3ª Assembleia Inspetorial encerra Visita Canônica de quatro meses
30/09/2024

3ª Assembleia Inspetorial encerra Visita Canônica de quatro meses

3ª Assembleia Inspetorial encerra Visita Canônica de quatro meses
Foto: Flickr Salesianas BAP

De 26 a 28 de setembro, a Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), com sede em São Paulo (SP), realizou a sua 3ª Assembleia presencial.

A Assembleia marcou um momento importante na história da BAP. Criada em fevereiro de 2021, a BAP acolheu neste ano, durante quatro meses, a sua primeira Visita Canônica. Esta visita que é uma prática no Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), e que acontece a cada seis anos, foi conduzida por Irmã Paola Battagliola, Conselheira Geral das FMA, que esteve na Inspetoria enviada pela Madre Geral, Irmã Chiara Cazzuola.

Portanto, a Assembleia Inspetorial da BAP contou com a presença de Irmã Paola Battagliola e marcou de forma magistral a conclusão da Visita Canônica.

Participaram da 3ª Assembleia presencial da BAP, 103 Irmãs representando as 24 comunidades da Inspetoria, distribuídas nos estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Também participaram do evento, Irmã Silvia da Silva, diretora executiva da Rede Salesiana Brasil (RSB) e Irmã Adair Sberga, Reitora do Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora, de Campos dos Goytacazes (RJ).

Nos três dias de Assembleia, as Irmãs se deixaram orientar pelo tema “Vislumbrar o futuro por entre as dobras escondidas do presente. Reconhecer e agradecer!”.

Momento central da Assembleia foi a apresentação do relatório final da Visita Canônica, conduzido pela Conselheira Geral. As Irmãs contribuíram com ressonâncias e perguntas, destacando em suas falas o quanto foi claro e detalhado o relatório, desenhando bem o “rosto” da Inspetoria, identificando desafios, oportunidades e avanços na vida e na missão das comunidades educativas da BAP.

Outro momento muito especial desta Assembleia foi a comemoração dos aniversários de Profissão Religiosa de 26 Irmãs da BAP. Nem todas puderam estar presentes na celebração devido às distâncias e também à idade. Duas FMA celebraram 80 anos de pertencimento ao Instituto das FMA, quatro festejaram seus 70 anos, outras 10 celebraram 65 anos de consagração religiosa e outras cinco, 60 anos. Junto com as quatro FMA que celebraram as Bodas de Ouro também foi contemplada Irmã Paola Battagliola que, no dia 5 de agosto, celebrou 50 anos de Profissão Religiosa. Uma FMA, Irmã Érika K. Okuma celebou Bodas de Prata, ou seja, 25 anos como Irmã Salesiana.

O curioso desta celebração é que, somando os anos de Vida Religiosa de todas as Jubilandas, chega-se ao resultado de 1.600 anos, ou seja, 16 séculos de fidelidade e de histórias de vida.
As comemorações aconteceram no palco do Teatro do Colégio de Santa Inês e as Jubilandas presentes foram convidadas a ocupar a “Cadeira do Sonho concretizado”, partilhando com as demais um pouco de sua história de vida. Algo inesperado aconteceu: um vídeo-mensagem de Madre Chiara Cazzuola, cumprimentando pelo nome as Jubilandas, abrilhantou o momento e deixou todas muito felizes! Entre fotografias antigas e atuais, slogan de profissão, música e depoimentos, houve também uma apresentação “surpresa” de dois estudantes do Instituto Madre Mazzarello, Leonardo e Matheus, que interpretaram a música “My Way”, de Frank Sinatra.

Em seguida, houve a Celebração Eucarística presidida pelo Salesiano Padre Alexandre Luís de Oliveira, Inspetor da Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora, de São Paulo. Nela, as Jubilandas presentes renovaram o compromisso religioso, e as demais, acompanharam a Missa por meio das mídias sociais da BAP.

E como já é tradição, após os festejos, as participantes da Assembleia se reuniram para apreciaram um espetáculo teatral – «Um sonho que nos faz construir um “hoje” gerador de vida», escrito e interpretado por Irmã Luana Oliveira e um grupo de estudantes do Colégio do Carmo, de Guaratinguetá (SP).

No segundo dia da Assembleia (27), as FMA da BAP puderam ouvir a contribuição de Irmã Maria Inês Ribeiro, da Congregação das Irmãs Mensageiras do Amor Divino, que abordou o tema “Vida Religiosa Consagrada, hoje”. Após as reflexões apresentada pela religiosa, as Irmãs se encontraram em grupos para identificaram as convergências e ideias fortes tanto do Relatório da Visita Canônica quanto da palestra da assessora.

Os trabalhos do dia foram concluídos com a Celebração Eucarística em ação de graças pela vida da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida, presidida pelo Salesiano Padre Edson Donizetti. Nesta celebração, as Irmãs puderam manifestar sua gratidão pelo serviço e presença de Irmã Alaíde Deretti, Inspetora da BAP. Para concluir a jornada, as Irmãs do Conselho Inspetorial dinamizaram um momento de distensão, que culminou com a abertura da tradicional “Sala dos Presentes”, onde foram expostos trabalhos artísticos e manuais realizados pelas FMA nas diferentes comunidades.

O terceiro dia da Assembleia teve início com a Celebração Eucarística, presidida pelo Salesiano Padre Maurício Tadeu de Miranda. Em seguida, as Irmãs se encontraram para receber as orientações quanto aos trabalhos em grupos, tendo como ponto de partida tudo o que já havia sido compartilhado nos dias anteriores e mais dois eventos importantíssimos em nível eclesial e congregacional: o Jubileu da Esperança – “Peregrinos da Esperança” – e o triênio de preparação para os 150 anos da primeira Expedição Missionária (2024-2027), cujo tema é “Este é o momento de reavivar o fogo – 150º aniversário das missões FMA”.

Durante a Assembleia Inspetorial, além de momentos celebrativos, de reflexões e de oração, as Irmãs puderam avaliar o caminho da BAP percorrido até 2024 e compartilhar os encaminhamentos para 2025, que será um ano muito significativo. Nele acontecerá a Avaliação Trienal, que é uma avaliação proposta pelo Instituto das FMA, em nível mundial, a fim de verificar o caminho percorrido desde o último Capítulo Geral (2021), já pensando na realização do próximo, previsto para 2027, em Roma (Itália).

A 3ª Assembleia presencial da BAP foi concluída com a palavra da Inspetora, Ir. Alaíde Deretti, que em sua mensagem retomou o tema da Assembleia e afirmou: «Espero que os meses que nos separam do final de mais um ano sejam vividos – por todas – com audácia e gratidão, com vontade de reinventar o que somos, reinventar o nosso jeito de sermos comunidade, de sermos FMA, de sermos consagradas, felizes, amantes da nossa vocação, para que possamos ser significativas e geradoras de fraternidade e comunhão, respeitando e abraçando nossas diferenças. Porque as nossas diferenças formam um mosaico de beleza e de harmonia».

Antes de se dissolver a Assembleia, as Irmãs puderam expressar ressonâncias sobre o andamento dos três dias de trabalho e encontro, vivenciando também uma celebração de envio, marcada pelas palavras “gratidão”, “reconhecimento”, “acolhida”, “cuidado”, “escuta”, “presença”. Nesta celebração, Irmã Paola Battagliola e Irmã Alaíde Deretti ungiram as diretoras, e estas repetiram este significativo gesto para com as Irmãs de suas comunidades.

No domingo (29), Irmã Paola Battagliola despediu-se da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida e partiu para Roma, onde lhe aguardam outros trabalhos dentro de sua missão de Conselheira Geral Visitadora. Antes de viajar, ela deixou uma última mensagem: «Queridas Irmãs, trago em meu coração a beleza de uma visita canônica que tocou minha existência. Louvo e agradeço ao Senhor pelo que experimentei de bondade, de proximidade e de amor fiel ao nosso carisma salesiano! Desejo que realizem o sonho de construir comunidades vocacionais, onde emana um testemunho alegre e contagiante, para despertar nos jovens a beleza de uma vida doada a Deus e à missão. Permaneço no grupo (n.d.r. grupo de WhatsApp) com grande alegria para acompanhar sua caminhada nesta amada BAP. Com muitas saudades, um grande abraço a cada uma».

Fonte: Inspetoria Nossa Senhora Aparecida 

Mais Recentes

União e Estratégia: Brasília Sedia Assembleia Geral Ordinária da RSB

Lideranças dos Salesianos de Dom Bosco e das Filhas de Maria Auxiliadora reúnem-se no Escritório Nacional da RSB para consolidar estratégias de gestão em rede em prol das juventudes. Nesta sexta-feira (24), o Escritório Nacional da Rede Salesiana Brasil (RSB), em Brasília (DF), é o cenário de um dos momentos mais estratégicos para a governança da instituição: a Assembleia Geral Ordinária (AGO) da RSB. O encontro presencial reúne os inspetores e inspetoras de todo o Brasil para avaliar a caminhada conjunta e traçar as diretrizes estratégicas que nortearão a missão salesiana nos próximos ciclos. Missão "Insieme": A Força da Rede A Assembleia da RSB representa o ápice do trabalho sinodal, unindo a Conferência das Inspetorias das Filhas de Maria Auxiliadora (CIB) e a Conferência Interinspetorial dos Salesianos do Brasil (CISBRASIL). O encontro é um espaço privilegiado para o diálogo fraterno, onde a pluralidade das realidades regionais se encontra em uma visão educativa compartilhada. Embora o caráter da reunião seja estratégico e voltado para temas de gestão e sustentabilidade da Rede, o propósito final permanece inalterado: garantir a excelência da educação integral e a eficácia da evangelização de milhares de crianças, adolescentes e jovens atendidos pelas instituições salesianas de norte a sul do país. Planejamento e Inovação Durante a jornada de trabalho em Brasília, os membros da Assembleia analisam os resultados das ações em rede e projetam inovações que respondam aos desafios contemporâneos da sociedade. A integração entre as áreas de comunicação, pastoral, escolas e ação social é um dos pilares discutidos para fortalecer a identidade salesiana e o impacto das unidades educativas e sociais. Assessorados pelos diretores executivos da RSB, Ir. Silvia Aparecida da Silva e Pe. Sérgio Augusto Baldin Júnior, estiveram presentes na Assembleia: Pe. Ricardo Carlos - Presidente Ir. Alaíde Deretti - Vice-Presidente Ir. Maria Américo Rolim;  Ir. Maria Ivone Ranghetti;  Ir. Raquielle Casemiro Pereira;  Ir. Teresinha Ambrosim;  Ir. Terezinha de Jesus Oliveira dos Santos;  Pe. Adalberto Alves de Jesus;  Pe. Ademir Ricardo Cwendrych;  Pe. Alexandre Luiz de Oliveira;  Pe. Francisco Inácio Vieira Junior;  Pe. Philippe Robert Jean Bauzière; Também estiveram presentes a Ir. Paola Battagliola e Pe. Hector Gabriel Romero os visitadores da região;  O momento também contou com as presenças da Coordenadora Executiva da RSB, Maria Dantas, e da assessora jurídica da RSB, Vanessa Martins. A realização da AGO reafirma o compromisso com uma gestão transparente e profundamente inspirada no carisma de Dom Bosco e Madre Mazzarello. É o momento de renovar a esperança e unir forças para que, juntos, os educadores salesianos continuem construindo caminhos de excelência que transformam vidas. Por Janaina Lima, com apoio da equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Unidade e Planejamento: Brasília Recebe Assembleia Geral Ordinária da CISBRASIL

Encontro na sede da Rede Salesiana Brasil (RSB) reúne inspetores de todo o país para alinhar as diretrizes estratégicas e fortalecer a missão de Dom Bosco em território nacional. Nesta quinta-feira, 23 de abril, o Escritório Nacional da Rede Salesiana Brasil (RSB), em Brasília (DF), sedia a Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Conferência Interinspetorial dos Salesianos do Brasil (CISBRASIL). O encontro presencial congrega os inspetores das inspetorias salesianas do país e lideranças nacionais para um momento fundamental de discernimento, avaliação e planejamento das atividades comuns da congregação no Brasil. Articulação e Fortalecimento da Missão A Assembleia da CISBRASIL consolida-se como o espaço privilegiado para a discussão de temas carismáticos, congregacionais e jurídicos que impactam a presença salesiana de norte a sul. Durante a reunião, as lideranças buscam definir estratégias que potencializem o trabalho em rede, focando na integração das frentes de atuação: pastoral juvenil, formação, educação e evangelização. O caráter estratégico do encontro permite uma partilha profunda sobre os desafios contemporâneos da missão, garantindo que as ações das inspetorias estejam alinhadas ao carisma de Dom Bosco e voltadas, prioritariamente, para o atendimento e a formação integral das juventudes. Trabalho em Rede e Sinergia Nacional A realização da AGO no Escritório Nacional da RSB reforça o papel da CISBRASIL como articuladora da missão salesiana no Brasil. O encontro é uma oportunidade para que os inspetores e coordenadores nacionais de áreas estratégicas (como paróquias, formação e pastoral) pactuem metas que promovam a unidade e a eficiência das obras salesianas. Estiveram presentes na AGO da CISBRASIL: Pe. Adalberto Alves de Jesus  Pe. Ademir Ricardo Cwendrych  Pe. Alexandre Luiz de Oliveira  Pe. Cássio Rodrigo de Oliveira Pe. Francisco Alves de Lima Pe. Francisco Inácio Vieira Junior  Pe. Hector Gabriel  Pe. Philippe Robert Jean Bauzière Pe. Ricardo Carlos  Pe. Sérgio Augusto Baldin Júnior Ao final desta jornada de trabalho, a Assembleia reafirma o compromisso dos Salesianos de Dom Bosco com uma gestão profissional e pastoralmente dedicada, visando sempre a construção de uma sociedade mais justa e o protagonismo dos jovens em seus projetos de vida. Por Janaina Lima, com apoio da equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Sinergia e Missão: Brasília Sedia Assembleia Geral Ordinária da CIB

Encontro presencial na capital federal reúne lideranças das Filhas de Maria Auxiliadora para alinhar estratégias nacionais e fortalecer a presença educativa-pastoral em todo o Brasil. Nesta quinta-feira, 23 de abril, o Escritório Nacional da Rede Salesiana Brasil (RSB), em Brasília (DF), recebe a Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Conferência das Inspetorias das Filhas de Maria Auxiliadora no Brasil (CIB). O encontro presencial representa um momento vital de governança e comunhão, onde as inspetoras e delegadas da conferência se reúnem para dialogar sobre os rumos da missão das FMA em território nacional. Diálogo Estratégico e Trabalho Sinodal Realizada tradicionalmente nos meses de abril e novembro, a Assembleia é o espaço primordial para o exercício da sinodalidade. No centro das discussões, está o fortalecimento da ação formativa, educativa e evangelizadora, buscando respostas integradas para as necessidades contemporâneas das juventudes brasileiras. Embora as pautas envolvam decisões estratégicas institucionais, o foco permanece fiel ao carisma de Dom Bosco e Madre Mazzarello: garantir que a presença salesiana em cada região do país seja dinâmica, colaborativa e de alto impacto social e pastoral para as juventudes. Avaliação e Planejamento em Rede A reunião em Brasília permite que as lideranças avaliem as iniciativas em curso e projetem os próximos passos do plano de ação da Conferência. A troca de experiências entre as diversas inspetorias é o que sustenta a unidade da CIB, permitindo que projetos exitosos em uma região possam inspirar e fortalecer a rede como um todo. Estiveram presentes para a AGO: Ir. Alaíde Deretti  Ir. Áurea Martins Lopes Ir. Ingrid Stephanie Gomes  Ir. Maria Américo Rolim  Ir. Maria Ivone Ranghetti  Ir. Paola Battagliola  Ir. Raquielle Casemiro Pereira  Ir. Silvia Aparecida da Silva Ir. Teresinha Ambrosim  Ir. Terezinha de Jesus Oliveira dos Santos  A realização desta AGO no Escritório Nacional da RSB sublinha a importância da integração entre as forças da Família Salesiana, reafirmando o compromisso das Filhas de Maria Auxiliadora em trabalhar de forma conectada, valorizando a corresponsabilidade e a visão profética em prol da educação e da transformação de vidas em todo o Brasil. Por Janaina Lima, com apoio da equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil