30/10/2024

Terceiro dia da Jornada Formativa Coleção ROTAS E PASSAPORTE

Terceiro dia da Jornada Formativa Coleção ROTAS E PASSAPORTE

A Jornada Formativa ROTAS e PASSAPORTE chegou ao seu terceiro dia, reunindo Coordenadores(as) Pedagógicos(as) do Ensino Fundamental Anos Finais e do Ensino Médio das escolas Salesianas de todo o Brasil. O evento, promovido pela Rede Salesiana Brasil (RSB) em parceria com sua editora, a Edebê Brasil, acontece de 28 a 31 de outubro, em Aparecida (SP). O principal objetivo é contribuir para a qualificação das Coordenações Pedagógicas nos processos de formação continuada dos professores, por uma educação centrada nos estudantes, e aprimorar o uso dos materiais didáticos das Coleções ROTAS e PASSAPORTE, fortalecendo as práticas pedagógicas.

A manhã deste terceiro dia começou de forma inspiradora, com um bom dia motivacional, conduzido pela Ir. Amélia Castro, Coordenadora das Escolas da Inspetoria Madre Mazzarello (IMM) e por Cristiano Prates, Assessor de Educação da IMM, em Belo Horizonte (MG).

No período da manhã, o destaque foi o Minicurso “Neurociência, Prática Pedagógica e Aprendizagem Efetiva”, com a Dra. Leonor Bezerra Guerra, médica e neuropsicóloga, doutora em Biologia Celular e mestre em Fisiologia pela UFMG. Leonor também coordena o programa de extensão NeuroEduca e é autora de livros que relacionam neurociência e educação. Em sua fala, ela abordou o impacto de questões, como o uso excessivo de telas, o ritmo circadiano dos adolescentes e impactos da interrupção do sono no processo de aprendizagem. "É essencial que coordenadores e professores entendam como esses fatores afetam a saúde e o desempenho dos estudantes", destacou Leonor.

Durante a tarde, as atividades continuaram com uma metodologia ativa, conhecida como World Café, conduzida por Gabriela Palomo Capila de Melo, Gestora de Produtos Editoriais; Rafael Borgate de Souza Mendes, Gestor de Produtos Digitais; Aline Sampaio de Melo, Analista Editorial da Edebê; Marcelo Vieira, Supervisor de Relacionamento da Edebê. Essa dinâmica oportunizou uma imersão tecnológica, orientada por desafios, no Ecossistema Edebê, cujas funcionalidades foram desenvolvidas com foco na experiência dos usuários, incluindo escolas, professores, estudantes e famílias.

Os participantes exploraram funcionalidades dessas plataformas, esclareceram dúvidas e compartilharam propostas de melhorias. “Nosso trabalho hoje foi apresentar as atualizações das coleções ROTAS e PASSAPORTE, além de destacar as possibilidades de serviços educacionais personalizados para as escolas”, explicou Gabriela.

Segundo Aline Sampaio, o objetivo é garantir que essas ferramentas sejam utilizadas de maneira contínua e integrada em 2025: “Queremos mostrar o quão acessível e atualizada está a plataforma para apoiar as escolas no próximo ano.”

Lauri Cericato, Diretor de Produtos e Serviços da Edebê, apresentou as atualizações da Coleção ROTAS, norteada pela ampla consulta às Coordenações Pedagógicas e Professores, em um processo participativo, com as contribuições de leitores críticos das Inspetorias, com ênfase no Currículo da RSB para escolas: “Temos um currículo que não apenas garante excelência acadêmica, mas também promove a formação integral do ser humano, preparando nossos alunos para a vida.”

Com dedicação e entusiasmo, o evento caminha para seu último dia, reforçando o compromisso das lideranças pedagógicas com a educação salesiana, que transforma vidas. A Jornada Formativa segue inspirando novas práticas e fortalecendo a missão educativa nas escolas de todo o país.

Mais Recentes

Imersão na abordagem educativa de Reggio Emilia: Renovando práticas e inspirando o futuro

Intercâmbio pedagógico impulsiona a formação continuada e a transformação pedagógica nas escolas salesianas Entre os dias 20 e 24 de janeiro, educadoras que atuam no Instituto Laura Vicuña, localizado em Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, participaram de uma imersão na abordagem educativa para a infância, no norte da Itália. A iniciativa, que proporcionou uma experiência transformadora para as participantes, foi organizada pela coordenadora pedagógica da Educação Infantil e do Ensino Fundamental - Anos Iniciais, Caroline Cardoso. O grupo de 16 educadoras contou, também, com a participação especial da Ir. Lúcia Jacinta Finassi, ex-coordenadora do Comitê Nacional das Escolas da Rede Salesiana Brasil (RSB).  Durante a jornada, as educadoras visitaram espaços dedicados ao cuidado e à educação de crianças em cidades históricas como Correggio, Pistoia, Bolonha, Reggio Emilia e Milão. “O grupo estava determinado a alcançar o objetivo. A curiosidade por viver esta experiência foi alimentada durante algum tempo na escola, por meio das ações de formação continuada. Viemos construindo inovações em nossa prática e sabíamos o quanto essa imersão poderia nos impulsionar a qualificar ainda mais o trabalho junto às crianças”, afirmou a coordenadora Caroline Cardoso. Durante as visitas, as educadoras tiveram a oportunidade de observar a documentação pedagógica que registra os percursos vividos pelas crianças, a organização dos espaços e a forma como promovem encontros, relações e brincadeiras, e a seleção cuidadosa de materiais que potencializam o pensamento e a criatividade de adultos e crianças. A imersão na história e na cultura da abordagem educativa de Reggio Emilia, que teve Lóris Malaguzzi (1920-1994) como precursor, foi um momento de profunda reflexão e aprendizado. Ir. Lúcia Jacinta Finassi ressaltou a importância da experiência: “Visitar escolas de Educação Infantil destas 5 cidades italianas nos ajudou a compreender os princípios e fundamentos que sustentam uma proposta pedagógica de qualidade. Observamos crianças em seus ambientes educativos, conversamos com professoras, pedagogistas, admiramos e nos inspiramos, trouxemos na bagagem não receitas prontas, mas, diferentes interpretações e vivências dos direitos da infância, da importância dos ambientes, da organização pedagógica, dos tempos, espaços e materiais, do trabalho colaborativo e do diálogo constante com o território”. A jornada foi enriquecida pelas mediações da doutora em Educação Sariane Pecoits e da professora Cilene Tinelli, que além de traduzirem os diálogos, compartilharam seus conhecimentos e vivências como cidadãs italianas. O grupo de educadoras já se dedica há algum tempo ao estudo das pedagogias participativas e tem promovido diversas inovações no Instituto Laura Vicuña. Participar deste intercâmbio foi uma oportunidade única para aprofundar os conhecimentos sobre a abordagem de Reggio Emilia, com a qual o grupo já está familiarizado, especialmente na Educação Infantil. Glória Boaventura, professora da Educação Infantil, refletiu sobre a experiência: “Lóris Malaguzzi defendia que devemos reconhecer e valorizar as diversas expressões das crianças. Acreditamos estar no caminho certo, com práticas que ainda iremos incluir em nossas trajetórias, potencializando o ensino e a aprendizagem por meio da escuta, do diálogo, das ideias e das descobertas que partem das crianças.” Há dois anos, o Instituto Laura Vicuña incorporou ao seu corpo docente uma professora atelierista (profissional da área das artes especializada em estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos), Júlia Tolla, que acompanha, escuta e impulsiona, junto às professoras, as pesquisas das crianças. “Foi enriquecedor participar dessa imersão e conhecer de perto uma abordagem que coloca as crianças como protagonistas. Poder aprofundar os conceitos e teorias de forma prática fez com que eu ressignificasse a forma como vejo e vivo a educação. Foi um privilégio estar cercada de pessoas que acreditam nas infâncias e se dedicam a construir uma educação de qualidade”, afirmou Júlia. A diretora da escola, Adriana Arcerito, apoiou e reconheceu o esforço das educadoras desde o início. “Nesta multiplicidade do mundo em que vivemos, é importante pensarmos na forma como as crianças se expressam – ética, relacional e cognitivamente –, pois tudo isso contribui para um mundo melhor, que começa hoje, com nossas crianças e jovens.” Ela desejou sucesso às educadoras e reforçou: “Vocês lutaram muito e são merecedoras desse reconhecimento.” As educadoras encerraram essa jornada inspiradas pela força e dedicação desse grupo, que se tornou referência para outros educadores do Brasil Salesiano. Como afirma um dos folders recebidos da Área Bambini de Pistoia: “O bem-estar nasce do estar juntos!”. A Rede Salesiana Brasil acredita que, ao compartilhar e construir coletivamente, ultrapassamos fronteiras e alcançamos novos horizontes, este grupo se propôs a compartilhar, aprofundar seus estudos e inovar em suas práticas pedagógicas.  Sobre a abordagem educativa de Reggio Emilia - Esta abordagem traz um olhar cuidadoso e respeitoso para a educação da infância, centrada na criança como protagonista ativa do seu próprio aprendizado. Essa abordagem valoriza o ambiente escolar como um "terceiro educador", em que espaços bem organizados e esteticamente estimulantes são fundamentais para inspirar a criatividade e a investigação. Por meio da observação atenta, da documentação dos processos de aprendizagem e da promoção do diálogo, a metodologia fomenta a construção coletiva do conhecimento e integra as diversas linguagens expressivas. Além disso, a participação ativa das famílias é vista como essencial para fortalecer os vínculos entre escola e comunidade, contribuindo para o desenvolvimento de uma aprendizagem rica, colaborativa e significativa, que prepara as crianças para a vida em sociedade com autonomia e sensibilidade. Ao analisar a abordagem educativa de Reggio Emilia sob o olhar salesiano, percebe-se uma afinidade na valorização do protagonismo do educando, na criação de ambientes educativos ricos e na promoção de uma aprendizagem colaborativa e significativa. Essa integração potencializa práticas educativas que respeitam e promovem o desenvolvimento integral da criança e do jovem. Comunicação da RSB

Projeto Escola [h(i²a²)q] chega a Campinas/SP

A Rede Salesiana Brasil (RSB) segue avançando com o projeto Escola [h(i²a²)q], uma iniciativa inovadora que busca fortalecer a identidade carismática, qualificar o aprendizado e otimizar os processos de gestão nas escolas salesianas de todo o país. Desta vez, uma equipe formada por Anderson Leal, Gestor Educacional, Maria Dantas, Coordenadora Executiva, Eduardo Batista, Cinthia Kirchner, assessores e Ir. Silvia Aparecida e Sérgio Baldin, Diretores Executivos da Rede Salesiana Brasil, estiveram no Colégio Liceu Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora, em Campinas/SP, nos dias 03 e 04 de fevereiro, e nos dias 05 e 06 de fevereiro na Escola Salesiana São José, também em Campinas/SP. Ambas as escolas fazem parte da Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora, dos Salesianos de Dom Bosco, sediada em São Paulo/SP. Desde seu lançamento, o projeto Escola [h(i²a²)q] tem sido um marco na Rede Salesiana Brasil, promovendo visitas diagnósticas e avaliações detalhadas para aprimorar cada aspecto da educação ofertada. Ainda no mês de setembro de 2024, o projeto percorreu diferentes unidades, iniciando pelos colégios de Manaus (AM). Simultaneamente, a equipe realizou análises remotas em outras escolas localizadas no Pará, Rondônia, Pernambuco, Distrito Federal e Minas Gerais. No Colégio Liceu Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora, a equipe realizou uma avaliação completa dos processos educacionais e estruturais da unidade, dialogando com a equipe técnica para entender os desafios e potencialidades da instituição. A análise incluiu aspectos pedagógicos, infraestrutura, metodologias de ensino e a vivência do carisma salesiano dentro do ambiente escolar. Hoje, dia 05 de fevereiro, a equipe deu início aos trabalhos na Escola Salesiana São José, onde permanecerá até quinta-feira (06), seguindo a mesma abordagem detalhada e comprometida com a excelência salesiana. Próximos passos - Com a passagem por Campinas, a equipe da Rede Salesiana Brasil segue com o cronograma de visitas e análises, consolidando um modelo de educação que alia tradição e inovação. Na Escola Salesiana São José, que, assim como o Colégio Liceu Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora, faz parte da Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora, dos Salesianos de Dom Bosco. A visita ao Colégio Liceu Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora e à Escola Salesiana São José representa mais um passo na consolidação dessa iniciativa, que busca elevar ainda mais o padrão de excelência já reconhecido em todas as unidades salesianas. Mais do que um aprimoramento administrativo e pedagógico, o projeto tem como premissa principal garantir que, ao observar uma escola salesiana, mesmo sem adentrar seus portões, qualquer pessoa consiga identificar sua identidade e proposta educacional. A proposta do projeto vai além da gestão administrativa e pedagógica. Ele busca fazer com que, ao olhar para uma escola salesiana, mesmo sem entrar em sua estrutura, as famílias reconheçam de imediato o carisma e a qualidade do ensino oferecido. Anderson, ao falar sobre os primeiros passos do projeto, destaca que “queremos que as escolas somem em rede, com o carisma salesiano presente em cada ação e com excelentes resultados dos nossos alunos. Temos grandes desafios pela frente, mas estamos confiantes de que o projeto ajudará as escolas a se tornarem referências em suas comunidades.” Um dos grandes diferenciais do projeto é justamente a forma como ele se adapta às necessidades de cada unidade, respeitando sua história e identidade, mas trazendo inovações que garantam um ensino de qualidade e alinhado às novas demandas da sociedade. O Colégio Liceu Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora e a Escola Salesiana São José, assim como as demais unidades participantes, seguem agora com um plano de ação baseado nos diagnósticos realizados, garantindo a evolução contínua e a permanência dos valores que fazem da educação salesiana uma referência no país. Comunicação da RSB Entre os recursos oferecidos pela plataforma estão simulados para o Enem e vestibulares paulistas (como Fuvest, Unesp e Unicamp), que incluem questões inéditas elaboradas com base em competências e habilidades mais frequentemente exigidas nessas provas.

Projeto Escola [h(i²a²)q] chega ao Colégio Liceu Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora, em Campinas/SP

A Rede Salesiana Brasil (RSB) segue avançando com o projeto Escola [h(i²a²)q], uma iniciativa inovadora que busca fortalecer a identidade carismática, qualificar o aprendizado e otimizar os processos de gestão nas escolas salesianas de todo o país. Desta vez, uma equipe formada por Anderson Leal, Gestor Educacional, Maria Dantas, Coordenadora Executiva, e a Ir Silvia Aparecida, Diretora Executiva da Rede Salesiana Brasil esteve no Liceu Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora, em Campinas/SP. A escola faz parte Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora, dos Salesianos de Dom Bosco, também de São Paulo/SP. Desde seu lançamento, o projeto Escola [h(i²a²)q] tem sido um marco na Rede Salesiana Brasil, promovendo visitas diagnósticas e avaliações detalhadas para aprimorar cada aspecto da educação ofertada. No mês de setembro, o projeto percorreu diferentes unidades do país, iniciando pelos colégios de Manaus (AM). Simultaneamente, a equipe realizou ainda análises remotas em outras 11 escolas localizadas no Pará, Rondônia, Pernambuco e Minas Gerais. A passagem pelo Liceu Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora representa mais um passo na consolidação dessa iniciativa, que busca criar um padrão ainda maior de excelência, já reconhecido em todas as unidades salesianas. Mais do que um aprimoramento administrativo e pedagógico, o projeto tem como premissa principal garantir que, ao observar uma escola salesiana, mesmo sem adentrar seus portões, qualquer pessoa consiga identificar sua identidade e proposta educacional. Durante a visita ao Liceu Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora, a equipe do projeto se dedicou à avaliação dos processos educacionais e estruturais da unidade, dialogando com gestores, professores e alunos para entender os desafios e potencialidades da instituição. A análise incluiu aspectos pedagógicos, infraestrutura, metodologias de ensino e a vivência do carisma salesiano dentro do ambiente escolar. A proposta do projeto vai além da gestão administrativa e pedagógica. Ele busca que, ao olhar para uma escola salesiana, mesmo sem entrar na estrutura, as famílias reconheçam de imediato o carisma e a qualidade do ensino oferecido. Anderson, ao falar sobre os primeiros passos do projeto destaca que “queremos que as escolas somem em rede, com o carisma salesiano presente em cada ação e com excelentes resultados pelos nossos alunos. Temos grandes desafios pela frente, mas estamos confiantes de que o projeto ajudará as escolas a se tornarem referências em suas comunidades.” Um dos grandes diferenciais do projeto é justamente a forma como ele se adapta às necessidades de cada unidade, respeitando sua história e identidade, mas trazendo inovações que garantam um ensino de qualidade e alinhado às novas demandas da sociedade. Próximos passos - Com a passagem por Campinas, a equipe da Rede Salesiana Brasil segue com o cronograma de visitas e análises, consolidando um modelo de educação que alia tradição e inovação. Nesta quarta-feira (5), a equipe continua em Campinas/SP, dando início aos trabalhos na Escola Salesiana São José, que também faz parte da Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora, dos Salesianos de Dom Bosco.  O Colégio Liceu Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora e a Escola Salesiana São José, assim como as demais unidades participantes, seguem agora com um plano de ação baseado nos diagnósticos realizados, garantindo a evolução contínua e a permanência dos valores que fazem da educação salesiana uma referência no país. Comunicação da Rede Salesiana Brasil

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