Setor da Pastoral Juvenil Salesiana lança o livro "Reconhecer para acompanhar a saúde mental dos jovens. Um guia para educadores"
09/04/2025

Setor da Pastoral Juvenil Salesiana lança o livro "Reconhecer para acompanhar a saúde mental dos jovens. Um guia para educadores"

Setor da Pastoral Juvenil Salesiana lança o livro "Reconhecer para acompanhar a saúde mental dos jovens. Um guia para educadores"

Calcula-se que entre 10 a 20% dos jovens ao redor do mundo sofrem de distúrbios mentais; não são corretamente diagnosticados e tratados; e há dados preocupantes sobre as taxas de automutilação e suicídio. Crianças e jovens com distúrbios mentais são especialmente suscetíveis de marginalização social, o que leva a discriminação, problemas de aprendizado, comportamento arriscado, problemas de saúde física, infrações contra os direitos humanos.

Ainda hoje, o estigma relacionado à saúde mental persiste na sociedade e nos contextos educativos, onde se faz necessário fomentar uma perspectiva isenta de preconceitos e incorporar o bem-estar emocional em todas as esferas. “A felicidade dos nossos jovens é um percurso, não um fim. Assim, num mundo que exige que sejamos fortes o tempo todo, é fundamental lembrarmos que é normal não ser sempre forte. O P. García Morcuende, Ex-Conselheiro para a Pastoral Juvenil Salesiana e Autor e Editor do manual para educadores sobre saúde mental de jovens, lembra que a vulnerabilidade é um sinal de coragem.

Os dados concretos repercutem em todos os educadores; será que os jovens possuem locais e instrumentos seguros para discutir essas questões em escolas, centros de juventude, associações, serviços sociais e universidades, locais em que se concentram a maior parte de suas experiências?

Esse GUIA PARA EDUCADORES, editado pelo Setor de Pastoral da Juventude, rompe o silêncio em torno da saúde mental, desafiando preconceitos e promovendo a conscientização e o apoio educacional por meio de:

    - a interpretação de situações

    - identificação de sinais de alarme

    - e o planejamento de ações.

As casas salesianas são muito mais do que simples lugares de aprendizado. São ambientes de crescimento, de relacionamentos e, muitas vezes, o primeiro lugar onde os sinais de sofrimento psicológico se manifestam nos jovens. Para a pedagogia de Dom Bosco, o crescimento integral dos jovens, incluindo sua saúde mental, é tão essencial para seu bem-estar quanto sua saúde física. Uma boa educação também fornece uma base sólida para os principais fatores que protegem seu bem-estar: hábitos saudáveis, conexões sociais de apoio, a capacidade de lidar com os desafios que a vida apresenta...

A contribuição elaborada pelo Departamento de Pastoral Juvenil destaca a relevância de fomentar o bem-estar em ambientes educativos. O foco está no contexto, que é o ambiente frequentado não apenas por crianças, adolescentes e jovens mas também por pessoas consagradas, educadores, trabalhadores, pais, avós e outras figuras significativas que trazem consigo ensinamentos, saberes, valores e, principalmente, emoções.

Promover uma visão global, estimulando uma colaboração entre as diversas figuras significativas que acompanham o crescimento das crianças, permite a cocriação não só de novos saberes mas também de novos cenários educativos. A saúde mental não se resume só na ausência de enfermidades mas também num estado de bem-estar que nos possibilita atingir nosso potencial, lidar com os obstáculos da vida, estabelecer relações significativas. A saúde mental é um bem valioso que precisa ser resguardado e apreciado. "Priorizemos nosso bem-estar pessoal e o bem-estar dos jovens", sugere a Dra. Antonella Sinagoga, uma das cocriadoras e parceiras do projeto.

Fonte: Agência Info Salesiana - ANS

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O Colégio Salesiano Dom Bosco celebra mais esta vitória na robótica, conquistas que vão muito além de prêmios e classificações. São histórias de vida transformadas, vocações despertadas e jovens que descobrem na ciência um caminho para construir um futuro melhor.

4º Encontro On-line do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas aprofunda discussão sobre como utilizar ferramentas de design para tornar a formação de professores mais visível

No dia 12 de novembro, a Rede Salesiana Brasil realizou o 4º encontro on-line do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do Ensino Fundamental - Anos Iniciais, encerrando o ciclo formativo de 2025 com um momento marcado pela criatividade, colaboração e aprofundamento metodológico. Coordenações Pedagógicas de todo o Brasil acompanharam a formação conduzida pela formadora Caroline Cardoso. A partir da fundamentação desenvolvida, as coordenações foram convidadas a refletir sobre o papel das linguagens visuais como estratégia pedagógica, especialmente no contexto da formação continuada dos educadores. Com uma abordagem dinâmica, Caroline apresentou princípios de design aplicáveis ao cotidiano das coordenações, reforçando como a visualidade potencializa a clareza das orientações, a comunicação pedagógica e a devolutiva das práticas docentes. Atividade “mão na massa”: criatividade para expressar processos formativos Em sintonia com o tema, o encontro contou com uma proposta prática. Antecipadamente, as participantes foram orientadas a preparar um pequeno kit de materiais para a atividade. Durante a formação, cada coordenação produziu uma peça criativa, utilizando elementos simples, mas alinhados ao conteúdo apresentado. As produções foram compartilhadas no grupo de WhatsApp do Programa de Formação das Coordenações , criando um ambiente de inspiração mútua e troca entre as coordenações, fortalecendo a rede colaborativa que sustenta o Programa. Narrativas formativas e construção coletiva Outro momento significativo foi a partilha em pequenos grupos. As coordenações trocaram experiências, narrativas e percursos formativos desenvolvidos em suas escolas ao longo de 2025, especialmente com as(os) educadoras(es) dos Anos Iniciais. Esses registros foram reunidos em um mural colaborativo no Padlet, que permanecerá como memória afetiva e pedagógica do trabalho realizado. Avaliação do percurso formativo e continuidade em 2026 Para encerrar a edição 2025 do Programa, foi disponibilizado um formulário de avaliação do percurso, no qual as coordenações podem registrar percepções, sugestões e encaminhamentos. As contribuições serão fundamentais para a organização da continuidade da jornada formativa de 2026, a ser desenvolvida por meio de três encontros on-line ao longo do ano, dando continuidade ao compromisso com a qualificação e o fortalecimento da prática pedagógica nas escolas da RSB. O encerramento do ciclo formativo de 2025 reafirma o compromisso da Rede Salesiana Brasil com processos pedagógicos de qualidade, colaborativos e alinhados às demandas contemporâneas da educação. Em 2026, seguimos juntas(os), fortalecendo o trabalho das coordenações e promovendo uma formação integral e humanizadora para nossas comunidades educativas. Saiba mais sobre sobre o terceiro encontro deste ciclo de formações clicando aqui. Comunicação da Rede Salesiana Brasil

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