O Dia dos Avós é comemorado nesta quarta-feira (26) e, diante dessa data tão especial, netos e netas de todas as idades têm a oportunidade de demonstrar carinho e amor aos seus avós, reconhecendo o papel fundamental que esses segundos pais exercem em suas vidas. Na Escola Salesiana São Domingos Sávio, localizada no Núcleo Bandeirante (DF), a Professora Maria Helena, que leciona na instituição Salesiana há mais de 20 anos, já foi professora de sua filha, Patrícia Queiroz, e, atualmente, seus netos, Arthur Queiroz e Henrique Queiroz, filhos da Patrícia, estudam na mesma escola em que sua avó leciona.
Há alguns anos, quando Patrícia era criança, Maria Helena assumiu o papel de professora para sua própria filha, compartilhando com ela o amor pela aprendizagem e incentivando-a a seguir seus sonhos acadêmicos. Agora, com a experiência adquirida ao longo dos anos na vida profissional, a professora encontra-se novamente na posição de mestre, lecionando para seus dois netos gêmeos, Arthur e Henrique, ambos com 7 anos de idade. “É uma alegria imensa! É tão gratificante ver meus dois netos correndo pelo pátio e estudando na mesma escola que a mãe e os tios estudaram. Ver a minha geração passar pela pedagogia de Dom Bosco é uma honra! Além de levar o legado de Dom Bosco em suas vidas”, comenta a Maria Helena.
Para a avó e professora, a educação é mais do que apenas o conteúdo dos livros, é uma conexão profunda entre gerações. Em uma escola onde se vivencia a pedagogia de Dom Bosco, Maria Helena acredita que transmitir o conhecimento é um presente precioso, e essa crença a motivou a se tornar a guardiã do saber em sua família. “Os avós são afetos, referência de carinho e pertença da família. Essa convivência fortalece a sua identidade, um sentimento importante para o desenvolvimento dos netos”, relata a pedagoga.
Como avó e professora, Maria cria um ambiente acolhedor em sua sala de aula caseira, onde seus netos podem crescer intelectualmente e emocionalmente. Além disso, compartilha com muito orgulho as experiências que ela e os netinho estão, juntos, construindo na Escola Salesiana São Domingos Sávio. “Quando eu fui substituir a professora dos gêmeos, o Arthur falava para todos os coleguinhas ‘minha avó hoje vai ser a nossa professora’ e fazia questão de mostrar a todos que eu era da família”, diz Maria Helena.
O papel de Maria Helena como avó e professora vai muito além das salas de aula. A pedagoga encontra-se feliz em poder estar com seus dois netos na mesma escola. Sua abordagem carinhosa e encorajadora encanta Arthur e Henrique, inspirando-os a abraçar a aprendizagem e desenvolver uma paixão pelo conhecimento. Muitas são as narrativas que a avó e os netos estão construindo. Histórias essas que ficarão marcadas para sempre na vida deles. “Eu amo ser avó! Para mim, a vida fica mais alegre com a presença dos meus netos. É a alegria da casa, é casa cheia, cheiro de comida e muito amor. Agradeço a Deus todos os dias os netos maravilhosos que Ele me deu. Peço saúde e muita paz, para poder curtir muitos anos ao lado dos meus netos”, conclui Maria Helena.
MENSAGEM DO PAPA FRANCISCO
Neste Dia dos Avós, é tempo de celebrar a vida da professora Maria Helena e todos os avós que enriquecem a jornada de suas famílias por meio da educação e do amor incondicional. Segundo o Papa Francisco, o Espírito Santo abençoa e acompanha todo o encontro fecundo entre gerações diversas, entre avós e netos, entre jovens e idosos. “Deus quer que os jovens, como fez Maria com Isabel, alegrem os corações dos idosos e extraiam sabedoria das suas experiências. Mas o primeiro desejo do Senhor é que não deixemos sozinhos os idosos, que não os abandonemos à margem da vida”, comenta o Papa Francisco.
Confira, na íntegra, a mensagem do Papa Francisco por ocasião do III Dia Mundial dos Avós e dos Idosos clicando aqui.
Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil / Fotos: Arquivo pessoal da Professora Maria Helena