25/10/2024

Vem aí a da Jornada Formativa sobre as Coleções Rotas e Passaporte

Vem aí a da Jornada Formativa sobre as Coleções Rotas e Passaporte
Foto: Divulgação

De 28 a 31 de outubro, Aparecida do Norte (SP) será palco da Jornada Formativa Rotas e Passaporte, uma iniciativa da Rede Salesiana Brasil (RSB) em parceria com a Edebê Brasil, destinada às Coordenações Pedagógicas do Ensino Fundamental Anos Finais e do Ensino Médio das escolas salesianas. Com foco na formação continuada de educadores, o evento abordará práticas pedagógicas e soluções tecnológicas, tendo em vista o fortalecimento do uso das coleções didáticas Rotas e Passaporte nas instituições de ensino.

O primeiro dia de atividades será marcado por uma acolhida feita pelos Diretores Executivos da RSB, Ir. Silvia Aparecida da Silva e Pe. Sérgio Augusto Baldin Júnior, este último também como Diretor Geral da Edebê. Em seguida, a Coordenadora Nacional da Escolas da RSB, Ir. Lucia Jacinta Finassi, e a Gestora Pedagógica da Associação Educacional Irmãs Salesianas de São Paulo, Meily Cassemiro, conduzem o check-in na Jornada, que será seguido pela apresentação do Currículo da RSB: Referencial Institucional para as Práticas Pedagógicas, sob a orientação de Pe. Leandro e Ana Cristina Sofiati, respectivamente Coordenador das Escolas e Gestora Pedagógica da Inspetoria São Pio X, além das reflexões e contribuições da Assessora Pedagógica da RSB, Maria Leoneide Rodrigues, a qual também participou da criação do Currículo da RSB.

No segundo dia do evento, o Gestor Educacional da RSB, Anderson Leal, abordará a integração do socioemocional nas escolas salesianas a partir do tema “Escola em Pastoral: a Salesianidade como base do socioemocional para cuidar das emoções divertidamente”. Renato Rocha, da Litz Consultoria, complementará com uma análise sobre as tendências e desafios do mercado educacional. A programação do dia se encerra com uma tarde cultural em que os participantes contarão com duas visitas: a primeira ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida e a segunda ao Centro Social Salesiano de Pindamonhangaba, onde recentemente foi inaugurada uma réplica da casa de Dom Bosco.

O terceiro dia trará a médica e neuropsicóloga, Leonor Guerra para uma discussão sobre o tema “Neurociência, Prática Pedagógica e Aprendizagem Efetiva”, seguida por uma imersão no ecossistema tecnológico da Edebê, liderada pelo Diretor de Produtos e Serviços da Editora Edebê Brasil, Lauri Cericato, e sua equipe. Os participantes terão a oportunidade de explorar as atualizações da Coleção Rotas e discutir inovações para as práticas em sala de aula.

No último dia, as perspectivas para o Ensino Médio serão apresentadas por Lauri Cericato e a Gestora de Produtos Editoriais da Edebê, Gabriela Palomo Capila de Melo, abordando novos recursos pedagógicos para as coleções didáticas. Anderson Leal e Leoneide Rodrigues encerram as atividades com uma conversa sobre a importância da formação continuada dos educadores.

A Jornada Formativa Rotas e Passaporte promete ser um espaço inspirador para fortalecer o trabalho das Coordenações Pedagógicas, aproximando educadores das melhores práticas e tecnologias para uma educação salesiana ainda mais eficaz.

Escrito por Janaína Lima, Analista de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

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No dia 21 de janeiro, aconteceu em Recife/PE a Jornada Formativa sobre o Currículo da Rede Salesiana Brasil e o Ecossistema Edebê, reunindo mais de 300 educadores das Escolas Salesianas de Pernambuco. O evento foi uma oportunidade para aprofundar o conhecimento sobre o currículo pedagógico da Rede Salesiana e explorar as ferramentas do Ecossistema Edebê, reforçando o compromisso com a excelência no ensino e a formação integral dos alunos. A jornada proporcionou um espaço de aprendizado e troca de experiências entre educadores das inspetorias das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) e dos Salesianos de Dom Bosco (SDB), visando aprimorar práticas pedagógicas e fortalecer o trabalho em rede, com foco na inovação e na qualidade educacional. O gestor de projetores da RSB, Anderson Leal nos disse que o evento tem o objetivo de “fortalecer a nossa ação em Rede, aprofundando as diretrizes essenciais, aquilo que é único em nós e que faz com que o nosso trabalho educativo-pastoral siga uma linha única em qualquer uma das nossas unidades no Brasil. Os educadores que estiveram em Recife deram um show de alegria, entusiasmo, vontade de aprender, interação e sintonia com a nossa proposta Salesiana”. Com a participação ativa dos educadores, a formação foi um momento significativo para o fortalecimento da missão salesiana na educação, reafirmando a importância do trabalho colaborativo e da atualização contínua no contexto educacional atual. Angélica Novais da Comunicação da RSB

Sancionada lei que restringe uso de celulares nas escolas

Lei nº 15.100/2025 busca equilibrar o uso de tecnologias digitais na educação básica. Legislação foi sancionada nesta segunda-feira, 13 de janeiro, pelo presidente da República O projeto de lei que regulamenta a utilização de aparelhos eletrônicos portáteis, incluindo celulares, por estudantes nos estabelecimentos de ensino público e privado da educação básica foi sancionado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, nesta segunda-feira, 13 de janeiro. A medida visa salvaguardar a saúde mental, física e psíquica de crianças e adolescentes, promovendo um ambiente escolar mais saudável e equilibrado. O ministro da Educação, Camilo Santana, participou da cerimônia.  De acordo com a Lei nº 15.100/2025, é vedado o uso de aparelhos eletrônicos portáteis pessoais durante aulas, recreios e intervalos em todas as etapas da educação básica. A vedação não se aplica ao uso pedagógico desses dispositivos. As exceções são permitidas apenas para casos de necessidade, perigo ou força maior. A lei também assegura o uso desses dispositivos para fins de acessibilidade, inclusão, condições de saúde ou garantia de direitos fundamentais.   O objetivo da lei não é proibir o uso de celulares, mas proteger nossas crianças e adolescentes por meio da restrição a esses aparelhos.” Camilo Santana, ministro da Educação  “O objetivo da lei não é proibir o uso de celulares, mas proteger nossas crianças e adolescentes por meio da restrição a esses aparelhos”, disse Santana. “O celular só poderá ser utilizado nas salas de aula para fins pedagógicos e com orientação dos professores. Também não será permitido durante os intervalos, com a finalidade de estimular e fortalecer a integração entre os alunos. Nossos jovens têm muito acesso à internet e a aparelhos próprios, o que atrapalha no sono, na interação social e na concentração, por isso essa lei é tão importante”, completou.  Uso pedagógico – A norma determina que o uso dos celulares e de qualquer tecnologia em sala de aula deve ser pautado por uma intencionalidade pedagógica clara. Primeiramente, exige um planejamento consciente e direcionado do professor para que a tecnologia atenda a objetivos educacionais específicos. Em seguida, a tecnologia deve ser utilizada como meio, e não como fim, servindo para potencializar a aprendizagem e não como distração ou elemento isolado. Outro ponto essencial é a necessidade de promover uma reflexão crítica sobre o uso das tecnologias, ajudando estudantes e professores a compreenderem seu papel e impacto no processo educativo.   “O CNE vai fazer uma resolução que oriente as redes e escolas como fazer todo esse processo, sem parecer uma opressão contra os estudantes”, informou a presidente da Câmara de Educação Básica (CEB) do Conselho Nacional de Educação (CNE), Maria do Pilar Lacerda. “A escola é um ambiente de interação social, que deve criar espaços para que as crianças aprendam e se desenvolvam em comunidade. Além disso, também é fundamental que as famílias estejam engajadas nesse projeto e auxiliem crianças e adolescentes a se adaptarem a essa nova realidade.”  Na visão da secretária de Educação Básica, Kátia Schweickardt, a medida reforça a necessidade de promover uma educação digital crítica, que incentive o uso equilibrado, seguro e responsável das tecnologias. “A nova lei vem para restringir o uso desequilibrado — que prejudica a atenção dos estudantes, além de reduzir momentos valiosos de brincadeiras e conversas entre eles”, considerou.   A legislação estabelece, ainda, que as redes de ensino e escolas implementem estratégias para tratar da saúde mental dos estudantes, oferecendo treinamentos periódicos para prevenção e detecção de sinais de sofrimento psíquico e mental relacionados ao uso excessivo de dispositivos digitais. Também devem ser criados espaços de escuta e acolhimento para estudantes e funcionários.   Os estados e municípios, em parceria com as comunidades escolares, serão responsáveis por definir os formatos mais adequados para a implementação da lei, considerando as particularidades locais. O Ministério da Educação (MEC) garantirá o apoio técnico às redes de ensino para que a adaptação às novas normas seja tranquila e eficiente. Em breve, também vai lançar materiais de orientação, ações de comunicação e formação às redes.   Fonte: Ministério da Educação - MEC

Estudantes da Rede Salesiana alcançam excelência na redação do Enem 2024

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram nesta segunda-feira, 13 de janeiro, os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Entre os participantes, apenas 12 estudantes em todo o país alcançaram a nota máxima de 1.000 pontos na redação. Mais de 200 alunos das escolas salesianas de todo o país obtiveram excelentes resultados, com notas entre 800 e 980 na prova de redação, demonstrando a qualidade do ensino e a dedicação dos estudantes.  Parabenizamos todos os alunos pelo empenho e pelas conquistas alcançadas, reafirmando nosso compromisso com a excelência educacional e a formação integral dos jovens. Comunicação da Rede Salesiana Brasil

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