Vem aí o XXII ENARSE e XV ENEL
26/08/2024

Vem aí o XXII ENARSE e XV ENEL

Vem aí o XXII ENARSE e XV ENEL
Foto: Divulgação

Nos dias 28 e 29 de agosto, acontece o XXII Encontro Nacional das Escolas da Rede Salesiana Brasil (ENARSE) e XV Encontro Nacional dos Ecônomos Locais (ENEL). O evento reúne as lideranças das escolas e Inspetorias da Rede Salesiana Brasil (RSB), com o objetivo de promover a formação continuada nas dimensões gerencial, pedagógica, pastoral, comunicacional e administrativo-financeira para o fortalecimento da Missão Educativa Salesiana em Rede.

Com o tema “Juntos, pelo presente e o futuro da Educação Salesiana”, o Encontro traz como objetivos específicos tornar conhecido o ESA V, para evidenciar a relação do 5º Encontro Continental da Escola Salesiana América (ESA) com a realidade e o Currículo das Escolas Salesianas do Brasil, além de fortalecer o sentido de pertencimento, enquanto RSB e ESA, e possibilitar reflexões, debates e aprofundamentos sobre as dimensões do Currículo da RSB como referenciais para a significatividade salesiana nas escolas.

O primeiro dia do evento contará com a presença dos Referentes das Escolas da Rede Salesiana Brasil, Irmã Alaíde Deretti e Padre Alexandre Luís de Oliveira; além das contribuições da Coordenadora Nacional das Escolas Salesianas e membro da Comissão Central ESA, Ir. Lucia Jacinta Finassi, que trará a palestra “ESA e RSB: Panorama Histórico”. Também marcam presença a Coordenadora das Escolas da Inspetoria Maria Auxiliadora, Valéria Rodrigues; e a Gestora Pedagógica da Inspetoria Salesiana São Pio X, Ana Cristina Sofiati, com uma Oração de Gratidão pela Caminhada de 30 anos da Escola Salesiana na América (ESA), além do Coordenador das Escolas da Inspetoria São Pio X, Pe. Leandro Brum, que falará um pouco sobre o tema “Sistema de Garantia da Significatividade Salesiana na Escola e o Currículo da RSB: Referenciais Institucionais da Missão Educativa”.

Já o segundo dia contará com a presença dos Diretores Executivos da Rede Salesiana Brasil, Ir. Silvia Aparecida da Silva e Pe. Sérgio Augusto Baldin Júnior para a Acolhida e início das atividades. O primeiro momento do dia será conduzido pela Coordenadora das Escolas da Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora, Évila Borges, sobre o tema “Confiança Relacional na Escola”. A palestra terá como moderadora a Coordenadora das Escolas da Inspetoria São Domingos Sávio, Sandra Elaine Siqueira Correa.

No segundo momento do dia, a Coordenadora de Pastoral do Lar Padre Jacó – Itajaí (SC), Ir. Márcia Koffermann, trará suas contribuições sobre o tema “A Alfabetização Midiática em uma Sociedade Líquida Diante da Nova Evangelização”. A palestra terá como moderador o Coordenador das Escolas da Inspetoria São João Bosco, Paulo Rogedo.

O XXII ENARSE e XV ENEL acontecem em formato totalmente on-line, tendo à frente das ações a Coordenadora Nacional das Escolas Salesianas, Ir. Lucia Jacinta Finassi; os Diretores Executivos da Rede Salesiana Brasil, Ir. Silvia Aparecida da Silva e Pe. Sérgio Augusto Baldin Júnior; a Coordenadora Executiva da RSB, Maria Dantas, e o Comitê Inspetorial das Escolas Salesianas composto por representantes das 10 Inspetorias. Toda a realização do evento conta ainda com o apoio da Gestora de Projetos Formativos da RSB, Ana Paula Costa e Silva, das equipes do escritório nacional da RSB, localizado em Brasília (DF), e do Centro Salesiano de Formação (CSF).

Escrito por Janaína Lima 

Mais Recentes

Instituto Auxiliadora inicia 2º ciclo do Projeto Escola [h(i²)a²q] em São João del Rei (MG)

Nos dias 23 e 24 de outubro, o Instituto Auxiliadora, em São João del Rei (MG), deu início ao 2º ciclo do Projeto Escola [h(i²)a²q], uma iniciativa da Rede Salesiana Brasil (RSB) que visa o fortalecimento contínuo da qualidade acadêmica e humana nas instituições educativas salesianas de todo o país. A proposta se baseia na análise criteriosa dos resultados construídos ao longo do primeiro ciclo, alinhando estratégias e renovando o compromisso com uma educação de excelência. Durante os dois dias de atividades, a equipe gestora da escola se dedicou à revisão e aperfeiçoamento dos planos de ação, com foco na formação integral dos estudantes, no cuidado com as pessoas e na sustentabilidade institucional. Segundo Anderson Leal, gestor de Projetos Educacionais da RSB, o novo ciclo avança em três grandes eixos estratégicos: “Consolidação dos planos de ação institucionais, garantindo que cada escola avance com metas claras, indicadores definidos e acompanhamento sistemático dos resultados; fortalecimento da formação das equipes, com foco na liderança pedagógica, no protagonismo pastoral e no desenvolvimento profissional continuado dos colaboradores; e integração entre dimensões pedagógica, pastoral e de gestão, promovendo uma cultura de corresponsabilidade, inovação e sustentabilidade.” Entre as expectativas para os próximos meses, destaca: “O aperfeiçoamento dos processos de avaliação e acompanhamento, a melhoria contínua dos indicadores de aprendizagem e engajamento, o aumento da visibilidade da pastoral escolar e o avanço na internacionalização, como pilares da proposta de excelência humana e acadêmica da Rede Salesiana Brasil.” Para o Instituto Auxiliadora, este novo ciclo representa um caminho de avanço e de consolidação de práticas que garantem inovação pedagógica, fortalecimento da identidade salesiana e melhoria contínua do ambiente escolar. O acompanhamento sistemático das ações assegura que cada etapa esteja integrada ao projeto educativo salesiano. A partir das reflexões e direcionamentos construídos nesse encontro, a escola segue confiante em sua missão de educar com amor, fé e competência, cuidando do presente e planejando o futuro com responsabilidade e visão transformadora. Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Colégio Castelo e Editora Edebê realizam plantão pedagógico e apresentam novo material didático

“Identidade” reforça protagonismo juvenil, alinhado as diretrizes do Ensino Médio   O Instituto Nossa Senhora da Glória - INSG/Castelo recebeu nesta semana a visita da especialista educacional da Editora Edebê Brasil, Laiana Rosendo Oliveira, para uma série de encontros com docentes da Educação Infantil ao Ensino Médio. A visita fez parte do Plantão Pedagógico, ação de mentoria e acompanhamento, que tem como objetivo promover o diálogo entre a equipe pedagógica e a editora.   Durante dois dias, Laiana conduziu momentos de conversa individual e em pequenos grupos, ouvindo as vivências em sala de aula e recolhendo sugestões para aprimorar as coleções Girolhar, Nautas e Rotas, que integram o portfólio pedagógico da Edebê adotado pelo Colégio Castelo.   De acordo com a especialista, o Plantão Pedagógico é um espaço de escuta e construção coletiva, no qual os professores compartilham desafios, boas práticas e percepções sobre o material utilizado. “Eles têm a oportunidade de sugerir melhorias, que são repassadas ao nosso editorial, enquanto nós também compartilhamos sugestões de práticas que possam enriquecer o processo de ensino e aprendizagem”, explica Laiana.   A visita também incluiu a apresentação da nova coleção ‘Identidade’, que será implantada no Ensino Médio a partir de 2026. No encontro com o grupo de docentes, a especialista destacou que o material passou por uma reformulação significativa, baseada em dois eixos principais: a atualização em consonância com os documentos oficiais que orientam o Ensino Médio e a aproximação com o perfil dos jovens contemporâneos. “Tivemos uma grande preocupação em alinhar os materiais às diretrizes educacionais atuais. A nova coleção traz uma linguagem mais próxima dos estudantes de hoje, conectada ao universo deles e às suas formas de aprender”, explicou.   Laiana ressaltou ainda o potencial formativo do novo material, que visa estimular o pensamento crítico, o protagonismo juvenil e a autonomia intelectual. “O material busca preparar o aluno tanto para os vestibulares, o Enem quanto para a vida, para que saibam fazer boas escolhas e trilhar seus próprios caminhos com segurança.”   O sucesso desse trabalho depende diretamente da parceria com escolas que valorizam o diálogo e o desenvolvimento contínuo dos seus profissionais, requisitos que a profissional fez questão de destacar. “As trocas foram riquíssimas e eu também aprendi muito. A equipe do Castelo demonstra profundo conhecimento pedagógico, estuda, reflete e domina o material, trazendo contribuições muito pertinentes”, finaliza.   Alysson Nogueira do Instituto Nossa Senhora da Glória - INSG/Castelo

Estudantes vivenciam rotina universitária em visita à Centro Universitário

Os estudantes da 3ª série do Ensino Médio do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, de Macaé (RJ) tiveram a oportunidade de vivenciar um dia no Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), em Teresópolis. A experiência, acompanhada pelos professores Sandra Matsumura, Alexandre Rabello e Ismael Souza, permitiu que eles conhecessem de perto a rotina dos cursos de Medicina e Veterinária, além de outras áreas como Arquitetura, Engenharia e Ciência da Computação.   O foco da visita foi a área de Medicina. Os estudantes participaram de oficinas práticas, como sutura, massagem cardíaca e anatomia, além de visitarem o hospital de clínicas da cidade, onde observaram atendimentos realizados tanto pelo SUS quanto por convênios privados. Para muitos, foi a primeira oportunidade de perceber a prática da Medicina de forma realista, podendo avaliar se a profissão corresponde às suas expectativas. “Essa experiência foi um divisor de águas. Eles puderam vivenciar na prática aquilo que projetam para o futuro e avaliar se é realmente o que desejam seguir”, destacou Sandra Matsumura, coordenadora da área de Linguagens do Colégio Castelo.   A estudante Maria Vitória Dutra viveu a visita como um marco em sua trajetória escolar. Sonhando em cursar Medicina, ela descreveu o dia na universidade como uma experiência transformadora. “Foi um mergulho no que é viver a faculdade. Eu consegui me ver ali, como estudante e como futura médica. Participar das oficinas, conhecer os laboratórios e o hospital-escola me fez acreditar que esse sonho é possível”, conta.   Encantada com a estrutura e com o acolhimento, a estudante destacou que o contato direto com a rotina médica reforçou ainda mais sua vocação. “O que mais me marcou foi perceber que a Medicina vai além dos livros, é sobre cuidar de pessoas, ter empatia e responsabilidade. Voltei para casa com o coração cheio e ainda mais decidida sobre o caminho que quero seguir”, pontua.   Além da Medicina, os estudantes tiveram contato com cursos de Veterinária, Arquitetura e Tecnologias da Informação, explorando laboratórios de última geração e estruturas modernas. A visita oportunizou experiências práticas e um olhar mais amplo sobre as possibilidades de carreira. “Foi muito bom para que eles percebam que a escolha profissional vai além da teoria, envolvendo prática, desafios e experiências reais. Muitos já têm mais clareza sobre os caminhos que desejam seguir”, acrescentou Sandra.   A visita também se conecta aos encontros de orientação vocacional oferecidas aos estudantes do Ensino Médio, principalmente aos que estão prestes a tomar decisões importantes com a proximidade do Enem.   Texto: Alysson Nogueira do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil