Volta às aulas nas Escolas Salesianas do Brasil
09/02/2023

Volta às aulas nas Escolas Salesianas do Brasil

Volta às aulas nas Escolas Salesianas do Brasil

O ano letivo de 2023 já teve início em algumas Escolas Salesianas pelo Brasil. Da Educação Infantil ao Ensino Médio, estudantes salesianos se preparam para reencontrar os amigos, ou fazer novas amizades, rever os educadores e desfrutar da acolhida salesiana, tão característica do carisma de Dom Bosco e Madre Mazzarello.

É de dentro dos ambientes educacionais das Escolas da Rede Salesiana Brasil que saíra a geração da mudança. Assim, confira abaixo como está sendo o retorno às atividades pelo país:

 COLÉGIO SALESIANO ARACAJU (SE) 

No Colégio Salesiano Aracaju (SE), o primeiro dia de aula iniciou logo cedo para a equipe gestora, corpo docente e funcionários que, às 06h de segunda-feira (16), já estavam à espera do grande público: estudantes, pais, mães, familiares e ex-alunos. A Acolhida foi calorosa e ao melhor estilo Salesiano. Na sede principal, os estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio foram recepcionados com música, show de DJ, malabares e palhaços. Já na Educação Infantil, os pequenos foram recebidos pelo mascote “Dom Bosquinho”, num ambiente de espaço sideral com astronautas, foguetes e fantasias para registrar o momento. Após a recepção, os alunos foram convidados para participar do tradicional “Bom dia”, na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, e sob responsabilidade do diretor, Pe. Arlan Braga (SDB), que acolheu os estudantes com palavras de fé, esperança e alegria, e apresentou os coordenadores e líderes de área. Na oportunidade, Pe. Arlan desejou boas-vindas e manifestou sua felicidade. “Nós que moramos nesta Casa Educativa estávamos incomodados com o silêncio. Que bom que vocês voltaram, porque vocês são a alegria desta escola”, expressou com muita emoção. O intervalo festivo foi conduzido pela Pastoral Salesiana, e liderado pelo Diretor da Pastoral, Pe. Valdemir Augusto, que, juntamente com os integrantes da equipe, cantaram, tocaram músicas e entusiasmaram os jovens.

  

 COLÉGIO SALESIANO DOM BOSCO, FORTALEZA (CE) 

O primeiro dia de aula das turmas da Educação Infantil e 1º ano do Fundamental I iniciaram em 17 de janeiro no Colégio Salesiano Dom Bosco, em Fortaleza (CE). O dia foi recheado de muita alegria e diversão para matar a saudade do ambiente escolar. No dia 23 de janeiro, teve início as aulas das turmas do Ensino Fundamental I e II, e Ensino Médio.

  

 ESCOLA SALESIANA SÃO DOMINGOS SÁVIO - BRASÍLIA (DF) 

Na quarta-feira, 25de janeiro, os educandos da Escola Salesiana São Domingos Sávio voltaram das férias e contagiaram o ambiente. Após mais de 1 mês, a escola voltou a se alegrar com a presença daqueles que são as estrelas do espaço. O dia contou com várias atividades pedagógicas que visam a integração e desenvolvimento dos novos estudantes e readaptação aos espaços da escola. Alguns deles, inclusive, contaram com uma reforma para melhoria e conforto.
Com apresentação performática, o Palhaço Pingo de Ouro alegrou o dia e trouxe leveza aos estudantes do 1º ao 5º ano, que assistiram a apresentação com gargalhadas e muitos sorrisos, iluminando ainda mais a nossa escola. “O nosso pátio estava lindo, com nossos educadores brincando e interagindo com os educandos”, disse a Diretora Verônica.

   

 COLÉGIO SALESIANO DOM BOSCO, CAMAÇARI (BA)  

Na última segunda-feira (06), os Salesianos Bahia inauguraram a terceira unidade da rede de ensino no estado. A manhã de abertura já trouxe o início das aulas e contou com a presença do Diretor Escolar, Pe. Maurício Lima; do Diretor Geral, Pe. Eudes Barreto; do Gestor Administrativo, Deraldo Brito e da Coordenadora Pedagógica, Cláudia Castro. A inauguração e início das aulas foi marcado pela animação da Coordenação de Pastoral da instituição, que recebeu os novos educandos com canções que fazem referência ao cuidado e amor com a formação da juventude, concepção defendida por seus fundadores, Dom Bosco e Madre Mazzarello. Contente com o início das atividades educativas, o Diretor Escolar da unidade celebrou a expansão da pedagogia para o futuro da sociedade camaçariense. “A nossa proposta educativa, pautada no Sistema Preventivo de Dom Bosco, é de que as nossas crianças desfrutem de uma educação integral. Dentro das dimensões cognitiva e espiritual, estamos construindo uma jornada exitosa junto aos nossos estudantes, os quais são o futuro desta comunidade. Entender que o Carisma Salesiano continuará se expandindo por meio de cada um deles, nos confirma a fertilidade das Obras da Rede Salesiana Brasil. Sem dúvida, vivemos a graça de Deus de modo muito tangível”, afirmou Pe. Maurício. 

  

 COLÉGIO SALESIANO DOM LUIZ LASAGNA, ARAÇATUBA (SP) 

As aulas do 1º semestre do ano de 2023 começaram na segunda-feira, dia 23 de janeiro, no Colégio Salesiano Dom Luiz Lasagna. Nos dois períodos, manhã e tarde, os alunos foram recebidos com alegria e entusiasmo pelos profissionais da Instituição. Reunidos na capela do Colégio, as turmas foram conduzidas por momentos de interação, oração e orientação. Estudantes da 3ª série do Ensino Médio conduziram as atividades como parte da última etapa formativa na Educação Básica.

   

A volta às aulas nas escolas salesianas do Brasil já está a todo vapor e você ainda pode se juntar à Família Salesiana. Clique aqui e encontre a Instituição mais próxima a você.

Fonte: Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil, com informações das Assessorias de Comunicação das Instituições citadas

Mais Recentes

4º Encontro do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do EF Anos Finais aprofunda a reflexão sobre avaliação na prática

O Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do Ensino Fundamental Anos Finais da Rede Salesiana Brasil (RSB) realizou, no dia 22 de outubro, o seu 4º encontro on-line, reunindo cerca de 20 acessos simultâneos de coordenadores de todo o país. O tema desta edição, “Avaliação na prática: pensando, experimentando, repensando e vivenciando”, convidou os participantes a revisitar suas concepções e experiências sobre a avaliação, com foco em práticas formativas e reflexivas. A formação foi conduzida pela Profª Leoneide Rodrigues, Assessora Pedagógica da RSB, que tem acompanhado o percurso formativo das coordenações ao longo do ano. Em sua condução, Leoneide enfatizou a importância de compreender a avaliação como parte integrante do processo de aprendizagem, e não apenas como um instrumento de mensuração. “Avaliar é um ato de cuidado e de compromisso com o desenvolvimento integral dos estudantes. É preciso criar espaços para o diálogo, a escuta e o feedback construtivo, de modo que cada estudante se perceba em constante crescimento”, destacou a formadora durante o encontro.   Avaliação formativa e feedbacks significativos O encontro foi marcado pela vivência prática e pela troca de experiências entre as coordenações. Em grupos, os participantes refletiram sobre situações do cotidiano escolar, analisando desafios e estratégias para aprimorar os processos avaliativos. Os participantes destacaram, no formulário de feedback, a riqueza dos momentos de partilha e prática, especialmente as reflexões sobre a Avaliação Formativa e sua relação com o Currículo da Rede Salesiana Brasil, o uso ético e pedagógico da Inteligência Artificial na elaboração de rubricas, a relevância dos feedbacks construtivos no desenvolvimento dos estudantes e a análise dos desafios dos enunciados avaliativos na construção de atividades alinhadas às habilidades previstas. Também destacaram o uso da ferramenta ChatGPT em atividades de reflexão e produção pedagógica, demonstrando como a IA pode ser integrada de forma contextualizada e intencional ao planejamento educativo.   Um caminho de formação contínua O Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do EF Anos Finais integra o conjunto de ações formativas promovidas pela RSB para fortalecer o papel das lideranças educacionais na consolidação do Projeto Educativo Pastoral Salesiano. Desde o primeiro encontro, o programa vem abordando temas fundamentais para a prática pedagógica, como Neurociências da Aprendizagem, com a Drª Leonor Guerra, a personalização da aprendizagem e as potencialidades da avaliação formativa. “Cada encontro é uma oportunidade de repensar a nossa missão educativa à luz do carisma salesiano, buscando sempre o desenvolvimento integral dos nossos estudantes e a construção de comunidades educativas que aprendem juntas”, destacou Leoneide Rodrigues. Veja também algumas matérias anteriores desta série de formações: 1º Encontro: Início do percurso formativo das coordenações pedagógicas 3º Encontro: A avaliação como prática potencializadora da aprendizagem   Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Rede Salesiana Brasil promove 4º encontro do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas da Educação Infantil

Formação colaborativa possibilita avanços na construção da Rubrica da RSB para a Educação Infantil, em alinhamento com o Currículo, e reafirma a identidade salesiana nas práticas docentes No dia 23 de outubro, a Rede Salesiana Brasil (RSB) realizou o 4º encontro on-line do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas da Educação Infantil, conduzido pela formadora Caroline Cardoso. O encontro, que contou com acessos simultâneos de todo o Brasil, teve como tema “Rubrica da RSB para a Educação Infantil: construção colaborativa pelo fortalecimento da identidade salesiana”, reafirmando o compromisso coletivo com a formação integral e o acompanhamento pedagógico das práticas docentes. Desdobramento direto da Jornada Formativa para as Coordenações Pedagógicas da Educação Infantil, realizada em Aparecida/SP, o programa é uma iniciativa da RSB em parceria com a Editora Edebê, voltada à consolidação de referenciais formativos que orientem o trabalho das coordenações em todas as escolas da Rede. Escuta, diálogo e corresponsabilidade Inspirada na pedagogia de Dom Bosco e de Madre Mazzarello, a formação destacou a escuta sensível como eixo central do acompanhamento formativo. A partir das reflexões de autoras como Carla Rinaldi e Paulo Freire, as participantes foram convidadas a refletir sobre o papel da coordenação pedagógica como mediadora do processo de aprendizagem e como parceira ativa na construção de práticas educativas mais conscientes, criativas e integradoras. Durante a partilha de experiências, as narrativas das coordenações evidenciaram o impacto da escuta e do diálogo colaborativo na transformação das práticas docentes e no fortalecimento da cultura formativa da Educação Infantil. “Reconhecemo-nos como parceiras em um mesmo propósito, sustenta a prática pedagógica e a torna viva, coerente e em constante movimento”, destacou uma das participantes, sintetizando o espírito do encontro. Construção coletiva da rubrica A parte prática da formação foi dedicada à construção colaborativa dos critérios da Rubrica da RSB, instrumento que orientará o acompanhamento das práticas pedagógicas nas escolas salesianas. Em pequenos grupos, as participantes refletiram sobre questões-chave: Quais ações representam as práticas que desejamos observar em nossas escolas? Quais são contrárias a essa intencionalidade? Quais indicadores nos ajudarão a compreender a consolidação de uma proposta educativa salesiana na Educação Infantil? A rubrica, alinhada ao Currículo da RSB e à BNC Formação, contempla dimensões essenciais da ação docente, como intencionalidade pedagógica, estratégias de ensino, documentação, mediação e vivência dos valores salesianos, reforçando o compromisso com a formação integral das crianças e com a coerência entre fé, razão e amor educativo. Caminho formativo contínuo Ao final do encontro, Caroline Cardoso ressaltou que o processo de construção da rubrica é mais que um produto: “é um percurso formativo que traduz o jeito salesiano de educar, com escuta ativa, colaboração e busca constante por práticas inovadoras que respondam às realidades das escolas e das infâncias, disse a formadora”. A RSB reforça, assim, sua missão de promover uma formação continuada que articula teoria e prática, impulsionando cada coordenação pedagógica a ser presença animadora e transformadora no cotidiano educativo.

Lideranças Salesianas refletem sobre os desafios e oportunidades da Inteligência Artificial na Educação

O 4º Encontro on-line do Programa de Formação de Lideranças da Rede Salesiana Brasil (RSB) foi realizado no dia 21 de outubro, das 15h às 17h, reunindo 63 pontos de acesso simultâneos em todo o país. A formação teve como tema central “Inteligência Artificial na Educação: desafios e oportunidades para as lideranças”, conduzida pelo Prof. Frank Ned, que proporcionou uma reflexão profunda sobre o papel das lideranças salesianas diante das transformações tecnológicas e educacionais da atualidade. Durante o encontro, os participantes foram convidados a refletir sobre como a Inteligência Artificial (IA) pode ser uma aliada no processo educativo, favorecendo a personalização do ensino, o apoio ao trabalho docente e a inovação nas práticas pedagógicas. Mais do que uma abordagem técnica e um alinhamento conceitual, a formação destacou a necessidade de compreender onde estamos, como gerenciamos o presente e quais caminhos desejamos trilhar para o futuro, sempre preservando o olhar humano e cristão que orienta a missão educativa salesiana. A partir dos depoimentos registrados no formulário de feedback, emergiram reflexões significativas sobre o conteúdo do encontro: “Foi muito significativa a reflexão sobre a importância de identificar onde estamos e gerenciar o presente, compreendendo que só assim é possível planejar ações concretas e coerentes com o que desejamos alcançar. Também marcou a ideia de que precisamos nos desprender do passado para criar o futuro, utilizando as ferramentas disponíveis de forma estratégica e facilitadora, para transformar desafios em oportunidades de inovação e crescimento.” “A personalização do ensino, com o apoio da IA, pode favorecer a adaptação do aprendizado às necessidades de cada estudante, além de facilitar o trabalho docente e estimular práticas mais criativas e inovadoras.” “A abordagem desenvolvida foi de suma importância para quem exerce a liderança como serviço que constrói e transforma relações no ambiente de trabalho e na missão.” Essas contribuições revelam o quanto a temática da Inteligência Artificial desperta interesse, esperança e compromisso ético entre as lideranças das escolas da Rede Salesiana Brasil. O encontro reforçou a convicção de que, com discernimento, espírito de serviço e fidelidade ao carisma de Dom Bosco e de Madre Mazzarello, é possível integrar tecnologia e humanismo, razão e fé, a serviço da formação integral dos jovens. Confira também as edições anteriores do Programa de Formação de Lideranças: 1º Encontro — Planejamento e identidade da liderança salesiana 2º Encontro — Cenários econômicos e gestão estratégica  3º Encontro — Análise de indicadores e processos de decisão   Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil