Terceiro dia da Jornada Formativa Coleção ROTAS E PASSAPORTE
30/10/2024

Terceiro dia da Jornada Formativa Coleção ROTAS E PASSAPORTE

Terceiro dia da Jornada Formativa Coleção ROTAS E PASSAPORTE

A Jornada Formativa ROTAS e PASSAPORTE chegou ao seu terceiro dia, reunindo Coordenadores(as) Pedagógicos(as) do Ensino Fundamental Anos Finais e do Ensino Médio das escolas Salesianas de todo o Brasil. O evento, promovido pela Rede Salesiana Brasil (RSB) em parceria com sua editora, a Edebê Brasil, acontece de 28 a 31 de outubro, em Aparecida (SP). O principal objetivo é contribuir para a qualificação das Coordenações Pedagógicas nos processos de formação continuada dos professores, por uma educação centrada nos estudantes, e aprimorar o uso dos materiais didáticos das Coleções ROTAS e PASSAPORTE, fortalecendo as práticas pedagógicas.

A manhã deste terceiro dia começou de forma inspiradora, com um bom dia motivacional, conduzido pela Ir. Amélia Castro, Coordenadora das Escolas da Inspetoria Madre Mazzarello (IMM) e por Cristiano Prates, Assessor de Educação da IMM, em Belo Horizonte (MG).

No período da manhã, o destaque foi o Minicurso “Neurociência, Prática Pedagógica e Aprendizagem Efetiva”, com a Dra. Leonor Bezerra Guerra, médica e neuropsicóloga, doutora em Biologia Celular e mestre em Fisiologia pela UFMG. Leonor também coordena o programa de extensão NeuroEduca e é autora de livros que relacionam neurociência e educação. Em sua fala, ela abordou o impacto de questões, como o uso excessivo de telas, o ritmo circadiano dos adolescentes e impactos da interrupção do sono no processo de aprendizagem. "É essencial que coordenadores e professores entendam como esses fatores afetam a saúde e o desempenho dos estudantes", destacou Leonor.

Durante a tarde, as atividades continuaram com uma metodologia ativa, conhecida como World Café, conduzida por Gabriela Palomo Capila de Melo, Gestora de Produtos Editoriais; Rafael Borgate de Souza Mendes, Gestor de Produtos Digitais; Aline Sampaio de Melo, Analista Editorial da Edebê; Marcelo Vieira, Supervisor de Relacionamento da Edebê. Essa dinâmica oportunizou uma imersão tecnológica, orientada por desafios, no Ecossistema Edebê, cujas funcionalidades foram desenvolvidas com foco na experiência dos usuários, incluindo escolas, professores, estudantes e famílias.

Os participantes exploraram funcionalidades dessas plataformas, esclareceram dúvidas e compartilharam propostas de melhorias. “Nosso trabalho hoje foi apresentar as atualizações das coleções ROTAS e PASSAPORTE, além de destacar as possibilidades de serviços educacionais personalizados para as escolas”, explicou Gabriela.

Segundo Aline Sampaio, o objetivo é garantir que essas ferramentas sejam utilizadas de maneira contínua e integrada em 2025: “Queremos mostrar o quão acessível e atualizada está a plataforma para apoiar as escolas no próximo ano.”

Lauri Cericato, Diretor de Produtos e Serviços da Edebê, apresentou as atualizações da Coleção ROTAS, norteada pela ampla consulta às Coordenações Pedagógicas e Professores, em um processo participativo, com as contribuições de leitores críticos das Inspetorias, com ênfase no Currículo da RSB para escolas: “Temos um currículo que não apenas garante excelência acadêmica, mas também promove a formação integral do ser humano, preparando nossos alunos para a vida.”

Com dedicação e entusiasmo, o evento caminha para seu último dia, reforçando o compromisso das lideranças pedagógicas com a educação salesiana, que transforma vidas. A Jornada Formativa segue inspirando novas práticas e fortalecendo a missão educativa nas escolas de todo o país.

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3º encontro on-line da Formação das Coordenações Pedagógicas do EFAI aprofunda a aprendizagem visível e a transformação docente

Na tarde do dia 10 de setembro, foi realizado o 3º encontro on-line do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do Ensino Fundamental Anos Iniciais (EFAI), uma iniciativa da Rede Salesiana Brasil (RSB), em parceria com a Editora Edebê. O programa é fruto da Jornada Formativa para as Coordenações Pedagógicas, realizada em Aparecida/SP, e tem se consolidado como espaço privilegiado de estudo, reflexão e troca de experiências entre coordenadoras(es) pedagógicas(os_ das escolas salesianas em todo o Brasil. Com 40 acessos de todo o Brasil, o encontro teve como tema “A aprendizagem visível e a transformação docente”, conduzido pela formadora Caroline Cardoso. A acolhida inicial foi conduzida pelo Pe. Sérgio, seguida de um momento de oração preparado pela Irmã Lúcia Jacinta, que ajudou a comunidade formativa a colocar o encontro sob a inspiração de Deus e no espírito do carisma salesiano. Percurso formativo e cultura de pensamento Caroline iniciou sua fala retomando o percurso formativo proposto pelo programa e relembrou as oito forças da escola que favorecem o desenvolvimento de uma cultura de pensamento. Em seguida, trouxe reflexões fundamentadas sobre as competências docentes e a importância da documentação pedagógica como instrumento de aprendizagem, acompanhamento e transformação no processo educativo. Durante sua exposição, Caroline Cardoso lançou uma provocação aos grupos de trabalho, convidando-os a refletir sobre quais competências podem ser mais exploradas e desenvolvidas no contexto das escolas salesianas. As competências apresentadas foram: Conhecimento; Pensamento científico, crítico e criativo; Repertório cultural; Comunicação; Cultura digital; Trabalho e projeto de vida; Argumentação; Autoconhecimento e autocuidado; Empatia e cooperação; Responsabilidade e cidadania.  A formadora destacou ainda a importância da flexibilidade intelectual, recordando que, no processo de aprendizagem, “tudo bem mudar de ideia a respeito de algo, e também que é importante ser flexível e ter a mente aberta o suficiente para rever conceitos quando novas, e às vezes conflitantes, informações são apresentadas e as hipóteses originais são refutadas”, fundamentando sua reflexão no livro Aprendizagens Visíveis: Experiências teórico-práticas em sala de aula, de Julia Pinheiro Andrade. Espaços de diálogo e partilha Após a exposição, os participantes foram organizados em grupos para refletir sobre três questões-chave: Que tipos de registros existem no EFAI? Com que intenção registramos o que as crianças fazem na escola? A partir da leitura do Capítulo 3 e das reflexões, como é possível mobilizar e potencializar a documentação pedagógica no EFAI? As contribuições de cada grupo foram registradas em um mural digital, que servirá de base para novas partilhas e aprofundamentos no próximo encontro, já agendado para 12 de novembro de 2025. O encontro foi concluído em clima de entusiasmo e corresponsabilidade. Para motivar ainda mais os estudos e a vivência pedagógica, foram realizados sorteios de banners da Coleção Nautas e de um livro para aprofundamento sobre coordenação pedagógica, formação e inovação. Um caminho de formação contínua O Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do EFAI reafirma o compromisso da RSB e da Editora Edebê em apoiar os educadores salesianos no fortalecimento de uma pedagogia que une excelência acadêmica, espiritualidade e protagonismo juvenil. Mais do que encontros formativos, o programa se propõe a ser um processo de transformação das práticas pedagógicas, em sintonia com o legado de Dom Bosco e Madre Mazzarello. Angélica Novais da comunicação da Rede Salesiana Brasil

Colégio Salesiano Resende será sede dos XV Jogos Intersalesianos 2027

O Colégio Salesiano Resende – RJ foi escolhido para sediar os XV Jogos Intersalesianos 2027, um dos maiores encontros esportivos e culturais da família salesiana no Brasil. Após a emocionante edição realizada em 2025, em Vitória – ES, vivida com intensidade por nossos alunos e educadores, agora temos a alegria e a responsabilidade de acolher centenas de estudantes, atletas e famílias em nossa cidade. Um marco para a comunidade salesiana Receber os Jogos Intersalesianos 2027 é motivo de gratidão e orgulho. Mais do que uma competição esportiva, o evento representa o espírito de Dom Bosco: a união entre fé, esporte, amizade e formação integral da juventude. O anúncio oficial foi feito pela Inspetoria São João Bosco, que confiou ao Colégio Salesiano Resende a missão de organizar esta edição histórica. Agradecemos imensamente pela confiança depositada em nossa equipe e pela parceria com toda a rede salesiana. Um legado que vai além do esporte Ser sede deste grande evento não significa apenas abrir nossas portas para os jogos, mas também reforçar nosso compromisso com a educação de excelência, os valores cristãos e a formação integral de nossos alunos. Nosso colégio já está se preparando para oferecer uma experiência inesquecível, que envolverá não só os atletas, mas também toda a comunidade escolar, famílias, voluntários e colaboradores. Gratidão e preparação para 2027 Queremos registrar nosso agradecimento: À Inspetoria São João Bosco, pela confiança; Ao Colégio Salesiano de Vitória, pela acolhida calorosa e pela edição incrível de 2025; À nossa equipe pedagógica e organizadora, que já está empenhada em cada detalhe; E principalmente aos nossos alunos, que são o verdadeiro motivo e inspiração para que momentos como este aconteçam. Rumo aos XV Jogos Intersalesianos 2027 em Resende – RJ Com o coração cheio de alegria, reafirmamos: estamos prontos para escrever um novo capítulo da história salesiana. Que Dom Bosco continue nos guiando e abençoando essa nova jornada rumo aos Jogos Intersalesianos 2027. Fonte: Colégio Salesiano Resende

Estudante de Colégio Salesiano é premiada com medalha na OBMEP 2025

Sofia Carvalho de Araújo, da 1ª série do Ensino Médio do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, em Macaé (RJ), foi premiada nesta quarta-feira (3) na cerimônia da 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP), realizada no Colégio Notre Dame, no Rio de Janeiro.   A jovem recebeu a medalha de honra ao mérito, em reconhecimento ao seu desempenho na prova, acompanhada pelo professor Bruno França, coordenador da área de Exatas do Colégio Castelo.   Criada em 2005 e organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a OBMEP é a maior competição estudantil do país e, em 2024, alcançou recorde histórico de 18,5 milhões de inscritos em todos os estados brasileiros. No estado do Rio, cerca de 250 alunos foram premiados.   O resultado reafirma a posição do Colégio Castelo como referência crescente nas olimpíadas do conhecimento, valorizando o esforço de estudantes e professores que se dedicam ao aprendizado e à excelência acadêmica.   Assessoria de Comunicação  do Colégio Castelo Macaé

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