Vem aí o XX ENARSE/ XIII ENEL
08/08/2022

Vem aí o XX ENARSE/ XIII ENEL

Vem aí o XX ENARSE/ XIII ENEL

Nos dias 17, 18 e 19 de agosto de 2022, pela plataforma Zoom, acontece o XX Encontro Nacional da Rede Salesiana Brasil de Escolas (ENARSE) e o XIII Encontro Nacional dos Ecônomos Locais (ENEL). O Evento é realizado anualmente e reúne as lideranças das Escolas e Inspetorias da Rede Salesiana Brasil, com o objetivo de promover a formação continuada nas dimensões gerencial, pedagógico-pastoral e administrativo-financeira para o fortalecimento da Missão Educativa Salesiana em Rede. Este ano, o XX ENARSE/ XIII ENEL traz o tema “Liderança se faz em Rede: Fortalecendo nossa missão educativa em tempo de pós-pandemia

Todo o encontro tem como objetivo principal promover a formação continuada nas dimensões gerencial, pedagógico-pastoral e administrativo-financeira para o fortalecimento da Missão Educativa Salesiana em Rede no Brasil. Confira um pouco da programação de cada dia:

 

 DIA 1  

O Planejamento Estratégico da RSB: ressignificação do trabalho em Rede

Com os Diretores Executivos da RSB, Ir. Silvia A. da Silva e Pe. Nivaldo Pessinatti, além da participação da Coordenadora Executiva Maria Dantas

Panorama das Inspetorias da Rede Salesiana Brasil

Com a Coordenação Nacional e o Comitê de Coordenadores das Escolas

Conferência: “A força da Identidade Salesiana para responder aos desafios do contexto pós-pandemia”

Com a Referente do âmbito da Pastoral Juvenil, Ir. Ivone Goulart, e o Animador das Escolas da Inspetoria Salesiana São Pio X, Pe. Leandro Brum.

 

 DIA 2 

Palestra: “Diagnóstico e Inteligência de mercado”

Com o representante do Instituto Casagrande, Ronaldo Casagrande.

Palestra: “Fatores de sucesso para a implantação do Ciclo de Melhorias nas escolas”

Com a Gerente Executiva da Editora Edebê, Ir. Adair Sberga, e a Referente da Comissão Central ESA - Chile, Ir. Patrícia Parraguez

Palestra: “O Mapa de Competências como instrumento de gestão na ação educativa em Rede”

Com a Assessora em Gestão de Pessoas da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida, Patrícia Michelin.

“Centro Salesiano de Formação: serviço de formação da Rede Salesiana Brasil”

Com a Coordenadora do CSF, Ana Paula Costa e Silva.

Reunião exclusiva para os ecônomos e administradores locais e inspetoriais

“Edebê: vendas e logística”

Com a Gerência Executiva e Coordenações da Editora Edebê

 

 DIA 3 

“Campanha de Matrícula da RSB-Escolas”

Com a Coordenadora Coordenadora Nacional da Comunicação - RSB, Ir. Maike Loes.

“Edebê: Editorial e novas produções”

Com a Gerência Executiva e Coordenação Editorial da Edebê

“Partilha de Boa Prática na implantação do Novo Ensino Médio nas escolas da RSB”

Com a Coordenadora do Ensino Médio e do Ensino Fundamental - Anos Finais - do Instituto Nossa Senhora Auxiliadora, Glória Maria Garcia e a Orientadora Educacional do 6° ano ao Ensino Médio, Leila Pavanelli, ambas do Instituto Nossa Senhora Auxiliadora, de Cambé (PR) - Inspetoria Nossa Senhora Aparecida

Com as Supervisoras Pedagógicas do Ensino Médio do Colégio Salesiano São José e Colégio Salesiano Dom Bosco,no Rio Grande do Norte, Daniele Gonçalves e Fernanda Katiuscia, ambas da Inspetoria São Luiz Gonzaga

Palestra: “Parâmetros de atualização do novo ENEM: possibilidades e desafios”

Com o Coordenador-Geral de Ensino Médio – MEC, Fernando Wirthmann, e a Assessora Pedagógica da RSB, Leoneide Rodrigues.

Reunião exclusiva para diretores e coordenadores/supervisores pedagógicos do ensino médio

"Detalhamento dos Mapas Conceituais da FGB e dos Itinerários Formativos para a 2º série do Ensino Médio"

Com a Gerência Executiva e a Coordenação Editorial da Edebê

 

Fonte: RSB-Comunicação

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4º Encontro On-line do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas aprofunda discussão sobre como utilizar ferramentas de design para tornar a formação de professores mais visível

No dia 12 de novembro, a Rede Salesiana Brasil realizou o 4º encontro on-line do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do Ensino Fundamental - Anos Iniciais, encerrando o ciclo formativo de 2025 com um momento marcado pela criatividade, colaboração e aprofundamento metodológico. Coordenações Pedagógicas de todo o Brasil acompanharam a formação conduzida pela formadora Caroline Cardoso. A partir da fundamentação desenvolvida, as coordenações foram convidadas a refletir sobre o papel das linguagens visuais como estratégia pedagógica, especialmente no contexto da formação continuada dos educadores. Com uma abordagem dinâmica, Caroline apresentou princípios de design aplicáveis ao cotidiano das coordenações, reforçando como a visualidade potencializa a clareza das orientações, a comunicação pedagógica e a devolutiva das práticas docentes. Atividade “mão na massa”: criatividade para expressar processos formativos Em sintonia com o tema, o encontro contou com uma proposta prática. Antecipadamente, as participantes foram orientadas a preparar um pequeno kit de materiais para a atividade. Durante a formação, cada coordenação produziu uma peça criativa, utilizando elementos simples, mas alinhados ao conteúdo apresentado. As produções foram compartilhadas no grupo de WhatsApp do Programa de Formação das Coordenações , criando um ambiente de inspiração mútua e troca entre as coordenações, fortalecendo a rede colaborativa que sustenta o Programa. Narrativas formativas e construção coletiva Outro momento significativo foi a partilha em pequenos grupos. As coordenações trocaram experiências, narrativas e percursos formativos desenvolvidos em suas escolas ao longo de 2025, especialmente com as(os) educadoras(es) dos Anos Iniciais. Esses registros foram reunidos em um mural colaborativo no Padlet, que permanecerá como memória afetiva e pedagógica do trabalho realizado. Avaliação do percurso formativo e continuidade em 2026 Para encerrar a edição 2025 do Programa, foi disponibilizado um formulário de avaliação do percurso, no qual as coordenações podem registrar percepções, sugestões e encaminhamentos. As contribuições serão fundamentais para a organização da continuidade da jornada formativa de 2026, a ser desenvolvida por meio de três encontros on-line ao longo do ano, dando continuidade ao compromisso com a qualificação e o fortalecimento da prática pedagógica nas escolas da RSB. O encerramento do ciclo formativo de 2025 reafirma o compromisso da Rede Salesiana Brasil com processos pedagógicos de qualidade, colaborativos e alinhados às demandas contemporâneas da educação. Em 2026, seguimos juntas(os), fortalecendo o trabalho das coordenações e promovendo uma formação integral e humanizadora para nossas comunidades educativas. Saiba mais sobre sobre o terceiro encontro deste ciclo de formações clicando aqui. Comunicação da Rede Salesiana Brasil

4º Encontro do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do EF Anos Finais aprofunda a reflexão sobre avaliação na prática

O Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do Ensino Fundamental Anos Finais da Rede Salesiana Brasil (RSB) realizou, no dia 22 de outubro, o seu 4º encontro on-line, reunindo cerca de 20 acessos simultâneos de coordenadores de todo o país. O tema desta edição, “Avaliação na prática: pensando, experimentando, repensando e vivenciando”, convidou os participantes a revisitar suas concepções e experiências sobre a avaliação, com foco em práticas formativas e reflexivas. A formação foi conduzida pela Profª Leoneide Rodrigues, Assessora Pedagógica da RSB, que tem acompanhado o percurso formativo das coordenações ao longo do ano. Em sua condução, Leoneide enfatizou a importância de compreender a avaliação como parte integrante do processo de aprendizagem, e não apenas como um instrumento de mensuração. “Avaliar é um ato de cuidado e de compromisso com o desenvolvimento integral dos estudantes. É preciso criar espaços para o diálogo, a escuta e o feedback construtivo, de modo que cada estudante se perceba em constante crescimento”, destacou a formadora durante o encontro.   Avaliação formativa e feedbacks significativos O encontro foi marcado pela vivência prática e pela troca de experiências entre as coordenações. Em grupos, os participantes refletiram sobre situações do cotidiano escolar, analisando desafios e estratégias para aprimorar os processos avaliativos. Os participantes destacaram, no formulário de feedback, a riqueza dos momentos de partilha e prática, especialmente as reflexões sobre a Avaliação Formativa e sua relação com o Currículo da Rede Salesiana Brasil, o uso ético e pedagógico da Inteligência Artificial na elaboração de rubricas, a relevância dos feedbacks construtivos no desenvolvimento dos estudantes e a análise dos desafios dos enunciados avaliativos na construção de atividades alinhadas às habilidades previstas. Também destacaram o uso da ferramenta ChatGPT em atividades de reflexão e produção pedagógica, demonstrando como a IA pode ser integrada de forma contextualizada e intencional ao planejamento educativo.   Um caminho de formação contínua O Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do EF Anos Finais integra o conjunto de ações formativas promovidas pela RSB para fortalecer o papel das lideranças educacionais na consolidação do Projeto Educativo Pastoral Salesiano. Desde o primeiro encontro, o programa vem abordando temas fundamentais para a prática pedagógica, como Neurociências da Aprendizagem, com a Drª Leonor Guerra, a personalização da aprendizagem e as potencialidades da avaliação formativa. “Cada encontro é uma oportunidade de repensar a nossa missão educativa à luz do carisma salesiano, buscando sempre o desenvolvimento integral dos nossos estudantes e a construção de comunidades educativas que aprendem juntas”, destacou Leoneide Rodrigues. Veja também algumas matérias anteriores desta série de formações: 1º Encontro: Início do percurso formativo das coordenações pedagógicas 3º Encontro: A avaliação como prática potencializadora da aprendizagem   Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Rede Salesiana Brasil promove 4º encontro do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas da Educação Infantil

Formação colaborativa possibilita avanços na construção da Rubrica da RSB para a Educação Infantil, em alinhamento com o Currículo, e reafirma a identidade salesiana nas práticas docentes No dia 23 de outubro, a Rede Salesiana Brasil (RSB) realizou o 4º encontro on-line do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas da Educação Infantil, conduzido pela formadora Caroline Cardoso. O encontro, que contou com acessos simultâneos de todo o Brasil, teve como tema “Rubrica da RSB para a Educação Infantil: construção colaborativa pelo fortalecimento da identidade salesiana”, reafirmando o compromisso coletivo com a formação integral e o acompanhamento pedagógico das práticas docentes. Desdobramento direto da Jornada Formativa para as Coordenações Pedagógicas da Educação Infantil, realizada em Aparecida/SP, o programa é uma iniciativa da RSB em parceria com a Editora Edebê, voltada à consolidação de referenciais formativos que orientem o trabalho das coordenações em todas as escolas da Rede. Escuta, diálogo e corresponsabilidade Inspirada na pedagogia de Dom Bosco e de Madre Mazzarello, a formação destacou a escuta sensível como eixo central do acompanhamento formativo. A partir das reflexões de autoras como Carla Rinaldi e Paulo Freire, as participantes foram convidadas a refletir sobre o papel da coordenação pedagógica como mediadora do processo de aprendizagem e como parceira ativa na construção de práticas educativas mais conscientes, criativas e integradoras. Durante a partilha de experiências, as narrativas das coordenações evidenciaram o impacto da escuta e do diálogo colaborativo na transformação das práticas docentes e no fortalecimento da cultura formativa da Educação Infantil. “Reconhecemo-nos como parceiras em um mesmo propósito, sustenta a prática pedagógica e a torna viva, coerente e em constante movimento”, destacou uma das participantes, sintetizando o espírito do encontro. Construção coletiva da rubrica A parte prática da formação foi dedicada à construção colaborativa dos critérios da Rubrica da RSB, instrumento que orientará o acompanhamento das práticas pedagógicas nas escolas salesianas. Em pequenos grupos, as participantes refletiram sobre questões-chave: Quais ações representam as práticas que desejamos observar em nossas escolas? Quais são contrárias a essa intencionalidade? Quais indicadores nos ajudarão a compreender a consolidação de uma proposta educativa salesiana na Educação Infantil? A rubrica, alinhada ao Currículo da RSB e à BNC Formação, contempla dimensões essenciais da ação docente, como intencionalidade pedagógica, estratégias de ensino, documentação, mediação e vivência dos valores salesianos, reforçando o compromisso com a formação integral das crianças e com a coerência entre fé, razão e amor educativo. Caminho formativo contínuo Ao final do encontro, Caroline Cardoso ressaltou que o processo de construção da rubrica é mais que um produto: “é um percurso formativo que traduz o jeito salesiano de educar, com escuta ativa, colaboração e busca constante por práticas inovadoras que respondam às realidades das escolas e das infâncias, disse a formadora”. A RSB reforça, assim, sua missão de promover uma formação continuada que articula teoria e prática, impulsionando cada coordenação pedagógica a ser presença animadora e transformadora no cotidiano educativo.

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