04/10/2023

RSB recebe visita da Ecônoma Geral das FMA

Na tarde desta quarta-feira (04), o escritório nacional da Rede Salesiana Brasil (RSB), em Brasília (DF), recebeu a Ecônoma Geral das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) Ir. Ena Veralís Bolaños. A visita contou com um momento de apresentação da trajetória da RSB e os projetos e ações que estão em andamento no Brasil e com as parcerias mundiais. Este momento de conversa contou com a presença dos Diretores Executivos da RSB, Ir. Silvia Aparecida da Silva e Pe. Nivaldo Luiz Pessinatti, bem como com a Coordenadora Executiva da RSB, Maria Dantas, e a representante do CAD da Editora Edebê, Ir. Divina Neves.

“Pessoalmente, me dá uma lição muito grande e uma confirmação também de certos critérios que estamos tomando no Instituto. Segundamente, um agradecimento, porque conversamos muito sobre este tempo de trabalho em rede, de envolver um trabalho sinodal, mas às vezes temos palavras muito bonitas e não vemos concretizados ou não encontramos passos para concretizar o verdadeiro trabalho em rede, e creio que o modelo de trabalho de vocês como a missão que levam é um verdadeiro trabalho em rede [...] Os diferentes passos que me foram apresentados agora, se vê claramente um bonito discernimento, as modalidades, as respostas, as exigências que se envolvem. Então, de coração, muito obrigada por esta missão”, comenta Ir. Ena sobre a caminhada da RSB.

A Ecônoma foi apresentada à todas as equipes do Escritório nacional da Rede Salesiana Brasil e às equipes da Editora Edebê presentes e, sobre a importância de se contar com uma Editora própria, a Ecônoma comenta: “Creio que compreender a Rede Salesiana e Edebê dentro de um carisma é muito importante [...] Normalmente, a maioria das nossas escolas no mundo, ou de nossas obras, compram materiais de outras editoras, de outras instituições, então nós enriquecemos um editorial que tem políticas diferentes das nossas, que tem um carisma diferente do nosso, e formamos toda uma geração de jovens com um pensamento de outro editorial. Acredito que o que garante esse trabalho em rede é que estamos formando um pensamento diferente. Com os materiais que vocês fazem, tenham claro que o que se forma é um pensamento e um pensamento com um carisma específico”.

Ainda sobre o trabalho em rede, Ir. Ena destaca seu encanto pela ação social salesiana em curso no Brasil: “E o que me pareceu muito lindo, porque eu ainda não conhecia, foi toda a ação social que vocês têm [...] Já havia escutado em diferentes obras que falavam da Ação Social da Rede Salesiana Brasil e agora que foi apresentado, acredito que isso também nos dá um sentido forte, porque não estamos trabalhando na missão apenas para as escolas, a missão tem toda uma área de ação social que carismaticamente é muito forte, junto à área comunicativa, até porque a comunicação é transversal em tudo”. 

Ao final de sua fala, Ir. Ena faz uma recomendação: “Temos que dar força para a formação, creio que o ponto é a formação, porque nós não podemos começar os diálogos senão através da formação”.

“Ter a Ir. Ena conosco e poder sentir esse olhar de cuidado e apoio do Instituto das FMA na nossa realidade de ação em rede, nos fortalece e nós anima a continuar somando esforços na realização da missão educativa. Também nos aproxima das diretrizes carismáticas de uma administração que tem como foco o cuidado com a vida”, comenta a Diretora Executiva da RSB, Ir. Silvia Aparecida da Silva.

"Foi uma aula de lucidez administrativa e carismática. Ela conseguiu captar os grandes pontos da nossa Rede, salientando a grande intuição que as Inspetorias tiveram no início de trabalhar juntas [Inspetorias FMA e SDB], conseguiram, segundo palavras dela, reunir e operacionalizar o que até hoje, de modo especial se faz no trabalho em rede. A Rede Salesiana Brasil conseguiu operacionalizar, concretizar, materializar esta verdadeira bandeira de se trabalhar em rede que tanta gente fala e, de repente, nem todo mundo encara. [...] eu gostei mais ainda quando ela falou: ‘Vocês nascem com um jeito de fazer rede e, com o passar do tempo, nesse sentido, vocês foram evoluindo, se conhecendo melhor e hoje estão com um modelo bem diferente do trabalho em rede onde as bases são muito valorizadas através das coordenações e áreas’ [...] nisso é que está a nossa admiração por alguém que tem um nível mundial, uma responsabilidade, e aí está uma frase que ela falou também que, no segmento dela, no setor dela é a ‘economia para favorecer a vida. O setor econômico da congregação é para favorecer a vida, valorizar a vida, promover a vida, não é para juntar dinheiro’", comenta o também Diretor Executivo da RSB, Pe. Nivaldo Luiz Pessinatti. "Fiquei entusiasmado e agradecido com a lucidez e com a percepção profunda, a perspicácia profunda desta mulher", finaliza.

 

  

 

SOBRE IR. ENA

Ir. Ena Veralís Bolaños nasceu em 17 de setembro de 1968 em 'La Parada', uma pequena cidade de Santa Ana, El Salvador. Ainda criança conheceu as irmãs salesianas em sua própria casa porque três de suas tias, que já estão no Céu, eram Filhas de Maria Auxiliadora.

Em 1987 iniciou seu caminho formativo em San José, Costa Rica. Em 1988. Em 6 de janeiro de 1991, fez a Primeira Profissão em Tegucigalpa, Honduras. Durante os anos dos votos temporários, estudou Teologia. Em 2002, frequentou o curso de formação na Casa Sr. Valsé Pantellini, em Roma, e de 2005 a 2008, estudou Administração de Empresas em Honduras.

Durante os seus anos de vida religiosa pôde desempenhar diversos serviços aos quais se dedicou com generosidade e paixão: catequista, professora de religião, coordenadora escolar, coordenadora do Oratório, professora de matemática e contabilidade, tesoureira local e animadora comunitária. 

No período 2012-2017 desempenhou o serviço de animação como Inspetora na Inspetoria do Santíssimo Salvador da América Centro-Norte. Em 2018, Madre Yvonne Reungoat nomeou-a Inspetora da Inspetoria Nossa Senhora dos Anjos da América Central do Sul.

Durante o XXIV Capítulo Geral, a Assembleia Capitular a elegeu Ecônoma Geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA).

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil, com informações do Istituto Figlie di Maria Ausiliatrice

 

Compartilhe
Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber