A missão como hospitalidade profética é o tema central do 6º Comm TalkS, iniciativa do Âmbito da Comunicação do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) com o objetivo de criar uma visão partilhada da cultura da comunicação, mesmo na diversidade das expressões.
Aprofunda o tema o Pe. Samuel Komlanvi Amaglo, Salesiano de Dom Bosco, Vice-Reitor da Faculdade de Teologia da Universidade Pontifícia Salesiana de Roma, onde é professor de missiologia e encarregado do Curso de Formação permanente de Pastoral Missionária.
“O uso do conceito de missão e de missionário é complexo e ‘o que seja a missão’ é de fato difícil de definir. A crise atual da definição da missão parte de uma abordagem do centro para as periferias, da Trindade para a humanidade, da Igreja para o mundo e do Ocidente para o resto da humanidade”, observa o Pe. Samuel, que inicia a reflexão falando de uma mudança de paradigma da missão.
Na interculturalidade, que encoraja a acolher o outro assim como é e responde também à exigência salesiana do “viver e trabalhar juntos”, vê um caminho para a hospitalidade profética que se torna aceitação recíproca.
“Na perspectiva salesiana, um dos desafios da missão hoje é encontrar irmãos e irmãs que te acolham, que te acompanhem, que te ajudem a ser fiel e a dar fruto. Numa Igreja sinodal e em saída missionária, a Família Salesiana é chamada, como Dom Bosco e Madre Mazzarello, a sonhar uma missionariedade aberta ao diálogo e à hospitalidade profética”.
A intervenção do Pe. Samuel oferece uma reflexão útil que pode ser partilhada nos grupos e nas Comunidades por ocasião do outubro missionário e em vista do Triênio de preparação para o 150º aniversário da Primeira Expedição Missionária (14 de novembro de 1877).
O vídeo está disponível com legendas em italiano, inglês, francês, português e espanhol (nas configurações do YouTube). Todos os Comm Talks permanecem à disposição no Canal Youtube CGFMANET e se podem recuperar do banner lateral na página inicial do site do Instituto.