24/06/2023

72 anos da Canonização de Madre Mazzarello

72 anos da Canonização de Madre Mazzarello

No dia 24 de junho de 1951, a Igreja declarou oficialmente a santidade de Maria Domingas Mazzarello. “É um dos eventos mais gloriosos da nossa história! Oferece-nos a oportunidade não somente de celebrar um evento de Instituto, mas de retornar a Mad re Mazzarello para encontrá-la com confiança, como filhas que desejam conhecer em profundidade a própria Madre e assemelhar-se sempre mais a ela. A sua espiritualidade é tão simples que corremos o risco, às vezes, de deixar escapar a riqueza da sua interioridade, a profunda paixão pela salvação das jovens, o ardente espírito missionário aberto a horizontes ilimitados”. (Madre Yvonne Reungoat - Circular n. 919).

INÍCIO DOS PROCESSOS DE CANONIZAÇÃO

O processo de canonização de Maria Domingas Mazzarello teve início na Cúria de Acqui, no dia 23 de junho de 1911. Pe. Ferdinando Maccono foi escolhido como Vice-Postulador devido à sua vasta cultura, ao senso histórico e à clareza de doutrina. Em 1918, foi nomeado relator da Causa, o cardeal D. João Cagliero, figura muito significativa devido à sua grande familiaridade com Ir. Maria Mazzarello.
Entre 1918 e 1924, foi realizado o Processo sobre os escritos de Ir. Maria Mazzarello, com a finalidade de verificar a ausência de erros em questões de fé e de costumes. As cartas recolhidas foram autenticadas pela Cúria de Acqui em vista do julgamento por parte dos teólogos. Um deles registra com satisfação que a Madre, através das cartas, deixa entrever o “cuidado especial” para com a formação das coirmãs, a sua humildade e o seu ardente amor por Jesus, que constitui o único objetivo de sua vida.
Umas das testemunhas mais significativas durante o Processo foi Petronilla Mazzarello, amiga íntima de Maín desde criança que, apesar de carregar o mesmo sobrenome, não tinha grau de parentesco com Maria Domingas. Sabe-se que, no início, Ir. Petronilla ficou um pouco confusa e dizia a Pe. Maccono: “Eu não sei se Ir. Maria ficaria contente. Ela que tanto gostava e procurava sempre passar despercebida...”. Entretanto, convencida pelas Superioras e pelo próprio Pe. Maccono, também ela se apresentou para depor. Petronilla declarou: “Conheci pessoalmente e muito Ir. Maria Mazzarello desde quando eu tinha 12 anos” (naquele tempo havia 70). De todos os testemunhos, obviamente o seu se distinguiu pela qualidade e credibilidade documentária.
Em 1925, a Causa foi levada para Roma, à Sagrada Congregação dos Ritos. No dia 27 de maio de 1925, o Papa Pio XI confirma o voto favorável para a introdução da Causa. Em 1929, acontece em Nizza o reconhecimento dos restos mortais segundo os procedimentos prescritos, em presença dos médicos e de pessoas competentes. Seis anos depois, em 1935, iniciava-se uma das mais decisivas fases do processo: a avaliação da prática das virtudes, se vividas em grau heroico e se os milagres verdadeiramente se confirmavam.

Foram examinados e aprovados os dois milagres apresentados à Sagrada Congregação dos Ritos e ratificados pelo Santo Padre. Na época, Ercolina Mazzarello, de quatro anos, foi curada de poliomielite; e Rosa Bellavita, curada de uma peritonite tuberculosa com a idade de 12 anos.

   

 

A BEATIFICAÇÃO

No dia 13 de maio de 1936, na Sala do Consistório, na presença do Papa Pio XI, foi feita a leitura do Decreto de heroicidade das virtudes. Em 1937, os seus restos foram transportados de Nizza para Turim, primeiramente na Capela das Relíquias em um túmulo provisório, à espera de ser colocados na Basílica de Maria Auxiliadora. Ir. Maria Domingas Mazzarello tinha superado todas as provas e, por isso, no dia 20 de novembro de 1938, em Roma, na Basílica de São Pedro, aconteceu a solene beatificação.

 

MAIS MILAGRES DE MADRE MAZZARELLO

Além dos milagres alcançados por Ercolina Mazzarello e Rosa Bellavita, por intercessão de Madre Mazzarello, há ainda os alcançados pela Ir. Maggiorina e por Carla Ramponi.

A também Filha de Maria Auxiliadora (FMA), Ir. Maggiorina Avalle (1896-1989), foi curada instantaneamente, em Roppolo Castello (Biella), com a idade de 45 anos, na noite de 15 de agosto de 1941, de uma septicemia generalizada. O mal resistia a qualquer tratamento e os médicos disseram que restavam poucas horas de vida à Irmã.
Carla Ramponi de Castano Primo (Milão) foi curada de uma nefrite aguda com uma grave uremia convulsiva quando tinha apenas oito anos, no dia 24 de novembro de 1946, depois que uma FMA colocou debaixo da cabeça da menina, que já parecia morta, a relíquia de Madre Mazzarello. Carla curou-se milagrosamente, em meio à admiração dos próprios médicos.

   


APROXIMA-SE A CANONIZAÇÃO

No dia 2 de julho de 1941, foi publicado o decreto de reintegração do caso pela Sagrada Congregação dos Ritos. Os processos apostólicos para o reconhecimento dos milagres foram realizados da seguinte forma: um em 1942, em Biella, sobre o primeiro milagre; e o outro, em 1948, junto à Cúria de Milão. Chegou-se, portanto, ao decreto para a aprovação dos milagres lidos com grande solenidade no dia 13 de março de 1950, na presença do Papa Pio XII.

 

O GRANDE DIA DA CANONIZAÇÃO

No dia 24 de junho de 1951, tomam conta da Basílica de São Pedro peregrinos provenientes de todas as partes do mundo, alunas, ex-alunas, Salesianos Cooperadores(as), Salesianos de Dom Bosco (SDB), mas, especialmente, muitas FMA com a Madre Geral, Madre Linda Lucotti, e o seu Conselho. Estavam presentes 32 Inspetoras: da Itália, da Europa, da América e do Oriente Médio; em uma média de três mil Filhas de Maria Auxiliadora, entre diretoras, Irmãs em geral, noviças, postulantes, aspirantes, jovens, além de famílias.
Na Basílica estavam presentes as duas agraciadas pelos milagres de Madre Mazzarello: Ir. Maggiorina Avalle e Carla Ramponi. Todos os dois casos se tratam de curas instantâneas, totais e duradouras, inexplicáveis do ponto de vista científico.

No mesmo dia, também foi proclamada santa a Bem-Aventurada Emília de Vialar. “Decretamos e definimos como Santas a Bem-Aventurada Emília de Vialar e a Bem-Aventurada Maria Domingas Mazzarello, Virgens, e as inscrevemos no Catálogo dos Santos, estabelecendo pela Igreja Universal sua comemoração todos os anos em seus aniversários, ou seja, de Emília no dia vinte e quatro de agosto, e de Maria Domingas em catorze de maio, entre Santas Virgens, não Mártires, deve ser lembrado com devoção piedosa. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”, diz Papa Pio XII.

SANTUÁRIO DE MADRE MAZZARELLO

Desejado pelas Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) e construído em Mornese com a ajuda de ex-alunas de 57 nações, o Santuário de Maria Mazzarello foi consagrado em 4 de agosto de 1972 pelo Monsenhor Giuseppe dell'Uomo, bispo de Acqui. Era o ano do centenário do Instituto das FMA que, para a ocasião, viu Maria Mazzarello voltar a Mornese: a urna que guarda seu corpo havia saído temporariamente da Basílica de Maria Auxiliadora de Turim para ir até suas Filhas e seu povo.

A estátua da Santa no frontão do templo acolhe os peregrinos de todo o mundo. O interior do templo é sóbrio e a atenção está voltada para o Sacrário: Jesus na Eucaristia era o centro de sua vida.

Na parede, atrás do Sacrário, está uma pintura de Caffaro Rore, representando a "Glória de Santa Maria Mazzarello". Amparada pelos anjos, Maria Mazzarello está totalmente voltada para Maria Auxiliadora que vem ao seu encontro com seu Filho.

Sob o altar, uma relíquia da Santa (uma vértebra). Alguns médicos, estudando seus ossos, chegaram à conclusão de que ela era uma mulher forte, uma pessoa que trabalhava muito no campo. É significativo que esta relíquia seja colocada sob o altar como lembrança de que a Eucaristia é o centro da vida consagrada salesiana. O Papa Pio XI, na beatificação de Madre Mazzarello, quando lhe foi entregue o relicário da Beata, disse: "Mazzarello, como Dom Bosco, tinha uma boa espinha dorsal... Também as FMA devem ter uma boa espinha dorsal...".

Ao fundo, acima da porta, há uma luz permanente, encomendada pela então Superiora Geral, Madre Ersília Canta (1969-1981). Foi instalada durante as comemorações do centenário de fundação do Instituto. A frase que está escrita acima foi o tema do centenário: “Renascer com Maria para progredir e perseverar”.

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil, com informações de Ir. Eliane Petri, Portal das FMAfmamornese.orgvatican.va

Mais Recentes

36ª Assembleia Geral Ordinária da Rede Salesiana Brasil reforça unidade e planejamento nacional

A Rede Salesiana Brasil discute estratégias conjuntas para fortalecer a missão educativa e pastoral salesiana Nesta sexta-feira, 22 de novembro, a sede da Rede Salesiana Brasil (RSB), em Brasília (DF), foi palco da 36ª Assembleia Geral Ordinária, reunindo representantes das quatro inspetorias da Conferência das Inspetorias das Filhas de Maria Auxiliadora (CIB) e das seis inspetorias da Conferência dos Salesianos de Dom Bosco do Brasil (CISBRASIL). O encontro, realizado tradicionalmente nos meses de abril e novembro, é um marco para avaliar as ações realizadas e planejar os próximos passos da Rede Salesiana Brasil em sua missão educativa e pastoral. No segundo dia da assembleia, a reunião contou com a participação de inspetores, inspetoras e irmãs salesianas, garantindo a paridade necessária para a condução dos trabalhos. Representando Roma, estiveram presentes o Pe. Héctor Gabriel Romero, Salesiano de Dom Bosco e Conselheiro Regional para a América Cone-Sul, e a Ir. Paola Battagliola, Filha de Maria Auxiliadora, Conselheira Geral de Roma, Visitadora e Referente da CIB. Suas contribuições enriqueceram as reflexões, trazendo uma perspectiva carismática ao encontro. “Estamos aqui para construir juntos, com base em nossos valores carismáticos, caminhos que potencializem a educação e a pastoral juvenil, sempre atentos às necessidades do nosso tempo,” ressaltou o Pe. Héctor Gabriel Romero. Ainda pela manhã, foi realizada a bênção de uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, conduzida pelo Pe. Héctor Gabriel Romero. A imagem foi colocada na sala principal de reuniões do escritório da RSB, que agora recebe o nome Sala de Reuniões Nossa Senhora Aparecida. Este momento de espiritualidade, conduzido pelo Pe. Sérgio Baldin e pela Ir. Sílvia Aparecida, reforçou os laços marianos entre os participantes e a unidade do grupo. “Este momento é privilegiado para partilha e planejamento. Reforçamos a unidade e buscamos novas formas de fortalecer nossa missão salesiana em todo o Brasil,” destacou a Ir. Sílvia Aparecida. Já Para Pe. Sérgio o importante são as construções de relacionamentos criadas, “estamos aqui para construir juntos, com base em nossos valores carismáticos, caminhos que potencializam a educação e a pastoral juvenil, sempre em sintonia com as necessidades de nossos tempos.” enfatiza. Na sequência, a assembleia contou com a participação da Maria Dantas, Coordenadora Executiva da RSB; Eduardo Batista, Assessor e Formador do Pró Rede; e Anderson Leal, Gestor Educacional. Anderson apresentou o Cenário Educacional no Brasil, com dados sobre tendências e desafios do mercado, além de apontar como as escolas confessionais, especialmente as salesianas, podem se destacar. Em seguida, Maria Dantas abordou projetos relacionados às áreas programáticas da Rede, incluindo escolas, ação social, comunicação e pastoral. Por fim, Eduardo Batista apresentou o Cenário Social no Brasil, destacando os desafios sociais e como a ação da Rede pode contribuir para transformações significativas. “Reafirmamos a unidade e o compromisso das comunidades salesianas em todo o Brasil. O trabalho em Rede é essencial para promover esperança e transformação na vida de crianças, adolescentes e jovens,” enfatizou Maria Dantas. O evento reafirmou a missão da Rede Salesiana Brasil de transformar vidas por meio de uma educação integral e evangelizadora, fiel ao carisma de Dom Bosco e Madre Mazzarello. A colaboração e o alinhamento estratégico entre as inspetorias e a RSB se destacaram como pilares para enfrentar os desafios contemporâneos da educação e da evangelização. “Caminhamos com esperança, fortalecendo nossa missão educativa e pastoral como Rede, sempre alinhados ao carisma salesiano,” ressaltou a Ir. Alaíde Deretti, Presidente da RSB. A 36ª Assembleia Geral Ordinária da Rede Salesiana Brasil destacou a importância de unir esforços para responder de maneira eficiente e carismática às demandas atuais da educação e da pastoral juvenil. O encontro reforçou a visão de futuro da RSB, que busca fortalecer sua presença transformadora na sociedade por meio de uma atuação planejada e colaborativa. Essa abordagem, fundamentada nos valores de Dom Bosco e Madre Mazzarello, assegura que a missão educativa e pastoral continue impactando positivamente gerações de crianças, adolescentes e jovens, sempre com um olhar esperançoso e estratégico, como enfatizou o Pe. Ricardo Carlos. Assessoria de Comunicação da RSB

Salesianos do Brasil Realizam 29ª Assembleia Geral Ordinária da CISBRASIL em Brasília

Unidade e planejamento em destaque para o futuro da missão salesiana Aconteceu nesta quinta-feira, 21 de novembro, na sede da Rede Salesiana Brasil (RSB), em Brasília (DF), a 29ª Assembleia Geral Ordinária da Conferência Interinspetorial dos Salesianos do Brasil (CISBRASIL). Reunindo representantes das seis inspetorias do país, o encontro abordou aspectos carismáticos, congregacionais e jurídicos, com o objetivo de discutir, discernir e definir as atividades de interesse comum para o próximo ano. O evento contou com a participação de lideranças fundamentais da congregação, como o Pe. Hector Gabriel Romero, Conselheiro Regional para a América Cone-Sul; o Pe. Ricardo Carlos, Presidente da CISBRASIL e Inspetor da Inspetoria Santo Afonso Maria de Ligório; e o Pe. Sergio Augusto Baldini, Secretário Executivo da CISBRASIL. Além disso, marcaram presença os coordenadores nacionais de diversas áreas estratégicas: Pe. Francisco Alves de Lima, coordenador nacional da comissão de paróquias e santuários salesianos, responsável pelas 70 paróquias salesianas no Brasil; Pe. José Ricardo Mole, Coordenador da Comissão Nacional da Pastoral Juvenil Salesiana; Pe. Ademir Lima de Oliveira, Coordenador Nacional da Comissão de Formação. Os inspetores de cada região também participaram, reforçando a unidade entre as inspetorias: Inspetoria São João Bosco (BBH) – Pe. Natale Vitali Forti; Inspetoria Santo Afonso Maria de Ligório (BCG) – Pe. Ricardo Carlos; Inspetoria São Domingos Sávio (BMA) – Pe. Felipe Robert Jean Bauziere; Inspetoria São Pio X (BPA) – Pe. Ademir Ricardo Cwendrych; Inspetoria São Luiz Gonzaga (BRE) – Pe. Francisco Inácio Vieira Júnior; Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora (BSP) – Pe. Alexandre Luís de Oliveira. Os participantes discutiram estratégias para fortalecer as ações da Rede Salesiana no Brasil, especialmente no âmbito da pastoral juvenil, formação, educação e evangelização. Entre os temas destacados, a partilha das atividades de cada inspetoria e a integração do trabalho pastoral foram pontos-chave, evidenciando o compromisso conjunto em expandir a missão de Dom Bosco no país. A Assembleia reforçou o papel da CISBRASIL como articuladora das atividades salesianas em todo o território nacional, destacando o valor da união, da partilha e do planejamento estratégico para enfrentar os desafios contemporâneos da educação e da evangelização. A 29ª Assembleia Geral Ordinária da CISBRASIL reafirmou o compromisso dos Salesianos com a formação integral de jovens, especialmente os mais vulneráveis, alinhando-se ao carisma salesiano e à busca por construir uma sociedade mais justa e solidária. “O grande objetivo desta assembleia é acompanharmos todos os projetos que foram priorizados para 2025 e avaliar a dimensão educativo-pastoral salesiana em todo o âmbito nacional.” destacou o Pe. Ricardo Carlos, Presidente da CISBRASIL. Assessoria de Comunicação da RSB

Filhas de Maria Auxiliadora Realizam 30ª Assembleia Geral Extraordinária da CIB

Evento reúne lideranças das FMA para alinhamento carismático e congregacional em Brasília. Nesta quinta-feira, 21 de novembro, a sede da Rede Salesiana Brasil (RSB), em Brasília (DF), acolheu a 30ª Assembleia Geral Extraordinária da Conferência das Inspetorias das Filhas de Maria Auxiliadora (CIB). Reunindo as representantes das quatro inspetorias que coordenam as ações da congregação em todo o Brasil, o encontro foi um marco para a partilha, avaliação e projeção dos projetos em comum, seguindo as perspectivas carismática, congregacional e jurídica. A reunião contou com a presença da Conselheira Geral de Roma, visitadora e referente da CIB, Ir. Paola Battagliola; Diretora Executiva da Rede Salesiana Brasil e secretária executiva da CIB, Ir. Silvia Aparecida da Silva, bem como das Inspetoras e representantes de cada uma das quatro Inspetorias das FMA no Brasil: Inspetoria Nossa Senhora Aparecida: Ir. Alaíde Deretti - Inspetora e Presidente da CIB; e Ir. Maria Ivone, Vice-inspetora. Inspetoria Maria Auxiliadora: Ir. Maria Adriana Gomes da Silva - Inspetora; Inspetoria Nossa Senhora da Amazônia: Ir. Carmelita de Lima Conceição - Inspetora; Inspetoria Madre Mazzarello: Ir. Teresinha Ambrosim - Inspetora. Também marcaram presença a Ir. Maria Ivone Ranghetti, Vice-inspetora da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida, Ir. Ana Maria Gomes Cordeiro, Coordenadora Inspetorial da Pastoral Juvenil; a Ir. Claudiane Cavalcante, Coordenadora Nacional e Inspetorial para a Pastoral Juvenil; a Ir. Tereza Cristina Domiciano, Coordenadora Inspetorial da Pastoral Juvenil; e a Ir. Maria Américo Rolim, Responsável pela Formação na Inspetoria Madre Mazzarello. Participou de forma online a Ir. Nádia Caetano, Coordenadora Inspetorial para a Pastoral Juvenil. Entre os assuntos abordados, destacou-se o acompanhamento das iniciativas em andamento e os desafios da atuação em rede. Em uma fala inspiradora, a Irmã Alaíde Deretti, destacou que a “expectativa é de muita esperança, pois, como Igreja, queremos ser peregrinos da esperança, e essa não pode faltar em nossa caminhada como Rede, como CIB e em todo nosso processo em nível nacional.” A irmã completou dizendo que para 2025, a CIB planeja avançar no plano de ação pastoral em nível nacional, com expectativas muito positivas. Quanto à educação e à ação social, as propostas serão apresentadas na reunião da Rede, que acontecerá amanhã”,  destacou a Irmã Alaíde Deretti. Ainda, durante o encontro, a Ir. Paola Battagliola destacou a importância dos encontros para fortalecer a unidade e o carisma salesiano. “Nossos encontros como CIB são sempre muito alegres, pois testemunham o nosso desejo de caminhar juntas e de dar pequenos passos em direção à sinodalidade. Cada reunião fortalece o sentido de pertença e nos ajuda a focar no nosso carisma salesiano, buscando sempre dar esperança aos nossos jovens. Nossa busca está sempre voltada para que eles tenham vida e vida em abundância,” afirmou, reforçando o compromisso da congregação com a missão de educar e evangelizar, especialmente os mais vulneráveis. Realizado tradicionalmente em abril e novembro, o evento é um espaço privilegiado para o diálogo e a troca de experiências, buscando fortalecer a missão salesiana em território nacional. Durante a Assembleia, foram discutidas estratégias para aprimorar o trabalho em rede, que une a ação educativa e evangelizadora das Filhas de Maria Auxiliadora nas escolas, obras sociais e paróquias. Avaliação e Projeção para o Futuro - Além da avaliação das ações realizadas ao longo do ano, a Assembleia foi um espaço para projetar novas iniciativas para 2024, alinhadas ao carisma salesiano e às necessidades contemporâneas. A partilha de experiências foi enriquecida pelo relato de projetos exitosos que estão transformando vidas e fortalecendo a presença das FMA nas comunidades. A 30ª Assembleia Geral Extraordinária da CIB reafirmou o compromisso das Filhas de Maria Auxiliadora em trabalhar de forma integrada e dinâmica, valorizando a colaboração entre as inspetorias e o impacto social de suas obras em todo o Brasil. O evento foi mais uma prova de que a força do trabalho em rede, fundamentado na fé e na missão, é essencial para dar continuidade à visão de Dom Bosco e Madre Mazzarello: formar “bons cristãos e honestos cidadãos” em um mundo em constante transformação. Assessoria de Comunicação da RSB

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2024 © Rede Salesiana Brasil