XXI ENARSE e XIV ENEL Agitam Equipes das Escolas Salesianas
25/08/2023

XXI ENARSE e XIV ENEL Agitam Equipes das Escolas Salesianas

XXI ENARSE e XIV ENEL Agitam Equipes das Escolas Salesianas

Na tarde da última quinta-feira (24), das 14h20 às 18h, aconteceu o último dia do XXI Encontro Nacional das Escolas da Rede Salesiana Brasil (ENARSE) e XIV Encontro Nacional dos Ecônomos Locais (ENEL), que neste ano trouxe como tema “Identidade e inovação no currículo: a centralidade da pessoa e a excelência da escola salesiana”. O evento aconteceu em formato totalmente on-line, pela plataforma Zoom, e o segundo dia contou com a mediação do Coordenador das Escolas da Inspetoria São João Bosco, Paulo Rogedo.

A Oração Inicial foi conduzida pela Coordenadora das Escolas da Inspetoria Nossa Senhora da Amazônia, Ir. Leonéia Ferreira Furtado. Durante esse momento, com o apoio da colaboradora Verônica, os participantes foram convidados a meditar e se conectar com a palavra de Deus.

  

A primeira palestra do dia foi realizada pela Consultora e Formadora em Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Liane Malabarba, que abordou o tema “A Liderança na Cultura Organizacional”. Em sua fala, Liane trouxe uma valiosa reflexão sobre as relações humanas e a liderança, abordando os inúmeros modelos e paradigmas que estão sendo quebrados, no trabalho e na educação, especialmente desde a pandemia do coronavírus, que intensificou de forma abrupta modelos de trabalho e estudo on-line, modelos híbridos, redução de carga horária de trabalho e a hiperconectividade por exemplo, gerando um grande impacto nas estruturas das relações e dos processos educacionais e de liderança.

Dando continuidade na programação do XXI ENARSE e XIV ENEL, a Coordenadora Nacional das Escolas da RSB, Ir. Lucia Jacinta Finassi, abordou o tema: “Projeto Identità: entusiasmo e compromisso com a educação da fé e na fé”. O Projeto é um itinerário de evangelização que tem o jeito das crianças, do encantamento, do lúdico e da afetividade. “A intencionalidade grande desse projeto, bem sinteticamente, eu as coloquei em três destaques. Primeiro porque é uma proposta educativo-pastoral que foi pensada para os anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano); segundo porque é uma trilha, um caminho carismático, que apresenta a identidade salesiana, mas como o meio de apresentar o Evangelho, Jesus Cristo, como ‘o caminho, a verdade e a vida’ e, por fim, é também um itinerário de educação da fé e na fé, articulado com as práticas pedagógicas e vivências por meio do anúncio, serviço e da celebração”, comentou a religiosa.

Ainda em sua apresentação, Ir. Lucia Jacinta mostrou aos participantes a identidade visual do projeto e os significados de cada elemento na imagem principal do Identità, além de falar sobre a Revista de Registro (um processo de vivencia/experiência). Nesse projeto, as crianças têm a oportunidade de assistir vídeos com narrativas contadas por meio de fantoches. A Coordenadora Nacional das Escolas da RSB finalizou sua apresentação com um vídeo sobre a circulação do Identità nas escolas que aderiram ao projeto. O audiovisual, de forma lúdica, mostrou as crianças colocando as atividades do projeto em prática.

Após um breve intervalo, os participantes tiveram a oportunidade de participar da segunda palestra ministrada pelo CEO de Pesquisa e Inovação do B-LAB Learning Space, Adriano Canabarro, que falou sobre a “Cultura da inovação: um compromisso de todos pela sustentabilidade e pelo futuro das escolas”. O palestrante conversou um pouco sobre a ideia de inovação e sustentabilidade, bem como a sua relevância.

  

A conclusão do XXI ENARSE e XIV ENEL foi realizada pelo Diretor Executivo da RSB, Pe. Nivaldo Luiz Pessinatti, que expressou seu agradecimento a todos os presentes por sua participação durante os dois dias do evento. “Muito obrigado a todos. Estou aqui, também, representando a Ir. Teresinha Ambrosim, que é Presidente da RSB e Inspetora Referente das Escolas. Agradeço ao Pe. Ricardo, que é vice-presidente da nossa Rede, como também à Ir. Silvia que é Diretora Executiva da RSB. Um agradecimento aos participantes que, além de serem numerosos, são bem atentos e à equipe do escritório que garantiu uma boa infraestrutura. Mas, de modo especial, aos membros do Comitê composto pelos Coordenadores Inspetorias das nossas escolas e coordenados pela Ir. Jacinta. Parabéns pelo conteúdo! Pela forma! Foi bom demais”, agradeceu Pe. Pessinatti.

Toda a organização dos dois dias do XXI ENARSE e XIV ENEL ficou por conta da Coordenadora Nacional das Escolas da Rede Salesiana Brasil, Ir. Lucia Jacinta Finassi, juntamente com o Comitê Nacional das Escolas Salesianas e a Gestora de Projetos Formativos da RSB, Ana Paula Costa e Silva. O evento também contou com o suporte dos colaboradores do escritório central da Rede Salesiana Brasil, em Brasília (DF), nas pessoas do Assistente de TI, Diogo Alves de França; das Assistentes de Atendimento, Sarah de Oliveira e Ana Maria Dantas Marçal, da Analista de Comunicação, Janaína Lima, e do Designer Gráfico, Pedro Freitas.

Confira todos os detalhes do primerio dia do XXI ENARSE e XIV ENEL clicando aqui.

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

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Estudantes do Colégio Salesiano Dom Bosco, no Centro de Manaus, brilham na Olimpíada Brasileira de Robótica e na Mostra Nacional de Robótica

O Colégio Salesiano Dom Bosco, do Centro de Manaus, marcou presença mais uma vez nas finais brasileiras da Mostra Nacional de Robótica (MNR) e da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), considerada a maior competição de robótica da América Latina, participando na modalidade Robótica Artística, com os estudantes Ana Clara Vieira, Davi Augusto, Guilherme Andrade e Júlia Evaristo, da 8º Ano do Ensino Fundamental. Neste ano, a escola apresentou seis iniciativas que evidenciam o compromisso dos estudantes com a ciência, a inovação e o impacto social, dentre elas, foram selecionadas quatro. Entre as selecionadas, destacou-se a iniciativa que desenvolveu um bracelete para auxiliar pessoas com Mal de Parkinson, desenvolvido pelos alunos: Miriam Soares, Ravi Leite, Ana Francisca do Valle, Joshua Chagas, Jordan dos Anjos, Yuri Borges, do 1º ano do Ensino Médio, que receberam Menção Honrosa nacional e foi reconhecido como um dos melhores projetos do Brasil.  Também integrou a mostra o projeto “Missão Clean Space”, criado pelo aluno André Luiz Sena do 6º ano, que propôs uma sonda que faz a limpeza de lixo espacial e conquistou duas Menções Honrosas: uma na etapa estadual do Espírito Santo e outra na etapa do Amazonas. Outra iniciativa apresentada foi o “Tambakicks”, um barco autônomo movido a energia solar, premiado com Menção Honrosa na etapa estadual do Espírito Santo. O protótipo oferece soluções sustentáveis para os desafios das secas e cheias dos rios amazônicos, auxiliando no transporte de mantimentos e em pesquisas científicas com sensores ambientais e foi desenvolvido pelos alunos Kenedy Ajala, Yasmin Andrade e Isabela Duarte. O projeto recebeu menção honrosa na etapa estadual do Amazonas e na etapa do Espirito Santo.  Por fim, a equipe também levou ao evento o Robô Focus, criado para apoiar alunos com TDAH, da Aluna Angelina Sena, do 2º Série do Ensino Médio, e a ex -estudante salesiana Clara Tereza, que estuda Design na UFAM. Teve também o projeto Meninas Amazonas, uma iniciativa 100% feminina que incentiva a participação de meninas na robótica, ciência e tecnologia, incluindo a produção de um eBook exclusivo com atividades formativas e inspiradoras, realizado pelas alunas Mariana Sena e Samilly Sthefany. Vozes que revelam transformação A participação na OBR e na MNR foi acompanhada de muita emoção, crescimento e superação. O estudante Ravi, do 1º ano do Ensino Médio e integrante da equipe premiada, resumiu o sentimento vivido: “Apesar de todas as dificuldades pelo caminho, fomos resilientes e ganhamos muitos conhecimentos. Quero continuar na robótica e ser campeão junto da minha equipe em João Pessoa no ano que vem!” Sua colega, Yasmin Andrade, também do 1º ano do Ensino Médio e membro da equipe Tambakicks, expressou sua gratidão pela experiência e pelo acompanhamento pedagógico: “Essa experiência mudou tudo o que eu pensava e me ajudará a ser uma aluna melhor. Obrigada, professora, por acreditar no meu potencial. A robótica me abriu portas para uma área incrível da tecnologia.” Os depoimentos dos estudantes revelam aquilo que a educadora responsável, professora Joana Ramos, reforça há anos: a robótica vai muito além da competição. Ao falar sobre o evento com a RSB, ela destacou o impacto profundo do processo formativo: “Foram dias intensos, cheios de aprendizados, ajustes, erros e acertos. A robótica é um instrumento de transformação pessoal, social e educacional. Eles voltam mais maduros, confiantes e apaixonados pela ciência. A robótica se transforma e, eu continuo acreditando que, através da educação, mudamos o mundo, disse a professora Joana Ramos.” Famílias vivem a experiência junto A emoção também foi compartilhada pelas famílias. A mãe Alessandra Sena, que teve dois filhos participando do evento (André Luiz, do 6º ano, e Angelina, da 2º série do Ensino Médio), relatou a grandiosidade do encontro nacional e sua importância formativa: “Para quem vive a robótica, participar desse evento é um sonho. É um encontro grandioso, que reúne equipes de vários estados, do Ensino Fundamental ao universitário. A troca de ideias, o contato com outras pesquisas e culturas… tudo isso transforma os jovens. É maravilhoso para cada estudante e, para nós, pais, é motivo de muito orgulho.” Robótica como missão educativa A participação na OBR reforça a missão salesiana de promover uma educação integral, que conecta ciência, criatividade, valores humanos e protagonismo juvenil. Em cada projeto apresentado, os alunos demonstram não apenas domínio tecnológico, mas também sensibilidade social, responsabilidade e espírito de equipe. Conheça as iniciativas e ações desenvolvidas pelos alunos do Colégio Salesiano Dom Bosco Participação na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) e Mostra Nacional de Robótica (MNR): o Colégio Dom Bosco tem participado das finais nacionais na modalidade Robótica Artística e da MNR, levando projetos desenvolvidos pelos alunos e conquistando menções e premiações nacionais.  Representação em eventos internacionais (RoboCup): projetos premiados na MNR garantiram vagas para representar o Amazonas e o Brasil em etapas internacionais como a RoboCup.  Projetos sociais e de impacto (ex.: Mão Biônica, Bracelete para Mal de Parkinson, Cidade Inteligente, Missão Clean Space): ao longo do ano as equipes apresentam projetos de impacto social e ambiental desenvolvidos com tecnologias de baixo custo (Arduino, prototipagem), que chamaram atenção nos eventos nacionais.  Laboratório / Sala Maker e Espaço STEM: a escola mantém espaços Maker/Laboratório de Robótica onde são ministradas aulas práticas de programação, eletrônica e prototipagem para diferentes séries. Esses ambientes apoiam a formação contínua dos alunos em STEAM - acrônimo em inglês para Ciências (Science), Tecnologia (Technology), Engenharia (Engineering), Artes (Arts) e Matemática (Mathematics) - metodologia educacional que busca integrar essas áreas do conhecimento em projetos e atividades práticas, promovendo o aprendizado interdisciplinar e o desenvolvimento de habilidades como criatividade, pensamento crítico e resolução de problemas.  Torneios e seletivas internas (Torneio Brasil de Robótica - TBR):  Realização de etapas internas e seletivas para preparar equipes rumo a competições regionais e nacionais (TBR, etapas estaduais da OBR), estimulando participação ampla dos estudantes. Equipes e identidades (ex.: Tambakicks, Amazon Tech): existência de equipes com identidade própria que participam das competições e mostras; também há times que se destacaram em outras competições de tecnologia (como a Olimpíada Nacional de Aplicativos — ONDA). O Colégio Salesiano Dom Bosco celebra mais esta vitória na robótica, conquistas que vão muito além de prêmios e classificações. São histórias de vida transformadas, vocações despertadas e jovens que descobrem na ciência um caminho para construir um futuro melhor.

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