21/10/2024

Vem aí o III Fórum Salesiano pelo Pacto Educativo Global

Vem aí o III Fórum Salesiano pelo Pacto Educativo Global
Foto: Divulgação

Nos dias 22 e 23 de outubro, a Rede Salesiana Brasil (RSB) realizará o III Fórum Salesiano pelo Pacto Educativo Global, evento que visa fortalecer o compromisso das Comunidades Educativo-Pastorais com os princípios do Pacto Educativo Global, promovido pelo Papa Francisco. O fórum, que envolve estudantes, educadores e gestores de escolas salesianas de todo o país, tem como foco discutir a construção de um novo humanismo por meio da educação, orientado para as futuras gerações.

O objetivo principal do fórum é proporcionar um espaço para que os estudantes partilhem suas visões e sonhos sobre o impacto que desejam gerar no mundo, conectando essas aspirações ao papel da escola salesiana em suas jornadas. Além disso, o evento busca promover diálogos sobre o Pacto Educativo Global e o Sínodo Salesiano dos Jovens, ampliando as reflexões sobre a educação integral.

A programação será dividida em dois dias. No dia 22 de outubro, as atividades serão presenciais e ocorrerão nas próprias escolas, com a orientação das Coordenações locais e da Coordenação Nacional das Escolas da RSB. Já no dia 23, o evento será realizado de forma virtual, via Zoom, reunindo todas as escolas salesianas do Brasil.

O segundo dia do fórum terá início às 14h30 com um momento de acolhida e oração conduzido pela Coordenadora Nacional das Escolas Salesianas, Irmã Lucia Jacinta Finassi; Coordenadora Nacional para a Pastoral Juvenil Salesiana, Ir. Claudiane Cavalcante, e pelo Irmão Manoel Messias. A sequência do evento incluirá uma conversa entre jovens sobre o Projeto de Vida, conduzida por Lucas Diel Giliane e Giuliane Restini Vecchi Marques, seguida de uma partilha de histórias de vida na escola salesiana.

Os debates nas salas simultâneas serão guiados por uma pergunta central: “De que formas a escola salesiana pode ajudá-los a realizar seus sonhos?”, permitindo que os estudantes expressem suas expectativas e colaborem com propostas sobre o papel da escola na concretização de seus objetivos. O encerramento, previsto para as 16h55, contará com agradecimentos finais da Irmã Claudiane Cavalcante.

Com essa iniciativa, a Rede Salesiana Brasil reafirma seu compromisso com uma educação transformadora, baseada nos valores do Pacto Educativo Global e na promoção de um ambiente que estimule o protagonismo juvenil e o desenvolvimento integral de seus estudantes para a formação de “bons cristão e honestos cidadãos”.

Escrito por Janaína Lima, Analista de Comunicação da Rede Salesiana Brasil 

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AJS do Colégio Auxiliadora vivencia a Páscoa Juvenil

Entre os dias 11 e 13 de abril, mais de 30 adolescentes e jovens da Articulação da Juventude Salesiana (AJS) estiveram reunidos no Colégio Auxiliadora, de Campo Grande (MS), para participar da Páscoa Juvenil. A Páscoa Juvenil é uma proposta do Âmbito da Pastoral da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), na qual os jovens podem vivenciar de forma mais intensa a preparação para a grande solenidade da Páscoa do Senhor. As atividades iniciaram na sexta-feira (11), com a Via-Sacra luminosa, um momento em que os jovens fizeram memória dos últimos instantes de Jesus na cruz. Em cada estação da Via-Sacra foi feito um paralelo com a cruz da humanidade hoje, trazendo presente uma forte reflexão sobre o tema da Campanha da Fraternidade deste ano: Fraternidade e Ecologia Integral. A Via-Sacra finalizou com a adoração da Cruz na capela do Colégio, outro momento significativo de proximidade com Jesus crucificado, no qual, com cantos e silêncio orante, cada jovem teve o seu momento de oração pessoal. Para finalizar a noite de oração, houve ainda uma Adoração Eucarística, momento de especial intimidade com Deus. Depois de todo este tempo de oração, os jovens compartilharam o jantar e, em seguida, um tempo de alegria e descontração com jogos e brincadeiras. No sábado pela manhã (12), depois do café, houve dois momentos distintos. Um primeiro, no qual os jovens rezaram a dimensão da cruz em quatro estações: “a cruz de Cristo, a cruz do mundo, a cruz da juventude e a minha cruz”. Num segundo momento, foi rezada a dimensão da esperança em três estações: “a esperança do mundo, a esperança da juventude e a minha esperança”; todas juntas se inserem na esperança de Cristo, luz do mundo. Durante todo esse percurso feito durante a manhã, foi ressaltada a essencialidade da vida cristã, que é a esperança na Ressurreição, que dá sentido para a cruz e sustenta a caminhada do ser humano na construção de um mundo melhor. Depois de toda essa reflexão, os jovens almoçaram na comunidade onde residem as Irmãs Salesianas: um momento de integração, alegria e convivência. Em seguida, o grupo dirigiu-se para a comunidade Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, onde pode participar da animação de um Oratório Festivo. Os jovens tiveram a oportunidade de doar um pouquinho de seu tempo e do seu carinho para estar com as crianças, os preferidos de Deus. Com elas jogaram, brincaram e interagiram no estilo salesiano. No final do Oratório, entregaram as cestinhas de doces preparadas por eles com as doações feitas pelos estudantes e famílias do Colégio Auxiliadora. Alegres pela tarde tão cheia de vida e carinho que vivenciaram, os jovens retornaram para o Colégio, onde jantaram também na comunidade das Irmãs. Depois do jantar, houve uma linda partilha de vida, em que cada um pode expressar o que mais lhe tocou nos momentos de oração e reflexão e na tarde do Oratório. As partilhas foram riquíssimas e intensas, demonstrando a capacidade de interiorização de cada um. A noite terminou com um luau em torno da fogueira, com reflexão e cantos. No último dia de encontro (13), os jovens participaram da Celebração Eucarística no Instituto Missionário São José. A missa foi presidida pelo Salesiano, padre Aldir da Silva. A missa com a procissão de Ramos foi a culminância de toda essa vivência e marcou o início efetivo da Semana Santa que agora poderá ser vivenciada com maior consciência e sentido pelos jovens.  Após a missa, o grupo retornou ao Colégio para organizar suas coisas e então retornar às suas casas. Fonte: Inspetoria Nossa Senhora Aparecida

Professora apresenta estudo sobre os 150 anos da Primeira Expedição Missionária Salesiana

Trabalho resgata raízes históricas da missão salesiana na América do Sul e propõe reflexão sobre os desafios contemporâneos da evangelização juvenil A educadora e salesiana cooperadora Letícia Magrini (25) apresentou recentemente sua dissertação de especialização em Salesianidade, na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). O tema da dissertação é “150 anos da Primeira Expedição Missionária: Educação e Evangelização além das fronteiras”. O trabalho, que marca as comemorações do sesquicentenário da missão salesiana na América do Sul, é uma profunda reflexão sobre a origem, o desenvolvimento e o legado da primeira iniciativa missionária da Congregação Salesiana fora da Europa, realizada em 1875. Letícia, que atua como professora do Ensino Fundamental na rede pública de Piracicaba, SP, tem uma longa trajetória ligada ao carisma salesiano. Desde a infância vivida no Oratório São Mário até seu atual papel como formadora do Centro Local São Mário e secretária do Conselho Inspetorial da Articulação da Juventude Salesiana (AJS), sua história é entrelaçada com a missão de Dom Bosco. “É simplesmente impossível falar de mim sem falar de Dom Bosco”, afirma a autora na apresentação de sua biografia. A dissertação parte da análise do contexto histórico da Primeira Expedição Missionária, quando Dom Bosco enviou um grupo de dez salesianos liderados por dom Giovanni Cagliero à Argentina. O estudo revisita o sonho missionário que motivou Dom Bosco a lançar-se na evangelização da Patagônia e examina os impactos da chegada dos salesianos à América Latina, tanto entre os imigrantes italianos quanto entre os povos indígenas da região. O trabalho foi desenvolvido com base em três disciplinas do curso de Pós-Graduação em Salesianidade: Identidade Salesiana, Dom Bosco e seu Tempo e Elementos Pedagógicos Salesianos. Nele, Letícia evidencia como os pilares do Sistema Preventivo — razão, religião e amorevolezza — estiveram presentes desde o início da missão, moldando uma prática pedagógica que se consolidou ao longo dos anos. A pesquisadora também estabelece paralelos entre os desafios enfrentados pelos primeiros missionários e as exigências contemporâneas da pastoral juvenil, destacando a necessidade de uma presença educativa constante, próxima e adaptada às realidades atuais dos jovens, inclusive no ambiente digital. Para Letícia, o estudo tem como objetivo não apenas revisitar o passado, mas inspirar as novas gerações salesianas: “A missão salesiana permanece atual, adaptando-se às novas realidades sem perder a essência do carisma de Dom Bosco”. O trabalho conclui destacando a importância de manter viva a memória histórica da Congregação, para que ela continue a formar “bons cristãos e honestos cidadãos”, como desejava seu fundador. A dissertação de Letícia Magrini se soma às muitas iniciativas que, neste ano jubilar, buscam valorizar o legado missionário salesiano e renovar o compromisso com a juventude. O documento serve como um convite ao aprofundamento da identidade salesiana e à continuidade da missão educativa e evangelizadora nas periferias geográficas e existenciais do mundo contemporâneo.   Sobre a dissertação A dissertação de especialização em Salesianidade, elaborada por Letícia Magrini, propõe uma análise interdisciplinar a partir de três eixos do curso de pós-graduação: Identidade Salesiana, Dom Bosco e seu Tempo e Elementos Pedagógicos Salesianos, com o objetivo de compreender o impacto histórico, pastoral e educativo da missão salesiana na América do Sul. Na introdução, a autora apresenta o contexto da expedição, marcada pelo envio de dez missionários salesianos liderados por dom Giovanni Cagliero à Argentina, concretizando o desejo de Dom Bosco de expandir sua obra além da Europa. O trabalho busca resgatar essa experiência fundadora, articulando-a com os desafios atuais da missão salesiana, especialmente na evangelização e educação dos jovens. O primeiro capítulo aborda o “sonho missionário” de Dom Bosco, interpretado como experiência mística e pedagógica. O sonho revela um método evangelizador baseado na proximidade, na acolhida e no uso da espiritualidade mariana, diferenciando-se de abordagens colonizadoras. A presença dos jovens e o uso do Sistema Preventivo são destacados como elementos centrais. No segundo capítulo, Letícia contextualiza historicamente a expedição, destacando a migração italiana para a América do Sul e a necessidade de assistência religiosa e educativa. São apresentados os preparativos meticulosos realizados por Dom Bosco, a aceitação da missão com o apoio do Papa Pio IX, e a recepção dos primeiros missionários em Buenos Aires, onde iniciaram atividades pastorais e educativas, especialmente com imigrantes e indígenas. O terceiro capítulo apresenta os perfis dos missionários escolhidos, jovens salesianos preparados espiritualmente e linguisticamente para a missão. A autora descreve a cerimônia de envio realizada em Valdocco, ressaltando o simbolismo da despedida e o espírito de sacrifício e entrega dos primeiros enviados. O quarto capítulo discute os desafios missionários de ontem e hoje. Letícia compara as dificuldades enfrentadas no século XIX com os desafios da pastoral juvenil no mundo contemporâneo, marcado por relações líquidas, exclusão social e novas linguagens culturais e digitais. A autora reforça a atualidade do Sistema Preventivo e da espiritualidade mariana como caminhos eficazes de evangelização. Por fim, nas considerações finais, Letícia Magrini destaca que a Primeira Expedição Missionária Salesiana consolidou o carisma de Dom Bosco e serviu como modelo para a expansão da Congregação. O trabalho reafirma a educação como meio privilegiado de evangelização e transformação social, mostrando que a missão salesiana continua viva e necessária, adaptando-se aos novos tempos sem perder sua essência. A dissertação fundamenta-se em fontes salesianas clássicas e atuais, como as Memórias Biográficas de São João Bosco, obras de Lenti, Braido e D’Espiney, e reforça a importância de preservar a memória histórica para inspirar a missão educativa da Família Salesiana nas realidades contemporâneas. Fonte: Missão Salesiana de Mato Grosso – MSMT  

Estudante do Colégio Salesiano Balneário Camboriú escolhe “Amigos do Identità” como tema de aniversário

No último dia 2 de março, a estudante Eloá Durante Vivan, do segundo ano do Ensino Fundamental do Colégio Salesiano Balneário Camboriú, celebrou seu oitavo aniversário de uma forma encantadora e inspiradora: com uma festa cujo tema foi “Amigos do Identità”, iniciativa que faz parte do Projeto Identità da Rede Salesiana Brasil. Com um brilho nos olhos e muita empolgação, foi a própria Eloá quem escolheu o tema. Ao compartilhar a ideia com os pais, a pequena não hesitou: “Mãe, eu já escolhi o tema do meu aniversário, vai ser de Dom Bosquinho”, disse. Para ela, Dom Bosco não é apenas um personagem da escola, mas um educador exemplar, pai e mestre da juventude, além de fundador do “Salê” — forma carinhosa como ela se refere ao Colégio Salesiano. A mãe da estudante, Isadora Durante, contou emocionada como percebe o impacto da proposta educativa salesiana na vida da filha. “É emocionante e gratificante ver nossos filhos crescendo na fé, entendendo assim tão pequenos que o caminho de Jesus é o melhor para nossa vida”, afirma. O Projeto Identità, que integra os conteúdos da Coleção Nautas da editora Edebê Brasil, tem como objetivo aproximar as crianças da vida de Jesus e da espiritualidade salesiana, por meio de personagens lúdicos como Dom Bosco, Madre Mazzarello, o cão Grigio e a Turminha Salesiana. E é exatamente esse universo de fé e alegria que despertou o coração da pequena Eloá. “Aprender valores cristãos na escola faz acender a luz da curiosidade e o desejo de querer sempre mais”, completa Isadora. A família participa ativamente da vida cristã com os filhos: as crianças são coroinhas, fazem catequese infantil e participam de grupos de oração. A escolha do tema da festa é uma expressão concreta do quanto o cotidiano escolar pode moldar de maneira positiva os afetos, os sonhos e as escolhas das crianças. “Com toda certeza, podemos afirmar que essa ideia do aniversário veio por causa do Colégio Salesiano”, finaliza a mãe, com gratidão. Para a Rede Salesiana Brasil, testemunhos como o da família Vivan são sinais do quanto projetos como o Identità tocam corações e fortalecem a missão de evangelizar com alegria, carinho e sentido. Angélica Novais da Comunicação da Rede Salesiana Brasil

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