Terceiro dia da Jornada Formativa GIROLHAR
04/04/2024

Terceiro dia da Jornada Formativa GIROLHAR

Terceiro dia da Jornada Formativa GIROLHAR
Fotos: Rede Salesiana Brasil

De 02 a 05 de abril, as Coordenações Pedagógicas das escolas salesianas estão reunidas em Aparecida (SP), para ampliar os debates, as reflexões, as partilhas e as construções colaborativas referentes à Educação Infantil. A Jornada Formativa GIROLHAR é promovida pela Rede Salesiana Brasil, em parceria com a sua Editora Edebê.

Neste terceiro dia de evento, chegou o momento de conhecer em detalhes as atualizações da Coleção Girolhar, material didático da Editora Edebê para a Educação Infantil. Assim, o tema geral que guia as ações do dia é: “Olhar e colher novos giros cirandando os ponteiros do tempo, os cantos dos espaços e as miudezas do cotidiano…”.

A Acolhida do terceiro dia foi comandada pela Coordenadora das Escolas da Inspetoria Maria Auxiliadora, Valéria Rodrigues. Já a primeira palestra contou com as contribuições da Especialista no referencial sociointeracionista e construtivista da PUC e USP, Silvana Rossi Julio, e a Especialista, Mestra e Doutoranda em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Márcia Lenise Bertoletti. A dupla trouxe para as atividades da manhã as atualizações da Coleção GIROLHAR para as Etapas 2, 3, 4 e 5 da Educação Infantil. “É um prazer estar aqui. Agradeço a oportunidade e a nossa intenção foi fazer uma parceria com a Rede, com as Coordenadoras que utilizam o material hoje [...]. É nessa parceria que a gente acredita!”, comenta Silvana. “A nossa expectativa é que todos possamos compartilhar os conhecimentos [...] para que o professor possa construir, junto com as crianças, momentos de exploração e descobrimento”, completa Márcia.

“Nós estamos em uma etapa de ressignificação da Edebê onde a gente sai da produção do material dentro do escritório para oferecer para as escolas, fazendo um movimento contrário, ouvindo as demandas e necessidades das Escolas do século XXI e produzindo soluções didáticas e serviços que atendam às escolas. O que nós queremos na essência é como diz o provérbio africano: ‘Sozinho nós vamos mais rápido. Juntos nós vamos mais longe!’", diz o Diretor de Produtos e Serviços Editoriais da Edebê Brasil, Lauri Cericato.

No período da tarde, a palestra sobre o tema “Criando ambientes de aprendizagem” foi comandada pela Doutora em Educação pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação da PUC-SP, Karine Ramos. 

Finalizando o dia, o momento de Boa Noite foi protagonizado pela Gestora Pedagógica das Escolas da Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora, Évila Souza Borges.

Confira alguns depoimentos de participantes do terceiro dia da Jornada Formativa GIROLHAR:

“Como Coordenadora Pedagógica, como formadora de professores, eu considero que esse evento seja um marco, seja um diferencial na Rede Salesiana, porque, reunindo os coordenadores pedagógicos para pensarem a sua função como formadores de professores, vai oferecer subsídios, vai oferecer uma perspectiva nova para que a gente possa atuar qualificando a docência dos professores junto às crianças na escola. Então, reunindo os coordenadores pedagógicos para pensarem sobre a sua ação formadora, sobre a educação para as infâncias, eu acredito que esse evento vá ser um marco na Rede Salesiana Brasil.”

Caroline Cardoso, Coordenadora Pedagógica do Instituto Laura Vicuña, Uruguaiana (RS)

 

“A minha participação aqui na Jornada Formativa, promovida pela Rede Salesiana Brasil, nos traz grandes reflexões. Em primeiro lugar, olhar para as nossas crianças de maneira respeitosa, construtiva, de maneira que a gente possa promover sempre o melhor para elas, pensando nas infâncias, pensando em todos os repertórios que nós podemos favorecer, em todas as propostas que o Girolhar apresenta. Em cada dia, a gente teve a oportunidade de refletir cada vez mais sobre essa posição da educação infantil no cenário nacional, o quanto nós estamos avançando, e isso só acontece porque nós temos a oportunidade de participar de momentos como esses de reflexões teóricas, de reflexões sobre as nossas práticas, e eu acho que é isso que faz a gente caminhar com muita maestria nas nossas propostas, nas nossas escolas e colocar a educação infantil no lugar que ela merece, colocar as nossas crianças no lugar também que elas merecem de maneira muito construtiva e respeitosa.

Rose Nunes, Coordenadora da Educação Infantil do Instituto Teresa Valsé

 

“Estou aqui na Jornada Formativa Girolhar, da Editora Edebê, e minha expectativa está sendo muito grande em relação a tudo que eu estou aprendendo. Quero levar esses conhecimentos para enriquecer a nossa equipe pedagógica e certamente voltarei com meu olhar realmente mudado em relação a tudo que eu aprendi aqui. Quero agradecer essa rica oportunidade, a todos vocês e certamente foi muito importante para a minha formação.”

Marília Sales, Coordenadora do Colégio Maria Auxiliadora, Inspetoria Maria Auxiliadora

            

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Mais Recentes

3º encontro on-line da Formação das Coordenações Pedagógicas do EFAI aprofunda a aprendizagem visível e a transformação docente

Na tarde do dia 10 de setembro, foi realizado o 3º encontro on-line do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do Ensino Fundamental Anos Iniciais (EFAI), uma iniciativa da Rede Salesiana Brasil (RSB), em parceria com a Editora Edebê. O programa é fruto da Jornada Formativa para as Coordenações Pedagógicas, realizada em Aparecida/SP, e tem se consolidado como espaço privilegiado de estudo, reflexão e troca de experiências entre coordenadoras(es) pedagógicas(os_ das escolas salesianas em todo o Brasil. Com 40 acessos de todo o Brasil, o encontro teve como tema “A aprendizagem visível e a transformação docente”, conduzido pela formadora Caroline Cardoso. A acolhida inicial foi conduzida pelo Pe. Sérgio, seguida de um momento de oração preparado pela Irmã Lúcia Jacinta, que ajudou a comunidade formativa a colocar o encontro sob a inspiração de Deus e no espírito do carisma salesiano. Percurso formativo e cultura de pensamento Caroline iniciou sua fala retomando o percurso formativo proposto pelo programa e relembrou as oito forças da escola que favorecem o desenvolvimento de uma cultura de pensamento. Em seguida, trouxe reflexões fundamentadas sobre as competências docentes e a importância da documentação pedagógica como instrumento de aprendizagem, acompanhamento e transformação no processo educativo. Durante sua exposição, Caroline Cardoso lançou uma provocação aos grupos de trabalho, convidando-os a refletir sobre quais competências podem ser mais exploradas e desenvolvidas no contexto das escolas salesianas. As competências apresentadas foram: Conhecimento; Pensamento científico, crítico e criativo; Repertório cultural; Comunicação; Cultura digital; Trabalho e projeto de vida; Argumentação; Autoconhecimento e autocuidado; Empatia e cooperação; Responsabilidade e cidadania.  A formadora destacou ainda a importância da flexibilidade intelectual, recordando que, no processo de aprendizagem, “tudo bem mudar de ideia a respeito de algo, e também que é importante ser flexível e ter a mente aberta o suficiente para rever conceitos quando novas, e às vezes conflitantes, informações são apresentadas e as hipóteses originais são refutadas”, fundamentando sua reflexão no livro Aprendizagens Visíveis: Experiências teórico-práticas em sala de aula, de Julia Pinheiro Andrade. Espaços de diálogo e partilha Após a exposição, os participantes foram organizados em grupos para refletir sobre três questões-chave: Que tipos de registros existem no EFAI? Com que intenção registramos o que as crianças fazem na escola? A partir da leitura do Capítulo 3 e das reflexões, como é possível mobilizar e potencializar a documentação pedagógica no EFAI? As contribuições de cada grupo foram registradas em um mural digital, que servirá de base para novas partilhas e aprofundamentos no próximo encontro, já agendado para 12 de novembro de 2025. O encontro foi concluído em clima de entusiasmo e corresponsabilidade. Para motivar ainda mais os estudos e a vivência pedagógica, foram realizados sorteios de banners da Coleção Nautas e de um livro para aprofundamento sobre coordenação pedagógica, formação e inovação. Um caminho de formação contínua O Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do EFAI reafirma o compromisso da RSB e da Editora Edebê em apoiar os educadores salesianos no fortalecimento de uma pedagogia que une excelência acadêmica, espiritualidade e protagonismo juvenil. Mais do que encontros formativos, o programa se propõe a ser um processo de transformação das práticas pedagógicas, em sintonia com o legado de Dom Bosco e Madre Mazzarello. Angélica Novais da comunicação da Rede Salesiana Brasil

Colégio Salesiano Resende será sede dos XV Jogos Intersalesianos 2027

O Colégio Salesiano Resende – RJ foi escolhido para sediar os XV Jogos Intersalesianos 2027, um dos maiores encontros esportivos e culturais da família salesiana no Brasil. Após a emocionante edição realizada em 2025, em Vitória – ES, vivida com intensidade por nossos alunos e educadores, agora temos a alegria e a responsabilidade de acolher centenas de estudantes, atletas e famílias em nossa cidade. Um marco para a comunidade salesiana Receber os Jogos Intersalesianos 2027 é motivo de gratidão e orgulho. Mais do que uma competição esportiva, o evento representa o espírito de Dom Bosco: a união entre fé, esporte, amizade e formação integral da juventude. O anúncio oficial foi feito pela Inspetoria São João Bosco, que confiou ao Colégio Salesiano Resende a missão de organizar esta edição histórica. Agradecemos imensamente pela confiança depositada em nossa equipe e pela parceria com toda a rede salesiana. Um legado que vai além do esporte Ser sede deste grande evento não significa apenas abrir nossas portas para os jogos, mas também reforçar nosso compromisso com a educação de excelência, os valores cristãos e a formação integral de nossos alunos. Nosso colégio já está se preparando para oferecer uma experiência inesquecível, que envolverá não só os atletas, mas também toda a comunidade escolar, famílias, voluntários e colaboradores. Gratidão e preparação para 2027 Queremos registrar nosso agradecimento: À Inspetoria São João Bosco, pela confiança; Ao Colégio Salesiano de Vitória, pela acolhida calorosa e pela edição incrível de 2025; À nossa equipe pedagógica e organizadora, que já está empenhada em cada detalhe; E principalmente aos nossos alunos, que são o verdadeiro motivo e inspiração para que momentos como este aconteçam. Rumo aos XV Jogos Intersalesianos 2027 em Resende – RJ Com o coração cheio de alegria, reafirmamos: estamos prontos para escrever um novo capítulo da história salesiana. Que Dom Bosco continue nos guiando e abençoando essa nova jornada rumo aos Jogos Intersalesianos 2027. Fonte: Colégio Salesiano Resende

Estudante de Colégio Salesiano é premiada com medalha na OBMEP 2025

Sofia Carvalho de Araújo, da 1ª série do Ensino Médio do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, em Macaé (RJ), foi premiada nesta quarta-feira (3) na cerimônia da 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP), realizada no Colégio Notre Dame, no Rio de Janeiro.   A jovem recebeu a medalha de honra ao mérito, em reconhecimento ao seu desempenho na prova, acompanhada pelo professor Bruno França, coordenador da área de Exatas do Colégio Castelo.   Criada em 2005 e organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a OBMEP é a maior competição estudantil do país e, em 2024, alcançou recorde histórico de 18,5 milhões de inscritos em todos os estados brasileiros. No estado do Rio, cerca de 250 alunos foram premiados.   O resultado reafirma a posição do Colégio Castelo como referência crescente nas olimpíadas do conhecimento, valorizando o esforço de estudantes e professores que se dedicam ao aprendizado e à excelência acadêmica.   Assessoria de Comunicação  do Colégio Castelo Macaé

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil