundidade sobre o que são as infâncias e quem são as crianças, a relevância da intencionalidade e da documentação de todos esses processos de ensino-aprendizagem que acontecem desde os bebês até as nossas crianças maiores que encerram a Educação Infantil”

Ana Cristina Sofiati, Gestora Pedagógica da Inspetoria São Pio X

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Mais Recentes

Salesianas de Belém (PA) realizam Open House e apresentam nova fase da educação Salesiana na capital

Evento de portas abertas marca o início do reposicionamento institucional e o fortalecimento da presença Salesiana na Região Norte A Escola Salesiana de Belém (PA) está prestes a viver um dos momentos mais significativos de sua história recente. No próximo dia 06 de dezembro de 2025, será realizado o Open House Salesianas, um grande evento de portas abertas que convida famílias, alunos e a comunidade local a conhecerem de perto os novos projetos pedagógicos, a atualização da marca e o reposicionamento institucional das presenças salesianas na capital belemense. O encontro faz parte do Plano Estratégico de Reposicionamento das Escolas Salesianas do Norte, que vem sendo desenvolvido pela Rede Salesiana Brasil (RSB) com o objetivo de fortalecer a identidade institucional, ampliar o reconhecimento da marca e aproximar ainda mais as escolas de suas comunidades. O projeto propõe uma nova forma de comunicar os valores salesianos, alinhando tradição e inovação em uma proposta educativa transformadora. Durante o Open House, o público poderá vivenciar experiências formativas, participar de momentos culturais e conhecer as novidades pedagógicas que compõem essa nova etapa. A programação prevê acolhida musical, momentos de oração, depoimentos de educadores e estudantes, apresentações culturais de carimbó e boi-bumbá, além da exposição das novidades da Edebê para 2026. Também haverá o lançamento oficial da Campanha de Matrículas 2026, a apresentação da nova identidade visual das Escolas Salesianas de Belém (PA), sorteios de brindes e descontos especiais, e um momento de confraternização com as famílias. Entre os destaques, estão ainda o projeto de internacionalização, apresentado pela Diretora Pedagógica Daniele Aranha, e uma série de vídeos institucionais e depoimentos que reforçam o impacto da educação salesiana na formação integral de crianças e jovens. A iniciativa reforça o compromisso da Rede Salesiana em formar crianças e jovens protagonistas, por meio de uma educação integral que valoriza o conhecimento, a espiritualidade e os valores humanos. Essa nova fase representa um marco de modernização e unidade institucional, consolidando as presenças Salesianas como referência em educação de qualidade, fé e cidadania. O evento reunirá a comunidade da presença Salesianas da cidade, Salesianas Auxilium, em uma manhã de celebração, aprendizado e comunhão, marcando o início de uma etapa de crescimento e fortalecimento da missão educativa Salesiana no Pará. Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Estudantes Salesianos se destacam na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética

O colégio Salesianas Santa Teresinha celebrou com orgulho a participação e o excelente desempenho de seus estudantes na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE), iniciativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) que mobiliza jovens do 8º e 9º ano em uma jornada educativa voltada ao consumo consciente de energia, sustentabilidade e inovação. A estudante Monique do Amaral (9º ano) conquistou medalha de bronze, enquanto Ana Carolina Monteiro Normando (8º ano), Guilherme Coelho de Souza Rodrigues (8º ano) e Rodolfo Gael (8º ano) receberam medalha de prata, todos sob a orientação do professor de Matemática Arnoldo Carvalho. O resultado reafirma o compromisso da instituição com a formação integral e o desenvolvimento de habilidades acadêmicas e socioambientais. A ONEE utiliza elementos de gamificação, desafios interativos e trilhas de aprendizagem que aproximam os estudantes de temas essenciais para o futuro energético do país. Ao longo da competição, os participantes desenvolveram pensamento crítico, autonomia, curiosidade científica e atitudes sustentáveis. O Salesianas Santa Teresinha parabenizam os medalhistas e o professor orientador, reconhecendo o impacto positivo desta iniciativa na construção de uma geração mais consciente, preparada e comprometida com o uso responsável dos recursos naturais. Para a instituição, esta participação reforça a importância de projetos educacionais que conectam o aprendizado à vida real, fortalecendo competências acadêmicas e socioambientais. Saaramar Lahan - Inspetoria Nossa Senhora da Amazônia

Estudante Salesiana conquista o 1º lugar nacional na Olimpíada de Literatura

A estudante Beatriz Lopes Dalto, da 1ª série do Ensino Médio do Instituto Nossa Senhora Auxiliadora (INSA), de Cambé (PR), alcançou um feito extraordinário ao garantir o 1º lugar do Brasil na categoria sênior da Olimpíada Nacional de Literatura 2025, realizada no dia 13 de novembro. A competição ocorreu na modalidade online, por meio de uma plataforma oficial da organização da Olimpíada, permitindo a participação de estudantes de todas as regiões do país. Beatriz gabaritou a prova, conquistando 1000 pontos, resultado alcançado por apenas 21 participantes em todo o Brasil. A avaliação teve como obra de referência o livro “Felicidade Clandestina”, de Clarice Lispector. Segundo Beatriz, a obra contribuiu para que a prova fosse "tranquila e leve". A preparação e participação da estudante foram acompanhadas pelos professores de Português, Isabella e Rodolfo. Isabella foi responsável pelos estudantes de até 16 anos, enquanto Rodolfo ficou responsável pelos demais. Além de Beatriz, outros 20 estudantes do INSA Cambé participaram da olimpíada nas categorias júnior e sênior, conquistando três medalhas de prata, nove de bronze e quatro menções honrosas. Beatriz também compartilhou suas impressões sobre o resultado: "Estou muito feliz com o 1º lugar no Brasil. Com certeza vai abrir portas, tanto para projetos escolares quanto para oportunidades futuras". O diretor do INSA Cambé, Rodrigo, celebrou o resultado: "Muito orgulho da nossa aluna. É ótimo para nós vermos nossos alunos se destacando em olimpíadas de grande expressão". A conquista de Beatriz reforça o compromisso do INSA Cambé com a formação acadêmica de excelência e inspira outros estudantes a buscarem novos desafios no universo da literatura. Inspetoria Nossa Senhora Aparecida

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil