Aconteceu, nos dias 12 e 13 de abril, de forma on-line e totalmente gratuita, pela Plataforma Zoom, o I Seminário de Boas Práticas Educomunicacionais da Rede Salesiana Brasil (RSB). O evento promoveu o estudo e a socialização de conhecimentos de boas práticas desenvolvidas nas presenças salesianas dentro do âmbito da Educomunicação. Ao todo, foram recebidas 43 Boas Práticas, das quais 10 foram selecionadas para apresentação no evento.
O primeiro dia do Seminário trouxe uma fala de abertura do Diretor Executivo da Rede Salesiana Brasil, Pe. Nivaldo Luiz Pessinatti, sobre este grande momento para as ações em Rede da RSB. “Certamente que este encontro, este movimento da nossa Rede, pode ser considerado um grande presente Pascal. A Páscoa é fortemente simbolizada pelo Círio Pascal, pela luz, pela luminosidade, pela clareza. A nossa atividade comunicacional, a nossa atividade educacional tem essa intencionalidade: oferecer luz, oferecer clareza, oferecer indicações, animações para que cada um possa fazer o seu Projeto de Vida, a sua caminhada, o seu itinerário de forma mais serena, mais segura e esclarecida”.
Em seguida, a Coordenadora Nacional de Comunicação da Rede Salesiana Brasil, Ir. Maike Loes, trouxe uma fala sobre a construção coletiva e colaborativa que resultou no I Seminário de Boas Práticas da RSB. “Sim ele [o Seminário] é nosso! É uma construção coletiva, fruto de vivências significativas, de práticas educomunicativas já incorporadas no nosso dia a dia. É um evento criado, pensado, organizado a muitas mãos, mentes e corações [...], mas hoje o tempo é de vocês que vão apresentar as Boas Práticas e de nós que queremos acolher cada expressão, cada palavra, cada imagem, cada vídeo, cada respiro educomunicativo”.
O início do Seminário também contou com uma rodada de conversa protagonizada pelo Comitê Organizador do evento. A popularização das Inteligências Artificiais (IA) como o chat GPT e os impactos na educação, bem como os conceitos e desafios da Educomunicação foram os temas principais das primeiras reflexões. O Coordenador do Projeto Educomunicação em Ação Social da RSB, Prof. Joadir Foresti, trouxe um pouco de suas interações com o Chat GPT e fez reflexões sobre as respostas que a IA trouxe para assuntos como: “Você sabe o que é Educomunicação?”, “Quais são as áreas de intervenção da Educomunicação?”; além de referenciar o documento “Educomunicação na Perspectiva do Pacto Educativo Global” da Rede Salesiana Brasil.
O Animador de Comunicação da Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora, Pedro Barreto, trouxe uma rica reflexão sobre quem é o(a) profissional de Educomunicação, traçando um paralelo entre a mudança de percepção de mundo entre as gerações e como as contribuições deste profissional na educação trazem transformação social. Já a Professora da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Antônia Alves, fez algumas reflexões sobre a Educomunicação como estilo de vida, uma vez que “o ser humano é, por natureza, um ser social, dialógico e vivencial”, trazendo a dimensão da educomunicação como um processo democrático e humanizador.
Em seguida, o professor da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) de Campo Grande, Eduardo Biagi, trouxe uma análise sobre as limitações e especificidades da Inteligência Artificial Chat GPT que está sendo cada vez mais amplamente divulgada e utilizada, bem como uma proposta de reflexão sobre o que é tecnologia (não só as novas, mas todas as tecnologias que já estão à disposição da sociedade), evidenciando que é sempre necessário trazer a pessoa como o centro das ações e as tecnologias como ferramentas. O Professor Eduardo também trouxe uma foto criada por Inteligência Artificial simulando uma selfie de Dom Bosco com seus discípulos, apontando as infinitas possibilidades de utilização das tecnologias atuais.
Fechando a roda de conversa, o também professor da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) de Campo Grande, Oswaldo Ribeiro da Silva, trouxe uma importante reflexão da latente necessidade de atualização de alguns conceitos que o Chat GPT traz, evidenciando especialmente a importância do fator humanos e suas habilidades no gerenciamento dessas novas ferramentas para a utilização das tecnologias em suas melhores possibilidades.
O evento seguiu com a apresentação de 05 das 10 Boas Práticas Educomunicacionais selecionadas. Confira um pouco de cada apresentação:
Amor que integra na perspectiva da Ecologia Integral
INSTITUTO WALDEMAR FALCÃO - ARACATI (CE)
Apresentação: Professoras Aniele da Silva Marques e Gabrielly Monalisa Tavares Barbosa
Projeto que dialoga com as situações e práticas culturais e cotidianas das comunidades quilombolas, promovendo atividades pedagógicas e educativas voltadas ao contexto cultural das mesmas. Possibilitando a valorização e o fortalecimento das raízes culturais desses povos.
Jornal Cria VP
INSTITUTO DOM BOSCO - SÃO PAULO (SP)
Apresentação: Profª Gaiza Camerina Pereira Nunes dos Santos e a Estudante Tayna Victoria da Gloria Silvia
Semestralmente, há a produção de um jornal impresso e on-line com temáticas sobre e para o território onde o serviço sociassistencial está localizado, estimulando o protagonismo juvenil, o olhar carinhoso para o espaço onde se vive e também a leitura, a escrita e a comunicação oral.
O Nosso Pão de Cada Dia
INSTITUTO MARIA AUXILIADORA - RIO DO SUL (SC)
Apresentação: Professoras Leonir Serafim e Raquel Pickler
Projeto de conscientização dos estudantes sobre o desperdício de alimentos, a fome que está presente em muitos lares, contando com a utilização da Matemática que está inserida no dia a dia por meio do foco de interesse, da observação, coleta de dados, investigação e organização das aprendizagens.
Projeto Vivare
COLÉGIO SALESIANO DE BELO HORIZONTE - BELO HORIZONTE (MG)
Apresentação: Profª Izabela Mendes de Paula e a Estudante Maria Eduarda de S. Américo
Compreensão do processo de elaboração de um projeto social/ambiental, praticando iniciativas que potenciam a cidadania e a consciência social dos estudantes envolvidos, executando o plantio de mudas de árvores frutíferas em um espaço urbano (foi escolhido o Lar Recanto Feliz onde os alunos, além de plantar as árvores, também tiveram uma rica troca de experiência com os acolhidos pela casa de idosos).
Podcast Papo Salesiano
INSTITUTO SÃO JOSÉ - SÃO JOSÉ DOS CAMPOS (SP)
Apresentação: Prof. André Teixeira Borges e a Estudante Branda Yokote Sivilha
Engajamento com os jovens na geração de conteúdos cotidianos pertinentes, que esteja alinhado aos interesses dos estudantes, numa linguagem que faça sentido para eles e com temas definidos por eles. A ação se desdobrou para um projeto profissionalizante e também passou a contar com participações de artistas e influencers locais.
O Segundo dia do evento foi aberto pela também Diretora Executiva da Rede Salesiana Brasil, Ir. Silvia Aparecida da Silva, que comentou um pouco sobre a riqueza do evento e das ações que estão sendo colocadas em prática nas presenças salesianas do Brasil através da Educomunicação. “Ontem foi um dia riquíssimo! O que mostra para cada um e cada uma de nós a importância desses eventos como uma forma de socializar aquilo que nós já estamos vivenciando, fortalecendo ainda mais a nossa ação em Rede. [...] Inovar e se qualificar juntos é muito bom!”.
Em seguida, Ir. Maike Loes, também trouxe uma palavra de acolhida para o segundo dia. “Hoje, a tarde promete ser também de grandes emoções. Não só emoções, mas também de motivações, aprendizagens e possibilidades”.
O segundo dia trouxe a apresentação das últimas 05 Boas Práticas selecionadas para o evento. Confira um pouco de cada apresentação:
Escola de Salesianidade – Observatório Salesiano de Juventudes
FACULDADE DOM BOSCO DE PORTO ALEGRE - PORTO ALEGRE (RS)
Apresentação: Profª Patrícia Machado Vieira e Estudante Giovana Celli
O projeto busca ser um espaço de referência formativa da Inspetoria Salesiana São Pio X quanto à organização e promoção de temas relacionados a Salesianidade, aproximando as presenças da Inspetoria por meio do uso das ferramentas educacionais digitais.
Mostra Artística “Sementes do Futuro”
CENTRO COMUNITÁRIO OSCAR ROMERO - SÃO PAULO (SP)
Apresentação: Educador Emerson da Silva Plaça e Estudante Ketlyn Vitória da Silva
O Projeto busca proporcionar espaço para que o educando desenvolva a consciência de seu papel na sociedade, por meio da educomunicação, expressão corporal e teatro, contribuindo para a sua formação cidadã, ética e democrática.
Grupo Educomunicativo-Pastoral Jovens Comunicadores
INSTITUTO NOSSA SENHORA DO CARMO - GUARATINGUETÁ (SP)
Apresentação: Prof. Luiz Fernando Miguel Lopes e a Estudante Giovanna Carvalho Guimarães
O projeto busca oferecer aos adolescentes e jovens do Instituto Nossa Senhora do Carmo a possibilidade de exercerem o seu protagonismo por meio da Educomunicação e proporcionar a convivência democrática e igualitária em um verdadeiro ecossistema comunicativo e educativo, no qual cada um possa desenvolver suas potencialidades e habilidades, relacionando-se e expressando-se com os demais.
Educação Financeira e Sustentabilidade: Empreender para Compreender
INSTITUTO LAURA VICUÑA – PORTO VELHO (RO)
Apresentação: Profª Mauriane Azevedo Paes e a Estudante Júlia Ribeiro Cruz
O objetivo desta prática foi possibilitar aos estudantes o desenvolvimento de atitudes conscientes e uma relação saudável com o dinheiro no dia a dia, além da disseminação desse conhecimento às famílias.
Conhecendo Minha História
INSTITUTO MARIA AUXILIADORA - GOIÂNIA (GO)
Apresentação: Profª Paula Gabriela Ribeiro Reis e o Estudante Daniel Prado
O projeto busca fazer com que os estudantes conheçam suas características pessoais, suas histórias de vida, de suas famílias e de seus amigos, a fim de desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma independente e confiante com relação às suas capacidades. Tudo isso numa atmosfera de colaboração entre a disciplina de Língua Portuguesa e suas famílias.
Você pode conferir todos os detalhes sobre as 10 Boas Práticas selecionadas e ainda conhecer as outras 33 Práticas inscritas no Seminário clicando aqui.
O Seminário foi finalizado com uma rica reflexão comandada pelo representante da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e criador do Programa Imprensa Jovem, Carlos Lima. Sua participação teve a proposta de ampliar o olhar dos(as) participantes sobre o quanto a Educomunicação pode ser transformadora e estar além dos muros das escolas. O Programa Imprensa Jovem é uma proposta reconhecida pela UNESCO como uma prática de alfabetização midiática informacional.
Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil