Vem aí o XXI ENARSE e o XIV ENEL
16/08/2023

Vem aí o XXI ENARSE e o XIV ENEL

Vem aí o XXI ENARSE e o XIV ENEL

A Rede Salesiana Brasil (RSB) promove, nos dias 23 e 24 de agosto de 2023, o XXI Encontro Nacional das Escolas da Rede Salesiana Brasil (ENARSE) e o XIV Encontro Nacional dos Econômos Locais (ENEL). Com o tema “Identidade e inovação no currículo: a centralidade da pessoa e a excelência da escola salesiana”, o evento acontece pela plataforma Zoom, das 14h30 às 18h, com o objetivo de promover a formação continuada nas dimensões gerencial, pedagógica, pastoral e administrativo-financeira das escolas salesianas do Brasil, tendo como foco oportunizar a ampliação de conhecimentos sobre a Missão Educativa Salesiana, além de sensibilizar para o desafio de construir uma escola em pastoral, que promova a excelência acadêmica e a formação integral. Também será fortalecido nesse Encontro o processo de implantação do Currículo da Rede Salesiana Brasil, desde os seus elementos constitutivos até as concepções teóricas que o sustentam.

Realizado anualmente, o XXI ENARSE e o XIV ENEL proporcionarão aos participantes conhecer e se aprofundar nas tendências educacionais, oportunizando a formação continuada dos gestores e o fortalecimento do espírito de Rede, a  integração dos sujeitos das comunidades educativo-pastorais e a construção coletiva entre os diferentes segmentos e serviços, embasada em pressupostos teóricos atualizados e em diálogo com a proposta pedagógica da RSB, além de ajudar a fortalecer a cultura de avaliação permanente a partir do Modelo de Significatividade das Escolas Salesianas na América (ESA) e a ampliação das reflexões e dos debates sobre a inovação e a sustentabilidade das escolas.

 

SOBRE OS PARTICIPANTES

O XXI ENARSE e o XIV ENEL é um evento institucional destinado ao público interno das Escolas Salesianas do Brasil: Inspetores, Coordenadores Inspetoriais das Escolas, Ecônomos Inspetoriais, Diretores institucionais/Gerais, Diretores/Coordenadores Administrativos, Diretores/ Supervisores/ Coordenadores Pedagógicos, Coordenadores de Pastoral, Coordenadores de Comunicação e Orientadores Educacionais.

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Mais Recentes

Maio Laranja: Centro Juvenil BH promove ações de conscientização e proteção à infância

No dia 8 de maio, o Centro Juvenil Salesiano de Belo Horizonte realizou uma série de atividades educativas em alusão ao Maio Laranja, campanha nacional de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. As ações do turno da manhã foram desenvolvidas em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Cabana. No período da tarde, as atividades foram conduzidas pela assistente social da instituição, Maria Eduarda Castro. Com o objetivo de promover a prevenção e fortalecer a proteção integral dos educandos, foi realizada a dinâmica “Semáforo do Toque”, uma atividade lúdica e educativa que abordou, de forma simples e adequada à faixa etária das crianças, os limites do corpo e a importância do respeito. Utilizando as cores do trânsito — verde, amarelo e vermelho —, os profissionais explicaram quais tipos de toque são apropriados e quais não devem ser permitidos, incentivando o diálogo, a escuta e o acolhimento em um ambiente seguro e de confiança. A iniciativa reafirma o compromisso do Centro Juvenil Salesiano de Belo Horizonte com a conscientização, a prevenção e o enfrentamento de todas as formas de violência contra crianças e adolescentes. Fonte: Comunicação Colégio Salesiano - Belo Horizonte

Aprendiz do CESAM-DF recebe homenagem do Ministério do Trabalho em Brasília (DF)

A jovem aprendiz do CESAM-DF, Ana Clara Leite Santos Rodrigues, foi homenageada pelo Ministério do Trabalho e Emprego durante a programação da Semana do Trabalhador, realizada no dia 5 de maio, em Brasília (DF). Reconhecida pela dedicação e pelo desempenho no exercício de suas atividades, Ana Clara recebeu a homenagem das mãos do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido no órgão como jovem aprendiz. Além da conquista, Ana Clara também se destaca por ser a aprendiz mais jovem em atuação no Ministério do Trabalho e Emprego, representando, com responsabilidade, comprometimento e sensibilidade, o potencial da juventude inserida no programa de aprendizagem. O reconhecimento reforça a importância da formação de adolescentes e jovens como instrumento de transformação social, desenvolvimento humano e construção de oportunidades. Para o CESAM-DF, momentos como este evidenciam o impacto da formação integral oferecida aos aprendizes, que une acompanhamento educativo, qualificação profissional e incentivo ao protagonismo juvenil. A instituição acredita que investir na juventude é fortalecer trajetórias, desenvolver talentos e abrir caminhos para novos projetos de vida. O CESAM-DF parabeniza Ana Clara Leite Santos Rodrigues pela conquista e pela forma inspiradora com que representa tantos jovens aprendizes que constroem, diariamente, histórias de dedicação, crescimento e transformação. Fonte: Clea Fernandes - Inspetoria São João Bosco

Estudantes do Instituto Laura Vicuña conquistam prêmio em concurso da OAB sobre o tema da violência contra a mulher

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) promoveu, por meio do projeto «OAB vai à Escola», o II Concurso de Redação, mobilizando estudantes da rede de ensino de Uruguaiana (RS), em torno de um tema urgente e necessário: a violência contra a mulher. A iniciativa integrou as ações do dia 25 de março, marcado como o «Dia D» de combate à violência contra a mulher, e propôs como tema das redações «Violência Doméstica – Feminicídios no Rio Grande do Sul». Ao todo, foram inscritas 364 produções, evidenciando o engajamento dos estudantes na reflexão sobre a realidade social e a importância do enfrentamento à violência de gênero. A professora de Língua Portuguesa e Redação, Izabel Antunes, do Instituto Laura Vicuña, de Uruguaiana, destacou a relevância da proposta: «A temática do concurso é extremamente relevante, tanto no aspecto do desenvolvimento da expressão escrita, quanto na formação de uma visão crítica sobre o papel de cada indivíduo na sociedade». Dentre os participantes, apenas 11 redações foram selecionadas e premiadas. Entre os destaques, dois estudantes do Instituto Laura Vicuña (ILV), Isys, da 3ª série do Ensino Médio, e Guilherme, da 2ª série do Ensino Médio, conquistaram reconhecimento pelo excelente desempenho. A cerimônia de premiação ocorreu no dia 30 de abril, às 15h, no auditório da OAB, em Uruguaiana, reunindo autoridades, educadores e familiares em um momento de valorização da educação e da consciência social. O Instituto Laura Vicuña celebrou com orgulho a conquista dos estudantes, ressaltando a importância de iniciativas que incentivam o protagonismo juvenil, o pensamento crítico e o compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e segura para todos. Fonte: Instituto Filhas de Maria Auxiliadora - BAP

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil