Seminário Girolhar movimenta Escolas Salesianas do Brasil
12/11/2022

Seminário Girolhar movimenta Escolas Salesianas do Brasil

Seminário Girolhar movimenta Escolas Salesianas do Brasil

Aconteceu, nos dias 09 e 10 de novembro, pela plataforma Zoom, o III Seminário para Socialização de Boas Práticas com a Coleção Girolhar. O evento teve como objetivo promover a disseminação dos conhecimentos, ideias e práticas inovadoras que vêm sendo desenvolvidas pelas(os) educadoras(es) Salesianas(os) a partir da Coleção Girolhar, material didático da Editora da Rede Salesiana Brasil, a Edebê Brasil.

Nesta terceira edição, o Seminário recebeu 67 registros de Boas Práticas, das quais a Coordenação Nacional das Escolas Salesianas, juntamente com a Assessoria Pedagógica da RSB, a Gerência Executiva da Editora Edebê e sua Coordenação Editorial, selecionou 10 ações para serem apresentadas. Como critério de avaliação, cada uma das ações precisava apresentar coerência com o Currículo da RSB-Escolas; conexão com a Coleção Girolhar; criatividade no desenvolvimento da proposta; protagonismo das crianças e engajamento das famílias.

No primeiro dia do evento, a oração inicial ficou por conta da Coordenadora Nacional das Escolas Salesianas, Ir. Lucia Jacinta Finassi, a qual também coordenou a Acolhida, juntamente com o Diretor Executivo da Rede Salesiana Brasil, Pe. Nivaldo Pessinatti. Os participantes puderam contar também com as contribuições da Gestora Pedagógica da Associação Educacional das Irmãs Salesianas de São Paulo, Meily Cassemiro, e da Gestora Pedagógico da Inspetoria São Pio X, Ana Cristina Sofiati, que colaboraram na apresentação das equipes e considerações sobre as ações. Neste dia, foram apresentadas as primeiras 5 Boas Práticas selecionadas:

 

Cantigas de roda não saem da moda!

Colégio Juvenal de Carvalho (Fortaleza/CE)

Coordenadora Rosângela Campos

Professora Ana Gemila Batista

 

Van Gogh em nossas vivências e experiências

Instituto Salesiano Dom Bosco (Americana/SP)

Coordenadora Elisangela Guiliato

Professora Juliana Fae Paulino

 

Os esqueletos

Instituto Coração de Jesus (Santo André/SP)

Professora Thainara Moreno Teixeira
Professora Camila Domingues Garcia

 

Luz, câmera... imaginação e muita diversão... Vamos brincar de cinema?

Instituto São José (São José dos Campos/SP)

Professora Tânia Araujo Goulart Lima

Professora Clarissa Muniz Barreto

 

Correio Amigo

Colégio Nossa Senhora Auxiliadora (Ribeirão Preto/SP)

Professora Gabriela dos Santos Zorzenon
Professora Márcia Clemente

 

No segundo dia do evento, Pe. Pessinatti comandou a oração inicial e a acolhida. A gestora Meily Cassemiro também deu suas contribuições para o momento e foram apresentadas as 5 últimas Boas Práticas selecionada:

 

As cores do meu mundo e aquilo que nos cerca

Colégio Salesiano Dom Bosco (Santa Rosa/RS)

Professora Angélica Lichkovski
Professora Josiane Maiara S. de Oliveira

 

Despertando o cuidado com a casa comum

Instituto N. Senhora Auxiliadora (Araras/SP)

Coordenadora Daniela Rebelatto

Professora Bruna Fernanda Franzin

 

Pequenos detetives em ação

Instituto N. Senhora do Carmo (Guaratinguetá/SP)

Professora Thaysa Cristina de Castro
Professora Cledja Santos Matos

 

Giro Arte - Releitura das obras

Instituto Teresa Valsé (Uberlândia/MG)

Coord. Rose Nunes Rodrigues
Professora Arissandra Medeiros

 

Cinema, um mundo para desvendar!

Liceu Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora (Campinas/SP)

Professora Ananda Barboza Rodrigues
Professora Fernanda Galves Buriti

 

O III Seminário para Socialização de Boas Práticas com a Coleção Girolhar registrou mais de 500 participantes nos dois dias de evento, sem contabilizar as equipes que optam por acompanhar o encontro em grupo.

 

Confira alguns comentários sobre o evento:

 

“Parabéns professoras que apresentaram vivências que fazem os olhos das crianças brilharem e se envolverem no mundo das descobertas, do aprendizado, das alegrias e das emoções. Vocês são incríveis!” Diretora Ieda Maria Grüber, Colégio Salesiano Dom Bosco
Santa Rosa (RS)

 

“A Coleção Girolhar é uma fábrica divertida de aprendizado, imaginação, cores, magia, sonhos e pó de Pirlimpimpim”, Professora Patrícia Tonhela, Escola Nossa Senhora Auxiliadora, Ponte Nova (MG).

 

“Eu adorei trabalhar com a minha turminha. Até hoje eles falam que a cor amarela é uma das preferidas de Van Gogh. Experiências compartilhadas que ampliam o nosso olhar, sem dúvida! Parabéns!”. Professora Silvia Pessoa, Colégio Salesiano Carpina (PE).

 

“Nosso Girolhar nos permite tudo isso. A BNCC, sendo norteadora, faz nossas práxis pedagógicas serem realmente o que precisam ser. São os direitos de aprendizagem das crianças”. Professora Mariana, Escola Salesiana São José, Campinas (SP).

 

Fonte: Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Mais Recentes

Aluna do Salesiano Recife é classificada para a etapa nacional da Olimpíada Jovens Gênios

A aluna do Salesiano Recife, Sofie Félix, garantiu uma vaga na final nacional da Liga das Estrelas 2025.  A sua trajetória até a classificação começou no segundo semestre de 2025, quando Sofie começou a realizar as atividades dentro da plataforma dos Jovens Gênios. Impulsionada por suas professoras e com o apoio da sua família, a estudante conseguiu passar com excelência nas etapas estaduais e regionais, que aconteceram simultaneamente de forma digital na plataforma educacional. A final Nacional da olimpíada jovens gênios acontecerá no Rio De Janeiro, e Sofie já está ansiosa para viver essa nova experiência. Encantada pela metodologia de gamificação que é oferecida, deixando mais divertido o seu processo de aprendizagem, Sofie não perdia nenhuma atividade, foi recebendo as estrelas a cada uma que concluía. A proposta pedagógica da plataforma Jovens Gênios junta os recursos de Inteligência Artificial (IA) à gamificação, promovendo uma aprendizagem personalizada, dinâmica e motivadora, fatores que contribuíram significativamente para o engajamento da estudante ao longo desse processo. Ao comentar a sua conquista, Sofie disse que ficou muito feliz ao receber a notícia de que estava classificada para a etapa nacional, não parava de sorrir, muito orgulhosa por sua conquista e pela viagem ao Rio de Janeiro, que será a sua primeira viagem para fora do estado. O seu comprometimento também foi reconhecido pelas suas professoras, que acompanharam todo o seu processo de evolução. Para a professora Marta Lima, “Sofie sempre esteve disponível a ajudar os alunos em tudo, sempre organizada e dedicada, e se encantou ao ver a plataforma do Jovens Gênios”. Já a professora Darlyx Stamford ressalta que o resultado alcançado é consequência direta do empenho apresentado diariamente pela estudante e do apoio que recebeu em casa. “Esse resultado não foi uma surpresa, foi fruto de um trabalho onde víamos todo dia aquela sementinha crescendo, é muito gratificante saber desse resultado, me senti vitoriosa por ter uma aluna como Sofie, ela é uma aluna destaque”, afirma Darlyx. Com a etapa nacional se aproximando, Sofie vem se preparando para representar o Salesiano Recife e o nosso estado, “mantendo a calma e focando muito nos estudos, para fazer as questões com calma e acertar o máximo que puder”, conta Sofie. Todos do Salesiano Recife estão na torcida pela nossa aluna destaque Sofie Félix, que leva consigo não só o nome e os valores da nossa instituição, mas também o orgulho por representar o nosso estado em uma competição educacional com alunos de todo o país. Fonte: Laís Tavares - Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga

Comitê de Escolas da RSB aprofunda articulações estratégicas e projeta ações nacionais para 2026

No segundo e terceiro dias do encontro das áreas programáticas da Rede Salesiana Brasil (RSB), em Porto Alegre (RS), o Comitê de Escolas concentrou esforços em pautas estruturantes para a educação salesiana no país. Entre análises técnicas, partilhas pastorais e encaminhamentos estratégicos, o grupo reforçou a corresponsabilidade das inspetorias na consolidação de uma atuação verdadeiramente em Rede. A programação de quarta-feira, dia 25/02, foi iniciada com a Celebração Eucarística presidida pelo Pe. Adalberto, reunindo o Comitê de Ação Social, Comunicação e o Comitê de Escolas em espírito de comunhão. Na sequência, a equipe do escritório de Brasília,  conduziu a reflexão sobre os Encontros Regionais ENARSE e ENEL, com ênfase na Plataforma de Planos de Melhoria – Caderno 6. O diálogo evidenciou a necessidade de transformar os dados diagnósticos em estratégias concretas de qualificação pedagógica, fortalecendo a cultura de acompanhamento e melhoria contínua nas unidades educativas. Anderson Leal reforçou que “o grande desafio é transformar planejamento em prática concreta nas escolas. Os alinhamentos realizados aqui nos ajudam a garantir unidade de direção, clareza nos processos e corresponsabilidade entre as inspetorias. Quando partilhamos dados, experiências e decisões, fortalecemos a Rede e qualificamos ainda mais nossa proposta educativa”. Ainda pela manhã, a Campanha Nacional das Escolas foi analisada sob a perspectiva institucional e comunicacional. O debate buscou alinhar discurso, identidade e posicionamento, garantindo que a proposta educativa salesiana seja apresentada com clareza e coerência às famílias. À tarde, Ana Paula, Gestora Nacional de Projetos de Educação Continuada da RSB, apresentou o Plano Integrado de Formação, destacando sua centralidade na consolidação das competências institucionais e na integração entre missão, gestão e prática pedagógica. O PIF foi compreendido como eixo estruturante da formação permanente dos educadores, em sintonia com os desafios contemporâneos da educação. Encerrando o dia, o Pe. Sérgio conduziu a análise de Dados Nacionais de Educação das escolas da RSB e dos processos avaliativos conjuntos para o Ensino Fundamental. O momento reforçou a importância de indicadores compartilhados e critérios comuns de avaliação, assegurando unidade de parâmetros acadêmicos e fortalecimento da identidade pedagógica da RSB. Pastoral, identidade e inovação educativa O terceiro dia, 26/02, iniciou com celebração presidida pelo Pe. Felipe Bauzière, sob a responsabilidade do Comitê de Comunicação. Na sequência, o diálogo com a Pastoral Juvenil, conduzido pelo Pe. Sérgio Ramos e por Volnei, reafirmou que toda proposta educativa salesiana é, em sua essência, evangelizadora. A integração entre escola e pastoral foi destacada como elemento indispensável para a formação integral dos jovens. Ainda pela manhã, o Pe. Sérgio Baldin apresentou encaminhamentos relacionados à Editora Edebê, evidenciando a importância dos materiais didáticos da editora na consolidação da identidade pedagógica salesiana. No período da tarde, a agenda foi dedicada a informes e aprofundamentos sobre projetos estratégicos: Projeto Identitá, Projeto Escola [h(i²)a²q], Projeto de Educomunicação, Programa de Internacionalização da RSB, potencialização dos esportes em nível nacional, Encontro Nacional dos Orientadores Educacionais e as reuniões mensais do Comitê de Escolas. Anderson Leal conduziu os encaminhamentos, reforçando a necessidade de articulação entre inovação, identidade e gestão em Rede. Ir. Jacinta Finassi, coordenadora das escolas da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida destacou que “quando falamos de inovação, não estamos tratando apenas de novos projetos, mas de fidelidade criativa ao nosso carisma. Cada iniciativa apresentada aqui precisa fortalecer a identidade salesiana e, ao mesmo tempo, responder às exigências atuais da educação. Trabalhar em Rede nos dá a segurança de não caminharmos sozinhos e a coragem de avançar juntos”. A avaliação final do encontro ocorreu em formato de roda de conversa, com check-list padrão e registro formal das contribuições. O momento de fala e escuta evidenciou maturidade institucional e compromisso coletivo. Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Visita Madre Geral FMA: Comunidade educativa celebra manhã festiva com a Madre Chiara no Colégio Maria Auxiliadora

Na manhã do dia 24, na residência das irmãs, a Madre recebeu a visita dos alunos do terceiro ano do Colégio Maria Auxiliadora de Petrolina, que a acolheram com entusiasmo ao som do canto “Põe tua mão, minha Rainha”. O gesto expressou o carinho e a espiritualidade mariana que marcam a identidade da comunidade educativa. Em seguida, a Madre e as irmãs foram conduzidas pelos próprios estudantes até a capela do Colégio. No local, a Madre dirigiu uma mensagem especial aos presentes, recordando a importância da Jornada da Juventude e destacando palavras do Papa Leão XIV aos jovens, sobretudo no que se refere à necessidade de alimentar os sonhos. Logo após, todos foram conduzidos ao Ginásio da escola, que já se encontrava repleta de alunos, educadores, pais, ex-alunos e irmãs vindas de diversas casas da Inspetoria. A Celebração Eucarística foi presidida pelo Pe. Inácio, inspetor salesiano da Região Nordeste, concelebrada por padres salesianos e diocesanos, em um clima de profunda comunhão e gratidão. Pe. Inácio, em sua fala, ressaltou que um projeto educativo integral não é fruto de cálculos humanos. Ele supera a lógica das aparências e até das evidências. As primeiras seis irmãs fundadoras tinham, sob toda lógica humana, todas as razões para desistir do grande milagre da educação: saúde frágil, dificuldades de adaptação, incompreensões e intempéries. Mas preferiram confiar na palavra já dita por Nossa Senhora no Evangelho, com o imperativo que sustenta todo o mistério da educação: “Fazei tudo o que Ele vos disser.” A liturgia contou com a participação ativa dos estudantes: leitores, salmista e coral foram compostos por alunos, que contribuíram para a beleza e solenidade da celebração. Um dos momentos mais emocionantes foi a coroação de Nossa Senhora. A coroa passou pelas mãos de vários representantes: irmãs, funcionários, alunos, ex-alunos e pais, até chegar às mãos de um jovem, simbolizando a continuidade do carisma e da missão junto às novas gerações. Encerrada a celebração na quadra, a comunidade dirigiu-se para o plantio do jequitibá, gesto simbólico que marcou o centenário. A árvore foi plantada pela Madre Geral, e cada irmã depositou um punhado de terra trazidas de suas comunidades, juntamente com crianças da Educação Infantil, que entoaram um canto alusivo ao “plantar o amor”. O momento reforçou o compromisso com a vida, a esperança e o futuro da missão salesiana. Após a programação da manhã, foi oferecido um lanche aos padres e às irmãs no refeitório da comunidade. Às 13h, foi servido o almoço no refeitório do Colégio, encerrando mais um dia significativo das celebrações dos 100 anos do carisma salesiano no Nordeste, vividos com fé, gratidão e renovado compromisso com a juventude. P              Por: Ir. Kelly Gaioso e Ir. Fátima Cunha da Inspetoria Maria Auxiliadora - BRE

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil