Seminário de Boas Práticas da Coleção Nautas fortalece a missão educativa e o protagonismo infantil nas escolas da Inspetoria São Pio X
10/10/2025

Seminário de Boas Práticas da Coleção Nautas fortalece a missão educativa e o protagonismo infantil nas escolas da Inspetoria São Pio X

Seminário de Boas Práticas da Coleção Nautas fortalece a missão educativa e o protagonismo infantil nas escolas da Inspetoria São Pio X
Imagem: Capa das apresentações discutidas no seminário

Educadoras das escolas salesianas do Sul do Brasil compartilharam experiências pedagógicas inspiradoras que evidenciam a criatividade, o protagonismo e a vivência do carisma salesiano nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Na última terça-feira, 7 de outubro, educadoras de toda a Inspetoria São Pio X (BPA) participaram de um Seminário de Boas Práticas da Coleção Nautas, em formato online, reunindo diretoras, coordenadoras, orientadoras e professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O encontro foi promovido em sintonia com a Rede Salesiana Brasil - RSB e teve como objetivo fortalecer a comunhão e a partilha de experiências pedagógicas inspiradas na metodologia e nos valores salesianos.

Mais do que um espaço de apresentações, o Seminário se configurou como um momento de comunhão, aprendizado e espiritualidade educativa, refletindo o compromisso conjunto de oferecer uma educação integral, criativa e transformadora.

Cada escola apresentou uma prática pedagógica significativa, cuidadosamente escolhida para representar o trabalho desenvolvido com os estudantes a partir da Coleção Nautas. As experiências revelaram o entusiasmo das educadoras e o protagonismo infantil que permeiam as atividades cotidianas das comunidades educativas.

Entre as práticas apresentadas, destacaram-se experiências que integraram leitura, ciências, matemática e sustentabilidade, sempre em diálogo com o Currículo da RSB e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Práticas que inspiram e transformam

O Colégio São Paulo, de Ascurra (SC) apresentou o projeto “Desvendando a Poesia: Uma Aventura Literária”, que convidou os estudantes do 2º ano a criar e ilustrar seus próprios poemas, culminando na produção de um livro coletivo.

Do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, de Bagé (RS), veio a prática “Os ODS e a vida no planeta”, na qual os alunos do 5º ano refletiram sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o papel de cada um na construção de um mundo mais justo e sustentável.

O Colégio Salesiano, de Balneário Camboriú (SC) apresentou o projeto “Navegando entre histórias”, que transformou a leitura em uma jornada prazerosa e colaborativa, com atividades criativas como podcasts e releituras literárias.

De Itajaí (SC), o Colégio Salesiano compartilhou a prática “No passo a passo das operações matemáticas”, que, com base na abordagem maker da Coleção Nautas, incentivou a experimentação e o raciocínio lógico nas aulas de Matemática.

O Colégio Salesiano Dom Bosco, de Porto Alegre (RS), apresentou “Viajando pelo corpo humano”, uma experiência investigativa e colaborativa que ampliou o conhecimento científico e o interesse dos estudantes.

Já o Colégio Salesiano Leão XIII, de Rio Grande/RS trouxe “Do livro ao jornal: o olhar curioso que transforma vivências em notícias”, no qual alunos do 1º ano mergulharam no universo das notícias, desenvolvendo leitura, escrita e oralidade de forma lúdica.

De Rio do Sul (SC), o Colégio Salesiano Dom Bosco apresentou “Planeta azul em boas mãos!”, projeto que envolveu as crianças em vivências de cuidado com a natureza e incentivo à preservação da casa comum.

Encerrando a sequência, o Colégio Salesiano Dom Bosco, de Santa Rosa (RS) encantou com o “Clubinho da Leitura”, uma iniciativa que une escola e família em torno do prazer de ler, com crianças levando para casa o “Carrinho da Leitura” e tornando-se contadoras de histórias.

Um espaço de comunhão e missão compartilhada

Todas as práticas seguiram os critérios e orientações da RSB para a partilha de Boas Práticas, de forma coerente com a proposta pedagógica e o carisma salesiano. Uma das práticas será escolhida para representar a Inspetoria São Pio X no IV Seminário Nacional de Boas Práticas com a Coleção Nautas, que acontecerá nos dias 18 e 19 de novembro de 2025.

Para Maria Elvira Menegassi, coordenadora das Escolas da Inspetoria São Pio X, o Seminário foi um momento de fortalecimento da missão educativa:

“O Seminário de Boas Práticas foi um momento profundamente significativo para a Inspetoria São Pio X, pois fortaleceu nossa identidade e o sentido de coletividade na construção de práticas pedagógicas inovadoras. Ao compartilhar experiências, ampliamos horizontes, inspiramos novas ações e reafirmamos o compromisso com uma educação integral, criativa e transformadora. Cada boa prática, fundamentada na Coleção Nautas, evidencia o protagonismo dos estudantes e a dedicação das educadoras, lembrando-nos de que aprender juntos é o caminho mais fecundo para renovar e fortalecer nossa missão educativa.”

Com o olhar voltado para o futuro e o coração enraizado no carisma de Dom Bosco e de Madre Mazzarello, o Seminário de Boas Práticas reafirmou a força da rede de educadoras(es) salesianas(os) que, dia após dia, conduzem suas “naus” com esperança, criatividade e amor educativo, rumo a novos horizontes de aprendizagem e evangelização.

Comunicação da Rede Salesiana Brasil

 

Mais Recentes

Aluna do Salesiano Recife é classificada para a etapa nacional da Olimpíada Jovens Gênios

A aluna do Salesiano Recife, Sofie Félix, garantiu uma vaga na final nacional da Liga das Estrelas 2025.  A sua trajetória até a classificação começou no segundo semestre de 2025, quando Sofie começou a realizar as atividades dentro da plataforma dos Jovens Gênios. Impulsionada por suas professoras e com o apoio da sua família, a estudante conseguiu passar com excelência nas etapas estaduais e regionais, que aconteceram simultaneamente de forma digital na plataforma educacional. A final Nacional da olimpíada jovens gênios acontecerá no Rio De Janeiro, e Sofie já está ansiosa para viver essa nova experiência. Encantada pela metodologia de gamificação que é oferecida, deixando mais divertido o seu processo de aprendizagem, Sofie não perdia nenhuma atividade, foi recebendo as estrelas a cada uma que concluía. A proposta pedagógica da plataforma Jovens Gênios junta os recursos de Inteligência Artificial (IA) à gamificação, promovendo uma aprendizagem personalizada, dinâmica e motivadora, fatores que contribuíram significativamente para o engajamento da estudante ao longo desse processo. Ao comentar a sua conquista, Sofie disse que ficou muito feliz ao receber a notícia de que estava classificada para a etapa nacional, não parava de sorrir, muito orgulhosa por sua conquista e pela viagem ao Rio de Janeiro, que será a sua primeira viagem para fora do estado. O seu comprometimento também foi reconhecido pelas suas professoras, que acompanharam todo o seu processo de evolução. Para a professora Marta Lima, “Sofie sempre esteve disponível a ajudar os alunos em tudo, sempre organizada e dedicada, e se encantou ao ver a plataforma do Jovens Gênios”. Já a professora Darlyx Stamford ressalta que o resultado alcançado é consequência direta do empenho apresentado diariamente pela estudante e do apoio que recebeu em casa. “Esse resultado não foi uma surpresa, foi fruto de um trabalho onde víamos todo dia aquela sementinha crescendo, é muito gratificante saber desse resultado, me senti vitoriosa por ter uma aluna como Sofie, ela é uma aluna destaque”, afirma Darlyx. Com a etapa nacional se aproximando, Sofie vem se preparando para representar o Salesiano Recife e o nosso estado, “mantendo a calma e focando muito nos estudos, para fazer as questões com calma e acertar o máximo que puder”, conta Sofie. Todos do Salesiano Recife estão na torcida pela nossa aluna destaque Sofie Félix, que leva consigo não só o nome e os valores da nossa instituição, mas também o orgulho por representar o nosso estado em uma competição educacional com alunos de todo o país. Fonte: Laís Tavares - Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga

Comitê de Escolas da RSB aprofunda articulações estratégicas e projeta ações nacionais para 2026

No segundo e terceiro dias do encontro das áreas programáticas da Rede Salesiana Brasil (RSB), em Porto Alegre (RS), o Comitê de Escolas concentrou esforços em pautas estruturantes para a educação salesiana no país. Entre análises técnicas, partilhas pastorais e encaminhamentos estratégicos, o grupo reforçou a corresponsabilidade das inspetorias na consolidação de uma atuação verdadeiramente em Rede. A programação de quarta-feira, dia 25/02, foi iniciada com a Celebração Eucarística presidida pelo Pe. Adalberto, reunindo o Comitê de Ação Social, Comunicação e o Comitê de Escolas em espírito de comunhão. Na sequência, a equipe do escritório de Brasília,  conduziu a reflexão sobre os Encontros Regionais ENARSE e ENEL, com ênfase na Plataforma de Planos de Melhoria – Caderno 6. O diálogo evidenciou a necessidade de transformar os dados diagnósticos em estratégias concretas de qualificação pedagógica, fortalecendo a cultura de acompanhamento e melhoria contínua nas unidades educativas. Anderson Leal reforçou que “o grande desafio é transformar planejamento em prática concreta nas escolas. Os alinhamentos realizados aqui nos ajudam a garantir unidade de direção, clareza nos processos e corresponsabilidade entre as inspetorias. Quando partilhamos dados, experiências e decisões, fortalecemos a Rede e qualificamos ainda mais nossa proposta educativa”. Ainda pela manhã, a Campanha Nacional das Escolas foi analisada sob a perspectiva institucional e comunicacional. O debate buscou alinhar discurso, identidade e posicionamento, garantindo que a proposta educativa salesiana seja apresentada com clareza e coerência às famílias. À tarde, Ana Paula, Gestora Nacional de Projetos de Educação Continuada da RSB, apresentou o Plano Integrado de Formação, destacando sua centralidade na consolidação das competências institucionais e na integração entre missão, gestão e prática pedagógica. O PIF foi compreendido como eixo estruturante da formação permanente dos educadores, em sintonia com os desafios contemporâneos da educação. Encerrando o dia, o Pe. Sérgio conduziu a análise de Dados Nacionais de Educação das escolas da RSB e dos processos avaliativos conjuntos para o Ensino Fundamental. O momento reforçou a importância de indicadores compartilhados e critérios comuns de avaliação, assegurando unidade de parâmetros acadêmicos e fortalecimento da identidade pedagógica da RSB. Pastoral, identidade e inovação educativa O terceiro dia, 26/02, iniciou com celebração presidida pelo Pe. Felipe Bauzière, sob a responsabilidade do Comitê de Comunicação. Na sequência, o diálogo com a Pastoral Juvenil, conduzido pelo Pe. Sérgio Ramos e por Volnei, reafirmou que toda proposta educativa salesiana é, em sua essência, evangelizadora. A integração entre escola e pastoral foi destacada como elemento indispensável para a formação integral dos jovens. Ainda pela manhã, o Pe. Sérgio Baldin apresentou encaminhamentos relacionados à Editora Edebê, evidenciando a importância dos materiais didáticos da editora na consolidação da identidade pedagógica salesiana. No período da tarde, a agenda foi dedicada a informes e aprofundamentos sobre projetos estratégicos: Projeto Identitá, Projeto Escola [h(i²)a²q], Projeto de Educomunicação, Programa de Internacionalização da RSB, potencialização dos esportes em nível nacional, Encontro Nacional dos Orientadores Educacionais e as reuniões mensais do Comitê de Escolas. Anderson Leal conduziu os encaminhamentos, reforçando a necessidade de articulação entre inovação, identidade e gestão em Rede. Ir. Jacinta Finassi, coordenadora das escolas da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida destacou que “quando falamos de inovação, não estamos tratando apenas de novos projetos, mas de fidelidade criativa ao nosso carisma. Cada iniciativa apresentada aqui precisa fortalecer a identidade salesiana e, ao mesmo tempo, responder às exigências atuais da educação. Trabalhar em Rede nos dá a segurança de não caminharmos sozinhos e a coragem de avançar juntos”. A avaliação final do encontro ocorreu em formato de roda de conversa, com check-list padrão e registro formal das contribuições. O momento de fala e escuta evidenciou maturidade institucional e compromisso coletivo. Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Visita Madre Geral FMA: Comunidade educativa celebra manhã festiva com a Madre Chiara no Colégio Maria Auxiliadora

Na manhã do dia 24, na residência das irmãs, a Madre recebeu a visita dos alunos do terceiro ano do Colégio Maria Auxiliadora de Petrolina, que a acolheram com entusiasmo ao som do canto “Põe tua mão, minha Rainha”. O gesto expressou o carinho e a espiritualidade mariana que marcam a identidade da comunidade educativa. Em seguida, a Madre e as irmãs foram conduzidas pelos próprios estudantes até a capela do Colégio. No local, a Madre dirigiu uma mensagem especial aos presentes, recordando a importância da Jornada da Juventude e destacando palavras do Papa Leão XIV aos jovens, sobretudo no que se refere à necessidade de alimentar os sonhos. Logo após, todos foram conduzidos ao Ginásio da escola, que já se encontrava repleta de alunos, educadores, pais, ex-alunos e irmãs vindas de diversas casas da Inspetoria. A Celebração Eucarística foi presidida pelo Pe. Inácio, inspetor salesiano da Região Nordeste, concelebrada por padres salesianos e diocesanos, em um clima de profunda comunhão e gratidão. Pe. Inácio, em sua fala, ressaltou que um projeto educativo integral não é fruto de cálculos humanos. Ele supera a lógica das aparências e até das evidências. As primeiras seis irmãs fundadoras tinham, sob toda lógica humana, todas as razões para desistir do grande milagre da educação: saúde frágil, dificuldades de adaptação, incompreensões e intempéries. Mas preferiram confiar na palavra já dita por Nossa Senhora no Evangelho, com o imperativo que sustenta todo o mistério da educação: “Fazei tudo o que Ele vos disser.” A liturgia contou com a participação ativa dos estudantes: leitores, salmista e coral foram compostos por alunos, que contribuíram para a beleza e solenidade da celebração. Um dos momentos mais emocionantes foi a coroação de Nossa Senhora. A coroa passou pelas mãos de vários representantes: irmãs, funcionários, alunos, ex-alunos e pais, até chegar às mãos de um jovem, simbolizando a continuidade do carisma e da missão junto às novas gerações. Encerrada a celebração na quadra, a comunidade dirigiu-se para o plantio do jequitibá, gesto simbólico que marcou o centenário. A árvore foi plantada pela Madre Geral, e cada irmã depositou um punhado de terra trazidas de suas comunidades, juntamente com crianças da Educação Infantil, que entoaram um canto alusivo ao “plantar o amor”. O momento reforçou o compromisso com a vida, a esperança e o futuro da missão salesiana. Após a programação da manhã, foi oferecido um lanche aos padres e às irmãs no refeitório da comunidade. Às 13h, foi servido o almoço no refeitório do Colégio, encerrando mais um dia significativo das celebrações dos 100 anos do carisma salesiano no Nordeste, vividos com fé, gratidão e renovado compromisso com a juventude. P              Por: Ir. Kelly Gaioso e Ir. Fátima Cunha da Inspetoria Maria Auxiliadora - BRE

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil