Volta às aulas nas Escolas Salesianas do Brasil
09/02/2023

Volta às aulas nas Escolas Salesianas do Brasil

Volta às aulas nas Escolas Salesianas do Brasil

O ano letivo de 2023 já teve início em algumas Escolas Salesianas pelo Brasil. Da Educação Infantil ao Ensino Médio, estudantes salesianos se preparam para reencontrar os amigos, ou fazer novas amizades, rever os educadores e desfrutar da acolhida salesiana, tão característica do carisma de Dom Bosco e Madre Mazzarello.

É de dentro dos ambientes educacionais das Escolas da Rede Salesiana Brasil que saíra a geração da mudança. Assim, confira abaixo como está sendo o retorno às atividades pelo país:

 COLÉGIO SALESIANO ARACAJU (SE) 

No Colégio Salesiano Aracaju (SE), o primeiro dia de aula iniciou logo cedo para a equipe gestora, corpo docente e funcionários que, às 06h de segunda-feira (16), já estavam à espera do grande público: estudantes, pais, mães, familiares e ex-alunos. A Acolhida foi calorosa e ao melhor estilo Salesiano. Na sede principal, os estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio foram recepcionados com música, show de DJ, malabares e palhaços. Já na Educação Infantil, os pequenos foram recebidos pelo mascote “Dom Bosquinho”, num ambiente de espaço sideral com astronautas, foguetes e fantasias para registrar o momento. Após a recepção, os alunos foram convidados para participar do tradicional “Bom dia”, na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, e sob responsabilidade do diretor, Pe. Arlan Braga (SDB), que acolheu os estudantes com palavras de fé, esperança e alegria, e apresentou os coordenadores e líderes de área. Na oportunidade, Pe. Arlan desejou boas-vindas e manifestou sua felicidade. “Nós que moramos nesta Casa Educativa estávamos incomodados com o silêncio. Que bom que vocês voltaram, porque vocês são a alegria desta escola”, expressou com muita emoção. O intervalo festivo foi conduzido pela Pastoral Salesiana, e liderado pelo Diretor da Pastoral, Pe. Valdemir Augusto, que, juntamente com os integrantes da equipe, cantaram, tocaram músicas e entusiasmaram os jovens.

  

 COLÉGIO SALESIANO DOM BOSCO, FORTALEZA (CE) 

O primeiro dia de aula das turmas da Educação Infantil e 1º ano do Fundamental I iniciaram em 17 de janeiro no Colégio Salesiano Dom Bosco, em Fortaleza (CE). O dia foi recheado de muita alegria e diversão para matar a saudade do ambiente escolar. No dia 23 de janeiro, teve início as aulas das turmas do Ensino Fundamental I e II, e Ensino Médio.

  

 ESCOLA SALESIANA SÃO DOMINGOS SÁVIO - BRASÍLIA (DF) 

Na quarta-feira, 25de janeiro, os educandos da Escola Salesiana São Domingos Sávio voltaram das férias e contagiaram o ambiente. Após mais de 1 mês, a escola voltou a se alegrar com a presença daqueles que são as estrelas do espaço. O dia contou com várias atividades pedagógicas que visam a integração e desenvolvimento dos novos estudantes e readaptação aos espaços da escola. Alguns deles, inclusive, contaram com uma reforma para melhoria e conforto.
Com apresentação performática, o Palhaço Pingo de Ouro alegrou o dia e trouxe leveza aos estudantes do 1º ao 5º ano, que assistiram a apresentação com gargalhadas e muitos sorrisos, iluminando ainda mais a nossa escola. “O nosso pátio estava lindo, com nossos educadores brincando e interagindo com os educandos”, disse a Diretora Verônica.

   

 COLÉGIO SALESIANO DOM BOSCO, CAMAÇARI (BA)  

Na última segunda-feira (06), os Salesianos Bahia inauguraram a terceira unidade da rede de ensino no estado. A manhã de abertura já trouxe o início das aulas e contou com a presença do Diretor Escolar, Pe. Maurício Lima; do Diretor Geral, Pe. Eudes Barreto; do Gestor Administrativo, Deraldo Brito e da Coordenadora Pedagógica, Cláudia Castro. A inauguração e início das aulas foi marcado pela animação da Coordenação de Pastoral da instituição, que recebeu os novos educandos com canções que fazem referência ao cuidado e amor com a formação da juventude, concepção defendida por seus fundadores, Dom Bosco e Madre Mazzarello. Contente com o início das atividades educativas, o Diretor Escolar da unidade celebrou a expansão da pedagogia para o futuro da sociedade camaçariense. “A nossa proposta educativa, pautada no Sistema Preventivo de Dom Bosco, é de que as nossas crianças desfrutem de uma educação integral. Dentro das dimensões cognitiva e espiritual, estamos construindo uma jornada exitosa junto aos nossos estudantes, os quais são o futuro desta comunidade. Entender que o Carisma Salesiano continuará se expandindo por meio de cada um deles, nos confirma a fertilidade das Obras da Rede Salesiana Brasil. Sem dúvida, vivemos a graça de Deus de modo muito tangível”, afirmou Pe. Maurício. 

  

 COLÉGIO SALESIANO DOM LUIZ LASAGNA, ARAÇATUBA (SP) 

As aulas do 1º semestre do ano de 2023 começaram na segunda-feira, dia 23 de janeiro, no Colégio Salesiano Dom Luiz Lasagna. Nos dois períodos, manhã e tarde, os alunos foram recebidos com alegria e entusiasmo pelos profissionais da Instituição. Reunidos na capela do Colégio, as turmas foram conduzidas por momentos de interação, oração e orientação. Estudantes da 3ª série do Ensino Médio conduziram as atividades como parte da última etapa formativa na Educação Básica.

   

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Fonte: Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil, com informações das Assessorias de Comunicação das Instituições citadas

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RSB realiza 3º Encontro do Programa de Formação de Lideranças com foco na análise de BI

No dia 16 de setembro, das 15h às 17h, a Rede Salesiana Brasil promoveu o 3º Encontro do Programa de Formação de Lideranças das Escolas da RSB, conduzido pela Diretoria Executiva e Coordenadores Inspetoriais das Escolas. O momento, que registrou 90 pontos de acesso simultâneos, teve como tema central a gestão de dados nas escolas por meio da análise de Business Intelligence (BI), reforçando o compromisso da Rede com uma educação pautada em evidências, inovação e na gestão baseada em evidências. A acolhida foi conduzida pelo Pe. Sérgio Augusto Baldin, Diretor Executivo da RSB, que destacou a importância de cultivar, à luz do carisma salesiano, uma liderança que alia espiritualidade, gestão e visão estratégica. “O intuito é avançarmos no trabalho estratégico de análise de dados. Todo o trabalho que as escolas têm realizado, juntamente com a equipe do escritório da rede e inspetoriais, precisa ser transformado em processo de crescimento. Com isso, hoje iniciamos este trabalho de análise de dados conjuntamente, em rede. Análises dos painéis de indicadores Na sequência, os participantes aprofundaram a leitura dos painéis de indicadores estratégicos, com contribuições dos Coordenadores Inspetoriais das Escolas: Quadro Geral dos Concluintes 2023 e 2024 – Análise conduzida por Ir. Leonéia Furtado (Inspetoria Nossa Senhora da Amazônia), Valéria Rodrigues (Inspetoria Maria Auxiliadora) e Évila Borges (Inspetoria Nossa Senhora. Auxiliadora). Resultados ENEM 2024 (dados da Evolucional) – Apresentados por Maria Elvira Menegassi (Inspetoria São Pio X), Jonathas Sacramento (Inspetoria São Luiz Gonzaga) e Sandra Elaine (Inspetoria São Domingos Sávio). Censo Escolar e série histórica 2012-2024 (INEP) – Analisados por Paulo Rogedo (Inspetoria São João Bosco). Essas reflexões ofereceram às lideranças uma visão integrada dos resultados educacionais da Rede, possibilitando identificar desafios, potencialidades e tendências em cada região. Em grupos, por Inspetoria, os(as) gestores(as) tiveram oportunidade de discutir alguns dos dados apresentados nos painéis de BI, lançando questões a partir de suas realidades e apontando aspectos relevantes.  Retomada dos compromissos do ENARSE/ENEL O encontro também retomou os compromissos assumidos pelas lideranças no ENARSE/ENEL, em Aparecida/SP, onde cada Inspetoria havia se engajado, por meio da estratégia do Aquário, em delinear compromissos para o fortalecimento da missão salesiana. Os 144 compromissos assumidos pelas dez Inspetorias foram sistematizados 8 compromissos nacionais, assumidos em rede, distribuídos em dois pilares: Papel estratégico das lideranças na formação integral dos egressos a partir dos referenciais institucionais. Posicionamento das escolas e delineamento de futuro, com foco na inovação, diferenciação e sustentabilidade. A retomada foi conduzida pelo Pe. Sérgio Baldin, Anderson Leal e Ana Paula Costa e Silva, destacando a responsabilidade das lideranças em dar continuidade ao que foi construído no encontro nacional. Encerramento e ressonâncias O encontro foi concluído com um momento de ressonâncias e feedbacks, reforçando a importância de uma liderança inspirada no carisma de Dom Bosco e Madre Mazzarello, capaz de unir gestão eficiente, compromisso com a excelência acadêmica e fidelidade à missão evangelizadora, que fortalece o trabalho em rede. Localmente, com suas equipes, as lideranças das escolas terão oportunidade de ampliar as reflexões, análises e debates a partir dos painéis de BI, para subsidiar a melhoria contínua dos processos e serviços. Angélica Novais da Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Colégio Salesiano do Recife vai abrigar um mini bairro planejado na Boa Vista

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3º encontro on-line da Formação das Coordenações Pedagógicas do EFAI aprofunda a aprendizagem visível e a transformação docente

Na tarde do dia 10 de setembro, foi realizado o 3º encontro on-line do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do Ensino Fundamental Anos Iniciais (EFAI), uma iniciativa da Rede Salesiana Brasil (RSB), em parceria com a Editora Edebê. O programa é fruto da Jornada Formativa para as Coordenações Pedagógicas, realizada em Aparecida/SP, e tem se consolidado como espaço privilegiado de estudo, reflexão e troca de experiências entre coordenadoras(es) pedagógicas(os_ das escolas salesianas em todo o Brasil. Com 40 acessos de todo o Brasil, o encontro teve como tema “A aprendizagem visível e a transformação docente”, conduzido pela formadora Caroline Cardoso. A acolhida inicial foi conduzida pelo Pe. Sérgio, seguida de um momento de oração preparado pela Irmã Lúcia Jacinta, que ajudou a comunidade formativa a colocar o encontro sob a inspiração de Deus e no espírito do carisma salesiano. Percurso formativo e cultura de pensamento Caroline iniciou sua fala retomando o percurso formativo proposto pelo programa e relembrou as oito forças da escola que favorecem o desenvolvimento de uma cultura de pensamento. Em seguida, trouxe reflexões fundamentadas sobre as competências docentes e a importância da documentação pedagógica como instrumento de aprendizagem, acompanhamento e transformação no processo educativo. Durante sua exposição, Caroline Cardoso lançou uma provocação aos grupos de trabalho, convidando-os a refletir sobre quais competências podem ser mais exploradas e desenvolvidas no contexto das escolas salesianas. As competências apresentadas foram: Conhecimento; Pensamento científico, crítico e criativo; Repertório cultural; Comunicação; Cultura digital; Trabalho e projeto de vida; Argumentação; Autoconhecimento e autocuidado; Empatia e cooperação; Responsabilidade e cidadania.  A formadora destacou ainda a importância da flexibilidade intelectual, recordando que, no processo de aprendizagem, “tudo bem mudar de ideia a respeito de algo, e também que é importante ser flexível e ter a mente aberta o suficiente para rever conceitos quando novas, e às vezes conflitantes, informações são apresentadas e as hipóteses originais são refutadas”, fundamentando sua reflexão no livro Aprendizagens Visíveis: Experiências teórico-práticas em sala de aula, de Julia Pinheiro Andrade. Espaços de diálogo e partilha Após a exposição, os participantes foram organizados em grupos para refletir sobre três questões-chave: Que tipos de registros existem no EFAI? Com que intenção registramos o que as crianças fazem na escola? A partir da leitura do Capítulo 3 e das reflexões, como é possível mobilizar e potencializar a documentação pedagógica no EFAI? As contribuições de cada grupo foram registradas em um mural digital, que servirá de base para novas partilhas e aprofundamentos no próximo encontro, já agendado para 12 de novembro de 2025. O encontro foi concluído em clima de entusiasmo e corresponsabilidade. Para motivar ainda mais os estudos e a vivência pedagógica, foram realizados sorteios de banners da Coleção Nautas e de um livro para aprofundamento sobre coordenação pedagógica, formação e inovação. Um caminho de formação contínua O Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do EFAI reafirma o compromisso da RSB e da Editora Edebê em apoiar os educadores salesianos no fortalecimento de uma pedagogia que une excelência acadêmica, espiritualidade e protagonismo juvenil. Mais do que encontros formativos, o programa se propõe a ser um processo de transformação das práticas pedagógicas, em sintonia com o legado de Dom Bosco e Madre Mazzarello. Angélica Novais da comunicação da Rede Salesiana Brasil

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