3ª Assembleia Inspetorial encerra Visita Canônica de quatro meses
30/09/2024

3ª Assembleia Inspetorial encerra Visita Canônica de quatro meses

3ª Assembleia Inspetorial encerra Visita Canônica de quatro meses
Foto: Flickr Salesianas BAP

De 26 a 28 de setembro, a Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), com sede em São Paulo (SP), realizou a sua 3ª Assembleia presencial.

A Assembleia marcou um momento importante na história da BAP. Criada em fevereiro de 2021, a BAP acolheu neste ano, durante quatro meses, a sua primeira Visita Canônica. Esta visita que é uma prática no Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), e que acontece a cada seis anos, foi conduzida por Irmã Paola Battagliola, Conselheira Geral das FMA, que esteve na Inspetoria enviada pela Madre Geral, Irmã Chiara Cazzuola.

Portanto, a Assembleia Inspetorial da BAP contou com a presença de Irmã Paola Battagliola e marcou de forma magistral a conclusão da Visita Canônica.

Participaram da 3ª Assembleia presencial da BAP, 103 Irmãs representando as 24 comunidades da Inspetoria, distribuídas nos estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Também participaram do evento, Irmã Silvia da Silva, diretora executiva da Rede Salesiana Brasil (RSB) e Irmã Adair Sberga, Reitora do Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora, de Campos dos Goytacazes (RJ).

Nos três dias de Assembleia, as Irmãs se deixaram orientar pelo tema “Vislumbrar o futuro por entre as dobras escondidas do presente. Reconhecer e agradecer!”.

Momento central da Assembleia foi a apresentação do relatório final da Visita Canônica, conduzido pela Conselheira Geral. As Irmãs contribuíram com ressonâncias e perguntas, destacando em suas falas o quanto foi claro e detalhado o relatório, desenhando bem o “rosto” da Inspetoria, identificando desafios, oportunidades e avanços na vida e na missão das comunidades educativas da BAP.

Outro momento muito especial desta Assembleia foi a comemoração dos aniversários de Profissão Religiosa de 26 Irmãs da BAP. Nem todas puderam estar presentes na celebração devido às distâncias e também à idade. Duas FMA celebraram 80 anos de pertencimento ao Instituto das FMA, quatro festejaram seus 70 anos, outras 10 celebraram 65 anos de consagração religiosa e outras cinco, 60 anos. Junto com as quatro FMA que celebraram as Bodas de Ouro também foi contemplada Irmã Paola Battagliola que, no dia 5 de agosto, celebrou 50 anos de Profissão Religiosa. Uma FMA, Irmã Érika K. Okuma celebou Bodas de Prata, ou seja, 25 anos como Irmã Salesiana.

O curioso desta celebração é que, somando os anos de Vida Religiosa de todas as Jubilandas, chega-se ao resultado de 1.600 anos, ou seja, 16 séculos de fidelidade e de histórias de vida.
As comemorações aconteceram no palco do Teatro do Colégio de Santa Inês e as Jubilandas presentes foram convidadas a ocupar a “Cadeira do Sonho concretizado”, partilhando com as demais um pouco de sua história de vida. Algo inesperado aconteceu: um vídeo-mensagem de Madre Chiara Cazzuola, cumprimentando pelo nome as Jubilandas, abrilhantou o momento e deixou todas muito felizes! Entre fotografias antigas e atuais, slogan de profissão, música e depoimentos, houve também uma apresentação “surpresa” de dois estudantes do Instituto Madre Mazzarello, Leonardo e Matheus, que interpretaram a música “My Way”, de Frank Sinatra.

Em seguida, houve a Celebração Eucarística presidida pelo Salesiano Padre Alexandre Luís de Oliveira, Inspetor da Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora, de São Paulo. Nela, as Jubilandas presentes renovaram o compromisso religioso, e as demais, acompanharam a Missa por meio das mídias sociais da BAP.

E como já é tradição, após os festejos, as participantes da Assembleia se reuniram para apreciaram um espetáculo teatral – «Um sonho que nos faz construir um “hoje” gerador de vida», escrito e interpretado por Irmã Luana Oliveira e um grupo de estudantes do Colégio do Carmo, de Guaratinguetá (SP).

No segundo dia da Assembleia (27), as FMA da BAP puderam ouvir a contribuição de Irmã Maria Inês Ribeiro, da Congregação das Irmãs Mensageiras do Amor Divino, que abordou o tema “Vida Religiosa Consagrada, hoje”. Após as reflexões apresentada pela religiosa, as Irmãs se encontraram em grupos para identificaram as convergências e ideias fortes tanto do Relatório da Visita Canônica quanto da palestra da assessora.

Os trabalhos do dia foram concluídos com a Celebração Eucarística em ação de graças pela vida da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida, presidida pelo Salesiano Padre Edson Donizetti. Nesta celebração, as Irmãs puderam manifestar sua gratidão pelo serviço e presença de Irmã Alaíde Deretti, Inspetora da BAP. Para concluir a jornada, as Irmãs do Conselho Inspetorial dinamizaram um momento de distensão, que culminou com a abertura da tradicional “Sala dos Presentes”, onde foram expostos trabalhos artísticos e manuais realizados pelas FMA nas diferentes comunidades.

O terceiro dia da Assembleia teve início com a Celebração Eucarística, presidida pelo Salesiano Padre Maurício Tadeu de Miranda. Em seguida, as Irmãs se encontraram para receber as orientações quanto aos trabalhos em grupos, tendo como ponto de partida tudo o que já havia sido compartilhado nos dias anteriores e mais dois eventos importantíssimos em nível eclesial e congregacional: o Jubileu da Esperança – “Peregrinos da Esperança” – e o triênio de preparação para os 150 anos da primeira Expedição Missionária (2024-2027), cujo tema é “Este é o momento de reavivar o fogo – 150º aniversário das missões FMA”.

Durante a Assembleia Inspetorial, além de momentos celebrativos, de reflexões e de oração, as Irmãs puderam avaliar o caminho da BAP percorrido até 2024 e compartilhar os encaminhamentos para 2025, que será um ano muito significativo. Nele acontecerá a Avaliação Trienal, que é uma avaliação proposta pelo Instituto das FMA, em nível mundial, a fim de verificar o caminho percorrido desde o último Capítulo Geral (2021), já pensando na realização do próximo, previsto para 2027, em Roma (Itália).

A 3ª Assembleia presencial da BAP foi concluída com a palavra da Inspetora, Ir. Alaíde Deretti, que em sua mensagem retomou o tema da Assembleia e afirmou: «Espero que os meses que nos separam do final de mais um ano sejam vividos – por todas – com audácia e gratidão, com vontade de reinventar o que somos, reinventar o nosso jeito de sermos comunidade, de sermos FMA, de sermos consagradas, felizes, amantes da nossa vocação, para que possamos ser significativas e geradoras de fraternidade e comunhão, respeitando e abraçando nossas diferenças. Porque as nossas diferenças formam um mosaico de beleza e de harmonia».

Antes de se dissolver a Assembleia, as Irmãs puderam expressar ressonâncias sobre o andamento dos três dias de trabalho e encontro, vivenciando também uma celebração de envio, marcada pelas palavras “gratidão”, “reconhecimento”, “acolhida”, “cuidado”, “escuta”, “presença”. Nesta celebração, Irmã Paola Battagliola e Irmã Alaíde Deretti ungiram as diretoras, e estas repetiram este significativo gesto para com as Irmãs de suas comunidades.

No domingo (29), Irmã Paola Battagliola despediu-se da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida e partiu para Roma, onde lhe aguardam outros trabalhos dentro de sua missão de Conselheira Geral Visitadora. Antes de viajar, ela deixou uma última mensagem: «Queridas Irmãs, trago em meu coração a beleza de uma visita canônica que tocou minha existência. Louvo e agradeço ao Senhor pelo que experimentei de bondade, de proximidade e de amor fiel ao nosso carisma salesiano! Desejo que realizem o sonho de construir comunidades vocacionais, onde emana um testemunho alegre e contagiante, para despertar nos jovens a beleza de uma vida doada a Deus e à missão. Permaneço no grupo (n.d.r. grupo de WhatsApp) com grande alegria para acompanhar sua caminhada nesta amada BAP. Com muitas saudades, um grande abraço a cada uma».

Fonte: Inspetoria Nossa Senhora Aparecida 

Mais Recentes

Presença Salesiana de Araxá lança hino oficial em preparação aos 100 anos da chegada dos Salesianos à cidade

A Presença Salesiana de Araxá dá mais um passo marcante na preparação para o centenário da chegada dos Salesianos ao município, que será celebrado em 2026. Como parte das ações comemorativas, foi lançado oficialmente o hino dos 100 anos da presença salesiana em Araxá, uma composição inédita que celebra a história, a missão e o legado deixado por gerações de religiosos, educadores e jovens que fizeram e continuam fazendo parte dessa trajetória. O hino nasce com o objetivo de envolver toda a comunidade, ex-alunos, educadores, famílias, jovens, paroquianos e colaboradores, em um clima de gratidão, memória e compromisso com o futuro. A letra resgata a essência do carisma de Dom Bosco, recorda o cuidado com a juventude ao longo desses 100 anos e reforça a identidade salesiana marcada pela fé, alegria, educação e evangelização. Mais do que uma música comemorativa, o hino se torna um símbolo sonoro do centenário, pensado para ser cantado nas celebrações, encontros juvenis, eventos pastorais, escolares e comunitários ao longo deste ano jubilar. Ele expressa, em forma de canto, aquilo que a presença salesiana representa para Araxá desde 1926: uma casa que acolhe, um pátio que educa e uma igreja que envia. Segundo a direção da Presença Salesiana local, “o hino traduz em música aquilo que vivemos na prática há um século: o cuidado com a juventude, a força da fé, a presença de Maria Auxiliadora e a missão de formar bons cristãos e honestos cidadãos. É um convite para que todos façam parte desta celebração histórica”. O lançamento do hino integra a programação preparatória do centenário, que contará ainda com eventos religiosos, culturais, educativos e pastorais ao longo do ano, envolvendo toda a cidade. A música já passa a fazer parte das atividades oficiais e poderá ser utilizada por escolas, grupos juvenis, pastorais e comunidades como forma de celebrar e manter viva a memória dessa missão que transformou vidas em Araxá. Visite o Santuario São Domingos de Gusmão em Araxá(MG)Endereço Praça São Domingos - Centro, Araxá .   Clique aqui para acompanhar a programação Santuário   ‍Fonte: Inspetoria São João Bosco

Salesianos emitem Profissão Perpétua na Presença Salesiana de Pará de Minas (MG)

No dia 25 de janeiro, durante a Celebração Eucarística em Pará de Minas (MG), os salesianos Filipe Lopes, Hudson Campos e Murilo Souza emitiram a Profissão Perpétua na Congregação Salesiana, entregando definitivamente suas vidas ao serviço de Deus e da juventude. A Celebração foi presidida pelo Inspetor Salesiano, Padre Ricardo Carlos, que, em sua homilia, destacou o sentido profundo da consagração religiosa salesiana, marcada pela fidelidade a Cristo, pelo amor à Igreja e pela dedicação aos jovens, especialmente os mais pobres, segundo o carisma de Dom Bosco. Vivida como um intenso momento de fé, gratidão e testemunho vocacional, a Celebração reuniu religiosos, familiares, amigos, membros da Família Salesiana e da comunidade educativo-pastoral. A profissão perpétua dos três salesianos torna-se sinal de esperança e continuidade do carisma salesiano, reafirmando o chamado a viver com alegria, doação e compromisso a missão confiada por Deus. Este momento reforça a vitalidade da vocação salesiana e convida toda a comunidade a rezar por novas e santas vocações, para que o sonho de Dom Bosco continue vivo no coração da Igreja e do mundo. Fonte: Inspetoria Salesiana São João Bosco ‍        

Primeira profissão religiosa de sete noviços salesianos de diversas inspetorias do país

No dia 24 de janeiro, solenidade de São Francisco de Sales, padroeiro da Congregação Salesiana, foi celebrada a Primeira Profissão Religiosa de sete noviços salesianos. A solene celebração eucarística foi presidida por Dom Odelir José Magri, Bispo da Diocese de Chapecó (SC), com a concelebração de Dom Tarcísio Scaramussa SDB, Bispo emérito de Santos (SP), além dos Inspetores P. Ademir Ricardo Cwendrych, de Porto Alegre, P. Francisco Inácio Vieira Junior, de Recife, e P. Alexandre Luís de Oliveira, de São Paulo. Fonte: Agência Info Salesiana  

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil