27/03/2024

Vem aí a Jornada Formativa – GIROLHAR

Vem aí a Jornada Formativa – GIROLHAR
Foto: Divulgação

De 02 a 05 de abril, o Centro de Eventos do Hotel Rainha do Brasil, em Aparecida (SP), sediará a Jornada Formativa para as Coordenações Pedagógicas da Educação Infantil, promovida pela Rede Salesiana Brasil, em parceria com a sua Editora Edebê. O evento tem como principal objetivo qualificar as Coordenações Pedagógicas das escolas salesianas para atuarem como agentes formadores das(os) educadoras(es), mentoreando-as(os) de forma sistemática para tornar mais efetivo o trabalho com a Coleção GIROLHAR.

No decorrer da Jornada, serão abordados temas atuais e relevantes, identificados como prioritários nas escutas às Coordenações Pedagógicas. Os participantes terão a oportunidade de conhecer as atualizações da Coleção GIROLHAR e de ampliar os debates, as reflexões, as partilhas e as construções colaborativas.

Cada dia do evento será norteado por um tema geral que guiará as ações. O primeiro dia terá como tema principal: “Olhar e semear as infâncias de mãos dadas com os educadores e as lideranças que (des)aprendem-aprendem-(re)aprendem…” e contará com as contribuições da fundadora da Pedagogia Subjetividade e Mestra em Formação de Formadores pela PUC/SP, Tais Romero, que comandará dois momentos com os participantes, trabalhando o tema “Concepção de infâncias nas abordagens participativas” e “O papel da Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil / O papel do educador da Infância na atualidade”.

O segundo dia do evento trará o tema “Olhar e cultivar a Pedagogia Salesiana Contemporânea, planejando, avaliando e documentando…” e a manhã será comandada pelo Coordenador das Escolas da Inspetoria São Pio X, Pe. Leandro Brum, juntamente com Ana Cristina Sofiati, sobre o tema “Referenciais institucionais da Educação Infantil da RSB: Currículo e Diretrizes”. Ainda na manhã deste dia, os participantes contarão com uma visita à Basílica de Nossa Senhora Aparecida. No período da tarde, a Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), Bruna Ribeiro, comandará a palestra “A escuta como fundamento do planejamento e da documentação pedagógica”.

As ações do terceiro dia da Jornada Formativa serão norteadas pelo tema “Olhar e colher novos giros cirandando os ponteiros do tempo, os cantos dos espaços e as miudezas do cotidiano…”. O período da manhã será comandado pela Especialista no referencial sócio interacionista e construtivista da PUC e USP, Silvana Rossi, e a Especialista, Mestra e Doutoranda em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Márcia Bertoletti, que trabalharão o tema “Atualizações da Coleção GIROLHAR para as Etapas 2, 3, 4 e 5 da Educação Infantil”. No período da tarde, a palestra sobre o tema “Criando ambientes de aprendizagem” será comandada pela Doutora em Educação pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação da PUC-SP, Karine Ramos.

O último dia do evento trará como tema geral norteador das ações “Olhar e espalhar mais as sementes formativas que florescem e giram em solos férteis e frutuosos”. As ações do dia serão comandadas pela Mestra da USP e Arte-Pedagoga Contemporânea pela UNICAMP, Meily Moany, juntamente com a Especialista em Educação, Caroline Cardoso, que comandarão o momento “Giroaquário: Girolhar os contextos educativos e delinear caminhos para a formação das educadoras das infâncias”.

Em cada um dos dias, os momentos de Acolhida e Boa noite de cada dia serão comandados pelos Coordenadores e Coordenadoras Inspetoriais das Escolas Salesianas. Confira mais detalhes na página oficial do evento.

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

 

Mais Recentes

Palestra sobre inteligências múltiplas para alunos do Ensino Médio

A teoria das Inteligências Múltiplas (IM) de Howard Gardner e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) têm pontos em comum, como a valorização do desenvolvimento de habilidades. A Rede Salesiana valoriza as múltiplas habilidades dos estudantes, que são desenvolvidas por meio de metodologias ativas e aprendizagem criativa. Nessa perspectiva a coordenação pedagógica do Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora de Aracaju, realizou a palestra “Neurociência” para alunos da 1ª e 2ª série do Ensino Médio.  A palestra abordou duas temáticas importantes para os estudantes: “Neurociência e múltiplas habilidades” ministrada pelo diretor do Campus de Medicina - UFS Lagarto, Prof. Dr. Makson Oliveira; e “Neurociência e aprendizado eficaz”, apresentada pelo professor e enfermeiro Jorge Costa.  Conforme o Prof. Dr. Makson Oliveira, o estímulo cerebral é uma forma de incentivar o estudante a melhorar o desempenho escolar. “Estimular diferentes áreas do conhecimento como a matemática, música, esportes, cultura e arte faz com que o estudante tenha contato direto com essas atividades, e a partir disso, ele consegue desenvolver habilidades, direcionando o foco e encontrando motivação; quando ele encontra motivação e emoção, ele consegue desenvolver múltiplas habilidades”, explicou o professor. Durante o evento, os especialistas compartilharam seus conhecimentos na área, experiências profissionais, pesquisas universitárias, dados científicos e também responderam aos questionamentos dos estudantes. Além disso, explicaram de forma clara quais são as inteligências múltiplas? linguística; lógico-matemática; musical; espacial; corporal cinestésica; interpessoal e intrapessoal.  Além de resolver as dúvidas dos alunos, os palestrantes apresentaram dicas e exemplos de como melhorar o desempenho escolar, utilizando técnicas de aprendizagem específicas.  Para o estudante Pedro Henrique da 1ª Série do Ensino Médio, a palestra agregou conhecimentos práticos para a rotina de estudos, “A temática apresentada vai me ajudar a lidar com o aprendizado, porque eu  tenho muita dificuldade na área de exatas. E tenho certeza que praticando mais e treinando meu cérebro vou conseguir melhorar nos esstudos'', expressou o estudante.  A teoria das inteligências múltiplas pode ajudar a compreender que cada aluno tem diferentes aptidões, o que contribui para o desenvolvimento do seu projeto de vida. “Havia uma ideia por parte dos alunos de que se nasce com habilidades e poucos conseguem desenvolver habilidades. Mas, os autores e obras que estamos trabalhando em sala de aula demonstram o contrário, ou seja, qualquer pessoa pode desenvolver as habilidades através da prática e dedicação ao longo da vida. Por isso, trouxemos esses dois especialistas que apresentaram com maestria a temática proposta”, ressaltou a professora de língua portuguesa e projeto de vida Gilvanete Barros.Fonte: Jeová Cardoso - Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora de Aracaju

Ação Social da ISJB realiza 1º Encontro de Formação em Salesianidade para Educadores

Entre os dias 7 e 10 de abril, em Barbacena (MG), aconteceu o 1º Encontro de Formação em Salesianidade para Educadores das obras sociais salesianas da Inspetoria São João Bosco. O evento teve como inspiração o tema da Estreia 2025: “Ancorados na esperança, movidos pela alegria e pelo amor.” O principal objetivo do encontro foi proporcionar uma formação significativa, fortalecendo a vivência da Salesianidade e da Pedagogia Salesiana no cotidiano dos educadores — em suas ações, nas relações com as equipes e no acolhimento dos educandos e suas famílias. A programação foi organizada a partir dos pilares que sustentam a missão salesiana: Casa que acolhe, Paróquia que evangeliza, Escola que encaminha para a vida e Pátio onde se encontra com os amigos. Durante os quatro dias, temas fundamentais foram aprofundados, como o cuidado com quem cuida, a importância do estar inteiro na vida e na missão, o valor do brincar no desenvolvimento humano e da assistência-presença. Foi um tempo de reencontro com a própria vocação educativa e com a alegria de ser presença transformadora. Depoimentos de participantes refletem a profundidade dessa experiência: “Retorno com a bagagem cheia de aprendizados, tanto pessoais quanto profissionais.” — Reinaldo Junio Farias, CESAM GO “O diferencial deste encontro foi que nada nos foi imposto. Tudo aconteceu de forma leve, com muita familiaridade.” — Adriana Pompermayer, CESAM ES “Eu não estava bem antes de vir. Compartilhei aqui dores que nunca dividi nem com amigos. Quero levar essa Vitória falante, participativa, para o Centro Juvenil. Levo vocês no meu coração.” — Vitória Maria da Silva Campos, Centro Juvenil Pará de Minas O encontro não apenas formou, mas também fortaleceu vínculos, despertou esperanças e renovou a missão de ser sinal do amor de Deus na vida de tantos jovens. ‍Por Andressa Lima

Basquete sobre rodas emociona e inspira estudantes do Colégio Castelo de Macaé

O Ginásio Dom Bosco do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, em Macaé (RJ), foi palco de uma vivência rara, tocante e, acima de tudo, transformadora. Dando continuidade a uma série de atividades sobre “Conscientização e Inclusão”, iniciada em março, o time Paralímpico de basquete em cadeira de rodas de Macaé — o Macaé Paralímpico — realizou, no primeiro sábado letivo do ano, uma apresentação especial para os estudantes do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. Na oportunidade, os atletas trouxeram mais do que jogadas e arremessos: deram um ‘show’ de humanidade, força e empatia. Fundado em 2007, o Macaé Paralímpico é um dos principais expoentes do basquete sobre rodas no Estado do Rio, com um legado que ultrapassa as quadras. “Nosso trabalho vai muito além do esporte. A gente transforma vidas”, afirmou o técnico Antônio Gripp, que também é Ex-Aluno do Instituto Salesiano. Durante a atividade, os Alunos e a Equipe pedagógica não só assistiram a uma partida como também puderam experimentar a prática do esporte adaptado. Para João Barcelos, Coordenador do Macaé Paralímpico, o encontro reforça o poder do esporte como ferramenta educativa. 

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede
Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil