O Salesiano, Pe. Jorge Mauchi (11 de janeiro de 1925 - 23 de agosto de 2018), mantinha um autêntico santuário criativo na Casa Inspetorial de Breña, em Lima (Peru). Seu escritório era um espaço impregnado de inspiração. Ali, as pinceladas criavam vida e as notas do piano se evolavam em melodiosas ondas celestiais. Recentemente, porém, esse recanto misterioso foi explorado, revelando um inesperado tesouro artístico, uma obra de arte: um retrato de Dom Bosco.
As criações do Pe. Mauchi, sobretudo as mais icônicas, como as em que retratou Dom Bosco, são feitas com precisão, com a técnica do desenho a carvão e em branco e preto. Todavia, o que emergiu como uma descoberta surpreendente foi o retrato, em cores, de Dom Bosco, que até ali ficara na penumbra, escondido, desconhecido.
O semblante de Dom Bosco nessa obra emana serenidade e encanto, transmitindo uma visão otimista do futuro. Contrariamente a muitas pinturas em que o Santo fixa o expectador, aqui seu olhar parece levar a um percurso de felicidade, sugerindo um caminho a seguir.
A descoberta confirma a capacidade do Pe. Mauchi de captar a essência do sujeito e de transmitir emoções através dos seus traços. Para além das palavras, as suas obras falam de uma profunda compreensão da natureza - humana e espiritual. A herança artística desse religioso de talento continuará a viver, prosseguindo em sua missão de inspirar e elevar através da arte.
A TRAJETÓRIA DE PE. JORGE MAUCHI
Proveniente da uma família de sólidas raízes cristãs, o Pe. Mauchi foi batizado na histórica Paróquia de Santa Ana, de Barrios Altos. A sua caminhada o levou à Basílica de Maria Auxiliadora, onde foi crismado pelo Servo de Deus Dom Octavio Ortíz Arrieta, SDB. Seus primeiros passos acadêmicos foram dados no Colégio Salesiano São Francisco de Sales e, em seguida, no Aspirantado Salesiano de Magdalena del Mar, onde também fez o Noviciado.
Para completar a sua formação, laureou-se em Literatura e Artes Plásticas pela Pontifícia Universidade Católica, do Peru. A sua versatilidade levou-o a tornar-se Diretor do Boletim Salesiano do Peru (1962-1986). Entre a sua vasta produção artística, está o retrato de Dom Bosco, uma imagem que já se tornou um ícone universal.
O rosto de Dom Bosco, em branco e preto, deu a volta ao mundo e é uma das criações mais específicas do Pe. Mauchi. Seus traços nítidos e sutis captam a serenidade e a doçura do Santo Patrono da Juventude.
A herança do Pe. Mauchi ultrapassa o seu trabalho artístico. Foi Professor no Colégio Salesiano de Breña, educando gerações de jovens. Entre as suas paixões estavam a pintura, a escultura, a música e a literatura, às quais dedicava o seu tempo livre.
O Pe. Jorge Mauchi, artista e educador exemplar, deixa uma herança que há de perdurar, sobretudo na vida dos seus educandos, mas recordando a todos a beleza e o impacto duradouro da arte em nossas vidas e em nossas comunidades.
Fonte: Agenzia Info Salesiana (ANS)