Vem aí o III Fórum Salesiano pelo Pacto Educativo Global
21/10/2024

Vem aí o III Fórum Salesiano pelo Pacto Educativo Global

Vem aí o III Fórum Salesiano pelo Pacto Educativo Global
Foto: Divulgação

Nos dias 22 e 23 de outubro, a Rede Salesiana Brasil (RSB) realizará o III Fórum Salesiano pelo Pacto Educativo Global, evento que visa fortalecer o compromisso das Comunidades Educativo-Pastorais com os princípios do Pacto Educativo Global, promovido pelo Papa Francisco. O fórum, que envolve estudantes, educadores e gestores de escolas salesianas de todo o país, tem como foco discutir a construção de um novo humanismo por meio da educação, orientado para as futuras gerações.

O objetivo principal do fórum é proporcionar um espaço para que os estudantes partilhem suas visões e sonhos sobre o impacto que desejam gerar no mundo, conectando essas aspirações ao papel da escola salesiana em suas jornadas. Além disso, o evento busca promover diálogos sobre o Pacto Educativo Global e o Sínodo Salesiano dos Jovens, ampliando as reflexões sobre a educação integral.

A programação será dividida em dois dias. No dia 22 de outubro, as atividades serão presenciais e ocorrerão nas próprias escolas, com a orientação das Coordenações locais e da Coordenação Nacional das Escolas da RSB. Já no dia 23, o evento será realizado de forma virtual, via Zoom, reunindo todas as escolas salesianas do Brasil.

O segundo dia do fórum terá início às 14h30 com um momento de acolhida e oração conduzido pela Coordenadora Nacional das Escolas Salesianas, Irmã Lucia Jacinta Finassi; Coordenadora Nacional para a Pastoral Juvenil Salesiana, Ir. Claudiane Cavalcante, e pelo Irmão Manoel Messias. A sequência do evento incluirá uma conversa entre jovens sobre o Projeto de Vida, conduzida por Lucas Diel Giliane e Giuliane Restini Vecchi Marques, seguida de uma partilha de histórias de vida na escola salesiana.

Os debates nas salas simultâneas serão guiados por uma pergunta central: “De que formas a escola salesiana pode ajudá-los a realizar seus sonhos?”, permitindo que os estudantes expressem suas expectativas e colaborem com propostas sobre o papel da escola na concretização de seus objetivos. O encerramento, previsto para as 16h55, contará com agradecimentos finais da Irmã Claudiane Cavalcante.

Com essa iniciativa, a Rede Salesiana Brasil reafirma seu compromisso com uma educação transformadora, baseada nos valores do Pacto Educativo Global e na promoção de um ambiente que estimule o protagonismo juvenil e o desenvolvimento integral de seus estudantes para a formação de “bons cristão e honestos cidadãos”.

Escrito por Janaína Lima, Analista de Comunicação da Rede Salesiana Brasil 

Mais Recentes

Atletas do Salesiano Dom Bosco conquistam medalhas e melhores marcas no Troféu Sérgio Silva

Entre os dias 26 e 28 de março, os alunos do Salesiano Dom Bosco marcaram presença no Campeonato Nordeste de Natação, o “Troféu Sérgio Silva”, realizado no Parque Aquático do Complexo Esportivo Santos Dumont, em Recife/PE. Representando com excelência o Salesiano RN, os educandos brilharam dentro e fora das piscinas! Um dos grandes destaques foi o atleta Guilherme Lemos Fontoura, da categoria Juvenil 1 (15 anos), que conquistou nada menos que 5 medalhas, sendo: ouro nos 50m e 100m nado peito e 100m nado costas, prata nos 200m nado peito e bronze nos 100m nado borboleta. Também celebramos o desempenho dos alunos Davi Fernandes, Lucas Bianchi e Layla Gomes, que deram um show e retornaram com suas melhores marcas pessoais! Sob a orientação dos professores Bernardo Moraes e Allyson Allan, nossos atletas seguem evoluindo e mostrando que o trabalho em equipe entre escola, família e educandos gera grandes conquistas. “Participamos em igualdade com os melhores atletas do Nordeste. Voltamos felizes e motivados para continuar crescendo”, destacam os educadores.   Fonte: Cileide Siqueira - Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga

Premiação da Olimpíada OBMEP Mirim no Colégio Salesiano Região Oceânica

Com a intenção de valorizar a participação e o engajamento de alunos dos Anos Iniciais em Olimpíadas Pedagógicas, o Colégio Salesiano Região Oceânica realizou a premiação da OBMEP Mirim 2025, no evento “Família na Escola”, que aconteceu no último sábado, 28 de março. Na programação do evento, estudantes que atualmente estão no 3º ao 6º ano do Ensino Fundamental receberam seus certificados de Ouro, Prata e Bronze e um bottom temático “Fera da Matemática”. De acordo com a organização, a principal motivação para a criação da Olimpíada Mirim é garantir que alunos mais novos, do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais, de escolas públicas e privadas do país, possam vivenciar a experiência olímpica tais quais os alunos participantes da OBMEP tradicional (6º ano à 3ª série do Ensino Médio). Parabenizamos os contemplados e seus familiares e aplaudimos o comprometimento com o conhecimento e a paixão pela Matemática. Fonte: Ruan Costa - Inspetoria São João Bosco

Colégio Salesianas Gravatá mobiliza alunos e famílias em projeto ecológico “Óleo que Transforma”.

Projeto incentiva alunos e comunidade a reciclar óleo de cozinha usado para produzir sabão ecológico e detergente, unindo educação ambiental, aprendizado científico e solidariedade para ajudar famílias em situação de vulnerabilidade. Uma iniciativa que une educação ambiental, solidariedade e participação comunitária está mobilizando alunos e famílias em Gravatá. O Colégio Salesianas Gravatá desenvolve o projeto “Óleo que Transforma”, que incentiva a coleta de óleo de cozinha usado para produção de sabão ecológico e detergente líquido. A proposta envolve estudantes do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, que arrecadam o óleo em suas casas e participam de atividades educativas, oficinas e experimentos com abordagem científica, conduzidos pelos professores. Além de estimular a consciência ambiental, o projeto também promove o aprendizado prático de conceitos ligados à química, sustentabilidade e reaproveitamento de resíduos, mostrando como pequenas atitudes podem gerar impactos positivos para a sociedade. Como parte da ação, a escola convida a comunidade a participar do projeto por meio da doação de materiais que serão utilizados no processo de coleta e produção. Podem ser entregues garrafas PET de 2 litros, 1 litro, 500 ml ou 750 ml, óleo de cozinha usado, caixas de sapato e caixas de papelão. As doações foram realizadas até o dia 28 de março, nos pontos de coleta localizados no Colégio Salesianas ou na Secretaria da Paróquia Sant’Ana, em Gravatá. Os produtos confeccionados a partir do óleo reciclado serão destinados a famílias em situação de vulnerabilidade, reforçando o caráter solidário da iniciativa. Segundo a organização do projeto, a ação pretende formar estudantes mais conscientes sobre o cuidado com o meio ambiente e com a chamada “Casa Comum”, conceito presente nas reflexões ambientais do Papa Francisco. A culminância do projeto acontecerá no dia 10 de abril, às 8h, quando será realizada a entrega dos produtos às famílias contempladas, em um momento que reunirá escola, estudantes e comunidade. Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo telefone (81) 99792-0013 ou presencialmente na Av. Joaquim Didier, 197 – Cruzeiro, Gravatá – PE, CEP 55644-190. Também é possível acompanhar as ações do projeto pelos perfis no Instagram @salesianasgravata e @oleoquetransformasalesianas. A direção da escola também convida a imprensa e a comunidade a conhecer e acompanhar o projeto, que busca transformar um resíduo poluente em uma ação concreta de sustentabilidade, educação científica e solidariedade. Fonte: Anderson Felix, orientador educacional do Colégio Salesianas de Gravatá.

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil