Terceiro dia da Jornada Formativa GIROLHAR
04/04/2024

Terceiro dia da Jornada Formativa GIROLHAR

Terceiro dia da Jornada Formativa GIROLHAR
Fotos: Rede Salesiana Brasil

De 02 a 05 de abril, as Coordenações Pedagógicas das escolas salesianas estão reunidas em Aparecida (SP), para ampliar os debates, as reflexões, as partilhas e as construções colaborativas referentes à Educação Infantil. A Jornada Formativa GIROLHAR é promovida pela Rede Salesiana Brasil, em parceria com a sua Editora Edebê.

Neste terceiro dia de evento, chegou o momento de conhecer em detalhes as atualizações da Coleção Girolhar, material didático da Editora Edebê para a Educação Infantil. Assim, o tema geral que guia as ações do dia é: “Olhar e colher novos giros cirandando os ponteiros do tempo, os cantos dos espaços e as miudezas do cotidiano…”.

A Acolhida do terceiro dia foi comandada pela Coordenadora das Escolas da Inspetoria Maria Auxiliadora, Valéria Rodrigues. Já a primeira palestra contou com as contribuições da Especialista no referencial sociointeracionista e construtivista da PUC e USP, Silvana Rossi Julio, e a Especialista, Mestra e Doutoranda em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Márcia Lenise Bertoletti. A dupla trouxe para as atividades da manhã as atualizações da Coleção GIROLHAR para as Etapas 2, 3, 4 e 5 da Educação Infantil. “É um prazer estar aqui. Agradeço a oportunidade e a nossa intenção foi fazer uma parceria com a Rede, com as Coordenadoras que utilizam o material hoje [...]. É nessa parceria que a gente acredita!”, comenta Silvana. “A nossa expectativa é que todos possamos compartilhar os conhecimentos [...] para que o professor possa construir, junto com as crianças, momentos de exploração e descobrimento”, completa Márcia.

“Nós estamos em uma etapa de ressignificação da Edebê onde a gente sai da produção do material dentro do escritório para oferecer para as escolas, fazendo um movimento contrário, ouvindo as demandas e necessidades das Escolas do século XXI e produzindo soluções didáticas e serviços que atendam às escolas. O que nós queremos na essência é como diz o provérbio africano: ‘Sozinho nós vamos mais rápido. Juntos nós vamos mais longe!’", diz o Diretor de Produtos e Serviços Editoriais da Edebê Brasil, Lauri Cericato.

No período da tarde, a palestra sobre o tema “Criando ambientes de aprendizagem” foi comandada pela Doutora em Educação pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação da PUC-SP, Karine Ramos. 

Finalizando o dia, o momento de Boa Noite foi protagonizado pela Gestora Pedagógica das Escolas da Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora, Évila Souza Borges.

Confira alguns depoimentos de participantes do terceiro dia da Jornada Formativa GIROLHAR:

“Como Coordenadora Pedagógica, como formadora de professores, eu considero que esse evento seja um marco, seja um diferencial na Rede Salesiana, porque, reunindo os coordenadores pedagógicos para pensarem a sua função como formadores de professores, vai oferecer subsídios, vai oferecer uma perspectiva nova para que a gente possa atuar qualificando a docência dos professores junto às crianças na escola. Então, reunindo os coordenadores pedagógicos para pensarem sobre a sua ação formadora, sobre a educação para as infâncias, eu acredito que esse evento vá ser um marco na Rede Salesiana Brasil.”

Caroline Cardoso, Coordenadora Pedagógica do Instituto Laura Vicuña, Uruguaiana (RS)

 

“A minha participação aqui na Jornada Formativa, promovida pela Rede Salesiana Brasil, nos traz grandes reflexões. Em primeiro lugar, olhar para as nossas crianças de maneira respeitosa, construtiva, de maneira que a gente possa promover sempre o melhor para elas, pensando nas infâncias, pensando em todos os repertórios que nós podemos favorecer, em todas as propostas que o Girolhar apresenta. Em cada dia, a gente teve a oportunidade de refletir cada vez mais sobre essa posição da educação infantil no cenário nacional, o quanto nós estamos avançando, e isso só acontece porque nós temos a oportunidade de participar de momentos como esses de reflexões teóricas, de reflexões sobre as nossas práticas, e eu acho que é isso que faz a gente caminhar com muita maestria nas nossas propostas, nas nossas escolas e colocar a educação infantil no lugar que ela merece, colocar as nossas crianças no lugar também que elas merecem de maneira muito construtiva e respeitosa.

Rose Nunes, Coordenadora da Educação Infantil do Instituto Teresa Valsé

 

“Estou aqui na Jornada Formativa Girolhar, da Editora Edebê, e minha expectativa está sendo muito grande em relação a tudo que eu estou aprendendo. Quero levar esses conhecimentos para enriquecer a nossa equipe pedagógica e certamente voltarei com meu olhar realmente mudado em relação a tudo que eu aprendi aqui. Quero agradecer essa rica oportunidade, a todos vocês e certamente foi muito importante para a minha formação.”

Marília Sales, Coordenadora do Colégio Maria Auxiliadora, Inspetoria Maria Auxiliadora

            

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Mais Recentes

4º Encontro do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do EF Anos Finais aprofunda a reflexão sobre avaliação na prática

O Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do Ensino Fundamental Anos Finais da Rede Salesiana Brasil (RSB) realizou, no dia 22 de outubro, o seu 4º encontro on-line, reunindo cerca de 20 acessos simultâneos de coordenadores de todo o país. O tema desta edição, “Avaliação na prática: pensando, experimentando, repensando e vivenciando”, convidou os participantes a revisitar suas concepções e experiências sobre a avaliação, com foco em práticas formativas e reflexivas. A formação foi conduzida pela Profª Leoneide Rodrigues, Assessora Pedagógica da RSB, que tem acompanhado o percurso formativo das coordenações ao longo do ano. Em sua condução, Leoneide enfatizou a importância de compreender a avaliação como parte integrante do processo de aprendizagem, e não apenas como um instrumento de mensuração. “Avaliar é um ato de cuidado e de compromisso com o desenvolvimento integral dos estudantes. É preciso criar espaços para o diálogo, a escuta e o feedback construtivo, de modo que cada estudante se perceba em constante crescimento”, destacou a formadora durante o encontro.   Avaliação formativa e feedbacks significativos O encontro foi marcado pela vivência prática e pela troca de experiências entre as coordenações. Em grupos, os participantes refletiram sobre situações do cotidiano escolar, analisando desafios e estratégias para aprimorar os processos avaliativos. Os participantes destacaram, no formulário de feedback, a riqueza dos momentos de partilha e prática, especialmente as reflexões sobre a Avaliação Formativa e sua relação com o Currículo da Rede Salesiana Brasil, o uso ético e pedagógico da Inteligência Artificial na elaboração de rubricas, a relevância dos feedbacks construtivos no desenvolvimento dos estudantes e a análise dos desafios dos enunciados avaliativos na construção de atividades alinhadas às habilidades previstas. Também destacaram o uso da ferramenta ChatGPT em atividades de reflexão e produção pedagógica, demonstrando como a IA pode ser integrada de forma contextualizada e intencional ao planejamento educativo.   Um caminho de formação contínua O Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do EF Anos Finais integra o conjunto de ações formativas promovidas pela RSB para fortalecer o papel das lideranças educacionais na consolidação do Projeto Educativo Pastoral Salesiano. Desde o primeiro encontro, o programa vem abordando temas fundamentais para a prática pedagógica, como Neurociências da Aprendizagem, com a Drª Leonor Guerra, a personalização da aprendizagem e as potencialidades da avaliação formativa. “Cada encontro é uma oportunidade de repensar a nossa missão educativa à luz do carisma salesiano, buscando sempre o desenvolvimento integral dos nossos estudantes e a construção de comunidades educativas que aprendem juntas”, destacou Leoneide Rodrigues. Veja também algumas matérias anteriores desta série de formações: 1º Encontro: Início do percurso formativo das coordenações pedagógicas 3º Encontro: A avaliação como prática potencializadora da aprendizagem   Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Rede Salesiana Brasil promove 4º encontro do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas da Educação Infantil

Formação colaborativa possibilita avanços na construção da Rubrica da RSB para a Educação Infantil, em alinhamento com o Currículo, e reafirma a identidade salesiana nas práticas docentes No dia 23 de outubro, a Rede Salesiana Brasil (RSB) realizou o 4º encontro on-line do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas da Educação Infantil, conduzido pela formadora Caroline Cardoso. O encontro, que contou com acessos simultâneos de todo o Brasil, teve como tema “Rubrica da RSB para a Educação Infantil: construção colaborativa pelo fortalecimento da identidade salesiana”, reafirmando o compromisso coletivo com a formação integral e o acompanhamento pedagógico das práticas docentes. Desdobramento direto da Jornada Formativa para as Coordenações Pedagógicas da Educação Infantil, realizada em Aparecida/SP, o programa é uma iniciativa da RSB em parceria com a Editora Edebê, voltada à consolidação de referenciais formativos que orientem o trabalho das coordenações em todas as escolas da Rede. Escuta, diálogo e corresponsabilidade Inspirada na pedagogia de Dom Bosco e de Madre Mazzarello, a formação destacou a escuta sensível como eixo central do acompanhamento formativo. A partir das reflexões de autoras como Carla Rinaldi e Paulo Freire, as participantes foram convidadas a refletir sobre o papel da coordenação pedagógica como mediadora do processo de aprendizagem e como parceira ativa na construção de práticas educativas mais conscientes, criativas e integradoras. Durante a partilha de experiências, as narrativas das coordenações evidenciaram o impacto da escuta e do diálogo colaborativo na transformação das práticas docentes e no fortalecimento da cultura formativa da Educação Infantil. “Reconhecemo-nos como parceiras em um mesmo propósito, sustenta a prática pedagógica e a torna viva, coerente e em constante movimento”, destacou uma das participantes, sintetizando o espírito do encontro. Construção coletiva da rubrica A parte prática da formação foi dedicada à construção colaborativa dos critérios da Rubrica da RSB, instrumento que orientará o acompanhamento das práticas pedagógicas nas escolas salesianas. Em pequenos grupos, as participantes refletiram sobre questões-chave: Quais ações representam as práticas que desejamos observar em nossas escolas? Quais são contrárias a essa intencionalidade? Quais indicadores nos ajudarão a compreender a consolidação de uma proposta educativa salesiana na Educação Infantil? A rubrica, alinhada ao Currículo da RSB e à BNC Formação, contempla dimensões essenciais da ação docente, como intencionalidade pedagógica, estratégias de ensino, documentação, mediação e vivência dos valores salesianos, reforçando o compromisso com a formação integral das crianças e com a coerência entre fé, razão e amor educativo. Caminho formativo contínuo Ao final do encontro, Caroline Cardoso ressaltou que o processo de construção da rubrica é mais que um produto: “é um percurso formativo que traduz o jeito salesiano de educar, com escuta ativa, colaboração e busca constante por práticas inovadoras que respondam às realidades das escolas e das infâncias, disse a formadora”. A RSB reforça, assim, sua missão de promover uma formação continuada que articula teoria e prática, impulsionando cada coordenação pedagógica a ser presença animadora e transformadora no cotidiano educativo.

Lideranças Salesianas refletem sobre os desafios e oportunidades da Inteligência Artificial na Educação

O 4º Encontro on-line do Programa de Formação de Lideranças da Rede Salesiana Brasil (RSB) foi realizado no dia 21 de outubro, das 15h às 17h, reunindo 63 pontos de acesso simultâneos em todo o país. A formação teve como tema central “Inteligência Artificial na Educação: desafios e oportunidades para as lideranças”, conduzida pelo Prof. Frank Ned, que proporcionou uma reflexão profunda sobre o papel das lideranças salesianas diante das transformações tecnológicas e educacionais da atualidade. Durante o encontro, os participantes foram convidados a refletir sobre como a Inteligência Artificial (IA) pode ser uma aliada no processo educativo, favorecendo a personalização do ensino, o apoio ao trabalho docente e a inovação nas práticas pedagógicas. Mais do que uma abordagem técnica e um alinhamento conceitual, a formação destacou a necessidade de compreender onde estamos, como gerenciamos o presente e quais caminhos desejamos trilhar para o futuro, sempre preservando o olhar humano e cristão que orienta a missão educativa salesiana. A partir dos depoimentos registrados no formulário de feedback, emergiram reflexões significativas sobre o conteúdo do encontro: “Foi muito significativa a reflexão sobre a importância de identificar onde estamos e gerenciar o presente, compreendendo que só assim é possível planejar ações concretas e coerentes com o que desejamos alcançar. Também marcou a ideia de que precisamos nos desprender do passado para criar o futuro, utilizando as ferramentas disponíveis de forma estratégica e facilitadora, para transformar desafios em oportunidades de inovação e crescimento.” “A personalização do ensino, com o apoio da IA, pode favorecer a adaptação do aprendizado às necessidades de cada estudante, além de facilitar o trabalho docente e estimular práticas mais criativas e inovadoras.” “A abordagem desenvolvida foi de suma importância para quem exerce a liderança como serviço que constrói e transforma relações no ambiente de trabalho e na missão.” Essas contribuições revelam o quanto a temática da Inteligência Artificial desperta interesse, esperança e compromisso ético entre as lideranças das escolas da Rede Salesiana Brasil. O encontro reforçou a convicção de que, com discernimento, espírito de serviço e fidelidade ao carisma de Dom Bosco e de Madre Mazzarello, é possível integrar tecnologia e humanismo, razão e fé, a serviço da formação integral dos jovens. Confira também as edições anteriores do Programa de Formação de Lideranças: 1º Encontro — Planejamento e identidade da liderança salesiana 2º Encontro — Cenários econômicos e gestão estratégica  3º Encontro — Análise de indicadores e processos de decisão   Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil