A riqueza do I Seminário de Boas Práticas Educomunicacionais da RSB
14/04/2023

A riqueza do I Seminário de Boas Práticas Educomunicacionais da RSB

A riqueza do I Seminário de Boas Práticas Educomunicacionais da RSB

Aconteceu, nos dias 12 e 13 de abril, de forma on-line e totalmente gratuita, pela Plataforma Zoom, o I Seminário de Boas Práticas Educomunicacionais da Rede Salesiana Brasil (RSB). O evento promoveu o estudo e a socialização de conhecimentos de boas práticas desenvolvidas nas presenças salesianas dentro do âmbito da Educomunicação. Ao todo, foram recebidas 43 Boas Práticas, das quais 10 foram selecionadas para apresentação no evento.

O primeiro dia do Seminário trouxe uma fala de abertura do Diretor Executivo da Rede Salesiana Brasil, Pe. Nivaldo Luiz Pessinatti, sobre este grande momento para as ações em Rede da RSB. “Certamente que este encontro, este movimento da nossa Rede, pode ser considerado um grande presente Pascal. A Páscoa é fortemente simbolizada pelo Círio Pascal, pela luz, pela luminosidade, pela clareza. A nossa atividade comunicacional, a nossa atividade educacional tem essa intencionalidade: oferecer luz, oferecer clareza, oferecer indicações, animações para que cada um possa fazer o seu Projeto de Vida, a sua caminhada, o seu itinerário de forma mais serena, mais segura e esclarecida”.

Em seguida, a Coordenadora Nacional de Comunicação da Rede Salesiana Brasil, Ir. Maike Loes, trouxe uma fala sobre a construção coletiva e colaborativa que resultou no I Seminário de Boas Práticas da RSB. “Sim ele [o Seminário] é nosso! É uma construção coletiva, fruto de vivências significativas, de práticas educomunicativas já incorporadas no nosso dia a dia. É um evento criado, pensado, organizado a muitas mãos, mentes e corações [...], mas hoje o tempo é de vocês que vão apresentar as Boas Práticas e de nós que queremos acolher cada expressão, cada palavra, cada imagem, cada vídeo, cada respiro educomunicativo”.

  

O início do Seminário também contou com uma rodada de conversa protagonizada pelo Comitê Organizador do evento. A popularização das Inteligências Artificiais (IA) como o chat GPT e os impactos na educação, bem como os conceitos e desafios da Educomunicação foram os temas principais das primeiras reflexões. O Coordenador do Projeto Educomunicação em Ação Social da RSB, Prof. Joadir Foresti, trouxe um pouco de suas interações com o Chat GPT e fez reflexões sobre as respostas que a IA trouxe para assuntos como: “Você sabe o que é Educomunicação?”, “Quais são as áreas de intervenção da Educomunicação?”; além de referenciar o documento “Educomunicação na Perspectiva do Pacto Educativo Global” da Rede Salesiana Brasil.

O Animador de Comunicação da Inspetoria Nossa Senhora AuxiliadoraPedro Barreto, trouxe uma rica reflexão sobre quem é o(a) profissional de Educomunicação, traçando um paralelo entre a mudança de percepção de mundo entre as gerações e como as contribuições deste profissional na educação trazem transformação social. Já a Professora da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Antônia Alves, fez algumas reflexões sobre a Educomunicação como estilo de vida, uma vez que “o ser humano é, por natureza, um ser social, dialógico e vivencial”, trazendo a dimensão da educomunicação como um processo democrático e humanizador.

Em seguida, o professor da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) de Campo Grande, Eduardo Biagi, trouxe uma análise sobre as limitações e especificidades da Inteligência Artificial Chat GPT que está sendo cada vez mais amplamente divulgada e utilizada, bem como uma proposta de reflexão sobre o que é tecnologia (não só as novas, mas todas as tecnologias que já estão à disposição da sociedade), evidenciando que é sempre necessário trazer a pessoa como o centro das ações e as tecnologias como ferramentas. O Professor Eduardo também trouxe uma foto criada por Inteligência Artificial simulando uma selfie de Dom Bosco com seus discípulos, apontando as infinitas possibilidades de utilização das tecnologias atuais.

Fechando a roda de conversa, o também professor da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) de Campo Grande, Oswaldo Ribeiro da Silva, trouxe uma importante reflexão da latente necessidade de atualização de alguns conceitos que o Chat GPT traz, evidenciando especialmente a importância do fator humanos e suas habilidades no gerenciamento dessas novas ferramentas para a utilização das tecnologias em suas melhores possibilidades.

     

O evento seguiu com a apresentação de 05 das 10 Boas Práticas Educomunicacionais selecionadas. Confira um pouco de cada apresentação:

 

Amor que integra na perspectiva da Ecologia Integral
INSTITUTO WALDEMAR FALCÃO - ARACATI (CE)

Apresentação: Professoras Aniele da Silva Marques e Gabrielly Monalisa Tavares Barbosa
Projeto que dialoga com as situações e práticas culturais e cotidianas das comunidades quilombolas, promovendo atividades pedagógicas e educativas voltadas ao contexto cultural das mesmas. Possibilitando a valorização e o fortalecimento das raízes culturais desses povos.

  

 

Jornal Cria VP

INSTITUTO DOM BOSCO - SÃO PAULO (SP)

Apresentação: Profª Gaiza Camerina Pereira Nunes dos Santos e a Estudante Tayna Victoria da Gloria Silvia

Semestralmente, há a produção de um jornal impresso e on-line com temáticas sobre e para o território onde o serviço sociassistencial está localizado, estimulando o protagonismo juvenil, o olhar carinhoso para o espaço onde se vive e também a leitura, a escrita e a comunicação oral.

   

 

O Nosso Pão de Cada Dia

INSTITUTO MARIA AUXILIADORA - RIO DO SUL (SC)

Apresentação: Professoras Leonir Serafim e Raquel Pickler

Projeto de conscientização dos estudantes sobre o desperdício de alimentos, a fome que está presente em muitos lares, contando com a utilização da Matemática que está inserida no dia a dia por meio do foco de interesse, da observação, coleta de dados, investigação e organização das aprendizagens.

  

 

Projeto Vivare
COLÉGIO SALESIANO DE BELO HORIZONTE - BELO HORIZONTE (MG)

Apresentação: Profª Izabela Mendes de Paula e a Estudante Maria Eduarda de S. Américo

Compreensão do processo de elaboração de um projeto social/ambiental, praticando iniciativas que potenciam a cidadania e a consciência social dos estudantes envolvidos, executando o plantio de mudas de árvores frutíferas em um espaço urbano (foi escolhido o Lar Recanto Feliz onde os alunos, além de plantar as árvores, também tiveram uma rica troca de experiência com os acolhidos pela casa de idosos). 

  

 

Podcast Papo Salesiano
INSTITUTO SÃO JOSÉ - SÃO JOSÉ DOS CAMPOS (SP)

Apresentação: Prof. André Teixeira Borges e a Estudante Branda Yokote Sivilha

Engajamento com os jovens na geração de conteúdos cotidianos pertinentes, que esteja alinhado aos interesses dos estudantes, numa linguagem que faça sentido para eles e com temas definidos por eles. A ação se desdobrou para um projeto profissionalizante e também passou a contar com participações de artistas e influencers locais.

  

 

O Segundo dia do evento foi aberto pela também Diretora Executiva da Rede Salesiana Brasil, Ir. Silvia Aparecida da Silva, que comentou um pouco sobre a riqueza do evento e das ações que estão sendo colocadas em prática nas presenças salesianas do Brasil através da Educomunicação. “Ontem foi um dia riquíssimo! O que mostra para cada um e cada uma de nós a importância desses eventos como uma forma de socializar aquilo que nós já estamos vivenciando, fortalecendo ainda mais a nossa ação em Rede. [...] Inovar e se qualificar juntos é muito bom!”.

Em seguida, Ir. Maike Loes, também trouxe uma palavra de acolhida para o segundo dia. “Hoje, a tarde promete ser também de grandes emoções. Não só emoções, mas também de motivações, aprendizagens e possibilidades”.

   

O segundo dia trouxe a apresentação das últimas 05 Boas Práticas selecionadas para o evento. Confira um pouco de cada apresentação:

 

Escola de Salesianidade – Observatório Salesiano de Juventudes

FACULDADE DOM BOSCO DE PORTO ALEGRE - PORTO ALEGRE (RS)

Apresentação: Profª Patrícia Machado Vieira e Estudante Giovana Celli

O projeto busca ser um espaço de referência formativa da Inspetoria Salesiana São Pio X quanto à organização e promoção de temas relacionados a Salesianidade, aproximando as presenças da Inspetoria por meio do uso das ferramentas educacionais digitais.

  

 

Mostra Artística “Sementes do Futuro”

CENTRO COMUNITÁRIO OSCAR ROMERO - SÃO PAULO (SP)

Apresentação: Educador Emerson da Silva Plaça e Estudante Ketlyn Vitória da Silva

O Projeto busca proporcionar espaço para que o educando desenvolva a consciência de seu papel na sociedade, por meio da educomunicação, expressão corporal e teatro, contribuindo para a sua formação cidadã, ética e democrática. 

  

 

Grupo Educomunicativo-Pastoral Jovens Comunicadores

INSTITUTO NOSSA SENHORA DO CARMO - GUARATINGUETÁ (SP)

Apresentação: Prof. Luiz Fernando Miguel Lopes e a Estudante Giovanna Carvalho Guimarães

O projeto busca oferecer aos adolescentes e jovens do Instituto Nossa Senhora do Carmo a possibilidade de exercerem o seu protagonismo por meio da Educomunicação e proporcionar a convivência democrática e igualitária em um verdadeiro ecossistema comunicativo e educativo, no qual cada um possa desenvolver suas potencialidades e habilidades, relacionando-se e expressando-se com os demais.

   

 

Educação Financeira e Sustentabilidade: Empreender para Compreender

INSTITUTO LAURA VICUÑA – PORTO VELHO (RO)

Apresentação: Profª Mauriane Azevedo Paes e a Estudante Júlia Ribeiro Cruz

O objetivo desta prática foi possibilitar aos estudantes o desenvolvimento de atitudes conscientes e uma relação saudável com o dinheiro no dia a dia, além da disseminação desse conhecimento às famílias.

   

 

Conhecendo Minha História

INSTITUTO MARIA AUXILIADORA - GOIÂNIA (GO)

Apresentação: Profª Paula Gabriela Ribeiro Reis e o Estudante Daniel Prado

O projeto busca fazer com que os estudantes conheçam suas características pessoais, suas histórias de vida, de suas famílias e de seus amigos, a fim de desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma independente e confiante com relação às suas capacidades. Tudo isso numa atmosfera de colaboração entre a disciplina de Língua Portuguesa e suas famílias.

  

 

Você pode conferir todos os detalhes sobre as 10 Boas Práticas selecionadas e ainda conhecer as outras 33 Práticas inscritas no Seminário clicando aqui.

O Seminário foi finalizado com uma rica reflexão comandada pelo representante da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e criador do Programa Imprensa Jovem, Carlos Lima. Sua participação teve a proposta de ampliar o olhar dos(as) participantes sobre o quanto a Educomunicação pode ser transformadora e estar além dos muros das escolas. O Programa Imprensa Jovem é uma proposta reconhecida pela UNESCO como uma prática de alfabetização midiática informacional.

   

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Mais Recentes

Jornada Formativa VIS reúne equipes da Inspetoria para aprofundar temas de gestão e sustentabilidade

Encontro, realizado em Campos do Jordão, promoveu formação sobre Reforma Tributária, CEBAS, saúde mental e gestão, além de momentos de convivência, partilha e fortalecimento da missão salesiana. Entre os dias 24 e 26 de agosto, em Campos do Jordão – SP, a Inspetoria Salesiana de São Paulo realizou a Jornada Formativa VIS (Vínculo, Inovação e Sustentabilidade), reunindo ecônomos salesianos, gestores e integrantes das equipes administrativas das diferentes presenças salesianas. A iniciativa teve como propósito proporcionar um espaço de formação, atualização profissional, partilha de experiências e convivência, fortalecendo competências necessárias para uma gestão cada vez mais responsável e alinhada às demandas atuais das obras e serviços salesianos. Um dos principais temas da programação foi a Reforma Tributária, em diferentes momentos de formação ao longo do dia 25 de agosto. As atividades abordaram os impactos das mudanças na legislação tributária para as organizações e os cuidados necessários diante das novas exigências. Também foram tratados aspectos relacionados ao cumprimento das obrigações fiscais, à gestão do CEBAS (Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social) e às atualizações da legislação que incidem sobre entidades beneficentes e organizações sem fins lucrativos. A formação buscou oferecer às equipes elementos para compreender as transformações do cenário tributário e os seus possíveis reflexos sobre os serviços e trabalhos desenvolvidos pelas presenças salesianas. A programação do encontro também contemplou momentos de formação salesiana e cuidado com as pessoas. No dia 26, os participantes aprofundaram o tema da saúde mental, em dois momentos formativos, além de realizarem uma avaliação da jornada e o registro fotográfico oficial. Para além dos conteúdos técnicos, a Jornada Formativa VIS proporcionou momentos de espiritualidade, convivência e confraternização. A programação teve início com a acolhida e a celebração da Missa e incluiu momentos de integração, favorecendo a aproximação entre os participantes e o fortalecimento dos vínculos entre as diferentes equipes. A formação reforça a importância de qualificar continuamente os processos de gestão e administração, especialmente diante das transformações que impactam as organizações e os serviços prestados à sociedade. O aprimoramento das práticas administrativas e a atenção às exigências legais contribuem diretamente para uma atuação mais transparente, sustentável e responsável. Nesse sentido, a Jornada Formativa VIS também esteve conectada à missão das presenças salesianas, tendo como horizonte o serviço aos seus diferentes destinatários: alunos, paroquianos e pessoas atendidas pelas obras sociais. O fortalecimento das equipes e dos processos internos representa, assim, um investimento na própria missão educativa e evangelizadora da Inspetoria. Ao reunir formação técnica, atualização, espiritualidade e convivência, a Jornada Formativa VIS reafirmou o compromisso da Inspetoria Salesiana de São Paulo com uma gestão qualificada e com a construção de ambientes cada vez mais preparados para responder aos desafios do presente e contribuir para a continuidade da missão salesiana. Fonte: Inspetoria Salesiana de São Paulo

Diversidade Religiosa: Coordenação Nacional da PJS Promove Formação sobre Desafios e Acolhimento na Contemporaneidade

Iniciativa reuniu mais de 150 pontos de acesso em todo o país para refletir sobre a transversalidade da Pastoral e o diálogo com o cenário religioso atual. Com o objetivo de fortalecer e qualificar ainda mais a ação evangelizadora e educativa nas presenças salesianas de todo o Brasil, a Rede Salesiana Brasil (RSB), por meio do Centro Salesiano de Formação (CSF) e sob a liderança da Coordenação Nacional da Pastoral Juvenil Salesiana, realizou, no dia 20 de agosto, o encontro on-line “Pastoral e diversidade religiosa na contemporaneidade”. A formação fez parte da série Diálogos e Subsídios de Formação na Dimensão Pastoral e contou com mais de 150 pontos de acesso simultâneos de educadores, agentes de pastoral e gestores de diversas regiões do país. Escuta, Diálogo e Identidade Católica Conduzida pelo formador Gregory Rial, a palestra central abordou o panorama do cenário religioso brasileiro contemporâneo a partir de dados analíticos e experiências práticas. O encontro propôs um debate aprofundado sobre como as presenças salesianas podem acolher a pluralidade cultural e religiosa do seu público sem perder a sua identidade e a sua centralidade em Jesus Cristo. Durante a abertura do evento, o Coordenador Nacional da Pastoral Juvenil Salesiana, Ir. Manoel Messias da Silva, deu as boas-vindas aos participantes e introduziu a relevância do tema para o cotidiano das comunidades educativas. “No campo da missão salesiana, é mais que urgente que este tema seja abordado abundantemente. Na Pedagogia de Dom Bosco, o mesmo princípio que orienta todo o agir da Comunidade Educativa Pastoral na busca pela formação integral do destinatário, oferecendo-lhe sentido para sua existência, é o mesmo princípio que, em si mesmo, defende o direito do outro de pensar e crer de forma diferente, de ser quem é, sem precisar abrir mão da totalidade de seus ensinamentos e costumes. É um caminho que permite à pessoa expressar o que existe de ‘bom e valioso’ dentro dela, sem preconceitos ou juízos de valor. Essa é uma das maneiras de o Sistema Preventivo fortalecer o entendimento do próprio Dom Bosco de que ninguém é tão mau que não traga consigo algum valor para agregar ao bem comum”, comenta Ir. Messias sobre o encontro. A Pastoral como Dimensão Transversal Nas avaliações do encontro, os participantes ressaltaram a clareza e a relevância da abordagem para a atuação diária nas instituições. Entre os principais destaques, sobressaiu-se a compreensão da Pastoral não como um setor isolado, mas como uma dimensão transversal que permeia a gestão, a comunicação, a pedagogia e o ambiente relacional das presenças salesianas. Os debates enfatizaram a escuta atenta, o respeito e o diálogo como ferramentas estratégicas para construir espaços de convivência fraterna. As estratégias práticas apresentadas para o planejamento pastoral também foram amplamente valorizadas como caminhos concretos para responder aos desafios socioculturais do tempo presente. No encerramento, a Coordenadora Nacional da Pastoral Juvenil Salesiana, Ir. Ana Maria Gomes Cordeiro, reforçou a sintonia da formação com o carisma e com a missão educativa da Igreja. "Com certeza foi um momento muito significativo de aprendizado, reflexão e partilha para todos. Nos ajudou a ampliar o olhar para os desafios e as possibilidades na nossa ação pastoral diante da diversidade religiosa presente nas nossas casas, presente na sociedade. Que tudo o que foi refletido e partilhado fortaleça a nossa missão educativo-pastoral e nos ajude também a cultivar, cada vez mais, uma pastoral marcada pelo acolhimento, pelo respeito, pelo diálogo, pela acolhida [...] e pela fraternidade à luz do carisma salesiano. Assim, fortalecemos o nosso compromisso com a sustentabilidade carismática de nossas presenças", finaliza Ir. Ana Maria. Formação Continuada ao Alcance de Todos Para garantir que as reflexões cheguem a um número ainda maior de educadores e agentes pastorais, a gravação na íntegra do webinar e os materiais de apoio apresentados por Gregory Rial permanecem disponíveis no ambiente virtual do Centro Salesiano de Formação (CSF). O acervo serve como subsídio permanente para encontros de formação continuada e planejamentos locais nas diversas presenças salesianas do Brasil. Por Janaina Lima, com o apoio da equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil.

Hospital Auxiliadora recebe novo combo de equipamentos cirúrgicos por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC Saúde)

O Hospital Auxiliadora recebeu recentemente um novo combo de equipamentos cirúrgicos por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC Saúde), do Ministério da Saúde. Os novos equipamentos representam mais um avanço no processo de modernização da instituição e reforçam a estrutura do Centro Cirúrgico, ampliando a capacidade de atendimento à população pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O combo destinado ao HNSA contempla arco cirúrgico, sistema de vídeo endoscopia rígida, aparelho de anestesia com monitor multiparâmetros, mesa cirúrgica elétrica radiotransparente e ultrassom portátil. Os equipamentos irão fortalecer a realização de procedimentos cirúrgicos de média e alta complexidade, proporcionando mais precisão, segurança e eficiência durante as cirurgias. Para o diretor-geral do Hospital Auxiliadora, Marco Calderon, os investimentos representam um importante avanço para a instituição e demonstram a relevância da união entre o Hospital e o poder público na ampliação da assistência à população. “Estamos vivendo um importante processo de modernização do Hospital Auxiliadora. A chegada desses equipamentos fortalece nossa estrutura, oferece melhores condições para nossas equipes e, principalmente, amplia nossa capacidade de cuidar das pessoas com mais segurança, tecnologia e qualidade. São investimentos que refletem diretamente na assistência prestada aos pacientes do SUS e demonstram a importância das parcerias com o Ministério da Saúde e com os governos municipal e estadual para continuarmos avançando”, destaca Marco Calderon. Para a diretora de Programas e Projetos do Hospital Auxiliadora, Daniela Mekaru, a chegada dos novos equipamentos representa o resultado de um trabalho contínuo de articulação e busca por investimentos que possam refletir diretamente na qualidade da assistência. “Cada novo equipamento recebido representa um avanço importante para o Hospital Auxiliadora e, principalmente, para os pacientes que dependem dos nossos serviços. Nosso trabalho na área de projetos é justamente buscar oportunidades e recursos que possam ser transformados em estrutura, tecnologia e melhoria da assistência. Esse investimento fortalece o Centro Cirúrgico e amplia nossa capacidade de oferecer um atendimento cada vez mais seguro e qualificado pelo SUS”, destaca Daniela Mekaru. Entre os equipamentos recebidos, o arco cirúrgico se destaca por permitir a obtenção de imagens em tempo real durante os procedimentos, contribuindo para cirurgias mais precisas, seguras e menos invasivas. Os demais equipamentos também ampliam a capacidade tecnológica das salas cirúrgicas e proporcionam melhores condições de trabalho às equipes assistenciais. A aquisição integra o processo de modernização do HNSA, que celebra 107 anos de história, sob a gestão das Irmãs Salesianas, mantendo seu papel filantrópico e sua atuação estratégica na assistência à saúde da região, em conjunto com os governos municipal, estadual e federal. Atualmente, o HNSA conta com 182 leitos, sendo 20 de UTI Adulto e 10 de UTI Neonatal. A instituição também possui quatro salas cirúrgicas em reforma e quatro novas salas construídas, além de serviços de referência, como Hemodiálise e Oncologia. Os investimentos em equipamentos, infraestrutura e assistência vêm fortalecendo a capacidade operacional da instituição e contribuindo para a melhoria contínua dos serviços prestados à população de Três Lagoas e região. Com o apoio do programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde, e das ações desenvolvidas em parceria com a atual gestão municipal, o HNSA segue avançando em sua recuperação estrutural e assistencial, consolidando seu papel histórico como referência no atendimento hospitalar em Mato Grosso do Sul. São ações como essas que possibilitam ao Hospital Auxiliadora avançar em sua missão assistencial, transformando investimentos em tecnologia, segurança e mais qualidade no cuidado à população. Fonte: Comunicação Hospital Auxiliadora
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil