Seminário Girolhar movimenta Escolas Salesianas do Brasil
12/11/2022

Seminário Girolhar movimenta Escolas Salesianas do Brasil

Seminário Girolhar movimenta Escolas Salesianas do Brasil

Aconteceu, nos dias 09 e 10 de novembro, pela plataforma Zoom, o III Seminário para Socialização de Boas Práticas com a Coleção Girolhar. O evento teve como objetivo promover a disseminação dos conhecimentos, ideias e práticas inovadoras que vêm sendo desenvolvidas pelas(os) educadoras(es) Salesianas(os) a partir da Coleção Girolhar, material didático da Editora da Rede Salesiana Brasil, a Edebê Brasil.

Nesta terceira edição, o Seminário recebeu 67 registros de Boas Práticas, das quais a Coordenação Nacional das Escolas Salesianas, juntamente com a Assessoria Pedagógica da RSB, a Gerência Executiva da Editora Edebê e sua Coordenação Editorial, selecionou 10 ações para serem apresentadas. Como critério de avaliação, cada uma das ações precisava apresentar coerência com o Currículo da RSB-Escolas; conexão com a Coleção Girolhar; criatividade no desenvolvimento da proposta; protagonismo das crianças e engajamento das famílias.

No primeiro dia do evento, a oração inicial ficou por conta da Coordenadora Nacional das Escolas Salesianas, Ir. Lucia Jacinta Finassi, a qual também coordenou a Acolhida, juntamente com o Diretor Executivo da Rede Salesiana Brasil, Pe. Nivaldo Pessinatti. Os participantes puderam contar também com as contribuições da Gestora Pedagógica da Associação Educacional das Irmãs Salesianas de São Paulo, Meily Cassemiro, e da Gestora Pedagógico da Inspetoria São Pio X, Ana Cristina Sofiati, que colaboraram na apresentação das equipes e considerações sobre as ações. Neste dia, foram apresentadas as primeiras 5 Boas Práticas selecionadas:

 

Cantigas de roda não saem da moda!

Colégio Juvenal de Carvalho (Fortaleza/CE)

Coordenadora Rosângela Campos

Professora Ana Gemila Batista

 

Van Gogh em nossas vivências e experiências

Instituto Salesiano Dom Bosco (Americana/SP)

Coordenadora Elisangela Guiliato

Professora Juliana Fae Paulino

 

Os esqueletos

Instituto Coração de Jesus (Santo André/SP)

Professora Thainara Moreno Teixeira
Professora Camila Domingues Garcia

 

Luz, câmera... imaginação e muita diversão... Vamos brincar de cinema?

Instituto São José (São José dos Campos/SP)

Professora Tânia Araujo Goulart Lima

Professora Clarissa Muniz Barreto

 

Correio Amigo

Colégio Nossa Senhora Auxiliadora (Ribeirão Preto/SP)

Professora Gabriela dos Santos Zorzenon
Professora Márcia Clemente

 

No segundo dia do evento, Pe. Pessinatti comandou a oração inicial e a acolhida. A gestora Meily Cassemiro também deu suas contribuições para o momento e foram apresentadas as 5 últimas Boas Práticas selecionada:

 

As cores do meu mundo e aquilo que nos cerca

Colégio Salesiano Dom Bosco (Santa Rosa/RS)

Professora Angélica Lichkovski
Professora Josiane Maiara S. de Oliveira

 

Despertando o cuidado com a casa comum

Instituto N. Senhora Auxiliadora (Araras/SP)

Coordenadora Daniela Rebelatto

Professora Bruna Fernanda Franzin

 

Pequenos detetives em ação

Instituto N. Senhora do Carmo (Guaratinguetá/SP)

Professora Thaysa Cristina de Castro
Professora Cledja Santos Matos

 

Giro Arte - Releitura das obras

Instituto Teresa Valsé (Uberlândia/MG)

Coord. Rose Nunes Rodrigues
Professora Arissandra Medeiros

 

Cinema, um mundo para desvendar!

Liceu Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora (Campinas/SP)

Professora Ananda Barboza Rodrigues
Professora Fernanda Galves Buriti

 

O III Seminário para Socialização de Boas Práticas com a Coleção Girolhar registrou mais de 500 participantes nos dois dias de evento, sem contabilizar as equipes que optam por acompanhar o encontro em grupo.

 

Confira alguns comentários sobre o evento:

 

“Parabéns professoras que apresentaram vivências que fazem os olhos das crianças brilharem e se envolverem no mundo das descobertas, do aprendizado, das alegrias e das emoções. Vocês são incríveis!” Diretora Ieda Maria Grüber, Colégio Salesiano Dom Bosco
Santa Rosa (RS)

 

“A Coleção Girolhar é uma fábrica divertida de aprendizado, imaginação, cores, magia, sonhos e pó de Pirlimpimpim”, Professora Patrícia Tonhela, Escola Nossa Senhora Auxiliadora, Ponte Nova (MG).

 

“Eu adorei trabalhar com a minha turminha. Até hoje eles falam que a cor amarela é uma das preferidas de Van Gogh. Experiências compartilhadas que ampliam o nosso olhar, sem dúvida! Parabéns!”. Professora Silvia Pessoa, Colégio Salesiano Carpina (PE).

 

“Nosso Girolhar nos permite tudo isso. A BNCC, sendo norteadora, faz nossas práxis pedagógicas serem realmente o que precisam ser. São os direitos de aprendizagem das crianças”. Professora Mariana, Escola Salesiana São José, Campinas (SP).

 

Fonte: Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Mais Recentes

4º Encontro do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do EF Anos Finais aprofunda a reflexão sobre avaliação na prática

O Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do Ensino Fundamental Anos Finais da Rede Salesiana Brasil (RSB) realizou, no dia 22 de outubro, o seu 4º encontro on-line, reunindo cerca de 20 acessos simultâneos de coordenadores de todo o país. O tema desta edição, “Avaliação na prática: pensando, experimentando, repensando e vivenciando”, convidou os participantes a revisitar suas concepções e experiências sobre a avaliação, com foco em práticas formativas e reflexivas. A formação foi conduzida pela Profª Leoneide Rodrigues, Assessora Pedagógica da RSB, que tem acompanhado o percurso formativo das coordenações ao longo do ano. Em sua condução, Leoneide enfatizou a importância de compreender a avaliação como parte integrante do processo de aprendizagem, e não apenas como um instrumento de mensuração. “Avaliar é um ato de cuidado e de compromisso com o desenvolvimento integral dos estudantes. É preciso criar espaços para o diálogo, a escuta e o feedback construtivo, de modo que cada estudante se perceba em constante crescimento”, destacou a formadora durante o encontro.   Avaliação formativa e feedbacks significativos O encontro foi marcado pela vivência prática e pela troca de experiências entre as coordenações. Em grupos, os participantes refletiram sobre situações do cotidiano escolar, analisando desafios e estratégias para aprimorar os processos avaliativos. Os participantes destacaram, no formulário de feedback, a riqueza dos momentos de partilha e prática, especialmente as reflexões sobre a Avaliação Formativa e sua relação com o Currículo da Rede Salesiana Brasil, o uso ético e pedagógico da Inteligência Artificial na elaboração de rubricas, a relevância dos feedbacks construtivos no desenvolvimento dos estudantes e a análise dos desafios dos enunciados avaliativos na construção de atividades alinhadas às habilidades previstas. Também destacaram o uso da ferramenta ChatGPT em atividades de reflexão e produção pedagógica, demonstrando como a IA pode ser integrada de forma contextualizada e intencional ao planejamento educativo.   Um caminho de formação contínua O Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do EF Anos Finais integra o conjunto de ações formativas promovidas pela RSB para fortalecer o papel das lideranças educacionais na consolidação do Projeto Educativo Pastoral Salesiano. Desde o primeiro encontro, o programa vem abordando temas fundamentais para a prática pedagógica, como Neurociências da Aprendizagem, com a Drª Leonor Guerra, a personalização da aprendizagem e as potencialidades da avaliação formativa. “Cada encontro é uma oportunidade de repensar a nossa missão educativa à luz do carisma salesiano, buscando sempre o desenvolvimento integral dos nossos estudantes e a construção de comunidades educativas que aprendem juntas”, destacou Leoneide Rodrigues. Veja também algumas matérias anteriores desta série de formações: 1º Encontro: Início do percurso formativo das coordenações pedagógicas 3º Encontro: A avaliação como prática potencializadora da aprendizagem   Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Rede Salesiana Brasil promove 4º encontro do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas da Educação Infantil

Formação colaborativa possibilita avanços na construção da Rubrica da RSB para a Educação Infantil, em alinhamento com o Currículo, e reafirma a identidade salesiana nas práticas docentes No dia 23 de outubro, a Rede Salesiana Brasil (RSB) realizou o 4º encontro on-line do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas da Educação Infantil, conduzido pela formadora Caroline Cardoso. O encontro, que contou com acessos simultâneos de todo o Brasil, teve como tema “Rubrica da RSB para a Educação Infantil: construção colaborativa pelo fortalecimento da identidade salesiana”, reafirmando o compromisso coletivo com a formação integral e o acompanhamento pedagógico das práticas docentes. Desdobramento direto da Jornada Formativa para as Coordenações Pedagógicas da Educação Infantil, realizada em Aparecida/SP, o programa é uma iniciativa da RSB em parceria com a Editora Edebê, voltada à consolidação de referenciais formativos que orientem o trabalho das coordenações em todas as escolas da Rede. Escuta, diálogo e corresponsabilidade Inspirada na pedagogia de Dom Bosco e de Madre Mazzarello, a formação destacou a escuta sensível como eixo central do acompanhamento formativo. A partir das reflexões de autoras como Carla Rinaldi e Paulo Freire, as participantes foram convidadas a refletir sobre o papel da coordenação pedagógica como mediadora do processo de aprendizagem e como parceira ativa na construção de práticas educativas mais conscientes, criativas e integradoras. Durante a partilha de experiências, as narrativas das coordenações evidenciaram o impacto da escuta e do diálogo colaborativo na transformação das práticas docentes e no fortalecimento da cultura formativa da Educação Infantil. “Reconhecemo-nos como parceiras em um mesmo propósito, sustenta a prática pedagógica e a torna viva, coerente e em constante movimento”, destacou uma das participantes, sintetizando o espírito do encontro. Construção coletiva da rubrica A parte prática da formação foi dedicada à construção colaborativa dos critérios da Rubrica da RSB, instrumento que orientará o acompanhamento das práticas pedagógicas nas escolas salesianas. Em pequenos grupos, as participantes refletiram sobre questões-chave: Quais ações representam as práticas que desejamos observar em nossas escolas? Quais são contrárias a essa intencionalidade? Quais indicadores nos ajudarão a compreender a consolidação de uma proposta educativa salesiana na Educação Infantil? A rubrica, alinhada ao Currículo da RSB e à BNC Formação, contempla dimensões essenciais da ação docente, como intencionalidade pedagógica, estratégias de ensino, documentação, mediação e vivência dos valores salesianos, reforçando o compromisso com a formação integral das crianças e com a coerência entre fé, razão e amor educativo. Caminho formativo contínuo Ao final do encontro, Caroline Cardoso ressaltou que o processo de construção da rubrica é mais que um produto: “é um percurso formativo que traduz o jeito salesiano de educar, com escuta ativa, colaboração e busca constante por práticas inovadoras que respondam às realidades das escolas e das infâncias, disse a formadora”. A RSB reforça, assim, sua missão de promover uma formação continuada que articula teoria e prática, impulsionando cada coordenação pedagógica a ser presença animadora e transformadora no cotidiano educativo.

Lideranças Salesianas refletem sobre os desafios e oportunidades da Inteligência Artificial na Educação

O 4º Encontro on-line do Programa de Formação de Lideranças da Rede Salesiana Brasil (RSB) foi realizado no dia 21 de outubro, das 15h às 17h, reunindo 63 pontos de acesso simultâneos em todo o país. A formação teve como tema central “Inteligência Artificial na Educação: desafios e oportunidades para as lideranças”, conduzida pelo Prof. Frank Ned, que proporcionou uma reflexão profunda sobre o papel das lideranças salesianas diante das transformações tecnológicas e educacionais da atualidade. Durante o encontro, os participantes foram convidados a refletir sobre como a Inteligência Artificial (IA) pode ser uma aliada no processo educativo, favorecendo a personalização do ensino, o apoio ao trabalho docente e a inovação nas práticas pedagógicas. Mais do que uma abordagem técnica e um alinhamento conceitual, a formação destacou a necessidade de compreender onde estamos, como gerenciamos o presente e quais caminhos desejamos trilhar para o futuro, sempre preservando o olhar humano e cristão que orienta a missão educativa salesiana. A partir dos depoimentos registrados no formulário de feedback, emergiram reflexões significativas sobre o conteúdo do encontro: “Foi muito significativa a reflexão sobre a importância de identificar onde estamos e gerenciar o presente, compreendendo que só assim é possível planejar ações concretas e coerentes com o que desejamos alcançar. Também marcou a ideia de que precisamos nos desprender do passado para criar o futuro, utilizando as ferramentas disponíveis de forma estratégica e facilitadora, para transformar desafios em oportunidades de inovação e crescimento.” “A personalização do ensino, com o apoio da IA, pode favorecer a adaptação do aprendizado às necessidades de cada estudante, além de facilitar o trabalho docente e estimular práticas mais criativas e inovadoras.” “A abordagem desenvolvida foi de suma importância para quem exerce a liderança como serviço que constrói e transforma relações no ambiente de trabalho e na missão.” Essas contribuições revelam o quanto a temática da Inteligência Artificial desperta interesse, esperança e compromisso ético entre as lideranças das escolas da Rede Salesiana Brasil. O encontro reforçou a convicção de que, com discernimento, espírito de serviço e fidelidade ao carisma de Dom Bosco e de Madre Mazzarello, é possível integrar tecnologia e humanismo, razão e fé, a serviço da formação integral dos jovens. Confira também as edições anteriores do Programa de Formação de Lideranças: 1º Encontro — Planejamento e identidade da liderança salesiana 2º Encontro — Cenários econômicos e gestão estratégica  3º Encontro — Análise de indicadores e processos de decisão   Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil