XXI ENARSE e XIV ENEL Agitam Equipes das Escolas Salesianas
25/08/2023

XXI ENARSE e XIV ENEL Agitam Equipes das Escolas Salesianas

XXI ENARSE e XIV ENEL Agitam Equipes das Escolas Salesianas

Na tarde da última quinta-feira (24), das 14h20 às 18h, aconteceu o último dia do XXI Encontro Nacional das Escolas da Rede Salesiana Brasil (ENARSE) e XIV Encontro Nacional dos Ecônomos Locais (ENEL), que neste ano trouxe como tema “Identidade e inovação no currículo: a centralidade da pessoa e a excelência da escola salesiana”. O evento aconteceu em formato totalmente on-line, pela plataforma Zoom, e o segundo dia contou com a mediação do Coordenador das Escolas da Inspetoria São João Bosco, Paulo Rogedo.

A Oração Inicial foi conduzida pela Coordenadora das Escolas da Inspetoria Nossa Senhora da Amazônia, Ir. Leonéia Ferreira Furtado. Durante esse momento, com o apoio da colaboradora Verônica, os participantes foram convidados a meditar e se conectar com a palavra de Deus.

  

A primeira palestra do dia foi realizada pela Consultora e Formadora em Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Liane Malabarba, que abordou o tema “A Liderança na Cultura Organizacional”. Em sua fala, Liane trouxe uma valiosa reflexão sobre as relações humanas e a liderança, abordando os inúmeros modelos e paradigmas que estão sendo quebrados, no trabalho e na educação, especialmente desde a pandemia do coronavírus, que intensificou de forma abrupta modelos de trabalho e estudo on-line, modelos híbridos, redução de carga horária de trabalho e a hiperconectividade por exemplo, gerando um grande impacto nas estruturas das relações e dos processos educacionais e de liderança.

Dando continuidade na programação do XXI ENARSE e XIV ENEL, a Coordenadora Nacional das Escolas da RSB, Ir. Lucia Jacinta Finassi, abordou o tema: “Projeto Identità: entusiasmo e compromisso com a educação da fé e na fé”. O Projeto é um itinerário de evangelização que tem o jeito das crianças, do encantamento, do lúdico e da afetividade. “A intencionalidade grande desse projeto, bem sinteticamente, eu as coloquei em três destaques. Primeiro porque é uma proposta educativo-pastoral que foi pensada para os anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano); segundo porque é uma trilha, um caminho carismático, que apresenta a identidade salesiana, mas como o meio de apresentar o Evangelho, Jesus Cristo, como ‘o caminho, a verdade e a vida’ e, por fim, é também um itinerário de educação da fé e na fé, articulado com as práticas pedagógicas e vivências por meio do anúncio, serviço e da celebração”, comentou a religiosa.

Ainda em sua apresentação, Ir. Lucia Jacinta mostrou aos participantes a identidade visual do projeto e os significados de cada elemento na imagem principal do Identità, além de falar sobre a Revista de Registro (um processo de vivencia/experiência). Nesse projeto, as crianças têm a oportunidade de assistir vídeos com narrativas contadas por meio de fantoches. A Coordenadora Nacional das Escolas da RSB finalizou sua apresentação com um vídeo sobre a circulação do Identità nas escolas que aderiram ao projeto. O audiovisual, de forma lúdica, mostrou as crianças colocando as atividades do projeto em prática.

Após um breve intervalo, os participantes tiveram a oportunidade de participar da segunda palestra ministrada pelo CEO de Pesquisa e Inovação do B-LAB Learning Space, Adriano Canabarro, que falou sobre a “Cultura da inovação: um compromisso de todos pela sustentabilidade e pelo futuro das escolas”. O palestrante conversou um pouco sobre a ideia de inovação e sustentabilidade, bem como a sua relevância.

  

A conclusão do XXI ENARSE e XIV ENEL foi realizada pelo Diretor Executivo da RSB, Pe. Nivaldo Luiz Pessinatti, que expressou seu agradecimento a todos os presentes por sua participação durante os dois dias do evento. “Muito obrigado a todos. Estou aqui, também, representando a Ir. Teresinha Ambrosim, que é Presidente da RSB e Inspetora Referente das Escolas. Agradeço ao Pe. Ricardo, que é vice-presidente da nossa Rede, como também à Ir. Silvia que é Diretora Executiva da RSB. Um agradecimento aos participantes que, além de serem numerosos, são bem atentos e à equipe do escritório que garantiu uma boa infraestrutura. Mas, de modo especial, aos membros do Comitê composto pelos Coordenadores Inspetorias das nossas escolas e coordenados pela Ir. Jacinta. Parabéns pelo conteúdo! Pela forma! Foi bom demais”, agradeceu Pe. Pessinatti.

Toda a organização dos dois dias do XXI ENARSE e XIV ENEL ficou por conta da Coordenadora Nacional das Escolas da Rede Salesiana Brasil, Ir. Lucia Jacinta Finassi, juntamente com o Comitê Nacional das Escolas Salesianas e a Gestora de Projetos Formativos da RSB, Ana Paula Costa e Silva. O evento também contou com o suporte dos colaboradores do escritório central da Rede Salesiana Brasil, em Brasília (DF), nas pessoas do Assistente de TI, Diogo Alves de França; das Assistentes de Atendimento, Sarah de Oliveira e Ana Maria Dantas Marçal, da Analista de Comunicação, Janaína Lima, e do Designer Gráfico, Pedro Freitas.

Confira todos os detalhes do primerio dia do XXI ENARSE e XIV ENEL clicando aqui.

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Mais Recentes

Colégio Salesiano do ES realiza Cantata de Natal na Catedral Metropolitana de Vitória

A Catedral Metropolitana de Vitória recebeu, nesta terça-feira (25) um espetáculo de luzes e vozes, com a Cantata de Natal do Colégio Salesiano Nossa Senhora da Vitória. O evento marca o encerramento letivo das turmas do Ensino Fundamental Anos Iniciais, celebrando o Natal e reforçando os valores propostos pela educação salesiana junto às famílias e à sociedade capixaba. O evento atende a uma proposta educacional robusta, que une equipes pedagógicas e pastorais. Ao longo de nove canções, interpretadas em português, inglês e latim, os familiares presentes acompanharam as crianças com olhares de admiração e encantamento. As canções foram acompanhadas pela orquestra da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames). Canções foram acompanhadas pela orquestra da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames). Segundo Cristina Márcia Vargas de Andrade, diretora pedagógica da instituição, o evento reflete a missão de educar para além dos livros. "Este é um evento que, ano após ano, concretiza nosso propósito como escola católica: oferecer não apenas uma proposta pedagógica de qualidade, mas também uma educação que prepara os estudantes para a vida, fortalecendo as relações familiares e os valores cristãos e de cidadania", afirma a diretora. Diretora Pedagógica do Salesiano Nossa Senhora da Vitória, Cristina Márcia de Andrade Vargas. Ela destaca ainda a consonância da união entre os valores celebrados no Natal e a proposta das escolas salesianas. "Dentro dessa perspectiva, resgatamos o espírito natalino de fraternidade, amor ao próximo e valorização da família, princípios preservados e cultivados por nós, salesianos. Ficamos muito felizes em realizar um evento que expressa tudo isso de forma tão bonita", concluiu. Esperança e Renovação Fernando Campos Peixoto, diretor pastoral da Presença Salesiana de Vitória — que engloba escolas, centro universitário (UniSales) e aprendizagem (Cesam Vitória), frisou a importância do Natal no contexto da missão salesiana. "A cantata de Natal nos motiva a vivenciar de forma muito profunda e emocionante esse mistério do cristianismo que é o nascimento do menino Deus. Na nossa escola confessional católica salesiana procuramos incentivar e vivenciar os valores que esse menino traz a este mundo”, explicou Fernando. Diretor Pastoral da Presença Salesiana de Vitória, Fernando Campos Peixoto. “Como o valor da esperança, em um mundo novo, um mundo melhor, mais justo, mais bonito e mais fraterno. Então esse evento nos renova um convite à esperança em Jesus, a esperança que não nos decepciona”, concluiu o diretor pastoral. Mais fotos da celebração estão disponíveis clicando aqui. Colégio Salesiano Vitória Com unidades em Jardim Camburi (Salesiano Jardim Camburi) e na Avenida Vitória (Salesiano Nossa Senhora da Vitória), o Colégio Salesiano Vitória apresenta uma proposta educacional pautada em pilares pedagógicos como aprendizagem criativa, pensamento científico e múltiplas habilidades, incentivando a construção de projeto de vida com protagonismo familiar e empreendedorismo. As unidades estão abertas para visitação mediante agendamento. Visite salesianos.br e agende uma visita.   Colégio Salesiano Vitória

IV Seminário Nacional de Boas Práticas com a Coleção Nautas destaca criatividade, protagonismo e identidade nas escolas da Rede Salesiana Brasil

Nos dias 18 e 19 de novembro, educadores de diversas regiões do país se reuniram para vivenciar o IV Seminário Nacional de Boas Práticas com a Coleção Nautas, promovido pela Rede Salesiana Brasil, em parceria com a Editora Edebê Brasil. Em dois encontros on-line, marcados pela partilha, pela inspiração e pelo carisma salesiano, as escolas apresentaram projetos que traduzem, na prática, a força da pedagogia ativa, o protagonismo infantil e o compromisso com a formação integral dos estudantes. Selecionadas pelas Coordenações Inspetoriais das Escolas, as práticas refletiram critérios como coerência com o Currículo da RSB, uso qualificado da Coleção Nautas, criatividade, estratégias pedagógicas significativas e protagonismo dos estudantes. 1º Dia – 18 de novembro: criatividade, expressão e cuidado com o futuro Na abertura do primeiro dia, Pe. Sérgio Augusto Baldin, Diretor Executivo da RSB e Diretor Geral da Edebê, acolheu educadores de todo o Brasil para a apresentação de cinco projetos que evidenciam como o percurso formativo nos anos iniciais do Ensino Fundamental pode ser vivo, sensível e profundamente conectado às experiências das crianças. A moderação foi realizada pela Valéria Rodrigues, Coordenadora das Escolas da Inspetoria Maria Auxiliadora, e Maria Elvira Menegassi, Coordenadora das Escolas da Inspetoria São Pio X. As Coordenadoras Inspetoriais anunciaram as equipes e teceram comentários, destacando elementos que evidenciaram a vivência do Currículo da RSB, a competência das(os) professoras(es) e a relevância das práticas para a formação das crianças.  Do livro ao jornal: o olhar curioso que transforma vivências em notícias (1º Ano) Colégio Salesiano Leão XIII – Rio Grande/RS – Inspetoria São Pio XA partir da observação da realidade e da curiosidade típica da infância, as turmas transformaram experiências cotidianas em notícias, construindo um jornal escolar que uniu leitura, escrita, investigação e comunicação. Protagonistas do campo ao prato: saúde, consciência e economia (2º Ano) Colégio do Carmo – Guaratinguetá/SP – Inspetoria Nossa Senhora AparecidaO projeto promoveu diálogos sobre alimentação saudável, sustentabilidade e impactos econômicos, levando as crianças a compreenderem o caminho dos alimentos, do cultivo ao consumo, com responsabilidade e protagonismo. Animais Robóticos (3º Ano) Escola Salesiana São José – Campinas/SP – Inspetoria Nossa Senhora AuxiliadoraIntegrando tecnologia, ciência e criatividade, os estudantes construíram animais robóticos, explorando conceitos de movimento, circuitos e engenharia de forma lúdica e desafiadora. Semeando o Futuro! (3º Ano) Instituto Waldemar Falcão – Aracati/CE – Inspetoria Maria AuxiliadoraCom foco em meio ambiente e sustentabilidade, o projeto desenvolveu ações práticas de cuidado com a natureza, plantio e conscientização ambiental, envolvendo as famílias e a comunidade. Cartas que conectam: escrita, afeto e protagonismo estudantil (3º Ano) Escola Salesianas Santa Teresinha – Manaus – Inspetoria Nossa Senhora da AmazôniaEm uma experiência sensível e interdisciplinar, os estudantes resgataram o hábito de escrever cartas, fortalecendo vínculos, expressando sentimentos e desenvolvendo competências de linguagem e empatia. O primeiro encontro evidenciou o quanto o método salesiano continua atual: educar pelo afeto, pela experiência e pelo significado. A Coordenadora das Escolas da Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora, Évila Silva de Souza, e a Gestora de Produtos Educacionais da Editora Edebê Brasil, Gabriela Palomo Capila de Melo foram responsáveis pela moderação: convidaram as equipes a apresentarem, comentaram com entusiasmo os aspectos essenciais das práticas e parabenizaram as(os) educadoras(es) pelo que constroem no cotidiano das escolas, sempre confiando na capacidade de cada criança. 2º Dia – 19 de novembro: identidade, cultura e sensibilidade artística No segundo dia do Seminário foram socializadas práticas que valorizam a identidade, a expressão artística e a riqueza cultural brasileira, reafirmando a missão salesiana de formar pessoas conscientes, solidárias e criativas. Projeto Melanina: pigmento de história, identidade e esperança (1º Ano) Instituto Maria Imaculada – Barbacena/MG – Inspetoria Madre MazzarelloA partir do reconhecimento da beleza e da força da diversidade, o projeto promoveu reflexões sobre identidade, história e autoestima, valorizando a cultura afro-brasileira e fortalecendo o respeito entre as crianças. Cordel Encantado – Embarque à Literatura de Cordel (3º Ano) Salesiano de Jaboatão dos Guararapes/PE – Inspetoria Salesiana do NordesteAs crianças mergulharam no universo do cordel, criando seus próprios textos rimados, ilustrações e narrativas, valorizando essa expressão típica da cultura nordestina e despertando o gosto pela leitura. Canções que a gente gosta muito (3º Ano) Salesiano Dom Bosco Centro – Manaus/AM – Inspetoria São Domingos SávioA música foi o eixo central desta proposta, que incorporou linguagem, memória afetiva, expressão corporal e convivência. As crianças compartilharam suas músicas preferidas e criaram apresentações coletivas. Um encontro que fortalece a missão educativa da RSB Os dois dias de evento reafirmaram a qualidade e o compromisso das escolas da Rede Salesiana Brasil com uma educação integral, afetiva e transformadora, que valoriza o protagonismo das crianças e integra currículo, espiritualidade e inovação. Para muitos participantes, o Seminário foi um espaço fecundo de troca e inspiração: “Parabéns! Esse Seminário é riquíssimo e nos ajuda a fervilhar muitas ideias. Excelente ação da Rede Salesiana”, destacou uma educadora. Outra participante enfatizou a riqueza das diferentes realidades apresentadas: “Muito bom poder conhecer os projetos de outras regiões do Brasil. Realidades e vivências diferentes!” O Seminário Nacional Nautas segue consolidando-se como espaço de formação e reconhecimento das boas práticas pedagógicas que fazem diferença no cotidiano das escolas. Educadores recém-chegados à Rede também expressaram a importância da iniciativa: “Parabéns à RSB pelo trabalho. Cheguei esse ano e pude aprender bastante com esse Seminário.” Houve ainda quem ressaltasse o cuidado na seleção das práticas apresentadas: “Sugiro que continuem com este olhar diferenciado na escolha dos projetos, para que sejam realmente inspiradores e motivem os educadores a serem criativos, ousados e a saírem do tradicional e óbvio.” A RSB parabeniza todas as equipes participantes, professoras(es), coordenações pedagógicas e estudantes que deram vida a projetos tão significativos, sinais concretos de que a educação salesiana continua “semeando futuro” e formando pessoas capazes de transformar o mundo.   Comunicação da Rede Salesiana Brasil  

Instituto Laura Vicuña leva estudantes do 4º ano a expedição inédita no Uruguai, ampliando horizontes da aprendizagem

No Instituto Laura Vicuña (ILV), de Uruguaiana (RS), a proposta pedagógica vai além dos muros da escola: as expedições de estudo são experiências de aprendizagem que transportam as crianças para um contato direto com o mundo real. Essa metodologia permite que as curiosidades e perguntas surgidas em sala de aula ganhem vida por meio da vivência prática e da investigação em ambientes externos, fortalecendo o aprendizado integral. Com um planejamento cuidadoso, o ILV seleciona locais que despertam o entusiasmo e o desejo de conhecer, oferecendo às crianças a chance de experimentar, formular novas questões e se encantar com a diversidade do mundo ao redor. O retorno à escola é sempre marcado por um olhar ampliado, rico em conexões e possibilidades. Explorar territórios desconhecidos tem um valor imenso não só pelo conhecimento adquirido, mas também pela construção da consciência de que o mundo é vasto e plural. O ILV se compromete em ser o espaço que estimula essa visão abrangente. No dia 11 de novembro, 56 crianças que estudam nas turmas do 4º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais, acompanhadas pelas professoras Fabiana, Andréa e Laisa, e pela coordenadora Caroline, participaram de uma expedição ao Uruguai, país vizinho que faz fronteira com Uruguaiana. Guiados pelos conteúdos da Coleção Nautas, da Editora EDEBÊ da Rede Salesiana Brasil (RSB), os estudantes vivenciaram temas que vão desde o processo imigratório até uma enriquecedora visita à mina da cidade de Artigas (Uruguai). Essa experiência fortaleceu nos estudantes o entusiasmo natural da infância: o desejo de explorar, aprender e se relacionar com o mundo.   Inspetora Nossa Senhora Aparecida

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil