156º aniversário de Fundação da ADMA
15/04/2025

156º aniversário de Fundação da ADMA

No dia18 de abril de 2025 celebra-se o 156º aniversário da ADMA, a Associação dos Devotos de Maria Auxiliadora fundada por Dom Bosco

No dia 18 de abril de 2025 celebra-se o 156º aniversário da Associação ADMA, a Associação dos Devotos de Maria Auxiliadora fundada por Dom Bosco para promover a veneração ao Santíssimo Sacramento e a devoção a Maria Auxílio dos Cristãos, e ereta canonicamente no Santuário de Maria Auxiliadora de Turim em 18 de abril de 1869, pelo Beato Pio IX.

Respondendo às urgências e aos sinais dos tempos, Dom Bosco deu vida a várias forças apostólicas e a um vasto movimento de pessoas que, de diversos modos, trabalham em favor dos jovens e das classes populares.

Este ano, a celebração do 156º aniversário acontece no coração do Tríduo Pascal. O Cardeal Ángel Fernández Artime, Reitor-Mor emérito dos Salesianos, sublinhou a importância do culto eucarístico e da devoção à Imaculada Conceição como ponto fundamental da espiritualidade e da vida da Associação, fazendo referência às duas colunas do sistema educativo e da espiritualidade salesiana: “O Cristo que domina a existência de Dom Bosco é, predominantemente, o Jesus vivo e presente na Eucaristia, o Pão da Vida, o Filho de Maria, Mãe de Deus e da Igreja. Dom Bosco viveu desta presença e nesta presença. (…) Para o caminho de crescimento seu e dos jovens, não há uma via à santidade sem a Eucaristia”.

E ainda: “Dom Bosco insiste de bom grado sobre o fato de que Maria intervirá prontamente toda vez que for invocada com filial afeto e, segue-se a sua exortação a respeito de Jesus: “Fazei tudo o que ele vos disser” (Jo 2,5); porque Maria intervém na vida dos seus filhos, continuamente. Com esta certeza, os ‘devotos’ de Maria Auxiliadora são chamados a participar da sua realeza na luta quotidiana contra o mal, mantendo sempre acesa a luz da esperança, mesmo nos momentos mais obscuros da história de uma família, de uma comunidade, de um povo”.

Hoje, os membros da ADMA realizam a sua missão trabalhando em comunhão e fidelidade aos Pastores da Igreja e em colaboração com outros grupos eclesiais, especialmente os da Família Salesiana, na qual sublinham e difundem a devoção popular mariana como instrumento de evangelização e promoção das classes populares e da juventude necessitada.

No contexto mundial hodierno, voltam com força as palavras de Dom Bosco: “Nós, cristãos, devemos nos unir nestes tempos difíceis. Estar entre tantos que fazem o bem nos anima sem perceber” (MB 7, 602).

Fonte: Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora - FMA

Mais Recentes

Presença Salesiana de Araxá lança hino oficial em preparação aos 100 anos da chegada dos Salesianos à cidade

A Presença Salesiana de Araxá dá mais um passo marcante na preparação para o centenário da chegada dos Salesianos ao município, que será celebrado em 2026. Como parte das ações comemorativas, foi lançado oficialmente o hino dos 100 anos da presença salesiana em Araxá, uma composição inédita que celebra a história, a missão e o legado deixado por gerações de religiosos, educadores e jovens que fizeram e continuam fazendo parte dessa trajetória. O hino nasce com o objetivo de envolver toda a comunidade, ex-alunos, educadores, famílias, jovens, paroquianos e colaboradores, em um clima de gratidão, memória e compromisso com o futuro. A letra resgata a essência do carisma de Dom Bosco, recorda o cuidado com a juventude ao longo desses 100 anos e reforça a identidade salesiana marcada pela fé, alegria, educação e evangelização. Mais do que uma música comemorativa, o hino se torna um símbolo sonoro do centenário, pensado para ser cantado nas celebrações, encontros juvenis, eventos pastorais, escolares e comunitários ao longo deste ano jubilar. Ele expressa, em forma de canto, aquilo que a presença salesiana representa para Araxá desde 1926: uma casa que acolhe, um pátio que educa e uma igreja que envia. Segundo a direção da Presença Salesiana local, “o hino traduz em música aquilo que vivemos na prática há um século: o cuidado com a juventude, a força da fé, a presença de Maria Auxiliadora e a missão de formar bons cristãos e honestos cidadãos. É um convite para que todos façam parte desta celebração histórica”. O lançamento do hino integra a programação preparatória do centenário, que contará ainda com eventos religiosos, culturais, educativos e pastorais ao longo do ano, envolvendo toda a cidade. A música já passa a fazer parte das atividades oficiais e poderá ser utilizada por escolas, grupos juvenis, pastorais e comunidades como forma de celebrar e manter viva a memória dessa missão que transformou vidas em Araxá. Visite o Santuario São Domingos de Gusmão em Araxá(MG)Endereço Praça São Domingos - Centro, Araxá .   Clique aqui para acompanhar a programação Santuário   ‍Fonte: Inspetoria São João Bosco

Salesianos emitem Profissão Perpétua na Presença Salesiana de Pará de Minas (MG)

No dia 25 de janeiro, durante a Celebração Eucarística em Pará de Minas (MG), os salesianos Filipe Lopes, Hudson Campos e Murilo Souza emitiram a Profissão Perpétua na Congregação Salesiana, entregando definitivamente suas vidas ao serviço de Deus e da juventude. A Celebração foi presidida pelo Inspetor Salesiano, Padre Ricardo Carlos, que, em sua homilia, destacou o sentido profundo da consagração religiosa salesiana, marcada pela fidelidade a Cristo, pelo amor à Igreja e pela dedicação aos jovens, especialmente os mais pobres, segundo o carisma de Dom Bosco. Vivida como um intenso momento de fé, gratidão e testemunho vocacional, a Celebração reuniu religiosos, familiares, amigos, membros da Família Salesiana e da comunidade educativo-pastoral. A profissão perpétua dos três salesianos torna-se sinal de esperança e continuidade do carisma salesiano, reafirmando o chamado a viver com alegria, doação e compromisso a missão confiada por Deus. Este momento reforça a vitalidade da vocação salesiana e convida toda a comunidade a rezar por novas e santas vocações, para que o sonho de Dom Bosco continue vivo no coração da Igreja e do mundo. Fonte: Inspetoria Salesiana São João Bosco ‍        

Primeira profissão religiosa de sete noviços salesianos de diversas inspetorias do país

No dia 24 de janeiro, solenidade de São Francisco de Sales, padroeiro da Congregação Salesiana, foi celebrada a Primeira Profissão Religiosa de sete noviços salesianos. A solene celebração eucarística foi presidida por Dom Odelir José Magri, Bispo da Diocese de Chapecó (SC), com a concelebração de Dom Tarcísio Scaramussa SDB, Bispo emérito de Santos (SP), além dos Inspetores P. Ademir Ricardo Cwendrych, de Porto Alegre, P. Francisco Inácio Vieira Junior, de Recife, e P. Alexandre Luís de Oliveira, de São Paulo. Fonte: Agência Info Salesiana  

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil