14/04/2023

A riqueza do I Seminário de Boas Práticas Educomunicacionais da RSB

A riqueza do I Seminário de Boas Práticas Educomunicacionais da RSB

Aconteceu, nos dias 12 e 13 de abril, de forma on-line e totalmente gratuita, pela Plataforma Zoom, o I Seminário de Boas Práticas Educomunicacionais da Rede Salesiana Brasil (RSB). O evento promoveu o estudo e a socialização de conhecimentos de boas práticas desenvolvidas nas presenças salesianas dentro do âmbito da Educomunicação. Ao todo, foram recebidas 43 Boas Práticas, das quais 10 foram selecionadas para apresentação no evento.

O primeiro dia do Seminário trouxe uma fala de abertura do Diretor Executivo da Rede Salesiana Brasil, Pe. Nivaldo Luiz Pessinatti, sobre este grande momento para as ações em Rede da RSB. “Certamente que este encontro, este movimento da nossa Rede, pode ser considerado um grande presente Pascal. A Páscoa é fortemente simbolizada pelo Círio Pascal, pela luz, pela luminosidade, pela clareza. A nossa atividade comunicacional, a nossa atividade educacional tem essa intencionalidade: oferecer luz, oferecer clareza, oferecer indicações, animações para que cada um possa fazer o seu Projeto de Vida, a sua caminhada, o seu itinerário de forma mais serena, mais segura e esclarecida”.

Em seguida, a Coordenadora Nacional de Comunicação da Rede Salesiana Brasil, Ir. Maike Loes, trouxe uma fala sobre a construção coletiva e colaborativa que resultou no I Seminário de Boas Práticas da RSB. “Sim ele [o Seminário] é nosso! É uma construção coletiva, fruto de vivências significativas, de práticas educomunicativas já incorporadas no nosso dia a dia. É um evento criado, pensado, organizado a muitas mãos, mentes e corações [...], mas hoje o tempo é de vocês que vão apresentar as Boas Práticas e de nós que queremos acolher cada expressão, cada palavra, cada imagem, cada vídeo, cada respiro educomunicativo”.

  

O início do Seminário também contou com uma rodada de conversa protagonizada pelo Comitê Organizador do evento. A popularização das Inteligências Artificiais (IA) como o chat GPT e os impactos na educação, bem como os conceitos e desafios da Educomunicação foram os temas principais das primeiras reflexões. O Coordenador do Projeto Educomunicação em Ação Social da RSB, Prof. Joadir Foresti, trouxe um pouco de suas interações com o Chat GPT e fez reflexões sobre as respostas que a IA trouxe para assuntos como: “Você sabe o que é Educomunicação?”, “Quais são as áreas de intervenção da Educomunicação?”; além de referenciar o documento “Educomunicação na Perspectiva do Pacto Educativo Global” da Rede Salesiana Brasil.

O Animador de Comunicação da Inspetoria Nossa Senhora AuxiliadoraPedro Barreto, trouxe uma rica reflexão sobre quem é o(a) profissional de Educomunicação, traçando um paralelo entre a mudança de percepção de mundo entre as gerações e como as contribuições deste profissional na educação trazem transformação social. Já a Professora da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Antônia Alves, fez algumas reflexões sobre a Educomunicação como estilo de vida, uma vez que “o ser humano é, por natureza, um ser social, dialógico e vivencial”, trazendo a dimensão da educomunicação como um processo democrático e humanizador.

Em seguida, o professor da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) de Campo Grande, Eduardo Biagi, trouxe uma análise sobre as limitações e especificidades da Inteligência Artificial Chat GPT que está sendo cada vez mais amplamente divulgada e utilizada, bem como uma proposta de reflexão sobre o que é tecnologia (não só as novas, mas todas as tecnologias que já estão à disposição da sociedade), evidenciando que é sempre necessário trazer a pessoa como o centro das ações e as tecnologias como ferramentas. O Professor Eduardo também trouxe uma foto criada por Inteligência Artificial simulando uma selfie de Dom Bosco com seus discípulos, apontando as infinitas possibilidades de utilização das tecnologias atuais.

Fechando a roda de conversa, o também professor da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) de Campo Grande, Oswaldo Ribeiro da Silva, trouxe uma importante reflexão da latente necessidade de atualização de alguns conceitos que o Chat GPT traz, evidenciando especialmente a importância do fator humanos e suas habilidades no gerenciamento dessas novas ferramentas para a utilização das tecnologias em suas melhores possibilidades.

     

O evento seguiu com a apresentação de 05 das 10 Boas Práticas Educomunicacionais selecionadas. Confira um pouco de cada apresentação:

 

Amor que integra na perspectiva da Ecologia Integral
INSTITUTO WALDEMAR FALCÃO - ARACATI (CE)

Apresentação: Professoras Aniele da Silva Marques e Gabrielly Monalisa Tavares Barbosa
Projeto que dialoga com as situações e práticas culturais e cotidianas das comunidades quilombolas, promovendo atividades pedagógicas e educativas voltadas ao contexto cultural das mesmas. Possibilitando a valorização e o fortalecimento das raízes culturais desses povos.

  

 

Jornal Cria VP

INSTITUTO DOM BOSCO - SÃO PAULO (SP)

Apresentação: Profª Gaiza Camerina Pereira Nunes dos Santos e a Estudante Tayna Victoria da Gloria Silvia

Semestralmente, há a produção de um jornal impresso e on-line com temáticas sobre e para o território onde o serviço sociassistencial está localizado, estimulando o protagonismo juvenil, o olhar carinhoso para o espaço onde se vive e também a leitura, a escrita e a comunicação oral.

   

 

O Nosso Pão de Cada Dia

INSTITUTO MARIA AUXILIADORA - RIO DO SUL (SC)

Apresentação: Professoras Leonir Serafim e Raquel Pickler

Projeto de conscientização dos estudantes sobre o desperdício de alimentos, a fome que está presente em muitos lares, contando com a utilização da Matemática que está inserida no dia a dia por meio do foco de interesse, da observação, coleta de dados, investigação e organização das aprendizagens.

  

 

Projeto Vivare
COLÉGIO SALESIANO DE BELO HORIZONTE - BELO HORIZONTE (MG)

Apresentação: Profª Izabela Mendes de Paula e a Estudante Maria Eduarda de S. Américo

Compreensão do processo de elaboração de um projeto social/ambiental, praticando iniciativas que potenciam a cidadania e a consciência social dos estudantes envolvidos, executando o plantio de mudas de árvores frutíferas em um espaço urbano (foi escolhido o Lar Recanto Feliz onde os alunos, além de plantar as árvores, também tiveram uma rica troca de experiência com os acolhidos pela casa de idosos). 

  

 

Podcast Papo Salesiano
INSTITUTO SÃO JOSÉ - SÃO JOSÉ DOS CAMPOS (SP)

Apresentação: Prof. André Teixeira Borges e a Estudante Branda Yokote Sivilha

Engajamento com os jovens na geração de conteúdos cotidianos pertinentes, que esteja alinhado aos interesses dos estudantes, numa linguagem que faça sentido para eles e com temas definidos por eles. A ação se desdobrou para um projeto profissionalizante e também passou a contar com participações de artistas e influencers locais.

  

 

O Segundo dia do evento foi aberto pela também Diretora Executiva da Rede Salesiana Brasil, Ir. Silvia Aparecida da Silva, que comentou um pouco sobre a riqueza do evento e das ações que estão sendo colocadas em prática nas presenças salesianas do Brasil através da Educomunicação. “Ontem foi um dia riquíssimo! O que mostra para cada um e cada uma de nós a importância desses eventos como uma forma de socializar aquilo que nós já estamos vivenciando, fortalecendo ainda mais a nossa ação em Rede. [...] Inovar e se qualificar juntos é muito bom!”.

Em seguida, Ir. Maike Loes, também trouxe uma palavra de acolhida para o segundo dia. “Hoje, a tarde promete ser também de grandes emoções. Não só emoções, mas também de motivações, aprendizagens e possibilidades”.

   

O segundo dia trouxe a apresentação das últimas 05 Boas Práticas selecionadas para o evento. Confira um pouco de cada apresentação:

 

Escola de Salesianidade – Observatório Salesiano de Juventudes

FACULDADE DOM BOSCO DE PORTO ALEGRE - PORTO ALEGRE (RS)

Apresentação: Profª Patrícia Machado Vieira e Estudante Giovana Celli

O projeto busca ser um espaço de referência formativa da Inspetoria Salesiana São Pio X quanto à organização e promoção de temas relacionados a Salesianidade, aproximando as presenças da Inspetoria por meio do uso das ferramentas educacionais digitais.

  

 

Mostra Artística “Sementes do Futuro”

CENTRO COMUNITÁRIO OSCAR ROMERO - SÃO PAULO (SP)

Apresentação: Educador Emerson da Silva Plaça e Estudante Ketlyn Vitória da Silva

O Projeto busca proporcionar espaço para que o educando desenvolva a consciência de seu papel na sociedade, por meio da educomunicação, expressão corporal e teatro, contribuindo para a sua formação cidadã, ética e democrática. 

  

 

Grupo Educomunicativo-Pastoral Jovens Comunicadores

INSTITUTO NOSSA SENHORA DO CARMO - GUARATINGUETÁ (SP)

Apresentação: Prof. Luiz Fernando Miguel Lopes e a Estudante Giovanna Carvalho Guimarães

O projeto busca oferecer aos adolescentes e jovens do Instituto Nossa Senhora do Carmo a possibilidade de exercerem o seu protagonismo por meio da Educomunicação e proporcionar a convivência democrática e igualitária em um verdadeiro ecossistema comunicativo e educativo, no qual cada um possa desenvolver suas potencialidades e habilidades, relacionando-se e expressando-se com os demais.

   

 

Educação Financeira e Sustentabilidade: Empreender para Compreender

INSTITUTO LAURA VICUÑA – PORTO VELHO (RO)

Apresentação: Profª Mauriane Azevedo Paes e a Estudante Júlia Ribeiro Cruz

O objetivo desta prática foi possibilitar aos estudantes o desenvolvimento de atitudes conscientes e uma relação saudável com o dinheiro no dia a dia, além da disseminação desse conhecimento às famílias.

   

 

Conhecendo Minha História

INSTITUTO MARIA AUXILIADORA - GOIÂNIA (GO)

Apresentação: Profª Paula Gabriela Ribeiro Reis e o Estudante Daniel Prado

O projeto busca fazer com que os estudantes conheçam suas características pessoais, suas histórias de vida, de suas famílias e de seus amigos, a fim de desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma independente e confiante com relação às suas capacidades. Tudo isso numa atmosfera de colaboração entre a disciplina de Língua Portuguesa e suas famílias.

  

 

Você pode conferir todos os detalhes sobre as 10 Boas Práticas selecionadas e ainda conhecer as outras 33 Práticas inscritas no Seminário clicando aqui.

O Seminário foi finalizado com uma rica reflexão comandada pelo representante da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e criador do Programa Imprensa Jovem, Carlos Lima. Sua participação teve a proposta de ampliar o olhar dos(as) participantes sobre o quanto a Educomunicação pode ser transformadora e estar além dos muros das escolas. O Programa Imprensa Jovem é uma proposta reconhecida pela UNESCO como uma prática de alfabetização midiática informacional.

   

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

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Agosto é um mês especial para a Igreja Católica no Brasil, pois é dedicado à celebração das vocações em suas diversas formas, incluindo a vocação para a Vida Consagrada. Este chamado, que ecoa no coração de muitos homens e mulheres ao longo dos séculos, é um compromisso profundo de se entregar a Deus, dedicando-se inteiramente ao serviço da Igreja e da sociedade. A vocação para a Vida Consagrada é um dom que não apenas fortalece a missão da Igreja, mas também oferece um testemunho vivo de fé, amor e esperança. Consagrados e consagradas assumem votos de pobreza, castidade e obediência, vivendo em comunidades religiosas ou seculares, e desempenhando papéis essenciais nas mais diversas áreas como educação, saúde, pastoral e obras sociais.  A missão desempenhada pela Rede Salesiana Brasil também conta com a dedicação diária de inúmeros irmãos e irmãs salesianas. 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Lançamento do Portal Vocacional Salesiano reúne inspiração, missão e acolhimento em nova plataforma unificada

Com o coração pleno de expectativa e entusiasmo, a Rede Salesiana Brasil (RSB) anuncia o lançamento do Portal Vocacional Salesiano, um novo espaço online que centraliza e valoriza os caminhos vocacionais de todas as dez inspetorias salesianas, femininas (FMA) e masculinas (SDB), do Brasil. A iniciativa nasce com o desejo de facilitar o discernimento vocacional, oferecendo recursos formativos, testemunhos e acompanhamento espiritual à luz do carisma de Dom Bosco e Madre Mazzarello. Um portal que conecta, inspira e orienta Cada inspetoria agora conta com seu próprio site dentro do portal, onde jovens encontram informações adaptadas ao seu contexto local, mas alinhadas à missão e espiritualidade comuns. Como exemplo, podemos destacar: No site das FMA, a jovem é convidada a refletir: “E se Deus me chama para ser uma Filha de Maria Auxiliadora?” A página apresenta etapas formativas como Conviviência Vocacional, Aspirantado, Postulado, Noviciado, Juniorato e Formação Permanente, todas guiadas pelo carisma educativo, acolhedor e espiritual herdado de Madre Mazzarello e Dom Bosco. Já no site dos SDB, o visitante encontra uma recepção acolhedora com o convite: “E se Deus me chama para ser Salesiano?” A plataforma apresenta o Itinerário “Evangelho e Vida”, um percurso de dez encontros com acompanhamento salesiano, além das etapas formativas que incluem Aspirantado, Pré-noviciado, Noviciado, Pós-noviciado e Tirocínio. Caminhos que inspiram: formação, missão e pertença O Portal Vocacional Salesiano é muito mais do que um site institucional. É um convite vibrante à comunidade juvenil, de diferentes regiões e formações, para que descubra seu lugar na Igreja e na vida consagrada. Ele convida à partilha comunitária, à reflexão e ao compromisso mais profundo com a missão salesiana. Como acessar O portal já está no ar: https://vocacaosalesiana.org.br/

Viva São João Bosco!

Dom Bosco, fundador da Família Salesiana, cuja memória é celebrada em 16 de agosto, foi proclamado o Pai e Mestre da Juventude São João Bosco foi um homem à frente de seu tempo. No final do século 19, enxergou toda a potencialidade da juventude e passou a incentivá-la no caminho do bem. Dom Bosco dedicou “até o seu último suspiro” à educação e à evangelização dos jovens, especialmente os mais carentes. Infância de Dom Bosco João Belchior Bosco nasceu em Castelnuovo d'Asti, uma região rural na Itália, no dia 16 de agosto de 1815. Perdeu o pai muito cedo e foi educado pela mãe, Margarida Occhiena, na fé e na prática da mensagem evangélica. Com apenas nove anos, João Bosco teve o primeiro de seus sonhos proféticos e intuiu que deveria se dedicar à educação da juventude. Ainda garoto, começou a entreter os meninos de sua idade com brincadeiras alternadas com trabalho, oração e instrução religiosa. A família enfrentou muitos problemas financeiros, mas ele conseguiu dar continuidade aos estudos para se tornar sacerdote. Foi ordenado em 1841, e escolheu como lema: “Da mihi animas cetera tolle” (Gn 14,2 1), que poderia ser traduzido como “Dai-me almas e ficai com o resto”. Dom Bosco e o Sistema Preventivo Iniciou o trabalho junto aos jovens mais pobres com o Oratório, obra que se tornaria um símbolo da educação salesiana. Organizou um sistema educativo baseado na razão, na religião e na “amorevolezza”, palavra italiana que significa “amor educativo”. Não se cansava de pedir aos professores e mestres que tivessem paciência, confiança na juventude, carinho acima de tudo. O Sistema Preventivo de Dom Bosco afirmava que era melhor educar do que reprimir e depositava toda confiança na capacidade e no “bem” existente em cada jovem. Com a criação do Oratório e a conformação do Sistema Preventivo, ele possibilitou a crianças e jovens pobres e desassistidos daquela época a formação evangélica, a aprendizagem profissional, a educação para a cultura e um ambiente familiar e alegre, no qual podiam brincar e criar. Dom Bosco e a Família Salesiana Escolheu entre seus jovens os melhores colaboradores de sua obra, dando origem à Sociedade de São Francisco de Sales (Salesianos de Dom Bosco), em 1859. Junto com Santa Maria Domingas Mazzarello fundou o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, em 1872. E, com os leigos, homens e mulheres, criou em 1876 os Cooperadores Salesianos, para ajudar e apoiar a obra da educação da juventude, antecipando assim novas formas de apostolado na Igreja. Também se originou de Dom Bosco a Associação de Maria Auxiliadora – criada, em 1869, “para promover a veneração do Santíssimo Sacramento e a devoção a Nossa Senhora Auxiliadora dos Cristãos”. Paralelamente a esses grupos começaram a surgir os primeiros ex-alunos de Dom Bosco, a princípio alguns antigos aprendizes do Oratório de Valdocco (Itália) que, em 1870, se apresentaram a Dom Bosco para manifestar-lhe gratidão. Ao longo da história, a Família Salesiana ganhou novos grupos, ampliando o número de pessoas que, inspiradas pelo projeto apostólico de Dom Bosco, trabalham em favor da educação, evangelização e salvação da juventude. Dom Bosco faleceu em 31 de janeiro de 1888 e seu corpo repousa na Basílica de Maria Auxiliadora, em Turim. Foi beatificado em 2 de junho de 1929 e canonizado em 1º de abril de 1934. No centenário de sua morte, o Papa João Paulo II o declarou Pai e Mestre da Juventude. Escrito por Boletim Salesiano, com informações sdb.org

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