04/04/2024

Terceiro dia da Jornada Formativa GIROLHAR

Terceiro dia da Jornada Formativa GIROLHAR
Fotos: Rede Salesiana Brasil

De 02 a 05 de abril, as Coordenações Pedagógicas das escolas salesianas estão reunidas em Aparecida (SP), para ampliar os debates, as reflexões, as partilhas e as construções colaborativas referentes à Educação Infantil. A Jornada Formativa GIROLHAR é promovida pela Rede Salesiana Brasil, em parceria com a sua Editora Edebê.

Neste terceiro dia de evento, chegou o momento de conhecer em detalhes as atualizações da Coleção Girolhar, material didático da Editora Edebê para a Educação Infantil. Assim, o tema geral que guia as ações do dia é: “Olhar e colher novos giros cirandando os ponteiros do tempo, os cantos dos espaços e as miudezas do cotidiano…”.

A Acolhida do terceiro dia foi comandada pela Coordenadora das Escolas da Inspetoria Maria Auxiliadora, Valéria Rodrigues. Já a primeira palestra contou com as contribuições da Especialista no referencial sociointeracionista e construtivista da PUC e USP, Silvana Rossi Julio, e a Especialista, Mestra e Doutoranda em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Márcia Lenise Bertoletti. A dupla trouxe para as atividades da manhã as atualizações da Coleção GIROLHAR para as Etapas 2, 3, 4 e 5 da Educação Infantil. “É um prazer estar aqui. Agradeço a oportunidade e a nossa intenção foi fazer uma parceria com a Rede, com as Coordenadoras que utilizam o material hoje [...]. É nessa parceria que a gente acredita!”, comenta Silvana. “A nossa expectativa é que todos possamos compartilhar os conhecimentos [...] para que o professor possa construir, junto com as crianças, momentos de exploração e descobrimento”, completa Márcia.

“Nós estamos em uma etapa de ressignificação da Edebê onde a gente sai da produção do material dentro do escritório para oferecer para as escolas, fazendo um movimento contrário, ouvindo as demandas e necessidades das Escolas do século XXI e produzindo soluções didáticas e serviços que atendam às escolas. O que nós queremos na essência é como diz o provérbio africano: ‘Sozinho nós vamos mais rápido. Juntos nós vamos mais longe!’", diz o Diretor de Produtos e Serviços Editoriais da Edebê Brasil, Lauri Cericato.

No período da tarde, a palestra sobre o tema “Criando ambientes de aprendizagem” foi comandada pela Doutora em Educação pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação da PUC-SP, Karine Ramos. 

Finalizando o dia, o momento de Boa Noite foi protagonizado pela Gestora Pedagógica das Escolas da Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora, Évila Souza Borges.

Confira alguns depoimentos de participantes do terceiro dia da Jornada Formativa GIROLHAR:

“Como Coordenadora Pedagógica, como formadora de professores, eu considero que esse evento seja um marco, seja um diferencial na Rede Salesiana, porque, reunindo os coordenadores pedagógicos para pensarem a sua função como formadores de professores, vai oferecer subsídios, vai oferecer uma perspectiva nova para que a gente possa atuar qualificando a docência dos professores junto às crianças na escola. Então, reunindo os coordenadores pedagógicos para pensarem sobre a sua ação formadora, sobre a educação para as infâncias, eu acredito que esse evento vá ser um marco na Rede Salesiana Brasil.”

Caroline Cardoso, Coordenadora Pedagógica do Instituto Laura Vicuña, Uruguaiana (RS)

 

“A minha participação aqui na Jornada Formativa, promovida pela Rede Salesiana Brasil, nos traz grandes reflexões. Em primeiro lugar, olhar para as nossas crianças de maneira respeitosa, construtiva, de maneira que a gente possa promover sempre o melhor para elas, pensando nas infâncias, pensando em todos os repertórios que nós podemos favorecer, em todas as propostas que o Girolhar apresenta. Em cada dia, a gente teve a oportunidade de refletir cada vez mais sobre essa posição da educação infantil no cenário nacional, o quanto nós estamos avançando, e isso só acontece porque nós temos a oportunidade de participar de momentos como esses de reflexões teóricas, de reflexões sobre as nossas práticas, e eu acho que é isso que faz a gente caminhar com muita maestria nas nossas propostas, nas nossas escolas e colocar a educação infantil no lugar que ela merece, colocar as nossas crianças no lugar também que elas merecem de maneira muito construtiva e respeitosa.

Rose Nunes, Coordenadora da Educação Infantil do Instituto Teresa Valsé

 

“Estou aqui na Jornada Formativa Girolhar, da Editora Edebê, e minha expectativa está sendo muito grande em relação a tudo que eu estou aprendendo. Quero levar esses conhecimentos para enriquecer a nossa equipe pedagógica e certamente voltarei com meu olhar realmente mudado em relação a tudo que eu aprendi aqui. Quero agradecer essa rica oportunidade, a todos vocês e certamente foi muito importante para a minha formação.”

Marília Sales, Coordenadora do Colégio Maria Auxiliadora, Inspetoria Maria Auxiliadora

            

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Mais Recentes

Palestra sobre inteligências múltiplas para alunos do Ensino Médio

A teoria das Inteligências Múltiplas (IM) de Howard Gardner e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) têm pontos em comum, como a valorização do desenvolvimento de habilidades. A Rede Salesiana valoriza as múltiplas habilidades dos estudantes, que são desenvolvidas por meio de metodologias ativas e aprendizagem criativa. Nessa perspectiva a coordenação pedagógica do Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora de Aracaju, realizou a palestra “Neurociência” para alunos da 1ª e 2ª série do Ensino Médio.  A palestra abordou duas temáticas importantes para os estudantes: “Neurociência e múltiplas habilidades” ministrada pelo diretor do Campus de Medicina - UFS Lagarto, Prof. Dr. Makson Oliveira; e “Neurociência e aprendizado eficaz”, apresentada pelo professor e enfermeiro Jorge Costa.  Conforme o Prof. Dr. Makson Oliveira, o estímulo cerebral é uma forma de incentivar o estudante a melhorar o desempenho escolar. “Estimular diferentes áreas do conhecimento como a matemática, música, esportes, cultura e arte faz com que o estudante tenha contato direto com essas atividades, e a partir disso, ele consegue desenvolver habilidades, direcionando o foco e encontrando motivação; quando ele encontra motivação e emoção, ele consegue desenvolver múltiplas habilidades”, explicou o professor. Durante o evento, os especialistas compartilharam seus conhecimentos na área, experiências profissionais, pesquisas universitárias, dados científicos e também responderam aos questionamentos dos estudantes. Além disso, explicaram de forma clara quais são as inteligências múltiplas? linguística; lógico-matemática; musical; espacial; corporal cinestésica; interpessoal e intrapessoal.  Além de resolver as dúvidas dos alunos, os palestrantes apresentaram dicas e exemplos de como melhorar o desempenho escolar, utilizando técnicas de aprendizagem específicas.  Para o estudante Pedro Henrique da 1ª Série do Ensino Médio, a palestra agregou conhecimentos práticos para a rotina de estudos, “A temática apresentada vai me ajudar a lidar com o aprendizado, porque eu  tenho muita dificuldade na área de exatas. E tenho certeza que praticando mais e treinando meu cérebro vou conseguir melhorar nos esstudos'', expressou o estudante.  A teoria das inteligências múltiplas pode ajudar a compreender que cada aluno tem diferentes aptidões, o que contribui para o desenvolvimento do seu projeto de vida. “Havia uma ideia por parte dos alunos de que se nasce com habilidades e poucos conseguem desenvolver habilidades. Mas, os autores e obras que estamos trabalhando em sala de aula demonstram o contrário, ou seja, qualquer pessoa pode desenvolver as habilidades através da prática e dedicação ao longo da vida. Por isso, trouxemos esses dois especialistas que apresentaram com maestria a temática proposta”, ressaltou a professora de língua portuguesa e projeto de vida Gilvanete Barros.Fonte: Jeová Cardoso - Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora de Aracaju

Ação Social da ISJB realiza 1º Encontro de Formação em Salesianidade para Educadores

Entre os dias 7 e 10 de abril, em Barbacena (MG), aconteceu o 1º Encontro de Formação em Salesianidade para Educadores das obras sociais salesianas da Inspetoria São João Bosco. O evento teve como inspiração o tema da Estreia 2025: “Ancorados na esperança, movidos pela alegria e pelo amor.” O principal objetivo do encontro foi proporcionar uma formação significativa, fortalecendo a vivência da Salesianidade e da Pedagogia Salesiana no cotidiano dos educadores — em suas ações, nas relações com as equipes e no acolhimento dos educandos e suas famílias. A programação foi organizada a partir dos pilares que sustentam a missão salesiana: Casa que acolhe, Paróquia que evangeliza, Escola que encaminha para a vida e Pátio onde se encontra com os amigos. Durante os quatro dias, temas fundamentais foram aprofundados, como o cuidado com quem cuida, a importância do estar inteiro na vida e na missão, o valor do brincar no desenvolvimento humano e da assistência-presença. Foi um tempo de reencontro com a própria vocação educativa e com a alegria de ser presença transformadora. Depoimentos de participantes refletem a profundidade dessa experiência: “Retorno com a bagagem cheia de aprendizados, tanto pessoais quanto profissionais.” — Reinaldo Junio Farias, CESAM GO “O diferencial deste encontro foi que nada nos foi imposto. Tudo aconteceu de forma leve, com muita familiaridade.” — Adriana Pompermayer, CESAM ES “Eu não estava bem antes de vir. Compartilhei aqui dores que nunca dividi nem com amigos. Quero levar essa Vitória falante, participativa, para o Centro Juvenil. Levo vocês no meu coração.” — Vitória Maria da Silva Campos, Centro Juvenil Pará de Minas O encontro não apenas formou, mas também fortaleceu vínculos, despertou esperanças e renovou a missão de ser sinal do amor de Deus na vida de tantos jovens. ‍Por Andressa Lima

Basquete sobre rodas emociona e inspira estudantes do Colégio Castelo de Macaé

O Ginásio Dom Bosco do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, em Macaé (RJ), foi palco de uma vivência rara, tocante e, acima de tudo, transformadora. Dando continuidade a uma série de atividades sobre “Conscientização e Inclusão”, iniciada em março, o time Paralímpico de basquete em cadeira de rodas de Macaé — o Macaé Paralímpico — realizou, no primeiro sábado letivo do ano, uma apresentação especial para os estudantes do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. Na oportunidade, os atletas trouxeram mais do que jogadas e arremessos: deram um ‘show’ de humanidade, força e empatia. Fundado em 2007, o Macaé Paralímpico é um dos principais expoentes do basquete sobre rodas no Estado do Rio, com um legado que ultrapassa as quadras. “Nosso trabalho vai muito além do esporte. A gente transforma vidas”, afirmou o técnico Antônio Gripp, que também é Ex-Aluno do Instituto Salesiano. Durante a atividade, os Alunos e a Equipe pedagógica não só assistiram a uma partida como também puderam experimentar a prática do esporte adaptado. Para João Barcelos, Coordenador do Macaé Paralímpico, o encontro reforça o poder do esporte como ferramenta educativa. 

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil