Seminário de Boas Práticas da Coleção Nautas fortalece a missão educativa e o protagonismo infantil nas escolas da Inspetoria São Pio X
10/10/2025

Seminário de Boas Práticas da Coleção Nautas fortalece a missão educativa e o protagonismo infantil nas escolas da Inspetoria São Pio X

Seminário de Boas Práticas da Coleção Nautas fortalece a missão educativa e o protagonismo infantil nas escolas da Inspetoria São Pio X
Imagem: Capa das apresentações discutidas no seminário

Educadoras das escolas salesianas do Sul do Brasil compartilharam experiências pedagógicas inspiradoras que evidenciam a criatividade, o protagonismo e a vivência do carisma salesiano nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Na última terça-feira, 7 de outubro, educadoras de toda a Inspetoria São Pio X (BPA) participaram de um Seminário de Boas Práticas da Coleção Nautas, em formato online, reunindo diretoras, coordenadoras, orientadoras e professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O encontro foi promovido em sintonia com a Rede Salesiana Brasil - RSB e teve como objetivo fortalecer a comunhão e a partilha de experiências pedagógicas inspiradas na metodologia e nos valores salesianos.

Mais do que um espaço de apresentações, o Seminário se configurou como um momento de comunhão, aprendizado e espiritualidade educativa, refletindo o compromisso conjunto de oferecer uma educação integral, criativa e transformadora.

Cada escola apresentou uma prática pedagógica significativa, cuidadosamente escolhida para representar o trabalho desenvolvido com os estudantes a partir da Coleção Nautas. As experiências revelaram o entusiasmo das educadoras e o protagonismo infantil que permeiam as atividades cotidianas das comunidades educativas.

Entre as práticas apresentadas, destacaram-se experiências que integraram leitura, ciências, matemática e sustentabilidade, sempre em diálogo com o Currículo da RSB e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Práticas que inspiram e transformam

O Colégio São Paulo, de Ascurra (SC) apresentou o projeto “Desvendando a Poesia: Uma Aventura Literária”, que convidou os estudantes do 2º ano a criar e ilustrar seus próprios poemas, culminando na produção de um livro coletivo.

Do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, de Bagé (RS), veio a prática “Os ODS e a vida no planeta”, na qual os alunos do 5º ano refletiram sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o papel de cada um na construção de um mundo mais justo e sustentável.

O Colégio Salesiano, de Balneário Camboriú (SC) apresentou o projeto “Navegando entre histórias”, que transformou a leitura em uma jornada prazerosa e colaborativa, com atividades criativas como podcasts e releituras literárias.

De Itajaí (SC), o Colégio Salesiano compartilhou a prática “No passo a passo das operações matemáticas”, que, com base na abordagem maker da Coleção Nautas, incentivou a experimentação e o raciocínio lógico nas aulas de Matemática.

O Colégio Salesiano Dom Bosco, de Porto Alegre (RS), apresentou “Viajando pelo corpo humano”, uma experiência investigativa e colaborativa que ampliou o conhecimento científico e o interesse dos estudantes.

Já o Colégio Salesiano Leão XIII, de Rio Grande/RS trouxe “Do livro ao jornal: o olhar curioso que transforma vivências em notícias”, no qual alunos do 1º ano mergulharam no universo das notícias, desenvolvendo leitura, escrita e oralidade de forma lúdica.

De Rio do Sul (SC), o Colégio Salesiano Dom Bosco apresentou “Planeta azul em boas mãos!”, projeto que envolveu as crianças em vivências de cuidado com a natureza e incentivo à preservação da casa comum.

Encerrando a sequência, o Colégio Salesiano Dom Bosco, de Santa Rosa (RS) encantou com o “Clubinho da Leitura”, uma iniciativa que une escola e família em torno do prazer de ler, com crianças levando para casa o “Carrinho da Leitura” e tornando-se contadoras de histórias.

Um espaço de comunhão e missão compartilhada

Todas as práticas seguiram os critérios e orientações da RSB para a partilha de Boas Práticas, de forma coerente com a proposta pedagógica e o carisma salesiano. Uma das práticas será escolhida para representar a Inspetoria São Pio X no IV Seminário Nacional de Boas Práticas com a Coleção Nautas, que acontecerá nos dias 18 e 19 de novembro de 2025.

Para Maria Elvira Menegassi, coordenadora das Escolas da Inspetoria São Pio X, o Seminário foi um momento de fortalecimento da missão educativa:

“O Seminário de Boas Práticas foi um momento profundamente significativo para a Inspetoria São Pio X, pois fortaleceu nossa identidade e o sentido de coletividade na construção de práticas pedagógicas inovadoras. Ao compartilhar experiências, ampliamos horizontes, inspiramos novas ações e reafirmamos o compromisso com uma educação integral, criativa e transformadora. Cada boa prática, fundamentada na Coleção Nautas, evidencia o protagonismo dos estudantes e a dedicação das educadoras, lembrando-nos de que aprender juntos é o caminho mais fecundo para renovar e fortalecer nossa missão educativa.”

Com o olhar voltado para o futuro e o coração enraizado no carisma de Dom Bosco e de Madre Mazzarello, o Seminário de Boas Práticas reafirmou a força da rede de educadoras(es) salesianas(os) que, dia após dia, conduzem suas “naus” com esperança, criatividade e amor educativo, rumo a novos horizontes de aprendizagem e evangelização.

Comunicação da Rede Salesiana Brasil

 

Mais Recentes

Colégio Salesiano do ES realiza Cantata de Natal na Catedral Metropolitana de Vitória

A Catedral Metropolitana de Vitória recebeu, nesta terça-feira (25) um espetáculo de luzes e vozes, com a Cantata de Natal do Colégio Salesiano Nossa Senhora da Vitória. O evento marca o encerramento letivo das turmas do Ensino Fundamental Anos Iniciais, celebrando o Natal e reforçando os valores propostos pela educação salesiana junto às famílias e à sociedade capixaba. O evento atende a uma proposta educacional robusta, que une equipes pedagógicas e pastorais. Ao longo de nove canções, interpretadas em português, inglês e latim, os familiares presentes acompanharam as crianças com olhares de admiração e encantamento. As canções foram acompanhadas pela orquestra da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames). Canções foram acompanhadas pela orquestra da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames). Segundo Cristina Márcia Vargas de Andrade, diretora pedagógica da instituição, o evento reflete a missão de educar para além dos livros. "Este é um evento que, ano após ano, concretiza nosso propósito como escola católica: oferecer não apenas uma proposta pedagógica de qualidade, mas também uma educação que prepara os estudantes para a vida, fortalecendo as relações familiares e os valores cristãos e de cidadania", afirma a diretora. Diretora Pedagógica do Salesiano Nossa Senhora da Vitória, Cristina Márcia de Andrade Vargas. Ela destaca ainda a consonância da união entre os valores celebrados no Natal e a proposta das escolas salesianas. "Dentro dessa perspectiva, resgatamos o espírito natalino de fraternidade, amor ao próximo e valorização da família, princípios preservados e cultivados por nós, salesianos. Ficamos muito felizes em realizar um evento que expressa tudo isso de forma tão bonita", concluiu. Esperança e Renovação Fernando Campos Peixoto, diretor pastoral da Presença Salesiana de Vitória — que engloba escolas, centro universitário (UniSales) e aprendizagem (Cesam Vitória), frisou a importância do Natal no contexto da missão salesiana. "A cantata de Natal nos motiva a vivenciar de forma muito profunda e emocionante esse mistério do cristianismo que é o nascimento do menino Deus. Na nossa escola confessional católica salesiana procuramos incentivar e vivenciar os valores que esse menino traz a este mundo”, explicou Fernando. Diretor Pastoral da Presença Salesiana de Vitória, Fernando Campos Peixoto. “Como o valor da esperança, em um mundo novo, um mundo melhor, mais justo, mais bonito e mais fraterno. Então esse evento nos renova um convite à esperança em Jesus, a esperança que não nos decepciona”, concluiu o diretor pastoral. Mais fotos da celebração estão disponíveis clicando aqui. Colégio Salesiano Vitória Com unidades em Jardim Camburi (Salesiano Jardim Camburi) e na Avenida Vitória (Salesiano Nossa Senhora da Vitória), o Colégio Salesiano Vitória apresenta uma proposta educacional pautada em pilares pedagógicos como aprendizagem criativa, pensamento científico e múltiplas habilidades, incentivando a construção de projeto de vida com protagonismo familiar e empreendedorismo. As unidades estão abertas para visitação mediante agendamento. Visite salesianos.br e agende uma visita.   Colégio Salesiano Vitória

IV Seminário Nacional de Boas Práticas com a Coleção Nautas destaca criatividade, protagonismo e identidade nas escolas da Rede Salesiana Brasil

Nos dias 18 e 19 de novembro, educadores de diversas regiões do país se reuniram para vivenciar o IV Seminário Nacional de Boas Práticas com a Coleção Nautas, promovido pela Rede Salesiana Brasil, em parceria com a Editora Edebê Brasil. Em dois encontros on-line, marcados pela partilha, pela inspiração e pelo carisma salesiano, as escolas apresentaram projetos que traduzem, na prática, a força da pedagogia ativa, o protagonismo infantil e o compromisso com a formação integral dos estudantes. Selecionadas pelas Coordenações Inspetoriais das Escolas, as práticas refletiram critérios como coerência com o Currículo da RSB, uso qualificado da Coleção Nautas, criatividade, estratégias pedagógicas significativas e protagonismo dos estudantes. 1º Dia – 18 de novembro: criatividade, expressão e cuidado com o futuro Na abertura do primeiro dia, Pe. Sérgio Augusto Baldin, Diretor Executivo da RSB e Diretor Geral da Edebê, acolheu educadores de todo o Brasil para a apresentação de cinco projetos que evidenciam como o percurso formativo nos anos iniciais do Ensino Fundamental pode ser vivo, sensível e profundamente conectado às experiências das crianças. A moderação foi realizada pela Valéria Rodrigues, Coordenadora das Escolas da Inspetoria Maria Auxiliadora, e Maria Elvira Menegassi, Coordenadora das Escolas da Inspetoria São Pio X. As Coordenadoras Inspetoriais anunciaram as equipes e teceram comentários, destacando elementos que evidenciaram a vivência do Currículo da RSB, a competência das(os) professoras(es) e a relevância das práticas para a formação das crianças.  Do livro ao jornal: o olhar curioso que transforma vivências em notícias (1º Ano) Colégio Salesiano Leão XIII – Rio Grande/RS – Inspetoria São Pio XA partir da observação da realidade e da curiosidade típica da infância, as turmas transformaram experiências cotidianas em notícias, construindo um jornal escolar que uniu leitura, escrita, investigação e comunicação. Protagonistas do campo ao prato: saúde, consciência e economia (2º Ano) Colégio do Carmo – Guaratinguetá/SP – Inspetoria Nossa Senhora AparecidaO projeto promoveu diálogos sobre alimentação saudável, sustentabilidade e impactos econômicos, levando as crianças a compreenderem o caminho dos alimentos, do cultivo ao consumo, com responsabilidade e protagonismo. Animais Robóticos (3º Ano) Escola Salesiana São José – Campinas/SP – Inspetoria Nossa Senhora AuxiliadoraIntegrando tecnologia, ciência e criatividade, os estudantes construíram animais robóticos, explorando conceitos de movimento, circuitos e engenharia de forma lúdica e desafiadora. Semeando o Futuro! (3º Ano) Instituto Waldemar Falcão – Aracati/CE – Inspetoria Maria AuxiliadoraCom foco em meio ambiente e sustentabilidade, o projeto desenvolveu ações práticas de cuidado com a natureza, plantio e conscientização ambiental, envolvendo as famílias e a comunidade. Cartas que conectam: escrita, afeto e protagonismo estudantil (3º Ano) Escola Salesianas Santa Teresinha – Manaus – Inspetoria Nossa Senhora da AmazôniaEm uma experiência sensível e interdisciplinar, os estudantes resgataram o hábito de escrever cartas, fortalecendo vínculos, expressando sentimentos e desenvolvendo competências de linguagem e empatia. O primeiro encontro evidenciou o quanto o método salesiano continua atual: educar pelo afeto, pela experiência e pelo significado. A Coordenadora das Escolas da Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora, Évila Silva de Souza, e a Gestora de Produtos Educacionais da Editora Edebê Brasil, Gabriela Palomo Capila de Melo foram responsáveis pela moderação: convidaram as equipes a apresentarem, comentaram com entusiasmo os aspectos essenciais das práticas e parabenizaram as(os) educadoras(es) pelo que constroem no cotidiano das escolas, sempre confiando na capacidade de cada criança. 2º Dia – 19 de novembro: identidade, cultura e sensibilidade artística No segundo dia do Seminário foram socializadas práticas que valorizam a identidade, a expressão artística e a riqueza cultural brasileira, reafirmando a missão salesiana de formar pessoas conscientes, solidárias e criativas. Projeto Melanina: pigmento de história, identidade e esperança (1º Ano) Instituto Maria Imaculada – Barbacena/MG – Inspetoria Madre MazzarelloA partir do reconhecimento da beleza e da força da diversidade, o projeto promoveu reflexões sobre identidade, história e autoestima, valorizando a cultura afro-brasileira e fortalecendo o respeito entre as crianças. Cordel Encantado – Embarque à Literatura de Cordel (3º Ano) Salesiano de Jaboatão dos Guararapes/PE – Inspetoria Salesiana do NordesteAs crianças mergulharam no universo do cordel, criando seus próprios textos rimados, ilustrações e narrativas, valorizando essa expressão típica da cultura nordestina e despertando o gosto pela leitura. Canções que a gente gosta muito (3º Ano) Salesiano Dom Bosco Centro – Manaus/AM – Inspetoria São Domingos SávioA música foi o eixo central desta proposta, que incorporou linguagem, memória afetiva, expressão corporal e convivência. As crianças compartilharam suas músicas preferidas e criaram apresentações coletivas. Um encontro que fortalece a missão educativa da RSB Os dois dias de evento reafirmaram a qualidade e o compromisso das escolas da Rede Salesiana Brasil com uma educação integral, afetiva e transformadora, que valoriza o protagonismo das crianças e integra currículo, espiritualidade e inovação. Para muitos participantes, o Seminário foi um espaço fecundo de troca e inspiração: “Parabéns! Esse Seminário é riquíssimo e nos ajuda a fervilhar muitas ideias. Excelente ação da Rede Salesiana”, destacou uma educadora. Outra participante enfatizou a riqueza das diferentes realidades apresentadas: “Muito bom poder conhecer os projetos de outras regiões do Brasil. Realidades e vivências diferentes!” O Seminário Nacional Nautas segue consolidando-se como espaço de formação e reconhecimento das boas práticas pedagógicas que fazem diferença no cotidiano das escolas. Educadores recém-chegados à Rede também expressaram a importância da iniciativa: “Parabéns à RSB pelo trabalho. Cheguei esse ano e pude aprender bastante com esse Seminário.” Houve ainda quem ressaltasse o cuidado na seleção das práticas apresentadas: “Sugiro que continuem com este olhar diferenciado na escolha dos projetos, para que sejam realmente inspiradores e motivem os educadores a serem criativos, ousados e a saírem do tradicional e óbvio.” A RSB parabeniza todas as equipes participantes, professoras(es), coordenações pedagógicas e estudantes que deram vida a projetos tão significativos, sinais concretos de que a educação salesiana continua “semeando futuro” e formando pessoas capazes de transformar o mundo.   Comunicação da Rede Salesiana Brasil  

Instituto Laura Vicuña leva estudantes do 4º ano a expedição inédita no Uruguai, ampliando horizontes da aprendizagem

No Instituto Laura Vicuña (ILV), de Uruguaiana (RS), a proposta pedagógica vai além dos muros da escola: as expedições de estudo são experiências de aprendizagem que transportam as crianças para um contato direto com o mundo real. Essa metodologia permite que as curiosidades e perguntas surgidas em sala de aula ganhem vida por meio da vivência prática e da investigação em ambientes externos, fortalecendo o aprendizado integral. Com um planejamento cuidadoso, o ILV seleciona locais que despertam o entusiasmo e o desejo de conhecer, oferecendo às crianças a chance de experimentar, formular novas questões e se encantar com a diversidade do mundo ao redor. O retorno à escola é sempre marcado por um olhar ampliado, rico em conexões e possibilidades. Explorar territórios desconhecidos tem um valor imenso não só pelo conhecimento adquirido, mas também pela construção da consciência de que o mundo é vasto e plural. O ILV se compromete em ser o espaço que estimula essa visão abrangente. No dia 11 de novembro, 56 crianças que estudam nas turmas do 4º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais, acompanhadas pelas professoras Fabiana, Andréa e Laisa, e pela coordenadora Caroline, participaram de uma expedição ao Uruguai, país vizinho que faz fronteira com Uruguaiana. Guiados pelos conteúdos da Coleção Nautas, da Editora EDEBÊ da Rede Salesiana Brasil (RSB), os estudantes vivenciaram temas que vão desde o processo imigratório até uma enriquecedora visita à mina da cidade de Artigas (Uruguai). Essa experiência fortaleceu nos estudantes o entusiasmo natural da infância: o desejo de explorar, aprender e se relacionar com o mundo.   Inspetora Nossa Senhora Aparecida

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil