03/04/2024

Segundo dia da Jornada Formativa tem visita à Basílica

Segundo dia da Jornada Formativa tem visita à Basílica
Fotos: Rede Salesiana Brasil

O segundo dia da Jornada Formativa GIROLHAR começou com uma programação recheada de atividades e reflexões para as Coordenações Pedagógicas da Educação Infantil das escolas salesianas. O evento, que acontece em Aparecida (SP), de 02 a 05 de abril, por meio da parceria entre a Rede Salesiana Brasil e sua Editora Edebê, conta com um tema geral para nortear as ações de cada dia e o tema escolhido para o segundo dia foi “Olhar e cultivar a Pedagogia Salesiana Contemporânea, planejando, avaliando e documentando…”. No decorrer dos dias da Jornada, serão abordados temas identificados como prioritários nas escutas às Coordenações Pedagógicas, os participantes terão a oportunidade de conhecer as atualizações da Coleção GIROLHAR e de ampliar os debates, as reflexões, as partilhas e as construções colaborativas.

As ações do dia tiveram início com uma Acolhida protagonizada pelo Coordenador das Escolas Salesianas da Inspetoria Salesiana São João Bosco, Paulo Rogedo. Logo em seguida, os participantes contaram com um momento de ricas reflexões à luz do tema: “Referenciais institucionais da Educação Infantil da RSB: Currículo e Diretrizes”, comandado pelo Coordenador das Escolas Salesianas da Inspetoria São Pio X, Pe. Leandro Brum Pinheiro, juntamente com a Gestora Pedagógica da mesma Inspetoria, Ana Cristina Sofiati.

Para fazer uma partilha sobre a implantação e a aplicabilidade do currículo na escola, foram convidadas a Coordenadora Pedagógica do Colégio Salesiano Santa Teresinha, de São Paulo (SP), Cybele Roncato Zancarli; e a Coordenadora Pedagógica do Liceu Leão XIII, de Rio Grande (RS), Eduarda de Mello Porciuncula.

Ainda na manhã do segundo dia, todos os participantes da Jornada Formativa GIROLHAR foram convidados a fazer uma visita em grupo à Basílica de Nossa Senhora Aparecida, o maior Santuário no mundo dedicado a Maria. A visita representa um momento muito especial para os integrantes da missão salesiana, uma vez que a figura de Maria sempre esteve presente, desde o início das ações de Dom Bosco e Madre Mazzarello em prol das juventudes.

No período da tarde, a Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), Bruna Ribeiro, comandou a palestra “A escuta como fundamento do planejamento e da documentação pedagógica”.

                

Confira alguns depoimentos de participantes do segundo dia da Jornada Formativa GIROLHAR:

“Estou bem animada de estar aqui e poder compartilhas algumas reflexões sobre, primeiro, o que são essas abordagens participativas, o papel e a importância da escuta para dar sustento para essas abordagens, o que é o currículo contemporâneo de bebês e crianças e como isso pode se reverter em uma documentação pedagogia mais qualificada”

Bruna Ribeiro, Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP)

 

“Para esse encontro, eu venho com muitas expectativas em compartilhar algumas dores da Coordenação Pedagógica, mas também buscarmos soluções para que possamos melhorar as nossas práticas e levar daqui ensinamentos e muita troca para contribuir, de uma maneira geral, para o grupo de educadores, consequentemente trazendo benefícios para as nossas crianças e a família, nessa parceria de escola, família e comunidade”

Cybele Roncato Zancarli, Coordenadora Pedagógica do Colégio Salesiano Santa Teresinha, de São Paulo (SP)

 

“Nessa Jornada Formativa do Girolhar, as minhas expectativas eram gigantes, mas nesses dois primeiros dias já vivenciados, o evento já superou minhas expectativas e eu pretendo levar para casa muita informação, conhecimento e teoria para que eu possa conseguir implementar com meu grupo de professores um currículo que respeite cada vez mais as infâncias, que considere a criança como um sujeito ativo, capaz e produtor de cultura, então hoje eu pretendo sair desse evento abastecida com bastante material pra compartilhar com minha equipe”

Eduarda de Mello Porciuncula, Coordenadora Pedagógica do Liceu Leão XIII, de Rio Grande (RS)

 

“Esse encontro tem sido muito importante para nós, primeiro porque reforça a nossa identidade curricular, reforça o nosso trabalho enquanto currículo, enquanto documentação, mas, sobretudo, nos dá base para que a gente possa de fato acompanhar as equipes de Coordenação e o trabalho efetivo também das professoras na Educação Infantil. A gente, mais uma vez, alinha na mesma linguagem, na mesma concepção, reforçando aquilo que são valores salesianos, mas também os nossos referenciais pedagógicos e só reforça que a gente continua alinhado com a Rede Salesiana Brasil e caminhando nessa mesma estrada, então esse encontro tem sido importante para que a gente, mas uma vez, reforce a nossa pertença à Rede e, sobretudo, forme com qualidade, com competência e na identidade salesiana, os nossos professores”.

Pe. Leandro Brum Pinheiro, Coordenador das Escolas Salesianas da Inspetoria São Pio X

 

“Com muita ansiedade e muita felicidade, nós viemos para esse encontro e sairemos daqui, com certeza, pensando nos conceitos que foram trabalhados com muita profundidade sobre o que são as infâncias e quem são as crianças, a relevância da intencionalidade e da documentação de todos esses processos de ensino-aprendizagem que acontecem desde os bebês até as nossas crianças maiores que encerram a Educação Infantil”

Ana Cristina Sofiati, Gestora Pedagógica da Inspetoria São Pio X

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Mais Recentes

Retrato dos concluintes do Ensino Médio nas escolas Salesianas: excelência na formação e no ingresso ao Ensino Superior

Em 2024, as escolas da Redes Salesiana Brasil consolidaram seu destaque na preparação de estudantes para o ensino superior, com mais de  4.500 concluintes do ensino médio e cerca de 3.333 aprovações diretas em instituições de ensino superior. Os dados revelam um cenário de diversidade nas escolhas dos alunos, com ênfase em universidades públicas, instituições privadas, católicas e internacionais. Do total de aprovações, 1.306 foram em universidades públicas, sendo 927 em federais, 328 em estaduais e 51 em municipais. Além deste grupo, as escolas da Rede Salesiana Brasil tiveram 338 alunos e alunas aprovados como treineiros — alunos que realizaram vestibulares como teste antes da conclusão do ensino médio — em universidades públicas. Nas instituições privadas e católicas os egressos e egressas do Ensino Médio somaram 2.013 aprovações, destas, 1.574  em universidades particulares e 439 em universidades católicas. Além disso, 14 alunos garantiram vagas em universidades internacionais. Um dado que chama atenção é o ingresso por meio de vagas olímpicas: 7 alunos ingressaram no ensino superior por meio de desempenho em competições acadêmicas (6 em universidades públicas e 1 em  privada). Olimpíadas do conhecimento - Os alunos do  Colégio Salesiano Dom Bosco, de Manaus, vencedores da 8ª edição da Olimpíada Nacional de Aplicativos (ONDA), durante a competição, cursavam o terceiro ano do ensino médio e agora são egressos das maiores universidades públicas do estado do Amazonas. Luiz Coelho foi aprovado em Matemática na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Erika Freitas ingressou em Design na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Clara Tereza foi aprovada em Engenharia da Computação também na UFAM. A professora Joana Ramos, uma das orientadoras dos alunos no projeto, destacou a importância de iniciativas como essa na formação dos alunos: “Essa vitória é fruto de uma cultura científica que temos fortalecido no colégio. Ver nossos alunos chegando ao final do Ensino Médio com publicações científicas e projetos prontos para o mercado é extremamente gratificante.” Participação em processos seletivos - A preparação para os exames foi intensa: 3.345 alunos (75,8% dos concluintes) prestaram o ENEM. Nos vestibulares, as instituições públicas atraíram grande interesse. Destes, 2.172 alunos concorreram a vagas em federais, 1.351 em estaduais e 116 em municipais. Taxa de ingresso: 75,5% dos concluintes (3.333 aprovações) obtiveram ao menos uma vaga no ensino superior. Equilíbrio entre público e privado: 39,2% das aprovações foram em universidades públicas, enquanto 60,4% foram em instituições privadas e/ou católicas. Internacionalização: Às 14 aprovações no exterior reforçam o perfil global da formação salesiana. Os números refletem não apenas a qualidade acadêmica das escolas salesianas, mas também a pluralidade de oportunidades exploradas pelos estudantes. “Estamos orgulhosos de ver nossos alunos trilhando caminhos tão diversos, seja em universidades renomadas do Brasil ou do mundo”, destacou Pe Sérgio Baldin, Diretor Executivo da RSB. Valores que formam, educação que transforma - Os resultados alcançados demonstram o compromisso das Escolas Salesianas com uma formação integral, que prepara os jovens para os desafios acadêmicos e profissionais, sem perder de vista o cuidado com a espiritualidade, a ética e o protagonismo juvenil. Cada aprovação é motivo de orgulho e de esperança: nossos jovens seguem deixando sua marca no mundo com competência, sensibilidade e espírito salesiano.   

Colégio Dom Bosco de Manaus conquista ouro na 8ª Olimpíada Nacional de Aplicativos, em Gramado

Na histórica 8ª edição da Olimpíada Nacional de Aplicativos, realizada em Gramado – RS, o Colégio Dom Bosco de Manaus alcançou uma conquista inédita, trazendo para a região Norte do Brasil o título de campeão nacional. A cerimônia de entrega da premiação, que ocorreu no dia 25 de abril, foi marcada por emoção e orgulho, celebrando o esforço e a dedicação de estudantes e professores. A competição, que reúne os estudantes do país no desenvolvimento de aplicativos, contou com a participação de 7 equipes selecionadas para a grande final. Entre os destaques, a equipe do Colégio Dom Bosco, composta por alunos e professores, se destacou ao desenvolver uma solução inovadora, com o aplicativo BioFood, conquistando o primeiro lugar. Pela primeira vez na história do evento, uma equipe da região Norte chegou à final e levou o troféu para casa. A viagem até Gramado foi uma experiência única para os alunos, que além de competir, puderam aproveitar a beleza da cidade, em momentos de lazer que complementaram a experiência acadêmica."Ver nossos alunos conquistando essa vitória é motivo de grande orgulho para todos nós. Esta vitória representa o esforço coletivo, o trabalho árduo e, acima de tudo, a capacidade de inovar. Estamos muito felizes em fazer história na Olimpíada Nacional de Aplicativos", afirmou a professora Joana Ramos. O Colégio Dom Bosco de Manaus, já conhecido pelo seu compromisso com a educação de excelência, continua a ser uma referência na formação de jovens talentos na área da tecnologia. Essa conquista não apenas enriquece o currículo dos estudantes, mas também coloca o Colégio Dom Bosco em um novo patamar de reconhecimento nacional, especialmente para a região Norte, que agora pode se orgulhar de ser representada por campeões na Olimpíada Nacional de Aplicativos. Sobre a Olimpíada Nacional de Aplicativos - A Olimpíada Nacional de Aplicativos é uma das maiores competições do país voltada para o desenvolvimento de aplicativos, sendo uma oportunidade para estudantes de todo o Brasil demonstrarem suas habilidades em tecnologia e inovação. Ao longo dos anos, a competição tem sido uma plataforma importante para o incentivo à educação tecnológica no Brasil. Confira as matérias anteriores: Colégio Dom Bosco de Manaus é finalista na 8ª Olimpíada Nacional de AplicativosColégio Dom Bosco de Manaus é campeão na 8ª Olimpíada Nacional de Aplicativos   Angélica Novais da Comunicação da Rede Salesiana Brasil  

Professor Ary Júnior recebe Moção de Louvor do Congresso Nacional por seu trabalho em defesa à causa ambiental

Hoje, 7 de maio, o Congresso Nacional, em Brasília (DF), concedeu uma Moção de Louvor ao professor Ary Júnior, reconhecendo sua dedicação incansável à causa ambiental e ao compromisso com a promoção de uma sociedade mais justa e sustentável. A honraria celebra sua trajetória marcada pelo cuidado com a Casa Comum, pelo incentivo à educação ambiental, pela luta por justiça socioambiental, por meio de diversos projetos desenvolvidos como: “Capibaribe: Sob o Olhar de uma Nova Geração”  e o aplicativo “E-Connect Recycle”. “Receber esta homenagem e ter meu trabalho reconhecido pelo Congresso Nacional é uma honra imensa e uma confirmação de que cada esforço em prol da educação vale a pena”, afirmou o professor Ary Júnior, emocionado com o reconhecimento. A Rede Salesiana Brasil celebra com alegria e gratidão essa homenagem tão merecida. O testemunho e a atuação do professor Ary Júnior são fonte de inspiração para educadores, jovens e comunidades, reforçando o compromisso com uma educação que transforma e cuida da vida em todas as suas dimensões. Desejamos que que esse reconhecimento fortaleça ainda mais sua missão, professor Ary! Angélica Novais da Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil