04/04/2024

Terceiro dia da Jornada Formativa GIROLHAR

Terceiro dia da Jornada Formativa GIROLHAR
Fotos: Rede Salesiana Brasil

De 02 a 05 de abril, as Coordenações Pedagógicas das escolas salesianas estão reunidas em Aparecida (SP), para ampliar os debates, as reflexões, as partilhas e as construções colaborativas referentes à Educação Infantil. A Jornada Formativa GIROLHAR é promovida pela Rede Salesiana Brasil, em parceria com a sua Editora Edebê.

Neste terceiro dia de evento, chegou o momento de conhecer em detalhes as atualizações da Coleção Girolhar, material didático da Editora Edebê para a Educação Infantil. Assim, o tema geral que guia as ações do dia é: “Olhar e colher novos giros cirandando os ponteiros do tempo, os cantos dos espaços e as miudezas do cotidiano…”.

A Acolhida do terceiro dia foi comandada pela Coordenadora das Escolas da Inspetoria Maria Auxiliadora, Valéria Rodrigues. Já a primeira palestra contou com as contribuições da Especialista no referencial sociointeracionista e construtivista da PUC e USP, Silvana Rossi Julio, e a Especialista, Mestra e Doutoranda em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Márcia Lenise Bertoletti. A dupla trouxe para as atividades da manhã as atualizações da Coleção GIROLHAR para as Etapas 2, 3, 4 e 5 da Educação Infantil. “É um prazer estar aqui. Agradeço a oportunidade e a nossa intenção foi fazer uma parceria com a Rede, com as Coordenadoras que utilizam o material hoje [...]. É nessa parceria que a gente acredita!”, comenta Silvana. “A nossa expectativa é que todos possamos compartilhar os conhecimentos [...] para que o professor possa construir, junto com as crianças, momentos de exploração e descobrimento”, completa Márcia.

“Nós estamos em uma etapa de ressignificação da Edebê onde a gente sai da produção do material dentro do escritório para oferecer para as escolas, fazendo um movimento contrário, ouvindo as demandas e necessidades das Escolas do século XXI e produzindo soluções didáticas e serviços que atendam às escolas. O que nós queremos na essência é como diz o provérbio africano: ‘Sozinho nós vamos mais rápido. Juntos nós vamos mais longe!’", diz o Diretor de Produtos e Serviços Editoriais da Edebê Brasil, Lauri Cericato.

No período da tarde, a palestra sobre o tema “Criando ambientes de aprendizagem” foi comandada pela Doutora em Educação pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação da PUC-SP, Karine Ramos. 

Finalizando o dia, o momento de Boa Noite foi protagonizado pela Gestora Pedagógica das Escolas da Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora, Évila Souza Borges.

Confira alguns depoimentos de participantes do terceiro dia da Jornada Formativa GIROLHAR:

“Como Coordenadora Pedagógica, como formadora de professores, eu considero que esse evento seja um marco, seja um diferencial na Rede Salesiana, porque, reunindo os coordenadores pedagógicos para pensarem a sua função como formadores de professores, vai oferecer subsídios, vai oferecer uma perspectiva nova para que a gente possa atuar qualificando a docência dos professores junto às crianças na escola. Então, reunindo os coordenadores pedagógicos para pensarem sobre a sua ação formadora, sobre a educação para as infâncias, eu acredito que esse evento vá ser um marco na Rede Salesiana Brasil.”

Caroline Cardoso, Coordenadora Pedagógica do Instituto Laura Vicuña, Uruguaiana (RS)

 

“A minha participação aqui na Jornada Formativa, promovida pela Rede Salesiana Brasil, nos traz grandes reflexões. Em primeiro lugar, olhar para as nossas crianças de maneira respeitosa, construtiva, de maneira que a gente possa promover sempre o melhor para elas, pensando nas infâncias, pensando em todos os repertórios que nós podemos favorecer, em todas as propostas que o Girolhar apresenta. Em cada dia, a gente teve a oportunidade de refletir cada vez mais sobre essa posição da educação infantil no cenário nacional, o quanto nós estamos avançando, e isso só acontece porque nós temos a oportunidade de participar de momentos como esses de reflexões teóricas, de reflexões sobre as nossas práticas, e eu acho que é isso que faz a gente caminhar com muita maestria nas nossas propostas, nas nossas escolas e colocar a educação infantil no lugar que ela merece, colocar as nossas crianças no lugar também que elas merecem de maneira muito construtiva e respeitosa.

Rose Nunes, Coordenadora da Educação Infantil do Instituto Teresa Valsé

 

“Estou aqui na Jornada Formativa Girolhar, da Editora Edebê, e minha expectativa está sendo muito grande em relação a tudo que eu estou aprendendo. Quero levar esses conhecimentos para enriquecer a nossa equipe pedagógica e certamente voltarei com meu olhar realmente mudado em relação a tudo que eu aprendi aqui. Quero agradecer essa rica oportunidade, a todos vocês e certamente foi muito importante para a minha formação.”

Marília Sales, Coordenadora do Colégio Maria Auxiliadora, Inspetoria Maria Auxiliadora

            

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Mais Recentes

Colégio Salesiano Aracaju conquista 20 medalhas na Olimpíada Mirim - OBMEP 2024

O Projeto Champs do Colégio Salesiano Aracaju prepara os estudantes para participar das principais olimpíadas do conhecimento O Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora Aracaju incentiva a cultura olímpica na base educacional, por meio do Projeto Champs, que oferece aulas extras, simulados das provas e aplicação das Olimpíadas do conhecimento no Colégio. Assim, na 3ª edição da Olimpíada Mirim (OBMEP), 20 alunos do  Ensino Fundamental Anos Iniciais do Salesiano Aracaju conquistaram medalhas. Os resultados positivos são frutos do empenho e dedicação dos estudantes em sala de aula, nas aulas extracurriculares e simulados oferecidos pela Liga Champs.  A Olimpíada Mirim (OBMEP) é uma iniciativa do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e recebe apoio da B3 Social, sendo realizada também com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação para sua realização. O objetivo da Olimpíada Mirim (OBMEP) é garantir que os  alunos mais novos, do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, de escolas públicas e privadas do país, possam vivenciar a experiência olímpica. Dessa forma, os estudantes são divididos em dois níveis, Mirim 1 (alunos do 2º e do 3º ano do Ensino Fundamental) e Mirim 2 - alunos do 4º e do 5º anos do Ensino Fundamental. A prova da 1ª Fase é composta de 15 questões objetivas. Os alunos classificados para a 2ª Fase realizam uma prova também composta de 15 questões objetivas. De acordo com a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental Anos Iniciais, Alissandra Santos, a Olimpíada Mirim (OBMEP) desperta o interesse dos alunos pela matemática, de forma lúdica e interativa. Para ela, a competição também auxilia no desenvolvimento de outras competências, como a  perseverança. "A Obmep desempenha um papel significativo no desenvolvimento dos alunos do Ensino Fundamental, já que apresenta desafios matemáticos que incentivam os alunos a pensar de maneira crítica, a desenvolver habilidades de resolução de problemas e a trabalhar com raciocínios mais complexos, de acordo com a sua faixa etária”, afirmou. Objetivo do Projeto Champs - Projeto Olímpico, voltado para o desenvolvimento extracurricular dos alunos. Além de ajudar o estudante a se desenvolver e aprimorar os conhecimentos, as Olimpíadas também podem ser uma opção de entrada em universidades brasileiras e/ou estrangeiras.            Fonte: Assessoria de Comunicação do Colégio Salesiano Aracajú      

100 Anos do Oratório Santa Teresinha, em São Paulo

Em 8 de dezembro de 2024, o ‘Oratório Festivo Nossa Senhora da Conceição’, mais conhecido como «Oratório Santa Teresinha», na cidade de São Paulo-Santa Teresinha, completa 100 anos de fundação. O Oratório foi fundado pelo P. Henrique Mourão SDB, Diretor do Liceu Coração de Jesus, na então chamada «Chácara do Liceu», propriedade salesiana que compreendia uma vasta área, inclusive a que hoje abriga quer os dois Colégios - Salesiano Santa Teresinha e Instituto Madre Mazzarello – quer a Paróquia Santa Teresinha, cuja igreja foi erguida somente em 1927. Os oratórios existiam antes de Dom Bosco, não foi ele quem os inventou; mas eram como que uma aula de catecismo. Foi ele quem ampliou as funções do oratório, criando o oratório ‘festivo’, trazendo, às crianças e aos jovens órfãos e carentes, a pedagogia de uma catequese mais ampla, dando a eles profissão e dignidade, com seu Sistema preventivo, cujo modelo persiste até hoje. Os Salesianos Cooperadores também foram uma criação de Dom Bosco – ele não queria uma congregação religiosa só de sacerdotes, mas de toda e qualquer pessoa que pudesse arregaçar as mangas para trabalhar pela salvação da juventude. Foi assim que fundou a Associação para congregar os que têm essa vocação, que se explicita no trabalho voluntário no Oratório. Ao longo de seus 100 anos, possibilitou inclusive a descoberta de vocações religiosas - como P. Thales Epov Simões e P. Jeferson Luiz Pereira da Silva, ambos salesianos, que ora exercem seu ministério no Guarujá e em Campinas, respectivamente. O exemplo maior talvez seja o de Dom Fernando Legal SDB, saudoso Bispo de São Miguel Paulista, falecido no ano passado. Eles também promovem o desenvolvimento de vocações leigas, como a do Diácono Permanente Nilo Carvalho Neto, que esteve a serviço em nossa Paróquia até 2023. Hoje, o trabalho desenvolvido no Oratório atinge quase uma centena de jovens e crianças, e ainda as mães deles. Elas contam com uma atenção especial dada pelos Salesianos Cooperadores, em parceria com a juventude do GAM (Grupo de Animação Missionária) que, sob a orientação espiritual do P. Rafael Galvão SDB visam inseri-los ~ como o próprio Dom Bosco dizia - na Sociedade como “bons cristãos e honestos cidadãos”. Conheça mais dessas criações de Dom Bosco, acessando https://ssccbsp.org/centro-local/santa-teresinha   Pode também conhecer o Oratório “in loco”: basta procurar um dos Salesianos Cooperadores ou um dos jovens do GAM, que ali desenvolvem a sua vocação salesiana, que, a propósito, pode também ser a sua, contribuindo assim para levar a existência do «Oratório Santa Teresinha» por outras mui centenas de anos! Fonte: Boletim Salesiano

ALMT entrega moções de aplausos pelos 130 anos da Presença Salesiana em Mato Grosso

Sessão solene foi realizada no Colégio São Gonçalo, na noite de quinta (28) A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizou sessão solene em celebração aos 130 anos da Presença Salesiana São Gonçalo em Mato Grosso na noite de quinta-feira (28). O Colégio Salesiano São Gonçalo, em Cuiabá, recebeu a cerimônia em que foram entregues moções de aplausos a nove iniciativas. Diretor da instituição educacional, o padre Hermenegildo Conceição Silva, recebeu uma das homenagens, destinada à escola, que completou 130 anos. “Dom Bosco sonhou, entregou a sua vida pelos jovens e isso iluminou os salesianos que deram continuidade no mundo e, claro, em Cuiabá, Mato Grosso, com a chegada dos salesianos para levar à frente essa área da educação, da oratória. No início o foco foi a qualificação profissional e depois o ensino básico”, lembrou o padre Hermenegildo Conceição Silva. “Acho que [a homenagem] mostra a clareza do nosso trabalho na sociedade cuiabana, na sociedade mato-grossense. Nós temos vários políticos, vários profissionais de várias áreas que saíram daqui do colégio e hoje contribuem de forma muito concreta e positiva na sociedade”, completou.  Uma das Irmãs Filhas de Maria Auxiliadora, instituição também agraciada com moção de aplausos, a Irmã Rosângela Maria Clemente, destacou que a presença da missão no estado há mais de um século. “Nossos irmãos salesianos comemorando 130 anos de história de presença nas terras mato-grossenses e nós, irmãs filhas de Maria Auxiliadora, no próximo ano também comemoraremos 130 anos. Essa missão é partilhada, de educar, de evangelizar, de sempre buscar o protagonismo juvenil e isso nos faz muito feliz porque 130 anos de história significam gerações e gerações formadas para a sociedade, como queria Dom Bosco e Madre Mazzarello, bons cristãos e honestos cidadãos”, expressou a diretora do Colégio Coração de Jesus.  Todo esse histórico será resumido em livro pré-lançado durante a sessão solene, de autoria do Padre Tiago Figueiró, da Comunidade Salesiana São Gonçalo, também homenageada. A obra será publicada pelo Instituto Memória do Poder Legislativo. “Nós vamos contando no livro desde o sonho de Dom Bosco lá de Turim [na Itália], depois o desejo de ter esse trabalho aqui no estado, expresso na pessoa do Bispo Dom D’Amour e do governador Manoel José Murtinho para que os salesianos viessem aqui para atender as necessidades tanto da educação como da questão religiosa”, adianta o autor. A deputada Janaina Riva (MDB) é autora do requerimento da cerimônia, que foi presidida pelo deputado Silvano Amaral (MDB). “Hoje a Assembleia está prestigiando e valorizando a história do colégio, da Família Salesiana em Mato Grosso. São 130 anos de contribuição importantíssima na área espiritual, na área de educação, na área social. Tantas pessoas, tantos profissionais formados por essa missão”, ressaltou o parlamentar.  Um dos alunos do Colégio São Gonçalo a participar da apresentação musical preparada pela escola, Pedro Borges, de 12 anos, garante que gosta de frequentar a instituição. “Eu estudo desde o terceiro ano do infantilzinho e eu já gosto desde lá, porque aqui tem muita variedade, vários professores, matérias novas, eu gosto de aprender várias coisas”, declarou.  Missão Salesiana – Proclamado pela Igreja Católica como Pai e Mestre da Juventude, Dom Bosco é fundador da congregação salesiana, tendo dedicado a vida à formação de jovens, especialmente os mais vulneráveis, na Europa do século XIX. A pedido do Bispo de Cuiabá, D. Carlos Luiz D’Amour e do Governador Manoel José Murtinho, os salesianos chegaram a Cuiabá em 1894, liderados por D. Luiz Lasagna. Veja abaixo as moções entregues e os responsáveis por recebê-las: 1. Arcebispo da Arquidiocese de CuiabáArcebispo Diocesano, D. Mário Antônio da Silva2. Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT)Presidente Missão Salesiana, Pe. Ricardo Carlos3. Comunidade Salesiana São GonçaloPe. Umberto Pereira, o salesiano mais idoso (97 anos)4. Colégio São GonçaloDiretor do Colégio São Gonçalo, Pe. Hermenegildo Conceição Silva5. Paróquia São Gonçalo do Porto Pároco Pe. Idenilson Lemes da Conceição6. Presença Salesiana do Coxipó da PonteComunidade Santo Antônio: Pe. Marcelo Almeida FujimuraComunidade da Casa Maria Auxiliadora: Ir. Elicia Almeida Rosa7. Irmãs Filhas de Maria AuxiliadoraDiretora do Colégio Coração de Jesus, Rosângela Maria Clemente 8. Leigos e família devotas de São GonçaloDa. Maria do Carmo Monteiro da Silva9. Missionários e missionárias de Mato Grosso dedicados aos povos Bororo e XavanteMe. Luís WürtleIr. Aurizena Simão do NascimentoMe. Mário Bordigon Para acessar as fotos do evento, clique aqui. Secretaria de Comunicação Social da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso - ALMT

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2024 © Rede Salesiana Brasil