3ª Assembleia Inspetorial encerra Visita Canônica de quatro meses
30/09/2024

3ª Assembleia Inspetorial encerra Visita Canônica de quatro meses

3ª Assembleia Inspetorial encerra Visita Canônica de quatro meses
Foto: Flickr Salesianas BAP

De 26 a 28 de setembro, a Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), com sede em São Paulo (SP), realizou a sua 3ª Assembleia presencial.

A Assembleia marcou um momento importante na história da BAP. Criada em fevereiro de 2021, a BAP acolheu neste ano, durante quatro meses, a sua primeira Visita Canônica. Esta visita que é uma prática no Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), e que acontece a cada seis anos, foi conduzida por Irmã Paola Battagliola, Conselheira Geral das FMA, que esteve na Inspetoria enviada pela Madre Geral, Irmã Chiara Cazzuola.

Portanto, a Assembleia Inspetorial da BAP contou com a presença de Irmã Paola Battagliola e marcou de forma magistral a conclusão da Visita Canônica.

Participaram da 3ª Assembleia presencial da BAP, 103 Irmãs representando as 24 comunidades da Inspetoria, distribuídas nos estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Também participaram do evento, Irmã Silvia da Silva, diretora executiva da Rede Salesiana Brasil (RSB) e Irmã Adair Sberga, Reitora do Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora, de Campos dos Goytacazes (RJ).

Nos três dias de Assembleia, as Irmãs se deixaram orientar pelo tema “Vislumbrar o futuro por entre as dobras escondidas do presente. Reconhecer e agradecer!”.

Momento central da Assembleia foi a apresentação do relatório final da Visita Canônica, conduzido pela Conselheira Geral. As Irmãs contribuíram com ressonâncias e perguntas, destacando em suas falas o quanto foi claro e detalhado o relatório, desenhando bem o “rosto” da Inspetoria, identificando desafios, oportunidades e avanços na vida e na missão das comunidades educativas da BAP.

Outro momento muito especial desta Assembleia foi a comemoração dos aniversários de Profissão Religiosa de 26 Irmãs da BAP. Nem todas puderam estar presentes na celebração devido às distâncias e também à idade. Duas FMA celebraram 80 anos de pertencimento ao Instituto das FMA, quatro festejaram seus 70 anos, outras 10 celebraram 65 anos de consagração religiosa e outras cinco, 60 anos. Junto com as quatro FMA que celebraram as Bodas de Ouro também foi contemplada Irmã Paola Battagliola que, no dia 5 de agosto, celebrou 50 anos de Profissão Religiosa. Uma FMA, Irmã Érika K. Okuma celebou Bodas de Prata, ou seja, 25 anos como Irmã Salesiana.

O curioso desta celebração é que, somando os anos de Vida Religiosa de todas as Jubilandas, chega-se ao resultado de 1.600 anos, ou seja, 16 séculos de fidelidade e de histórias de vida.
As comemorações aconteceram no palco do Teatro do Colégio de Santa Inês e as Jubilandas presentes foram convidadas a ocupar a “Cadeira do Sonho concretizado”, partilhando com as demais um pouco de sua história de vida. Algo inesperado aconteceu: um vídeo-mensagem de Madre Chiara Cazzuola, cumprimentando pelo nome as Jubilandas, abrilhantou o momento e deixou todas muito felizes! Entre fotografias antigas e atuais, slogan de profissão, música e depoimentos, houve também uma apresentação “surpresa” de dois estudantes do Instituto Madre Mazzarello, Leonardo e Matheus, que interpretaram a música “My Way”, de Frank Sinatra.

Em seguida, houve a Celebração Eucarística presidida pelo Salesiano Padre Alexandre Luís de Oliveira, Inspetor da Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora, de São Paulo. Nela, as Jubilandas presentes renovaram o compromisso religioso, e as demais, acompanharam a Missa por meio das mídias sociais da BAP.

E como já é tradição, após os festejos, as participantes da Assembleia se reuniram para apreciaram um espetáculo teatral – «Um sonho que nos faz construir um “hoje” gerador de vida», escrito e interpretado por Irmã Luana Oliveira e um grupo de estudantes do Colégio do Carmo, de Guaratinguetá (SP).

No segundo dia da Assembleia (27), as FMA da BAP puderam ouvir a contribuição de Irmã Maria Inês Ribeiro, da Congregação das Irmãs Mensageiras do Amor Divino, que abordou o tema “Vida Religiosa Consagrada, hoje”. Após as reflexões apresentada pela religiosa, as Irmãs se encontraram em grupos para identificaram as convergências e ideias fortes tanto do Relatório da Visita Canônica quanto da palestra da assessora.

Os trabalhos do dia foram concluídos com a Celebração Eucarística em ação de graças pela vida da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida, presidida pelo Salesiano Padre Edson Donizetti. Nesta celebração, as Irmãs puderam manifestar sua gratidão pelo serviço e presença de Irmã Alaíde Deretti, Inspetora da BAP. Para concluir a jornada, as Irmãs do Conselho Inspetorial dinamizaram um momento de distensão, que culminou com a abertura da tradicional “Sala dos Presentes”, onde foram expostos trabalhos artísticos e manuais realizados pelas FMA nas diferentes comunidades.

O terceiro dia da Assembleia teve início com a Celebração Eucarística, presidida pelo Salesiano Padre Maurício Tadeu de Miranda. Em seguida, as Irmãs se encontraram para receber as orientações quanto aos trabalhos em grupos, tendo como ponto de partida tudo o que já havia sido compartilhado nos dias anteriores e mais dois eventos importantíssimos em nível eclesial e congregacional: o Jubileu da Esperança – “Peregrinos da Esperança” – e o triênio de preparação para os 150 anos da primeira Expedição Missionária (2024-2027), cujo tema é “Este é o momento de reavivar o fogo – 150º aniversário das missões FMA”.

Durante a Assembleia Inspetorial, além de momentos celebrativos, de reflexões e de oração, as Irmãs puderam avaliar o caminho da BAP percorrido até 2024 e compartilhar os encaminhamentos para 2025, que será um ano muito significativo. Nele acontecerá a Avaliação Trienal, que é uma avaliação proposta pelo Instituto das FMA, em nível mundial, a fim de verificar o caminho percorrido desde o último Capítulo Geral (2021), já pensando na realização do próximo, previsto para 2027, em Roma (Itália).

A 3ª Assembleia presencial da BAP foi concluída com a palavra da Inspetora, Ir. Alaíde Deretti, que em sua mensagem retomou o tema da Assembleia e afirmou: «Espero que os meses que nos separam do final de mais um ano sejam vividos – por todas – com audácia e gratidão, com vontade de reinventar o que somos, reinventar o nosso jeito de sermos comunidade, de sermos FMA, de sermos consagradas, felizes, amantes da nossa vocação, para que possamos ser significativas e geradoras de fraternidade e comunhão, respeitando e abraçando nossas diferenças. Porque as nossas diferenças formam um mosaico de beleza e de harmonia».

Antes de se dissolver a Assembleia, as Irmãs puderam expressar ressonâncias sobre o andamento dos três dias de trabalho e encontro, vivenciando também uma celebração de envio, marcada pelas palavras “gratidão”, “reconhecimento”, “acolhida”, “cuidado”, “escuta”, “presença”. Nesta celebração, Irmã Paola Battagliola e Irmã Alaíde Deretti ungiram as diretoras, e estas repetiram este significativo gesto para com as Irmãs de suas comunidades.

No domingo (29), Irmã Paola Battagliola despediu-se da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida e partiu para Roma, onde lhe aguardam outros trabalhos dentro de sua missão de Conselheira Geral Visitadora. Antes de viajar, ela deixou uma última mensagem: «Queridas Irmãs, trago em meu coração a beleza de uma visita canônica que tocou minha existência. Louvo e agradeço ao Senhor pelo que experimentei de bondade, de proximidade e de amor fiel ao nosso carisma salesiano! Desejo que realizem o sonho de construir comunidades vocacionais, onde emana um testemunho alegre e contagiante, para despertar nos jovens a beleza de uma vida doada a Deus e à missão. Permaneço no grupo (n.d.r. grupo de WhatsApp) com grande alegria para acompanhar sua caminhada nesta amada BAP. Com muitas saudades, um grande abraço a cada uma».

Fonte: Inspetoria Nossa Senhora Aparecida 

Mais Recentes

Madre Chiara Cazzuola acolhe participantes do Projeto Mornese em Roma

No dia 10 de setembro, quarta-feira, na Casa Sagrado Coração, em Roma, a Madre Chiara Cazzuola, Superiora Geral das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), dirigiu a tradicional “Boa Noite” salesiana aos 34 participantes do Projeto Mornese em Português, vindos do Brasil, Angola, Madagascar, Moçambique e Portugal, entre estes, 20 leigos. Maria Dantas, coordenadora executiva da Rede Salesiana Brasil e participante do projeto, ao falar sobre o que mais a marcou nesta jornada até agora, ressaltou que todos os momentos e partilhas vividos foram profundamente significativos. “A alegria das Filhas de Maria Auxiliadora contagiou a todos os participantes deste projeto e fez grande diferença. Viver e experimentar o carisma salesiano renova o sentido da vida, fortalece a fé e reaviva a esperança”.  Maria complementou, dizendo que “estar no coração do catolicismo, na casa do Santo Padre; participar da canonização de Carlo Acutis e Giorgio Frassati; conhecer mais de perto o Instituto; e estar em comunhão com a Madre Geral Chiara, entre tantas outras experiências, renovaram em nós a certeza da fé e do imenso amor de Deus por cada um de nós”. Em sua mensagem, a Madre convidou os presentes a viverem a experiência de Mornese e Valdocco com o coração aberto, confiando a Maria Domingas Mazzarello e a Maria Auxiliadora suas intenções pessoais, familiares e missionárias. Recordou ainda a figura de Suor Maria Troncatti, que será canonizada em outubro, destacando-a como “mãe, missionária e artesã da paz e da reconciliação”. A Madre Chiara sublinhou que a educação é um instrumento fundamental para promover a paz e encorajou todos a assumirem essa missão em seus contextos. Ao final, cada Inspetoria presenteou a Madre com símbolos de sua terra, gesto retribuído com uma imagem de Suor Maria Troncatti. Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Frassati e Acutis: santos jovens que inspiram a missão salesiana

No dia 7 de setembro de 2025, a Igreja elevou a santos dois rostos jovens e luminosos: Pier Giorgio Frassati e Carlo Acutis, modelos para uma nova evangelização que encontra os jovens onde eles vivem, com alegria, serviço e profundo amor pela Eucaristia. A santidade de Frassati e de Acutis não é um ideal distante: é proximidade com os pobres, amor descompromissado e uso responsável dos meios para o anúncio do Evangelho.  Saiba um pouco mais sobre São Pier Giorgio Frassati   Formação e experiências salesianas Pier Giorgio recebeu educação direta de um salesiano: o padre Antônio Cojazzi foi enviado pelo Reitor-Mor dos Salesianos para acompanhá-lo. Não atuou como tutor, mas como amigo e guia espiritual desde os 10 anos até o fim do colégio, nutrindo amizade, ensino e educação profunda. Após sua morte, o padre Cojazzi tornou-se seu principal propagador: escreveu sua biografia, recolheu testemunhos e impulsionou a causa de beatificação que se tornou símbolo para muitos jovens. Frassati: Espiritualidade encarnada e juvenil Conhecido como o “homem das Bem-aventuranças”, Frassati vivia sua fé por meio da caridade concreta, como o episódio famoso em que, sentindo compaixão, tirou seus sapatos para dar a uma mulher pobre.Sua vida combinava ação social, compromisso político, profundidade eucarística e amor à natureza: ele caminhava e escalava montanhas por contemplação, convivendo com alegria e amizade: “sempre desejo escalar… experimentar aquela alegria pura”. Frassati e sua conexão com o carisma salesiano Dom Bosco propunha “razão, religião e bondade”: acompanhar os jovens com amizade, formação integral e delicadeza. Frassati é exemplo vivo desse modelo: formação com o salesiano Cojazzi, engajamento com os jovens, presença junto aos mais frágeis e incansável testemunho cristão, tudo isso com alegria e proximidade. Sua vida e legado viraram inspiração real para a Ação Católica, especialmente entre os jovens: após sua beatificação em 1990, surgiram centenas de grupos juvenis com seu nome, criando comunidades formativas de ação e fé. Curiosidades sobre São Pier Giorgio Frassati “Rumo ao alto!” Essa era a frase que ele costumava escrever e repetir nas trilhas de montanha. Para Frassati, escalar era metáfora da vida espiritual: subir sempre em direção a Deus. Jovem “normal” e alegre Gostava de esportes, brincadeiras e encontros com amigos. Tinha um círculo de jovens que chamava de Tipi Loschi (“os tipos esquisitos”), um grupo de amizade, oração e ação social. Estudante engajado Pier Giorgio estudava Engenharia para poder trabalhar em favor dos mineiros e operários, promovendo condições de trabalho mais justas. Amor à natureza Montanhista apaixonado, via na criação um reflexo da beleza divina. Muitas vezes levava amigos em excursões para unir lazer, amizade e fé. Ação social escondida Ajudava pobres, doentes e necessitados em Turim sem contar nada à família. Só após sua morte descobriram a extensão da sua caridade silenciosa. Morte precoce Morreu aos 24 anos, vítima de poliomielite fulminante contraída ao visitar os pobres. Milhares de pessoas simples compareceram ao seu funeral em agradecimento ao bem que receberam dele. Defensor da dignidade humanaPier Giorgio viveu em um período turbulento da Itália (início do século XX), marcado pelo avanço do fascismo. Mesmo muito jovem, Pier Giorgio demonstrava coragem e clareza de valores: em tempos de grandes mudanças sociais, não teve medo de defender a dignidade humana, a liberdade e a justiça. Sua fé se traduziu em um compromisso concreto com o bem comum. Frassati: coragem que não se deixou corromperApesar de ser filho de um senador influente e dono de jornal, não se deixou seduzir pelo poder: ao contrário, participou ativamente da Ação Católica e de movimentos estudantis que se posicionavam contra as ideologias totalitárias.   Conheça São Carlo Acutis: juventude digital e coração eucarístico   Biografia breve e espiritualidade Carlo foi educado em um colégio jesuíta (Instituto Leão XIII), imerso no carisma inaciano do “amar e servir em tudo” — o que moldou seu apostolado digital. Com apenas 15 anos, criou um site sobre milagres eucarísticos, usando sua habilidade com computadores para evangelizar (“padroeiro da internet”). Sua frase célebre: “A Eucaristia é a minha autoestrada para o Céu”. Sempre generoso, mesmo nas brincadeiras do cotidiano — por exemplo, nos esportes, doava o melhor paddle ao adversário. Conexão com o carisma salesiano Embora sua educação formal tenha sido inaciana, o estilo educativo de acolhimento, proximidade, alegria e missão que marcou Carlo sintoniza com o sistema preventivo de Dom Bosco: acompanhamento “como amigo”, talentos colocados a serviço da evangelização, presença alegre entre os jovens, tudo inspirado pela Eucaristia. Carlo expressa hoje, de maneira eletrônica, aquilo que Dom Bosco já sonhava: levar os jovens à santidade usando os instrumentos do seu tempo, em amizade, fé e criatividade,sempre com os olhos em Jesus. Curiosidades sobre Carlo Acutis Primeira comunhão antecipadaCarlo pediu para receber a Primeira Eucaristia aos 7 anos, mais cedo do que o habitual. Desde então, não passava um dia sem ir à Missa ou rezar o Rosário. “Padroeiro da internet” Apaixonado por programação, criou com apenas 11 anos um site para catalogar milagres eucarísticos no mundo, usando a tecnologia como instrumento de evangelização. Solidariedade simples Com a mesada que recebia, ajudava moradores de rua em Milão. Também defendia colegas vítimas de bullying na escola. Vida cotidiana alegre Gostava de videogames, futebol e filmes de comédia, mas sempre buscava equilibrar o lazer com oração e serviço. Generosidade nos pequenos gestos Quando jogava tênis ou paddle, costumava dar a melhor raquete ao adversário, mostrando que para ele a amizade estava acima da competição. Sofrimento oferecido a DeusAo descobrir a leucemia fulminante, ofereceu suas dores “pelo Papa e pela Igreja”, testemunhando maturidade espiritual surpreendente para um adolescente. Sepultado em AssisFoi sepultado em Assis, cidade de São Francisco, seu grande modelo de vida evangélica. Seu corpo permanece em local de peregrinação juvenil. Esses caminhos convergem com o carisma salesiano: Dom Bosco nos pede sempre a “antecipação afetiva”, colocar-nos ao lado dos jovens, orientar com razão, religião e bondade, para ajudá-los a encontrar sentido, trabalho digno, amizade e encontro com Cristo. A alegria missionária, a proximidade educativa e o cuidado com cada história juvenil tornam Frassati e Acutis companheiros naturais para as obras salesianas que acompanham e formam gerações. Que estes dois santos nos inspirem a renovar o nosso compromisso com os jovens: oferecer-lhes espaços de encontro, oportunidades de serviço e formação que integrem fé e cultura: inclusive a digital.  Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Visita do P. Oscar Lozano reforça unidade e cooperação mundial na missão educativa salesiana

O Pe Oscar Lozano, salesiano colombiano e responsável mundial pelo Escritório para a Educação Salesiana, setor que integra o Dicastério para a Pastoral Juvenil Salesiana, esteve no Brasil em visita ao escritório Rede Salesiana Brasil (RSB). Atualmente também professor na Faculdade de Educação da Universidade Pontifícia Salesiana de Roma, o sacerdote tem se dedicado à articulação global das iniciativas educacionais da Congregação. O objetivo principal da visita foi conhecer de perto o planejamento estratégico da RSB, especialmente no que se refere ao setor das escolas. Além disso, buscou-se alinhar processos de produção de conhecimento teórico e prático sobre a Pedagogia Salesiana e a Salesianidade, com atenção particular ao processo formativo das lideranças que atuam nas presenças salesianas. Para o Pe Sérgio Baldin, Diretor Executivo da RSB, a presença do P. Lozano é um sinal de comunhão: “Para nós, como Rede, a visita reforça o sentido de unidade com o centro da Congregação e também fortalece o sentido de rede de cooperação salesiana em um horizonte mundial”. A visita também foi destacada pela Ir. Silvia Aparecida da Silva, Diretora Executiva da RSB: “Ter o Pe Lozano conosco nos inspira a seguir investindo na formação das lideranças e na produção de conhecimento que sustentem nossa ação educativa e evangelizadora”. Angélica Novais da Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil