26/08/2024

Vem aí o XXII ENARSE e XV ENEL

Vem aí o XXII ENARSE e XV ENEL
Foto: Divulgação

Nos dias 28 e 29 de agosto, acontece o XXII Encontro Nacional das Escolas da Rede Salesiana Brasil (ENARSE) e XV Encontro Nacional dos Ecônomos Locais (ENEL). O evento reúne as lideranças das escolas e Inspetorias da Rede Salesiana Brasil (RSB), com o objetivo de promover a formação continuada nas dimensões gerencial, pedagógica, pastoral, comunicacional e administrativo-financeira para o fortalecimento da Missão Educativa Salesiana em Rede.

Com o tema “Juntos, pelo presente e o futuro da Educação Salesiana”, o Encontro traz como objetivos específicos tornar conhecido o ESA V, para evidenciar a relação do 5º Encontro Continental da Escola Salesiana América (ESA) com a realidade e o Currículo das Escolas Salesianas do Brasil, além de fortalecer o sentido de pertencimento, enquanto RSB e ESA, e possibilitar reflexões, debates e aprofundamentos sobre as dimensões do Currículo da RSB como referenciais para a significatividade salesiana nas escolas.

O primeiro dia do evento contará com a presença dos Referentes das Escolas da Rede Salesiana Brasil, Irmã Alaíde Deretti e Padre Alexandre Luís de Oliveira; além das contribuições da Coordenadora Nacional das Escolas Salesianas e membro da Comissão Central ESA, Ir. Lucia Jacinta Finassi, que trará a palestra “ESA e RSB: Panorama Histórico”. Também marcam presença a Coordenadora das Escolas da Inspetoria Maria Auxiliadora, Valéria Rodrigues; e a Gestora Pedagógica da Inspetoria Salesiana São Pio X, Ana Cristina Sofiati, com uma Oração de Gratidão pela Caminhada de 30 anos da Escola Salesiana na América (ESA), além do Coordenador das Escolas da Inspetoria São Pio X, Pe. Leandro Brum, que falará um pouco sobre o tema “Sistema de Garantia da Significatividade Salesiana na Escola e o Currículo da RSB: Referenciais Institucionais da Missão Educativa”.

Já o segundo dia contará com a presença dos Diretores Executivos da Rede Salesiana Brasil, Ir. Silvia Aparecida da Silva e Pe. Sérgio Augusto Baldin Júnior para a Acolhida e início das atividades. O primeiro momento do dia será conduzido pela Coordenadora das Escolas da Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora, Évila Borges, sobre o tema “Confiança Relacional na Escola”. A palestra terá como moderadora a Coordenadora das Escolas da Inspetoria São Domingos Sávio, Sandra Elaine Siqueira Correa.

No segundo momento do dia, a Coordenadora de Pastoral do Lar Padre Jacó – Itajaí (SC), Ir. Márcia Koffermann, trará suas contribuições sobre o tema “A Alfabetização Midiática em uma Sociedade Líquida Diante da Nova Evangelização”. A palestra terá como moderador o Coordenador das Escolas da Inspetoria São João Bosco, Paulo Rogedo.

O XXII ENARSE e XV ENEL acontecem em formato totalmente on-line, tendo à frente das ações a Coordenadora Nacional das Escolas Salesianas, Ir. Lucia Jacinta Finassi; os Diretores Executivos da Rede Salesiana Brasil, Ir. Silvia Aparecida da Silva e Pe. Sérgio Augusto Baldin Júnior; a Coordenadora Executiva da RSB, Maria Dantas, e o Comitê Inspetorial das Escolas Salesianas composto por representantes das 10 Inspetorias. Toda a realização do evento conta ainda com o apoio da Gestora de Projetos Formativos da RSB, Ana Paula Costa e Silva, das equipes do escritório nacional da RSB, localizado em Brasília (DF), e do Centro Salesiano de Formação (CSF).

Escrito por Janaína Lima 

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Se decidir por uma escola para o seu filho(a) é uma das mais importantes escolhas que as famílias enfrentam, pois é uma decisão que influencia diretamente o seu desenvolvimento acadêmico, pessoal, social e espiritual. Nesse contexto, as Escolas da Rede Salesiana Brasil (RSB) destacam-se como uma escolha que oferece educação de qualidade, valores humanos e uma formação integral baseada nos princípios da pedagogia dos fundadores da Congregação Salesiana, São João Bosco e Santa Maria Domingas Mazzarello, e nos ensinamentos do Evangelho. Assim, conheça alguns motivos pelos quais matricular seu filho(a) em uma escola salesiana: 1. Excelência Acadêmica: As Escolas Salesianas são reconhecidas por oferecerem um ensino de excelência, com programas pedagógicos atualizados e educadores qualificados que se empenham em proporcionar uma educação de qualidade para todos os estudantes. Confira, por exemplo, as mais de 100 medalhas conquistadas pelos estudantes salesianos na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) 2024, ou alguns dos destaques salesianos na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e na Olimpíada Canguru de Matemática. 2. Formação Integral: Além do aspecto acadêmico, as Escolas Salesianas promovem a formação integral dos estudantes, levando em consideração o Projeto de Vida de cada um e suas dimensões socioemocional e espiritual. Os valores humanos e cristãos são incorporados em todas as atividades educativas, preparando os estudantes para serem cidadãos conscientes, responsáveis e comprometidos com o bem comum. Conheça, por exemplo, a Gincana Cultural que agitou os estudantes salesianos do estado da Bahia e ainda promoveu a solidariedade com arrecadação de doações para instituições sociais da região. Ou a aluna salesiana que foi selecionada para tocar no Rock In Rio Lisboa 2024. 3. Ambiente Acolhedor e Seguro: As Escolas Salesianas são conhecidas por serem “casa que acolhe, paróquia que evangeliza, escola que encaminha para a vida e pátio para se encontrarem como amigos e viverem com alegria”, conforme pregava Dom Bosco, oferecendo um ambiente acolhedor e seguro, onde os estudantes se sentem valorizados, respeitados e amados. Os educadores Salesianos trabalham para criar uma cultura escolar baseada no cuidado mútuo, na solidariedade e no respeito pela dignidade de cada pessoa. Conheça, por exemplo, o Projeto Anti-Bullying promovido pelo Instituto Nossa Senhora Auxiliadora (INSA), de Araras (SP), e como sua ação está diretamente ligada ao Sistema Preventivo das presenças salesianas. 4. Infraestrutura Moderna e Recursos Tecnológicos: Sempre investindo em infraestrutura moderna e recursos tecnológicos para proporcionar aos estudantes um ambiente de aprendizagem estimulante e dinâmico, as Escolas Salesianas disponibilizam laboratórios equipados, salas de aula interativas e acesso à tecnologia educacional como alguns dos recursos que apoiam o processo de ensino-aprendizagem. Conheça, por exemplo, o "Ateliê de Experiências" do Colégio Salesiano Jardim Camburi que foi destaque em uma revista internacional de arquitetura. 5. Tradição e Compromisso com a Educação: Com mais de um século de experiência na área educacional, as Escolas da Rede Salesiana Brasil têm uma sólida tradição e um compromisso inabalável com a educação de qualidade. Os valores e princípios Salesianos permeiam todas as atividades escolares, garantindo uma educação baseada na ética, na solidariedade e no respeito pela dignidade humana. Como Rede Salesiana Brasil, são promovidos diversos eventos formativos durante o ano para fortalecer a formação continuada das equipes salesianas que atuam nas escolas do país como, por exemplo, o XXII Encontro Nacional das Escolas da Rede Salesiana Brasil (ENARSE) e XV Encontro Nacional dos Ecônomos Locais (ENEL), e o V Encontro da Escola Salesiana América (ESA). Todos apoiados pelo Centro Salesiano de Formação (CSF), a plataforma da RSB que incentiva e promove cursos e eventos formativos durante todo o ano em prol da melhoria constante das ações salesianas diante dos desafios atuais da educação. Em resumo, matricular seu filho(a) em uma Escola da Rede Salesiana Brasil significa oferecer não apenas uma educação de qualidade, mas também uma formação integral que valoriza o desenvolvimento acadêmico, pessoal e espiritual. É proporcionar um ambiente acolhedor e seguro, onde ele possa crescer e se desenvolver como um cidadão consciente, responsável e comprometido com o bem e o cuidado com a nossa Casa Comum. Escrito por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Orquestra Salesiana prepara apresentação para o Theatro Municipal do RJ

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SaléONU debate soluções para erradicar o trabalho escravo

Em um mundo que exige líderes preparados para enfrentar desafios globais, a formação de jovens com uma compreensão crítica das relações internacionais e da defesa dos direitos humanos é essencial. O SaléONU, projeto dos Salesianos Bahia realizado nos dias 16 e 17 de agosto, no Colégio Salesiano Dom Bosco Salvador, reflete esse compromisso ao proporcionar aos estudantes a oportunidade de simular debates da ONU, onde eles representam nações e discutem questões críticas como o trabalho escravo.  O evento reuniu estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental Anos Finais e das 1ª a 3ª séries do Ensino Médio do Liceu Salesiano do Salvador e do Colégio Salesiano Dom Bosco Salvador. Os estudantes representaram 16 países, entre eles: África do Sul, Alemanha, Argentina, Bangladesh, Bolívia, Camboja, China, Croácia, Etiópia, Haiti, Madagascar, Mauritânia, Nepal, Níger, Paquistão e Rússia. Com o objetivo de aproximar os estudantes dos desafios enfrentados por diferentes nações e promover a tolerância, a empatia e a valorização cultural, eles assumiram os papéis de delegados e presidentes do comitê. Os 30% dos delegados com maior destaque serão selecionados para participar do MIB Final, em Brasília (DF), onde terão a chance de competir por uma vaga na simulação da ONU em Harvard, nos Estados Unidos.  Durante dois dias de debates do SaléONU, os jovens se dedicaram a defender os interesses de suas nações e a propor soluções diplomáticas para a erradicação do trabalho escravo, um problema global que ainda afeta milhões de pessoas. Erla Alecrim, orientadora do Ensino Médio do Dom Bosco, acredita que através dessa abordagem, eles se engajaram mais e serão capazes de contribuir para a construção de um mundo mais justo: “Trabalhar temas tão sensíveis como o trabalho escravo estimula nos estudantes um senso crítico e uma responsabilidade social. Com certeza, eles saem dessa experiência mais conscientes de seu papel como futuros líderes”, afirmou. A preparação para a simulação exigiu um estudo aprofundado das culturas, políticas e realidades sociais dos países representados. Cláudia Agrícola, orientadora do Ensino Médio do Liceu, destacou a importância dessa iniciativa: “Formar nossos estudantes para serem cidadãos do mundo é um compromisso que levamos a sério”. Ela ainda complementa que o SaléONU é mais do que um espaço para aprendizado sobre geopolítica, “é uma oportunidade para desenvolverem empatia e responsabilidade. Isso vai ajudá-los a entender a complexidade das questões globais que afetam a todos nós”. Para os estudantes, a experiência foi transformadora. Clarissa de Souza, da 1ª série C do Liceu, contou que o SaléONU a ajudou a superar a timidez e se sentir mais segura: “No decorrer de todas as sessões, eu acho que fui criando uma confiança que eu não tive até hoje. Para pessoas muito tímidas como eu, acho que essa foi uma experiência muito boa”.  Já João Victor Falcão, estudante da 2ª série B do Dom Bosco, vê a simulação como uma oportunidade de aprendizado e melhoria das relações interpessoais: “Com a simulação da ONU, você consegue desenvolver habilidades como oratória, escrita e relação com outras pessoas. Além disso, você consegue conhecer pessoas novas e novos ciclos que têm o seu objetivo, e o quanto tudo isso agrega para você”.  É por meio dessa visão de formar líderes que o SaléONU se coloca como uma plataforma de preparação para o futuro.  Escrito por Equipe de Comunicação e Marketing dos Salesianos Bahia

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