Volta às aulas nas Escolas Salesianas do Brasil
09/02/2023

Volta às aulas nas Escolas Salesianas do Brasil

Volta às aulas nas Escolas Salesianas do Brasil

O ano letivo de 2023 já teve início em algumas Escolas Salesianas pelo Brasil. Da Educação Infantil ao Ensino Médio, estudantes salesianos se preparam para reencontrar os amigos, ou fazer novas amizades, rever os educadores e desfrutar da acolhida salesiana, tão característica do carisma de Dom Bosco e Madre Mazzarello.

É de dentro dos ambientes educacionais das Escolas da Rede Salesiana Brasil que saíra a geração da mudança. Assim, confira abaixo como está sendo o retorno às atividades pelo país:

 COLÉGIO SALESIANO ARACAJU (SE) 

No Colégio Salesiano Aracaju (SE), o primeiro dia de aula iniciou logo cedo para a equipe gestora, corpo docente e funcionários que, às 06h de segunda-feira (16), já estavam à espera do grande público: estudantes, pais, mães, familiares e ex-alunos. A Acolhida foi calorosa e ao melhor estilo Salesiano. Na sede principal, os estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio foram recepcionados com música, show de DJ, malabares e palhaços. Já na Educação Infantil, os pequenos foram recebidos pelo mascote “Dom Bosquinho”, num ambiente de espaço sideral com astronautas, foguetes e fantasias para registrar o momento. Após a recepção, os alunos foram convidados para participar do tradicional “Bom dia”, na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, e sob responsabilidade do diretor, Pe. Arlan Braga (SDB), que acolheu os estudantes com palavras de fé, esperança e alegria, e apresentou os coordenadores e líderes de área. Na oportunidade, Pe. Arlan desejou boas-vindas e manifestou sua felicidade. “Nós que moramos nesta Casa Educativa estávamos incomodados com o silêncio. Que bom que vocês voltaram, porque vocês são a alegria desta escola”, expressou com muita emoção. O intervalo festivo foi conduzido pela Pastoral Salesiana, e liderado pelo Diretor da Pastoral, Pe. Valdemir Augusto, que, juntamente com os integrantes da equipe, cantaram, tocaram músicas e entusiasmaram os jovens.

  

 COLÉGIO SALESIANO DOM BOSCO, FORTALEZA (CE) 

O primeiro dia de aula das turmas da Educação Infantil e 1º ano do Fundamental I iniciaram em 17 de janeiro no Colégio Salesiano Dom Bosco, em Fortaleza (CE). O dia foi recheado de muita alegria e diversão para matar a saudade do ambiente escolar. No dia 23 de janeiro, teve início as aulas das turmas do Ensino Fundamental I e II, e Ensino Médio.

  

 ESCOLA SALESIANA SÃO DOMINGOS SÁVIO - BRASÍLIA (DF) 

Na quarta-feira, 25de janeiro, os educandos da Escola Salesiana São Domingos Sávio voltaram das férias e contagiaram o ambiente. Após mais de 1 mês, a escola voltou a se alegrar com a presença daqueles que são as estrelas do espaço. O dia contou com várias atividades pedagógicas que visam a integração e desenvolvimento dos novos estudantes e readaptação aos espaços da escola. Alguns deles, inclusive, contaram com uma reforma para melhoria e conforto.
Com apresentação performática, o Palhaço Pingo de Ouro alegrou o dia e trouxe leveza aos estudantes do 1º ao 5º ano, que assistiram a apresentação com gargalhadas e muitos sorrisos, iluminando ainda mais a nossa escola. “O nosso pátio estava lindo, com nossos educadores brincando e interagindo com os educandos”, disse a Diretora Verônica.

   

 COLÉGIO SALESIANO DOM BOSCO, CAMAÇARI (BA)  

Na última segunda-feira (06), os Salesianos Bahia inauguraram a terceira unidade da rede de ensino no estado. A manhã de abertura já trouxe o início das aulas e contou com a presença do Diretor Escolar, Pe. Maurício Lima; do Diretor Geral, Pe. Eudes Barreto; do Gestor Administrativo, Deraldo Brito e da Coordenadora Pedagógica, Cláudia Castro. A inauguração e início das aulas foi marcado pela animação da Coordenação de Pastoral da instituição, que recebeu os novos educandos com canções que fazem referência ao cuidado e amor com a formação da juventude, concepção defendida por seus fundadores, Dom Bosco e Madre Mazzarello. Contente com o início das atividades educativas, o Diretor Escolar da unidade celebrou a expansão da pedagogia para o futuro da sociedade camaçariense. “A nossa proposta educativa, pautada no Sistema Preventivo de Dom Bosco, é de que as nossas crianças desfrutem de uma educação integral. Dentro das dimensões cognitiva e espiritual, estamos construindo uma jornada exitosa junto aos nossos estudantes, os quais são o futuro desta comunidade. Entender que o Carisma Salesiano continuará se expandindo por meio de cada um deles, nos confirma a fertilidade das Obras da Rede Salesiana Brasil. Sem dúvida, vivemos a graça de Deus de modo muito tangível”, afirmou Pe. Maurício. 

  

 COLÉGIO SALESIANO DOM LUIZ LASAGNA, ARAÇATUBA (SP) 

As aulas do 1º semestre do ano de 2023 começaram na segunda-feira, dia 23 de janeiro, no Colégio Salesiano Dom Luiz Lasagna. Nos dois períodos, manhã e tarde, os alunos foram recebidos com alegria e entusiasmo pelos profissionais da Instituição. Reunidos na capela do Colégio, as turmas foram conduzidas por momentos de interação, oração e orientação. Estudantes da 3ª série do Ensino Médio conduziram as atividades como parte da última etapa formativa na Educação Básica.

   

A volta às aulas nas escolas salesianas do Brasil já está a todo vapor e você ainda pode se juntar à Família Salesiana. Clique aqui e encontre a Instituição mais próxima a você.

Fonte: Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil, com informações das Assessorias de Comunicação das Instituições citadas

Mais Recentes

Estudante Salesiano conquista bronze na ONC e prata na Olimpíada de Eficiência Energética

O estudante Ícaro Gabriel da Costa, do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, em Macaé (RJ) conquistou dois importantes reconhecimentos em olimpíadas do conhecimento: medalha de bronze na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) e medalha de prata na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE), promovida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O desempenho expressivo reforça a trajetória de dedicação do jovem e o compromisso da escola com a excelência acadêmica.   Em sua primeira participação na ONC, Ícaro relembra que a medalha foi uma surpresa. “A professora Domênica inscreveu todos os alunos do 9º ano, e eu fui fazendo. Quando percebi, vi que a base que o Castelo oferece já me deixava preparado. Na segunda fase, aí sim comecei a estudar com os materiais que os professores disponibilizaram e consegui a medalha”, conta o estudante.   A ONC é uma das maiores competições acadêmicas do país, organizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e envolve conteúdos de Física, Química, Biologia e Astronomia. Ícaro destaca que o aprendizado em sala se mostrou fundamental durante a prova. “Todos os conteúdos da prova eu já tinha visto na série anterior. Foi mais um processo de revisão e de usar a lógica. Mesmo o que eu não sabia completamente, consegui entender e resolver”, explica.   Além do bronze na ONC, Ícaro brilhou também na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE), onde conquistou a medalha de prata. A ONEE é uma iniciativa da ANEEL, e mobiliza estudantes dos 8º e 9º anos, promovendo conscientização sobre consumo consciente de energia, sustentabilidade e inovação por meio de desafios gamificados, dinâmicos e interativos.   Com dois pódios no currículo, o estudante mira novos desafios. “Quero tentar de novo no ano que vem, quem sabe conquistar uma prata na ONC. Também estou participando de outras olimpíadas, como a de Química. Gostei muito da experiência”, diz.   Apaixonado por inovação, Ícaro se encanta com a capacidade da ciência de transformar realidades. “É muito fácil achar coisas novas para solucionar problemas usando descobertas antigas. A ciência é isso: transformar o que já existe em algo útil e novo”, comenta.   Às vésperas de iniciar o Ensino Médio, ele já projeta o futuro acadêmico. “Pretendo cursar Biologia na UFRJ ou Química, mas como não tem em Macaé, talvez siga pela Biologia”, revela.   Colégio Castelo Macaé

Colégio Salesiano do ES realiza Cantata de Natal na Catedral Metropolitana de Vitória

A Catedral Metropolitana de Vitória recebeu, nesta terça-feira (25) um espetáculo de luzes e vozes, com a Cantata de Natal do Colégio Salesiano Nossa Senhora da Vitória. O evento marca o encerramento letivo das turmas do Ensino Fundamental Anos Iniciais, celebrando o Natal e reforçando os valores propostos pela educação salesiana junto às famílias e à sociedade capixaba. O evento atende a uma proposta educacional robusta, que une equipes pedagógicas e pastorais. Ao longo de nove canções, interpretadas em português, inglês e latim, os familiares presentes acompanharam as crianças com olhares de admiração e encantamento. As canções foram acompanhadas pela orquestra da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames). Canções foram acompanhadas pela orquestra da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames). Segundo Cristina Márcia Vargas de Andrade, diretora pedagógica da instituição, o evento reflete a missão de educar para além dos livros. "Este é um evento que, ano após ano, concretiza nosso propósito como escola católica: oferecer não apenas uma proposta pedagógica de qualidade, mas também uma educação que prepara os estudantes para a vida, fortalecendo as relações familiares e os valores cristãos e de cidadania", afirma a diretora. Diretora Pedagógica do Salesiano Nossa Senhora da Vitória, Cristina Márcia de Andrade Vargas. Ela destaca ainda a consonância da união entre os valores celebrados no Natal e a proposta das escolas salesianas. "Dentro dessa perspectiva, resgatamos o espírito natalino de fraternidade, amor ao próximo e valorização da família, princípios preservados e cultivados por nós, salesianos. Ficamos muito felizes em realizar um evento que expressa tudo isso de forma tão bonita", concluiu. Esperança e Renovação Fernando Campos Peixoto, diretor pastoral da Presença Salesiana de Vitória — que engloba escolas, centro universitário (UniSales) e aprendizagem (Cesam Vitória), frisou a importância do Natal no contexto da missão salesiana. "A cantata de Natal nos motiva a vivenciar de forma muito profunda e emocionante esse mistério do cristianismo que é o nascimento do menino Deus. Na nossa escola confessional católica salesiana procuramos incentivar e vivenciar os valores que esse menino traz a este mundo”, explicou Fernando. Diretor Pastoral da Presença Salesiana de Vitória, Fernando Campos Peixoto. “Como o valor da esperança, em um mundo novo, um mundo melhor, mais justo, mais bonito e mais fraterno. Então esse evento nos renova um convite à esperança em Jesus, a esperança que não nos decepciona”, concluiu o diretor pastoral. Mais fotos da celebração estão disponíveis clicando aqui. Colégio Salesiano Vitória Com unidades em Jardim Camburi (Salesiano Jardim Camburi) e na Avenida Vitória (Salesiano Nossa Senhora da Vitória), o Colégio Salesiano Vitória apresenta uma proposta educacional pautada em pilares pedagógicos como aprendizagem criativa, pensamento científico e múltiplas habilidades, incentivando a construção de projeto de vida com protagonismo familiar e empreendedorismo. As unidades estão abertas para visitação mediante agendamento. Visite salesianos.br e agende uma visita.   Colégio Salesiano Vitória

IV Seminário Nacional de Boas Práticas com a Coleção Nautas destaca criatividade, protagonismo e identidade nas escolas da Rede Salesiana Brasil

Nos dias 18 e 19 de novembro, educadores de diversas regiões do país se reuniram para vivenciar o IV Seminário Nacional de Boas Práticas com a Coleção Nautas, promovido pela Rede Salesiana Brasil, em parceria com a Editora Edebê Brasil. Em dois encontros on-line, marcados pela partilha, pela inspiração e pelo carisma salesiano, as escolas apresentaram projetos que traduzem, na prática, a força da pedagogia ativa, o protagonismo infantil e o compromisso com a formação integral dos estudantes. Selecionadas pelas Coordenações Inspetoriais das Escolas, as práticas refletiram critérios como coerência com o Currículo da RSB, uso qualificado da Coleção Nautas, criatividade, estratégias pedagógicas significativas e protagonismo dos estudantes. 1º Dia – 18 de novembro: criatividade, expressão e cuidado com o futuro Na abertura do primeiro dia, Pe. Sérgio Augusto Baldin, Diretor Executivo da RSB e Diretor Geral da Edebê, acolheu educadores de todo o Brasil para a apresentação de cinco projetos que evidenciam como o percurso formativo nos anos iniciais do Ensino Fundamental pode ser vivo, sensível e profundamente conectado às experiências das crianças. A moderação foi realizada pela Valéria Rodrigues, Coordenadora das Escolas da Inspetoria Maria Auxiliadora, e Maria Elvira Menegassi, Coordenadora das Escolas da Inspetoria São Pio X. As Coordenadoras Inspetoriais anunciaram as equipes e teceram comentários, destacando elementos que evidenciaram a vivência do Currículo da RSB, a competência das(os) professoras(es) e a relevância das práticas para a formação das crianças.  Do livro ao jornal: o olhar curioso que transforma vivências em notícias (1º Ano) Colégio Salesiano Leão XIII – Rio Grande/RS – Inspetoria São Pio XA partir da observação da realidade e da curiosidade típica da infância, as turmas transformaram experiências cotidianas em notícias, construindo um jornal escolar que uniu leitura, escrita, investigação e comunicação. Protagonistas do campo ao prato: saúde, consciência e economia (2º Ano) Colégio do Carmo – Guaratinguetá/SP – Inspetoria Nossa Senhora AparecidaO projeto promoveu diálogos sobre alimentação saudável, sustentabilidade e impactos econômicos, levando as crianças a compreenderem o caminho dos alimentos, do cultivo ao consumo, com responsabilidade e protagonismo. Animais Robóticos (3º Ano) Escola Salesiana São José – Campinas/SP – Inspetoria Nossa Senhora AuxiliadoraIntegrando tecnologia, ciência e criatividade, os estudantes construíram animais robóticos, explorando conceitos de movimento, circuitos e engenharia de forma lúdica e desafiadora. Semeando o Futuro! (3º Ano) Instituto Waldemar Falcão – Aracati/CE – Inspetoria Maria AuxiliadoraCom foco em meio ambiente e sustentabilidade, o projeto desenvolveu ações práticas de cuidado com a natureza, plantio e conscientização ambiental, envolvendo as famílias e a comunidade. Cartas que conectam: escrita, afeto e protagonismo estudantil (3º Ano) Escola Salesianas Santa Teresinha – Manaus – Inspetoria Nossa Senhora da AmazôniaEm uma experiência sensível e interdisciplinar, os estudantes resgataram o hábito de escrever cartas, fortalecendo vínculos, expressando sentimentos e desenvolvendo competências de linguagem e empatia. O primeiro encontro evidenciou o quanto o método salesiano continua atual: educar pelo afeto, pela experiência e pelo significado. A Coordenadora das Escolas da Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora, Évila Silva de Souza, e a Gestora de Produtos Educacionais da Editora Edebê Brasil, Gabriela Palomo Capila de Melo foram responsáveis pela moderação: convidaram as equipes a apresentarem, comentaram com entusiasmo os aspectos essenciais das práticas e parabenizaram as(os) educadoras(es) pelo que constroem no cotidiano das escolas, sempre confiando na capacidade de cada criança. 2º Dia – 19 de novembro: identidade, cultura e sensibilidade artística No segundo dia do Seminário foram socializadas práticas que valorizam a identidade, a expressão artística e a riqueza cultural brasileira, reafirmando a missão salesiana de formar pessoas conscientes, solidárias e criativas. Projeto Melanina: pigmento de história, identidade e esperança (1º Ano) Instituto Maria Imaculada – Barbacena/MG – Inspetoria Madre MazzarelloA partir do reconhecimento da beleza e da força da diversidade, o projeto promoveu reflexões sobre identidade, história e autoestima, valorizando a cultura afro-brasileira e fortalecendo o respeito entre as crianças. Cordel Encantado – Embarque à Literatura de Cordel (3º Ano) Salesiano de Jaboatão dos Guararapes/PE – Inspetoria Salesiana do NordesteAs crianças mergulharam no universo do cordel, criando seus próprios textos rimados, ilustrações e narrativas, valorizando essa expressão típica da cultura nordestina e despertando o gosto pela leitura. Canções que a gente gosta muito (3º Ano) Salesiano Dom Bosco Centro – Manaus/AM – Inspetoria São Domingos SávioA música foi o eixo central desta proposta, que incorporou linguagem, memória afetiva, expressão corporal e convivência. As crianças compartilharam suas músicas preferidas e criaram apresentações coletivas. Um encontro que fortalece a missão educativa da RSB Os dois dias de evento reafirmaram a qualidade e o compromisso das escolas da Rede Salesiana Brasil com uma educação integral, afetiva e transformadora, que valoriza o protagonismo das crianças e integra currículo, espiritualidade e inovação. Para muitos participantes, o Seminário foi um espaço fecundo de troca e inspiração: “Parabéns! Esse Seminário é riquíssimo e nos ajuda a fervilhar muitas ideias. Excelente ação da Rede Salesiana”, destacou uma educadora. Outra participante enfatizou a riqueza das diferentes realidades apresentadas: “Muito bom poder conhecer os projetos de outras regiões do Brasil. Realidades e vivências diferentes!” O Seminário Nacional Nautas segue consolidando-se como espaço de formação e reconhecimento das boas práticas pedagógicas que fazem diferença no cotidiano das escolas. Educadores recém-chegados à Rede também expressaram a importância da iniciativa: “Parabéns à RSB pelo trabalho. Cheguei esse ano e pude aprender bastante com esse Seminário.” Houve ainda quem ressaltasse o cuidado na seleção das práticas apresentadas: “Sugiro que continuem com este olhar diferenciado na escolha dos projetos, para que sejam realmente inspiradores e motivem os educadores a serem criativos, ousados e a saírem do tradicional e óbvio.” A RSB parabeniza todas as equipes participantes, professoras(es), coordenações pedagógicas e estudantes que deram vida a projetos tão significativos, sinais concretos de que a educação salesiana continua “semeando futuro” e formando pessoas capazes de transformar o mundo.   Comunicação da Rede Salesiana Brasil  

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil