26/08/2024

Vem aí o XXII ENARSE e XV ENEL

Vem aí o XXII ENARSE e XV ENEL
Foto: Divulgação

Nos dias 28 e 29 de agosto, acontece o XXII Encontro Nacional das Escolas da Rede Salesiana Brasil (ENARSE) e XV Encontro Nacional dos Ecônomos Locais (ENEL). O evento reúne as lideranças das escolas e Inspetorias da Rede Salesiana Brasil (RSB), com o objetivo de promover a formação continuada nas dimensões gerencial, pedagógica, pastoral, comunicacional e administrativo-financeira para o fortalecimento da Missão Educativa Salesiana em Rede.

Com o tema “Juntos, pelo presente e o futuro da Educação Salesiana”, o Encontro traz como objetivos específicos tornar conhecido o ESA V, para evidenciar a relação do 5º Encontro Continental da Escola Salesiana América (ESA) com a realidade e o Currículo das Escolas Salesianas do Brasil, além de fortalecer o sentido de pertencimento, enquanto RSB e ESA, e possibilitar reflexões, debates e aprofundamentos sobre as dimensões do Currículo da RSB como referenciais para a significatividade salesiana nas escolas.

O primeiro dia do evento contará com a presença dos Referentes das Escolas da Rede Salesiana Brasil, Irmã Alaíde Deretti e Padre Alexandre Luís de Oliveira; além das contribuições da Coordenadora Nacional das Escolas Salesianas e membro da Comissão Central ESA, Ir. Lucia Jacinta Finassi, que trará a palestra “ESA e RSB: Panorama Histórico”. Também marcam presença a Coordenadora das Escolas da Inspetoria Maria Auxiliadora, Valéria Rodrigues; e a Gestora Pedagógica da Inspetoria Salesiana São Pio X, Ana Cristina Sofiati, com uma Oração de Gratidão pela Caminhada de 30 anos da Escola Salesiana na América (ESA), além do Coordenador das Escolas da Inspetoria São Pio X, Pe. Leandro Brum, que falará um pouco sobre o tema “Sistema de Garantia da Significatividade Salesiana na Escola e o Currículo da RSB: Referenciais Institucionais da Missão Educativa”.

Já o segundo dia contará com a presença dos Diretores Executivos da Rede Salesiana Brasil, Ir. Silvia Aparecida da Silva e Pe. Sérgio Augusto Baldin Júnior para a Acolhida e início das atividades. O primeiro momento do dia será conduzido pela Coordenadora das Escolas da Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora, Évila Borges, sobre o tema “Confiança Relacional na Escola”. A palestra terá como moderadora a Coordenadora das Escolas da Inspetoria São Domingos Sávio, Sandra Elaine Siqueira Correa.

No segundo momento do dia, a Coordenadora de Pastoral do Lar Padre Jacó – Itajaí (SC), Ir. Márcia Koffermann, trará suas contribuições sobre o tema “A Alfabetização Midiática em uma Sociedade Líquida Diante da Nova Evangelização”. A palestra terá como moderador o Coordenador das Escolas da Inspetoria São João Bosco, Paulo Rogedo.

O XXII ENARSE e XV ENEL acontecem em formato totalmente on-line, tendo à frente das ações a Coordenadora Nacional das Escolas Salesianas, Ir. Lucia Jacinta Finassi; os Diretores Executivos da Rede Salesiana Brasil, Ir. Silvia Aparecida da Silva e Pe. Sérgio Augusto Baldin Júnior; a Coordenadora Executiva da RSB, Maria Dantas, e o Comitê Inspetorial das Escolas Salesianas composto por representantes das 10 Inspetorias. Toda a realização do evento conta ainda com o apoio da Gestora de Projetos Formativos da RSB, Ana Paula Costa e Silva, das equipes do escritório nacional da RSB, localizado em Brasília (DF), e do Centro Salesiano de Formação (CSF).

Escrito por Janaína Lima 

Mais Recentes

Alunos do Salesiano Campos fazem podcasts para refletir sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Os alunos da 2ª série do Ensino Médio participaram de uma iniciativa inovadora nas aulas de Redação: a criação de podcasts com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). O projeto foi proposto pela professora Natália Lisboa e teve como principal objetivo despertar o senso crítico, a empatia e o compromisso social dos estudantes por meio da produção textual e da comunicação oral. Durante o processo, os alunos realizaram entrevistas com pessoas da comunidade escolar e local, investigando os principais desafios enfrentados para o cumprimento dos ODS — como a erradicação da pobreza, educação de qualidade, igualdade de gênero, entre outros temas. Com base nas entrevistas e pesquisas, os estudantes redigiram roteiros e gravaram episódios de podcast em que discutiram, de forma clara e engajada, as dificuldades e possíveis soluções para esses problemas. A atividade uniu habilidades de escuta ativa, argumentação, linguagem oral e escrita, além de estimular o trabalho em equipe e a consciência cidadã. O resultado foi uma série de podcasts criativos, informativos e comprometidos com um futuro mais justo e sustentável. O projeto evidencia o papel transformador da escola na formação de jovens protagonistas e conscientes do seu papel na sociedade. Fonte: Inspetoria São João Bosco

Colégio Salesiano participa de ação ecológica na II Regata Cabanga do Meio Ambiente e reforça compromisso com a educação integral

A Rede Salesiana Brasil marcou presença na II Regata Cabanga do Meio Ambiente, realizada no dia 8 de junho, no Recife (PE), por meio da participação ativa dos estudantes do Colégio Mazzarello. Com protagonismo juvenil e espírito de solidariedade, os jovens uniram esporte, cuidado com a Casa Comum e consciência ambiental, recolhendo 47,3 kg de resíduos sólidos durante a ação. Promovida pelo Cabanga Iate Clube de Pernambuco, em parceria com o Instituto Cabanga de Responsabilidade Social, a regata reuniu 31 velejadores em 12 embarcações e resultou na retirada de 382 kg de resíduos da Bacia do Pina, superando em mais de 270% os resultados da edição anterior. O diferencial da competição é claro: vence quem recolher mais lixo das águas e do entorno, promovendo um modelo esportivo ambientalmente responsável. Alunos do Ensino Médio do Colégio Mazzarello participaram sob orientação do professor Ary Júnior, da disciplina de Geografia. Divididos em equipes, eles conquistaram posições de destaque na categoria Snipe, ocupando os três primeiros lugares no pódio e demonstrando que a educação salesiana vai além da sala de aula: forma cidadãos conscientes e comprometidos com o bem comum. “Essa experiência reforça a missão da Rede Salesiana de promover uma educação integral que articula conhecimento acadêmico, valores cristãos e ações concretas em favor da sustentabilidade”, destacou o professor Ary Júnior. A presença dos estudantes também fortalece os compromissos da Rede com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente os ODS 4 (Educação de Qualidade), 13 (Ação contra a mudança global do clima) e 14 (Vida na água). A participação na regata integra a proposta pedagógica de incentivar o protagonismo juvenil e o cuidado com a Criação, em sintonia com a Encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco. O evento ainda contou com a participação da ONG Recapibaribe, do Projeto Mão no Mangue — que completa 10 anos em 2025 com mais de 340 toneladas de resíduos retirados do ecossistema — e com apoio de entidades públicas e privadas. A ação reforça uma certeza de que a educação salesiana, ancorada na espiritualidade, no cuidado e na cidadania, é também uma resposta concreta aos desafios ambientais do nosso tempo. Comunicação da Rede Salesiana Brasil com informações do site do Cabanga Iate Clube de Pernambuco e professor Ari Júnior

Estudante do 1º ano do Ensino Médio do Salesiano Bandeirante se destaca na Olimpíada Brasileira de Biologia

Com apenas 15 anos, o estudante Artur Cecílio, do Colégio Salesiano Núcleo Bandeirante, alcançou um feito notável ao avançar até a 3ª fase da Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB) — uma das mais desafiadoras competições acadêmicas do país. A prova reúne anualmente milhares de alunos do Ensino Médio, sendo majoritariamente dominada por estudantes da 3ª série. A participação de Artur se destaca justamente por ele estar no início dessa etapa escolar. Ainda cursando o 1º ano, ele demonstrou um nível de preparo, maturidade e dedicação incomuns para sua faixa etária, superando desafios que exigem amplo domínio de conteúdos geralmente estudados apenas nos anos finais do Ensino Médio. A OBB é promovida pelo Instituto Butantan e tem como objetivo estimular o interesse pela Biologia, identificar jovens talentos e fomentar o desenvolvimento científico entre os estudantes brasileiros. Avançar para a terceira fase já é, por si só, um feito para poucos — e mais raro ainda entre alunos tão jovens. O desempenho de Artur Cecílio é motivo de orgulho para toda a comunidade escolar do Salesiano Bandeirante, e serve como inspiração para outros jovens que sonham em trilhar caminhos de excelência acadêmica desde cedo.

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil