15/10/2023

Uma Celebração dos(as) Professores(as) da RSB

Uma Celebração dos(as) Professores(as) da RSB

Neste domingo (15) é celebrado o Dia do(a) Professor(a). A celebração tem como objetivo não apenas lembrar a contribuição dos professores para a formação das futuras gerações, mas, também como uma oportunidade para reconhecer e homenagear o trabalho árduo e importante desses profissionais na sociedade.

Vale destacar que a escolha do dia 15 de outubro para homenagear os professores e professoras tem uma razão histórica. No Brasil, essa data foi instituída pelo Decreto Federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963, em homenagem a Dom Pedro I, que, em 1827, criou as primeiras escolas de ensino elementar no país. Essas escolas eram chamadas de "Escolas de Primeiras Letras" e foram um marco na consolidação do sistema educacional brasileiro.

Comprometida com a formação integral das juventudes através de uma educação de qualidade que prepara para os desafios atuais da sociedade, a Rede Salesiana Brasil (RSB) conta com mais de 5 mil professores(as) que, diariamente, dedicam seus melhores esforços em prol da formação de “bons cristãos e honestos cidadãos”.

A RSB acredita no potencial transformador da educação e, através de seus parceiros e do Centro Salesiano de Formação (CSF), investe fortemente na formação continuada de suas equipes em todo o Brasil, garantindo cursos, formações, participações em eventos e subsídios durante todo o ano, proporcionando ambientes propícios para histórias com as que são apresentadas abaixo:

 

COLÉGIO MARIA AUXILIADORA - RECIFE (PE)

“Como já diz a frase de Dom Bosco: ‘Educação é coisa do coração’, sou uma professora que ensina com amor”

 

No Colégio Maria Auxiliadora, em Recife (PE), a professora do 1º ano do Ensino Fundamental, Kátia Maria de Souza, já foi aluna da mesma instituição e está lecionando lá há 31 anos. Para a professora, sua vocação está baseada no amor e na dedicação que ela tem pelos alunos. “Minha vocação é amar o que faço, encontrar alegria em estar com as crianças e desejar fazer o melhor. Acredito que a educação seja um dos caminhos para iniciar a mudança na sociedade”, comenta. “Atualmente, para prender a atenção das crianças e mantê-las engajadas, é necessária muita ludicidade, tecnologia e um olhar atento para suas necessidades emocionais. Procuro equilibrar recursos visuais e abordagens humanizadas para motivá-los”, diz a professora sobre os desafios enfrentados para manter os estudantes engajados e motivados na sala de aula.

Durante a pandemia da COVID-19, em 2020, mesmo diante de uma nova rotina de vida com a adoção do ensino remoto, Kátia Maria também enfrentou alguns obstáculos. Como todos os professores, ela utilizou recursos como Drive, links e plataformas digitais. Contudo, algo muito especial aconteceu na vida de Kátia neste mesmo ano, na manhã do dia 30 de outubro, data em que a professora estava celebrando mais um ano de vida. Enquanto estava ministrando aulas, ela recebeu uma visita inesperada em sua residência. Uma aluna, acompanhada de seu pai, fez questão de visitar a professora e trouxe presentes. Diante da nova realidade imposta pela pandemia, esse pequeno gesto de carinho deixou a professora muito emocionada. Essa cena jamais será apagada de sua memória. “Não há palavras para descrever esse momento, gravado para sempre em minha memória. Reconhecimento, sim! O carinho, empenho e dedicação dos pais e dos meus alunos tornaram aquele dia mais feliz, algo que eu não esperava. A palavra foi GRATIDÃO, a Deus e às famílias! Vivemos um grande momento de desafios e superação. Vencemos essa batalha e hoje, meu coração não se cansa de agradecer”, relata emocionada.

  

 

COLÉGIO SALESIANO SAGRADO CORAÇÃO - RECIFE (PE)

“Ser professor Salesiano é ser diferente mesmo! Aqueles que são tomados verdadeiramente pelo espírito da Salesianidade, não querem deixar nunca mais uma casa de Dom Bosco”

 

O professor de Geografia do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Salesiano Sagrado Coração, em Recife (PE), Cazé Júnior, está na profissão há 22 anos, sendo que boa parte desse tempo foi passado no Colégio Salesiano, onde ele atua há 19 anos. Com amor e orgulho por sua profissão, o professor compartilha sua experiência. “O diferencial é trabalhar com afeto e enxergar possibilidades em cada aluno. Alunos não são números! Alunos são pessoas com desafios particulares e necessidades específicas também. Aprendi muito sobre isso ao longo dos meus 19 anos nesta instituição”, partilha.

Cazé relata que houve muita influência positiva ao escolher sua profissão. Além de seus pais, que também foram professores, o docente menciona que, quando era mais jovem, teve professores fantásticos durante seu tempo de cursinho. “Eu admirava meus professores de cursinho da mesma forma que grandes artistas são admirados. Atualmente, tenho a honra de trabalhar ao lado de muitos daqueles que foram e ainda são meus ídolos”, diz Cazé.

  

 

COLÉGIO DE SANTA INÊS - BOM RETIRO (SP)

“O educador Salesiano preocupa-se em fazer da escola um local acolhedor, uma segunda casa para os jovens, buscando diariamente uma forte experiência do espírito de família e da fraternidade”

 

No Colégio Santa Inês, situado em Bom Retiro (SP), a professora Luciana Gomes Roa, que trabalha na instituição desde 2007 e leciona desde 2010, atualmente, além de atuar dentro da sala de aula, desempenha o papel de Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental Anos Finais e do Ensino Médio. “Aqui no Colégio, tive a oportunidade de lecionar em diferentes áreas e disciplinas. Iniciei minha carreira como professora da Educação Infantil, depois trabalhei no Ensino Fundamental Anos Iniciais, Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio, lecionando disciplinas como Ensino Religioso, Relações Humanas, História, Sociologia, Iniciação Científica e Ciências Humanas”, relata a professora.

Luciana acredita que o diferencial de um educador salesiano é que ele encara a educação como uma missão de vida e realiza seu trabalho motivado pelo amor e pela crença nos verdadeiros encontros que transformam. Para ela, ser educadora salesiana é permitir-se transformar e viver intensamente o amor e a alegria nos encontros diários com os jovens. “Desde cedo, meus pais sempre me ensinaram sobre a importância da fé, do respeito, do amor e do encontro com o outro. Cresci imersa nos ensinamentos de Dom Bosco e nas vivências oratorianas. Assim que entrei no Colégio Santa Inês, como aluna, me senti muito acolhida. Durante minha formação, as Irmãs Salesianas foram fundamentais para minha escolha em ser professora. Tive a oportunidade de ser ouvida, orientada e fazer o discernimento junto a elas sobre a importância dessa linda profissão. Hoje percebo o quanto sou feliz na área que escolhi', comenta Luciana.

Questionada sobre a evolução da educação nos últimos anos, a professora relata que a educação vem se transformando a cada dia. Para ela, a forma de ensinar e aprender mudou, e as preocupações se ampliaram. “Hoje, mais do que apenas transmitir conteúdos, precisamos focar nas questões socioemocionais. Nossos jovens são carentes afetivamente e buscam no educador uma figura familiar que os ajudará a direcionar seu projeto de vida. Nós, educadores, nos adaptamos às novas demandas por meio da formação constante, entendendo que a mudança faz parte de nossa rotina e que a educação inova a cada dia. Hoje é fundamental atualizar-se sempre quanto às metodologias, estar antenado às tecnologias que surgem e perceber sobre a importância de uma educação significativa e integral”, comenta.

  

 

ESCOLA SANTA MARIA MAZZARELLO - MANAUS (AM)

“Ser professora Salesiana é um misto de sentimentos inexplicáveis. Entre eles, o maior é o amor que conseguimos dar aos nossos alunos, e recebemos da mesma forma”

 

Desde o dia 5 de maio de 2022, a professora Francisca Isnarcley, da Escola Santa Maria Mazzarello, localizada em Manaus (AM), tem construído uma linda história em sua carreira profissional. Francisca escolheu ser professora porque ela tem um carinho especial por poder ajudar as pessoas e dividir seus conhecimentos. Ao longo desse período, sua dedicação à educação e sua paixão por ensinar floresceram de maneira notável.

Dando aulas de Educação Física para os alunos do fundamental I e II, a professora se destaca não apenas por seu comprometimento com a disciplina, mas também por sua abordagem inovadora e inspiradora. “Acredito que a ludicidade pode ser aplicada em todas as idades, e isso acaba sendo um atrativo para um ensino mais leve e prático, despertando a curiosidade e despertando-os para o novo” comenta Francisca.

Quando questionada sobre qual era a sua visão em relação ao futuro da Educação e sobre a sua experiência, Francisca compartilha que “o mundo está em constante evolução, e a pandemia de COVID-19 nos ensinou que existem várias maneiras de ensinar, de levar uma educação de qualidade para nossas crianças e jovens. Por amor à minha profissão e aos alunos, tive que evoluir no mesmo ritmo. Foi desafiador, mas não impossível", comenta.

  

 

UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO - CAMPO GRANDE (MS)

“Ser um educador Salesiano é um recurso pedagógico dos mais importantes, porque possibilita aos educandos sentirem-se bem na sua presença, demonstra que é agradável estar com eles, e constitui uma estratégia de convencimento em relação àquilo que se transmite”

 

Para Brasdorico Merqueades, da Universidade Católica Dom Bosco, em Campo Grande (MS), a escolha de sua profissão aconteceu porque seus professores o inspiraram profundamente para essa carreira. Quando era mais jovem, ele percebia o quanto seus educadores ensinavam com criatividade e cativavam a todos ao seu redor. Foi por meio de sua própria percepção que ele decidiu iniciar sua jornada na carreira de professor.

Sua carreira como docente teve início em 1988 e, desde então, Brasdorico realizou inúmeras contribuições na vida de seus alunos e alunas, superando até mesmo os obstáculos durante a pandemia da COVID-19. “Penso que houve uma evolução muito positiva da educação. Hoje se fala muito na educação integral (a pessoa toda) e inclusiva (toda pessoa). Mudou muito também no sentido de, nós professores, não sermos mais a fonte principal ou única do conhecimento, uma vez que o avanço das tecnologias – a internet – está acessível. Neste âmbito, da internet, é preciso considerar como uma mudança, das mais significativas, a educação EAD”, compartilha o professor. “Estando no ambiente salesiano, somos sempre provocados e estamos atentos aos novos tempos. Estamos sempre motivados a novos conhecimentos, habilidades, competências. Currículos e métodos sempre são refletidos e debatidos no início de cada semestre letivo”, comenta Brasdorico sobre a evolução da educação ao longo dos anos.

 

 

COLÉGIO SALESIANO DOM BOSCO - PORTO ALEGRE (RS)

“A educação Salesiana tem uma pedagogia onde o estudante é protagonista e, nós, educadores, buscamos encaminhar situações para dar base a este protagonismo”

 

Para Wagner Padilha Flores, do Colégio Salesiano Dom Bosco, em Porto Alegre (RS), é uma alegria poder trabalhar em um ambiente Salesiano. Ele conta que sua primeira experiência na Rede Salesiana Brasil ocorreu em 2006, mas sua carreira como professor teve início no ano de 2017, no mesmo Colégio.

“Desde quando eu era estudante, ainda no Ensino Fundamental, gostava de auxiliar os colegas com mais dificuldade e admirava os professores que apresentavam um olhar além de apenas focar em conteúdos e que conseguiam a atenção com aulas dinâmicas. No Ensino Médio, eu era responsável por conduzir grupos de estudos para continuar com a ajuda aos colegas. Assim, creio que foi uma escolha amadurecida com o tempo relacionado a estas experiências”, compartilha Wagner.

Hoje em dia muito são os desafios que os estudantes têm, principalmente com o avançar da tecnologia, fazendo novas conexão de pessoa e mundo. Diante disso, o professor compartilha que, atualmente, o maior desafio é manter o foco, num mundo onde as redes sociais impactam uma dinâmica de concentração de tempo mínimo. Além de ter outro desafio, o de fazer perceber a importância do estudo para a vida cotidiana.

  

 

ESCOLA NOSSA SENHORA AUXILIADORA - PONTE NOVA (MG)

“Ser professora na Rede Salesiana tem realmente um diferencial. Ser um professor salesiano significa acolher as necessidades individuais de cada aluno, promovendo a inclusão e a construção de uma sociedade mais justa”

 

Desde o dia 1° de fevereiro de 1995, na Escola Nossa Senhora Auxiliadora, em Ponte Nova (MG), a professora Zélia Leonardo de Melo tem colaborado com o crescimento do colégio. Ela acredita que escolheu ser professora por conta da sua infância que, apesar de ter sido muito difícil por ser de uma família de origem humilde do interior de Minas, ainda era possível sonhar e usar a imaginação que está presente na alma de cada estudante. “Desde pequena eu já brincava de ser professora com minhas colegas e ali foi despertando em mim um sentimento de que gostaria de exercer essa prática de ensinar. Sentimento esse que se transformou em amor pela profissão ao longo dos anos que me tornei uma profissional”, comenta.  

Ao longo da sua vida profissional, Zélia aprendeu muita coisa sobre ensino e educação aos exemplos do carisma salesiano. “Dentro da Escola Nossa Senhora Auxiliadora, eu conheci os ensinamentos de Dom Bosco e Madre Mazzarello, pilares para a formação educacional salesiana. Nesse momento, eu pude entender o tamanho do legado deixado por eles e como tudo isso ainda era posto em prática nas instituições Salesianas ao redor do mundo. Para mim, foi de extrema relevância fazer parte de um projeto educacional nesse país que também levasse consigo a pedagogia e filosofia de Dom Bosco: ‘Formar bons cristãos e honestos cidadãos’”, disse a professora.  

Ao longo dos anos, a educação passou por grandes processos e mudanças significativas. Para a professora Zélia, um passo importante é quando o aluno sai de observador e passa a ter função colaborativa ou até mesmo ser protagonista da própria aprendizagem. “Outra evolução foi a na inserção tecnológica, de modo que os recursos digitais passaram a ser presentes desde o momento em que o aluno ingressa no ensino básico”, compartilha a professora. “Reconheço que tudo que é novo representa um desafio que pode nos intimidar, por isso é necessário manter o hábito de ler cada vez mais sobre essas abordagens empregadas na educação de forma que isso possa colaborar para ficarmos atualizados e ter a mente aberta para novas formas de aprendizagem. Um exemplo disso foi durante o período da pandemia em que não somente eu, mas vários profissionais tiveram que aprender, de forma rápida, sobre como dar aulas on-line, utilizar todos os recursos digitais necessários, fazer apresentações em uma nova plataforma, gravar aulas, organizar uma sala de aula virtual e tantas outras”, complementa Zélia.

  

 

COLÉGIO SALESIANO JARDIM CAMBURI - VITÓRIA (ES)

“Para mim, ser professor é a possibilidade de compartilhar conhecimentos, consolidar habilidades e contribuir para a formação de pessoas justas, participativas e capazes de compreender os diversos grupos sociais e a produção dos seus lugares de vivências”

 

O professor de Geografia, Lucas Pereira Campos, do Colégio Salesiano Jardim Camburi, em Vitória (ES), tem se dedicado à sua carreira desde 2002 e, desde 2013, leciona no Colégio Salesiano. Durante esses anos, Lucas acumulou diversas experiências. Sua escolha profissional foi motivada pela percepção de que a sociedade necessita de indivíduos que compreendam plenamente o seu importante papel nas comunidades em que vivem. Seu objetivo é formar cidadãos globais, conscientes de suas histórias, experiências e das diversas culturas que os cercam.

“Considerando o Sistema Preventivo de Dom Bosco, o diferencial de ser um professor salesiano está na possibilidade de contribuirmos com a formação de cidadãos livres, que reconhecem e convivem com a diversidade que constitui a sociedade brasileira. Ademais, ser professor salesiano e ter a habilidade de poder ouvir os alunos e entender a multiplicidade que é o ser humano, é ensinar com firmeza e amor”, comenta o professor.

Neste momento verdadeiramente especial, Lucas Pereira aproveita a oportunidade para compartilhar palavras de encorajamento e conselho com seus amigos de profissão que estão dando os primeiros passos em suas carreiras. “Sejam humanos e conscientes do papel de professor na formação de cidadão justos e participativos. Se atualizem e entendam que cada aluno é um universo particular que precisa ser compreendido e acolhido com o objetivo de entregarmos para a sociedade pessoas que compreenderão o seu próximo e as necessidades das comunidades que atuarão como profissionais”, conclui.

  

 

COLÉGIO DOM BOSCO - MANAUS (AM)

“Ser professor é uma das ocupações mais nobres e gratificantes que alguém pode escolher. É uma profissão que vai além da simples transmissão de conhecimento, envolvendo o coração e a alma de cada educador”

 

Atuando desde 1990 no Colégio Dom Bosco, que fica em Manaus (AM), a professora Liany Oliveira Ferreira diz que sua jornada começou como aluna em uma escola salesiana há mais de 50 anos, onde ela foi inspirada pelos valores e ensinamentos de mestres do passado que defendiam a integração do conhecimento em uma abordagem abrangente e holística. “Minha jornada começou como aluna em uma escola salesiana há mais de 50 anos, onde fui inspirada pelos valores e ensinamentos de mestres do passado que defendiam a integração do conhecimento em uma abordagem abrangente e holística” relata a professora. “Eu não escolhi me tornar professora, na verdade, o que houve foi um chamado feito por um sábio diretor da casa salesiano na qual trabalho. Fui convidada para realizar um trabalho temporário, quase um ‘tapa buraco’. Fiz o trabalho pedido, quase que como um favor, e fui ficando para não deixar o Colégio em que estudei na mão. Fui aceitando ano após ano o chamado de deixar uma marca de amor e conhecimento em outra geração. De certo modo, foi o chamado que me levou a lecionar, imagino ser o significado mais simples do termo vocação”, comentou Liany Oliveira.

Seguindo os passos e os ensinamentos de Dom Bosco, a professora acredita no poder do amor e da fé para realizar a transformação da vida dos jovens, buscando não apenas instruí-los, mas também formá-los como cidadãos responsáveis. “Como professora salesiana, sigo o exemplo de Dom Bosco ao cultivar um ambiente de acolhimento e cuidado, onde cada aluno é valorizado e encorajado a desenvolver seu potencial máximo. Promovo uma educação baseada em valores, transmitindo princípios morais sólidos e a espiritualidade salesiana, que se traduz em atos de bondade, compaixão e solidariedade”, compartilha a professora.

  

 

COLÉGIO LICEU CORAÇÃO DE JESUS - SÃO PAULO (SP)

“Para mim, o grande diferencial de Dom Bosco, por ser educador de uma casa Salesiana, é ter o nosso 'chefe', Dom Bosco, nosso mentor, nosso fundador, que tanto nos inspira a nos abençoar”

 

Formado em pedagogia há 10 anos, o professor Marcos Ribeiro da Costa, que leciona para as turmas do 5º ano do Colégio Liceu Coração de Jesus, em São Paulo (SP), compartilha que o seu chamado para a educação veio desde muito cedo, moldando sua paixão por ensinar e influenciando positivamente sua jornada profissional. “Escolhi ser professor porque desde criança, no meu ensino na escola, tive boas professoras e bons professores, e sempre me inspirava neles. Sempre tive muita vontade de me tornar um professor. No decorrer das aulas, sempre auxiliava meus mestres. Antes de me formar em pedagogia, eu era auxiliar de classe, inspetor de alunos. Estive sempre envolvido no ambiente escolar e isso me fez ir atrás, mesmo sendo um pouco tardio”, comenta o professor.

Apaixonado pela espiritualidade Salesiana, Marcos sempre esteve profundamente envolvido na escola, participando ativamente dos projetos de formatura e prestando assistência aos professores. Sua vocação sempre foi evidente. “Faço parte da Família Salesiana desde os meus 10 anos de idade. Sempre estive envolvido em movimentos estudantis, grupos de jovens, grêmio estudantil e praticava esportes, principalmente vôlei. Nasci na cidade de Lorena e já tinha contato com os Salesianos. Quando me mudei para São Paulo (SP), tive a oportunidade de participar e conhecer pessoas que puderam me ajudar a continuar o trabalho como oratório. O grande diferencial de ser Salesiano é o carisma, a energia única que somente a Escola Salesiana proporciona”, conclui Marcos.

  

 

Em todos os dias, mas especialmente no dia do(a) professor(a), a Rede Salesiana Brasil agradece toda a dedicação de cada um(a) desses(as) profissionais que, através da educação, dedicam seus dias à construção de um mundo mais justo e acolhedor para esta e para as próximas gerações.

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

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Terceiro encontro do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas da Educação Infantil aprofunda estudo sobre documentação pedagógica

No dia 13 de agosto, a Rede Salesiana Brasil promoveu o terceiro encontro do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas da Educação Infantil, reunindo 45 Coordenadoras em uma tarde de estudo, partilha e reflexão. Conduzido pela formadora Caroline Cardoso, o encontro abordou o tema documentação pedagógica, reforçando o compromisso da RSB em qualificar a atuação das coordenações como formadoras de equipes. A formadora iniciou o encontro apresentando os fundamentos da documentação pedagógica e suas possibilidades como instrumento de acompanhamento, avaliação formativa e diálogo entre professores, crianças e famílias. “A documentação pedagógica nos convida a enxergar o processo educativo para além dos resultados. Ela torna visível o percurso das crianças, valoriza suas descobertas e permite que professores e famílias dialoguem a partir de evidências concretas da aprendizagem e do desenvolvimento.”, destacou Caroline. Mais do que simples registros, a documentação pedagógica foi apresentada como uma ferramenta que possibilita tornar visíveis os processos de aprendizagem das crianças, fortalecendo a intencionalidade pedagógica e a comunicação no ambiente educativo salesiano. Conforme consta no Caderno 2 do Currículo da Rede Salesiana Brasil (p. 62): “Acompanhar as aprendizagens e o desenvolvimento de cada criança e do grupo é compromisso que precisa ser incorporado à prática cotidiana docente. Não se trata de organizar ferramentas para, em determinados momentos, verificar as aprendizagens das crianças com a intenção de aferir se elas conseguiram ou não atingir determinados objetivos. Ao contrário, a ideia é realizar, ao longo de todo o ano, ações de acompanhamento e de avaliação dos processos e construir uma documentação que subsidie o (re)planejamento dos contextos educativos. Para tanto, o Currículo da RSB sugere a mobilização de quatro valiosas ações de acompanhamento: observar; registrar; interpretar; comunicar.”  (p. 62) Reflexão em grupos e produção coletiva Após a fundamentação teórica, as participantes reuniram-se em pequenos  grupos para analisar exemplos de registros pedagógicos. A partir dessa análise, discutiram duas perguntas centrais: O que enxergamos em relação a processos de aprendizagem das crianças neste registro? O que gostaríamos que as professoras percebessem na análise desta documentação? As contribuições coletivas das coordenações foram sistematizadas em um mural digital. Continuidade do itinerário formativo O encontro integra o percurso iniciado em março, que já contou com reflexões sobre currículo e práticas pedagógicas e sobre as competências formadoras das coordenações pedagógicas. Acesse abaixo as matérias dos dois primeiros encontros: Primeiro encontro (currículo e práticas pedagógicas) Segundo encontro (competências formadoras das coordenações pedagógicas) Ao aprofundar o estudo sobre a documentação pedagógica, a RSB reafirma sua missão de promover uma educação integral e de qualidade, em que cada contato se torna oportunidade de refletir sobre o desenvolvimento das crianças e de valorizar suas conquistas. Esse percurso formativo busca fortalecer as coordenações pedagógicas como lideranças educativas, que, em comunhão com suas equipes, acompanham com atenção e esperança cada criança, à luz do carisma de Dom Bosco e Madre Mazzarello. Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Presenças salesianas do Brasil celebram o aniversário de Dom Bosco

A natividade de São João Bosco, 16 de agosto, é celebrada em todas as obras dos Salesianos de Dom Bosco e das Filhas de Maria Auxiliadora. Mais do que uma data comemorativa, a ocasião é vivida como um momento de renovação do carisma salesiano e de união entre os diversos espaços educativos e pastorais. Como ocorre tradicionalmente, as escolas, obras e inspetorias salesianas promoveram diversas iniciativas para marcar o aniversário e o legado de Dom Bosco. Neste ano, essas iniciativas incluíram desde missas solenes e oratórios festivos até a criação de um livro de colorir inspirado no fenômeno editorial Boob Goods. Confira!   “Bosco Goods” A Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT) celebrou 210 anos de Dom Bosco com entrega do “Bosco Goods”, um livro de colorir comemorativo criado pela Coordenadoria de Comunicação da MSMT. O livro foi entregue aos colaboradores da sede inspetorial na sexta-feira, 15 de agosto, durante o tradicional “Bom Dia”. Junto ao “Bosco Goods”, os colaboradores também receberam um livro sobre a história de Dom Bosco, complementando a celebração dos 210 anos do fundador da Família Salesiana. Com desenhos que retratam a história e missão salesiana em Mato Grosso, o “Bosco Goods” apresenta ilustrações sobre a chegada dos primeiros salesianos a Cuiabá, em 1894, a presença de Dom Bosco junto aos povos indígenas Boe-Bororo e Xavantes, além de homenagens aos Servos de Deus Padre Rodolfo Lunkenbein e Simão Bororo. O material também inclui desenhos do UniSALESIANO de Araçatuba e devoções específicas da Inspetoria, como Santo Afonso Maria de Ligório.   Colégio Salesiano São Gonçalo, MT O Colégio Salesiano São Gonçalo, em Cuiabá, MT, realizou, no dia 15 de agosto, uma programação que uniu a comemoração em memória a São João Bosco e o Dia do Estudante. Organizada pela equipe de Pastoral do Colégio, a ação buscou fortalecer vínculos da comunidade educativa e valorizar o carisma herdado de Dom Bosco. Pela manhã, estudantes do Ensino Médio participaram de uma missa no Santuário Nossa Senhora Auxiliadora. Em seguida, houve a entrega de medalhas das Olimpíadas Salesianas. Já alunos do Fundamental (Anos Iniciais e Finais) participaram do “Intervalo Cultural de Dom Bosco”, com música e participação do mascote “Dom Bosquinho Hannah”. No período da tarde, os estudantes do Fundamental (Anos Iniciais e Finais) também participaram de uma celebração no Santuário Nossa Senhora Auxiliadora. Logo depois, uma nova festa foi realizada, com a premiação das olimpíadas, distribuição de sorvetes e presença do mascote Dom Bosquinho Hannah.   Casa Dom Bosco e dos Salesianos Ampare, MS Os Educandos da Casa Dom Bosco e dos Salesianos Ampare de Campo Grande, MS, se reuniram, no dia 16 de agosto, para uma celebração especial em homenagem ao “Pai e Mestre da Juventude”. A programação iniciou com uma animação promovida pelos pós-noviços do Instituto São Vicente. O momento descontraído deu o tom festivo ao evento, seguido pelo tradicional café da manhã compartilhado entre os participantes. O momento de oração foi conduzido pelo padre Osmar Bezutte, que explicou às crianças presentes o significado da data e a importância de Dom Bosco para a educação salesiana. O ponto alto das atividades culturais foi a apresentação dos alunos de música da Casa Dom Bosco, sob orientação do professor Maycon Vianna. O grupo utilizou diversos instrumentos, incluindo violão, triângulo, ukulele e surdo, demonstrando o trabalho desenvolvido na área musical da instituição.   Paróquia São João Bosco, SP A comunidade da Paróquia São João Bosco, em Lins, SP, celebrou a festa em honra ao Pai e Mestre da Juventude no dia 16 de agosto. Famílias e jovens ocuparam a Matriz paroquial para participar da santa missa solene, presidida por dom João Gilberto de Moura e concelebrada pelo pároco, padre Denílson Bezerra Ferreira. Durante a homilia, o bispo recordou o exemplo de Dom Bosco e destacou a necessidade de viver com confiança em Deus. Após a homilia, os Salesianos Cooperadores renovaram suas promessas diante da comunidade e da Família Salesiana. O gesto reafirmou o vínculo com a missão de educar e evangelizar os jovens. Ao final, a comunidade proclamou com vigor a devoção ao santo fundador.   Colégio Salesiano Dom Bosco, RS O aniversário dos 210 anos de nascimento de Dom Bosco foi celebrado pela comunidade educativa do Colégio Salesiano Dom Bosco de Porto Alegre, RS, com o “Recreio Amigo Especial”, com uma hora de duração. No turno da manhã, as atividades iniciaram no Ginásio de Esportes com acolhida das direções salesiana e executiva, representadas pelo padre Leandro Brum Pinheiro e Flávia Mentges. Padre Leandro apresentou ao grupo a relíquia de Dom Bosco, que o colégio armazena em sua Capela desde 1984. O momento de espiritualidade contou com a participação dos integrantes da Articulação da Juventude Salesiana, que relembraram a história de vida de Dom Bosco e a sua trajetória até a santidade. No turno da tarde, foi realizado um parabéns coletivo a Dom Bosco, com a participação dos alunos da Educação Infantil e do Fundamental (Anos Iniciais e Finais).   Presença salesiana de Goiânia, GO Entre os dias 7 e 16 de agosto, a Presença Salesiana de Goiânia, GO, realizou a Semana de Dom Bosco com atividades que integraram todos os ambientes de missão compostos pela: Paróquia São João Bosco, Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Colégio Salesiano Goiânia, CESAM Goiânia, Oratório Festivo Dom Bosco, Oratório Festivo Bartolomeu Garelli, Centro Juvenil São Domingos Sávio. As duas comunidades paroquiais realizaram a Novena da Natividade de São João Bosco, entre os dias 7 e 15 de agosto. No primeiro dia da novena, houve a missa com a dedicação do novo altar da Paróquia São João Bosco, celebrada pelo arcebispo de Goiânia, dom João Justino. No último dia, a Presença Salesiana de Goiânia também se reuniu para a celebração eucarística com a procissão de encerramento da novena. No dia 16 de agosto, a paróquia celebrou a missa solene e a festa de São João Bosco. No Centro Salesiano do Aprendiz (CESAM) de Goiânia, os adolescentes e jovens do Programa de Socioaprendizagem participaram de uma acolhida dedicada a Dom Bosco. Além do momento de oração e reflexão, os aprendizes também se divertiram em um quiz de perguntas e respostas sobre vida e trajetória de Dom Bosco. As crianças do Salesiano Goiânia tiveram momentos dedicados ao aprendizado sobre a história e os sonhos de São João Bosco, especialmente o dos 9 anos. Além disso, os estudantes também participaram de uma gincana especial e foram surpreendidos quando o “próprio” Dom Bosco apareceu para brincar com eles. Junto à leitura e comentário do evangelho do dia, a acolhida com as famílias dos alunos também abordou ensinamentos de Dom Bosco e suas aplicações na vida da comunidade escolar. Para reunir todos os ambientes de missão em um momento de comemoração e fraternidade, a Presença Salesiana de Goiânia promoveu uma das atividades mais características da identidade carismática: o Oratório Festivo São João Bosco. Ele foi realizado na manhã do dia 16 de agosto, no complexo educativo-pastoral que integra colégio, CESAM e Paróquia São João Bosco. O encontro foi um momento de alegria, partilha e espírito salesiano. A santa missa iniciou a programação, que contou com diversos jogos, brinquedos, brincadeiras e roda de capoeira para as crianças, adolescentes e jovens de todas as casas salesianas. Além da diversão, os participantes também ganharam lanche, pipoca, algodão-doce, picolé e um almoço especial.   Salesiano Recife, PE O Salesiano Recife promoveu uma semana de atividades para celebrar o aniversário de Dom Bosco, mobilizando alunos, famílias, educadores e colaboradores em um clima de entusiasmo e gratidão. O ponto alto da programação foi a santa missa, celebrada pelo padre Ildelsfonso Mesquita, diretor do Salesiano Recife, em ação de graças pela vida e missão de Dom Bosco. A liturgia, marcada por cânticos, orações e participação dos próprios alunos, trouxe à tona a espiritualidade que une a Família Salesiana em todo o mundo.    Salesiano Carpina, PE O Colégio Salesiano Carpina celebrou o aniversário de Dom Bosco, no dia 18 de agosto, com uma celebração que envolveu toda a comunidade escolar. A programação começou com a santa missa, celebrada pelo diretor, padre Rodrigo Menezes, SDB, que apresentou uma reflexão sobre o Pai e Mestre da Juventude. Em seguida, todos participaram de um oratório festivo marcado por muita diversão.   Centro Educacional Dom Bosco, RN O Centro Educacional Dom Bosco em Natal, RN, celebrou o aniversário de Dom Bosco com momentos de fé, fraternidade e festa. A comemoração teve início com um ofício de oração, reunindo a comunidade em espírito de gratidão e esperança, recordando o legado de Dom Bosco na missão de educar e evangelizar os jovens. Em seguida, foi feito um almoço festivo da Família Salesiana, marcado pela partilha, convivência e fortalecimento dos laços de amizade. À noite, a comunidade se reuniu para a santa missa, momento central da celebração, em que todos elevaram suas preces e agradeceram pela vida e obra de Dom Bosco, pedindo que sua missão continue inspirando o trabalho com as crianças, adolescentes e jovens.   Centro Juvenil São João Batista, MT O Centro Juvenil São João Batista em Poxoréu, MT, realizou no último sábado, 16 de agosto, uma festa especial em comemoração à natividade de Dom Bosco. O evento reuniu alunos, educadores, famílias e membros da comunidade salesiana em um dia marcado pela integração, espiritualidade e celebração dos valores educativos deixados pelo santo educador. As atividades tiveram início às 8h da manhã com uma missa solene celebrada para todos os alunos do Centro Juvenil. A celebração eucarística foi presidida pelo padre Guilherme Morales, com a presença do padre Osmar Orotides Resende, diretor da presença salesiana de Primavera do Leste. Durante a missa, foram realizados dois momentos especiais que marcaram a importância da data. Os salesianos cooperadores renovaram suas promessas, reafirmando seu compromisso com a missão educativa e evangelizadora de Dom Bosco. Simultaneamente, as Filhas de Maria Auxiliadora celebraram os 130 anos de presença no Brasil, destacando a rica história da congregação feminina salesiana no país.   Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, PR No dia 16 de agosto, a Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Ponta Grossa, PR, reuniu a comunidade para celebrar os 210 anos do nascimento de São João Bosco. A celebração iniciou pela manhã com uma carreata organizada pelas coordenações de pastorais da comunidade matriz. Fiéis de diferentes comunidades da paróquia participaram com veículos enfeitados e buzinas, percorrendo as principais ruas dos bairros da paróquia. À noite, a comunidade se reuniu para a celebração eucarística em ação de graças, dinamizada pela Articulação da Juventude Salesiana (AJS). A missa foi presidida pelo pároco, padre Renato dos Santos, e concelebrada pelo padre Severino Piccinini, com a presença dos diáconos Augusto Rotta e José Joanir Alves de Oliveira.   Novo Lar, RS No último final de semana, o Novo Lar, em Porto Alegre, RS, promoveu um almoço solidário como parte das celebrações do aniversário de Dom Bosco, reunindo famílias, educadores, jovens e apoiadores em uma grande festa de fé, partilha e solidariedade. A programação contou com a presença da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e da Coordenadoria da Juventude, que ofereceram diversos serviços à comunidade. O almoço, marcado pelo tradicional carreteiro, trouxe não apenas sabor, mas também significado, fortalecendo o espírito de união e esperança. A festa foi enriquecida com atrações musicais, feirinha de panificação, brechó e a alegria das crianças nos brinquedos infláveis.   Centro Juvenil Salesiano, RJ O Centro Juvenil Salesiano - Oratório Mamãe Margarida – promoveu, no dia 16 de agosto, a tradicional "Festa da Família + Dia de Dom Bosco", uma manhã especial marcada por encontros, atividades culturais e muita alegria, reunindo educandos, familiares e educadores. A abertura do evento foi conduzida pelo gerente social, Alexandre, que destacou a importância da participação das famílias na formação das crianças e adolescentes. Em seguida, o coordenador de Pastoral da Presença Salesiana de Niterói, Renato Freitas, guiou um momento de oração e reflexão, lembrando a vida e o legado de São João Bosco. A programação contou com uma emocionante apresentação teatral feita pelas crianças do grupo "Sonho de Dom Bosco". A peça retratou a trajetória inspiradora de Dom Bosco e encantou o público presente. Outro momento de destaque foi a apresentação dos educandos da oficina de capoeira, coordenada pelo Mestre Jabá. Em sua estreia diante do público, os jovens demonstraram talento, disciplina e muito carisma.   Colégio Santa Teresa, MS A comunidade educativa do Colégio Santa Teresa de Corumbá, MS, celebrou os 210 anos de nascimento de Dom Bosco, no dia 15 de agosto, com uma programação organizada junto aos educadores da instituição. As atividades ocorreram no Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora. Pela manhã, os estudantes do Ensino Fundamental I se reuniram em celebração e logo depois houve a santa missa para o Fundamental II e Ensino Médio. À tarde, as crianças do Fundamental I retornaram ao santuário para outra celebração.   Lar Padre Jacó, SC Na sexta-feira, 15 de agosto, aconteceu no Lar Padre Jacó, de Itajaí, SC, a 5ª Edição do Show de Talentos. O evento combinou tradição, homenagem e memória salesiana. A programação começou com a acolhida de todos os convidados e famílias e contou com uma participação especial da Tríade – Cia de Dança de Rua, que na formação atual de seus bailarinos conta com egressos da instituição, descobertos em edições anteriores do Show de Talentos.  As apresentações foram variadas: mostra de desenhos, dança e canto. As apresentações e exposição de desenhos fizeram a alegria dos participantes e espectadores. A música, a arte e a dança, sempre ocuparam lugar de destaque em todas as casas salesianas do mundo inteiro, pois, na pedagogia de Dom Bosco, são consideradas um fator educativo e que tem um grande poder de influenciar para o bem os destinatários.   Boletim Salesiano com informações das Inspetorias Salesianas

Encontro de escolas da RSB fortalece estratégias para a aprendizagem global de língua inglesa

De 11 a 14 de agosto, a sede da Rede Salesiana Brasil (RSB), em Brasília (DF), foi palco do Encontro Estratégico RSB – Escolas, com o tema “Avanços e parâmetros para uma educação global na Rede Salesiana”. O evento reuniu Coordenadores Inspetoriais das Escolas, gestores pedagógicos e integrantes do Grupo de Trabalho (GT) de Internacionalização, sob a coordenação de Anderson Leal, gestor educacional da RSB. O principal objetivo da reunião foi traçar, em conjunto, estratégias que potencializem a aprendizagem da língua inglesa dos estudantes da Rede, aliando competência linguística e vivência cultural. A proposta vai além do domínio da língua: prevê experiências de imersão, intercâmbios e atividades que aproximem os jovens não apenas do idioma, mas também de diferentes culturas, sempre iluminados pelo carisma e pelo espírito salesiano, seja no Brasil ou em outros países. Entre as pautas discutidas, destacou-se a definição de ferramentas de aprendizagem que serão aplicadas de forma unificada em todo o território nacional. Essa atuação integrada garante acesso a recursos de qualidade, promove o compartilhamento de boas práticas entre educadores e amplia as oportunidades de vivências multiculturais para os estudantes. Segundo  Anderson Leal, o fortalecimento da língua inglesa em Rede abre portas para conquistas que ultrapassam os limites da sala de aula. “Além de acelerar o aprendizado, a proposta amplia a presença internacional da RSB, otimiza recursos, permite monitorar resultados com mais precisão e cria um ambiente fértil para que os estudantes desenvolvam empatia, ampliem horizontes e se preparem para um mundo cada vez mais globalizado”, disse o gestor. Ao final do encontro, ficou evidente que unir esforços em torno de um objetivo comum reforça o sentimento de pertencimento e evidencia o impacto positivo da ação coletiva: formar jovens protagonistas, cidadãos globais e comprometidos com os valores humanos. Comunicação da Rede Salesiana Brasil

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