Abraçar o sonho de Dom Bosco no Colle Don Bosco
14/08/2024

Abraçar o sonho de Dom Bosco no Colle Don Bosco

Abraçar o sonho de Dom Bosco no Colle Don Bosco
Foto: Agenzia Info Salesiana (ANS)

O segundo dia do Sínodo Salesiano dos Jovens Salesianos (Salesian Youth Synod - SYS, em inglês), segunda-feira (12), decorreu no cenário idílico e rico de histórias salesianas do Colle Don Bosco, terra natal de São João Bosco e lugar em que, pelos nove anos, teve o Sonho da sua vida. O ambiente tranquilo, em que o pequeno João Bosco brincava e trabalhava, proporcionou o cenário perfeito para as reflexões do dia, permitindo aos jovens participantes mergulhar no contexto que moldou a infância de Dom Bosco e vivenciar o lugar em que se lhe revelou toda a profunda, empenhativa e mundial missão pela juventude.

A sessão da manhã começou com um tema inspirador, apresentado pelo Padre Joebeth Vivo, Coordenador do SYS: “Vamos fazer parte do sonho”. Ele compartilhou uma mensagem convincente sobre a influência dos ambientes e das pessoas que nos moldam. Ao refletir sobre a vida de Dom Bosco, Pe. Joebeth lembrou vivamente como Dom Bosco, apesar de tanto sofrer na juventude, conseguiu transformar as dificuldades em força positiva. Em vez de deixar-se esmagar pelas adversidades, Dom Bosco escolheu ser um “produtor construtivo”, confiando totalmente a Deus a missão que lhe foi dada. O tema ressoou profundamente na mente e no coração dos participantes, incitando-os a ver os desafios como oportunidades para crescer e servir.

O Pe. Francisco Cervantes, representando o Setor da Pastoral Juvenil, apresentou então o site oficial do Sínodo e encorajou os participantes a utilizarem os recursos disponíveis, não só durante o Sínodo mas também depois. Ele os convidou a organizar eventos que possam envolver e inspirar os jovens nas suas regiões, estendendo o impacto do Sínodo para muito além desta reunião imediata.

Posteriormente, o Pe. Cervantes conduziu os jovens numa sessão de oração reflexiva inspirada na passagem evangélica dos discípulos de Emaús (Lc 24,13-35). Os participantes dividiram-se em grupos de três para uma “caminhada até Emaús”, durante a qual refletiram sobre o Evangelho e partilharam experiências pessoais: tanto dos momentos em que perceberam a presença de Deus em suas vidas quanto dos momentos de dúvida. O exercício promoveu conexões espirituais profundas entre os participantes, incentivando-os a apoiar-se mutuamente em sua caminhada de Fé.

Após a sessão da manhã, jovens representantes de todo o mundo realizaram uma visita guiada ao Colle Don Bosco, admirando os lugares da casa da infância de Dom Bosco e de sua majestosa Basílica. Para muitos, esta foi a primeira visita ao Monte, e encontrar-se no lugar onde nasceu e cresceu Dom Bosco comoveu-os profundamente. A experiência permitiu também entrar em contato mais íntimo com a vida de Dom Bosco e com o seu sonho que continua a inspirar gerações.

No início da tarde, o Pe. Vivo exortou os delegados a estudarem diligentemente o Instrumentum Laboris para participar plenamente nos debates do Sínodo, que começaria pouco depois. Lembrou também que precisam manter uma perspectiva global, considerando as realidades de todos os jovens, em todo o mundo; e não apenas as do seu entorno próximo. Disse ainda que o resultado do Sínodo incluirá cinco documentos: um em cada um dos principais idiomas representados, para respeitar as nuances culturais únicas de cada grupo linguístico.

Os participantes dedicaram, portanto, tempo à leitura e reflexão sobre o documento de trabalho, em pequenos grupos. Esses grupos, compostos por aproximadamente dez participantes cada, possibilitaram um diálogo aprofundado, com a ajuda de um moderador e um palestrante. Os resumos das discussões foram então apresentados à assembleia geral, garantindo que todas as vozes fossem ouvidas.

Os Salesianos de Dom Bosco (SDB) e as Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) presentes no SYS formaram grupos separados para elaborar um decálogo – ou seja, dez princípios orientadores - sobre como acompanhar eficazmente os jovens na realização dos seus sonhos. Esse processo começou com uma síntese das respostas das Equipes de Pastoral Juvenil (PJ) das Inspetorias de todo o mundo, focadas em ações concretas que poderiam ser tomadas para apoiar os jovens. Divididos em pequenos grupos, SDB e FMA identificaram os dois pontos considerados fundamentais, partilhados depois em assembleias maiores. Tais reflexões serão então incluídas num decálogo, para fornecer um quadro claro para o trabalho futuro da Pastoral Juvenil Salesiana (PJS).

O dia terminou com a oração do Terço no valioso cenário do pátio e da Basílica. Uma reconstituição do sonho de Dom Bosco - sobre o rosário e a serpente - serviu primeiro para nos lembrar da importância da oração, especialmente do terço, para vencer as tentações. Em seguida, foram recitadas as dezenas, nas cinco línguas oficiais do evento, e cada uma delas foi introduzida por uma breve leitura de diversos episódios da vida de Dom Bosco. Além disso, os participantes foram convidados a orar por diversos grupos de jovens ao redor do mundo, especialmente por aqueles que enfrentam circunstâncias difíceis.

O Diretor da Comunidade do Colle Don Bosco, Pe. Thathireddy Vijaya Bhaskar, concluiu o dia com uma evocativa mensagem de Boa Noite salesiana, na qual compartilhou a história da presença salesiana no Colle Don Bosco, iniciada em 1918. Ele comparou o sonho dos Nove Anos de Dom Bosco com a Anunciação, abordando a experiência comum de medo e incerteza em responder ao chamado de Deus, embora ambos saibam que nada é impossível para Deus. Ele também encorajou os jovens a buscar a intercessão de Dom Bosco, pedindo que abençoe seus sonhos e os guie na realização. No final do dia, os participantes cantaram e dançaram animadamente os cantos de Dom Bosco, expressando o seu profundo amor e admiração por ele.

Terminado o segundo dia do SYS 2024, os participantes partiram com um sentimento renovado do propósito do evento e com uma união mais profunda pela missão salesiana. Rodeados pela mesma paisagem que moldou a visão de Dom Bosco, eles foram inspirados a levar adiante o seu sonho, confiantes de que, com fé e determinação, eles também poderão causar um impacto permanente no mundo.

Confira o vídeo com os destaques do segundo dia:

Fonte: Agenzia Info Salesiana (ANS)

Mais Recentes

Setores para a Pastoral Juvenil dos SDB e das FMA refletem sobre os sonhos dos jovens para o Movimento Juvenil Salesiano

Na quinta-feira, 15 de janeiro de 2026, os Setores de Pastoral Juvenil dos Salesianos de Dom Bosco (SDB) e das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) iniciaram o novo ano com renovado entusiasmo e um compromisso conjunto com os jovens, movidos pelo intenso amor de Dom Bosco e Madre Mazzarello pelos jovens. Em uma tarde de trabalho on-line, os dois Setores participaram de um encontro significativo voltado à escuta e à reflexão sobre os sonhos dos jovens para o Movimento Juvenil Salesiano (MJS), com o objetivo de identificar novas estratégias para fortalecer e dinamizar o Movimento no contexto atual. O encontro foi marcado por uma abordagem centrada no diálogo, colocando no centro da reflexão as vozes, as esperanças e as expectativas dos jovens, com especial atenção ao presente e ao futuro do MJS. Um primeiro momento de oração, que chamou a presença de Deus e a atuação do Espírito Santo, precedido por uma mensagem introdutória do P. Rafael Bejarano, Conselheiro Geral para a Pastoral Juvenil Salesiana, definiu o clima e orientou os temas dos diálogos e partilhas que se seguiram. O centro da reflexão foi o Decálogo SDB–FMA, que ressalta a colaboração como condição indispensável para a eficácia da missão compartilhada. Também receberam atenção especial os sonhos dos jovens para o Movimento Juvenil Salesiano e a necessidade de fortalecer a Espiritualidade Juvenil Salesiana como valor fundamental e elemento unificador do Movimento. Os sonhos expressos pelos jovens revelaram-se, ao mesmo tempo, desafio e oportunidade: desafio que convida a Família Salesiana a repensar suas opções educativas e pastorais e oportunidade que abre caminhos de renovação, participação e corresponsabilidade. Nessa perspectiva, o percurso iniciado pelos dois Setores se configura como uma expressão concreta da sinodalidade, não apenas como método de trabalho, mas como modo de ser Igreja e de viver o espírito salesiano. Por meio de um diálogo aberto e de um discernimento compartilhado, os Setores de Pastoral Juvenil dos SDB e das FMA iniciaram uma busca conjunta por estratégias que fortaleçam a colaboração e tornem a ação pastoral ainda mais eficaz. O encontro reafirmou o desejo comum de caminhar juntos, valorizando a complementaridade dos carismas e promovendo um Movimento Juvenil Salesiano fiel ao sonho de Dom Bosco e de Madre Mazzarello, cada vez mais próximo da vida concreta e das aspirações dos jovens de hoje. O encontro terminou em clima de alegria e esperança, com uma mensagem final da Ir. Runita Borja, Conselheira Geral responsável pela Pastoral Juvenil das FMA. Ela enfatizou o senso de união e o compromisso conjunto de caminhar com os representantes locais e regionais na missão em prol dos jovens. Inspirando-se na Evangelii Gaudium, a religiosa enfatizou a relevância de atuar com os jovens, e não somente para eles, ressaltando a necessidade de acompanhar, ouvir e trilhar o caminho juntos em todas as ações pastorais. Fonte: Agência Info Salesiana

Educação salesiana a serviço da Igreja: Salesianos e Filhas de Maria Auxiliadora dialogam com o Dicastério para a Cultura e a Educação

Na segunda-feira passada, 12 de janeiro de 2026, algumas das principais autoridades dos Salesianos de Dom Bosco (SDB) e das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), com representantes de suas instituições acadêmicas e do Dicastério da Santa Sé encarregado dos campos da cultura e educação, se reuniram no Vaticano para uma ocasião de escuta e ponderação conjunta sobre o significado e as perspectivas da missão educativa salesiana no cenário contemporâneo. O encontro foi presidido pelo Cardeal José Tolentino de Mendonça, Prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação. Em nome da Família Salesiana, estiveram presentes o Vigário do Reitor-Mor, P. Stefano Martoglio SDB e a Vigária da Madre Geral das Filhas de Maria Auxiliadora, Ir. María del Rosario García Ribas. Também participaram os responsáveis pelas duas principais instituições universitárias da Família Salesiana: representando a Universidade Pontifícia Salesiana (UPS), o Reitor Magnífico, P. Andrea Bozzolo, acompanhado pelo Decano da área educacional da UPS, P. Antonio Dellagiulia SDB e, como representante da área universitária das FMA, a Diretora da Faculdade Auxilium, Ir. Piera Ruffinatto e a Vice-Diretora, Ir. Martha Séïde. O evento contou ainda com a participação dos dois Conselheiros Gerais para a Pastoral Juvenil: para a FMA, Ir. Runita Borja e, para os Salesianos de Dom Bosco, o P. Rafael Bejarano. O assunto focou na missão educacional e carismática que os salesianos e as Filhas de Maria Auxiliadora realizam conjuntamente, com ênfase nas áreas do ensino superior, nas instituições de ensino e nos centros de formação profissional. Ficou evidente que essa missão tem origem no carisma herdado de São João Bosco e Santa Maria Domingas Mazzarello, e segue direcionada, de forma prioritária, ao atendimento dos jovens mais pobres e vulneráveis. Os participantes admitiram que um dos desafios preponderantes dos dias atuais consiste em manter, de maneira autêntica, o carisma salesiano, sem negligenciar sua força profética e, ao mesmo tempo, dedicar atenção à esfera institucional das iniciativas educativas e acadêmicas. Esse cuidado é fundamental para garantir a qualidade da proposta formativa e manter um diálogo credível e fecundo com as realidades culturais, sociais e eclesiais dos países e continentes onde a Família Salesiana está presente. O diálogo com o cardeal Tolentino de Mendonça esclareceu que as instituições educativas salesianas, em particular as de ensino superior, têm a responsabilidade de contribuir para o desenvolvimento holístico do ser humano e para a transformação cultural, favorecendo uma perspectiva fundamentada no Evangelho e direcionada à edificação do Reino de Deus. A educação vivida no estilo salesiano foi reconhecida como um espaço privilegiado de encontro entre fé e cultura, capaz de gerar esperança, responsabilidade social e compromisso com o bem comum. A reunião foi finalizada com o compromisso mútuo de perpetuar a trajetória de cooperação entre as distintas realidades salesianas, reforçando as sinergias já estabelecidas e valorizando o legado educativo e carismático comum, a fim de que as instituições universitárias, escolares e formativas consigam responder com inovadora criatividade aos desafios do mundo atual, mantendo-se fiéis à sua origem e à sua missão em prol dos jovens. Fonte: Agência Info Salesiana

Salesianos realizam retiro anual em Campo Grande e renovam votos religiosos

Os salesianos da Inspetoria de Campo Grande realizaram o Retiro Anual dos SDBs entre os dias 4 e 10 de janeiro de 2026, na Casa de Retiros Lagoa da Cruz, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. O encontro reuniu membros da congregação em uma programação que integrou oração, liturgia, reflexão e convivência comunitária, sob a direção do padre Paulo Fernando Vendrame. Abertura e condução do retiro A programação começou no domingo (04/01) com jantar seguido da abertura. O primeiro momento teve as palavras do inspetor, P. Adalberto Alves de Jesus, uma reflexão inicial do pregador, P. Damásio Raimundo Santos de Medeiros, SDB, e a oração das Completas, marcando o início do tempo de recolhimento e escuta. Ritmo diário de oração e reflexão Entre os dias 5 e 9 de janeiro, o retiro seguiu um ritmo diário que começou às 6h30 com o despertar e prosseguiu com Laudes, café da manhã e reflexão do pregador. O período da manhã incluiu meditação pessoal e celebração da Eucaristia às 11h15. À tarde, os participantes rezaram juntos a Hora Média, seguida por uma nova reflexão, meditação pessoal e Vésperas. Os dias se encerraram com jantar, Oração do Santo Terço e ‘Boa-noite’ com Completas, compondo um itinerário contínuo de oração e silêncio. Celebrações especiais ao longo da semana A programação teve ainda momentos específicos de celebração. Na quinta-feira (08/01), aconteceu a Adoração Eucarística com Vésperas às 17h30, sob a condução do padre João Molina. Já na sexta-feira (09/01), às 15h45, aconteceu a Celebração Penitencial, conduzida pelo padre Andelson, oferecendo espaço para exame de consciência e reconciliação. Houve ainda uma celebração especial no mausoléu dos salesianos, em sufrágio das almas de todos os salesianos falecidos. A Santa Missa foi presidida pelo P. Klemens (Clemente) Deja. Outro momento especial foi o ‘Boa noite’ e a Santa Missa presidida pelo P. Delmiro Júnior. O salesiano completou 15 anos de ordenação sacerdotal e contou um pouco da sua história de vocação para os irmãos. Na homilia, fez referência à liturgia da Epifania do Senhor e lembrou a importância do fortalecimento diário da fé. “O coração humano é guiado pela fé! Muitas vezes, as pessoas pensam que “ter fé” é esperar e constatar atos miraculosos, por meio dos quais, Deus intervém na ordem natural das coisas. (…) O “homem de fé age” mediante a virtude da caridade,” destacou.Na terça-feira (06/01), a Santa Missa foi presidida pelo P. Elias Roberto que, naquela data, completava 25 anos de sacerdócio. O jubileu sacerdotal foi recordado na homilia com a memória histórica das presenças onde atuou na inspetoria e nas funções exercidas ao longo do período. Encerramento com renovação e envio O retiro se encerrou no sábado (10/01). As atividades começaram com as Laudes, café da manhã e reflexão do pregador, seguida dos agradecimentos. Às 10h30, a Santa Eucaristia, presidida pelo inspetor, P. Adalberto Alves de Jesus, marcou a renovação da profissão religiosa dos salesianos e o envio. Nesse momento, os padres Adalberto e Paulo Fernando conduziram a renovação dos votos, reafirmando o compromisso salesiano diante da comunidade reunida. O encontro se concluiu com o almoço ao meio-dia.   Euclides Fernandes da MSMT

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil